Terapia holística é espiritismo? Entenda o que é, como funciona, tipos e mais!

Terapia holística é espiritismo? Entenda o que é, como funciona, tipos e mais!

A terapia holística e o espiritismo possuem algumas práticas parecidas. Leia esse artigo e entenda o que é cada um, como funcionam, quais os tipos e mais!


Afinal, terapia holística é a mesma coisa que espiritismo?

Mulher em sessão de reiki

A terapia holística e o espiritismo têm suas familiaridades, pois os dois trabalham com as energias do universo, das pessoas, das plantas, entre outros. Por conta disso, é normal as pessoas confundirem uma coisa com a outra e isso se dá por alguns motivos específicos.

Nos centros espíritas, os médiuns fazem a prática do “passe espírita”, que é a imposição de mãos sobre um indivíduo para doar bioenergia com a ajuda de um espírito de luz para ajudar a curar alguma enfermidade. Essa prática é fundamentada na fraternidade e no auxílio ao próximo, diferente da terapia.

Diferente do espiritismo, que é considerada uma religião por algumas pessoas e uma filosofia de vida por outras, as terapias holísticas abordam a espiritualidade e podem trabalhar com vidas passadas. Leia esse artigo para saber mais diferenças entre terapia holística e espiritismo e como funcionam.

Entendendo mais sobre a terapia holística

Mão em direção a luz

Atualmente, o número de pessoas que tem procurado por terapias, novos estilos de vida e crenças que priorizem a saúde mental e emocional têm aumentado. Caso esteja interessado em saber mais sobre a terapia holística e o espiritismo, leia os tópicos abaixo e descubra sobre suas características, semelhanças, como funciona, e mais.

O que é a terapia holística?

A terapia holística é um conjunto de técnicas terapêuticas naturais com a finalidade de cuidar da saúde mental e emocional, considerando que todos os seres vivos, inclusive os humanos, são mais do que o corpo físico. A saúde e o bem estar estão relacionados com o emocional, o espiritual, o social, o mental e o energético.

Portanto, se uma dessas áreas estiver em desequilíbrio, principalmente a energética e a espiritual, os outros corpos são afetados de alguma forma. Cada técnica terapêutica foca mais em uma área, então, caso a pessoa esteja com problemas na sua energia, uma das terapias vai tratar isso, curando os efeitos colaterais nas outras áreas que o problema energético traz.

A palavra “holística” vem do grego “holos”, que significa “todo” ou “inteiro”, sendo um conceito que mostra que tudo está conectado, mesmo que cada coisa tenha a sua função distinta. É um sistema que não pode ser definido apenas pela soma de suas partes.

Em resumo, a terapia holística leva em conta cada fator responsável pelo bem estar de cada indivíduo, pois um afeta o outro. A saúde do ser humano é a soma do conjunto de emoções, pensamentos e crenças e leva em consideração o passado da pessoa, como os traumas, as conquistas, pontos de vista, entre outros.

O que é o espiritismo?

O espiritismo é uma doutrina religiosa e filosófica tem como abordagem principal a evolução espiritual através das reencarnações. Apesar de abraçar os preceitos de outras religiões, o espiritismo possui suas próprias particularidades.

Essa doutrina usa a Bíblia como ferramenta de estudo, visto que existem passagens que se referem ao mundo espiritual, sem deixar de possuir seus próprios livros, normalmente psicografados por espíritos que já passaram pelo planeta relatando a vida e as experiências no outro plano.

No espiritismo, Jesus Cristo é o espírito superior designado a cuidar do planeta Terra e na evolução de todos os seres que passam pelo mesmo até chegarem na perfeição. Diferente do cristianismo, não há crença em um nascimento sobrenatural de Jesus.

Relação entre terapia holística e espiritismo

Apesar de serem diferentes um do outro, existem algumas relações entre a terapia holística e o espiritismo, a principal é que os dois utilizam as energias do universo ou da natureza para curar alguma enfermidade. Porém, o tratamento de doenças físicas e psicológicas com a medicina terrena não devem ser substituídas, mas sim tratadas em conjunto.

A terapia holística e o espiritismo trabalham com tratamentos para curas mentais, emocionais, espirituais, energéticas, ambientais e sociais, mas de formas diferentes. Mesmo com cada um possuindo características específicas, um pode utilizar alguma técnica do outro para complementar as curas.

Semelhanças

Existem semelhanças entre algumas práticas da terapia holística com o espiritismo, por exemplo, o uso de plantas, energia universal ou vidas passadas para tratar o campo energético ou superar algum trauma do indivíduo. Isso acontece pois é feita a manipulação de energia e limpeza espiritual.

A terapia holística e o espiritismo se baseiam na espiritualidade, praticando os cuidados de um indivíduo como um todo, principalmente o espírito, sem descartar a ciência. Outra prática que ambos se assemelham é a apometria, em que consiste no desdobramento do espírito para encontrar uma cura no plano espiritual.

Diferenças

Enquanto a terapia holística foca mais no uso da espiritualidade e das energias para auxiliar na cura e no bem estar das pessoas, o espiritismo é uma crença, focada na reencarnação e na evolução espiritual para chegar ao estado de espírito puro, ou espírito perfeito.

A terapia holística trabalha com a espiritualidade, podendo ser utilizada ou praticada por qualquer pessoa, tanto religiosa quanto ateia, enquanto a espiritualidade engloba crenças e busca pela conexão com algo maior que trazem sentido para a vida, sendo individual para cada indivíduo.

Para que serve a terapia holística?

A terapia holística procura as raízes dos problemas para modificar os padrões tóxicos de pensamento, crença e comportamento, além das energias em desequilíbrio, para cuidar da saúde. Por não tratar somente os sintomas ou ser um tratamento reativo, outras doenças e problemas são evitados.

Com o auxílio de diversos tipos de técnicas, a terapia holística consegue tratar os diversos problemas das pessoas e ajuda a encontrar o equilíbrio entre todos os corpos (físico, mental, emocional, espiritual). Portanto, a terapia e sua gama de benefícios devem ser levados a sério.

Portanto, a terapia holística serve para se reconectar com sua essência e espiritualidade, ter pensamentos e relações mais saudáveis, se livrar de bloqueios, traumas e crenças negativas, trazer equilíbrio entre os corpos físico, mental, emocional e espiritual, além de aprender a lidar com conflitos.

Como funciona a terapia holística?

A terapia holística funciona conforme a técnica utilizada no tratamento do indivíduo. Alguns dos principais elementos usados são energias de plantas e cristais, energias cósmicas, pontos específicos do corpo físico e principalmente o autoconhecimento.

A maioria das pessoas estão acostumadas a colocar toda a sua atenção para o que acontece em seu exterior, como fofocas, notícias ruins, acontecimentos no trabalho, entre outros. Além disso, quando ficam doentes, recorrem rapidamente ao uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Quando o indivíduo recorre à terapia holística para complementar o tratamento médico, consegue encontrar a raiz de diversos problemas e dores que está sentindo. Com os exercícios de autoconhecimento, é possível compreender os sinais que o corpo transmite, além de conhecer os próprios medos, traumas, a origem de certas crenças e pensamentos.

Principais benefícios da Terapia holística

Mulher recebendo massagem no pescoço

Cada técnica traz diversos benefícios para a saúde e o bem estar da pessoa a nível físico, mental, emocional e espiritual de forma natural. Descubra quais são os principais benefícios da terapia holística lendo os tópicos a seguir.

É um tratamento completo e individual

Dependendo do problema que um indivíduo tem, seu tratamento será diferente da outra pessoa, mesmo que os dois tenham os mesmos sintomas, como o sentimento de medo e o estresse. Existem diversos fatores que fazem o ser humano se sentir estressado e com medo, por exemplo, algum evento negativo na infância.

É possível realizar mais de um tratamento ao mesmo tempo, pois a terapia holística é completa e individual. Se a pessoa sente dor e os remédios não estão fazendo o efeito esperado, a terapia pode ser de grande ajuda. Essa dor pode estar sendo causada por ansiedade ou estresse, são muitas as possibilidades.

Proporciona equilíbrio entre corpo, mente e alma

Quando um terapeuta indica um ou mais tratamentos específicos para os problemas e dores que o indivíduo tem ou que está passando, dependendo da técnica, proporciona o equilíbrio entre corpo, mente e alma. Com isso, além de melhorar a qualidade de vida, pode abrir áreas que antes estavam bloqueadas.

Age no tratamento de estresse, ansiedade e depressão

Algumas técnicas auxiliam no tratamento do estresse, da ansiedade e da depressão, trazendo à tona informações e crenças limitantes do subconsciente. Com a mudança dos padrões negativos, traz melhorias para a saúde mental e emocional.

Proporciona inteligência emocional e autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para que a pessoa conheça a si mesma e identifique o que precisa ser melhorado ou tratado. Também proporciona inteligência emocional, auxiliando o indivíduo a controlar as próprias emoções e impulsos para lidar com as variadas situações da vida e conflitos.

Incentiva uma mudança no estilo de vida

Quando o indivíduo experimenta uma das técnicas de terapia holística e sente seus benefícios agindo em seu corpo e na sua vida, suas percepções sobre o mundo mudam. A pessoa muda seu estilo de vida, sua alimentação, algumas crenças e seus cuidados com a própria saúde.

É um tratamento natural e pouco invasivo

A terapia holística não faz uso de substâncias químicas ou medicamentos convencionais, mas de plantas, fluídos energéticos e outros elementos naturais. Por conta disso, é um tratamento natural e pouco invasivo, respeitando o corpo físico, mental, emocional, espiritual e energético, causando pouco ou nenhum efeito colateral.

Promove a longevidade

A terapia holística incentiva as pessoas a terem hábitos mais saudáveis para melhorar a saúde e a qualidade de vida, promovendo a sua longevidade. Com o aumento de casos de doenças físicas, ansiedade, depressão e os efeitos colaterais dos remédios tradicionais, a procura pelas terapias alternativas e naturais tem aumentado, visando tratar a saúde como um todo.

Melhora a qualidade do sono

Todos os tipos de terapia holística promovem o equilíbrio emocional e o relaxamento, o que resulta na melhora a qualidade do sono, além de outros benefícios quem provém de uma ótima noite de sono. Assim, o indivíduo consegue acordar com mais energia e disposição para aproveitar o dia.

Principais tipos de terapia holística

Mulher em sessão de acupuntura

É preciso identificar qual tratamento é adequado para o problema com a ajuda de um terapeuta profissional. Para isso, basta querer melhorar sua qualidade de vida, percebendo traumas ou bloqueios que possua no momento. Veja a seguir quais são os principais tipos de terapia holística e quais te despertam algum interesse.

Reiki

O Reiki é um tipo de terapia que surgiu no Japão que consiste na imposição de mãos para reequilibrar os chakras de uma pessoa ou de si própria utilizando as energias do universo. Ajuda a restaurar a energia vital, traz bem-estar, diminui a fadiga e melhora a saúde mental.

Tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS). O Reiki é aplicado por um mestre reikiano e pode auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão, doenças cardíacas, fadiga, dores crônicas, câncer, entre outras.

Mesa Radiônica

A Mesa Radiônica é um tipo de tratamento de reequilíbrio energético que ajuda na alteração do campo vibracional de uma pessoa, animal, planta, objeto ou ambiente. Utilizando um pêndulo, ou outro pequeno objeto, o terapeuta capta a radiação e muda o campo energético para trazer equilíbrio nas diversas áreas da vida.

É indicado para tratar energias de um ambiente, conflitos em qualquer relação, fazer uma limpeza energética, falta de confiança, transmutar bloqueios conscientes e inconscientes que podem ter sua origem na vida atual ou em vidas passadas.

Acupuntura

A Acupuntura é uma terapia tradicional chinesa onde suas práticas são feitas com várias agulhas finas em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde física e emocional do indivíduo. Dependendo do que o paciente está sentindo, o terapeuta colocará uma certa quantidade de agulhas em determinadas partes do corpo.

Essa prática é fundamentada na crença e no estudo das energias do ser humano, que se um meridiano (canais de energia pelo corpo) está em desequilíbrio em alguma parte, desencadeia dores e distúrbios. Pode ajudar a tratar dores ortopédicas, ciáticas, distúrbios do sono, distúrbios emocionais, dores crônicas, dores de cabeça, dor no joelho, cólicas, entre outras.

Yoga

O Yoga é uma prática muito conhecido pelas pessoas, realizando determinadas posições com o corpo que estejam em sintonia com a respiração, tendo o objetivo de trabalhar a mente e o corpo de forma interligada. Esse tipo de terapia auxilia no controle do estresse e ansiedade, além de trazer mais disposição e melhorar as dores na coluna.

Porém, o Yoga não deve ser praticado sozinho, é preciso ter a orientação de um professor capacitado para que não ocorra nenhum problema e deve ser feito regularmente. Outros benefícios são um melhor controle da mente sobre o corpo, controla a pressão arterial e proporciona um bom funcionamento do coração e pulmões.

Meditação

Para alcançar o estado de mindfulness, a meditação utiliza exercícios de concentração com foco na respiração para estar presente no momento atual. Assim, é possível equilibrar as emoções e pensamentos, aumentando a percepção da mente e do que acontece ao redor.

Essa técnica ancestral ajuda a desacelerar, liberando os pensamentos acelerados e repetitivos, ansiedade e estresse. Essa desaceleração faz o indivíduo perceber coisas que não conseguia antes. Na meditação tradicional é usado um foco de atenção para se concentrar, seja a respiração, um mantra, um som ou uma sílaba, repetidas vezes.

Terapia Floral

A Terapia Floral é um processo terapêutico que utiliza a essência natural de flores e plantas para tratar casos de desequilíbrio emocional como o medo, insegurança, desesperança, desespero, preocupação excessiva, perda de interesse, entre outros problemas.

As essências florais atuam pela água, carregando informações e energias até o paciente. O terapeuta indica a quantidade correta de gotas a serem diluídas em um copo de água para ser consumida ao longo do dia. Não existe um tempo certo para os florais surtirem efeito, isso depende de cada pessoa.

Aromaterapia

A Aromaterapia é uma técnica consiste em utilizar as partículas liberadas pelos óleos essenciais de plantas e flores para estimular partes do cérebro, buscando aliviar os sintomas da ansiedade, depressão, insônia e problemas respiratórios. Além disso, auxilia no relaxamento, no estímulo da memória e reduz as dores musculares.

A mistura dos óleos e essências extraídos de diversas plantas e outros compostos vegetais é uma prática antiga com a finalidade de promover o bem-estar e a melhoria da saúde do corpo físico e mental. Por exemplo, o óleo essencial de laranja auxilia a diminuir a ansiedade.

O óleo essencial de hortelã diminui o estresse quando inalado, pois, desestimula o cérebro a liberar cortisol, um hormônio ligado ao estresse, além de diminuir a fadiga. Já o óleo de canela reduz a frustração, aumenta a concentração e o foco, pois alimenta a parte do cérebro que governa a atenção.

Fitoterapia

A fitoterapia previne e trata doenças através de remédios feitos plantas, flores e sementes medicinais. É o tipo de medicina natural mais antigo do planeta, aplicada principalmente nas culturas indígena e africana. Com o aproveitamento total do poder medicinal das plantas, atua na saúde física e emocional e é encontrado em farmácias de manipulação.

Homeopatia

A prática da homeopatia consiste em reestabelecer o equilíbrio da saúde do indivíduo estimulando a reação orgânica. O doente usa pequenas doses desse medicamento farmacêutico para evitar a intoxicação e incentivar seu próprio corpo e seu sistema imunológico a serem mais ativos.

Os remédios homeopáticos são preparados com extratos vegetais, minerais, animais e sintéticos com base na diluição e sucção da mistura desses extratos. Para consumir um desses remédios, é preciso passar por um médico homeopata que irá analisar seu estilo de vida, hábitos alimentares, preferências, personalidade, temperamento, padrões de sono e histórico médico.

Thetahealing

O Thetahealing é uma técnica que pode ser feita online, uma boa oportunidade para quem não tem tempo para se deslocar até o local ou para quem é tímido. Por mais que essa técnica seja realizada através da internet, algumas modalidades exigem chamadas de vídeo.

No momento da consulta, o terapeuta faz uma análise do momento atual e do momento passado da pessoa para aplicar a técnica. O Thetahealing trata o paciente com técnicas de terapia energética junto com a meditação para identificar as crenças limitantes e transmutá-las.

Constelação Familiar

A constelação familiar é um tipo de terapia que tem ganhado destaque por conta da dinâmica de grupos, onde os participantes interpretam e representam o histórico familiar do paciente, como um teatro. Assim, é possível identificar a causa de problemas, conflitos e dificuldades nas relações familiares.

Massoterapia

Existe um conjunto de técnicas de massagens chamado Massoterapia, cada uma tem um foco e benefícios diferentes que melhoram a saúde mental e física, trazendo relaxamento e o alívio de dores musculares e da coluna. Outra vantagem dessa terapia é a melhora no humor e pode ser usada como um auxílio para algum tratamento médico.

A massoterapia desfaz nódulos de tensão muscular, estimulando a circulação sanguínea e promovendo a sensação de bem-estar. Pessoas que tem muito estresse ou ansiedade, trabalham muito, tem má postura, tem distúrbios do sono ou outros problemas similares podem marcar uma avaliação com um massoterapeuta para aplicar a melhor técnica para o caso.

Outras informações sobre a terapia holística

Mulher segurando conta-gotas de homeopatia

Após conhecer diversos tipos e técnicas de terapia holística, surge a vontade de experimentar algumas. Porém, é preciso tomar cuidado para não marcar uma sessão com uma terapia que não vai auxiliar no seu caso. Leia nos tópicos a seguir outras informações sobre a terapia holística.

Qual é a diferença entre um terapeuta holístico e um médium espírita?

Para ser um terapeuta holístico não precisa ter uma formação específica para aplicar técnicas que mexem com energias naturais e universais, pois a profissão não tem regulamentação na lei federal. Porém, é importante buscar uma formação através de cursos para que possa realizar os tratamentos de forma correta e adequada para cada cliente.

O médium espírita tem funções diferentes de um terapeuta holístico, apesar de algumas atividades serem parecidas ou poder utilizar algumas técnicas. O médium é o intermédio o mundo espiritual e o material, incorporando um espírito de luz para atender as pessoas, aplicar passes e auxiliar na evolução espiritual e moral de cada um.

Para quem é indicada a terapia holística?

Todos os tipos de terapia holística utilizam elementos de origem natural e energética, não sendo invasivo e auxiliando no relaxamento, no bem-estar, na cura de dores físicas, da ansiedade, de traumas, entre outros problemas. Assim, a pessoa muda seu padrão de vida tendo hábitos mais saudáveis.

Então, a terapia holística pode ser indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade, qualquer crença, apesar de ser mais indicada para quem está passando por problemas emocionais, psicológicas ou que precisa de um auxílio para um tratamento médico tradicional.

Qual tipo de terapia holística escolher?

O tipo de terapia holística a ser escolhido deve ser o que o terapeuta indicar conforme a análise que fizer do comportamento, das crenças e da vida do paciente. Não existe um método pronto para escolher uma, cada tipo tem sua forma de aplicação e tratamento que servem para determinados problemas.

Como fazer uma sessão de terapia holística?

Para fazer uma sessão de terapia holística é preciso marcar uma consulta com um terapeuta holístico para coletar informações sobre o comportamento, crenças, padrões, relações, onde e como trabalha, o que está sentindo, entre outras. Assim, será indicado o melhor tipo de terapia para tratar os problemas, os valores da sessão e os dias da consulta.

Contraindicações e cuidados com a terapia holística

Apesar da maioria das terapias não terem contraindicações ou restrições, algumas não podem ser aplicadas em todas as pessoas. Por exemplo, a massagem terapêutica pode exigir uma aprovação médica, ou, tem a chance de surgir casos nos quais deve ser descartada.

Se a pessoa apresenta um diagnóstico de condições prévias de saúde como hemorragias, febres infecciosas, trombose, fraturas, queimaduras recentes, distúrbios mentais graves e deficiência de cálcio, a aplicação da massagem terapêutica ou outras técnicas de massoterapia devem ser canceladas.

Aproveite todos os benefícios da terapia holística!

Mulher colocando gota de óleo essencial no dedo

Pessoas de qualquer idade e de qualquer crença religiosa ou filosófica podem usufruir da maioria das técnicas da terapia holística para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Além disso, o autoconhecimento é uma poderosa ferramenta para descobrir mais sobre si mesmo, além de poder se conectar consigo próprio e a espiritualidade.

Estar em equilíbrio consigo mesmo e com o universo desenvolve a inteligência emocional, aprende a lidar melhor com situações conflituosas, consegue controlar melhor as emoções e ter pensamentos menos negativos. É possível mudar até mesmo a alimentação para uma mais natural e saudável.

São muitos os benefícios e transformações que os tipos de terapia holística podem trazer para a vida de cada indivíduo. Não importa se as sessões forem feitas em domicílio ou na clínica, o importante é escolher um profissional de confiança e que indique a melhor técnica para os problemas que tiver.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números