Significado da coruja: para a espiritualidade, culturas e mais!

Significado da coruja: para a espiritualidade, culturas e mais!

Descubra aqui os mistérios e poderes da coruja e entenda as bases que criaram o legado de um dos animais mais poderosos do mundo animal e espiritual!


Qual é o significado da coruja?

Coruja marrom em galho com folhas de outono

Os animais têm uma forte influência na vida do ser humano, seja para a criação de tecnologias ou para o avanço da psicologia. O ser humano tem a capacidade de aprender muito com os animais e tem muito o que refletir sobre o seu jeito de agir diante da imensidão da natureza.

Cada animal possui um forte significado e expressa sua energia em forma de arquétipos também. A coruja é um animal muito antigo e sua simbologia é ancestral. Povos como babilônios, egípcios, astecas, hindus e gregos deixaram um grande legado ao redor da imagem da coruja.

A herança deixada sob a figura do coruja vai de reflexões sobre o ser até a simbologia de seu poder. Há cidades como Dijon, na França, que a tornaram mascote de sua cidade. O poder da coruja está em seu olhar, ela vê tudo e consegue encontrar novas perspectivas para potencializar seu poder de caça.

Nada escapa das garras da coruja, pois sua inteligência junto as habilidade de caça a tornam um predador silencioso e preciso. Confira mais informações sobre o significado da coruja!

Significados da coruja

Coruja branca em campo com flores amarelas

A coruja é um animal de hábitos noturnos e participante da família das aves de rapina. Sua cabeça pode girar mais de 200°, permitindo que ela possa ter um maior campo de visão ao seu redor. Além disso, a coruja possui uma audição incrível que a permite escutar o mais baixo dos ruídos.

Ou seja, este animal tem um potencial de caça imenso, servindo aos povos antigos como um animal poderoso. A coruja tem uma simbologia poderosa e milenar. Os antigos povos tinham a coruja como fonte de sabedoria, esoterismo, análise e precisão.

Ao contemplar o posicionamento da coruja diante da natureza, os povos antigos extraiam ensinamentos e buscavam ter qualidades similares às corujas para potencializar sua vida em determinadas áreas, além de trazer mensagens do divino. Confira a seguir!

Sabedoria

Dificilmente uma coruja perde sua presa, devido ao fato dela saber exatamente o momento de agir. Se uma coruja passa perto de uma presa e não a captura, acredite, ela já pressentiu que seria impossível aquela captura.

Devido este fato, a coruja é símbolo de grande sabedoria, pois sua inteligência e paciência permitem que ela saiba a hora eximia de se movimentar. É por isso que muitos povos antigos usavam a imagem da coruja como símbolo da sabedoria ou associavam sua imagem a deuses como Atena e Neith, por exemplo.

Sua figura é associada a instituições de ensino e objetos com sua forma são dados a pessoas que são consideradas sábias. Este é o legado da sabedoria deixado pela coruja e altamente comercializado também.

Oculto

A coruja é muito atrelada ao símbolo do oculto devido seu domínio de ação ser a noite. Os pássaros e as outras aves de rapina costumam agir durante o dia, sendo associados a energia solar. Enquanto que a coruja vincula-se à noite, sendo seu ponto de energia a lua, dessa forma a coruja é vista como a mensageira dos deuses.

Em alguns momentos ela traz presságios e avisos importantes para aqueles que a encontram. Além disso, a ideia da coruja estar associada à noite e por planar com maestria nas sombras, demonstra o domínio dos conhecimentos ocultistas e esotéricos.

Afinal, um dos poderes da coruja é desvendar saberes ocultos e desenvolver domínio sobre os assuntos para usá-los com precisão e sabedoria, assim como a coruja faz em suas decisões de como agir.

Perspectiva

A coruja consegue girar sua cabeça em 360º, habilidade que permite com que ela tenha uma gama de pontos de vista. Os antigos acreditavam que por isso, junto a sua capacidade de voar, ela seria capaz de enxergar o mundo de todas as formas possíveis, fortalecendo sua sabedoria ao conseguir entender as várias perspectivas das situações e da própria vida.

É a perspectiva que permite que a coruja não seja enganada pela própria visão, pois sua capacidade de enxergar diversos ângulos permite que ela tenha uma visão holística e não somente sistêmica. Desta forma, a coruja consegue desvendar o quebra-cabeças da vida, ao unir diversas peças e assim possuir a compressão das situações sem ilusões.

Observação

A coruja é muito sutil em tudo o que faz. Suas presas são capturadas, muitas vezes, sem perceber. Este ponto só é possível graças ao grande poder de observação que possui. Ao estar em um galho qualquer, a coruja observa ao seu redor, sintoniza-se e alinha-se com as vastas perspectivas e em uma lógica perfeita, calcula instintivamente a precisão de sua estratégia, tudo por meio da observação e contemplação.

Esta é uma das lições da coruja para o homem: a contemplação advinda da observação. É no silêncio, na observação e, por fim, contemplação que a coruja encontra os detalhes que se somam com sua visão e raciocínio holístico de seu campo de percepção, assim encontrando pistas, respostas e grandes soluções para as situações.

Significado da coruja para a espiritualidade

Coruja voando sobre gramado

Dentro do campo espiritual a coruja representa a fonte da sabedoria e do conhecimento do ocultismo. Não é à toa que ela é associada às bruxas, pois são as corujas que trazem as mensagens dos outros planos.

A coruja conhece os segredos da noite e não teme as trevas, ela desliza entre as sombras mostrando o domínio do desconhecido e dos temores. A coruja é símbolo de maestria e a espiritualidade enxerga na coruja a figura do compartilhar o saber esotérico.

Não é para qualquer pessoa que uma coruja irá se apresentar, apenas para aqueles que receberam o chamado dos altos. A seguir você conhecerá um pouco mais sobre o papel e simbologia da coruja em vertentes religiosas como o espiritismo, umbanda, xamanismo e catolicismo, não perca!

A coruja para o espiritismo

No espiritismo a coruja representa uma mensagem vinda de outros mundos. Muito provavelmente a pessoa que ver a coruja irá encontrá-la durante a noite, sendo assim, quando a coruja ergue voo durante esse período, representa fatos e sinais que estavam escondidos, mas que irão ser trazidos à luz através da coruja.

A coruja para a umbanda

A coruja na umbanda simboliza a sabedoria e a justiça astral. Como a coruja possui alto grau de análise das perspectivas ao seu redor por meio da observação, ela consegue ponderar as situações para tomar as melhores decisões.

Desta forma, a coruja é associada ao orixá Xangô. Outro ponto interessante é que a coruja atua nos processos de limpeza cármica e contra espíritos zombeteiros e obsessores.

A coruja para o xamanismo

Dentro da egrégora do xamanismo, a coruja representa o consciente e o contato com o inconsciente. O mergulho da coruja nas sombras significa o contato com o lado profundo da mente humana, o ato de enxergar e conhecer o que há de melhor e pior dentro de si. Indo mais além, a coruja simboliza a capacidade de enxergar além das aparências por meio da intuição e da sensibilidade.

A coruja para a bíblia

A bíblia traz alguns a imagem da coruja como uma mensageira. Apesar de em algumas passagens ela ter levado mensagens de mau presságio, não se deve associar ela a maus agouros, pois a sua função é única neste caso: trazer mensagens para romper com o véu da ilusão. Outro ponto interessante é que os olhos da coruja são vistos como meios de contemplar a vida criada por Deus.

Significado da coruja para diferentes culturas

Olho de coruja

Cada país possui uma particularidade que define sua cultura. Diante de um vasto mundo, a cultura consegue criar-se e recriar-se através de conexões com os antigos. Fatos históricos e mitologia têm a capacidade de moldar a cultura e passar de geração para geração ensinamentos populares e folclóricos que são particulares de cada nação.

Sendo assim, cada cultura possui visões diferentes de certos animais. A coruja possui muitas visões sobre sua existência e poder de manifestação. Muitos povos antigos deixaram na memória de seu legado a importância da coruja e como interpretar os sinais dela por meio da essência dela.

A simbologia da coruja vai muito além da ideia de uma mera ave de rapina. Os fatos da coruja ser um animal noturno, com uma caça precisa e estratégica junto da ideia dela ter agilidade de ação e quase nunca perder uma caça criaram uma imagem de poder e ensinamentos a muitos povos.

Assim a coruja ganhou uma grande importância para muitos povos. Conheça tudo sobre a coruja e sua influência cultural nos principais povos e nações do mundo!

A coruja para os guaranis

Dentro da cultura dos nativos brasileiros, os guaranis tinham o espírito Nhamandu como o criador primordial de tudo o que os nativos sul americanos conheciam. Quando Nhamandu resolveu criar a Terra, ele desceu em forma de coruja para representar a sua sabedoria. Partindo disso, Nhamandu criou as corujas para representar a sabedoria e o conhecimento na Terra.

A coruja para os astecas

As corujas na cultura asteca possuem um papel muito diferente, porém especial e árduo: o encerramento da vida na Terra. Para os astecas, as corujas tinham o papel de desligar a alma do corpo das pessoas para que ela pudesse partir para outra dimensão. O papel das corujas era picar o corpo do indivíduo até a alma se desmembrar do corpo e assim levar ela para um outro nível.

A coruja para os egípcios

A coruja tem grande importância na cultura egípcia desde a presença nos hieróglifos até na mitologia. Dentro do alfabeto egípcio a letra “M” é representada por uma coruja. Indo mais além, a imagem da coruja é associada a Deusa Neith, divindade primordial e senhora da guerra e da caça. Foi Neith quem criou o universo e posteriormente, o maior dos Deuses do panteão egípcio: Rá.

A coruja para os maori

A cultura dos nativos da Nova Zelândia, os Maoris, engloba uma forte simbologia dentro do uso das tatuagens. A quantidade e as tatuagens representam uma certa hierarquia. A coruja para os Maoris representa, fortemente, a energia feminina. Além disso, a coruja é associada à sabedoria e reflete a alma do feminino. Por isso, muitas mulheres usam a tatuagem de coruja como associação energética de seu significado.

A coruja para os babilônios

A figura da coruja para os povos babilônicos estava associada à proteção dos partos e a sabedoria levada por meio do conhecimento. Antigos mitos retratam que Lilith tinha pés de coruja, por isto a Deusa era associada à energia noturna. Lilith com seus pé de coruja auxiliava mulheres no trabalho de parto. Assim, mulheres levavam artefatos em forma de coruja para receber proteção durante esse momento.

A coruja para os hindus

A coruja para os hindus têm conexão com o seu panteão de divindades. Os hindus possuem uma divindade nomeada por Lakshmi, Deusa da prosperidade e da sabedoria. É a Lakshmi que os seguidores hindus se voltam quando necessitam de sabedoria em seus momentos diversos. Lakshmi é casada com o principal Deus hindu Vishnu da religião hindu.

A coruja para os chineses

Os chineses associam a precisão da caça das corujas com a fúria das tempestades, especialmente, com o relâmpago. Por isso muitos chineses usam a imagem da coruja para atrair chuvas e para se protegerem contra a fúria e as destruições causadas pelas tempestades.

A coruja para os gregos

A coruja para os gregos têm forte vínculo à Deusa Atena, regente das estratégias de guerra, sabedoria e do ensino. Além disso, a imagem da coruja era associada ao intelecto, pois ela tem a capacidade de enxergar entre as sombras da noite e ser mestre de si.

Outro ponto relevante é o fato que os gregos associavam a imagem da coruja à capacidade de reflexão sobre a existência. Sua importância foi tamanha que as moedas tinham a imagem de uma coruja gravada.

A coruja para os romanos

A coruja para os romanos possuía uma associação negativa. A coruja era vista como um animal agourento, portador de más notícias e maus presságios. Figuras notórias da história romana, como Júlio César e Marco Aurélio, morreram após ouvir o piar do animal. Além disso, os romanos associavam às corujas a imagem do feio e grotesco. Sendo assim, os romanos tinham uma visão ruim da coruja.

A coruja para os franceses

A coruja para os franceses têm um simbolismo patriota, sendo o mascote da cidade de Dijon na França. Em meados do século 16, uma coruja foi entalhada em uma das paredes de Notre Dame e segundo as lendas, quem tocasse na coruja com a mão esquerda receberia prosperidade e sabedoria eterna. Na cidade de Dijon há uma rota de 22 pontos principais, intitulada como “A Rota da Coruja”.

A coruja para os ingleses

A coruja para os ingleses era um animal que permitia que o povo previsse as mudanças climáticas. Desde uma pequena mudança na temperatura até grandes tempestades poderiam ser anunciadas com o chirriar da coruja. Além disso, as corujas eram símbolos de proteção para os ingleses e estes pregavam imagens ou estátuas de corujas no armazém de suas produções para espantar o mal.

A coruja para os nativos norte-americanos

Os nativos norte-americanos enxergavam a coruja como uma animal de poder, pois a sua capacidade de enxergar durante a noite era vista pelos nativos como uma forma de ver o que estava oculto e entender os mistérios da vida. A coruja era vista como portadora e guardiã da chama sagrada da vida, sabendo todos os conhecimentos místicos e oraculares.

A coruja na saga “Harry Potter”

A coruja na saga “Harry Potter" é simbolismo de comunicação entre o mundo dos bruxos, Hogwarts e o Mundo dos Trouxas. Aqui é encontrado a capacidade da coruja de transitar entre mundos e levar informações essenciais àqueles que ela encontra. Fato é esse, que durante a saga “Harry Potter” as corujas são o principal e mais importante meio de enviar correspondências e mensagens entre os bruxos.

Qual poder o significado da coruja transmite?

Coruja marrom em galho de árvore

A coruja é um animal que possui qualidades que permitem sua sobrevivência e a levam a uma posição de reconhecimento dentro da cadeia alimentar. Difícil uma presa escapar da mira e das garras de uma coruja, seu golpe é muito bem planejado e veloz como um relâmpago.

É desta forma que a coruja domina a noite com maestria e um poder avassalador. A descrição do quão majestosa é uma coruja ganhou proporção desde os povos antigos. A dinâmica da coruja trouxe aos velhos sábios e oraculistas dos povos orientais o magnitude da energia desta ave.

Os olhos imensos do animal simbolizam a capacidade de ver a realidade, e quando somados a possibilidade de enxergar durante a noite, mostra o poder de enxergar o que está oculto. A coruja transmite o poder de enxergar além do comum, ela tem o poder de enxergar as energias, ou seja, a espiritualidade das coisas.

Além disso, a coruja traz o poder da sabedoria ao analisar muito bem cada situação antes de agir (partir em movimento de caça). A coruja reina sobre a noite, voando entre as sombras com sua sabedoria e conhecimentos que permitem que ela saiba onde pode ir ou não.

Autor deste artigo

Bárbara, escorpiana com vênus em sagitário, logo um ser apaixonado por assuntos e estudos esotéricos. Trabalho com tarot em um perfil do instagram e estudo diariamente astrologia desde minha adolescência. Acredito que a espiritualidade e o autoconhecimento são chaves fundamentais para rompermos os limites do ego, então escolhi compartilhar meus saberes para auxiliar no eterno processo de iluminação do ser. Vamos juntos?

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!