Salmos para dormir rápido: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Salmos para dormir rápido: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Veja como a oração feita com Salmos pode te ajudar a dormir e ter uma noite de sono em plena paz e tranquilidade, livre de pesadelos, insônia e ansiedade!


Confira 6 Salmos para ter uma noite de sono melhor!

Homem dormindo com Bíblia e óculos no colo

Os Salmos, enquanto livro da Bíblia cristã, ultrapassa limites religiosos. Ao longo dos séculos se estabeleceu como uma das principais fontes de conforto divino na forma escrita. Um refúgio em palavras que atende muito mais do que as pessoas que precisam alcançar uma benção. Há nesse livro bíblico, louvores de gratidão e amor a Deus.

Dentre a infinidade de temas encontrados em seus 150 capítulos, a busca pela paz é um de seus destaques. Afinal, a paz é necessária para viver plenamente as maravilhas da vida, desde o mais simples ao mais abundante. Ela permite que estejamos presentes, vivendo o momento em sua completude, livres de preocupações.

No campo das coisas simples, dormir é o básico do básico. Se a pessoa não tem uma boa noite de sono, ela pode ter todo o seu dia comprometido. Caso isso se torne frequente, é sua saúde que passa a ser comprometida. Acompanhe o texto e saiba como a poesia dos louvores bíblicos podem te ajudar a dormir como um anjo.

Entendendo mais sobre os Salmos

Mãos segurando uma Bíblia na cama

Antes de conhecer os Salmos que podem te conduzir às mais tranquilas noites de sono, é preciso compreendê-los. Quanto mais estiver consciente do que se tratam esses textos, mais poder eles terão na sua atuação.

Saber o que são, como atuam, seus benefícios e como encontrar, são fundamentais para o melhor proveito. Portanto, leia com atenção os próximos parágrafos, e conheça com que tipo de manifestação energética está lidando.

O que são os Salmos?

Os Salmos correspondem a um dos livros mais famosos do Antigo Testamento. Seu nome vem do grego “psalmoi”, que era o nome dado aos poemas que acompanhavam as músicas instrumentais. Eles são basicamente uma coletânea de hinos de louvor e devoção a Deus.

Sua autoria é geralmente atribuída a Davi. Isso porque os outros autores nunca foram identificados. Mas o fato é que o pastor, músico e rei, escreveu apenas 70 dos 150 Salmos. Com linguagem poética, o livro encanta e atrai mesmo os que não acreditam em Deus pela beleza de suas palavras.

Como os Salmos atuam?

Os Salmos atuam pelo poder da palavra, da fé e da intenção. Cada vez que são cantadas ou recitadas suas as palavras, as forças superiores são acionadas no seu campo energético.

Se você estiver disponível e sensível, poderá sentir o clima a sua volta mudar significativamente. Algumas pessoas chegam a acreditar que se você deixar sua Bíblia aberta no Salmo 91, estará protegendo o local.

No entanto, de nada adianta um Salmo decorativo sem que a pessoa tire um tempo para se dedicar a ler, recitar ou cantar. Quem precisa, e deseja contar com sua atuação poderosa somos nós. Logo, quem deve tomar a iniciativa de movimentar a energia, somos nós.

Benefícios de entoar Salmos

Um dos benefícios de entoar os Salmos é manifestar palavras de inspiração divina em oração. Se não souber como se faz para orar, essa é uma maneira altamente recomendada de fazer.

Outra coisa, é que os Salmos são uma síntese da mensagem bíblica. Ou seja, ao recitá-los estamos manifestando em oração a essência da palavra de Deus, e nos tornamos agentes orais de seu poder.

Outro benefício, é o enriquecimento do repertório espiritual. A descrição detalhada do relacionamento íntimo com o divino ali presente, nos auxilia a acessar essa riqueza. E, finalmente, os Salmos nos ajudam a apaziguar nossas guerras internas.

Ali estão as palavras de um ser humano como nós, sujeito às mesmas crises, incluindo distúrbios de sono. O que acontece é que muitas vezes ele conseguiu superar essas crises. Mas o mais importante é que ele soube deixar os vestígios desse caminho de paz interna e evolução espiritual.

Como achar os Salmos na Bíblia?

Os Salmos ocupam a décima nona posição dos livros do Antigo Testamento contando a partir do Gênesis. De trás para frente, a partir do livro de Malaquias, ocupa o vigésimo primeiro. Estão localizados após o livro de Jó e antes de Provérbios.

É o maior livro da Bíblia, tanto em número de capítulos, quanto em versículos. Sendo os totais de 150 e 2461, respectivamente. Em segundo, vem o Gênesis, com 50 capítulos, e 1533 versículos.

Salmo 3 para afastar pesadelos

Bíblia em criado mudo ao lado de uma cama

Os pesadelos são os vilões noturnos. Eles precarizam a qualidade do sono, porque ninguém quer se manter dormindo quando acontecem. Suas origens podem ser as mais variadas, assim como suas soluções.

Para quem já tem uma predisposição para práticas espirituais, incluir o Salmo 3 será muito simples. Até porque, ele é dos mais curtos e inspiradores. Veja a seguir seu significado e como orar.

Significado e quando rezar

No Salmo 3 o salmista expõe uma situação de adversidade e de opressão por parte daqueles que considera seus inimigos. Ele tem lidado com o fato de estar sendo julgado e condenado como se ele não fosse digno da misericórdia de Deus.

Contudo, ele confia em sua proteção. Pois, clama e tem sua resposta do alto. Ele tem visto seus inimigos enfrentarem a ira divina, e com isso tem sua fé estimulada. Então consegue deitar, dormir e acordar em paz. Salvação e bênção, são as certezas que tem por parte de Deus.

Esse Salmo é para quem está perdendo o sono por questões de rivalidade. Não apenas a rivalidade física com seus semelhantes, mas principalmente aquelas do mundo invisível. Algo que inclui espíritos de baixa vibração, e autossabotagem. Às vezes, nosso pior inimigo somos nós.

Oração

“Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!
São muitos os que dizem a meu respeito: ‘Deus nunca o salvará!’ Pausa
Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.

Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa
Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.
Não me assustam os milhares que me cercam.

Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios.
Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo. Pausa”

Salmos 3:1-8

Salmo 4 para dormir rápido

Adolescente lendo Bíblia sentada na cama

Se você é o tipo de pessoa que deita e fica revirando de um lado para o outro, o Salmo 4 é ideal para você. Ele reúne atributos que farão você dormir rápido. Nele encontrará aconselhamentos e lindas palavras de louvor. Saiba seu significado, como rezar e desfrute do seu poder.

Significado e quando rezar

Neste Salmo, o autor pede que Deus ouça e responda seu clamor. Pede ainda alívio de sua angústia e clama por misericórdia. Ele tem enfrentado opressão por parte dos poderosos, mas sabe que a intervenção divina socorre os piedosos.

Ele aconselha, quando os ânimos estiverem exaltados, não agir, deitar, refletir e se acalmar. O sacrifício ao qual se refere, vai de acordo com o que você acredita. Porém, trata-se basicamente da filosofia do “é dando que se recebe”, também conhecida como “lei do retorno”.

Ela diz que para receber o que deseja, você tem que dar, e tudo o que você faz, tem consequências que voltam para ti. O salmista louva a Deus pela maneira como tem sido abençoado fazendo-o se sentir mais abundante que os ricos. Para ele a confiança em Deus, é o melhor calmante e relaxante para conduzir a um sono tranquilo.

Este Salmo tem um efeito poderoso quando seu sono está se perdendo em meio a preocupações financeiras. Boletos intermináveis para pagar, banco ligando sem parar, desemprego repentino, e por aí vai. A lista pode ficar longa. Afinal, crise financeira sabe ser criativa na hora de arrumar pensamentos que nos tiram o sono.

Todavia, o Salmo 4 é poderoso para liberar a cabeça para uma noite bem dormida. Possivelmente, isso é tudo o que você precisa para aliviar a mente, e conseguir refletir para chegar a uma solução.

Oração

“Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? Pausa

Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.
Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. Pausa

Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor.
Muitos perguntam: ‘Quem nos fará desfrutar o bem?’ Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.
Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.”

Salmos 4:1-8

Salmo 30 para uma boa noite de sono

Senhora lendo Bíblia deitada no sofá

Situações extremas tem o grande poder de privar uma pessoa de ter uma boa noite de sono. Às vezes, é difícil conseguir dormir, e quando acontece, o menor barulho pode impedir de fechar os olhos pelo resto da noite. Conheça o Salmo 30, entenda seu significado e saiba como ele pode te ajudar.

Significado e quando rezar

Aqui o autor acreditou que iria morrer de tanta dor e sofrimento. Mas pode contar com interferência divina e acreditar que poderia viver muito mais. Foi arrancado do que pensou ser sua sepultura, e recebeu a cura.

Então convida aos que creem a louvar a Deus. Pois, apesar dos desafios, o Senhor lhes garante a superação. Você pode dormir chorando, mas há de acordar sorrindo. E nos altos e baixos do relacionamento com o divino, o que prevalece é a misericórdia, a alegria e o louvor.

Quando a angústia estiver partindo o seu coração, e você acreditar que assim não dá para viver, ore com o Salmo 30. Se pensar que não vai aguentar, e chegar a cogitar dar um fim à própria vida, essa oração pode te salvar.

Oração

“Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.
Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.

Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.
Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.
Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Quando me senti seguro, disse: ‘Jamais serei abalado!’
Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.

A ti, Senhor, clamei, ao Senhor pedi misericórdia:
‘Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?

Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio’.
Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,
para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.”

Salmos 30:1-12

Salmo 91 para dormir tranquilo e em paz

Criança lendo Bíblia com lanterna e lupa embaixo das cobertas

O 91 é um dos Salmos mais conhecidos até por quem não tem a menor familiaridade com religiões que usam a Bíblia. No entanto, para ele te ajudar a dormir tranquilo e em paz, é necessário ir além das frases famosas. Veja nas próximas linhas o que ele significa e quando poderá te ajudar.

Significado e quando rezar

O Salmo 91 lembra que as pessoas que têm plena confiança em Deus, podem descansar tranquilamente. Pois, Ele há de te livrar de todo mal. Não importa de onde venha, não importa quando venha, se é de dia ou à noite, em Deus você pode confiar.

O autor menciona até a proteção e o cuidado dos anjos. Eles te ajudaram a superar até os desafios mais perigosos e mortais. E finaliza com as palavras do próprio Deus garantindo que a intimidade e o amor por Ele, garantem proteção, longevidade e salvação.

Esta oração é ideal para aqueles momentos em que as preocupações te privam do seu merecido descanso. Você deita sua cabeça e parece que os pensamentos ansiosos estavam te esperando no travesseiro. O salmista simboliza o tamanho do cuidado divino com situações extremas para que saibamos que em Deus, podemos descansar em paz.

Oração

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.

Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.

Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.
Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.
Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.
Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação. "

Salmos 91:1-16

Salmo 127 para dormir rápido

Bíblia na cama

Com um tom mais direto e economia de palavras, o Salmo 127 promete te ajudar a dormir rápido. O texto é quase ausente de palavras de louvor, se atendo mais às consequência da vida sem Deus. Assim, ele abre espaço para falar dos benefícios da presença divina. Para uma melhor compreensão do seu efeito, saiba o que significa e quando pode ser útil.

Significado e quando rezar

No Salmo 127, o autor destaca os riscos da ausência de Deus nas coisas e na vida de uma pessoa. E afirma que quando Ele está presente, não há com que se preocupar, porque tudo o Senhor pode prover. Inclusive, noites tranquilas de sono.

O salmista ainda fala da riqueza de ter filhos enquanto herança do Todo Poderoso. Aqui quem encontra um conforto, são aquelas pessoas que se sacrificam em trabalhar negligenciando o próprio bem-estar.

Como se o fato de, inclusive, ficar sem dormir, fosse trazer alguma recompensa. A mensagem é: entrega tudo nas mãos de Deus, relaxa, se cuida e vá dormir. Cuidar da sua saúde é uma forma de honrar, louvar e agradecer pela vida que Ele te deu.

Oração

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.”

Salmos 127:1-5

Salmo 139 para ajudar a dormir

Mulher lendo Bíblia deitada no sofá

No Salmo 139, o autor tenta compreender a constante presença de Deus. Poderia ser um texto que contesta os céus e os templos como “casa de Deus”, mas ele fala muito mais da proximidade íntima.

Com muito mais palavras, seu louvor se atém à qualidade onipresente do Todo Poderoso. Qualidade essa que pode influenciar no sono dos justos. Veja como vale à pena orar conhecendo seu significado e quando pode lhe ser útil.

Significado e quando rezar

O Salmo 139 reforça a onipresença de Deus. Palavras, pensamentos, no deitar e levantar, no trabalho e no descanso, em tudo Ele está. É inconcebível para o autor ter noção do quão presente é o Todo Poderoso na existência. Ainda assim, há a certeza de que Ele estava em sua formação no ventre materno, e que estará quando morrer.

Há uma crença de que a noite é negativa, porque a escuridão permite acontecer tudo o que a luz do dia costuma inibir. Por isso, muitas pessoas têm medo do anoitecer, e do escuro. Tem também o fato de que precisamos da luz para enxergar, a ausência dela limita nossa visão. Isso nos gera a insegurança por não saber o que está realmente acontecendo em nosso em torno.

Segundo o salmista, estar sob a companhia divina traz para a noite a luz do dia. Isso quer dizer que a noite deixa de ser ruim quando Deus é reconhecido. É a transmutação do mal para o bem. Essa transmutação está presente quando ele fala dos ímpios e assassinos. Pois, fala dele mesmo, do seu lado sombrio.

Davi, o autor, foi quem matou Golias. E também mandou o marido de Bate-seba para ser morto no front da guerra, e assim poder ficar com sua esposa. Episódio em que ele comete uma série de pecados que desagradam a Deus. No entanto, ao fazer as pazes com o Altíssimo, o que eram trevas virou luz. Afinal, um dos frutos do relacionamento com Bate-seba, foi o rei Salomão, o sábio.

Este Salmo ensina que tudo o que para nós é negativo, pode ser convertido em bênção. Basta ter consciência da presença de Deus, e buscar se conectar com Ele. Portanto, busque se relacionar com o divino, e permita-se envolver pela paz que acalma sua mente e coração, e durma bem.

Oração

“Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.

Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.
Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
mesmo ali a tua mão direita me guiará e me sustentará.

Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor,
verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!
Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.

Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos!
Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.
Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?

Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”

Salmos 139:1-24

Qual a importância dos Salmos para dormir?

Mãos para o céu em sinal de oração

Os Salmos são uma coletânea de textos poéticos carregados de paz e espiritualidade. Ideal para quem vive atribulado pelos problemas práticos do cotidiano, e por conta deles, não consegue dormir. Eles nos lembram que a vida não se resume aos boletos, trabalho, vícios e dinâmica doméstica.

E que as angústias que atuam nesses setores, não precisam nos privar do nosso descanso. No entanto, sua essência exige que, quando recorrermos a eles, estejamos inteiros em fé e verdade.

Afinal, sua escrita partiu de pessoas que estavam entregues à confiança em Deus. Suas palavras têm muito poder, poder que as fez atravessar milênios até chegar a nós. Todavia, o combustível para sua atuação em nossas vidas, parte do nosso interior.

Então é importante orar os Salmos acreditando verdadeiramente. Mantendo a constância e liberando-os da expectativa de resultados imediatos e miraculosos. Lembre-se que os benefícios mais duradouros vêm com tempo e dedicação.

Autor deste artigo

Formado em Artes Cênicas, comecei minha paixão pela escrita no teatro. Desde 2017 escrevo para a web artigos, roteiros, ficção, crônicas e poesia. Além de participar de um podcast de autoconhecimento, ainda me aventuro pelos caminhos do yoga, esoterismo, da alma e da mente humana.

Palavras-chave relacionadas


orações salmos

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.