O que significa o Ano do Boi? Entenda e veja as suas características!

O que significa o Ano do Boi? Entenda e veja as suas características!

Conhecido por ser o segundo signo do zodíaco chinês, o Boi é trabalhador e honesto, sendo muito querido por todos. Confira!


Afinal, o que significa o Ano do Boi no horóscopo chinês?

Ilustração do Ano do Boi Chinês em vermelho e dourado

Dentro da cultura chinesa, existe a tradição de cultuar animais senhores dos anos, o que pode parecer bem curioso visto de fora. Ao todo, são 12 animais, assim como os signos do zodíaco ocidental, e cada um deles traz uma personalidade e elementos espirituais para a vida de quem os têm como regentes.

O Boi é o segundo animal do zodíaco, ficando atrás apenas do Rato. Dentro de sua construção como animal e como totem espiritual, ele se mostra honesto e trabalhador, um ser que rege os seres humanos para o caminho de boas ações em pró da humildade e da gentileza. Saiba mais sobre isso neste artigo.

Entendendo mais sobre horóscopo chinês

Símbolo do Ano do Boi Chinês

Respaldado em uma antiga lenda chinesa, esse horóscopo é rico em cores, histórias e ancestralidade, tendo toda sua construção muito sólida e atrativa aos olhos de quem a vive e quem a frequenta como um mero turista. Os animais são interligados de forma muito intrínseca à sua personalidade, o que deixa tudo ainda mais mágico.

Confira agora um pouco mais sobre o horóscopo chinês, sua história e como o Boi participa como ser espiritual!

Origem e história

Não existe uma data exata sobre o início dessa tradição, apenas de que o primeiro ano dedicado a um animal foi o de 1909, que foi um ano do Galo. Mas, muito provavelmente, a tradição é milenar, esse é apenas um registro parcial.

De modo geral, a origem da tradição se dá com a famosa história da festa de Buda e como a gratidão dos animais foi recompensada.

Fundamentos

O Boi é um animal usado como base da agropecuária do mundo. Trabalha de forma árdua e tortuosa no campo para prover aos outros. É normalmente pacífico e calmo, a não ser que algo o tire do foco. É forte, embora não use essa força para ser o centro das atenções.

Além disso, o boi rumina, o que é uma parte significativa da personalidade dos que são regidos por ele. O ruminar do Boi, de modo geral, é entendido como a capacidade de processar ideias, pensamentos e sonhos várias vezes para ter certeza de que está pronto para começar.

Lenda

A famosa lenda que origina todos esses signos diz que Buda, em um ano novo, há milhares de séculos atrás, decidiu fazer uma festa. Ele convidou inúmeros seres para a celebração, porque realmente queria que fosse especial.

Porém, para a grande decepção de Buda, apenas doze convidados apareceram, que foram o Rato, seguido do Boi. A lenda diz que o Rato trapaceou para chegar antes, enganando o Boi. Depois dele, chegaram o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Cobra, o Cavalo, a Cabra, o Galo, o Macaco, o Cachorro e o Porco, respectivamente.

Na ordem que chegaram, Buda resolveu concedê-los poderes em anos correspondentes, porque foram gratos ao convite de Buda. Dessa forma, o Boi se torna o segundo totem espiritual do horóscopo chinês.

Elementos dos signos no horóscopo chinês

Símbolo do Ano do Boi Chinês

Na construção da tradição, os animais são divididos em 5 elementos, que indicam o temperamento das pessoas nascidas naquele ano. Um Boi de Metal e um Boi de Madeira, por exemplo, são diferentes entre si, com personalidades que divergem em alguns pontos.

Os elementos usados nessa concepção são Metal, Madeira, Fogo, Água e Terra. Confira agora um pouco mais sobre cada um dos elementos e como eles influenciam na vida dos nascidos dentro dele!

Como descobrir o seu elemento no signo chinês?

Para descobrir os elementos dos signos chineses, precisa prestar atenção no último algoritmo de cada ano. Os anos do Boi são todos de final ímpar, terminados em: 1, 3, 5, 7 e 9. Dessa forma, os elementos se dividem nessa mesma ordem.

O número 1 é o Boi de Metal. Os anos terminados em 3 são os chamados Boi de Água; já os anos com terminação no número 5 são os Bois de Madeira. Anos com 7 no final são os Bois de Fogo e, por fim, os com 9 são os Bois de Terra.

Boi de Metal

A vida de um Boi de Metal tem algumas facilidades, principalmente quando falamos sobre o lado financeiro, mas isso não significa que ele não teve que lutar para fazer seu nome e mostrar para que está no mundo.

Normalmente, os Bois de Metal costumam lidar com tudo sozinho, tentando não desmoronar. Gostam da companhia da família e dos amigos, mas quando falamos sobre suas dores e angústias, eles preferem não compartilhar.

Boi de Água

A vida dos Bois de Água é quase como um conto de fadas. Com uma infância confortável, com pais amorosos e família acolhedora, essas pessoas são regidas por uma força maior no ramo do amor. São apaixonados, envolvidos, emotivos e buscam a felicidade dos livros.

Porém, isso pode ser uma cilada, já que essa falta de conexão com a realidade os faz ingênuos e iludidos, sempre vivendo com o coração partido, como em um bom livro de romance europeu. Eles precisam unir-se a alguém quando realmente confiam, porque pode ser um grande problema qualquer coisa longe disso.

Boi de Madeira

Os Bois de Madeira sempre chamam a atenção pela criatividade e pelo talento genuíno que possuem em muitas áreas. Destacam-se na dança, no canto, na execução musical, no teatro e até nas artes plásticas, podendo, muitas vezes, falar mais de uma linguagem da arte.

São sensíveis e acolheram o mundo em seus corações. A vida parece leve, fluída e simples olhada por eles. A empatia também é algo significativo em sua personalidade, já que a dor do outro o afeta diretamente, motivando-o a fazer coisas boas sempre.

Boi de Fogo

Quando falamos sobre o Boi de Fogo, estamos falando sobre pessoas extremamente comunicativas e vivas, que sempre respondem aos estímulos do mundo, de forma positiva ou não. Imagine um Touro em uma arena de tourada. Imaginou? É assim que os Bois de Fogo se comportam.

São rodeados de amigos e os protege como se fossem seus filhos. Em estado de descanso, é cortês, educado e consegue se adaptar em toda situação que se coloca. Aliás, colocar-se em situações inusitadas é a especialidade dele, já que vive de experimentação.

Boi de Terra

Um líder nato. Essa é a melhor maneira de definir um Boi de Terra. Eles são audazes, atrevidos, corajosos e sempre estão dispostos a lutar por quem acreditam valer a pena. Não deixam um soldado para trás em qualquer situação.

Essa lealdade é muito admirada, porque eles sempre lutam pelas pessoas e pelas coisas de uma maneira tão intensa, tão brava, que é difícil não notar a força que ele tem, mesmo quando está relaxado. A liderança o precede sempre.

Entendendo mais sobre o signo do Boi no horóscopo chinês

Horóscopo Chinês Boi

A personalidade dos animais, dentro da construção do horóscopo chinês, é muito importante para toda a simbologia e estrutura de cada signo. O Boi e suas peculiaridades, com os traços bons e ruins, são compreendidos de forma literal ou lúdica, sendo muito interessante. Confira as características do Boi e como elas influenciam a vida dos regidos por ele!

Períodos do Boi

O ano chinês não tem início no dia 1º de janeiro, como o do resto do mundo. A data não é definida, sendo flutuante, de acordo com vários fatores, algo como o carnaval, que tem sua data definida por cálculos. Dessa forma, os anos do Boi foram de:

- 24/01/1925 a 02/12/1926;
- 11/02/1937 a 30/01/1938;
- 29/01/1949 a 16/02/1950;
- 15/02/1961 a 04/02/1962;
- 03/02/1973 a 22/01/1974;
- 20/02/1985 a 08/02/1986;
- 07/02/1997 a 27/01/1998;
- 26/01/2009 a 13/02/2010;
- 12/02/2021 a 31/01/2011;

É importante fiscalizar a data, pois talvez sua data de nascimento ainda não configure ano do Boi, o que traz toda uma outra significância para seus nichos de vida. Isso vale, principalmente, para que nasceu em janeiro ou até mesmo no começo de fevereiro.

Simbologia do Boi

O Boi é um animal pacato, que rumina e tem uma força muito grande, sendo um dos animais mais fortes dentro da lenda chinesa. Muito trabalhador, ele é a base da agricultura, sendo fundamental para o funcionamento da sociedade, já que a agropecuária é um dos pilares do mercado. Basicamente, ele é de suma importância para nossa vida.

Dessa forma, dentro do zodíaco chinês, as pessoas regidas por ele são honestas, extremamente fortes, trabalhadores, justas e pensam muito, mas muito mesmo, antes de agir. Eles almejam coisas grandes, sonham alto, mas sempre estão dispostos a ajudar. Para eles, o bem para mim só existe se existir o bem para nós.

Elemento nativo do Boi

Coincidentemente alinhado com o horóscopo ocidental, o elemento que rege o Boi dentro da tradição chinesa é a Terra. Esse elemento é conhecido por dialogar diretamente com pessoas que buscam por segurança e estabilidade, precisando ter muito tem definidos os próximos passos para se sentir confortável.

Essas pessoas, normalmente, gostam de criar raízes e vínculos, fazendo com que as coisas sejam profundas, mesmo que não durem muito. Essa segurança buscada aparece em vários momentos na vida dos regidos por Boi, já que buscam por isso na carreira, na família e até mesmo nas pequenas ações, pensando muito antes de decidir por algo.

Cores do signo de Boi

As cores do Boi são vermelho, roxo, amarelo e marrom. Cada cor agrega uma qualidade em toda construção imagética do Boi. O vermelho simboliza a paixão e a força que o animal sente e impõe. O roxo, por sua vez, simboliza nobreza e sabedoria, sendo uma das cores mais nobres, mostrando que nem sempre precisa mostrar que manda.

Já a cor amarela traz alegria e força, mas não a física; a força do amarelo é aquela que irradiamos quando somos nós mesmos. A força do ser e não apenas estar. E, por fim, o marrom, que, dentro da imagem do Boi, simboliza o constante estado de estabilidade. Ele traz a sobriedade, a segurança e a calma de que tudo está sob controle.

Principais combinações positivas com signo do Boi

Para se relacionar com Boi, é importante que a maneira dele de viver e fazer as coisas seja única, respeitando o espaço dentro da relação. Os signos que mais combinam são o do Rato, da Cobra e do Galo. Com o Rato, a relação será enérgica, virtuosa, com apoio mútuo e muita risada, porque ambos têm um humor peculiar.

Com a Cobra, a relação será muito divertida e inovadora, já que Cobra sempre busca por aventura, não importa onde esteja. Dessa forma, ela sempre achará um jeito de tirar o Boi da rotina e deixar a vida mais animada. Por fim, o Galo busca pelo sucesso através do trabalho árduo, assim como o Boi, podendo se ajudar mutuamente no processo.

Principais combinações negativas com signo do Boi

As combinações negativas com o signo de Boi sempre pecam pelo excesso, já que esse signo é muito centrado e gosta que as coisas sejam feitas sempre prezando pela sensatez e equilíbrio. A discordância com o signo de Coelho se dá porque ambos são teimosos, sendo um relacionamento muito conturbado.

Com Dragão, os problemas são de personalidade, sendo muito diferentes e se podando mutuamente. A energia do Cavalo é muito alta, eles são extremamente animados, nem sempre conseguindo ser acompanhados pelo Boi. Por sua vez, o Cachorro é apegado, muito apegado, o que pode deixar o Boi bem desconfortável.

Características sobre o signo do Boi no horóscopo chinês

Símbolo em vermelho do Boi - Ano Chinês

Há algumas informações imprescindíveis quando falamos sobre Boi dentro do horóscopo chinês e a forma como ele influencia a vida das pessoas de modo geral. O ano regido pelo Boi não tem efeito apenas em quem nasceu nele, mas as características são aplicadas também nos acontecimentos ocorridos nos 12 meses. Confira agora as principais características sobre o signo do Boi e como elas nos abalam diretamente!

O que esperar do Ano do Boi?

O ano do Boi normalmente é marcado por ser um ano de trabalho árduo e grande crescimento em vários ramos da vida, já que o Boi é um animal muito esforçado, que traz isso para todos que estão sendo regidos por ele.

Comece os planos engavetados, invista em sua carreira ou nos seus sonhos mais profundos, já que os anos do Boi são solo fértil para o crescimento de grande parte do que se planta nele. É um ano para apostar um pouco mais alto nas coisas que sempre quis. É lutar por você.

Características de pessoas nascidas no Ano de Boi

Trabalhadores, honestos, justos e leais aos seus objetivos e a si mesmos. Essa é a melhor maneira de definir alguém nascido no Ano do Boi. Além disso, são pessoas muito amigas, queridas que prezam por fazer o bem na maior parte do tempo.

São dedicados e normalmente lutam até o fim para conseguirem algo. Pensam muito e, na grande parte das vezes, falam pouco ou apenas o necessário, principalmente quando se sentem desafiados ou acuados.

Aspectos positivos

Como são atenciosos e muito esforçados, normalmente, eles causam muita admiração em quem convive com eles, sendo sempre reconhecidos como líderes ou pessoas sábias, que são entendidas como capacitadas para dar bons conselhos. Sentem prazer em ajudar, o que faz toda a diferença, já que se envolvem nas questões e realmente pensam para aconselhar.

Eles conseguem sempre movimentar o mundo de forma direta, como se fossem mais fortes que a maioria. E a evolução dessas pessoas como seres é realmente um espetáculo digno de admiração, porque cada passo pode ser visto. Eles lutam dia a dia e não fazem questão de esconder.

Aspectos negativos

Quando falamos sobre os regidos por Boi, devemos pensar que toda força é baseada em uma convicção e toda convicção, por mais virtuosa que seja, é uma grande teimosia, e essa é a pior qualidade dos Bois, já que é raro quando mudam de opinião, afinal pensam muito e acreditam em sua própria capacidade de julgamento.

Eles sempre estão certos, mesmo quando estão errados. Além disso, podem ser um pouco insensíveis, principalmente quando estão com muito trabalho a fazer. Quando focam em algo, aquilo é a única coisa que existe até que terminem.

Signo do Boi no amor

O Boi no amor costuma ser um grande apaixonado e envolvido. Ele busca por pessoas que tiram ele da rotina, mas também que estejam empenhadas em crescer e ascender, para reinar junto com ele quando, juntos, construírem um império.

Costumam ser românticos, mas sempre de uma forma muito pessoal e única, valorizando os detalhes da outra pessoa. Normalmente, seus ‘eu te amos’ não são verbais, mas sim com gestos, toques e até presentes. Quando em crise, sempre priorizam uma boa conversa para corrigir o que está errado.

Signo do Boi na carreira

Carreira é uma das principais preocupações do Boi, já que, para ele, a vida é o esforço do ofício. Ele precisa sempre estar em paz com sua honra, com o que o dignificada. Para ele, é vital que esteja fazendo algo. O Boi, inclusive, está trabalhando até quando está descansando, o que, em partes, pode ser bem prejudicial para ele mesmo.

Não importam em recomeçar quantas vezes forem necessárias, assim como se encaixam em qualquer área, embora priorizem aquelas que nasceram com um dom nato para desenvolver. Essa proximidade com eles mesmos faz toda a diferença para a qualidade e o sucesso do que produzem.

Signo do Boi na saúde

Pessoas regidas pelo signo do Boi são muito preocupadas com a saúde, principalmente a dos seus entes queridos. São, normalmente, as pessoas que são convidadas para acompanhar pessoas em exames e consultas, já que passam uma aura de proteção.

Normalmente, tendem a padecer de doenças mais emocionais, como ansiedade, depressão e até mesmo problemas cardíacos por conta da rotina acelerada, porém, como se preocupam com a questão, estão sempre em tratamento.

Signo do Boi na família

Sabe aquele primo que toda tia compara com os demais, dizendo o quão incrível ele é e como a vida dele está toda certa? O Boi é esse primo. Normalmente, dentro da família, ele é visto como impecável, atencioso, amoroso e trabalhador, sendo um dos queridinhos.

Além disso, como é carinhoso, normalmente quer trazer todo mundo para perto e, quando suas vitórias são compensadas, quer comemorar com todos, já que é grato pelo esforço e colaboração de cada.

Famosos com o signo do Boi no horóscopo chinês

Entre as personalidades que nasceram no ano do Boi, estão o ator estadunidense George Clooney, a atriz britânica Keira Knightley, a supermodelo Kate Moss e a famosa Princesa Diana, sendo conhecida por ser o rosto filantrópico e polêmico que popularizou a família real.

O curioso sobre Diana é que ela nasceu e morreu em um ano do Boi, o que pode ser bem curioso e até mesmo cabalístico para quem estuda sobre o assunto. Em certa medida, isso é entendido como um encerramento exato de ciclos.

O Ano do Boi é um período ideal para se focar na vida profissional?

Ano do Boi Chinês

O Ano do Boi é, sem sombra de dúvidas, um ótimo ano para começar a focar na vida profissional e em suas exigências, já que, energicamente, é um ano de muito trabalho e energia circular, o que faz com que tudo se torne mais dinâmico e fácil de ser executado.

É um momento de estudar as novas estratégias da vida, de pensar no amanhã, sempre tendo em mente aquilo que você verdadeiramente almeja. Mas não ache que é apenas no financeiro, já que pode ser uma ótima oportunidade para fazer coisas que você tinha deixado de lado, como viagens e até alguns sonhos.

O importante é canalizar toda a energia do Boi em algo benéfico para você e para o seu entorno, para que, juntos, possam atingir todos os objetivos traçados.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.