Reiki com cristais: como funciona, benefícios, aplicação e mais!

Reiki com cristais: como funciona, benefícios, aplicação e mais!

Também conhecido por Reikristal, esta poderosa técnica terapêutica complementar utiliza os saberes do Reiki e as energias dos cristais para promover bem-estar.


Afinal, como funciona uma sessão de Reiki com cristais?

Mulher recebendo tratamento Reiki.

A Terapia de Reiki com cristais funciona por meio da união de duas terapias alternativas complementares: o Reiki e a Cristaloterapia, ambas utilizadas para promover cura através do reequilíbrio energético.

Em média, uma sessão de Reiki com cristais dura entre 20 e 90 minutos. Quando você encontrar o aplicador de Reiki, é comum que ele faça uma breve entrevista com você para que fale suas intenções e expectativas sobre a sessão.

A partir deste contato inicial, ele encontrará os cristais mais adequados para as suas necessidades e fará um planejamento terapêutico para que você alcance os seus objetivos da melhor maneira possível.

Durante a sessão, você se deitará num lugar confortável como uma maca ou até mesmo um colchão de Yoga, enquanto o aplicador colocará cristais sobre o seu corpo. É possível também que ele toque a sua pele com a imposição de mãos para que a energia seja transferida para o seu corpo.

Para você se familiarizar com esta forma terapêutica, apresentamos neste artigo os detalhes sobre o funcionamento desta prática. Nele, você entenderá sua história, benefícios e aplicações. Confira.

Entendendo mais sobre o Reiki com cristais

Homem recebendo tratamento Reiki.

O Reiki é uma técnica milenar e o uso dos cristais é tão antigo quanto. Por isso, apresentamos a seguir a história do Reikistral, como é conhecido popularmente a forma de Reiki que usa cristãos para potencializar os seus efeitos curativos.

Além de saber do papel dos cristais, descubra as principais pedras, como elas influenciam nas sessões e o preço estimado de uma sessão. Confira.

Origem e história do Reikristal

O Reiki se origina no Japão. Apesar de ser uma técnica milenar, hoje em dia a forma mais conhecida de cura por meio do Reiki é a Usui Reiki, desenvolvida pelo médico Mikao Usui no início do século 20. Diferentemente do que se acredita, o Reiki não é usado para curar doenças de maneira indireta. Pelo contrário, ele é uma abordagem complementar para promover cura.

De maneira geral, ele atua para melhorar o bem-estar geral. Já a Cristaloterapia, como o nome sugere, faz uso dos cristais para promover cura por meio do equilíbrio energético. Quando unidos, o Reiki e a Cristaloterapia, são conhecidos como Reikicristal e são praticados para estimular as habilidades curativas naturais do corpo, por meio do uso de cristais e da imposição de mãos.

Papel dos cristais na terapia Reiki

Quando os cristais são adicionados às terapias de Reiki, eles assumem o papel importantíssimo de auxiliar a liberação de bloqueios mentais, espirituais e emocionais.

Por isso, durante uma sessão de Reikistral, é muito comum que o praticante de Reiki peça para que você segure um cristal durante o tratamento ou simplesmente os posicione sobre o seu corpo, para que os cristais ajam diretamente sobre a área afetada.

Às vezes, é possível que o terapeuta prefira deixar cristais ao redor do seu corpo, formando uma espécie de grade ou mandala energética para dar mais energia ao seu tratamento e facilitar o processo de cura. Durante este processo, é muito comum que as pessoas que estão se submetendo ao tratamento sintam uma calma e paz de espírito que auxiliarão nos processos de cura.

A pedra ou cristal influencia na sessão de Reiki?

Uma vez que cada cristal possui uma cor, vibração, composição e energia distinta, as pedras influenciam diretamente na sessão de Reiki.

Por exemplo, se você está passando por algum problema causado por ansiedade, é muito comum que pedras como o quartzo rosa sejam utilizadas. Para combater a ansiedade, por exemplo, a pedra da lua jamais seria utilizada, já que ela causa variações de humor se usada de maneira inadequada ou exagerada.

De maneira geral, existe uma pedra específica para cada situação e por isso é muito importante que você converse com seu terapeuta antes de realizar a sua primeira sessão e após ela, pois, muitas vezes, a mesma pessoa reage diferentemente ao mesmo cristal.

Principais pedras e cristais utilizados no tratamento com Reiki

Existe uma série de pedras e cristais que são comumente utilizadas no tratamento com o Reiki com cristais. Dentre elas, é possível citar:

• Quartzo Rosa: excelente para equilibrar o chakra cardíaco e promover autoestima.
• Cristal de Quartzo: ideal para promover uma limpeza espiritual completa.
• Aventurina Verde: comumente utilizada para cura em geral.
• Ametista: excelente para acalmar a mente e transmutar energias.
• Pedra da Lua: ideal para tratamentos de mulheres.
• Citrino: poderoso para curar o plexo solar.
• Água Marinha: indicada para promover paz de espírito.

Preço de uma sessão e onde fazer

O preço de uma sessão de Reiki no Brasil pode assustar muitas pessoas, pois custa, em média, entre R$100 e R$250 por sessão. No entanto, estes preços costumam oscilar devido a fatores diversos como a alta do dólar e condições sanitárias (no caso da atual pandemia, por exemplo).

Apesar de parecer assustador, este preço é justificado por muitas razões, dentre elas: a aquisição dos cristais (cujo os preços variam de acordo com o dólar), aluguel do espaço, preparação mental e energética do terapeuta, utilização de música, dentre outros.

Para fazê-la, procure centros de terapias holísticas ou complementares na sua cidade. Em alguns casos, o aplicador de Reiki pode fazer a sessão em domicílio.

Principais benefícios da terapia de Reiki com cristais

Mulher recebendo tratamento Reiki.

Antes de decidir se a terapia do Reiki com Cristais é indicada para você, que tal ler mais sobre os seus benefícios? Nesta seção, apresentamos as principais razões pelas quais o Reiki com Cristal é amplamente praticado no mundo. Confira.

Limpeza energética

Por tratar da energia primordial presente em todos os seres vivos, chamada de ‘Ki’, o Reiki é ideal para promover a limpeza energética. Alinhado a cristais como o cristal de quartzo, a ametista ou até mesmo a obsidiana negra, você sairá da sua sessão de Reikristal renovado energeticamente e se sentirá mais leve.

Equilíbrio e relaxamento

Os Cristais são excelentes para promover mais equilíbrio e, na sessão de Reiki, não seria diferente. Ao passar por no mínimo uma sessão, você já sentirá diferença no seu campo vibracional e sairá dela mais equilibrado e relaxado.

Durante as sessões, você estará deitado num local confortável, ouvindo música relaxante e sentindo as energias vibrando dos cristais para o seu corpo. É uma experiência maravilhosa que influenciará diretamente no seu bem-estar.

Retirada de bloqueios energéticos

Por tratar da energia Ki, o Reiki com cristais é igualmente eficaz para identificar e retirar bloqueios energéticos no seu corpo. Este processo é essencial para promover a cura e restaurar as habilidades regenerativas do seu corpo já que, quando existem bloqueios energéticos nele, doenças energéticas e sintomas físicos podem ocorrer com frequência.

Melhora no sistema imunológico

Como já falamos, a principal função do Reiki com Cristais não é promover a cura em si, mas auxiliar o seu corpo a recuperar as suas habilidades naturais de se curar e de se autorregenerar. Usando termos mais técnicos, esse processo de restabelecimento das habilidades curativas do próprio corpo nada mais é que uma melhora do sistema imunológico.

Por isso, é muito comum que pessoas que se submetem a sessões de Reiki afirmem terem sido curados através desta técnica, já que ela trabalha com o sistema imunológico, responsável pelas defesas naturais do organismo.

Como aplicar o Reiki com cristais

Mulher recebendo tratamento Reiki.

Embora seja mais recomendado encontrar um profissional qualificado para aplicar o Reiki com Cristais em você, apresentamos a seguir dicas de como você pode aplicar esta técnica poderosa em si mesmo. Para simplificar o processo, apresentaremos suas aplicações nos chakras, os pontos de poder do seu corpo. Confira.

Chakra básico

O chakra básico é o primeiro chakra, e está localizado na base da espinha, em contato direto com o sacro. Chamado de Muladhara em sânscrito, ele está associado às necessidades básicas como a segurança, sobrevivência, energia e saúde.

Ele influencia as pernas, a porção inferior das costas, os quadris, o aparelho reprodutor masculino, o trato urinário e a parte mais posterior do aparelho sexual feminino. Seu bloqueio causa ansiedade, medo e baixa autoconfiança.

Uma vez que ele está ligado à cor vermelha, você deve utilizar cristais desta cor para se alinhar com ele. Outras cores associadas a este chakra são o marrom, preto e escarlate. Exemplo de cristais para este chakra são: aventurina vermelha, granada, hematita, jaspe vermelho e quartzo fumê.

Chakra sacral

O chakra sacral é o segundo chakra. Seu nome em sânscrito é Svadhishthana. Ele está localizado na parte inferior do abdômen, entre os dois ossos do quadril no conjunto de vértebras sacrais da base da coluna.

Ele influencia os órgãos genitais femininos e a parte final do trato digestivo, além de influenciar o metabolismo e o sistema imunológico.

Além disso, ele influencia no desejo sexual e na produção do hormônio do estresse, o cortisol e por isso se você está estressado pode ser consequência de desequilíbrios neste chakra. O chakra sacral vibra na cor laranja. Seus cristais são: calcita laranja, cornalina e o topázio imperial.

Chakra do plexo solar

O plexo solar é o terceiro chakra primário. Seu nome em sânscrito é Manipura e está localizado 3 centímetros acima do umbigo, logo abaixo das costelas. Devido à sua localização, ele está ligado à identidade pessoal e é considerado o ponto central de energia da parte inferior do corpo.

O plexo solar também rege o pâncreas, o fígado, estômago, intestino delgado e a vesícula. Quando está em desequilíbrio, ele gera tristeza, depressão e desmotivação.

Para equilibrá-lo, utilize cristais na cor amarela ou dourada, cores estas ligadas ao plexo solar e ao sol. Por essa associação solar, o plexo solar rege a prosperidade, autoestima, motivação e o sucesso. Seus cristais são: âmbar, citrino, olho de tigre, pirita e jaspe amarelo.

Chakra cardíaco

O chakra cardíaco é o quarto chakra, cujo nome em sânscrito é Anahata. Ele se encontra no centro do peito, próximo ao coração. Consequentemente, ele está associado ao amor, à esperança, harmonia e compaixão. Ele rege o coração, a glândula timo, os sistemas circulatório, respiratório, imunológico e endócrino, além de estar associado aos ombros.

Quando alinhado, ele promove estados emocionais positivos, atuando na manutenção do corpo e seus sentimentos, já que é responsável pela saúde emocional e empatia. Sua cor sagrada é o verde, relacionado à natureza, ao bem-estar e às emoções.

Consequentemente, seus cristais possuem esta cor, como o quartzo verde, a turmalina melancia, malaquita e o jade.

Chakra laríngeo

O chakra laríngeo está localizado na região da garganta, próximo da espinha. Em sânscrito, ele é conhecido por Vishuddha e está associado à comunicação. Ele rege o bom funcionamento da boca, tireoide, dos ouvidos, braços, dentes, dos sistemas circulatório e respiratório e seus órgãos como pulmões e o coração.

Se você possui medo de falar em público e se sente estressado, este chakra pode estar desequilibrado. Além disso, você pode apresentar sintomas como tosse, asma e resfriado. Para equilibrá-lo, utilize cristais azuis, a cor na qual este chakra vibra. Como exemplos, temos o quartzo azul, a calcita azul, a cianita azul, a turquesa, amazonita e água-marinha.

Chakra frontal

O chakra frontal é o nome do ponto e poder conhecido popularmente como o terceiro olho. Localizado na região frontal do corpo, entre as sobrancelhas, seu nome em sânscrito é Ajna. Este poderoso chakra está associado à vidência, criatividade, intuição e visão interior, pois é considerado um portal para as energias dos outros mundos.

A cor que está associada ao terceiro olho é o índigo, uma cor bem próxima ao azul escuro, mas com diferente vibração, pois está ligada à mente e ao inconsciente. O terceiro olho rege a glândula pineal, que regula o ritmo circadiano e produz o hormônio do sono. Para equilibrá-lo, você pode utilizar os seguintes cristais: apatita azul, lápis-lazuli, azurita e tanzanita.

Chakra coronário

O chakra coronário é um o sétimo e último chakra, sendo, portanto o mais elevado. Ele é o único chakra que não está localizado no corpo em si, mas sim acima dele, na região conhecida por coroa (ou cornoa). Em sânscrito, este chakra se chama Sahastrara e sua função é estabelecer um elo entre o corpo físico e o mundo espiritual.

Quando está equilibrado, este chakra nos conecta com nossa missão nesta encarnação, além de nos conectar com nossos guias espirituais. Ele rege o cérebro, trazendo mais clareza. Quando está desequilibrado, sintomas recorrentes são tristeza, frustração, solidão e desequilíbrio mental.

Suas cores sagradas são o branco e o violeta. Por isso, os cristais indicados para este chakra são a ametista, calcita branca, howlita e a selenita.

Outras informações sobre a prática do Reiki com cristais

Mulher recebendo tratamento Reiki.

Para que você possa utilizar os cristais em suas práticas de Reiki, preparamos outras informações importantes, as quais serão apresentadas nesta seção. Incluímos nela como programar suas pedras e cristais com Reiki, bem como dicas sobre o que mais pode ser energizado através de sessões de Reiki. Confira.

Como programar as pedras e cristais com Reiki?

Uma vez que cada cristal possui uma energia específica e um único cristal pode ser utilizado para diversos propósitos, já que possuem muitos benefícios, é importante programá-los para utilizá-los corretamente.

Para programá-los com o Reiki, é essencial que você tenha em mente a energia que você quer atrair ou o propósito para utilizar as energias do cristal escolhido. Em seguida, você precisa abrir sua mente e seu coração para se sintonizar com o seu cristal. Para isso, encontre um local tranquilo em que não será perturbado e leve o cristal que deseja usar.

Em seguida, ponha suas mãos sobre o cristal, com as palmas viradas para baixo para que você envie energia para o cristal escolhido. Então, mantenha seus pensamentos alinhados com a energia que você quer trabalhar.

Se você quer, por exemplo, usar um quartzo rosa para despertar o amor-próprio, mentalize como pedir a palavra “amor-próprio”. Mantenha o foco por aproximadamente 1 minuto e você já poderá usufruir de suas energias.

O que mais pode ser energizado pela prática do Reiki?

Além dos cristais e pedras, a prática de Reiki pode ser realizada para energizar objetos e pessoas. Além disso, você pode energizar plantas, animais, ambientes e até mesmo os alimentos de suas refeições. Para energizar o que deseja, você pode realizar o procedimento padrão: mãos estendidas, com as palmas posicionadas sobre o que deseja energiza e suas palmas direcionadas para o foco da energização.

Medite por alguns minutos e visualize o fluxo de energia energizando o ser ou o objeto com o qual você está trabalhando. Lembre-se de estar sempre num estado de espírito adequado. Por isso, você pode utilizar músicas relaxantes e até incensos para facilitar o processo.

O Reiki com cristais tem o intuito de reconfigurar a vida e a saúde do paciente!

Mulher recebendo tratamento de Reiki.

Por ser uma terapia complementar e alternativa que une os princípios de duas técnicas milenares, o Reiki com Cristais é uma excelente escolha para melhorar e reconfigurar a vida pessoal do paciente, influenciando na sua saúde e, consequentemente, na sua qualidade de vida.

Com o restabelecimento do fluxo natural do seu Ki pessoal por meio dos cristais, o Reikistral trará uma sensação de relaxamento e bem-estar quase que instantaneamente já na primeira sessão.

Consequentemente, você sentirá uma melhora na sua condição física e emocional, especialmente considerando que suas habilidades naturais do seu corpo de se curar, ou seja, seu sistema imunológico, serão recuperadas e potencializadas.

Além disso, pacientes relatam outros efeitos decorrentes desta técnica, como uma sensação de leveza, resultante da limpeza energética e da retirada de bloqueios energéticos, essenciais para uma vida mais saudável e equilibrada.

Isso comprova que a combinação destas duas terapias complementares possui inúmeros benefícios e, portanto, devem ser praticadas quando se tem como objetivo uma melhora geral na vida. Desta maneira, você viverá melhor e terá mais condições de alcançar tudo aquilo que deseja.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Pontos de acupuntura para ansiedade: pontos de pressão, benefícios e mais!

Em diferentes partes do corpo, o estímulo da acupuntura permite que a energia vital flua pelo corpo, evitando problemas de saúde. Saiba mais sobre!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias