As propriedades mágicas da Artemísia: De onde vem, chás, banhos e mais!

As propriedades mágicas da Artemísia: De onde vem, chás, banhos e mais!

A Artemísia, erva sagrada para Ártemis, é uma erva conhecida por bruxas e curandeiros. Seus poderes despertam a vidência, atraem proteção e promovem a cura.


Considerações gerais sobre as propriedades mágicas da Artemísia

artemisia

A Artemísia é uma erva bastante popular na magia e em práticas de religiões neopagãs, como a Wicca. Originária da Europa, Ásia e porção norte da África, essa poderosa erva de sabor amargo está intimamente ligada à vidência, magia com sonhos e desenvolvimento das faculdades psíquicas.

Apesar de ser uma poderosa erva mágica empregada em rituais, seu uso não se restringe apenas a práticas espirituais. A Artemísia também tem sido empregada há milênios na medicina popular, além de ser usada como tempero em alguns locais da Ásia.

Neste artigo, apresentamos a magia e o poder medicinal desta poderosa erva. Além de descrever suas propriedades, damos dicas de como encontrá-la, como fazer feitiços utilizando a Artemísia, além de apresentarmos como incorporá-la em sua vida por meio de chás, banhos e compressas.

Pegue sua cesta de vime, pois vamos adentrar os segredos do bosque, despertando os saberes ancestrais dessa erva poderosa para colhê-la e nos beneficiarmos dela.

Informações gerais, propriedades medicinais e mágicas da Artemísia

artemisia

A Artemísia é uma das ervas essenciais para a vida de uma bruxa. Por isto, separamos nesta seção informações sobre suas propriedades medicinais e mágicas, para que você entenda suas energias curativas e ritualísticas. Confira.

De onde vem e informações gerais sobre Artemísia

Grande parte das informações sobre a Artemísia partem de tratados antigos, muitos dos quais foram escritos ainda na Antiguidade Clássica. A Artemísia era uma erva já cultivada no Antigo Egito e seu nome se origina na deusa Ártemis, deusa grega da Lua, devido ao fato dessa erva ser queimada em rituais em sua honra.

Muitos tratados medievais também contêm os segredos desta erva. A partir deles, é possível tanto entender o seu funcionamento na magia, quanto, principalmente, os seus efeitos medicinais em processos de cura.

As propriedades medicinais da Artemísia

O uso medicinal da Artemísia já era conhecido na Grécia Antiga. Hipócrates, considerada o pai da medicina, aplicava as propriedades curativas da Artemísia para tratar de casos de anemia, asma, cólicas menstruais, dor de estômago e reumatismo.

Outras propriedades medicinais da Artemísia incluem: tratamento da depressão, doença hepática, doenças da vesícula, dor muscular, espasmos intestinais, febre, infecção causada por vermes, perda de apetite, perda de memória, problemas de digestão, regulação do ciclo menstrual.

ATENÇÃO: a Artemísia não deve ser utilizada por gestantes ou pessoas com suspeitas de gravidez! Suas propriedades podem provocar aborto espontâneo. Lembre-se: o tratamento fitoterápico só deve ser utilizado com acompanhamento médico, pois a ingestão de chás, até mesmos naturais, pode ter consequências graves.

As propriedades mágicas da Artemísia

A Artemísia é uma planta feminina, regida pelo elemento Terra e pelo planeta Vênus. Suas propriedades mágicas estão relacionadas à proteção, cura, projeção astral, bem como aos poderes psíquicos e sonhos proféticos.

Ela tem sido utilizada para banir o mal, bastando para isso, fumigar o seu incenso dentro de casa ou até mesmo pendurar seus galhos no local que precisa de mais proteção.

Por estar associada aos poderes psíquicos, ela é comumente empregada em rituais para desenvolver a vidência ou provocar sonhos proféticos. Para sonhar com o futuro, deixe um ramo de Artemísia embaixo de sua cama.

Onde encontrar a Artemísia

Por ser uma erva introduzida no Brasil, a Artemísia dificilmente será encontrada nascendo naturalmente. Por isso, você deve procurá-la em casas de produtos naturais, lojas esotéricas, feiras livres, além de casas especializadas em ervas.

Se você tiver alguma amiga bruxa, provavelmente ela terá Artemísia plantada em sua casa, então você pode recorrer a ela.

Chá, banho, feitiço e amuletos simples com Artemísia

banho

A Artemísia pode ter seus poderes canalizados de diversas maneiras. Quer seja através de chás, banhos energéticos ou até mesmo feitiços e amuletos, descubra como utilizá-la e se beneficiar de sua magia, a seguir.

O chá de Artemísia

O chá de Artemísia é excelente para despertar a vidência e trabalhar as energias psíquicas. Além disso, ele tem excelentes propriedades medicinais, como descrito acima. Para preparar esse poderoso chá, você deve usar 1 colher de sopa de Artemísia para cada xícara de chá de água quente que você deseja preparar.

Beba-o aos poucos, para melhor aproveitar de suas propriedades energéticas. A Artemísia possui um gosto muito amargo e, embora muitas pessoas fiquem tentadas a adoçá-lo, seus poderes são mais eficazes sem a adição de qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

ATENÇÃO: o chá de Artemísia não deve ser tomado por pessoas grávidas ou em casos de suspeita de gravidez.

O banho de Artemísia

Você pode aproveitar os benefícios da Artemísia por meio deste banho. Para fazê-lo, você precisará de:

- 2 litros de água;
- 1 punhado de folhas de Artemísia seca.

Modo de fazer:

- Ponha a água para ferver;
- quando levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o punhado de Artemísia;
- tampe a panela e deixe em infusão por aproximadamente 13 minutos.
- Então, coe a erva, reservando-a, e transfira a infusão para um balde.

Se desejar, acrescente mais água até atingir uma temperatura agradável. Então, tome seu banho higiênico como de costume. Finalmente, após o banho, use a infusão para banhar o seu corpo do pescoço para baixo, pedindo por proteção. Descarte os restos da Artemísia no seu jardim.

Feitiço simples para energização e intuição

Para energizar seu corpo e despertar a sua intuição, você precisará de um punhado de Artemísia e uma vela roxa. Quando for a primeira noite de lua cheia, esfregue a sua vela roxa com folhas frescas de Artemísia.

Sobre a cera da vela, escreva seu nome. Então, acenda a vela. Enquanto a vela queima, olhe para a chama e pegue um pouco de Artemísia, deixando-a em suas mãos. Então, esfregue-as rapidamente, até a erva liberar o seu aroma. Inspire-o. Deixe a vela queimar até o fim.

Amuleto simples para ajudar a sonhar

Para ter sonhos mais vívidos e lembrar deles ao acordar, quando a lua estiver cheia, preencha um saco de tecido pequeno com Artemísia até formar uma espécie de trouxinha. Se preferir, você pode colocar dentro desse saquinho um pequeno cristal de quartzo, associado à mente e à percepção extrassensorial.

Então, deixe o saquinho embaixo do seu travesseiro durante toda a noite e durma sobre ele. Os sonhos virão para você. Não esqueça de anotá-los, pois eles trarão mensagens importantes.

Outras formas de utilizar a Artemísia

artemisia

Além de seus usos em feitiços, chá ou até mesmo banhos aromáticos, a Artemísia também é popularmente empregada de outras maneiras. Dentre elas, destacamos as 5 mais importantes: o unguento, a fricção, compressa, o cataplasma e o incenso. Aprenda seu uso e como fazê-los a seguir.

Unguento de Artemísia

O unguento é uma pomada de ervas. Feita de maneira artesanal a partir da mistura de ervas em gordura vegetal, ele deve ser aplicado para que os efeitos da Artemísia sejam sentidos de maneira tópica, ou seja, aplicada diretamente sobre a pele. Para fazê-lo, você irá precisar de:

- 3 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 colher de sopa de Artemísia fresca triturada.

Modo de preparo:

- Numa tigela, misture o óleo de coco com Artemísia, até formar uma espécie de pasta;
- em seguida, coloque-o em banho-maria para que a Artemísia libere seus óleos aromáticos no óleo de coco;
- quando o óleo mudar de cor, desligue o fogo e transfira para um vidro.

Se você mora numa cidade quente, deixe seu unguento na geladeira, tirando-o de lá antes de utilizar. Esfregue-o no seu corpo como uma pomada hidratante para se beneficiar de suas propriedades.

Fricção com Artemísia

Para fazer a fricção, você deve cortar a Artemísia fresca em pequenas partes. Então, basta esfregá-la no seu corpo, para que ela libere seu sumo sobre a pele. Se preferir, utilize uma bucha vegetal ou toalha úmida para facilitar o processo. Essa técnica de aplicação é ótima para aliviar dores reumáticas.

Compressa com Artemísia

Para preparar a compressa de Artemísia, é importante que você faça um chá muito concentrado com a erva. Para fazê-lo, utilize sempre a seguinte concentração:

- 2 colheres de folhas de Artemísia para cada xícara de água;
- então, esquente a água e, quando levantar fervura, acrescente a quantidade desejada de erva;
- tampe a panela e deixe em infusão até a água ficar morna.

Então, com o chá ainda morno, embebede um pano com ele e use-o para aplicar sobre o seu corpo. Essa técnica é excelente para aliviar cólicas.

Cataplasma com Artemísia

O cataplasma é a forma de aplicação com maior concentração dos óleos essenciais das plantas. Para fazê-lo, você pode usar uma das duas técnicas a seguir, a depender do estado da erva que você possui. Se possuir Artemísia fresca, você precisará:

- Ferver numa panela 1 xícara de água com meia xícara de ervas frescas picadas, por 3 minutos;
- passado o tempo, transfira a mistura concentrada para um pilão e amasse-a, até formar uma pasta;
- então, aplique na área desejada.

Se sua Artemísia estiver seca, é importante que você a reduza a pó com o auxílio de um moedor de ervas ou um pilão e almofariz. Em seguida, acrescente água morna, o suficiente para formar uma pasta. Então, use-a para aplicar sobre a pele.

Incenso de Artemísia

Para fazer o incenso natural de Artemísia, você precisará colher ramos dessa erva e deixá-los secar. Uma vez secos, amarre-os com algum cordão natural como o algodão, e acendo-a na chama de uma vela.

O seu aroma não é muito agradável para o olfato, mas acredite: é pior ainda para as energias negativas e os espíritos de baixa vibração. Por isso, esse incenso é muito poderoso para banimentos e limpezas astrais. Queime-o durante a lua minguante para esse propósito.

As quatro outras plantas essenciais de “A Bruxa Natural”

artemisia

A Artemísia é uma das 5 plantas essencial de acordo com o livro 'A Bruxa Natural', lançado no Brasil em 2021. Além dela, o alecrim, a menta, a sálvia e a lavanda estão entre as ervas mais populares entre as chamadas 'bruxas naturais', e apresentamos o porquê, a seguir. Além disso, apresentamos uma breve descrição sobre o livro 'A Bruxa Natural', tão amado no mundo todo.

A Bruxa Natural de Arin Murphy-Hiscock

A Bruxa Natural é um best-seller escrito por Arin Murphy-Hiscock, autora com mais de 20 anos de experiência com assuntos relacionados à fitoterapia e à magia. Publicado originalmente sob o título de ‘Green Witch’ (a Bruxa Verde), esse livro é um compêndio de receitas práticas que visa o despertar da magia por meio de técnicas como o herbalismo.

Com um belo acabamento gráfico, 'A Bruxa Natural' é um dos livros essenciais para a nova geração de bruxos. Nele, você encontrará dicas sobre o uso de ervas, óleos essenciais e diversas técnicas que visam o relaxamento e ao autoconhecimento.

O Alecrim

O alecrim é uma erva indispensável na horta e na cozinha mágica de qualquer bruxa. De origem mediterrânea, o alecrim possui como regentes o Sol e o elemento Fogo e, por isso, é considerado a erva da felicidade.

Ele é comumente queimado como incenso para trazer sabedoria, proteção, felicidade, afastando todo o mal e purificando pessoas e ambientes. Devido ao seu alto poder de proteção, o alecrim é comumente plantado para sugar e filtrar a negatividade, trazendo mais equilíbrio e harmonia.

Se chá é um diurético natural e é utilizado também para combater o estresse, regular a pressão arterial e até tratar de hemorroidas. É uma das ervas preferidas por estudantes, pois estimula a concentração. Portanto, tenha sempre um ramo de alecrim com você enquanto estuda.

A Sálvia

A sálvia é, sem dúvida, uma das ervas queridinhas de toda bruxa. Regida por Júpiter e pelo elemento Ar, a sálvia promove uma limpeza astral poderosa. Além disso, ela combate o mau-olhado e o azar, quebra feitiços e anula os efeitos da inveja, já que é uma excelente erva para a sua proteção.

Queime-a como incenso sempre que desejar limpar ambientes carregados. Por ser sagrada para os deuses Zeus e Júpiter, ela é mais poderosa quando utilizada às quintas-feiras.

Seu chá é utilizado para promover cura há milênios e suas propriedades são reconhecidas pela medicina atual como eficazes para aumentar a imunidade, tratar gripes e resfriados, além de possuir uma intensa função anti-inflamatória e antioxidante.

A Menta

A menta é uma erva regida por Mercúrio e pelo elemento Ar. Seus poderes estão ligados ao dinheiro, à proteção, à purificação e à cura. Se deseja atrair mais dinheiro para sua vida, experimente por algumas folhas de menta na sua carteira.

Além disso, quando queimada como incenso, a menta afasta espíritos negativos e traz mais proteção. O seu chá é excelente para combater indigestão e náuseas. Pessoas grávidas devem evitar tomar o chá de menta, pois ele pode atrapalhar o fluxo da menstruação e ter efeito abortivo.

A Lavanda

A lavanda é uma das ervas mais populares utilizadas na magia. Regida por Mercúrio e pelo elemento Ar, suas flores em tons azuis arroxeados acalmam a mente, trazendo paz, harmonia. Seu chá é excelente para combater o estresse, a insônia e a ansiedade, trazendo uma noite reconfortante de sono.

Na magia, a lavanda é queimada para honrar o sagrado feminino, na magia dos sonhos, na proteção e em rituais de amor. Você pode queimar incenso de lavanda no seu quarto, antes de dormir, para ter sonhos mais vívidos. Além disso, se desejar, atrair paz para a sua casa, a lavanda é a erva mais adequada.

Há alguma contraindicação da Artemísia e suas propriedades mágicas?

artemisia

Sim. Assim como o uso de qualquer erva ou medicamento, é preciso tomar cuidado com o uso da Artemísia, pois há contraindicações, tanto do seu uso mágico quanto do seu uso terapêutico.

Partindo do seu uso mágico, a Artemísia é conhecida por desenvolver os poderes psíquicos. Portanto, se você já possui uma sensibilidade aflorada para o sobrenatural, não é recomendado o seu uso, pois você estará mais suscetível ao contato com energias e entidades.

No caso do uso terapêutico, lembre-se que ela jamais deve ser ingerida ou usada topicamente por pessoas que apresentam hipersensibilidade à planta, especialmente porque ela possui tujona em sua composição.

Este composto químico, quando ingerido em altas concentrações, pode provocar problemas no sistema nervoso central e resultar em quadros como a vasodilatação, problemas nos rins e no fígado, além de causar convulsões.

Por isso, use essa erva com precaução, pois ela é muito poderosa. Ao apresentar qualquer mal-estar, entre em contato com um profissional de saúde adequado.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais búzios orações religiões energias