Simpatia da uva no Ano Novo: veja as principais para fazer no Réveillon!

Simpatia da uva no Ano Novo: veja as principais para fazer no Réveillon!

A simpatia da uva no réveillon realmente dá sorte? Confira tudo sobre essa simpatia e como fazê-la nesse artigo.


Você conhece a simpatia da uva para o ano novo?

Uvas roxas.

A uva é uma fruta deliciosa, está presente no dia a dia das pessoas, e principalmente no ano novo ela é um alimento muito procurado por diversas famílias brasileiras justamente pela crendice popular de que consumi-la durante as festa de réveillon chamará a riqueza e prosperidade para o ano seguinte.

As simpatias são variadas e vão desde a famosa simpatia das 12 uvas, até o uso de vinho como um banho detox para retirar as impurezas como energias e karmas ruins do corpo e se preparar para o ano seguinte com muita positividade e alto astral.

Nesse artigo abordaremos sobre a simpatia da uva para o fim de ano, e tudo sobre como realizar esses tipos de rituais.

Entendendo mais sobre a simpatia da uva

Uvas no galho.

A simpatia das uvas é muito popular nas noites de réveillon, estando presente quase sempre em todas as mesas dos brasileiros. Além disso, é uma fruta muito saborosa e cheia de vitaminas e nutrientes. Nos tópicos a seguir falaremos mais sobre essa fruta e sua origem e utilizações em diversas mandingas.

Origem e história

A superstição de comer uvas nas festas de ano novo tem sua origem em Portugal. Lá é comum comer a quantidade de frutas correspondente ao seu número da sorte. Dizem que comer frutas na virada do ano atrai a prosperidade e muita fartura.

Na Espanha existe a simpatia de comer doze uvas ingerindo-as a cada badalada do relógio enquanto se faz um pedido diferente. Porém, entre uma badalada e outra não dá tempo de engolir as frutas, fazendo com que a pessoa fique com a boca cheia de uvas e correndo o risco de engasgar.

Isso acabava desencadeando uma disputa de quem era o "mais macho” do lugar, aquele que não engasgasse enquanto ingeria as frutas. Outros países como os Estados Unidos, e Filipinas também adotaram esse costume nas festas de ano novo.

Aqui no Brasil essa simpatia foi adaptada para comer doze uvas sendo cada uma delas ao comer seja correspondente a cada uma das badaladas dada pelo relógio antes de dar meia noite. Algumas pessoas costumam fazer um pedido a cada uma dessas uvas comidas.

Para que serve?

A simpatia da uva possui diversas finalidades, a mais popular e desejada é a de obter fartura e muita riqueza pelo ano que se aproxima. Há outras simpatias em que se come a fruta e se faz um pedido a cada uma delas. A fruta também é capaz de chamar a sorte e a prosperidade para quem a ingere.

Benefícios da uva

As uvas roxas possuem flavonoides, taninos e antocianinas, responsáveis por impedir doenças cardiovasculares. Também são cheias de fibras o que faz melhorar o funcionamento do intestino e ácido fólico o que previne a anemia.

Já as uvas verdes são ricas em ferro e potássio o que fazem melhorar a circulação e aumentar a oxigenação das células. Possuem catequinas e a vitamina C que são antioxidantes combatentes do câncer, controlam a glicemia graças à vitamina B1 e também por conter menos açúcar.

E por fim ajudam a manter nossos ossos saudáveis através das vitaminas K e B1 que mantém a fixação do cálcio em nossa massa óssea.

Ingredientes usados em conjunto

Nas simpatias há diversos ingredientes que podem ser utilizados junto das uvas, como por exemplo colocar as sementes das uvas em um saquinho ou um pano e guardar na carteira. Também podem ser utilizados ramos de videira juntamente com a simpatia da uva que você está fazendo. Há simpatias em que se usa as uvas na forma de vinho, ou até mesmo as folhas da uva ou da videira.

Dicas para potencializar os efeitos da simpatia

Materialize bem o seu pedido, seja claro naquilo que você deseja, e não pense de maneira pessimista ou negativa. Quanto mais energias e vibrações positivas, mais a sua simpatia dará efeito e se concretizará muito em breve.

Cuidados com o procedimento da simpatia

Seja discreto ao fazer a simpatia, não saia falando pelos quatro cantos o que pediu ou o que deseja. Ao guardar as sementes em um saquinho, seja dentro da carteira ou em sua bolsa, esteja ciente de que ele não fique exposto aos olhos de outras pessoas. Há algumas simpatias que você precisa realizar em um lugar longe dos olhares de outros, portanto verifique se há pessoas por perto antes de fazê-la.

Simpatia das 12 uvas para o ano novo

Cacho de uvas.

A simpatia das 12 uvas é uma das mais tradicionais durante o ano novo. Não apenas no Brasil, mas em outros países como na Europa essa simpatia é bastante popular. Ela se originou no início do século XX entre a burguesia espanhola que durante essa época já consumia uvas e champanhe durante a virada do ano.

A segunda teoria para a origem dessa superstição que é esse costume começou a se tornar comum pelas pessoas que iam até a Porta do Sol, um famoso cartão postal de Madrid, para se ouvir as badaladas da meia noite no réveillon. E enquanto apreciavam a virada do ano eles comiam uvas para debochar da alta sociedade.

Outra teoria para a origem desse hábito é que em meados de 1909 as vinícolas espanholas produziam números exorbitantes de uvas, para não haver prejuízo passaram a estimular o consumo dessas frutas. Abaixo confira a seguir como realizar essa simpatia e seus ingredientes.

Indicações e ingredientes

Essa simpatia é indicada para aqueles que querem fazer seus pedidos perante o próximo ano que segue. São necessárias apenas 12 uvas e um pedaço de papel para realizar essa simpatia.

Como fazer

Se aproximando das 12h para dar largada à virada do ano, coma 12 uvas e a cada uma delas mentalize bem os seus pedidos para o ano que segue. De acordo com essa superstição cada um desses desejos se realizará em cada um dos meses do ano.

Após comer as uvas guarde suas sementes e guarde-as em um pedaço de papel e em seguida coloque o embrulho em sua carteira ou em um local seguro longe dos olhares de outras pessoas.

Há outra versão dessa simpatia que é ao sino dar as 12 badaladas você deve comer cada uma das uvas no ritmo de cada badalada. Cada uva representará um mês e seu sabor será referente a como esse mês será. Por exemplo, a primeira uva é doce e será referente a janeiro.

Simpatia com folha de uva dentro da carteira para o ano novo

Uvas de diferentes cores.

Essa simpatia deve ser feita durante a virada do ano e consiste em trazer sorte financeira seja no trabalho ou nos negócios no ano seguinte. A seguir falaremos mais sobre esse tipo de simpatia e como se fazê-la.

Indicações e ingredientes

Se você deseja um aumento no salário, um ganho extra ou mesmo um trabalho com melhores condições salariais, tente a sorte nessa simpatia. Os ingredientes necessários serão uma folha de uva e a sua carteira para colocá-la dentro.

Como fazer

Assim que se aproximar da virada do ano pegue a folha de uva e a coloque dentro da carteira de modo que ela não fique visível para outras pessoas. Deixe essa folha dentro durante o ano inteiro e só repita novamente esse ritual no próximo ano.

Simpatia com ramo de videira para o ano novo

Uvas no galho.

O ramo de videira é utilizado no ano novo para atrair a prosperidade. Seu uso é feito após tomar um banho de sal grosso que irá desintoxicar e retirar as energias negativas para o ano seguinte. Confira a seguir tudo sobre essa simpatia e como realizá-la.

Indicações e ingredientes

Se você deseja retirar as impurezas e energias negativas para se preparar com o pé direito no ano seguinte e ainda de quebra chamar muita fartura para você e sua família, essa simpatia é uma boa pedida.

Você precisará dos seguintes ingredientes: cinco colheres de sal grosso, duas colheres de alecrim e um ramo de videira.

Como fazer

Misture bem as cinco colheres de sal grosso com duas colheres de alecrim e quando for tomar banho atire a mistura sobre todo seu corpo, enquanto materializa pensamentos positivos e desejos que você possui para o ano que vem. Deixe a água enxaguar a mistura de maneira tranquila.

Finalize hidratando sua pele com o creme de preferência aplicando de baixo para cima, e coloque o ramo de videira atrás da orelha.

Banho de vinho para o ano novo

Uvas no galho.

No lugar do banho de sal grosso há quem utiliza o vinho para se fazer um banho detox e além de ser super chique de quebra conseguirá atrair muita boa sorte e bons fluídos no ano seguinte. Nesse tópico falaremos mais sobre essa simpatia e como realizá-la.

Indicações e ingredientes

Se você deseja se livrar das energias negativas e se encher de muito alto astral e desejar muita riqueza e sorte no próximo ano acompanhado de um bom vinho, essa é a simpatia ideal para você. Você somente precisará de uma garrafa de vinho da sua preferência, e dois ramos de videira.

Como fazer

Abra a garrafa de vinho e deixe-a respirando um pouco, enquanto ela abençoa o ambiente com boas energias para o ano seguinte. Pegue a garrafa e vá até o banheiro, e jogue a bebida do pescoço para baixo. Terminando o banho pegue o ramo de videira e coloque-o atrás da orelha, enquanto o outro ramo você poderá colocar dentro da carteira para atrair muita sorte e prosperidade.

Outras simpatias incríveis para fazer no réveillon

Cidade com fogos.

No cenário do ano novo o brasileiro possui diversas simpatias diferentes para se fazer durante a virada e garantir aquela fezinha para o ano inteiro. Vale desde comer lentilha e romã, pular as sete ondas na praia, usar roupas de determinadas cores para obter amor ou dinheiro no ano que vem. A seguir falaremos mais detalhadamente sobre cada uma dessas simpatias e como realizá-las.

Simpatia com romã

A simpatia com a romã é bastante utilizada para atrair dinheiro e prosperidade no ano novo, além de representar a fertilidade. Por sua polpa ser cor de rosa, muitos acreditam que consumi-la irá atrair o amor e quem sabe um próspero relacionamento.

Ela pode ser realizada tanto na virada do ano quanto no dia 6 de janeiro, o famoso Dia de Reis, na qual os três reis magos Gaspar, Belchior e Baltazar chegaram ao presépio onde se encontrava o menino Jesus. Essa tradição é bem antiga, vem desde os árabes, e varia de região para região, em Portugal por exemplo deve se comer nove caroços de romã e guardar três deles na carteira para se obter sorte.

Já aqui no Brasil essa simpatia consiste em chupar três sementes da fruta enquanto mentaliza seus desejos para o próximo ano. Em seguida, embrulhe as sementes da romã em um papel ou pano e guarde-o dentro da sua carteira ou bolsa durante o ano todo. Você será abençoado com muita sorte e fartura o ano todo.

Simpatia com frutas cristalizadas

Existe a tradição de consumir frutas cristalizadas durante o réveillon, não importa se é figo, mamão, abacaxi ou então na forma de um panetone repleto de frutas cristalizadas. Por representarem a fartura e a boa sorte, elas sempre se encontram em todas as mesas de festas de ano novo.

Acredita-se que consumi-las durante a véspera de ano novo fará com que o dinheiro nunca falte no bolso durante o ano todo.

Simpatia com lentilha

Outro prato bem popular nas noites de réveillon é a lentilha. A leguminosa por ser redondinha semelhante a uma moeda é consumida em muitos países por ser a responsável por atrair dinheiro, fortuna e boa sorte.

Há muito tempo atrás a lentilha era somente consumida pelas pessoas mais ricas por ser muito cara no mercado. Para as pessoas mais humildes consumir esses grãos era um sinal de fartura e abundância, portanto era consumido somente em dias especiais.

Pode ser no arroz ou na salada a lentilha é muito bem vida, sem contar dos nutrientes e vitaminas que são benéficos para nossa saúde.

Simpatia das 7 ondas

A simpatia das sete ondas tem suas origens na Umbanda, servindo para homenagear Iemanjá, a orixá das águas, na qual você deverá pular as sete ondas do mar recebendo purificação e enquanto isso você pode realizar seus pedidos relacionados à orixá.

A versão de ano novo dessa simpatia não é muito diferente, pois consiste em você dar seus pulinhos em sete ondas do mar enquanto faz seus pedidos que podem ser direcionados tanto com dinheiro, saúde, amor etc.

Simpatia do dinheiro no sapato

Essa simpatia vem dos orientais, já que eles acreditam que as energias cósmicas entram pelo nosso corpo por meio dos pés. Sendo assim colocam-se notas de dinheiro dentro dos sapatos para chamar pela riqueza e prosperidade durante o ano que vem.

Outra versão dessa simpatia é que se separam duas notas, uma de maior valor e a outra de menor valor, na qual a maior é colocada dentro do bolso direito da roupa que for utilizar, enquanto a outra nota é colocada dentro do calçado. Caso a roupa que esteja usando não tenha bolsos, pode colocar cada nota em um dos sapatos que for usar.

Simpatia das cores das roupas

No mundo todo a simpatia das cores de roupas no ano novo tem sido bastante presente. Não apenas consiste em mudar e renovar o figurino para o ano que vem, mas também em utilizar a roupa íntima de uma cor específica de acordo com aquilo que deseja. As cores podem variar desde o branco para a paz e harmonia quanto para o vermelho à paixão e o amarelo para o dinheiro.

A cor branca é utilizada por aqueles que desejam paz, positividade e retirar as energias negativas e começar com o pé direito no ano novo. Porém o costume de se vestir de branco vai um pouco mais além. O branco era utilizado para se fazer uma homenagem ao orixá Oxalá, mas com o tempo passou a representar o desejo de paz para o ano seguinte.

O amarelo está ligado ao dinheiro, riqueza e prosperidade. Essa cor também está ligada à intuição e ao poder de decisão. A cor rosa revela o amor, e a pureza. Se você deseja encontrar a metade da sua laranja, essa cor é uma boa pedida para os solteiros.

O vermelho inspira a paixão, o fogo e a intensa energia e motivação. Se você deseja começar o ano novo com muita paixão e emoção, essa cor é uma boa opção. O azul é a cor da tranquilidade e harmonia. Também é capaz de atrair a saúde e a segurança.

O verde representa a esperança e a harmonia. É a cor ideal para renovar e atrair energias e vibrações positivas. A cor laranja representa o sucesso financeiro e conquistas profissionais e pessoais. Se você deseja se casar ou conseguir aquela subida de posição na sua carreira, invista em roupas laranjas. Por fim, a cor violeta traz inspiração, imaginação, e também aumenta a sua autoestima.

A simpatia da uva pode atrair sorte no ano que virá!

Plantações de uva.

Não importa qual tipo de simpatia da uva ou para qual finalidade você deseja fazer, lembre-se de fazê-la com muitos pensamentos e vibrações positivas, afinal não adianta em nada adentrar em alguma dessas superstições e não ter fé de que elas irão ocorrer bem.

Aproveite bem as festas de fim de ano com quem você ama, seja com sua família ou amigos e faça aquela fezinha pelo ano que vem. Mas não dependa apenas da fé e milagres para que seus desejos se concretizem. Faça as coisas por merecer, portanto se empenhe e se esforce pelos seus desejos e sonhos.

Trabalhe, se dedique muito naquilo que faz, que muito em breve você será recompensado por todo o esforço que fez.

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


simpatias

Artigos relacionados


Simpatias para conquistar um homem impossível: com louro, vela branca e mais!

Simpatias para conquistar um homem impossível: com louro, vela branca e mais!

Existem várias simpatias que podem ajudar na conquista de um amor impossível e são feitas com materiais simples. Descubra todas no nosso artigo!


Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

Simpatia da lua cheia: para o amor, ganhar dinheiro, proteção e mais!

A lua cheia é um poderoso momento para praticar magias, já que a energia do satélite da terra chega ao seu ápice. Aprenda aqui a utilizá-la a seu favor!


Simpatia da menstruação: para amarrar homem, para o ex voltar e mais!

Simpatia da menstruação: para amarrar homem, para o ex voltar e mais!

As simpatias feitas com o sangue menstrual são poderosíssimas e com certeza vão te ajudar a alcançar seus objetivos rapidamente. Confira tudo no artigo!


Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Simpatia de Santo Antônio: para namorar, conquistar paixão e mais!

Você sabia que há muitas formas de pedir ajuda ao santo casamenteiro? Nesse artigo, conheça simpatias de Santo Antônio para potencializar o amor na sua vida!


10 simpatias com arroz para dinheiro, amor e prosperidade: Aprenda!

10 simpatias com arroz para dinheiro, amor e prosperidade: Aprenda!

Está em busca de algo que envolva dinheiro, amor e muito mais? Confira, neste artigo, as 10 potentes simpatias com arroz para alcançar esses objetivos!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.