Signo Capricórnio: data, combinações no amor, personalidade e mais!

Signo Capricórnio: data, combinações no amor, personalidade e mais!

O signo de Capricórnio é conhecido pela determinação e ambição. Descubra todos os mistérios ocultos por Capricórnio aqui!


Índice

Signo de Capricórnio: entenda!

Símbolo do signo de Capricórnio.

O signo de capricórnio é o último representante do elemento terra no zodíaco, mas isso não interfere na sua conexão com as características dos integrantes deste grupo astrológico. Pelo contrário, os “capricornianjos” possuem todos os traços de signos de terra bem marcados e são os mais materialistas do zodíaco.

Capricórnio é associado também à carta de Tarô “O Diabo”, pois tem em suas características a ambição, que pode se tornar desmedida, e a habilidade com as questões materiais, que podem ir do dinheiro ao sexo. O seu planeta regente é Saturno, que se expressa na constante autocobrança e no comprometimento dos capricornianos.

Aspectos do Signo de Capricórnio na astrologia

Símbolo do signo de Capricórnio.

Capricórnio é conhecido como o signo mais comprometido da astrologia. Trabalhador, responsável e ambicioso, o capricorniano não se abate frente às dificuldades que se apresentam. Descubra todos os detalhes deste signo aqui:

Data do signo de Capricórnio

São chamados de capricornianos os nascidos no período que inicia em 22 de dezembro e termina em 20 de janeiro. No hemisfério norte, esse período representa a estação invernal. Por esse motivo é possível enxergar algumas características do signo (planejamento e economia) como um reflexo do comportamento natural nesta época do ano.

Dentre os nascidos sob o signo de capricórnio existem 3 divisões, relativas ao período, que recebem o nome de decanatos. No primeiro decanato estão as pessoas que nasceram de 22 de dezembro a 31 de dezembro, já no segundo estão as pessoas nascidas de 1° de janeiro a 10 de janeiro, e o terceiro decanato abrange quem nasceu de 11 de janeiro a 20 de janeiro.

Capricórnio na astrologia

Capricórnio é o signo que representa a austeridade e a disciplina necessárias para alcançar os objetivos. No entanto, a ideia de rigidez não passa da superfície, pois os capricornianos tendem a demonstrar afeto e a serem comprometidos em suas relações afetivas, assim como na área profissional.

Para os capricornianos, a busca pela excelência é uma característica que norteia todas as atividades com que se comprometem. Também podem ser ótimos líderes, por possuírem grande poder de organização e disciplina.

Capricórnio e o planeta Saturno

Saturno é, na mitologia grega, o planeta que representa o titã Cronos - responsável pela passagem do tempo. Essa relação pode ser interpretada nas características que Saturno tem para a astrologia. O astro estimula o alcance de potenciais e marca a passagem de tempo.

O retorno de Saturno acontece por volta dos 30 anos e marca uma fase de revisão de metas e autocobranças. Os regidos por este planeta possuem grande perseverança e ambição. Assim, buscam sempre superar a si mesmos e alcançar todos os objetivos, mas também podem ser excessivamente rigorosos e até inflexíveis.

Capricórnio e o elemento terra

Os signos do elemento terra têm como suas características a capacidade de desenvolver projetos, a determinação, a praticidade, a necessidade de estabilidade e o conservadorismo. Para Capricórnio, as características que se destacam estão ligadas principalmente à busca por sucesso e conservadorismo.

Capricórnio também podem sentir dificuldade de se conectar com as emoções ou expressá-las, pois prefere focar no lado objetivo da vida. A conexão com os aspectos materiais da existência, que pode ser refletida em ganância, avareza ou acúmulo de bens materiais, é outra característica majoritariamente terrestre presente no signo.

O animal cabrito e a simbologia do signo de Capricórnio

Capricórnio é representado por um híbrido de cabra montanhesa e peixe. A análise do simbolismo se traduz no comportamento dos capricornianos, que possuem em sua natureza o desejo de alcançar os mais altos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Como cabras montanhesas, os capricornianos possuem firmeza para se manter na escalada.

A outra metade do híbrido que representa este signo é uma cauda de peixe, que se relaciona com a sombra de Capricórnio. Na sombra residem as questões de maior dificuldade, que neste caso é habilidade de se conectar com as emoções e expressá-las, podendo também se relacionar com a intuição.

Constelação de Capricórnio

De acordo com a mitologia grega, o híbrido representa o deus Pã. Segundo o mito, Pã transformou a metade inferior de seu corpo em peixe para nadar e escapar da fúria do monstro Tifão, Zeus achou admirável a astúcia do Deus e o enviou para as constelações, criando assim a constelação astrológica que representa o signo de Capricórnio

Então, Capricornus se tornou o nome original desta constelação, que se localiza entre Sagitarius e Piscis. Sua representação para a astrologia se traduz no símbolo do animal híbrido de cabra montanhesa e peixe.

Características do signo de Capricórnio

Símbolo do signo de Capricórnio.

Na astrologia, todos os signos são apresentados com diversas características que se refletem no comportamento do indivíduo. Dentre essas características estão a luz e a sombra, que se referem aos aspectos positivos e negativos. Conheça as características do signo de Capricórnio aqui:

Traços positivos

Capricórnio é conhecido como o trabalhador do zodíaco. Essa fama se atribui à habilidade de perseverança para a obtenção de sucesso e à capacidade de determinar prioridades. Apesar de ser associada à área profissional da vida, a dedicação presente nos capricornianos se reflete também em outras áreas, como a dos relacionamentos.

Um dos traços positivos mais marcantes é a lealdade, que pode estar presente nas amizades, nos relacionamentos amorosos e nas sociedades que os capricornianos podem fazer. Outra qualidade de Capricórnio é a elegância, que pode transparecer na educação ou na escolha do estilo clássico, capricornianos não admitem passar a imagem de desleixo.

Traços negativos

Apesar de possuir muitas qualidades, o signo de Capricórnio também detém alguns defeitos que precisam ser reconhecidos para serem trabalhados. Desta forma, pode ser importante para os capricornianos observar a avareza, a ambição desmedida, a frieza emocional e o pessimismo.

Algumas características consideradas qualidades também possuem potencial para se tornar defeitos, como é o caso da objetividade. Capricórnio tem uma forma muito objetiva para encarar as situações, sem sutileza, mas essa característica pode gerar grande insensibilidade. Outro traço negativo é a necessidade de impor suas perspectivas para terceiros.

Signo de Capricórnio nas áreas da vida

Símbolo do signo de Capricórnio.

Em cada setor, os signos se expressam de maneiras diferentes. Descobrir o próprio funcionamento é a chave para trabalhar as fraquezas do signo. Entenda aqui como o signo de Capricórnio de expressa nas diferentes áreas da vida:

Signo de Capricórnio no amor

À primeira vista, Capricórnio é um signo difícil de se conquistar, no entanto, seu temperamento seguro e leal nos relacionamentos vale o esforço. Pessoas que necessitam de demonstrações de amor grandiosas podem se decepcionar, pois os capricornianos não fazem o tipo romântico extravagante. Eles expressam o amor nas pequenas ações, principalmente impulsionando seus parceiros.

No aspecto sexual, o signo se apresenta com bastante intensidade. Por ser, dos signos de Terra, o mais ligado às questões materiais, Capricórnio faz questão de desfrutar dos prazeres físicos.

Signo de Capricórnio no trabalho

Os capricornianos são conhecidos por sua habilidade no campo profissional, resultado das características presentes neste signo, são elas: comprometimento, ambição, perseverança, ausência de sensibilidade emocional e organização. Nesse sentido, o signo de Capricórnio é ótimo para cargos de chefia ou setores em que seja necessária a competência logística e obstinação.

Entretanto, trabalhos que exigem criatividade ou sensibilidade emocional podem ser uma má ideia para os nativos de Capricórnios, pois suas habilidades se destacam no campo prático, e a capacidade de lidar com questões mais subjetivas ou abstratas não é o forte deste signo. Também é importante para os capricornianos a possibilidade de ascensão na carreira.

Signo de Capricórnio na família

O apreço pelas tradições, presente na personalidade de Capricórnio, se reflete no seu comportamento em família. O signo de Capricórnio na família representa aquele integrante que dá valor às reuniões e festividades tradicionais, como natal, páscoa ou aniversários. Apesar de não ter perfil festeiro, o capricorniano valoriza a manutenção das tradições familiares e contribui para que elas aconteçam.

Como pais, os capricornianos tendem a ser muito comprometidos e responsáveis, mesmo que pareçam ser duros às vezes. Em outras palavras, a demonstração de afeto para com os filhos dos capricornianos vem do comprometimento com a formação moral deles e da criação de um referencial a ser seguido.

Signo de Capricórnio no mapa astral

Mapa astral.

Antes de mais nada, é importante entender que as características deste signo não são refletidas somente em quem o tem como signo solar. Dessa forma, a energia capricorniana deve ser observada junto ao seu posicionamento no mapa astral natal. Aprenda a interpretar o signo de Capricórnio no mapa astral:

Sol em Capricórnio

São chamados de capricornianos os indivíduos que possuem o Sol em Capricórnio. Isto é, no momento em que nasceram, o sol estava passando pelo signo. Com isso, as características dele foram expressas na personalidade dessas pessoas. Os capricornianos tendem a ser autoritários, responsáveis e rígidos, mas também são leais e racionais.

Só para ilustrar, quem possui Capricórnio como signo solar provavelmente é uma pessoa que ocupa um cargo de chefia, senão, costuma distribuir ordens ou tarefas para todos ao redor. Além disso, também pode ser uma pessoa ambiciosa, que só consegue descansar depois de ter alcançado todas as metas estabelecidas por ela.

Ascendente em Capricórnio

Primeiramente, é importante entender o significado do Ascendente: ele representa a forma que uma pessoa é vista pelo mundo. Quem possui Ascendente em Capricórnio é vista como uma pessoa séria, até mal humorada, pois os capricornianos não fazem questão de perder tempo com piadas ou socialização.

No entanto, a partir do momento que os capricornianos se abrem, podem estabelecer grandes amizades, graças ao seu comprometimento e a sua lealdade. A primeira vista, quem possui Ascendente em Capricórnio também pode passar uma imagem que transmite autoridade e confiança, seja no âmbito profissional ou pessoal, tendendo a ser visto como líder.

Lua em Capricórnio

A Lua é o setor do mapa astral que rege as emoções e a forma que sentimos o mundo. Ter Lua em Capricórnio indica uma pessoa que possui dificuldade de expressar as emoções e até mesmo de entrar em contato com as próprias. Nesse caso, o perfil emocional é mais prático e objetivo, evitando dramas.

A nutrição emocional de quem possui essa Lua vem do reconhecimento e do cumprimento das tarefas. Em contraste com essa atmosfera objetiva, o mesmo pode ser bastante suscetível a mágoas e até se sentir desprezado caso não tenha o reconhecimento desejado. Essa Lua indica também a necessidade de estabilidade para a construção da segurança emocional.

Casa astrológica 10: a casa regida por Capricórnio

A Casa 10, conhecida também como Meio do Céu, trata das questões relativas à responsabilidade, como carreira e realização da vocação pessoal, além da busca pelo reconhecimento. Regida por Capricórnio, a Casa pode indicar como a pessoa lida com as questões ligadas à responsabilidade e disciplina.

Para interpretar a Casa 10 adequadamente, é necessário observar no mapa astral qual signo está localizado nela, desse modo, é possível entender quais energias regem esse setor da vida. O Meio do Céu, regido por Capricórnio, também recebe a influência de seu astro: Saturno, o senhor do tempo, das cobranças e responsabilidades.

Signo de Capricórnio e os decanatos

Símbolo do signo de Capricórnio.

Inegavelmente, Capricórnio é um dos signos mais marcantes do zodíaco. Mas as suas características se apresentam em diferentes formas e intensidades nos indivíduos, dependendo do decanato de nascimento. Entenda tudo sobre o signo de Capricórnio e os decanatos aqui:

Primeiro decanato de Capricórnio — 22/12 a 31/12

Acima de tudo, o nativo do primeiro decanato de Capricórnio valoriza o lado material da vida. Tende a ser muito exigente e ambicioso, o que se deve ao seu planeta regente: Saturno. Dessa maneira, quem nasce no primeiro decanato de Capricórnio se destaca na carreira e pode ocupar papéis de liderança com habilidade natural.

O planeta das exigências, Saturno, também pode influenciar de forma negativa este grupo astrológico, criando uma cautela excessiva, gerada pelo medo da perda. Em contrapartida, a influência de Saturno pode ser bem aproveitada se canalizada para a produtividade na carreira e o desenvolvimento pessoal, tomando cuidado com cobranças excessivas.

Segundo decanato de Capricórnio — 01/01 a 10/01

Em segundo lugar, vêm os capricornianos regidos por Vênus. O planeta do amor ganha espaço aqui e se reflete na habilidade de dedicação ao próximo que as pessoas nascidas no segundo decanato de Capricórnio possuem. De fato, esse é o grupo de capricornianos mais amorosos do zodíaco, mesmo que esse sentimento não seja demonstrado abertamente.

Os nascidos no período de 01/01 a 10/01 também se destacam por sua ambição. Esta característica conhecidamente capricorniana, se sobressai devido a regência de Vênus, o planeta que, além do amor, também está relacionado ao dinheiro. Por esse motivo, os nativos do segundo decanato de Capricórnio possuem aptidão nata para as finanças.

Terceiro decanato de Capricórnio — 11/01 a 20/01

Já os capricornianos que nasceram no terceiro decanato, possuem como suas características de destaque a habilidade de organização, que possibilita a essas pessoas cumprir mais de uma tarefa simultaneamente de forma eficiente. No entanto, o afinco na organização pode gerar indivíduos excessivamente autocríticos.

A autocrítica é a principal questão a ser trabalhada por quem pertence ao terceiro decanato de Capricórnio. Caso seja desmedida, esta característica pode ser prejudicial e criar indivíduos pessimistas ou críticos de comportamentos alheios. Por outro lado, o planeta regente deste decanato, Mercúrio, favorece as habilidades sociais e o interesse por estudos ou viagens desse grupo de capricornianos.

Capricórnio e a combinação com outros signos

Símbolos dos signos do Zodíaco.

Para a astrologia, alguns signos possuem uma facilidade maior na interação entre si, assim como, outros possuem grandes desafios a serem enfrentados. Entenda tudo sobre Capricórnio e a combinação com outros signos aqui:

Signo de Capricórnio e Áries

Essa combinação tende a ser conflituosa. Isso acontece porque ambos os signos possuem o perfil dominante, Capricórnio é autoritário e Áries não aceita receber ordens. Em um relacionamento amoroso esse conflito pode gerar inúmeras discussões que buscam inconscientemente determinar quem manda, de fato, na relação.

A união entre o signo de Capricórnio e Áries pode prosperar caso ambos estejam dispostos a ceder, tanto nos ânimos teimosos quanto na necessidade de poder.

Em contrapartida, uma combinação destes signos nos negócios pode ser muito proveitosa. Ambos esbanjam determinação e Capricórnio traz a cautela que falta aos impulsivos arianos, do mesmo modo, Áries tem a confiança que pode faltar aos capricornianos.

Signo de Capricórnio e Touro

Os signos pertencentes ao mesmo elemento tendem a possuir afinidades comportamentais. No caso de Capricórnio e Touro não é diferente. Ambos possuem apreço pelo conforto, pela estabilidade e pelas tradições, além de serem muito ligados aos aspectos materiais da vida. Entretanto, a teimosia, que é comum aos dois signos, pode se tornar um fator muito complicado na relação.

Enquanto Touro se sente intrigado pela atmosfera misteriosa de Capricórnio, os caprinos são atraídos pelo charme comum aos taurinos, signo regido por Vênus. Uma vez que a relação é estabelecida entre os dois e ambos conseguiram criar um vínculo de confiança, nada pode separá-los. Ambos buscam a “sorte de um amor tranquilo”.

Signo de Capricórnio e Gêmeos

Terra e ar, esses elementos tão distintos estão presentes nesta combinação astrológica inusitada. O ditado “os opostos se atraem” não se aplica ao signo de Capricórnio e Gêmeos.

De fato, as características rígidas e racionais de Capricórnio poderiam levar um pouco de ordem ao caos criativo de Gêmeos, mas na prática, ambos teriam que ceder e estar dispostos a enxergar a vida sob uma perspectiva diferente.

Enquanto Capricórnio busca uma relação estável tranquila e até entediante, Gêmeos anseia por novidades constantes e carrega emoções volúveis, o que pode tirar o capricorniano do sério. Nem mesmo no quesito sexual os dois podem se entender, pois Capricórnio é conservador e vigoroso, enquanto Gêmeos busca emoções.

Signo de Capricórnio e Câncer

Um amor de outras vidas. Tanto Capricórnio quanto Câncer possuem como referência romântica casais de gerações anteriores ou mesmo do passado, e essa conexão pode ser o ponto de encontro de ambos. Na sombra de Capricórnio reside Câncer, mostrando todo o universo emocional que é o grande desafio a ser encarado pela natureza bruta capricorniana.

Caso Capricórnio esteja disposto a encarar as próprias sombras e se abrir para lidar com as emoções, essa união tende a ser muito proveitosa para ambos. Além disso, a necessidade de criação de confiança numa relação, os valores ligados à família e o apreço por visões mais tradicionais sobre a vida podem ser outros fatores que favorecem a conexão entre eles.

Signo de Capricórnio e Leão

Capricórnio e Leão representam duas personalidades fortes e assertivas. Caso essas características estejam sob controle, pode surgir um relacionamento interessante. No entanto, é difícil garantir que ambos consigam fazer as concessões necessárias durante toda a duração da relação, seja ela amorosa ou mesmo de amizade.

No âmbito do amor, Leão exige um pouco mais de entrega do que Capricórnio pode estar disposto a oferecer. Esse desequilíbrio pode gerar perda de interesse por parte dos intensos leoninos. Da mesma forma, Capricórnio busca uma vida mais controlada e equilibrada, o que pode ser desestimulante para Leão. Contudo, caso estejam, de fato, dispostos a prosseguir juntos, os dois podem encontrar no outro o que falta em si.

Signo de Capricórnio e Virgem

Capricórnio e Virgem pertencem ao mesmo elemento, a terra. Com isso, muitas características presentes em ambos parecem se encaixar perfeitamente, são elas: a busca por estabilidade, o comprometimento nas relações e a lealdade. Construindo uma relação sobre esses alicerces, poucas coisas poderão abalar as estruturas.

Porém, Virgem, como Capricórnio, possui a necessidade de racionalização e de ordem em diversos setores da vida. No caso de um relacionamento amoroso, isto pode se tornar uma questão. A dificuldade de estabelecer uma conexão emocional pode ser o único empecilho nesta relação, que tem tudo para dar certo.

Signo de Capricórnio e Libra

Enquanto Libra é um signo de ar, comprometido com as relações externas, Capricórnio pertence ao elemento terra e tem temperamento mais introspectivo. Suas diferenças não param por aí: Libra valoriza o universo emocional, enquanto Capricórnio trata essa questão como secundária.

Sem dúvida, esta é uma relação difícil e, se for um relacionamento amoroso, tende a se complicar mais ainda. A dificuldade de comunicação é um obstáculo que surge com o tempo e se estabelece devido às diferentes visões sobre o mundo e prioridades na vida de ambos. Capricórnio e Libra podem até funcionar como um time, desde que foquem no comprometimento, que ambos possuem.

Signo de Capricórnio e Escorpião

Capricórnio e Escorpião podem estabelecer uma relação amorosa intensa, principalmente no quesito sexual, pois Marte se encontra em exaltação no signo caprino. Agora, quanto às emoções, existe uma dificuldade de expressão presente em ambos, o que pode resultar em brigas intermináveis ou mágoas indissolúveis.

Por outro lado, Capricórnio e Escorpião possuem emoções profundas, o que proporciona uma aura de mistério. Essa profundidade se reflete no comprometimento e na lealdade estabelecida na relação, que tende a ser duradoura, desde que busquem equilibrar a intensidade sombria, que ambos carregam, com um pouco de leveza.

Signo de Capricórnio e Sagitário

Uma combinação inesperada, porém necessária, é entre o signo de Capricórnio e Sagitário. Regido por Júpiter, Sagitário é naturalmente curioso e busca adquirir novas experiências com leveza, enquanto Capricórnio apresenta a responsabilidade de seu regente, Saturno. Essa união pode se tornar muito proveitosa, desde que ambos estejam dispostos a aprender com as diferenças.

Sagitário pode levar uma boa dose de leveza para o mundo preto e branco de Capricórnio, enquanto os capricornianos podem incentivar a busca pelo foco, quase inexistente nos sagitarianos. Como uma união amorosa essa combinação não deve ser duradoura, mas pode ser engrandecedora e divertida por um período.

Signo de Capricórnio e Capricórnio

Se os opostos se atraem, os iguais se repelem, certo? No caso da combinação Capricórnio com Capricórnio, essa ideia está certa. A dificuldade de entrar em contato com as emoções e expressá-las, a racionalização de tudo e a priorização dos aspectos materiais são características capricornianas que podem prejudicar essa relação.

No entanto, se o caso não é de namoro, e sim de uma parceria de negócios, a combinação de dois iguais pode ser próspera. Os ideais e as prioridades de ambos estão alinhados, assim como, a metodologia usada para lidar com problemas. Já uma amizade entre capricornianos enfrenta alguns tropeços, graças ao autoritarismo.

Signo de Capricórnio e Aquário

Capricórnio e Aquário recebem a fama de serem emocionalmente frios. Por esse motivo, um relacionamento entre os dois pode gerar um certo estranhamento aos olhos mais emotivos. No entanto, as similaridades entre eles param por aí. Regido por Urano, Aquário busca tudo que é inovador, enquanto Capricórnio é ligado aos valores mais tradicionais.

De fato, a essência capricorniana difere muito da revolução aquariana, mas ambos necessitam de um pouco de espaço e, nesse quesito, podem vir a se entender. Caso exista disposição de ambas as partes, uma relação entre os dois poderá desconstruir o conservadorismo capricorniano e aterrar o etéreo e inconstante aquário.

Signo de Capricórnio e Peixes

A figura representante do signo de Capricórnio possui a metade superior de uma cabra-montanhesa e a cauda de um peixe. Essa cauda representa justamente o aspecto emocional que habita nos capricornianos, mas é ocultado pelos mesmos. Uma relação com Peixes pode facilitar essa conexão com as emoções, negligenciadas por Capricórnio.

Da mesma forma, Peixes necessita do aterramento e da materialidade prática presente em Capricórnio. Suas emoções profundas e volúveis podem ser um problema, caso se distanciem da realidade. Exatamente nesse quesito a racionalidade capricorniana pode ajudar, cessando os devaneios intermináveis piscianos. Entretanto, será necessária muita paciência para Capricórnio conseguir lidar com a irracionalidade de Peixes.

Signo de Capricórnio nas casas astrológicas

Símbolo do signo de Capricórnio.

As casas astrológicas abordam diferentes áreas da vida de um indivíduo. O signo e o astro que se encontram nela formam as tendências de comportamento no setor em questão. Aprenda a decifrar o significado do signo de Capricórnio nas casas astrológicas:

Capricórnio na casa 1

A casa astrológica 1 é onde reside o ascendente. Ter Capricórnio posicionado na casa 1 indica que o indivíduo passa a imagem de competência e seriedade, raramente entra em brincadeiras e se preocupa bastante com a imagem que transmite para o mundo, se portando com elegância e educação.

A casa 1 é conhecida também como a casa do “Eu”, Capricórnio nesse aspecto mostra uma personalidade responsável e madura, que se compromete a cumprir tanto os objetivos de curto quanto os de longo prazo. Se for preciso, quem possui ascendente em Capricórnio abre mão do lazer facilmente para se focar nos objetivos a serem alcançados.

Capricórnio na casa 2

A casa 2 é conhecida como a casa do “Meu”, pois trata dos valores e da materialização dos conceitos apresentados na casa anterior. No caso de Capricórnio na casa 2, é sentida uma grande necessidade de acúmulo de bens materiais, dado que Capricórnio é o signo mais materialista do zodíaco. Existe grande tendência a ambição, que pode precisar ser controlada.

Nesta casa também são vistas as questões relativas ao dinheiro, e ninguém entende melhor deste assunto que os capricornianos. A energia de Capricórnio nesta casa indica necessidade de foco para alcançar a estabilidade financeira e perseverança para alcançar a ascensão profissional.

Capricórnio na casa 3

Primeiramente, é necessário entender o significado da Casa 3 na astrologia para conseguir interpretá-la. A terceira casa rege os assuntos ligados à comunicação, ao aprendizado e à forma de expressão, logo Capricórnio na casa 3 é um sinal de comunicação objetiva e prática, com o mínimo de floreios ou aspectos emocionais possíveis.

No entanto, é adicionada uma dose extra de foco para as questões ligadas ao estudo, já que Capricórnio possui grande poder de organização e perseverança para alcançar objetivos. Dessa forma, o estudo não será, nem de longe, uma atividade divertida, e sim uma tarefa que deve ser concluída com perfeição.

Capricórnio na casa 4

O Fundo do Céu é o nome dado à casa 4, que aborda os temas relacionados às raízes, à infância e ao conceito individual de lar. Em um mapa astral, Capricórnio na casa 4 é um indicativo de uma visão mais prática sobre as questões do lar, sem disposição para excessos emocionais. O conservadorismo e a busca por uma estrutura segura no lar também estão presentes nesta combinação.

Quem possui Capricórnio na casa 4 pode ter crescido em um lar demasiadamente conservador ou mesmo ter apreço por questões mais tradicionais e uma estrutura mais sólida, buscando construir isso para si ao longo da vida.

Capricórnio na casa 5

A casa 5 também recebe o nome de “casa dos prazeres”. Isso acontece porque este setor do mapa astral aborda a forma que a criatividade é expressa e quais tipos de atividades dão prazer para o indivíduo ao longo da vida. Capricórnio na casa 5 é um sinal de restrição e necessidade de racionalização do método criativo, podendo até criar um bloqueio no setor.

Capricórnio não é exatamente o signo que mais gosta de se expor ou de se expressar. Por isso, uma alternativa interessante pode ser a criação de uma estrutura previamente planejada para as atividades que estão ligadas ao tema.

Capricórnio na casa 6

Em um mapa astral, a casa 6 trata das questões relativas ao trabalho, à rotina e à saúde. Dessa forma, o signo de Capricórnio nesse setor pode indicar grande senso de responsabilidade e comprometimento com as questões que são abordadas nesta casa. Quem possui Capricórnio na casa 6 raramente foge às regras impostas no trabalho e procura entregar todas as tarefas antes do prazo.

Outra característica presente nos indivíduos que possuem tal combinação astrológica é a habilidade de fugir da procrastinação. Exames médicos tendem a ser periódicos e tarefas profissionais entediantes não são adiadas ou deixadas de lado.

Capricórnio na casa 7

Essencialmente, a casa 7 do mapa astral expressa as parcerias e os relacionamentos (não necessariamente amorosos). Também chamada de Descendente, esta casa representa o tipo de pessoas com quem o indivíduo busca construir relacionamentos de amizade ou parcerias que podem até ser profissionais.

Capricórnio neste setor é indicativo de busca por pessoas que apresentem um perfil mais responsável, comprometido e maduro. Raramente, quem possui essa combinação astrológica, se envolverá com indivíduos impulsivos ou que possuam comportamento infantil.

Aqui, o valor das parcerias é medido por meio de atos responsáveis e comprometidos. Capricórnio na casa 7 também sinaliza parcerias duradouras e sólidas.

Capricórnio na casa 8

O setor do mapa astral que trata da forma com que o indivíduo lida com transformações e expressa seu potencial de regeneração é a Casa 8. Desta forma, Capricórnio na casa 8 é um indicativo de dificuldade para lidar com imprevistos, já que a energia capricorniana prefere planejar tudo e encara a vida de uma forma metódica e estável.

No entanto, a capacidade de racionalização de Capricórnio pode ser útil, se bem utilizada, para restabelecer as estruturas depois da transformação, por mais que ela não esteja nos planos capricornianos. Mudanças são temidas por Capricórnio, mas podem ser necessárias para a evolução através da quebra de sua rigidez.

Capricórnio na casa 9

A casa da transcendência e da filosofia entra em conflito por essência com a energia de Capricórnio. O signo busca a racionalização e objetividade e enxerga qualquer reflexão que não possa ser traduzida em ações práticas como dispensável. Ou seja, Capricórnio na casa 9 indica um indivíduo que reflete a objetividade na filosofia de vida.

Quem possui Capricórnio na casa da filosofia pode enfrentar dificuldades para interpretar questões mais subjetivas. No entanto, também segue regras e leis à risca, fugindo de qualquer comportamento tido como subversivo ou socialmente inadequado. Esse grupo de indivíduos também pode possuir facilidade com regras de etiqueta, inserindo-as na filosofia de vida.

Capricórnio na casa 10

Um dos posicionamentos mais prósperos de Capricórnio, em um mapa astral, é na casa 10. A casa, conhecida como Meio do Céu, é responsável por expressar a forma com que o indivíduo lida com a própria carreira e o status social. Capricórnio na casa 10 indica que uma pessoa é determinada a alcançar sucesso, seja ele material ou social (ou ainda, ambos).

A ambição de Capricórnio encontra nesse posicionamento um terreno fértil para prosperar e, aliada ao planejamento, consegue obter tudo que deseja profissionalmente. Caso os aspectos estejam negativos, como em retrogradação, pode ser necessária uma dose extra de esforço e foco para alcançar esses objetivos.

Capricórnio na casa 11

As questões que estão ligadas à coletividade e às amizades que marcam a vida se apresentam na casa astrológica 11. Quem possui Capricórnio na casa 11 tende a buscar pessoas de confiança para se relacionar e manter as amizades por muitos anos. Porém necessita que seja transmitida uma sensação de segurança para que a relação dure.

Os indivíduos que possuem Capricórnio nesse posicionamento astrológico também podem ser mais conservadores na escolha das amizades e dos grupos de pessoas com quem se relacionam. Os mesmos podem até ser bons ouvintes, mas são péssimos conselheiros, graças a sua objetividade exacerbada.

Capricórnio na casa 12

O subconsciente é expresso na casa astrológica 12. Isto é, todas as questões que envolvem medos, intuição e busca por um significado mais profundo na existência. Quem possui Capricórnio na casa 12 pode enfrentar dificuldade para entrar em contato com a própria intuição, ou ainda buscar racionalizar todas as questões que habitam as profundezas da alma.

Os mistérios que podem ser expressos por meio da espiritualidade tendem a ser deixados de lado por Capricórnio, devido à sua essência materialista e terrena. No entanto, caso encontre alguma forma racional de expressar o etéreo, quem possui Capricórnio na casa 12 pode sentir segurança na prática escolhida.

Signo de Capricórnio nos astros

Símbolo do signo de Capricórnio.

A relação dos signos com os astros se traduz na forma que a energia dos planetas se expressa no mapa astral. Dependendo da combinação, essa energia pode fluir com facilidade ou grande dificuldade. Entenda aqui como interpretar o signo de Capricórnio nos astros:

Capricórnio em Mercúrio

Mercúrio é, para a astrologia, o planeta que rege as questões ligadas à capacidade intelectual e de comunicação. Quem possui em seu mapa astral natal o signo de Capricórnio em Mercúrio possui tendências a uma mente ambiciosa e perspicaz. A comunicação desse grupo de indivíduos é expressa de forma racional, não muito criativa, mas eficaz.

A combinação astrológica pode ser expressa também em grandes habilidades administrativas, raciocínio lógico e facilidade com as áreas de ciências exatas. No entanto, é importante se atentar à ambição trazida pela energia materialista capricorniana, que pode levar à inflexibilidade e até interferir nas suas relações.

Capricórnio em Vênus

Vênus é o astro que representa os ganhos materiais e as relações de amor romântico. Um mapa astral que possui Capricórnio em Vênus pode indicar o perfil de um indivíduo que tende a se apaixonar por figuras que transmitem poder e proporcionem um relacionamento estável e confortável.

Os afetos são expressos de forma madura e comedida, pelas pessoas que possuem Capricórnio e Vênus, evitando grandes demonstrações de afeto em público. A lealdade e a fidelidade de Capricórnio também se faz presente nas relações amorosas de quem possui essa combinação astrológica. Já os ganhos financeiros, podem ser fruto de trabalhos com artes e antiguidades.

Capricórnio em Marte

Marte é o planeta dos impulsos e das ações. Capricórnio em Marte pode indicar a canalização dessa energia das ações para o setor profissional da vida, contudo, buscando sempre o reconhecimento por seus atos. Exatamente por almejar o reconhecimento, os indivíduos deste grupo planejam cada etapa, para que consigam concluir tudo da forma mais perfeita possível e receber os merecidos louros.

O planeta também rege os impulsos sexuais, logo a influência de Capricórnio em Marte se traduz em preferências mais conservadoras entre quatro paredes. Entretanto, a performance sexual de quem possui Capricórnio em Marte se mostra com bastante vigor e prolongamento.

Capricórnio em Júpiter

Júpiter é o astro que trata sobre o propósito de vida, a capacidade de expansão e de busca por um significado mais profundo. Capricórnio em Júpiter no mapa astral pode indicar um indivíduo que prioriza as normas e leis, assim como a ordem e as tradições, e vê o seu sentido da existência ligado a essas ideias.

Desde que esteja em um aspecto positivo, Júpiter associado a Capricórnio se reflete na busca por significado em questões palpáveis da existência. Essa visão pode indicar tendência a acúmulo de riqueza e de busca por status social, assim como assimilação dos valores desse status.

Capricórnio em Saturno

Saturno é o senhor do tempo. Na mitologia grega, o astro é representado pelo titã Cronos, responsável pela passagem do tempo. Na astrologia, essa ideia se traduz na necessidade de atingir o próprio potencial o quanto antes. Quem possui Capricórnio em Saturno consegue ultrapassar todos os obstáculos impostos pela vida rumo ao seu sucesso.

Nessa combinação astrológica, Saturno se encontra em domicílio e isso se reflete na fluidez que existe na relação do indivíduo com as próprias cobranças. O que pode ser motivo de tensão para muitos, para quem possui Capricórnio em Saturno, se torna uma motivação e impulsiona o indivíduo ao seu objetivo.

Capricórnio em Urano

Urano é um dos planetas geracionais, isso quer dizer que ele aborda os temas que são comuns a uma geração inteira. O planeta também é ligado à ideia de revolução e fuga do convencional por meio da criação de uma nova estrutura. Capricórnio em Urano indica o desejo de transformar questões políticas ou mesmo convenções.

Capricórnio traz para Urano a capacidade de racionalização e de organização das prioridades para a obtenção dessas mudanças almejadas. Quem possui Capricórnio em Urano no mapa natal também pode buscar ser alguém que busca a mudança concreta e pretende ser visto por sua individualidade no meio.

Capricórnio em Netuno

Na mitologia, Netuno era o deus dos mares, já para a astrologia, o astro aborda as questões mais profundas da existência e as ilusões. Capricórnio em Netuno se traduz em um indivíduo que possui grande racionalidade, logo é dificilmente iludido, mas possui grande potencial crítico. Além disso, pode ser questionador de estruturas familiares e padrões ou valores sociais.

O aspecto negativo presente nesta combinação é a fluidez imaterial de Netuno, que pode prejudicar a praticidade e objetividade tão presentes em Capricórnio. O resultado pode ser a dificuldade de conclusão de tarefas e a tendência à dispersão.

Capricórnio em Plutão

Plutão é o astro que aborda as transformações profundas e necessárias como fins de ciclos e a própria morte, além da capacidade de transcender. Capricórnio em Plutão indica uma pessoa que sente o impulso de transcender por meio do trabalho árduo e da busca pelo poder.

Este posicionamento astrológico se reflete também em comportamentos que buscam o controle e a aceitação de si mesmo. Capricórnio simboliza a rigidez e a perseverança, por esse motivo, a transcendência desse indivíduo se dá por meio da superação das próprias limitações.

Qual o melhor conselho para alguém do Signo de Capricórnio?

Símbolo do signo de Capricórnio.

O melhor conselho que alguém de Capricórnio pode receber é: busque entrar em contato com seu lado sensível e evite se deixar levar pela natureza rígida. A rigidez dos capricornianos pode ser um ótimo elemento para a obtenção de sucesso profissional ou para lidar com os desafios impostos pela vida, mas também pode ser prejudicial.

O excesso de cobrança provocado pela rigidez descontrolada pode transformar os capricornianos em eternos insatisfeitos. Para trabalhar essa questão, uma boa ideia é se esforçar para aceitar as imperfeições e, quiçá, enxergar beleza na imperfeição da vida e na imprevisibilidade do destino.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


signos sinastria

Artigos relacionados


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Quais são os signos mais calmos? Conheça os 6 mais tranquilos do zodíaco!

Quais são os signos mais calmos? Conheça os 6 mais tranquilos do zodíaco!

Neste artigo você vai descobrir quais são os signos mais tranquilos do zodíaco. Leia e descubra se o seu está nesta lista!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!