Capricórnio na Casa 4: entenda todas as características dessa relação.

Capricórnio na Casa 4: entenda todas as características dessa relação.

Você sabe o que representa a Casa 4 do seu mapa astral? Descubra aqui tudo sobre ter o signo de Capricórnio, o famoso coração de gelo, nessa casa!


O que significa possuir a Casa 4 em Capricórnio?

Signo de Capricórnio.

De modo geral, a Casa 4 na astrologia significa a vida privada, como, por exemplo, nossas raízes e relações familiares, tanto que é conhecida por muitos como “Casa do Lar”. Dessa forma, quem possui a Casa 4 em Capricórnio, Signo conhecido principalmente pela responsabilidade, disciplina e trabalho, costuma impor ordem e equilíbrio em seu lar, fazendo o restante da família cumprir e aceitar igualmente as regras.

Ainda, por ser Capricórnio um Signo ambicioso, quem possui a Casa 4 nesse Signo almeja ter uma casa fruto do resultado de seu próprio esforço e que seja admirada pelos outros. São indivíduos que só vão se sentir seguros a respeito do seu lar se estiverem materialmente estáveis e, muitas vezes, podem misturar vida familiar com trabalho, ou seja, fundindo lar e trabalho em um mesmo espaço.

Mapa Astral e Casa 4

Signo de Capricórnio.

Para entendermos melhor as influências de Capricórnio na Casa 4, é necessário entender o que é mapa astral, o que é e o que representa a Casa 4 e um pouco sobre o Signo de Capricórnio.

O que é mapa astral?

O mapa astral irá agrupar todas as informações matemáticas, astronômicas e geométricas dos astros e Signos no instante de nascimento de cada pessoa, contudo, para ter acesso ao mapa, é necessário saber a data de nascimento, local e horário exato, informações essas contidas normalmente na certidão de nascimento de cada um.

A partir da leitura do mapa astral, o indivíduo pode saber seu Signo solar, ascendente e Signo lunar, os três principais posicionamentos, porém no mapa astral conseguimos definir a posição de todos os planetas e por qual constelação estavam passando no momento em que aquela pessoa nasceu e com base nisso as pessoas podem buscar um autoconhecimento pelo ponto de vista astrológico.

O que é a Casa 4

Para entendermos o que é a Casa 4, é necessário sabermos que existem 12 casas na astrologia, que significam a divisão do céu em 12 partes, e cada uma dessas partes representa uma área da vida das pessoas.

A Casa 4 possui sua linha inicial, popularmente conhecida como cúspide, no Fundo do Céu. Tem como regente a Lua e é considerada uma Casa de água, pois o Signo que corresponde a ela é o de Câncer. Em razão desse Signo ter como sua mais forte característica as relações familiares, a Casa 4 representa o lar e a família na vida dos indivíduos, principalmente laços maternos. É ainda uma das casas consideradas pilar.

O que a Casa 4 representa?

Raízes, origens, relações familiares, de onde viemos, lar e vida íntima são as melhores palavras e expressões para definir o que essa Casa representa em nossa vida. A Casa 4 auxilia as pessoas a entenderem como elas se relacionam no próprio lar, a forma como o organizam, tanto materialmente como emocionalmente.

Além de falar sobre as origens de cada indivíduo, as influências vindas da infância e das relações familiares, principalmente com os pais, e de que forma interferiram para o adulto que se tornou, servindo para assim a pessoa entender melhor o seu íntimo. Essa Casa também faz a análise dos medos, inseguranças e de que forma o indivíduo almeja construir sua família.

Capricórnio no mapa astral

O Signo de Capricórnio é o décimo Signo do zodíaco, tem como elemento Terra e é natural da Casa 10, a Casa que representa a estruturação social; aposta a Casa 4, que é a estruturação individual. Um Signo representado pelo esforço, trabalho, responsabilidade, disciplina, ambição, obediência e cautela, é também conhecido por colocar a razão acima da emoção frente às situações da vida.

Ademais, são pessoas que têm seus objetivos determinados e que prezam por conseguir alcançar o topo da montanha através do seu próprio esforço. Sendo assim, nativos que possuem Capricórnio como sol, ou em alguma outra posição no mapa astral, sofrem a influência desse Signo através dessas características.

Aspectos positivos de Capricórnio na Casa 4

Signo de Capricórnio.

Assim como tudo, há os aspectos negativos e os positivos em ter Capricórnio na Casa 4. Entre os positivos estão: a responsabilidade familiar, esforço, dedicação e estabilidade, conforme veremos com mais detalhes a seguir.

Ligação com a família

Os indivíduos com Capricórnio na Casa 4 prezam tanto pela família quanto pelo trabalho, apesar de não parecer, pois são pessoas que demonstram afeto através de atos ao invés de palavras ou gestos. Dessa forma, demonstram o quanto se importam com a família e que existe essa forte ligação dando conforto para eles, já que se sentem responsáveis por isso.

Capricórnio, na Casa 4, preza pelas histórias, raízes e aprendizados vindos de seus ancestrais, ao mesmo tempo em que deseja sair dessas raízes e chegar a um degrau alto na escala social, porém justamente acreditam que vão chegar nesse degrau praticando os ensinamentos de seus antepassados.

Responsabilidade familiar

São pessoas sérias com a família e o lar, responsáveis tanto com sua família de origem quanto com a que irá construir. Já são pessoas esforçadas em decorrência do lado responsável de Capricórnio, mas vão buscar o máximo de esforço para cumprirem com seus deveres dentro do seio do lar, sentindo-se responsáveis por seus familiares e os deveres para com eles.

Afinal, não pensam somente em seu próprio conforto, mas no de seus familiares também. Contudo, esse indivíduo vai exigir essa mesma responsabilidade por parte de seus familiares também. Para ele, será uma via de mão dupla e irá se ressentir caso não ocorra dessa forma.

Estabilidade e segurança

Zelam e prezam pela estabilidade, pois para eles o resultado de seu esforço vem na forma de estabilidade O significado de felicidade para esses indivíduos está estritamente ligado a ter ordem em sua vida, tudo deve estar planejado para assim alcançar a estabilidade, emocional e financeira.

Sendo assim, são pessoas que vão sentir segurança em seu lar se houver organização, estrutura e disciplina, que vão ser alcançadas através de regras que eles próprios vão traçar para chegar ao topo da montanha desejada. Essas regras ainda, muitas vezes, vão ser definidas nos valores sociais encontrados lá em suas raízes e vão fazer com que todos os membros do lar cumpram com elas.

Esforço e dedicação

É através do esforço e dedicação que os nativos de Capricórnio na Casa 4 vão conquistar o lar materialmente seguro que tanto almejam, pois é o Signo que possui disposição e perseverança para alcançar seus objetivos, sejam ele materiais ou pessoais.

Seu esforço sempre será em direção à credibilidade, por isso, vão agir dessa forma para conquistar o lar e ambiente familiar que sonham, tanto da forma emocional como da financeira, construindo o lar materialmente planejado através de seu esforço e empenho profissional. Bem como, através da disciplina imposta por eles, vão esperar que as demais pessoas que façam parte do lar se dediquem igualmente.

Aspectos negativos de Capricórnio na Casa 4

Signo de Capricórnio.

Por outro lado, entre os aspectos negativos de ter Capricórnio na Casa 4, temos as principais características desfavoráveis desse Signo: ressentimentos, dificuldade em mudanças e egoísmo.

Ressentimentos

Um dos Signos mais rancorosos do zodíaco é Capricórnio. São pessoas que não esquecem facilmente atitudes que os magoaram, principalmente quando se trata de algo que interferiu diretamente em sua vida.

Desse modo, como dito em tópico anterior, eles vão esperar de seus familiares a mesma responsabilidade que eles possuem com eles, assim como espera que cumpram as regras estabelecidas para o lar e vão ficar ressentidos se a via de mão dupla não funcionar como imaginam.

Ademais, para nativos de Capricórnio na Casa 4, se um dos membros da família tiver alguma atitude que o impossibilite de alcançar a estabilidade e segurança desejada no âmbito familiar, irá se ressentir também.

Dificuldade em mudanças

Uma das características forte de Capricórnio é sua resistência às novidades e mudanças, desconfiam do desconhecido e toda sua vida é planejada, além de ser um Signo que gosta de controlar as situações em sua vida. Sendo assim, nativos com Capricórnio na Casa 4 vão buscar através do seu esforço obter sua casa própria, com o intuito de não precisarem se mudar, a não ser que vejam melhorias ou vantagens na mudança.

Inclusive, apesar de desejarem independência familiar e terem seu próprio lar, em razão de não gostarem de mudanças, podem levar certo tempo para saírem ou desapegarem da sua primeira casa ou de sua família.

Egoísmo

Vão ser pessoas que possuem dificuldade em dividir o que têm, e seu egoísmo pode levá-lo a solidão, pois, mesmo tendo um lar com a família que almejou construir, pode desejar ficar sozinho, devido a característica que Capricórnio tem em se isolar por medo de serem magoados.

Em relação aos bens materiais, Capricórnio gosta de separar exatamente o que é seu e o que é do outro e dificilmente gosta que isso se misture. Sendo assim, se seu desejo de família envolver mais pessoas, os itens dentro do lar vão estar devidamente estabelecidos a quem pertencem e, ainda, podem desejar ter seu próprio canto dentro da casa, exatamente em razão desse egoísmo.

Outras informações sobre Capricórnio na Casa 4

Signo de Capricórnio.

Por vim, vale ressaltar a ligação existente entre ter Capricórnio na Casa 4 e o ascendente em Libra, assim como os principais cuidados e desafios que esses nativos devem ter ao enfrentarem seus aspectos negativos.

Relação de Capricórnio na Casa 4 com ascendente em Libra

Para Capricórnio ocupar a Casa 4, o ascendente automaticamente será Libra. Portanto, o nativo nesse caso irá misturar características do Signo de Libra também. Possuirá um lar obrigando cada membro familiar a cumprir com as devidas regras impostas, por isso o lar, talvez, não vá parecer um ambiente alegre, mas é dessa forma que o nativo se sentirá seguro.

São pessoas que, porventura, tenham tido a figura materna ausente, por motivos de separação física ou afetivamente na infância, ou ainda uma ausência decorrente de motivos profissionais, por isso, o indivíduo desenvolveu precocemente a maturidade, refletindo isso em seu lar na vida adulta. Casando com as características de Capricórnio, a segurança do lar tem como base a ordem e a disciplina.

Desafios e cuidados de Capricórnio na Casa 4

Como elucidado acima, a pessoa que possui Capricórnio na Casa 4 deve tomar cuidado, principalmente com o egoísmo e ressentimento, desafiando seus próprios medos e conflitos internos, para, assim, entender que nem todos que fazem parte de sua relação familiar vão agir da igualmente a ele.

Muitas pessoas não vão saber seguir regras da mesma forma que um capricorniano sabe, assim como não vão ter tamanha dedicação com o lar. Na questão do egoísmo, vão precisar ter cuidado para não se isolarem tanto ao buscarem seu “cantinho” dentro do lar e que viver uma vida em família é compartilhar e aprender a viver com as diferenças.

Capricórnio na Casa 4 sugere ligação forte com a família?

Signo de Capricórnio.

Sim, Capricórnio na Casa 4 sugere um indivíduo com responsabilidade familiar e que vão seguir os valores sociais que foram ensinados para ele dentro de sua família, buscando em suas raízes os pilares para construir seu lar e sua própria família, assim como vão levar para a vida adulta os ideais que lhe foram passados por seus familiares na infância.

Sua ligação com a família pode ser tão forte que poderá ter dificuldade para se desligar deles. Quando construírem sua própria família, vão zelar por ela, pensando não apenas em sua estabilidade e conforto, como na deles também.

Em suma, quem possui Capricórnio na Casa 4 vai ter as principais características desse Signo, tanto as positivas quanto negativas, como as citadas nesse artigo, integradas em suas ambições e decisões no âmbito familiar ou do lar.

Autor deste artigo

Bacharel em Direito e escritora de romances, contos e poesias. Possui três livros solos: Além do Fake, Um Conto de Fadas Contemporâneo e Toda Forma de Mulher. Seu quarto livro, Certidão de Óbito - Poesia dos Mortos está em pré-venda. Tem participação nas antologias Inquebrável, Indestrutível, Garotas Incompletas, Chuva na Janela, Conteúdo Impróprio, Cinderelas, O Buquê da Morte e sua primeira antologia como organizadora, Um Reino Duas Princesas, está em processo de publicação.

Redatora iniciante.

Palavras-chave relacionadas


mapa astral signos casas

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!