Decanatos de Sagitário: significado, datas, características e mais!

Decanatos de Sagitário: significado, datas, características e mais!

Já se perguntou por que há personalidades diferentes no mesmo signo de Sagitário? A resposta está no decanato. Leia e descubra qual é o seu!


Qual é o seu decanato de Sagitário?

Constelação de Sagitário

O seu decanato de Sagitário é definido a partir a data de seu nascimento. Com essa informação, você descobre o astro regente e a influência que ele exerce sobre as características que marcam a sua personalidade.

O seu decanato também determina se você é mais parecido com seu signo solar ou não, além de indicar se você possui características de algum outro. Isso acontece porque há uma forte conexão entre planeta e signo, por exemplo, Júpiter é o planeta regente oficial de Sagitário.

Assim, o decanato que possui Júpiter como seu regente terá características que também pertencem a Gêmeos. Um outro exemplo é Marte que, por sua vez, é o astro que rege o signo de Áries, portanto, se o decanato tiver esse planeta como influência, algumas nuances da personalidade normalmente encontradas em um ariano ficam em evidência.

O que são os decanatos de Sagitário?

Símbolo de Sagitário

Os decanatos de Sagitário são períodos muito importantes que diferenciam as personalidades dentro desse mesmo signo. Estão divididos em três partes. Se você é desse signo, leia atentamente e entenda quais são esses períodos.

Os três períodos do signo de Sagitário

Os três períodos do signo de Sagitário são diferentes entre si. O motivo para isso é que para cada período há um planeta regente indicando quais as principais tendências de personalidades que ele possui. Cada um deles dura exatamente dez dias consecutivo.

Cada um desses períodos é chamado de decanato, que deriva da palavra dez. O signo de Sagitário ocupa 30 graus no grande círculo do zodíaco, que, por sua vez, são divididos por 10 graus. Isso resulta, portanto, em três classificações e assim são definidos o 1º, o 2º e o 3º decanato.

Como saber qual é o meu decanato de Sagitário?

Você descobre o seu decanato a partir do dia e do mês em que nasceu. Tudo que precisa depois é consultar as datas de início de cada um para encontrar o seu. Como vimos anteriormente, o decanato do signo de Sagitário ocorre a cada dez dias, mudando também o planeta regente.

Portanto, o primeiro decanato começa no dia 22 do mês de novembro e vai até o dia 1 de dezembro. Na sequência, vem o segundo decanato, que se inicia no dia 2 de dezembro e dura até o dia 11. Já o terceiro e último decanato pertence ao dia 12 de dezembro e termina no dia 22 desse mesmo mês.

Primeiro decanato do signo de Sagitário

Júpiter; planeta do primeiro decanato de Sagitário

O primeiro decanato de Sagitário inicia-se do dia 22 de novembro e termina no primeiro dia de dezembro. Sagitarianos nascidos nesse período são regidos por Júpiter, o planeta da liberdade, mas também da diversão. Não é à toa que pessoas desse signo gostam muito de viajar e de novidades. Entenda como Júpiter vai influenciar esse decanato a seguir.

Astro influente

Júpiter é o astro principal do signo de Sagitário. O primeiro decanato também possui esse planeta como regente e, por isso, ele possui todas as suas características muito próximas do signo solar. Por meio disso, a energia transmitida ao signo será de espontaneidade.

Júpiter possui uma vibração muito leve e, portanto, será enviada a Sagitário como parte da sua missão de vida. A plenitude em todos os sentidos será sempre uma necessidade latente em um sagitariano, principalmente se tratando do primeiro decanato.

Outra energia transmitida por Júpiter é a expansão, isso porque esse é o maior planeta do sistema solar, logo, permanecer diminuído em sua existência não faz parte dos planos desse decanato.

Aventureiros

O espírito aventureiro é uma característica nata do signo de Sagitário. Eles não precisam pensar muito a respeito das coisas, partem logo para ação. Isso acontece porque eles recebem muito poder energético de seu planeta regente, assim, nunca lhes oprime partir em uma nova jornada na vida.

Sagitarianos são muito adaptáveis e aceitam todo tipo de pessoa em seu círculo social. Gostam de ajudar e são generosos. Isso é uma característica do seu elemento fogo, que está associado à transformação de si e do mundo. Odeiam o preconceito.

São super abertos a aderir a novos conceitos, experimentar e viver o momento. Eles convivem muito bem com todo mundo, são falantes e acumulam amizades de longa data. São seres que buscam e defendem uma vida mais leve e alto astral.

Mutáveis

Mutável é uma energia vivenciada pelo signo de Sagitário, e no primeiro decanato ela é mais forte. Isso quer dizer que estão sempre em busca de uma nova direção ou reaproveitando as antigas. Contudo, ser um signo com energia mutável não significa mudar de rumo o tempo todo.

Portanto, a mutabilidade de Sagitário do primeiro decanato está relacionada à sua resiliência e sua capacidade de contornar os problemas seguindo um caminho alternativo para um mesmo objetivo, se precisar.

Sagitário se adapta muito facilmente às situações. Isso porque são signos de fim de estação e lidam muito bem com as próximas fases da vida sem passar pelo estresse da mudança, como ocorre em signos que são mais fixos.

Intensos

Ao contrário do que todos pensam, o signo de Sagitário é muito intenso, ele sente tudo em alta frequência, no entanto, essa característica se aplica muita mais ao primeiro decanato. Isso porque eles são super idealistas, então o amor, as amizades e os momentos bons serão visto e sentidos por eles como únicos.

Assim, a intensidade para o sagitariano no amor tem a ver com uma perspectiva de crescimento, de estar presente e de e de estar disponível. Nas outras áreas da vida, essa essência de Sagitário do primeiro decanato está relacionada a querer quebrar barreiras na vida. Tudo será vivido por ele sem reservas, bem como seus amores, suas paixões pela natureza e pelo corpo.

Otimistas

O otimismo é a marca registrada do signo de sagitário. Ele é tão positivo que é capaz de esquecer tudo que já deu errado para começar de novo. Esse tipo de coisa tem a tendência de acontecer com projetos de trabalho, amizades e até nas relações amorosas.

A impressão que se tem é de que o Sagitariano do segundo decanato possui muita passividade, mas não é nada disso. Isso ocorre porque ele realmente acredita nas coisas que vive, nas transformações das pessoas e na mudança em vários sentidos. Acreditar que tudo vai dar certo, que vai funcionar e que as coisas podem ser diferentes é parte da energia deles, mas não abuse da boa vontade desse sagitariano.

Divertidos

Sagitarianos do primeiro decanato são divertidos, gostam de aproveitar a vida e tudo de bom nela. Eles sabem brincar em várias situações e até riem de si mesmos quando se encontram em uma fase triste ou absurda.

É importante observar que o símbolo de Sagitário é um centauro, ou seja, metade homem e metade cavalo. Essa dualidade representa muito bem um sagitariano na vida real, destacada por sua natureza animal.

Isso quer dizer que ele é atraído por tudo o que é mundano e físico, ao mesmo tempo em que é muito humano e empático. O sagitariano é a epítome de todas as coisas que envolvem o prazer da vida, e tal característica faz dele um dos tipos mais interessantes da astrologia.

Buscam por conhecimento

A parte humana desse centauro também anseia muito pelo desenvolvimento pessoal. Logo, recorrem ao conhecimento para compreender o mundo, as pessoas e a energia do seu momento. Tudo é bem vindo para ele.

Essa busca pela verdade e o sentido da vida é parte do estímulo de sua natureza, pois ele é um signo da filosofia e da religião. Seu elemento, fogo, está relacionado com a física e com a interpretação do mundo por meio da ação e, por isso, o conhecimento em vários sentindo é importante para ele. O que move o sagitariano é saber que nem tudo no mundo é uma trivialidade.

Segundo decanato do signo de Sagitário

Marte; planeta do segundo decanato de Sagitário

O segundo decanato do signo de Sagitário começa no dia 02 de dezembro e vai até o dia 11 desse mesmo mês. A marca registrada de quem nasceu nesse período é a sua personalidade forte. São signos que parecem que vieram prontos para uma guerra. Nessa parte do artigo, você vai entender quais suas outras características e porque eles se comportam dessa maneira.

Astro influente

O astro influente do signo de Sagitário do segundo decanato é Marte, mesmo regente de Áries. Esse planeta é caracterizado por ser rochoso e de atmosfera fina e muito quente, e a mesma analogia se dá a esse decanato.

Assim, nem é metáfora dizer que o segundo decanato é o mais quente, firme como uma rocha, enquanto sua atmosfera fina é associada à sua pouca tolerância e impulsividade em muitos modos. Em alguns momentos será fácil arrumar uma briga com um sagitariano do segundo decanato, isso porque eles pensam rápido e percebem quando sua inteligência está sendo insultada.

Briguentos

Ser briguento é a primeira característica típica de um sagitariano do segundo decanato. Isso ocorre principalmente quando ele é mais jovem, pois começam a vida muito energéticos como se tivessem nascido prontos para mudar o mundo.

O segundo decanato briga sempre por aquilo que acredita, porém quando está mais jovem acaba desperdiçando muita energia com quem não merece ou com assuntos não valem muito à pena.

Se interessam por política e filosofia. Também levantam a voz para dizer o que pensam e às vezes vão impor a maneira que querem como as coisas funcionem para ele. Embora sejam muito sociáveis, também fazem muitas inimizades por causa da sua maneira de se apresentar ao mundo.

Gostam de desafios

O signo de Sagitário gosta de desafios porque dificilmente dispensa uma aventura. Isso é visto também como oportunidade para eles. Têm muita energia para passar por situações complicadas e ainda saírem ilesos, mas também têm um pouco de sorte, pois parte do universo do sagitariano também é movido por uma vibração leve.

É como se de repente tudo conspirasse a seu favor mesmo em situações dificílimas. É por isso que, às vezes, o sagitariano se mostra um pouco insensível aos desabafos de outras pessoas, pois entendem que estar bem, ter muita energia e resolver tudo é algo fácil para todos.

Por causa de sua mania de aceitar todo o tipo de tarefa, o sagitariano desse decanato constantemente fica desorganizado, e nem sempre faz o melhor que pode em muitos sentidos.

Corajosos

A coragem é uma das qualidades mais invejáveis do signo de Sagitário, isso porque nem todo signo do zodíaco está disposto a trilhar por novos caminhos como ele.

É assim que ele age: o sagitariano se arrisca em ir para um novo emprego, começar uma nova carreira, viajar sozinho para um lugar desconhecido e não incomoda ele estar entre pessoas que não pertencem ao seu ciclo social.

Porém, isso não significa que há uma ausência de medo, pois ele tem esse sentimento como qualquer outra pessoa. No entanto, sua mente é desbloqueada para seguir em frente mesmo assim.

Influenciadores

O signo de Sagitário é considerado um influenciador por causa da sua capacidade de inspirar. Esse tipo de comportamento traz muita energia e paixão porque quem o ouve. Direcionar pessoas também é uma das habilidades desse segundo decanato.

Sagitariano tem o poder da ação por causa da sua vibração em Marte. Desse modo, ele pensa muito pouco e age em seguida. Isso os deixam muito à frente de pessoas que são super planejadoras ou estão mais preparadas para tarefas que precisam ser cumpridas. O sagitariano do segundo decanato aprende rápido e entende que a prática é o melhor investimento que se pode fazer.

Independentes

A independência é parte da essência dos sagitarianos em muitos sentidos. No entanto, é muito importante estimular esse comportamento na sua primeira infância. Quanto mais ele é criado dessa forma, mais coisas incríveis ele alcança.

Nem mesmo uma deficiência estrutural na sua família é capaz de tirar sua capacidade de ser alguém independente, seja financeiramente, seja no modo de pensar e de agir. Isso porque o sagitariano tem muita motivação. Logo, ele sempre vai ter muita energia para mudar a sua realidade, por pior que esteja.

Pensam rápido

Sagitarianos pensam rápido porque estão sempre muito ligados ao momento presente. Assim, não sobra espaço para devaneios sempre que estão prestes a tomar uma atitude. Isso, no entanto, não significa que não ficam apreensivos com o futuro às vezes, mas não faz parte da essência deles ficar preso a um único momento e muito menos no passado.

Também não são apegados a situações que não podem ser resolvidas. Eles entendem com muita facilidade que certas coisas na vida não permanecem o mesmo. Portanto, seu foco está sempre na solução dos problemas e no movimento.

Terceiro decanato do signo de Sagitário

Sol; astro do terceiro decanato deSagitário

O terceiro decanato de Sagitário tem seu início a partir do dia 12 de dezembro e termina no primeiro dia 21 do mesmo mês. Sagitarianos nascidos nesse período são bem diferentes do primeiro e do segundo decanato, assim, festas e aventuras ficam em segundo plano. Entenda a seguir o motivo do terceiro decanato ser tão diferente dos outros sagitarianos.

Astro influente

O astro influente do terceiro decanato é o Sol. Isso dá ao sagitariano uma postura muito diferente da que estamos a acostumados ver nesse signo. Esse planeta é o regente do signo de Leão, portanto o Sagitariano vai receber um tom de personalidade mais moderado.

A influência do Sol deixa o sagitariano do segundo decanato muito interessante. Ele vai continuar sua busca pelo conhecimento, pela poesia e pela beleza da vida, mas será ainda mais ligado ao dinheiro e ao requinte material. Isso quer dizer que esse sagitariano vai priorizar muito sua própria estabilidade financeira e não vai arriscar tanto como ocorre nos outros decanatos.

Carismáticos

O carisma é a qualidade mais notável desse decanato, e isso também é a herança da vibração do astro regente de Leão, que é conhecido por ser muito amigável e querido. Portanto, com esse astro rei, o sagitariano pode ir muito mais longe.

No terceiro decanato você encontra um sagitariano mais magnético, mais brilhante, muito sociável, generoso e compreensivo com as outras pessoas. O terceiro decanato vai herdar de Leão o favoritismo dos outros, a graciosidade, charme e o bom humor.

Extrovertidos

Na hipótese de ter o mapa astral muito bem alinhado e sem bloqueios, você encontra um sagitariano muito ligado em novas pessoas. Com o Sol ascendendo neste decanato, ele não possui acometimento nenhum. É dom natural melhorar o ambiente em que está.

Ele vai contagiar com seu canto, com o riso, gargalhada, dança ou qualquer habilidade que tenha e possa ser apreciada por quem o cerca. Ele vai usar sua essência liberta para viver o momento sem se preocupar com reservas ou em ser julgado. Desse, modo será muito fácil ser amigo desse decanato.

Criativos

O sagitariano é criativo porque ele se permite aprender e conhecer novos mundos. Isso aumenta sua expansividade, e por isso consegue exercer essa qualidade. Você vai ver esse sagitariano compondo ótimas piadas, poesias e músicas. Vai encontrá-lo, no entanto, em diversas formas de arte. No trabalho esse decanato sempre vai se destacar, e suas obras, na maioria das vezes ganham um destaque especial.

Gostam de fazer os amigos rirem

O talento para fazer as pessoas rirem também é uma energia transmitida pelo Sol, astro regente do signo de Leão. Esse astro no signo possui uma vibração muito leve e contagiante, e esse tipo de fenômeno é muito presente nesse decanato.

Ser alto astral é a principal característica do sagitariano nesse período. É como se não houvesse tempo ruim com ele. Tem um dom especial de manter sua energia sempre positiva e é capaz de contagiar que está próximo a ele.

Estar ao lado de um sagitariano do terceiro decanato significa não ter espaço para baixa autoestima, pois ele sempre vai fazer você se sentir melhor diante de algum problema.

Expansivos

O sagitariano é expansivo em muito sentidos. Está sempre procurando aprender e tem muita energia para começar a fazer coisas novas. Por isso, nesse decanato você encontra um indivíduo cheio de habilidades e muito versátil.

Isso não acontece porque eles costumam sair da zona de conforto, mas sim por gostar de aumentá-la. Portanto, para que isso aconteça ele vai procurar crescer para que as coisas fiquem mais fáceis. Esse crescimento se concentra no seu universo espiritual ou no material.

O importante mesmo para ele é conseguir se adequar de modo que possa viver de bem com a vida, mesmo que para isso ele precise começar a aprender coisas novas.

Otimistas

O sagitariano do terceiro decanato vai manter seu otimismo e sua positividade, mas, ao contrário do que os outros imaginam, ele não vai esperar que as coisas ruins melhorem sozinhas. Desse modo, vai agir de forma que isso aconteça mais rápido, ou seja, ele vai se movimentar.

Como dito antes, esse decanato tem muita energia positiva, logo, ele toma atitudes que maximizam seu poder de realização. Isso porque para eles não basta somente acreditar que certas coisas podem melhorar, mas deve-se agir de acordo com isso.

Os decanatos de Sagitário revelam minha personalidade?

Símbolo do signo de Sagitário

Os decanatos de Sagitário sempre revelam a sua personalidade. O motivo para que haja indivíduos diferentes em um mesmo signo está no astro regente de cada decanato. Assim, para cada um há um planeta influente transmitindo uma energia importante.

Portanto, se o decanato muda, o planeta regente também muda, assim, as prioridades também se divergem.
É por isso que, para o primeiro decanato, temos Júpiter, o astro com a energia da sinceridade. Para o segundo decanato, tem-se Marte, o planeta mais quente, resultando em um sagitariano mais valente.

No último e não menos importante decanato temos um grande astro, o Sol, tornando esse sagitariano muito parecido com um leonino, com energia, alto astral e graciosidade. Agora que você já sabe os decanatos de Sagitário, será possível compreender os diferentes tipos e personalidades de sagitarianos.

Autor deste artigo

Sou jornalista, contadora de histórias e apaixonada por todas as artes. Quando escrevo, sinto que o mundo se torna um lugar melhor. Depois ele deixa de ser, então escrevo outra vez.

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Quais são os signos mais calmos? Conheça os 6 mais tranquilos do zodíaco!

Quais são os signos mais calmos? Conheça os 6 mais tranquilos do zodíaco!

Neste artigo você vai descobrir quais são os signos mais tranquilos do zodíaco. Leia e descubra se o seu está nesta lista!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!