Signo de Câncer: data, significado, símbolo, características e mais!

Signo de Câncer: data, significado, símbolo, características e mais!

O signo do amor. Cuida da família, sonha com romance, se doa a quem ama, mas pode ser inseguro, rancoroso e vingativo ao extremo. Bem-vindos ao signo de Câncer.


Data de nascimento das pessoas com o signo de Câncer

Ilustração do mapa astral de Câncer.

Os nascidos sob o Signo Solar de Câncer, quarto signo do zodíaco, são pessoas que comemoram aniversário no período de 21/06 à 21/07. No hemisfério Sul, esse é um período marcado pelo inverno, com temperaturas que variam de amenas a baixas e fornecem o clima perfeito para a principal característica dos cancerianos: O Romantismo.

Signos possuem muitos detalhes que interferem na interpretação de cada um deles, o que influencia na personalidade, nas atitudes e em diversas características, logo, não é porque você conhece uma pessoa do mesmo signo que o seu que ela será igual a você.

Sendo assim, além da sua data de aniversário, é importante saber a hora que você nasceu (aparece em sua data de nascimento), se o ano é bissexto, se teve horário de verão, tudo que for necessário para descobrirmos o seu signo Solar, signo lunar, ascendente, descendente e muito mais.

Particularidades do signo de Câncer

Mulher olhando para a Lua.

Cada signo possui particularidades que formam as características base das pessoas nativas dele. Essa informação é primordial para identificar traços da personalidade, atitudes e reações frente a determinados momentos. Confira alguns desses pontos.

Significado

Pessoas movidas pelas emoções, os cancerianos e cancerianas são emotivos e sensíveis, com o sexto sentido à flor da pele, costumam pressentir más intenções e energias negativas sempre que estão por perto.

Se entregam com tudo o que têm àqueles que merecem, mas se os magoam, eles se fecham em sua toca e entram de cabeça na melancolia. Como tudo tem dois lados, para sua luz, existe sua escuridão ou seu lado vingativo e rancoroso que aflora ao ver injustiças.

Espontâneos, altruístas e protetores, cuidam de todos que estão próximos, colocando-os debaixo de suas asas. Considerado um dos signos que mais esbanjam amor, se você é amigo ou apaixonado ou parente de alguém de Câncer, pode confiar cegamente nele, porque sua palavra é Lei e a confiança é intocável.

Símbolo

O símbolo que representa o signo de Câncer não poderia ser outro. O caranguejo representa muito bem a personalidade canceriana: uma pessoa que pode ter uma casca dura por fora por medo de se aproximar de alguém ou até mesmo por excesso de mágoas e desilusões sofridas ao longo da vida.

No entanto, aqueles que persistem e conseguem passar a carapaça do caranguejo têm a grata surpresa de conhecer um lado fofo, romântico e muito especial do canceriano ou canceriana.

Por ser regido pelas emoções, o canceriano vive na eterna dualidade delas. Ele se entrega de corpo e alma, mas quando se magoa, se enfia em sua toca e se fecha para o mundo ao redor.

A analogia do caranguejo na toca também significa a preferência de programas caseiros, no cantinho seguro da sua casa, onde ele está confortável e sem medos ou receios.

Elemento e planeta regente

Primeiro signo da tríade que compõe o elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes), Câncer é regido por essa força da Natureza, delicada como um lago calmo, fornecendo segurança em um abraço gostoso que te envolve por completo.

Ou é tomado por raiva, fúria e torna-se uma cachoeira brutal com correntezas ferozes. Isso vai depender da forma que ele for tratado. Com o planeta regente sendo a Lua, é impossível os cancerianos não sofrerem com a variação de suas emoções.

A Lua possui luz própria e ilumina todos a sua frente, os nativos de Câncer buscam ajudar a todos aqueles que amam, de forma totalmente altruísta, porém, assim como o astro, possuem um lado escuro.

O canceriano nem sempre consegue manter-se iluminado, o que o faz melancólico e um pouco negativo. Por isso, as pessoas desse signo precisam estar rodeadas de indivíduos que o lembrem sempre que a felicidade está ao seu lado e que ele não está sozinho.

Cor, flores e pedras

A cor que representa este signo está interligada a duas características: a transparência da água e o seu som relaxante nos traz a pureza e paz que encontramos na cor Branca.

Já as diversas nuances que vemos na Lua, planeta regente do signo, nos remete às cores Prata e Cinza, com o preto também sendo uma escolha comum para combinar com esses elementos, formando a tão repetida dualidade.

Cores alegres podem ser usadas pelos nativos desse signo, que frequentemente optam pelo rosa (romantismo) ou vermelho (amor). Já no campo florido do signo temos o Lírio Branco representando a pureza, e o Jasmim, considerada Rainha das Flores por possuir uma essência que domina durante a noite.

As pedras que representam os caranguejos são: a ametista que neutraliza as emoções negativas, a pedra da Lua, ligada ao planeta regente, e que desperta a sensibilidade e a fertilidade. Existem ainda outras que compõem esse grupo como Quartzo verde, Esmeralda, Aventurina, Pérola, Âmbar, Ágata de Fogo e o Quartzo Leitoso.

Características do signo de Câncer

Família.

Vamos nos aprofundar nos detalhes da personalidade do canceriano, tendo já em mente suas particularidades base. São as características que compõem o “eu” interior e a forma como seu exterior é apresentado às pessoas que o rodeiam. Confira os principais aspectos dos nascidos nesta data.

Dedicação à família e aos amigos

Muito ligados à família, os nativos do signo de Câncer acabam sempre em busca de programas caseiros ou viagens, o núcleo familiar é o seu porto seguro. O álbum de família com todas as fotos de bebê é o seu parque de diversões.

Seres nostálgicos, costumam mergulhar em suas lembranças em busca de sentir novamente a sensação de felicidade e segurança daquele momento, como algo congelado no tempo.

Se o canceriano te considera um amigo de verdade, então você faz parte da família, ele moverá Céus e terras para te ajudar, melhor amigo que esse não há. É aquele que se você ligar às 3 da manhã pedindo ajuda ele nem pensará duas vezes.

Protetores e cuidadosos

Com um coração gigante que sempre cabe mais um, os cancerianos e cancerianas são extremamente protetores, não suportam injustiças, seja com estranhos ou, pior ainda, se for com um conhecido. Se for com alguém da família então, a Guerra está declarada.

São movidos pela lealdade, confiança e justiça. Se um canceriano confia em você, ele não duvidará nunca, isso os deixa extremamente vulneráveis, por isso cuidado ao pisar na bola com alguém desse signo.

Cuidam de todos que precisam de auxílio, mesmo sem você pedir, ele estará contigo se perceber que precisa. Sabe aquela companhia enquanto você está internado ou aquele amigo que sai com você para te ajudar em um encontro às cegas? Esse é o papel da pessoa do signo de câncer.

Instabilidade emocional

Para toda luz, há escuridão. Sabemos que nem tudo são flores e com os caranguejos não seria diferente. Por serem regidos pelas emoções e terem a Lua como planeta regente, seus sentimentos são alterados assim como as marés mudam com a aproximação do astro.

Eles podem acordar hoje extremamente felizes e produtivos e amanhã estarem melancólicos e tristes. Entretanto, nada coloca os nativos de câncer em uma posição de felicidade estonteante quanto um amor.

Indecisos e inseguros em todos os aspectos de sua vida, essas características os fazem doar 110% de si mesmos, compensando algo que nem precisam, mas que para eles é necessário.

Pessimistas

Por se doar tanto desde sempre, o canceriano conhece cedo o sabor amargo da vida, se decepcionando com pessoas, situações e injustiças que vão além do seu alcance. Isso desenvolve um pessimismo que, se não for melhorado, pode tornar negro o coração desse caranguejinho.

Se um amigo trair uma pessoa desse signo, irá demorar a confiar em outro. Se algo der errado na vida profissional, custará a acreditar que terá seu trabalho reconhecido. Por situações assim, acaba afastando companhias maravilhosas ou perdendo oportunidades.

Sensíveis e emotivos

Seres muito ligados ao passado, as pessoas de câncer são nostálgicas por natureza e um pouco melancólicas. Ao mexer na caixinha de suas lembranças mais queridas, esse sentimento os enche de uma sensação feliz, pois são recordações de pessoas que os amam.

Possuem um sexto sentido muito conhecido no meio astrológico, por terem essa conexão com as emoções tão profunda, costumam sempre perceber energias negativas ou más intenções ao seu redor.

Ajudam a todos e não esperam recompensas financeiras ou materiais, o que o canceriano quer é carinho, amor e gratidão, mas não abuse da sua boa vontade, acreditando que são pessoas enganadas facilmente.

Os cancerianos podem ser rancorosos e vingativos na mesma proporção que são bondosos e altruístas. Cuidado, pois você pode até perder sua amizade para sempre e receber de volta na mesma moeda o que possa ter feito.

Românticos

A principal característica do canceriano é o Romantismo. Românticos incuráveis e assumidos, os nativos de Câncer saem até do estado de melancolia ao conhecer alguém que faça seu coração bater mais forte.

Esse signo não sabe ser meio termo, ou entram de cabeça no relacionamento ou nada. Amam comédias românticas, aquelas que te fazem chorar com um final feliz e todos se declarando com o amor verdadeiro, por isso são tão românticos. Se um canceriano está apaixonado por você, ele moverá montanhas pelo seu afeto.

Intensos e não poupam palavras, podem dizer que te amam porque estão sentindo essa paixão, o que pode assustar algumas pessoas. Um canceriano tem a vida planejada, o casamento, a lua de mel e toda a trajetória da família até ficarem velhinhos, isso em uma semana de paixão e envolvimento. Intensos.

Interesses profissionais

No meio profissional, o canceriano é um ser ambicioso. Se destaca na sua carreira por dar tudo de si em busca do objetivo que almeja. Ele fará de tudo para chegar onde quer, mas não cometerá injustiças ou passará por cima de pessoas para ter o que imagina.

Por ser sensível, geralmente opta pelo meio das artes. Entretanto, aqueles que fazem parte desse signo possuem um perfil manipulador, que emerge do seu ser de forma tão natural que eles nem percebem.

Gostam de criar conexões por serem expansivos, buscam novas amizades e conhecer os indivíduos a fundo e, com esse material em mãos, o lado manipulador aflora e imagina o que pode conseguir.

Há essa dualidade de emoções. Por serem muito familiares, estão sempre atrás de estabilidade financeira para formar sua família feliz. Por isso, são trabalhadores incríveis e, se não tiverem cuidado, podem mergulhar demais no trabalho e esquecer dos relacionamentos.

Outras características do signo de Câncer

Pessoa observando o céu estrelado.

Agora que você já tem um bom conhecimento dos nascidos no signo de Câncer, chegou a hora de entender como funciona a inserção desse signo no mapa astral dos demais e como é a relação do caranguejo com os outros signos do Zodíaco. Confira:

Ascendente em Câncer

Os signos que possuem ascendente em câncer costumam ser contagiados pelo lado fofo e carinhoso do signo. Passam a olhar a vida de outra forma, com mais cuidado, proteção e carinho, se aproximando mais da família e buscando dar esse toque familiar aos ambientes e relacionamentos.

Podem levar porta-retratos para decorar sua mesa no trabalho, lembrar do aniversário daquele amigo e comprar um presente, ser atenciosos com quem precisa e cuidar daqueles que estão em momentos difíceis.

Descendente em Câncer

O signo descendente é o oposto ao ascendente. Se você tem descendente em câncer, por exemplo, seu ascendente estará em Capricórnio e essa conexão Câncer - Capricórnio é um pouco problemática, como uma corda que puxa cada um para um lado.

Pessoas com descendente em câncer tem questões ligadas à emoção e a independência. Nos relacionamentos, são ansiosas e possuem medo de rejeição, porque automaticamente pensam em seus pontos fracos, e isso é doloroso para indivíduos que descendem desse signo.

Não tenha medo de suas fraquezas, se jogue e aproveite o que a vida te oferece. Abra mão dessa timidez que te prende e te faz perder oportunidades incríveis. Supere tudo isso e viva.

Compatibilidade com outros signos

Câncer tem alta compatibilidade com os signos: Escorpião, Peixes, Touro, Virgem e Capricórnio. Câncer com Câncer tem uma boa compatibilidade.

Entretanto, o relacionamento poderá ser instável, pois são duas pessoas regidas pela dualidade das emoções e podem ter conflitos constantes e falta de entendimento com a situação em si. Essa é uma aposta complicada.

Como a data de nascimento influencia nas características do signo de Câncer?

Pessoa observando o céu estrelado.

Existe uma característica, que pode mudar os aspectos de pessoas do mesmo signo, baseada no dia de nascimento: o decanato. Decanatos são períodos de 10 em 10 dias, regidos por diferentes planetas a depender do seu mapa astral.

Assim os indivíduos nascidos de 21/06 à 01/07 fazem parte do 1º decanato e são mais protetores e maternais, são considerados os mais cancerianos.

Já os nascidos entre 02/07 à 11/07 são do 2º decanato e são os cancerianos mais fechados e difíceis de mudar, são mais desconfiados e focados em organização, porém são os mais apegados, seja por coisas, momentos ou pessoas.

Por fim, os nascidos entre 12/07 à 21/07 são do 3º decanato, os últimos do signo. Esses cancerianos são os mais intuitivos e sensíveis, entretanto, devem ter cuidado para não mergulhar demais nos seus sentimentos e a sensibilidade se tornar exagerada.

Portanto, é preciso analisar todos os detalhes e montar um mapa astral, pois ele mostrará a sua vida astrológica baseado na data e hora de nascimento.

Com essas informações, é possível saber como a personalidade, forma de se relacionar, emoções, sentidos, dedicação, estão conectados ao Universo. Vale a pena saber e conhecer mais de si mesmo.

Autor deste artigo

Sou redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo temas esotéricos e escrever sobre o que se gosta é incomparável.

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.