O que é o horóscopo celta? Descubra tudo sobre o seu signo e mais!

O que é o horóscopo celta? Descubra tudo sobre o seu signo e mais!

Quer saber qual é o seu signo e o que é o horóscopo celta? Então descubra se você é de cavalo marinho, serpente, salmão ou outro regente nessa tradição.


Origem do Horóscopo Celta

Tríplice celta

Com origem na região que abrange a Inglaterra e Irlanda pré-cristã, o horóscopo celta é uma tradição milenar, baseada nos estudos dos Druidas. Eles eram os sacerdotes que cuidavam das questões Sagradas antes da dominação romana e a imposição do cristianismo.

Conhecidos como mestres da astronomia, os Druidas foram os primeiros a acreditar que a terra era esférica. O sistema do horóscopo celta é baseado no ciclo lunar, muito diferente do zodíaco mais conhecido. Dessa forma, ele é divido em 13 principais representações, equivalentes aos meses lunares.

Eles acreditavam que havia consciência nas energias naturais, inclusive no que ainda era desconhecido pelo ser humano. E os animais do horóscopo representavam essa energia, sendo elementos do Todo. Conheça os 13 animais do horóscopo celta e suas características!

Características do Horóscopo Celta

Análise de horóscopo

Os Druidas acreditavam tanto na ligação do signo com o ser humano que estabeleceram a morte como uma passagem. Para a cultura celta, o espírito não morre, mas passa por uma transformação, tornando-se seu animal representante caso estivesse mais ligado ao seu Eu.

Os 13 signos do horóscopo celta são o veado, gato, serpente, raposa, touro, cavalo marinho, corvo, cavalo, salmão, cisne, borboleta, lobo e falcão. Como você pôde observar, ele se difere do zodíaco na questão quantidade, sendo apenas 12 neste. Também os animais que representam são outros.

Em que se baseia a definição de cada signo do horóscopo celta?

Como se baseia no ano lunar, o horóscopo celta é divido em 13 diferentes esferas. Cada mês lunar leva exatamente 28 dias, totalizando 365 ao fim do 13º ciclo. O interessante é que 28 dias é também o período do ciclo menstrual, que sofre total influência da lua, o que faz com que o horóscopo celta tenha muito mais sentido para o feminino.

Além de não ter o problema de ter mês com 30, outro com 31 e pior ainda, ano bissexto, a semana lunar se divide perfeitamente em 7 dias, totalizando sempre 4 semanas perfeitas. E cada mês é representado por um animal diferente para o dia do nascimento.

Claro que, como no caso do zodíaco, os animais do horóscopo celta também têm suas próprias características. Além disso, representam certas tendências e habilidades, estando atreladas também a um período do ano, como ocorre no zodíaco tradicional.

Em que se baseiam as previsões do horóscopo celta?

Ao dividir o ano em 13 meses lunares, se tem os meses bem marcados, que também se associam às estações do ano e principalmente ao tipo de energia de cada época. Para os Druidas, havia uma consciência real e ativa nas energias da natureza e também nas sobrenaturais.

Dessa forma, elas podiam ser identificadas e relacionadas com espíritos de animais, plantas ou até mesmo pedras. Eles carregam dentro de si as características de cada signo lunar, fazendo com que o horóscopo celta conte com a representação de ideias e energias em forma de animais.

O horóscopo celta é fundamentado em algum outro horóscopo?

Criado há milênios, antes mesmo de Roma dominar a Inglaterra, o que aconteceu por volta do ano 40 d.C., o horóscopo celta não tem nenhum precedente. Ou seja, ele não foi fundamentado em nenhuma outra teoria ou horóscopo, sendo desenvolvido pelos Druidas.

Esse horóscopo conta com uma árvore característica, um Deus celta, uma pedra preciosa e, claro, um animal específico para cada mês do ano. Dessa forma, eles poderiam aproveitar melhor o potencial mágico e energético de cada um deles, na fase certa.

Signos presentes no Horóscopo Celta

Mapa das constelações dos horóscopos

Os signos que representam os animais no horóscopo celta são o veado, gato, serpente, raposa, touro, cavalo marinho, corvo, cavalo, salmão, cisne, borboleta, lobo e falcão. Todos eles são representações de um tipo de personalidade e energia. Veja um pouco mais sobre cada um e aprenda um pouco mais sobre sua personalidade!

Veado, 24 de dezembro a 20 de janeiro

Verdadeiros líderes, não têm medo do trabalho e adoram criar soluções. Gostam de ética nos relacionamentos e não perdoam se traídos, desprezando qualquer tipo de mentira. Cheios de energia, eles são independentes e orgulhosos, sempre com atenção aos detalhes.

São vaidosos, mas com limites - apenas gostam de estarem sempre bem arrumados. Amantes das viagens são criativos e gostam de artes. Têm forte impulso por justiça e adoram cultivar a terra, deixando seus ideais sempre em primeiro lugar.

Nascidos entre 24 de dezembro e 20 de janeiro, no calendário gregoriano, a árvore relacionada ao veado é a Bétula. A cor do signo é branca e sua pedra relacionada é o cristal de rocha.

Gato, 21 de janeiro a 17 de fevereiro

Com uma mente afiada e inteligência fora do comum, o signo de gato adora atenção, mas precisa do seu tempo a sós. Ariscos, gostam de desafios e de observar as pessoas e situações. Extremamente sensíveis a energias, eles possuem a intuição fortíssima e não deixam nada escapar.

Criativos e brincalhões, desconfiam até da sombra e não se deixam enganar. Apesar disso, são bem analíticos e nunca tomam uma decisão sem antes terem pesado todas as possibilidades. São conquistados facilmente com uma mesa farta e aromática.

Com nascimento entre os dias 21 de janeiro e 17 de fevereiro, sua árvore é a Sorveira. Sua cor é cinza e sua pedra o Peridoto.

Serpente, 18 de fevereiro a 17 de março

Sempre tranquila, é muito difícil abalar a estrutura de quem é do signo de serpente. No horóscopo celta, ela curiosa, falante e tem uma mente que não para um minuto. Foge de qualquer confronto, mas para proteger a quem ama, ataca ferozmente.

Ela pode passar por muitas mudanças ao longo da vida, tendo momentos de intensa transformação e fases de quietude e contemplação. Continuamente à procura do equilíbrio na vida, gostam de interações e são emotivos, mas com o devido limite. São ambiciosos, porém sempre com os pés no chão.

Nascidos entre 18 de fevereiro e 17 de março, quem é do signo da serpente tem como árvore o Freixo. Sua cor é o verde e a pedra o Coral.

Raposa, 18 de março a 14 de abril

Naturalmente sensuais, tem muita energia e adoram praticar esportes. Com ousadia e confiança, tendem a parecer um pouco arrogante, para quem não o conhece profundamente. Porém, são pessoas que estão sempre dispostas a ajudar a quem precisa.

Conseguem encontrar novos caminhos e soluções com facilidade, se comunicando muito bem e aptos a exercerem cargos de liderança. Sinceros, estão sempre em busca de resultados e podem ser um pouco egoístas algumas vezes. Independentes no amor, eles odeiam a ideia de estarem presos.

Pessoas do signo da raposa nasceram entre 18 de março a 14 de abril, tendo como árvore o Amieiro. Sua cor é vermelha e sua pedra é o Rubi.

Touro, 15 de abril a 12 de maio

Fortes, determinados e até mesmo teimosos, os que são do signo de touro parecem temperamentais. Porém, sua personalidade é extremamente confiável e quando fazem uma amizade, é para sempre. Podem sofrer com ansiedade, principalmente em ambientes sem estabilidade.

Muito voltados para a família, eles fazem laços para toda a vida. Podem se apegar a uma ideia, como um filme, música, série ou autor, e não largar mais, até ter processado todas as possibilidades. Românticos, gostam de festas e de ter a casa cheia de gente.

Taurinos no horóscopo celta são os que nasceram entre os dias 15 de abril e 12 de maio, tendo como árvore o Salgueiro. Sua cor é branca e a pedra é a da Lua.

Cavalo marinho, 13 de maio a 9 de junho

Muito racionais, eles possuem uma excelente memória, além de serem criativos e organizados. Adoram viajar, principalmente se envolver praia, e não deixam de lado uma boa aventura. Paciente e generoso costuma ter muitos amigos e ter ótimas relações no ambiente de trabalho.

Na família, os homens são ótimos pais - assim como os cavalos marinhos que gestam seus filhos. As mulheres são pacientes e persistentes. Gostam de mudanças e estão sempre à procura da sua independência, reforçando seus valores e buscando entender sua missão nessa vida.

Quem é de cavalo marinho nasceu entre 13 de maio e 9 de junho, tendo como árvore o Espinheiro. Sua cor é a lilás e a pedra é o Topázio.

Corvo, 10 junho a 7 de julho

Extremamente éticos, os que são do signo de corvo não aceitam meio termo. Ativos e encantadores, visam sempre o crescimento, buscando novos voos de tempos em tempos. Ótimo líder, motiva através do seu próprio comportamento, trabalhando tanto quanto seus liderados.

Gostam de se mudar, e se não puderem, mudam todos os móveis da casa se necessário, mas precisam sentir a energia fluindo. Começam sempre novos projetos, são autoconfiantes e encontram na música sua verdadeira morada, podendo ser um hobbie ou até profissão.

Nascidos entre 10 de junho e 7 de julho são do signo de corvo no horóscopo celta, tendo como árvore símbolo o Carvalho. Sua cor é o preto e sua pedra é o Diamante.

Cavalo, 8 de julho a 4 de agosto

Batalhadores, eles sabem o que querem e como conseguir. Tendem a exercer papéis de liderança, mas podem ser um tanto rebeldes às vezes. Com uma postura inabalável, eles são normalmente magnéticos e de muito boa aparência.

Gostam de trabalhar em grupo e prezam mais pelo conhecimento que por características pessoais. São orgulhosos, focados e extrovertidos. Da mesma forma, são também generosos, persuasivos e um tanto dramáticos, colocando mais ênfase que o necessário para mostrar seu ponto de vista.

Se você nasceu entre 8 de julho e 4 de agosto, então o seu signo no horóscopo celta é o cavalo, tendo como símbolo a Árvore Sagrada. Sua cor é o branco e sua pedra a Cornalina.

Salmão, 5 de agosto a 1 de setembro

Sábios e profundos, tendem a ter forte conexão espiritual, porém sem perder os pés no chão. Amante das artes, principalmente poesia, são inteligentes e magnéticos. Amam mudanças e estão sempre em busca de um objetivo, com disciplina e foco.

Resistentes e perseverantes, são pura energia e aplicam isso em atividades físicas, intelectuais ou artísticas. Possuem uma intuição fortíssima e tendem a criar filhos independentes e bem resolvidos, assim como eles são. Aliás, liberdade é um assunto sério no relacionamento com esse signo.

Nascidos entre 5 de agosto e 1º de setembro, pessoas do signo de salmão tem como árvore símbolo a Aveleira. Sua cor é o marrom e sua pedra é a Ametista.

Cisne, 2 setembro a 29 de setembro

Extremamente educados, os nascidos nesse período tendem a serem corretos e exigentes. Planejam cada parte do seu dia e até da vida, focando para poder alcançar os objetivos estabelecidos. Um pouco rígidos, podem ser muito elegantes e até teimosos.

Racionais, são ótimos para resolver problemas complexos, por causa da sua capacidade de esquematizar situações. Com certa tendência a serem pouco pacientes e um tanto controladores, eles precisam de espaço e liberdade para suas atividades.

No horóscopo celta, quem nasce entre 2 de setembro e 29 de setembro é considerado do signo de cisne e tem como árvore a Videira. Sua cor é o rosa e a pedra a Esmeralda.

Borboleta, 30 de setembro a 27 de outubro

Extrovertido, comunicativo e com uma beleza única e especial, aquele que tem o signo de borboleta tende a ser eternos negociadores. Organizados e dinâmicos, eles conseguem conectar pessoas e ideias com a mesma facilidade. Adaptáveis e com gosto por mudanças estão sempre viajando ou planejando a dos seus sonhos.

Verdadeiros e sofisticados, são dotados de uma aura magnética, que o transforma no centro de qualquer festa ou reunião. Sensível e confiável, é uma ótima pessoa para compartilhar segredos e buscar uma opinião sincera e educada. Um tanto dramáticos, está sempre em busca de novas ideias.

Ao nascer entre o dia 30 de setembro e 27 de outubro, então o signo do horóscopo celta é a borboleta, tendo como árvore a Hera. Sua cor é o azul e sua pedra a Opala.

Lobo, 28 de outubro a 24 de novembro

Determinados em seus objetivos e automotivados, os que têm o signo de lobo não se deixam abater. Tendem aos extremos, então quando amam se entregam completamente. Por outro lado, se odeiam, podem até mesmo ser vingativos.

Intuitivos, ecléticos e curiosos, estão sempre em busca de conhecimento, nas mais diversas áreas da vida. Isso acaba levando a caminhos não planejados, encarados com muita coragem e protagonismo. Tende a ser muito introspectivo, aceitando com cautela novos relacionamentos.

Os que são nascidos entre 28 de outubro e 24 de novembro pertencem ao signo de lobo no horóscopo celta, tendo como árvore o junco. Sua cor é laranja e sua pedra é o Jaspe.

Falcão, de 25 de novembro a 23 de dezembro

Tenazes, atentos e teimosos, eles não são fáceis de dissuadir. Firmes em suas convicções, podem ser mais emblemáticos que o necessário para defender seu ponto de vista. Quando confia de verdade, se abre e se permite amar e demonstrar sua imensa afetividade e a promessa de um amor eterno.

Misterioso e com um instinto marcante, pode ver detalhes em situações em que ninguém tinha percebido. Tem sonhos e ideais muitas vezes utópicos, mas não deixam de acreditar ou lutar por eles. Inteligentes e inquietos, gostam de explorar bem uma situação antes de tomar uma decisão de fato.

O signo de falcão do horóscopo celta compreende os que nasceram entre 25 de novembro e 23 de dezembro, tendo a árvore anciã como símbolo. Sua cor é o amarelo e sua pedra o Azeviche.

O horóscopo celta pode ser um bom instrumento para o autoconhecimento?

Mulher se olhando no espelho refletindo

Assim como os outros tipos, o horóscopo celta pode sim ser uma ferramenta para o autoconhecimento. Não que ele vá falar exatamente como você é, afinal, suas características podem estar relacionadas ao seu nascimento, mas certamente sofrem influência do meio.

Contudo, o horóscopo pode te ajudar a pensar sobre suas qualidades e defeitos, traçando novas metas e buscando aperfeiçoar o que ainda não está da forma que você deseja. Em outras palavras, pode funcionar como um mapa, apresentando várias rotas, que você vai ler para encontrar os melhores caminhos para si.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.