Sonhar com libélula: colorida, pequena, morta, verde, azul e mais!

Sonhar com libélula: colorida, pequena, morta, verde, azul e mais!

Sonhar com libélula demonstra, principalmente, o desejo por liberdade. Confira aqui essa e outras interpretações para esse sonho.


O que significa sonhar com libélula

Libélula no escuro

Sonhar com libélula traz diversas mensagens sobre transformações na vida de quem sonha, ou ainda sobre a necessidade de realizar alguma mudança. Esse sonho também demonstra o desejo por mais liberdade, seja na vida como um todo, ou numa área específica.

Dependendo dos detalhes do seu sonho, ele dá vários alertas sobre comportamentos e hábitos que necessitam de atenção. Como, por exemplo, a falta de foco, instabilidade, ou uma tentativa de controlar pessoas e situações da vida cotidiana.

Ficou curioso para saber todas as interpretações dos sonhos com libélulas? Então, confira esse artigo completo que preparamos para você.

Sonhar com libélula de diferentes tamanhos

Libélula vermelha

Você sabia que o tamanho da libélula traz um significado especial ao seu sonho? Confira abaixo o que significa sonhar com libélula grande ou pequena.

Sonhar com libélula pequena

Por ser um inseto que pode voar, muitas vezes, a libélula representa o desejo por liberdade. Contudo, sonhar com libélula pequena mostra que o sonhador ainda não tem certeza do que necessita ser transformado em sua vida. Ou ainda, que não sabe como agir para concretizar essa mudança.

Sendo assim, esse período da sua vida exige uma boa dose de reflexão e autoconhecimento. Olhe em volta para descobrir o que faz com que você se sinta preso. Pode ser, por exemplo, que você deseje mudar as condições externas da sua vida, ou algo em seu interior. Ao descobrir o problema, não hesite em fazer as mudanças necessárias.

Sonhar com libélula grande

Quem sonha com uma libélula grande tem clareza em relação àquilo que deseja. Assim, sonhar com libélula grande representa o desejo por liberdade e é provável que o desconforto causado pela falta dela seja grande.

Tenha em mente que, com o tempo, a tendência é que essa insatisfação aumente. Por isso, é muito importante que você aja para conquistar o que deseja. Pois é só assim que você poderá seguir em frente com mais leveza.

Sonhar com libélula de diferentes cores

Libélula azul e verde

As diversas cores da libélula vistas em sonho trazem significados diferentes para ele. Veja abaixo o que significa sonhar com libélula colorida, preta, branca, azul ou verde.

Sonhar com libélula colorida

O significado de sonhar com libélula colorida está associado à distração e à falta de consistência. Sonhos como esse indicam que você tem tido dificuldade de definir suas próprias prioridades. Ou ainda, de se dedicar às tarefas necessárias, tanto aquelas importantes, quanto aquelas cotidianas.

Então, vale a pena refletir se há algo fazendo com que você esteja sempre distraído. Muitas vezes, isso ocorre quando estamos enfrentando um grande problema, ou quando focamos demais no passado e no futuro.

Depois de entender o que está causando esse comportamento, avalie possíveis soluções e aja o quanto antes. Além disso, aprenda a se dedicar plenamente a cada tarefa que realiza. E não se esqueça de viver o momento presente.

Sonhar com libélula preta

Sonhar com libélula preta denota falta de liberdade e descontentamento com a vida profissional. Talvez, você não esteja feliz com a carreira que escolheu para si mesmo. Ou então, com algum aspecto específico do seu trabalho atual, como sua função, seu salário, as pessoas com quem trabalha etc.

Cabe a você avaliar a situação para descobrir como seguir em frente. Se possível, considere fazer as mudanças necessárias para que você seja feliz no seu trabalho. Afinal de contas, esse é um aspecto muito importante da vida de todos nós. Com certeza, se sentir realizado ao final de cada dia de trabalho é algo que vale a pena conquistar.

Sonhar com libélula branca

Quando sonhamos com uma libélula branca isso significa que a necessidade de liberdade ocorre em relação a nós mesmos. Isto é, a maneira como você pensa ou como está vivendo é a causa desse problema.

Muitas vezes, o desejo de ser aceito por um grupo de pessoas acaba fazendo com quem alguém finja ser quem não é. Ou ainda, o surgimento de um novo ciclo demanda mudanças que nem sempre estamos preparados para realizar. É então que surge essa sensação de estarmos aprisionados.

Reflita sobre isso para entender porque você sente que está limitando a própria liberdade. Uma vez que você encontrar o problema, faça o necessário para resolvê-lo. Sonhar com libélula branca mostra que é hora de transformar o que for preciso em si mesmo e se permitir ser por completo.

Sonhar com libélula azul

Uma libélula azul vista em sonho representa a falta de autonomia na vida amorosa. Por isso, é essencial avaliar se esse sentimento parte de você ou da pessoa amada.

Quando você é o próprio causador dessa situação, esse costuma ser um sinal de insegurança. Só para ilustrar, pode ser que você não se sinta confiante o suficiente para expor suas próprias opiniões e sentimentos. Então, é preciso trabalhar sua autoconfiança para que você possa aproveitar esse relacionamento de forma saudável.

Porém, ao sonhar com libélula azul também é possível que você sinta que seu parceiro não permite que você tenha a liberdade que deseja. Nesse caso, a melhor saída é conversar com a pessoa amada e dizer como você se sente.

Sonhar com libélula verde

A cor verde é associada ao crescimento, renovação e regeneração. Assim, sonhar com libélula verde representa uma fase da sua vida de grande desenvolvimento. Na qual você tem a capacidade de se adaptar a todas as mudanças rapidamente.

Os sonhos com libélula verde também trazem bons presságios para as finanças, visto que esta é a cor da fertilidade. Portanto, você terá bons resultados no trabalho e até mesmo lucros inesperados.

Outros significados para sonhar com libélula

Libélula laranja parada em galho de planta

Sonhos com uma libélula morta, voando, ou no qual você pega esse inseto são bastante comuns. Confira abaixo a interpretação de cada um deles.

Sonhar com libélula morta

Nos sonhos, a morte não deve ser tomada num sentido literal. Ela representa apenas a finalização de um ciclo e, consequentemente, o começo de outro. Por isso, sonhar com libélula morta prevê que um novo capítulo da sua vida está prestes a começar.

Se você está indeciso sobre alguma mudança que deseja ou sente que precisa fazer, seu sonho avisa de que esse momento é apropriado para isso.

Na verdade, esse inseto, por si só já é um símbolo de transformação. Afinal, suas larvas vivem na água, mas com o tempo ele ganha asas e a possibilidade de voar livremente. Então, a libélula morta reforça esse simbolismo, e representa uma grande transição positiva que te oferecerá mais liberdade.

Sonhar com libélula voando

Uma das curiosidades sobre as libélulas é que elas conseguem trocar de direção rapidamente em pleno voo. Assim, sonhar com libélula voando representa instabilidade ou falta de foco. Além disso, a rapidez do voo desse inseto também é um representativo de como você está vivendo.

Sempre ativo, mudando de ideia o tempo todo, ou sem conseguir se dedicar aos seus maiores objetivos. Por tudo isso, esse sonho é uma mensagem de que você precisa ter mais foco naquilo que importa.

Também é essencial que você tenha clareza quanto às suas prioridades e se dê o tempo necessário para se dedicar a cada uma delas. Por último, não se esqueça de descansar de vez em quando, pois isso também terá um impacto positivo na sua vida.

Sonhar que pega uma libélula

Sonhar que pega uma libélula representa uma tentativa de controlar eventos ou pessoas ao seu redor. Se no sonho você estava segurando a libélula de forma que ela não pudesse voar, isso indica que você tem adotado esse comportamento regularmente.

Então, é preciso tomar cuidado, já que isso pode lhe causar diversos problemas. Como, por exemplo, o fim de uma amizade ou relacionamento importante para você. Além disso, quando você tenta controlar tudo ao seu redor, você fica sem energia para cuidar daquilo que importa.

Se no sonho você apenas pegou a libélula e logo deixou que ela voasse livremente, isso demonstra que você está pronto para deixar esse comportamento para trás.

Sonhar com libélula pode significar que estou sendo iludido?

Libélula com asas transparentes com gotículas de chuva e teia de aranha ao fundo

Em alguns casos, o significado de sonhar com libélula pode estar ligado às ilusões. Especialmente, aquelas que criamos para nós mesmos, como quando fingimos ser alguém que não somos, quando não encaramos nossos problemas de frente, ou reprimimos nossos sentimentos.

Contudo, esse sonho representa principalmente o desejo por liberdade ou a necessidade de mudança. Os sonhos com libélula são, muitas vezes, avisos de que uma grande transformação está a caminho, ou então, que precisamos reavaliar o curso da nossa vida para começar a seguir na direção correta.

Agora, que você já sabe qual é a mensagem do seu sonho, será preciso refletir sobre tudo o que aprendeu. Dessa forma, você terá mais clareza sobre o momento que está vivendo, além de entender como pode conquistar o que quer no futuro.

Autor deste artigo

Formada em Letras e apaixonada pela escrita. Desde a faculdade sou fascinada pela interpretação dos sonhos, quando percebi que as histórias que os sonhos contam têm sempre algo a nos ensinar sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor. Aliás, aprender e ensinar são partes importantes da minha vida e há 5 anos troquei a sala de aula pelos blogs. Outros interesses incluem literatura, yoga, filosofia e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


cores animais ações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.