Terapeuta integrativa: o que é, formação, atividades, salário e mais!

Terapeuta integrativa: o que é, formação, atividades, salário e mais!

A terapia integrativa tem ajudado na prevenção de algumas doenças, como ansiedade e insônia. Saiba neste artigo sobre a profissão e sua atividades!


Conheça as atividades da terapeuta integrativa!

Terapeuta integrativa.

Dentro da terapia integrativa, existem várias atividades que uma terapeuta pode exercer para conseguir ajudar seus pacientes a resolverem problemas físicos, mentais ou emocionais, trazendo mais equilíbrio para suas vidas. Por serem atividades que complementam a medicina tradicional, elas podem ser muito efetivas na prevenção e no tratamento de várias doenças.

Algumas dessas atividades são apiterapia, aromaterapia, arterapia, ayurveda, meditação, musicoterapia, fitoterapia ou plantas medicinais, quiropraxia, reiki, yoga, terapias de florais entre outras. Você pode perceber que as atividades de uma terapeuta integrativa existem em muitas possibilidades, e todas elas buscam levar mais equilíbrio e bem-estar para a vida de quem a utiliza.

Agora, leia o artigo para descobrir mais sobre as vertentes de uma terapeuta integrativa!

Entendendo mais sobre a terapia integrativa

Sessão de terapia integrativa.

A terapia integrativa vem ajudando muitos pacientes a conseguirem tratar tantos problemas físicos quanto mentais, através de uma abordagem mais completa e humana. Nos próximos tópicos, você vai descobrir aspectos importantes da terapia integrativa e para quem ela é indicada!

O que é a terapia integrativa e complementar?

A terapia integrativa e complementar busca a inclusão do paciente, ou seja, busca uma visão mais holística da pessoa, levando em consideração a mente, o corpo e o espírito. A terapia integrativa se utiliza de recursos terapêuticos, baseando-se em conhecimentos tradicionais para conseguir prevenir doenças como a depressão e a ansiedade.

Em alguns casos, a terapia integrativa pode ser utilizada para tratamentos de doenças mais crônicas. Por ter uma visão mais holística do seu paciente, ela procura curar a pessoa, cuidando não só da parte física, mas de todas as dimensões.

Como funciona a terapia integrativa?

Geralmente, a terapia integrativa é feita através de sessões com o terapeuta indicado. É importante saber que você não terá um resultado somente fazendo uma única sessão, e é necessário um acompanhamento mais longo, de acordo com o caso. Por isso, tenha em mente que, quanto menos ansiedade tiver com relação ao resultado, melhor vai ser o tratamento.

A quantidade de sessões serão estabelecidas pelo profissional, podendo ser semanais de até uma hora ou, se o caso for mais crítico, estendendo-se para dois encontros por semana. Contudo, o profissional pode não se limitar apenas a uma técnica ou atividade diferente, podendo ter mudanças, dependendo da evolução do paciente.

Para que serve a terapia integrativa?

Se você sofre de doenças como ansiedade, depressão e hipertensão, a terapia integrativa pode ser um complemento para ajudar a tratar esses e outros problemas. Esse tipo de terapia tem como objetivo fazer um tratamento complementar (sem interromper o tratamento médico tradicional) de problemas físicos, mentais e emocionais.

Muitos especialistas acreditam que, quando existem problemas mentais ou emocionais, há o surgimento de doenças. Por isso, a terapia integrativa age como sendo uma alternativa de levar mais saúde e qualidade de vida para o paciente em várias áreas, sendo elas emocionais, físicas e mentais.

Quando e para quem é indicada a terapia integrativa?

Ela é indicada em todas as fases de uma pessoa doente, independentemente das terapias que estão sendo utilizadas. A terapia integrativa é o resultado da união do conjunto de práticas e técnicas com foco nos cuidados com a saúde do paciente, em que o foco não está diretamente na doença, mas no paciente como um todo.

Esse tipo de terapia é indicado para qualquer tipo de pessoa que esteja precisando de um tratamento complementar em seus momentos de doença, ou simplesmente para a prevenção. Porém é muito importante ter uma indicação e um acompanhamento médico quando decidir se beneficiar da terapia integrativa, pois é muito relevante levar em consideração a individualidade humana.

Terapeuta integrativa na prática

Sessão de terapia integrativa.

Uma terapeuta integrativa é responsável por auxiliar seus pacientes no tratamento de doenças tanto físicas quanto mentais. Porém é essencial ter um acompanhamento médico durante o tratamento para que o resultado seja ainda mais eficaz. Nos tópicos a seguir, você vai conhecer mais sobre essa profissão da área da saúde!

O que é uma terapeuta integrativa?

A terapeuta integrativa é uma profissional que atua para o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação das artes terapêuticas, possibilitando mais bem-estar para seus pacientes com práticas menos invasivas. Ela visa se qualificar de conhecimentos terapêuticos para ajudar o tratamento de doenças, visualizando o paciente de um modo holístico.

Assim, é uma profissional que trabalha para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes de forma complementar, ou ajudando na prevenção ao tratamento convencional médico. Contudo, essa profissional tem como finalidade realizar um atendimento cada vez mais humanizado, auxiliando no tratamento e na recuperação emocional, e visando mente, corpo e espírito.

Principais atuações da terapeuta integrativa

Existem várias vertentes de atuação para quem deseja se tornar uma profissional de terapia integrativa. Todas elas são atividades que buscam levar em consideração o ser humano como o centro da terapia, levando mais bem-estar e uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.

Existem algumas atuações mais conhecidas e principais de uma terapeuta integrativa, são elas: mindfulness, aromaterapia, yoga, reiki, fitoterapia, homeopatia e cromoterapia. Essas vertentes visam respeitar o conhecimento específico em cada área e principalmente a valorização do paciente como um todo, focando na cura por mente, corpo e espírito.

Benefícios que a terapeuta integrativa proporciona

São vários os benefícios que uma terapeuta integrativa pode proporcionar para seus pacientes. Além das melhorias físicas, ela pode proporcionar mais qualidade de vida, mesmo que a doença seja mais complicada de ser tratada.

Quando um paciente se permite vivenciar uma terapia integrativa, há maiores chances de ele experimentar sentimentos de prazer, alívio e esperança, o que acaba fazendo muita diferença para o resultado final do seu tratamento.

Outro benefício gerado é que a terapeuta integrativa proporciona o auxílio na participação do paciente em relação ao seu tratamento. Assim, ele passa de uma forma passiva para uma ativa e tem maior participação em busca da sua cura.

Diferença entre terapeuta, psicólogo, psiquiatra e psicanalista

Apesar de todas as profissões da área mental atuarem utilizando o ser humano como meio de estudos e análises, há diferenças significativas entres elas.

Primeiramente, o terapeuta ou terapeuta holístico é responsável por utilizar técnicas integrativas com seus pacientes, visando o paciente como completo (mente, corpo e espírito). Já o psicólogo é o terapeuta formado na faculdade no curso de psicologia, ajudando o paciente e tendo o foco de análise sobre o consciente da pessoa.

O psiquiatra é o profissional formado em medicina, que faz especialização em psiquiatrias. Ele é o responsável por dar um diagnóstico para o paciente e, se necessário, faz a prescrição de medicamentos para o tratamento. Por último, o psicanalista é o terapeuta que faz o curso de psicanálise, e sua base de estudo e análise basicamente é o inconsciente do paciente.

Como ser uma terapeuta integrativa?

Para se tornar uma terapeuta integrativa qualificada, você precisa cursar uma graduação tecnológica em Terapias Integrativas e Complementares da área da saúde, com foco na formação de um profissional para trabalhar no bem-estar do paciente. Assim, utilizará práticas e técnicas que auxiliam em diversos tratamentos.

Há também psicólogos que fazem essa especialização aproveitando melhor as áreas abordadas dentro do curso. Lembre-se sempre de pesquisar bastante antes sobre o lugar que escolher cursar, pois é muito importante ser um lugar que ofereça a formação qualificada do profissional.

Além disso, procure pesquisar bastante como funciona a profissão antes de ingressar. Lendo este artigo até o fim, você já está dando um passo inicial importante.

Cursos e formação

Existem várias escolas e universidades oferecendo a formação para terapeuta integrativa. Para atuar na área da saúde, existem diversas maneiras, e uma delas é a formação de tecnólogo de Terapias Integrativas Complementares. Existem também cursos livres específicos das atividades, como reiki, cromoterapia, meditação, entre outros.

Técnicas e atividades

Uma terapeuta integrativa irá adaptar e englobar diferentes técnicas, dependendo das necessidades do paciente. Por isso, é importante se capacitar para compreender o indivíduo como sendo um ser único. Atividades como reiki, meditação, aromaterapia estão entre as mais conhecidas.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Técnicas Integrativas e Complementares pode atuar em diversas áreas que envolvem a saúde e o bem-estar de um paciente. Entre elas, há clínicas de terapias, casas de repouso, instituições geriátricas, psiquiátricas, creches e empresas. Em um ambiente organizacional, ele pode atuar na prevenção de doenças ocupacionais.

Salário médio

Dependendo da área de atuação do terapeuta, o salário pode variar de R$ 1.446,68 até R$ 5.968,98. Alguns profissionais, ao invés de trabalharem para empresas, procuram empreender nessa área, seja abrindo clínicas terapêuticas ou fazendo atendimentos a domicílio, pois os ganhos podem superar essa média estipulada.

Contudo, levando em consideração que a saúde é uma área importante para a humanidade, esta profissão vem ganhando destaque a cada ano que passa.

Qual abordagem da terapia integrativa se especializar?

Existem algumas vertentes dentro da terapia integrativa que uma terapeuta pode se especializar, levando um conhecimento mais específico sobre a especialização. 4 práticas que são mais procuradas são de meditação mindfulness, fitoterapia, medicina tradicional chinesa e práticas expressivas de saúde. Todas elas visam o bem-estar e a saúde do paciente.

Mindfulness é uma prática de meditação que tem como objetivo levar o praticante a aprender a desenvolver a atenção plena. Fitoterapia é o estudo de plantas medicinais para a promoção e recuperação da saúde. Já a medicina tradicional chinesa tem como objetivo buscar o equilíbrio através de várias atividades, como meditação, práticas corporais e alimentação.

Por fim, as práticas expressivas em saúde utilizam a arte (instrumentos musicais, canto, dança, poesias, etc.) como ferramentas terapêuticas.

Outras informações sobre a terapia integrativa

Sessão de terapia integrativa.

Os próximos tópicos do artigo abordarão outras informações relevantes sobre a terapia integrativa. Além de esclarecerem sua eficácia e seus pontos negativos, também explicarão como seguir um tratamento de terapia integrativa alinhado com um tratamento médico convencional. Confira!

Qual a eficácia da terapia integrativa?

A terapia integrativa é considerada eficaz desde que o acompanhamento seja feito junto de um tratamento médico. Por se tratar de uma terapia complementar, ela busca focar em pontos que a medicina tradicional não atua com profundidade.

Por ter uma visão holística do ser humano, ela ajuda no desenvolvimento da relação do paciente com a doença, ajudando a tornar a pessoa mais ativa na sua recuperação, seja qual for o grau da doença. Por isso, jamais faça somente a utilização da terapia interativa, pois algumas doenças podem precisar da indicação de medicamentos para o combate mais eficaz.

Quais os pontos negativos da terapia integrativa?

Sendo uma terapia que visa o bem-estar do paciente, que tenta levar mais equilíbrio tanto físico quanto emocional para sua vida, pode-se dizer que um ponto negativo é a possibilidade de você encontrar profissionais não qualificados para fazer a utilização das técnicas essenciais dessa profissão. Tudo isso pela facilidade de se obter uma certificação, principalmente dos cursos livres.

Por isso, é muito importante você saber com quem está se consultando e, de preferência, pedir indicações de médicos ou pessoas que já vivenciaram as sessões. O SUS é um lugar de referência em que existem possibilidades de encontrar essas terapias.

O tratamento da terapeuta substitui o tratamento médico convencional?

Mesmo que o objetivo principal seja criar um equilíbrio no organismo do paciente, mostrando os reais aspectos que afetam a sua saúde, o tratamento de uma terapeuta integrativa jamais pode substituir um tratamento médico convencional. Existem doenças que somente com medicamentos específicos e um acompanhamento de um especialista conseguem ser tratadas.

Esse tipo de terapia serve como um complemento ao tratamento médico convencional, acelerando algumas recuperações ou agindo na prevenção das doenças. Então, lembre-se, procure jamais abdicar do acompanhamento de um médico, mesmo que esse tipo de terapia tenha resultados significantes para a sua melhora.

O trabalho da terapeuta integrativa possui grande importância!

Sessão de terapia integrativa.

Assim como um médico tradicional, o trabalho de uma terapeuta integrativa possui uma grande importância para promover saúde e bem-estar na vida de um paciente. Focando de uma forma holística no ser humano (corpo, mente e espírito), esse profissional ajuda uma pessoa a se curar, cuidando de todas as dimensões.

Portanto, por meio da junção da terapia com a medicina tradicional, podemos encarar os variados tipos de doenças por uma nova perspectiva (mais humana e aprofundada na complexidade humana) e postura, tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

Ou seja, o trabalho da terapeuta integrativa tem muita importância, assim como o de um médico tradicional. Sendo assim, uma coisa não exclui a outra e, quanto mais diagnósticos médicos você trouxer para sua terapeuta, melhor e mais eficaz vai ser a terapia integrativa!

Autor deste artigo

Jornalista e taurina apaixonada por escrita desde aprendeu a escrever. Desde a sua formação, se dedica a escrever textos sobre diversos assuntos, e temas como o autoconhecimento e saúde da mente têm feito parte dos seus trabalhos e pesquisas mais frequentes.

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números