Terapia familiar: o que é, benefícios, abordagens, como funciona e mais!

Terapia familiar: o que é, benefícios, abordagens, como funciona e mais!

Servindo como um tratamento que visa auxiliar a saúde mental e os comportamentos, a terapia familiar também projeta relações mais fortes. Saiba mais!


Saiba tudo sobre a terapia familiar!

Sessão de terapia familiar.

Retratando o convívio, a terapia familiar costuma trabalhar a comunicação dos membros e tentar conduzir conflitos que possam surgir em meio ao tratamento. Este sistema procura estabelecer um ambiente melhor, repleto de harmonia, tentando resolver problemas que alguma constituição possa ter.

Com uma definição que pode ser bem complexa atualmente, a palavra "família" caracteriza laços fortes que uma pessoa tem como base em sua vida. Compartilhando o DNA ou não, basta ter uma conexão significativa. Além disso, essas relações são essenciais para o fortalecimento da saúde mental e física.

A terapia familiar pode ser importante em qualquer circunstância, principalmente ao buscar o equilíbrio para conduzir as relações. Independentemente do problema que precisa ser resolvido, a dinâmica familiar necessita de fortalecimentos capazes de tornar tudo mais tranquilo e visar o bem-estar de todos. Leia o artigo para compreender tudo sobre a terapia familiar!

Entendendo mais sobre a terapia familiar

Sessão de terapia familiar.

Para manusear um aconselhamento em grupo, a terapia familiar busca inserir todos que fazem parte de uma relação direta ou não. A concentração fica nas interações mais intensas e dinâmicas, procurando ouvir ambos os lados, independentemente de quantos sejam.

Variando de acordo com cada necessidade, pode ser a curto ou longo prazo. Objetivos específicos são abordados, principalmente tentando explorar conflitos, padrões, atitudes e formas de comunicação entre todos os pertencentes do sistema familiar.

Esse tratamento pode ser guiado diante de abordagens que enfatizam evidências, além de o profissional poder usar elementos que combinem com o propósito da consulta, fazendo abordagens capazes de chegar a uma definição mais concreta. Continue lendo o artigo para entender mais sobre a terapia familiar!

O que é a terapia familiar?

Agindo como um acompanhamento capaz de ajudar alguns ou todos os pertencentes, a terapia familiar visa reconstruir e conquistar o equilíbrio dentro de uma formulação. Sendo assim, pretende implementar mais respeito, resolução e diálogo em problemas que venham a interferir de forma negativa.

Conflitos podem ter uma grande carga emocional nas relações, principalmente por diferenças de idade e costumes. Assim, na terapia, personalidades fortes podem ser conduzidas, tendo em vista uma questão específica que possa estar atrapalhando o bem-estar. Aqui, o transtorno psicológico também pode ser trabalhado.

Origem e princípios gerais da terapia familiar

Surgiu na década de 1950 a terapia familiar nos Estados Unidos, tendo em vista princípios capazes de transformar diversas áreas. Esse tipo de terapia contou com a expansão desde a Segunda Guerra Mundial, não só pelas relações sociais, mas também pela grande industrialização, além da participação das mulheres.

Diante de todas essas definições, o sentimento era de um grande otimismo com o futuro, aumentando cada vez mais as constituições familiares. Assim, também surgiu a determinação de que todas as formulações se baseavam na felicidade.

Relação com a psicoterapia sistêmica

O propósito da terapia familiar em junção com a psicoterapia sistêmica visa fazer uma ligação com todas as relações que cercam. Aqui, o profissional costuma fazer uma grande análise, principalmente para tratar as dificuldades e alguns transtornos que possam aparecer.

Usando ainda métodos clínicos, técnicos e teóricos, auxilia uma determinada pessoa a saber conduzir as suas relações sociais. Tenta definir a consciência sobre determinadas dificuldades, usando a implementação de novos comportamentos, sentimentos e atitudes.

Quando e para quem a terapia familiar é indicada?

Dando a indicação de um tratamento que procura agir em pessoas que contam com problemas comportamentais, a terapia familiar retrata a interferência de comunicação, as mudanças na constituição, a morte de algum ente querido, separação, divórcio, etc.

Questões problemáticas entre filhos e pais também podem ser tratadas, com ligações que abordam relações complicadas entre paternidade e maternidade, transições estressantes, traumas, conflitos entre irmãos, entre outros.

Como funciona a terapia familiar?

Cada sessão da terapia familiar funciona com um grupo ou apenas indivíduos específicos da constituição, usando um incentivo para cada um falar sobre as suas respectivas perturbações. Aqui, o diálogo é essencial, sendo usado como porta de entrada para o atendimento terapêutico.

Enquanto uma pessoa fala, os demais escutam com a implementação da empatia. Todos são postos para compreender o lado do outro, tentando mudar determinados comportamentos, atitudes e falas. Este processo pode ser feito em um círculo ou em um sofá.

Tipos de terapia familiar

Sessão de terapia familiar.

A terapia familiar conta com seus diversos modos, sendo que todos visam o mesmo propósito, que é manter as relações saudáveis e harmoniosas. Assim, temos a boweniana e a estrutural.

A primeira conta com uma formulação capaz de trabalhar a individualidade, em junção com o processo emocional. Quanto ao segundo processo, ele tem seu foco na estruturação dos comportamentos da família. Ela cria uma determina metodologia que será abordada para cada um dos problemas.

Existe também a psicoterapia experiencial, que é capaz de acolher alguma experiência corporal vivida, contendo grandes chances de progresso. Mantenha a leitura do artigo para saber quais são os tipos de terapia familiar!

Terapia familiar estrutural

Desenvolvida na década de 1960 por Salvador Minuchin, a terapia familiar estrutural se apoia na ideia de que os problemas emocionais podem se desenvolver em crianças e adolescentes. Assim, usa principalmente as estruturas familiares que são disfuncionais.

Abordando a compreensão de todos os limites, evidencia os subsistemas dentro de uma constituição, além da interação capaz de agir produtivamente. Esse método ainda pode se concentrar em limitações apropriadas, contendo o fortalecimento das relações de uma família.

Terapia familiar boweniana

O processo da terapia familiar boweniana ressalta o equilíbrio de cada individualidade, usando a proximidade e acrescentando todas as forças que são essenciais para os relacionamentos. Aqui, todos podem trabalhar suas respectivas personalidades.

Podendo aprender mais a assumir as responsabilidades, todos os atos são construídos com o apoio individualista. Por isso, faz com que sejam revisados comportamentos, atitudes e conflitos que possam atrapalhar o bem-estar de uma família, precisando manter a harmonia.

Terapia familiar experiencial

Sendo complexa, a terapia familiar experiencial pode implementar muitas abordagens, principalmente para tentar recriar uma determina experiência. Nela, o inconsciente é trabalhado, usado ele plenamente e tendo a integração do consciente e as ocorrências.

O propósito ainda ressalta a questão de que o falar não é simplesmente o necessário para resolver os problemas. Existem sociedades que trabalham com esse método, mantendo o foco nessa determinação e ajudando a encontrar o equilíbrio que muitos procuram.

Terapia familiar estratégica

Podendo usar um foco breve e direto, a terapia familiar estratégica faz com que todos os membros de uma constituição interajam entre si, acrescentando a apresentação de problemas ou sintomas. Dando a abertura para a comunicação, uma determinada pessoa pode melhorar o seu comportamento.

Assim, o conflito é abordado. Todos mostram como se sentem nessa relação, com o profissional ajudando a atender os respectivos papéis. O pertencimento é evidenciado, incluindo o propósito de que tal núcleo não pode praticar a exclusão.

Benefícios da terapia familiar

Sessão de terapia familiar.

A terapia familiar pode trazer diversos benefícios para uma formulação, principalmente fortalecendo todos os laços que contribuem para o desenvolvimento de todos e tendo mudanças significativas capazes de fortalecer o âmbito. Trabalhando ainda o autocontrole e o autoconhecimento, ela traz bem-estar.

Com a responsabilidade pessoal auxiliada, os pacientes conseguem melhorar a qualidade de vida, com o princípio de que tudo pode ser saudável para todos. Dê continuidade na leitura do artigo para compreender quais são os benefícios que a terapia familiar pode implementar!

Fortalece os laços familiares

Dando a possibilidade de fortalecer os laços, a terapia familiar traz a sinceridade como algo a ser trabalhado, principalmente para dizer o que incomoda em cada um. Nela, o carinho pode ser desenvolvido, abrindo o seu coração e sendo sincero com o que está passando.

As dificuldades podem ser compreendidas, auxiliando o entendimento com o profissional ali. As pessoas podem guardar segredos dos pais ou vice-versa., mas, dependendo da situação, algumas coisas não podem ser mantidas em segredo individual.

Provoca mudança nos padrões de relacionamento

Certos padrões nos relacionamentos podem ser trabalhados na terapia familiar, visando a melhora de algo que pode incomodar ou machucar. Uma reflexão precisa ser constituída, principalmente para cada um tentar acrescentar atitudes que vão ser mais saudáveis.

Para o sucesso em cada sessão, o método necessita ser de acordo com a compreensão de cada um, tendo em vista cooperação e empatia, e tratando questões que possam ser desconfortáveis, mas apenas com o intuito principal evidenciado.

Ajuda a desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole

O autocontrole e o autoconhecimento precisam estar juntos e em pleno equilíbrio, podendo acrescentar ainda mais em uma terapia familiar e ressaltando questões capazes de evidenciar esses processos em cada membro de uma família. Usando ainda a comunicação interpessoal, conseguirá trabalhar a compreensão.

Com esses aspectos, resultados satisfatórios poderão ser vistos gradualmente, usando precisamente o acompanhamento de um terapeuta qualificado e com a aprovação dos pacientes tratados. Todos sairão satisfeitos e prontos para se expressar.

Aumenta a responsabilidade pessoal

Podendo aumentar a responsabilidade pessoal de cada um, a terapia familiar agirá para conduzir cada indivíduo e como ele deve se portar diante de suas atitudes, falas, comportamentos. Deixando todos à vontade, mostra o papel de cada um na estrutura.

Cada pessoa se tornará capaz de assumir suas respectivas responsabilidades, podendo até assumir os próprios erros ou evitar fazer algo que possa ser prejudicial para outro. Sendo assim, a terapia torna a relação do âmbito familiar algo que possa dar o bem-estar para todos.

Promove um sentimento de equipe familiar

Sentimentos desenvolvidos na terapia familiar podem transmitir e promover uma circunstância de equipe, principalmente visando estender a mão, caso alguém precise. O apoio precisa ser mútuo e compartilhado, tendo em vista todos os grandes benefícios.

Com a terapia, a produtividade aumentará, conduzindo plenamente todas as relações. Além disso, todos poderão promover atividades que engajem e comprometam, acrescentando aquele sentimento de reciprocidade. Determinado colaborador poderá se sentir motivado e orgulhoso, desenvolvendo emoções fortalecedoras.

Ajuda a superar problemas e dores do passado

Não só ressaltando o fato de que problemas precisam ser superados na terapia familiar, as dores também precisam ser bem manuseadas. Ambos os sentimentos poderão ajudar a compreender algo que machucou e fazer uma reavaliação.

Por isso, o profissional em questão pedirá que cada um apresente algo que o incomodou, principalmente para trabalhar aquilo de uma forma benéfica. A superação virá, mudando comportamentos, atitudes e falas, e fortalecendo esses laços na constituição.

Melhora a qualidade de vida do paciente

Tendo uma melhor qualidade de vida, os pacientes tratados na terapia familiar podem encontrar o bem-estar com este método. Construindo ações que só irão fortalecer, o primeiro passo deve ser dado e compreendido para mudar hábitos que incomodavam.

Gradualmente, todos os tratados sentirão uma evidenciada melhora, pensando muito bem antes de cometer um ato que pode machucar o outro. As falas serão analisadas, fazendo questionamentos que mudarão o rumo das situações e implementando aquilo que será construtivo para todos.

Outras informações sobre a terapia familiar

Sessão de terapia familiar.

A seguir, apresentaremos as diferenciações em meio aos processos que podem ser semelhantes à terapia familiar, como a constelação familiar, a terapia de casal, as abordagens que se encaixam em cada necessidade, etc.

Caracterizando a importância deste método, é possível mostrar como fazer, a função do psicoterapeuta nas sessões, o valor a se pagar, os pontos negativos que complementam todos os propósitos da terapia, etc. Leia os tópicos a seguir para ficar por dentro de outras informações da terapia familiar!

Terapia familiar é a mesma coisa que terapia de casal?

Com o mesmo fundamento de fortalecer os vínculos constituintes, a terapia familiar e a de casal se baseiam no mesmo propósito. A diferença é que a primeira visa atender a todos os membros de uma família, fazendo uma sessão para focar neles.

Sendo assim, a segunda opção atende aos objetivos que dificultam o reforço da relação, incluindo a incapacidade de não conseguir entrar em consenso, auxiliando ambas as partes e com as suas respectivas individualidades.

Terapia familiar é a mesma coisa que constelação familiar?

Tendo o motivo de que a terapia familiar visa buscar a ajuda profissional para apontar problemas, queixas, dificuldades e conflitos, a constelação familiar pretende analisar questões mais críticas em uma sessão. Essa problemática conta com o constelador, que é o terapeuta, sendo a outra parte a família.

O núcleo também pretende não praticar a exclusão entre os membros, mantendo uma mesma conversa, tirando o estresse e entregando a harmonia. Aqui, avós, primos, tios e cunhados devem participar, principalmente porque todos eles contribuem para a composição da árvore genealógica.

Qual abordagem de terapia familiar escolher?

A abordagem que deve ser escolhida diante da terapia familiar precisa se encaixar em cada perspectiva e necessidade. Sendo assim, há muitas opções que podem auxiliar o processo de reconstrução familiar, tendo em vista as dificuldades que podem incomodar.

Contendo a comportamental, a psicodinâmica e a estrutural, os membros devem avaliar todas as problemáticas, entender cada processo e decidir qual é a melhor que se encaixa diante dos propósitos que precisam ser tratados com atenção, paciência e persistência.

Eficácia da psicoterapia familiar

A terapia familiar também é útil para constatar problemas que dificultam as relações, podendo haver sentimentos que atrapalhem o desenvolvimento e causem angústia. Transtornos de humor, como psicose e ansiedade, podem ser trabalhados.

Problemas com álcool podem ser resolvidos, fazendo recomendações para doenças físicas e crônicas, e questionando certas condutas, abusos e negligências. A violência ainda pode ser abordada, trazendo um senso mais delicado e precisando de outras técnicas.

Como fazer uma sessão de terapia familiar?

O processo da terapia familiar precisa ser feito com bases sólidas que o profissional procurado pode oferecer, principalmente se apoiando em teorias e princípios. Tendo ainda um tempo que pode variar, ele pode ser de curto prazo, durando um ano ou mais.

Dependendo da situação do âmbito familiar, as necessidades são consideradas de acordo com os problemas que precisam ser avaliados e melhorados. Perguntas serão feitas, tendo em vista a compreensão que o terapeuta precisará ter, incluindo outros fatores que podem ter ligação direta.

Qual o papel do terapeuta familiar?

Podendo buscar outras alternativas, o papel do terapeuta familiar se baseia na correção de erros que podem ser significativos. Assim, ele tenta resolver problemas que interferem nas relações, modificando posturas em prol do bem-estar de todos.

Evidenciando as questões que travam o convívio, a retratação vem para criar um dinamismo capaz de fortalecer todos os laços. Assim, as sensações de cada um são abordadas, de forma a ouvir a experiência de cada um do círculo familiar.

Preço e onde fazer uma sessão de terapia familiar

Tendo variações nos valores, a terapia familiar geralmente conta com uma média de R$ 325 reais, sendo a mais em conta aquela que se aproxima de R$ 200 reais. Dependendo da função e do tempo, cada uma se encaixa com as necessidades e os propósitos dos pacientes.

Alguns locais abordam esses métodos, podendo o indivíduo ser auxiliado por escolas, faculdades, etc. Sistemas públicos também dão esse apoio, tendo em vista pessoas que não podem pagar pelas sessões.

Pontos negativos da terapia familiar

Os pontos negativos da terapia familiar se apresentam nos indivíduos que se sentem perturbadas. Essas questões são essenciais para a condução, principalmente porque serão abordados os problemas, incluindo aqueles que são de conflitos emocionais.

Em alguns casos, as pessoas presentes podem se sentir desconfortáveis, demorando para se adaptar e variando de indivíduo para indivíduo. É importante ressaltar que o profissional estará lá para auxiliar a todos, tentando compreender os motivos de cada um e visando uma implementação capaz de solucionar os problemas.

Aproveite todos os benefícios da terapia familiar!

Sessão de terapia familiar.

São muitos os benefícios que podem ser encontrados com o auxílio de uma terapia familiar, pois ela pode restaurar muitos pontos negativos. Com o princípio de fortalecer os laços, incômodos poderão ser apresentados, indicando fórmulas capazes de deixar o âmbito em plena harmonia.

O equilíbrio também poderá ser encontrado, usando essa função como uma porta de entrada para as melhores coisas que devem ser abordadas para o bem-estar do núcleo familiar. A honestidade e a coragem são propósitos que podem evoluir todos os membros, sendo que são requisitos básicos para a reconstrução.

Ego e orgulho também devem ser deixados de lado, não criando nenhum tipo de obstáculo e fazendo com que se enxergue a realidade. Todos os constituintes devem estar de acordo com esse método, visando cooperar o trabalho do terapeuta e dando espaço para ele começar a agir diante das situações que causam desconforto.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

Posturas de yoga: principais posições, seus nomes, movimentos e mais!

O yoga é uma prática que visa benefícios para o corpo e a mente, com exercícios e posições únicas que buscam a evolução dos praticantes. Veja mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.