Semente de abóbora: benefícios, propriedades, como consumir e mais!

Semente de abóbora: benefícios, propriedades, como consumir e mais!

As sementes de abóbora possuem várias vitaminas, nutrientes e minerais que beneficiam várias funções do corpo. Clique para saber como consumir!


Você conhece os benefícios da semente de abóbora?

Abóboras e sementes de abóbora

Por muitas vezes, ao consumir um determinado legume ou fruta, as cascas e as sementas acabam sendo descartadas, pois a maioria das pessoas acredita que não se tem um uso para estas partes dos alimentos. Entretanto, nelas estão muitos nutrientes ricos para a saúde e que fazem total diferença e podem ser consumidos assim como os legumes ou frutas ao qual pertencem.

Existem diversas formas de consumir as sementes, e neste caso, a de abóbora traz para a sua saúde muitos benefícios, por ser rica em ômega 3, fibras, antioxidantes, gorduras boas e vários outros componentes importantes para a manutenção de uma boa saúde.

Conhecer estes atributos das sementes de abóbora fará com que você nunca mais a jogue fora ao consumir o legume, e te dará a chance de adicioná-los com maior frequência em sua vida e rotina. Veja a seguir os benefícios da semente de abóbora e como consumi-la!

Entendendo mais sobre a semente de abóbora

Colher de madeira com sementes de abóbora

A semente de abóbora é uma parte muito rica do legume em questão, e conta com componentes distintos que contribuem para que vários aspectos da saúde sejam beneficiados.

Com tantos elementos importantes para a saúde, a semente de abóbora pode trazer melhorias para o seu dia a dia em vários setores, como para o funcionamento do cérebro e coração, como também pode influenciar positivamente no trânsito intestinal para os que sofrem de problemas desta natureza. Conheça mais sobre a semente de abóbora!

O que é a semente de abóbora?

No interior das abóboras, seja de qual qualidade esta for, se encontram as sementes, que comumente ou são descartadas ou usadas para o plantio do legume novamente. Muitas pessoas a descartam por não saberem dos seus benefícios e como ela pode ser utilizada no dia a dia, mas existem várias formas de adicionar este poderoso alimento em sua rotina para trazer mais benefícios para a sua saúde.

Conhecer os alimentos e o que eles podem oferecer de modo geral é muito importante, pois muitas das vitaminas, nutrientes e componentes importantes se encontram em áreas como cascas e sementes.

Origem e características da semente de abóbora

Existem vários tipos distintos de abóbora, no Brasil alguns são mais comuns de serem encontrados, mas elas também podem ser vistas em outros vários países do mundo com suas próprias espécies.

De modo geral as abóboras e suas sementes contam com os mesmos benefícios mesmo em espécies diferentes, podendo variar em relação a quantidade ou então a forma como estes se apresentam.

A história destaca que a abóbora passou a ser cultivada há mais de 9 mil anos em civilizações chamadas Olmeca, que se desenvolveu em localidades como o México. Entretanto, hoje em dia ela é comum em diversos locais do mundo.

Para que serve a semente de abóbora?

São diversos os benefícios mostrados pelos componentes que fazem parte da semente de abóbora de modo geral. Ela é rica em ômega 3, que está presente em outros alimentos ricos como os peixes, e possui propriedades anti-inflamatórias únicas para as articulações.

Ela também serve para retardar alguns efeitos causados pelo envelhecimento precoce. Entre suas diversas ações no corpo, a semente de abóbora garante um bom funcionamento do intestino devido a uma quantidade de fibras muito grande que possui.

Propriedades da semente de abóbora

Entre as principais propriedades da semente de abóbora podem ser destacadas algumas que fazem totalmente a diferença para melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas. Elas são uma fonte de proteína muito rica, ajudam a aumentar a ingestão de magnésio que é de grande importância para o corpo humano e vários de seus processos.

Há também o benefício de fortalecer o sistema imunológico para impedir que doenças como gripes, resfriados e demais se aproximem com facilidade. As sementes também aumentam o nível de potássio e dão uma sensação de felicidade.

Benefícios da semente de abóbora

Sementes de abóbora ao lado de mini abóbora

Entender que as sementes de abóbora contam com diversas propriedades importantes é um passo muito positivo para adicionar estes ingredientes ao seu dia a dia e usufruir de todos os benefícios que este ingrediente pode trazer para a sua saúde de modo geral.

São várias as melhorias sentidas no corpo ao inserir estas sementes no seu cotidiano. As sementes de abóbora auxiliam em diversos processos, como o combate ao cansaço e estresse e doenças mais graves como anemia. Veja os benefícios da semente de abóbora logo abaixo!

Combate o estresse e o cansaço

Com rotinas cada vez mais exaustivas é importante que as pessoas adicionem aos seus dias ingredientes e alimentos que lhes favoreçam para aliviar o estresse e cansaço diário trazendo uma sensação de bem-estar.

As sementes de abóbora contam com propriedades únicas que trazem esta sensação, como o magnésio e triptofano, que são substâncias que agem a nível cerebral e garantem este tipo de ação no corpo. Eles ajudam a combater o excesso de estresse causado por problemas do cotidiano, aliviam o cansaço e também estimulam de forma muito positiva a memória.

Auxilia na perda de peso

Outro ponto positivo das sementes de abóbora é o fato de que elas podem auxiliar no processo de perda de peso. Pessoas que se encontram nesta fase buscam através da alimentação e ingredientes naturais uma forma de perder peso com saúde podem utilizar nos seus dias destas sementes.

Isso. pois elas contam com muitas fibras que são importantíssimas para um emagrecimento saudável e regulado. Isso, pelo fato de que o consumo destas sementes no dia a dia traz uma sensação de saciedade maior, devido a quantidade alta de fibras. E com isso, podem diminuir a quantidade de alimentos consumidos no dia.

Ajuda no ganho de massa muscular

Para os que buscam por saúde e também estão em um processo de mudança em suas atividades na busca por massa muscular, as sementes de abóbora podem ser um alimento auxiliar neste processo.

As sementes de abóbora são muito ricas em proteínas, e contam com quantidades altas desta que podem ajudar muito no processo de adquirir massa muscular. Se o seu objetivo é conseguir adquirir mais massa muscular, adicione as sementes no seu dia a dia junto com outros alimentos, como iogurtes, vitaminas e durante pequenos lanches.

Protege as células do organismo

As sementes de abóbora contam com propriedades tão vastas e incríveis que elas são capazes até mesmo de agir protegendo as células do organismo de um modo geral. Esta ação deve-se ao fato de que contam com grande teor de antioxidantes em sua composição, que são substâncias importantes que ajudam a proteger as células do corpo dos efeitos causados pelos radicais livres.

A ação destas também ajuda a diminuir a inflamação o que pode beneficiar também a saúde diminuindo os riscos do aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, cólon, estômago e até mesmo próstata.

Melhora a saúde do coração

O coração é uma grande preocupação para a maioria das pessoas, pois as doenças deste órgão são muito instáveis e podem causar outros vários problemas de saúde. Adicionar as sementes de abóbora em seu dia a dia pode ajudar a proteger este órgão por mais tempo para que ele não seja afetado por problemas de saúde comuns em diversas pessoas.

Esta ação das sementes deve-se ao fato de que elas contam com fitoesterois, magnésio, ácidos graxos bons e zinco em sua composição, além do ômega 3, que também beneficiará neste sentido. Estes componentes exercem uma ação cardioprotetora muito grande, e controlam a pressão arterial e o risco de doenças do coração.

Melhora a saúde da tireoide e da próstata

A presença de zinco na composição das sementes de abóbora fazem com que este alimento seja muito rico e importante para vários órgãos do corpo humano.

Este mineral é essencial para o bom funcionamento de vários processos, pois ele fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular a tireoide, que podem causar vários problemas e distúrbios caso se encontre de forma desregulada.

O consumo desta semente no seu dia a dia pode diminuir os sintomas de doenças como hiperplasia benigna da próstata também, e melhora a qualidade de vida consideravelmente.

Fortalece o sistema imunológico

A diversidade de componentes e ações das sementes de abóbora é muito grande, e desta forma ela também conta com efeitos positivos para cuidar e proteger o sistema imunológico para que doenças que são rapidamente transmitidas não causem problemas.

O zinco que está presente na composição destas sementes é um excelente protetor do sistema imunológico, e ele impedirá que gripes e resfriados se aproximem do seu corpo muitas vezes ao ano, o que é comum para a maioria das pessoas durante as mudanças de estação.

Possui ação anti-inflamatória

As ações anti-inflamatórias das sementes de abóbora são pontos importantíssimos de serem destacados. Estes efeitos devem ao fato de que estas sementes são muito ricas em ômega 3, um componente importante para o bom funcionamento do corpo humano e que conta com ações anti-inflamatórias.

Ele age diretamente para combater estes processos, sejam eles causados por estresses ou demais situações que podem acabar causando inflamações pelo corpo.

O ômega 3 é um componente muito importante, e por muitas vezes deixa de ser consumido pois é encontrado em alguns alimentos bem específicos, como peixes. Por isso vale a pena adicionar as sementes de abóbora em seu dia a dia.

Possui ação antiparasitária e anti-helmíntica

A ação antiparasitária e anti-helmítica das sementes da abóbora são dois pontos muito interessantes a serem levantados a respeito desta e que a destacam como um alimento poderoso e cheio de propriedades.

Estas sementes podem ser usadas como remédios caseiros pois podem combater parasitas intestinais dos mais comuns que afetam ainda milhares de pessoas em várias regiões.

Estas ações são muito importantes, pois como as sementes são produtos naturais e que não contam com contraindicações de modo geral, podem ser usadas nos tratamentos tanto de pessoas adultas como crianças.

Combate a anemia

A anemia é uma doença muito grave e que afeta milhares de pessoas todos os dias, pela falta de alguns itens que são benéficos para o corpo humano de modo geral. Adicionar as sementes de abóbora em seu dia a dia pode modificar e muito este cenário e evitará que você também venha a sofrer com esta doença.

Elas são fonte de ferro, e por isso ajudam no processo de combate a anemia onde este mineral é essencial. Um ponto importante a ser destacado é que como trata-se de um alimento vegetal, pode ser consumido por pessoas vegetarianas e veganas que possam vir a enfrentar a doença e não podem consumir produtos de origem animal.

Alivia cólicas menstruais e dores na barriga

Devido a presença de magnésio na composição das sementes de abóbora, ela também é indicada para aliviar dores de barriga e cólicas menstruais. O mineral tem uma capacidade muito positiva para impedir que haja contração muscular desregulada e por isso pode auxiliar nestes processos incômodos.

As mulheres que sofrem com cólicas menstruais muito intensas devem adicionar estas sementas em suas alimentações diárias, principalmente nestes períodos do mês, pois com certeza elas trarão um alívio muito maior para as dores sentidas.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Pela quantidade de fibras e também de magnésio presente em sua composição, as sementes de abóbora contam com ações muito positivas para regulagem de açúcar no sangue. Por isso elas são altamente recomendadas para as pessoas que sofrem com doenças relacionadas a este aspecto, como a diabetes.

A doença pode ser controlada com medicamentos e a semente de abóbora será uma excelente auxiliar neste processo, evitando que os níveis de açúcar no sangue venham a subir causando sensações ruins.

Outras informações sobre a semente de abóbora

Sementes de abóbora em pote de madeira

Os benefícios da semente de abóbora para a saúde são muitos, por isso é muito importante entender que este alimento não deve ser descartado como a maioria das pessoas faz ao consumir o legume em questão.

Existem algumas formas distintas de inserir as sementes em seu dia a dia junto com a alimentação comum que já faz parte da sua vida mas que poderá trazer efeitos importantes e melhorias de grande valor para a sua saúde.

Os preparos com as sementes de abóbora são bem simples e podem ser adicionados no seu cotidiano facilmente. Saiba como preparar e consumir as sementes de abóbora!

Como consumir a semente de abóbora

As sementes de abóbora podem ser consumidas de diversas formas, a depender do que é mais fácil para quem deseja incluir elas em suas alimentações. Isso, pois existem produtos naturais feitos com a semente que podem ser ingeridos como cápsulas, mas também é possível adicionar ela de forma natural em sua alimentação diária, junto com cereais, iogurtes e outros alimentos, como saladas por exemplo.

Esta diversidade de formas de utilizar as sementes traz muito mais opções de consumo e facilita a inserção desta em seus dias. Por isso, conheça as formas de preparo e uso e escolha a melhor para a sua rotina.

Semente seca

Uma opção de consumo comum das sementes de abóbora é em seu formato onde ela está seca. Elas podem ser usadas de diversas formas neste caso, podem ser inseridas em saladas e pratos distintos adicionando mais textura para estes, como saladas ou até mesmo sopas.

Também podem ser usadas como aperitivos, desta maneira elas ficam mais torradas e podem ser temperadas da forma como preferir, com sal, pimenta e outras especiarias para trazer mais sabor. Uma forma comum de consumir e muito saborosa é adicionado um pouco de gengibre em pó para temperar a semente seca.

Semente triturada ou farinha

As sementes também podem ser consumidas em forma de farinha, para adicionar tanto em preparos de bolos e outros itens como também diretamente em iogurtes e outras bebidas como vitaminas. Neste caso, a farinha pode ser encontrada pronta em lojas de produtos naturais ou também pode ser feita em casa.

Para fazer as sementes devem estar secas, assim como elas são consumidas como aperitivo, mas neste caso não será necessário adicionar sal ou demais temperos para que ela continue com o seu sabor neutro e não afete os preparos onde serão adicionadas.

Óleo de semente de abóbora

O óleo feito com a semente de abóbora conta com propriedades incríveis para a saúde, e pode ser encontrado em vários supermercados ou então lojas de produtos naturais. Este óleo é usado para temperar saldas e também para adicionar em outros preparos, como os de sopas, pois ele é usado ao final para dar mais sabor.

Isso ,pois não é recomendado que este óleo seja aquecido para refogados e outros pratos que são quentes, pois ao passar por este processo ele acaba perdendo suas propriedades. Desta forma, o óleo de sementes de abóbora deve ser usado somente em pratos já prontos e de forma fria.

Preço e onde comprar a semente de abóbora

Os valores podem variar muito de acordo com a loja e também a forma como a semente será comprada, a natural em geral pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e especializadas em itens desta natureza por cerca de R$9,90 a cada 200g. Já a sua farinha pronta pode ser encontrada por cerca de R$14,00 cada 200g.

Os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e armazéns, tanto físicos como também podem ser adquiridos em várias lojas através da internet que os fornecem de forma fácil.

Como armazenar a semente de abóbora

As sementes de abóbora, se forem preparadas em casa, devem ser armazenadas em sacolas ou então potes bem fechados. O ideal é que fiquem em locais onde não há contato com umidade e também incidência de raios solares, e que sejam frescos.

Portanto, é indicado que o produto seja colocado dentro de um pote ou sacola bem fechado dentro do armário para que este fique da forma como deseja. É importante que o local esteja seco pois as sementes podem acabar sendo reidratadas caso tenham contato com locais mais úmidos e assim perderão seu aspecto crocante.

Malefícios da semente de abóbora

Assim como todos produtos, sejam naturais ou não, é preciso ter cuidado com a forma que se consome estes. As quantidades e também o período em que os alimentos são consumidos devem ser respeitados de acordo com a indicação, pois é caso contrário podem trazer alguns malefícios para a saúde por mais que contem com ações positivas de modo geral.

Alguns alertas a se fazer é que caso opte por sementes que são industrializadas e não preparadas de forma caseira, que analise as quantidades de sódio, pois alguns produtos podem vir com muito deste elemento que pode causar problemas se consumido em excesso.

Outro detalhe a se tomar cuidado é pelas quantidades muito altas de fibras, que podem causar problemas digestivos em pessoas que não possuem costume de consumir muitas fibras diárias.

Contraindicações da semente de abóbora

Além dos cuidados ao se consumir as sementes de abóbora em excesso de forma desregulada, algumas pessoas devem também prestar atenção ao decidirem adicionar este alimento em seus dias.

Isso, pois as sementes de abóbora não são indicadas para pessoas que possuem doenças inflamatórias no intestino, pois seus atributos podem acabar agravando estes muito mais do que ajudando.

Desta forma, os que possuem problemas como colite ulcerosa ou então Doença de Crohn não devem fazer uso das sementes. Outro ponto a ser destacado é que as pessoas que não são acostumadas com as propriedades da semente podem sentir desconfortos nos primeiros dias de consumo, como flatulências.

A semente de abóbora possui diversos benefícios!

Mulher segurando sementes de abóbora nas mãos

A semente de abóbora é um alimento rico que muitas vezes acaba sendo descartado e desperdiçado. Se você possui o costume de consumir abóbora em seus dias, guarde as sementes e use as dicas quem foram discutidas neste artigo, como utilizar estas sementes torradas em preparos ou então transformá-las em uma farinha nutritiva e cheia de componentes que podem modificar a sua qualidade de vida e saúde.

Portanto, aproveite de todos os benefícios que elas podem oferecer para a sua saúde, e adicione as sementes de abóbora em sua alimentação. Mas não se esqueça, respeite os limites e também os efeitos mostrados pelo seu corpo, ao menor sinal de algum problema, diminua o uso ou pare por um período para se adaptar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


alimentos

Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!