Significado das cores dos Lírios: branco, rosa, laranja, azul e mais!

Significado das cores dos Lírios: branco, rosa, laranja, azul e mais!

Dependendo da religião e de suas cores, os Lírios podem trazer significados diferentes para sua vida. Confira cada um nesse artigo!


Significado das cores dos Lírios: branco, rosa, laranja, azul e mais!

Lírios amarelos.

Muito usado como decoração e para presentear pessoas queridas, os lírios são conhecidos por sua beleza e mistérios. O significado dos lírios pode variar conforme as cores de suas pétalas. Também há simbolismos diferentes de acordo com a religião.

A planta é originária do sudeste da Ásia, Europa e América do Norte. Também pode ser encontrada em países com clima tropical. Não se sabe ao certo quando o lírio começou a se popularizar, mas há notícias de que, no Egito e na Grécia, a planta era usada medicinalmente e como oferenda aos Deuses.

Além disso, a fama da planta não para por aí. Muitos artistas famosos, como Van Gogh, usaram os lírios como inspiração para algumas de suas grandes obras. Quer saber mais sobre esta super planta? Continue lendo o artigo e descubra como os lírios podem ser seus aliados na hora de homenagear alguém ou limpar o ar de sua casa!

Entendendo mais sobre os Lírios

Lírios rosas.

Considerada uma das mais belas plantas ornamentais, o lírio é geralmente comercializado em vasos. Mas, ao longo de sua história, já fez parte de jardins da realeza, de altares para Deuses e até das fórmulas da alquimia e da medicina antiga. Nas mais diversas religiões, é usado como oferenda e banhos. Na medicina natural, tem propriedades anti-inflamatórias. Veja mais a seguir!

Origem e história dos Lírios

O lírio é uma das plantas mais antigas da humanidade. Apesar de ser inicialmente encontrado em apenas algumas regiões do planeta, a planta acabou se tornando a queridinha em todo o mundo.

Carregado de significados, os lírios são o resultado do cruzamento de diversas espécies. Por isso, há a variedade de cores. Desde a antiguidade, a planta é reverenciada por seus poderes místicos. Na mitologia grega, por exemplo, Hera, esposa de Zeus, teve tanto leite para amamentar Hércules que seus seios jorravam gotas de leite.

Aquelas que tocaram o chão se tornaram lírios. Nos países de origem pagã, a flor era mágica e usada em rituais. No catolicismo, foi citado por Cristo em suas parábolas e até hoje é atribuído à Virgem Maria.

Tipos de Lírios

Existem mais de 100 espécies diferentes de lírios, mas somente três são adequadas para decoração, podendo ser plantados em vasos ou em jardins verticais. No Brasil, podemos encontrar algumas espécies típicas, como lírio-do-mato, lírio-do-brejo e lírio da Amazônia.

Mas, no mundo todo, os lírios mais populares são os asiáticos, os orientais e o Longuiflorum. Cada uma das espécies podem variar conforme o formato da flor, da folha e do tamanho alcançado pela planta. No entanto, apesar de serem conhecidas como lírios, nem todas são originais. Este é o caso do lírio-da-paz.

Lírio Oriental: possui um aroma forte e único

Angiospermae da família Iridaceae, o Lírio Oriental, ou Lilium speciosum Thunb, é uma herbácea bulbosa que pode chegar a 2 metros e meio de altura. Originário do Japão, esta planta é a mais cheirosa de todas as espécies. Suas variações são:

• Lilium Anastasia (um dos maiores da espécie);

• Lilium Donato (flores roxas avermelhadas);

• Lua de Mel Lilium (suas flores são amarelo-claro);

• Lilium Conca d’Or (período da floração dura 100 dias);

• Lilium Robina (flores vermelho-violeta);

• Lilium Miss Feya (diâmetro da flor vermelho-púrpura com bordas brancas é de cerca de 20 cm);

• Lilium Ovatie (flores brancas em forma de taça);

• Lilium Sheherazade (o maior da espécie, chega a 2,5 metros de altura com flores vermelho-escuro);

• Carillon de Naziri (flores com cerca de 30 cm de diâmetro nas cores roxa e esbranquiçada);

• Orenka (híbrido de alto crescimento, geralmente na cor alaranjado).

Os lírios orientais geralmente florescem no inverno e na primavera e podem ser plantados em vasos ou rente aos muros em solos arenosos. Eles preferem pouco sol e umidade, e seu significado é de realeza, renascimento e pureza.

Lírio Asiático: não apresenta muito aroma

Os lírios asiáticos são perenes, e sua altura pode atingir até 3 metros. Geralmente, eles são brancos, mas podem apresentar variações. Podem ter aromas ou não, dependendo da espécie. Os lírios asiáticos são híbridos e, por isso, dependendo da espécie, podem ser plantados sob o sol forte ou ameno.

Sua floração acontece no fim da primavera e do fim do verão. No entanto, deve ser plantado antes do pico das temperaturas quentes e não gosta de solos muito úmidos. Podem ser encontrados também nas cores roxo, rosa, creme e laranja, sempre em tons vibrantes.

A floração do lírio asiático costuma durar entre uma e duas semanas. O Lilium Pumilum, como é conhecido pelos botânicos, possui folhas numerosas, lisas e lineares, diferente do Oriental, que apresenta folhas horizontais, elíticas, verde-escuras e espessas.

Lírio Longiflorum: possui um aroma suave

Espécie preferida das noivas, o Lírio Longuiflorum é uma das plantas mais conhecidas por sua peculiaridade. Diferente dos outros lírios, este tem flores apenas em tons claros, predominando o branco e o creme. Seu aroma é leve e suave.

Originário da região de Taiwan, o Lírio Longuiflorum, a exemplo dos Lírios Orientais, tem flores grandes. É uma planta que gosta de sol moderado e pouca umidade. Como as flores deste lírio são muito grandes, é recomendada a colocação de estacas para evitar a quebra do caule da planta.

Nas condições ideais, o Lírio Longuiflorum pode chegar a um metro de altura. A planta se adapta bem a ambientes internos e externos e pode ser cultivada também em vasos. Esta variedade de lírio é a preferida dos floristas para arranjos, pois combina praticamente com todas as outras plantas.

Significado geral dos Lírios

Além de sacralizado e reverenciado por diversas culturas, civilizações, religiões e pintores e artistas famosos, o lírio tem significados fundamentais para a convivência humana. Harmonia, rejuvenescimento e esperança são alguns deles.

Além disso, os lírios também simbolizam prosperidade, abundância e sucesso. Dependendo da cor das suas flores, o significado pode mudar. Mas, sem dúvidas, o lírio (híbrido ou não) é reconhecido como o símbolo do equilíbrio, da tranquilidade e da paz.

Outras informações sobre os Lírios

Lírio branco.

Você sabia que, de acordo com matéria publicada pela BBC News, estudos conduzidos por Bill Wolverton e referendados pela NASA apontam que o lírio filtra os poluentes benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaldeído, mantendo o ar puro? Veja a seguir outros benefícios e usos desta super planta!

Benefícios de ter um Lírio em casa

Muito utilizado para harmonizar ambientes, o lírio tem propriedades de purificação e limpeza de ambientes, removendo as energias negativas. O lírio é, portanto, um harmonizador energético natural que restabelece o equilíbrio físico, mental e espiritual, sendo, inclusive, recomendado para quem busca paz interior.

Além disso, o lírio elimina a umidade do ambiente, reduzindo a proliferação de ácaros e fungos. Isso inibe doenças respiratórias e alergias como a rinite. Além disso, se usado no quarto, por exemplo, pode proporcionar sono tranquilo e controle da ansiedade.

Relação entre a planta e o Feng Shui

O Feng Shui, também conhecido como geomancia chinesa, é uma prática que busca harmonizar os ambientes a partir das forças energéticas. Para quem não sabe, Feng Shui significa aplicar as energias da natureza que estão sempre em movimento para buscar o equilíbrio.

Assim, para o Feng Shui, o lírio é considerado o “coringa” da transmutação energética e harmonização por adaptar-se com facilidade a qualquer ambiente, desde que não haja muita incidência do sol. Por ser uma planta que faz a troca energética com o ambiente, o lírio é essencial na purificação de cômodos.

Relação entre a planta e a umbanda

Na umbanda, o lírio está associado aos Orixás Oxum e Yemanjá, mas também carrega a energia de Oxalá. Por isso, a planta é muito utilizada para descarrego, banhos de purificação e bate folhas. Estes rituais têm como objetivo potencializar as propriedades energéticas da planta para garantir resultado espiritual.

Além disso, nestes rituais, o uso da planta serve ainda para trazer clareza mental, paz de espírito, equilíbrio entre mente, corpo e alma e amadurecimento espiritual. O lírio também é utilizado em rituais para a prosperidade e autoconhecimento, pois proporciona a elevação do “eu” interior e a atração das energias positivas.

Combinação do Lírio com outras flores e plantas

As combinações de outras plantas com o lírio vão depender principalmente do seu objetivo energético e espiritual. Assim, se a ideia é potencializar as propriedades de limpeza e harmonização, as samambaias são uma ótima alternativa. A samambaia é uma planta que atrai o equilíbrio, proporcionando a prosperidade.

O segredo é que, apesar de as folhas da samambaia crescerem para baixo, o que pode atrasar seu crescimento profissional e pessoal, ela é equilibrada pelo lírio, cujas folhas crescem para cima. Por sua versatilidade e diversidade de significados, os lírios são os preferidos para arranjos, buquês, decoração de interiores e jardinagem.

Os Lírios também são ótimas opções de presentes!

Devido aos seus diversos significados, presentear as futuras mamães ou os novos papais com o lírios-brancos é uma boa opção, uma vez que o tom de sua flor simboliza a pureza, a inocência e a esperança. Por isso, os lírios acabam sendo ótimas opções de presentes.

Além de lindos e de fácil manuseio, trazem uma mensagem agradável para quem recebe o presente, independentemente da ocasião. Além disso, alguns lírios, como os orientais, por exemplo, são extremante aromáticos, sendo um charme a mais para garantir sucesso na hora de presentear.

Significado das cores dos Lírios

Lírio laranja.

Associadas ao romantismo, à pureza e ao amor incondicional, as flores dos lírios são cheias de magias, mistérios e religiosidade. Cada cor de suas pétalas pode ser fundamental na hora de escolher qual lírio comprar para ter em casa, no trabalho ou presentear uma pessoa querida. Veja a seguir!

Lírio branco

Renovação e purificação. Apesar de os diversos significados do lírio-branco mundo afora, estes dois são os mais universais. O lírio branco também está consagrado como aquele que simboliza a pureza da alma e a ingenuidade juvenil.

Os lírios-brancos são os mais populares da espécie e, por simbolizarem a castidade, segundo a Igreja Católica, são os preferidos das noivas para a decoração do casamento e seus buquês. O lírio-branco também pode significar, em algumas sociedades, libertação e equilíbrio interior.

Lírio laranja

O lírio laranja já foi moeda de troca entre os camponeses do passado, pois ter um significava que o acordo estava selado entre as partes. Também era comum a presença maciça da planta em cidades italianas, durante feiras e festivais comerciais, pois simbolizava a atração de bons negócios.

Hoje, as pétalas alaranjadas da planta são sinônimo de atração de boas energias, admiração e amor renovado. Também significam vitalidade e sucesso. O laranja, uma das cores mais quentes, significa espontaneidade, entusiasmo e atitudes positivas.

Lírio amarelo

Se você ganhar lírios-amarelos, isso é um sinal de que aquele seu querido amigo se transformará no seu futuro amor. O amarelo é a cor da amizade e da alegria, e também simboliza o ouro e a prosperidade.

Tanto é assim que, na umbanda, o lírio-amarelo pertence à mamãe Oxum. Em casa, a planta simboliza energia. Também representa poder, riqueza e sabedoria. Ela indica a terra e sua estabilidade e está ainda ligada à comunicação.

Lírio rosa ou vermelho

O lírio rosa ou vermelho demonstra doçura, desejo e sensualidade. Na umbanda, o lírio-vermelho é a flor de Iansã. O rosa pode ser atribuído a Obá e, dependendo do “lado”, também a Oxum. De qualquer forma, os lírios rosa e vermelho simbolizam o sagrado feminino.

Esta é uma planta de médio porte e que tem uma característica única: as folhas e a inflorescência nunca surgirem ao mesmo tempo. Primeiro, ocorre a floração, para, então, virem as folhas, que permanecem por todo o inverno. Por essa razão, tanto na cultura chinesa quanto na japonesa, ela também é um símbolo dos ciclos da vida e da renovação.

Lírio lilás ou roxo

O lírio lilás ou roxo representa matrimônio, maternidade e pureza. Dependendo da ocasião, pode significar pureza de alma. Conhecido na botânica como Iris Germânica, a planta tem aroma suave oriundo das suas enormes flores.

Em algumas religiões, o lírio roxo ou lilás simboliza a fé, a sabedoria e o valor. Em outras, traz renovação espiritual. O lírio lilás ou roxo também pode simbolizar honra e conhecimento. Por fim, para os místicos, o roxo é a cor da transmutação.

Lírio azul

Mais raro de encontrar e com uma beleza única, o lírio azul, também conhecido como lírio sagrado, é originário da África Oriental, às margens do Rio Nilo. No oriente, suas flores significam pureza espiritual. Abertas, significam criação do Universo, e fechadas, trazem novas possibilidades.

O lírio azul também significa crescimento espiritual e expansão da consciência. Para algumas culturas, ele é símbolo de segurança, bons sentimentos, estabilidade, confiança e durabilidade. No paganismo, é símbolo encantado e geralmente significa magia, misticismo, mistério e realeza.

Lírio da paz

Em função da sua singeleza, o lírio-da-paz simboliza virtude e inocência. Em algumas civilizações, está associado à beleza e à delicadeza das mulheres. Em outras, é uma planta sagrada, pois significa a clareza espiritual. Para os adeptos das religiões de origem africana, o lírio-da-paz simboliza religiosidade aguçada e tendência ao sacerdócio.

No cristianismo, o lírio-da-paz foi citado por Jesus nas suas parábolas, e a Igreja Católica adotou a flor como sinônimo de pureza e castidade. Por causa de sua flor em forma de bandeira, o lírio-da-paz também é um pedido de trégua. A planta se tornou ícone da paz em qualquer parte do planeta.

Como cuidar da planta Lírio

Lírio rosa.

Simples de cuidar e de fácil adaptação, o lírio pode ser plantado em vasos, canteiros, na terra, em terrários e até em jardins verticais. Sua manutenção é fácil e rápida. Por isso, a planta é indicada também para quem tem pouco tempo. Veja tudo o que você precisa saber para manter sua planta linda e exuberante a seguir!

Onde colocar?

O lírio pode ser colocado em qualquer cômodo da casa ou mesmo em varandas, sacadas e jardins. De acordo com o Feng Shui, é recomendado colocar a planta na entrada da casa, pois, assim, evita a entrada de energias negativas.

Também pode ser colocado no banheiro, já que a planta absorve a umidade do ambiente, evitando a formação de mofo e bolor. No quarto, a planta tem uma ação calmante e tranquilizante, melhorando, inclusive, a qualidade do sono.

Iluminação ideal para o Lírio

Apesar de ser uma planta de sombra, o lírio não deve ser cultivado em ambientes totalmente escuros. Para se desenvolver, a planta precisa de certa luminosidade. Então, o ideal é escolher um lugar onde haja uma incidência de média a alta, da luz do sol.

Outra dica importante: se suas folhas começarem a amarelar, pode significar que a planta está precisando tomar sol. Mas cuidado. Nunca coloque o lírio diretamente no sol. O ideal é colocar a planta num local mais iluminado e, de preferência, fora dos horários mais quentes do dia.

Temperatura e hidratação

O lírio não precisa ser regado constantemente. É importante, no entanto, manter a terra sempre úmida. O ideal é fazer um cronograma de rega para evitar que a planta receba muita água. O lírio-da-paz gosta de locais úmidos e temperaturas em torno de 20 graus.

São muito sensíveis às correntes de ar, sejam elas quentes ou frias. Por isso, é importante colocar a planta longe de janelas, ar condicionado, ventiladores e aquecedores. Nos jardins, procure plantar próximo a muros ou outras plantas que criem uma barreira ao vento.

Solo e substrato para a planta

O lírio, de uma maneira geral, requer pouca fertilização e pode ser cultivado com uma mistura de substrato poroso de boa drenagem. Isso porque a planta tende a apodrecer as raízes rapidamente com o excesso de água. Algumas opções interessantes são musgo de turfa, perlita, vermiculita e cascas de árvores, ingredientes essenciais para substratos leves.

Para fazer o substrato, misture estes ingredientes em partes iguais, criando um meio de cultura ideal para a planta. Essa cultura aprecia valores de pH em torno de 5,8 a 6,5. Então, outra alternativa de cultivo é o composto orgânico, que pode ser com húmus de minhoca e em partes iguais de areia.

Manutenção e propagação do Lírio

A manutenção da planta começa pela rega, que deve ser feita apenas duas ou três vezes por semana. Se a terra ainda estiver úmida, não é preciso regar. Também é importante borrifar com água as flores e folhas uma vez por mês, para a retirada de poeira e resíduos, e não há necessidade de fertilização constante.

A cada três ou quatro meses, faça a poda de limpeza, removendo as folhas velhas. Se quiser fazer mudas, basta retirar a toureira do vaso ou jardim, separar os bulbos e replantar. Assim como o cuidado com a planta é simples, a sua propagação também é. Vale o cuidado com a rega e nutrientes nos períodos corretos para sua planta ficar maravilhosa.

Preço e onde comprar

Antes de comprar sua muda de lírio, é importante conhecer até que tamanho a planta pode crescer. Potes pequenos e médios, com diâmetro que varia entre 20 e 35 centímetros, são ideais para o lírio-da-paz, por exemplo. Já os lírios orientais exigem um pouco mais de espaço.

Os preços vão variar conforme o tamanho da planta e podem chegar a cerca de R$ 450,00. A planta pode ser encontrada em floriculturas e casas especializadas ou mesmo na internet, nos e-commerces dedicados a distribuição de plantas, mudas e sementes.

Os Lírios possuem flores perfumadas e coloridas, cada uma com sua simbologia específica!

Lírio rosa.

Você já parou para pensar em por que as flores encantam? De acordo com estudos, ela encantam não só por sua beleza, mas também por suas cores e seu perfume. Elas estimulam o olfato e a visão, criando uma sensação de prazer. E com os lírios, isso não é diferente.

Os lírios, sejam eles orientais, asiáticos, africanos ou brasileiros, alcançaram a sua diversidade pelo cruzamento das espécies e, hoje, já podem ser encontrados em mais de 100 tipos diferentes. Sua versatilidade, na decoração ou nos arranjos, tornou eles populares em todos os países e as culturas do mundo.

Além das flores perfumadas e coloridas, cada cor apresenta uma simbologia e um significado diferente. Por isso, além dos benefícios e de suas propriedades místicas, os lírios se tornaram um dos melhores presentes a serem ofertados nas mais diversas ocasiões, simbolizando a paz, a esperança e a sabedoria. Adquira o seu!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


natureza cores

Artigos relacionados


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com jambo? No pé, maduro, grande, podre e mais!

O que significa sonhar com jambo? No pé, maduro, grande, podre e mais!

A interpretação de sonhar com jambo se relaciona com as emoções, como também trazem presságios e revelações importantes. Saiba mais aqui!


O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

Sonhar com bacia revela questões emocionais, influências negativas alheias e dores que precisam ser encaradas. Veja mais significados!


O que significa sonhar com alecrim? Seco, verde, no chá, no banho e mais!

O que significa sonhar com alecrim? Seco, verde, no chá, no banho e mais!

O sonho com alecrim fala sobre felicidade e prosperidade, mas também pode trazer mensagens negativas. Saiba tudo aqui!!


O que significa sonhar com raio caindo? No mar, na cabeça, perto e mais!

O que significa sonhar com raio caindo? No mar, na cabeça, perto e mais!

Admirados por muitos e temidos por tantos outros, os raios em sonhos trazem uma mensagem de mudança. Descubra seus significados aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.