O que significa sonhar com pena? Branca, preta, de galinha e mais!

O que significa sonhar com pena? Branca, preta, de galinha e mais!

Você sabia que sonhar com pena pode revelar grandes significados para sua vida? Neste artigo, trouxemos quase 30 simbolismos diferentes. Confira o seu!


Considerações gerais sobre sonhar com pena

Pena azul.

Em muitas culturas, a pena representa a sabedoria e o conhecimento, pois, no passado, esse elemento proveniente das aves era usado como caneta-tinteiro pelos escrivães. No mundo dos sonhos, isso não é diferente, e a pena tem significados nobres ligados à sabedoria e ao conhecimento.

De uma forma geral, é possível afirmar que sonhos com pena informam à pessoa que sonhou que ela precisa se dedicar mais à leitura e à vida intelectual, abandonando um pouco as frivolidades da existência humana.

Contudo, assim como acontece em absolutamente todas as classes de sonhos, com todos os elementos possíveis de serem vistos em cenas sonhadas, sonhos com pena não têm um significado único e podem modelar-se de várias maneiras, tomando diversos rumos no significado.

Neste artigo, trouxemos quase 30 tipos de sonhos com penas, e os seus intrigantes significados vêm logo em seguida. Continue lendo e preencha o seu conhecimento sobre este assunto!

Significado de sonhar com penas de diferentes tamanhos

Pena branca caindo do céu.

Para iniciarmos o nosso compilado, reservamos quatro tipos de sonhos em que o tamanho da pena vista é o principal detalhe. Saiba o que quer dizer sonhar com pena normal, pena pequena, pena grande e pena gigante!

Sonhar com pena

Sonhar com uma pena é uma espécie de alento para a pessoa que sonhou. Essa situação informa que o sonhador é uma pessoa sábia e capaz de resolver os seus problemas por si própria, utilizando recursos pessoais, como sabedoria e paciência.

Se você sonhou com uma pena, tem se questionado sobre as suas próprias capacidades. Contudo, a pena que você viu simboliza a sua sabedoria, inteligência e outras capacidades mentais. Leve isso no coração e siga em frente com perseverança.

Sonhar com pena pequena

Sonhos em que uma pequena pena, seja ela de qualquer fonte, é vista, indicam um bom presságio relacionado à vida amorosa do sonhador. O significado aqui é de que a pessoa que sonhou está passando por um ótimo momento em seu relacionamento atual.

A felicidade finalmente bateu à sua porta, e você tem vivido os melhores dias da sua vida amorosa. Mantenha os esforços para que esse período continue por muitos anos e para que gere frutos. Aproveite o momento de positividade e coração leve para colocar em prática antigos sonhos que nunca foram possíveis por causa de outras pessoas.

Sonhar com pena grande

Ver uma pena grande num sonho é uma ocorrência comum a pessoas que precisam reorganizar alguma coisa em sua vida. Essa situação sonhada informa ao seu sonhador que ideias não se concretizam sem que haja planos de execução.

Assim, você viu uma pena de tamanho incomum no seu sonho e ficou se perguntando o que isso significava. Porém, se analisar mais profundamente, encontrará alguma situação em sua vida que precisa ser solucionada. Reflita com carinho e atenção e ponha literalmente no papel as suas ideias sobre aquilo, com o intuito de resolver.

Sonhar com pena gigante

Quando uma pena gigante é vista em sonho, um alerta precisa ser ligado na mente da pessoa que sonhou. Esse sonho informa que a baixa autoestima dessa pessoa está chegando a níveis preocupantes, e algo precisa ser feito para reverter a imagem que o indivíduo tem de si mesmo.

Então, se você sonhou com uma pena gigante, comece a abrir os olhos agora mesmo. Chega de se menosprezar e se achar inferior às outras pessoas por causa de aparência, origem, condição financeira ou qualquer outro motivo. Comece a entender o seu valor como parte do mundo, ou isso vai acabar prejudicando a sua saúde.

Significado de sonhar com pena de galo ou galinha

Penas de galinha.

Agora, o fator decisivo para o entendimento do sonho é o tipo de pena visto na cena sonhada. Veja os indicativos de sonhar com pena de galo, galinha, galinha preta e galinha branca a seguir!

Sonhar com pena de galo

Encontrar uma comum pena de galo em um sonho indica a ansiedade e a impulsividade do sonhador. Possivelmente, esse indivíduo não pensa nas consequências do que faz e é muito volátil no que diz respeito aos seus sentimentos e suas emoções.

A sua instabilidade emocional e as suas atitudes dúbias podem acabar prejudicando a sua vida. Portanto, pense melhor antes de tomar atitudes, mas não perca muito tempo pensando nem desfaça o que você concorda em fazer ou bota em prática. Aprenda a ter palavra e seja uma pessoa constante.

Sonhar com pena de galinha

Sonhar com pena de galinha tem dois significados que não possuem qualquer correlação. O primeiro informa que a pessoa que sonhou passará por alguns problemas de reputação muito em breve. Já o segundo indica que um familiar da pessoa que sonhou, que mora distante desse indivíduo, ficará doente.

Assim, em breve, você enfrentará uma avaliação da sociedade de alguma forma, “penando” por causa de comentários maliciosos e até mentiras inventadas no intuito de piorar a sua imagem. Contudo, não se deixe abater e permaneça com a cabeça erguida para provar a verdade a todos.

Por outro lado, se você tem parentes que moram distante de si, prepare o seu coração. É possível que, em breve, alguma dessas pessoas venha a adoecer, e isso irá te deixar muito triste por não poder ajudar a pessoa querida.

Sonhar com pena de galinha preta

Sonhos em que penas de galinha preta aparecem representam mudanças drásticas. O porém desse tipo de sonho é que o seu contexto indica majoritariamente maus presságios, pois essas mudanças podem ser para pior. Entretanto, isso não é uma regra.

Mudanças avassaladoras chegarão na sua vida em breve. Portanto, pode ser que uma mudança de cidade seja necessária ou que você perca o emprego, por exemplo. Ainda assim, pode ser que algo muito bom, como a chegada de um filho. A única solução é se preparar e esperar para ver.

Sonhar com pena de galinha branca

Se você viu uma pena de galinha branca pairando no ar ou caída no chão em um sonho, há um forte indicativo de que a sua personalidade precisa ser melhor evidenciada. A sua forma de agir é muito “sem sal”, e isso está gerando uma sobrecarga para você.

Todas as pessoas de destaque na história humana tiveram personalidade própria. Portanto, trabalhe em desenvolver a sua e alcance os seus objetivos. Estar sempre em cima do muro e querer agradar a todos pelo caminho da falta de posicionamento te levará ao abandono e ao fracasso.

Significado de sonhar com pena de outros animais

Pena de animal.

Na maior seção do compilado, trouxemos sonhos com pena em que o objeto observado era proveniente de outros animais. Entenda o que quer dizer sonhar com pena de ave, pato, ganso, pavão, arara, pombo e muito mais!

Sonhar com pena de ave

Ver uma pena de ave em um sonho é muito comum de acontecer a indivíduos que estão no processo de auto aceitação e busca de uma identidade própria. A figura da pena de ave aparecendo representa a ânsia por achar um lugar próprio e ter a sensação de pertencimento.

Você está em busca de se afirmar como pessoa, homem, mulher, ou outro tipo de afirmação pessoal. Existe um vazio enorme dentro do seu ser que só será preenchido quando o seu local confortável na vida for encontrado. Portanto, continue tentando se expressar melhor e, gradativamente, vá abandonando seus medos e pondo um fim em situações mal resolvidas do passado.

Sonhar com pena de pato

Contemplar uma pena de pato em um sonho é um alerta importante para a pessoa que sonhou. Essa situação é nada menos do que a confirmação de algo que o sonhador tinha em mente. Sendo assim, esse indivíduo recebeu o sinal para executar algo que estava planejando.

Uma situação surgiu na sua vida recentemente, e a dúvida se instalou em seu coração. Assim, neste momento, você fez uma prece e pediu um sinal sobre o que deveria fazer nesse caso. Boas notícias: você recebeu o sinal positivo que precisava. Agora, vá em frente e tome a decisão correta.

Sonhar com pena de ganso

Observar uma pena de ganso enquanto ela flutua no ar em um sonho é uma demonstração de algo que o sonhador tem em sua mente. O indicativo aqui é o de que a pessoa que sonhou acredita que o seu relacionamento amoroso atual precisa ser renovado.

Você quer dar um gás no seu relacionamento, mas não sabe por onde começar. Talvez, pedir uma opinião a pessoas mais velhas seja uma boa opção. Caso você decida fazer isso, abra o seu coração e escute a opinião alheia com atenção para reter aquilo que tiver proveito.

Sonhar com pena de pavão

Sonhar com uma pena de pavão, que é uma ave emblemática, é uma revelação sobre a personalidade da pessoa que sonhou. Indivíduos que veem esse tipo de pena num sonho são geralmente pessoas egoístas, avarentas e mesquinhas. O seu “deus” é o dinheiro e aquilo que elas podem comprar.

Portanto, se você sonhou com uma pena de pavão, precisa rever os seus conceitos de vida. Esse objeto inconfundível revelou o seu interior sombrio e vem alertar para o perigo de só dar valor às coisas materiais. Comece a observar com carinho tudo aquilo que o dinheiro não compra, ou sofra as consequências de colocar preço até em pessoas.

Sonhar com pena de águia

Sonhos em que penas de águia são vistas indicam a grande facilidade que a pessoa que sonhou tem de fazer negócios. Esse sonho é uma contemplação, mas também pode servir como uma espécie de conselho ligado a um bom presságio.

Você é o tipo de pessoa que tem os negócios como parte integrante do seu próprio eu. Você consegue fazer acordos comerciais com facilidade e vende qualquer coisa como se tivesse nascido para aquilo. Portanto, permaneça assim, e a prosperidade baterá na sua porta muito em breve.

Sonhar com pena de arara

Quando uma linda pena de arara é vista em um sonho, ela traz consigo uma mensagem de descontentamento extraída do interior da pessoa que sonhou. Esse indivíduo está se sentindo preso e acredita que a sua liberdade de expressão e criação está sendo reduzida por outras pessoas.

Provavelmente, você trabalha em um lugar onde pessoas que não querem ver o seu sucesso estão atuando. Por outro lado, pode ser que os seus relacionamentos pessoais tenham pessoas desse tipo envolvidas. Em qualquer um dos casos, você tem se sentido triste em relação a isso, e não há outra saída senão abandonar esses indivíduos que estão impedindo o seu avanço.

Sonhar com pena de fênix

Se em seu sonho você viu uma mística pena de fênix, que é uma ave mitológica capaz de ressurgir, mesmo depois de completamente destruída, você é uma pessoa guerreira que está de pé após ter passado por dificuldades, decepções e perdas de todos os tipos.

Apesar de tudo, ainda existem muitas inseguranças e traumas dentro do seu coração por causa das situações tenebrosas pelas quais você passou. Entretanto, erga a cabeça e não fuja dos problemas. Enfrente tudo o que vier pela frente, pois você tem poder para vencer tudo isso.

Sonhar com pena de pombo

Sonhar com uma pena de pombo, possivelmente caída em uma calçada de praça, simboliza a dificuldade que o sonhador tem de reconhecer quando está sendo valorizado ou não devido aos muitos traumas na vida amorosa e profissional.

Você tem enfrentado dificuldades e magoado pessoas que se importam contigo, porque não sabe reconhecer e agradecer o afeto que recebe. Não culpe a si mesmo: procure melhorar isso e valorize quem merece o seu valor, esquecendo o passado de vez.

Sonhar com pena de urubu

Ver uma bolorenta pena de urubu em um sonho indica que a pessoa que sonhou precisa parar de agir como um urubu, alimentando-se da morte de alguém ou da caça alheia, e ir atrás dos seus objetivos por si própria.

Desde que atingiu a vida adulta, você tem caminhado na sombra de outras pessoas, sempre fazendo exatamente o que lhe era solicitado e do jeito que era solicitado. Portanto, seu sonho indica que está na hora de sair das sombras e alcançar o seu lugar ao sol, ou seja, mostrar quem você realmente é para todos.

Significado de sonhar com pena em objetos

Penas de cocar.

Nesse grupo de seis tópicos, o que chama atenção na cena sonhada são objetos feitos com pena ou que tenham uma ou mais penas em sua composição. Conheça os significados de sonhar com caneta de pena, brinco de pena, desenho de pena, pena de travesseiro, colar de penas e cocar de penas!

Sonhar com caneta de pena

Observar uma emblemática e antiga caneta de pena em um sonho significa que a pessoa precisa parar de fingir que determinado problema não existe e agir a respeito. As consequências dessa negligência podem acabar afetando outras pessoas.

Dessa forma, você colocou um grande problema da sua vida em banho-maria e já passou do tempo de parar de fingir que nada está acontecendo. Você deve resolver essa situação de uma vez por todas. Se o seu bem-estar não é o ponto principal, aja em nome de pessoas próximas que podem sofrer com a sua falta de responsabilidade.

Sonhar com brinco de pena

Encontrar um brinco feito com penas num sonho é uma espécie de conselho para a pessoa que sonhou. Esse indivíduo precisa aprender a se expressar melhor e demonstrar os seus sentimentos e emoções para poder alcançar os seus objetivos.

Por causa de incompreensões sofridas no passado, você desenvolveu o hábito de se fechar e “esconder o jogo”. Porém essa tática não é boa, uma vez que as pessoas que se importam com você desejam saber o que se passa na sua mente. Portanto, permita se abrir com as pessoas certas e nas situações certas e seja feliz por isso.

Sonhar com desenho de pena

Ver um singelo desenho de uma pena em um sonho, seja num papel, tecido ou em uma parede, por exemplo, é um sinal de alerta. Uma situação presente na vida do sonhador está se apresentando como algo demasiado bom, e isso deve ser investigado.

Essas vantagens que eventualmente estão sendo oferecidas a você não são isso tudo que está esperando. Portanto, aja com muita cautela e observe bem as propostas que está recebendo atualmente, pois, assim como um desenho de pena não é uma pena real, essa situação pode não ser o que parece.

Sonhar com pena de travesseiro

Sonhos em que penas de travesseiro são vistas indicam um ótimo presságio para a pessoa que sonhou. Esse tipo de sonho informa que, apesar de um cenário caótico ter se instalado na vida do sonhador, a vitória está próxima, e ela só depende do próprio indivíduo.

Não importa o quão profundo a adversidade tenha te colocado, você se erguerá e sairá vitorioso da peleja que tem enfrentado. Porém, para ter uma vitória completa, você precisa abandonar alguns hábitos e fazer o que é certo sempre.

Sonhar com colar de penas

Sonhar com um colar de penas, muito comum em zonas litorâneas, traz uma mensagem de contemplação que diz que o sonhador está conseguindo controlar seus impulsos internos e alcançando um alto grau de paz e bloqueio de más energias.

Aproveite a sua elevação mental e espiritual para resolver pequenos problemas e sair da sua zona de conforto, experimentando a plena paz. Quando alguém atinge este estágio, não é facilmente abalado por absolutamente nenhum problema.

Sonhar com cocar de penas

Contemplar um cocar de penas, que é um icônico símbolo de culturas indígenas, indica uma severa dificuldade de concentração que o sonhador está enfrentando. Além disso, essa pessoa tem tido muitas preocupações ultimamente, e isso está acarretando muito a sua mente também.

Assim como um cocar de penas tem uma estrutura complexa, a sua mente é um verdadeiro emaranhado de emoções e pensamentos. Tente buscar em meio à sua rotina períodos de auto contemplação e meditação, para tentar entender melhor o seu estado e sair desse abismo mental.

Significado de sonhar com pena de diferentes cores

Penas coloridas.

Na penúltima seção, trouxemos três tipos de sonhos com pena em que a cor do elemento é o que determina o significado. Portanto, saiba mais sobre sonhar com pena marrom, dourada e colorida!

Sonhar com pena marrom

Observar uma pena marrom em um sonho significa que a pessoa que sonhou precisa abandonar algo na sua vida amorosa ou profissional. O sonho não indica exatamente o que deve ser largado, mas traz um alerta muito importante a esse respeito.

Você entrou de cabeça em alguma situação, seja na vida amorosa ou profissional, e atraiu para si a presença de um fator externo que preocupa. Esse fator pode ser uma pessoa ou um hábito, por exemplo. O fato é que isso está atrapalhando o seu desenvolvimento, podendo te prejudicar no futuro e precisando ser abandonado imediatamente. Portanto, tenha perspicácia suficiente para decifrar e identificar o que é.

Sonhar com pena dourada

Quando uma ou mais penas douradas são vistas em um sonho, elas podem representar duas coisas, com base na forma como são observadas.

Primeiro, se as penas caíam do céu, elas indicam um bom presságio na vida financeira. Essa cena é uma demonstração de que antigos investimentos e a contenção financeira do sonhador estão gerando frutos, e um período de grande prosperidade financeira se aproxima.

No entanto, se uma pena dourada foi vista em algum local, parada, ou se era entregue por outra pessoa, ela representa um alerta. O sonhador precisa olhar com mais carinho para a sua vida profissional e cuidar da sua carreira para não vir a ficar sem trabalho no futuro.

Sonhar com pena colorida

Se você viu uma ou mais penas coloridas, como penas de araras, papagaios ou pavões, por exemplo, você recebeu um ótimo presságio. Esse tipo de sonho aponta para bons ventos vindo na direção da vida financeira do sonhador.

Depois de tanto contar moedas, chegou a hora de você alcançar a sua prosperidade financeira. Lembre-se de que ter prosperidade é diferente de ganhar dinheiro e que você só está recebendo isso agora por ser merecedor. Continue fazendo jus à recompensa que está recebendo.

Significado de outros sonhos com penas

Penas ao pôr do sol.

Para finalizar o nosso artigo da melhor maneira possível, trouxemos mais três sonhos com penas aleatórios, mas que também são comuns. Conheça a mensagem dos sonhos envolvendo pena de anjo, pena de morte e penas caídas no chão!

Sonhar com pena de anjo

Sonhos com penas de anjo significam acerto de contas e ajustes de conduta. Esse tipo de situação sonhada indica que a pessoa precisa resolver uma ou mais situações do passado das quais tem fugido e se escondido.

As suas atitudes têm sido reprováveis, porque tudo o que você faz é para se esconder e fugir do destino. Pare agora de se esconder e mentir e enfrente a verdade, mesmo que isso signifique ser julgado e desprezado por alguém.

Sonhar com pena de morte

Sonhar com pena de morte, como já era de se esperar, não é um bom sinal. Esse tipo de sonho informa sobre rupturas e fins de ciclos na vida do sonhador. Essas interrupções estão ligadas à vida amorosa e aos relacionamentos de amizade dessa pessoa.

Há tempos, os seus relacionamentos não têm sido bons para você. Tanto familiares quanto amigos e até o seu par romântico vêm tendo comportamentos reprováveis. Assim como um condenado à pena de morte sabe do seu destino, relações em que apenas uma parte se doa tendem a fracassar.

Sonhar com penas no chão

Ver algumas penas no chão em sonho é um alerta seguido de mau presságio. Essa visão informa à pessoa que ela precisa ser sincera consigo mesma e dizer o que sente realmente. Apesar de falar a todos que está tudo bem, isso não é verdade.

Assim, se teve esse sonho, você tem medo de preocupar as pessoas que o amam e, por isso, não exprime os seus sentimentos. Isso pode parecer algo bom e dar a impressão de que você está protegendo quem está à sua volta, mas, na verdade, está ferindo o seu interior. Não tenha medo de se abrir e diga o que realmente está sentindo para ser curado.

Sonhar com pena é bom ou ruim?

Pena animal.

Como vimos ao longo de todo o texto, sonhar com pena pode ter diversas implicações, pois a origem do elemento pode mudar tudo. Porém é possível dizer que o nível de maus presságios, ou seja, de significados negativos para essa classe de sonhos, é muito baixo.

Dentre os 29 tipos de sonhos com pena demonstrados, a maioria indica bons presságios, contemplações e até conselhos sobre a conduta do sonhador. Portanto, vale a pena conferir com atenção os significados voltados para o seu sonho e seguir as instruções nele contidas.

Autor deste artigo

Professor de História, técnico em Recursos Humanos e Redator Web.

Palavras-chave relacionadas


animais objetos cores

Artigos relacionados


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Sonhar com fumaça preta: de cigarro, de fogo, nuvem de fumaça e mais!

Neste artigo, vamos conhecer os significados de sonhar com fumaça preta. Esse é um sonho que aponta para hábitos e posturas. Venha descobrir as interpretações!


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.