Chá de funcho: Para que serve, benefícios, contraindicações e mais!

Chá de funcho: Para que serve, benefícios, contraindicações e mais!

O chá de funcho serve para aliviar a má digestão, cólica menstrual, regular o intestino e muitos outros benefícios. Leia este artigo para saber mais!


Considerações gerais sobre o chá de funcho

Xícara de chá.

Em geral, o chá de funcho possui propriedades muito benéficas para saúde, atuando sobretudo, como um antiespasmódico, anti-inflamatório, vermífugo e relaxante muscular. Logo, as folhas e as sementes podem ser usadas para auxiliar no combate de infecções, constipação intestinal, cólica menstrual e problemas digestivos.

Existem também outras formas de utilizar o funcho, através da tintura e de cápsulas. Porém, é preciso cautela e consumir o chá com consciência para não trazer malefícios para a saúde. Além disso, essa planta é contraindicada em algumas circunstâncias. Portanto, o ideal é consumi-lo com supervisão médica ou por um fitoterapeuta.

Neste artigo, aprenda tudo sobre o funcho, uma erva aromática também utilizada mundialmente pela culinária para compor pratos doces e salgados. Para saber mais, descubra abaixo.

Funcho, propriedades e partes utilizadas da planta

Xícara de chá.

O funcho é uma planta medicinal muito utilizada na culinária mediterrânea e, muitas vezes, confundida com a erva-doce, por suas sementes e aromas serem semelhantes. Contudo existem diferenças que são fáceis de identificar.

Neste tópico, serão abordados de forma mais abrangente sobre o funcho, suas propriedades, quais partes da planta costumam ser utilizadas e como preparar o chá, para extrair todos os benefícios que essa erva possui. Veja a seguir.

O funcho

Com origem na Europa e no Norte da África, o funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta medicinal disseminada no mundo todo, porém é muito comum o seu uso no Mediterrâneo. As sementes possuem um aroma que, muitas pessoas, os confundem com a erva-doce, porém elas têm diferenças importantes, principalmente na sua composição.

O funcho, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde, passou a ser amplamente estudado pela indústria farmacêutica e cosmética. Com a extração do óleo essencial, hoje é possível usá-lo para melhorar o aspecto da pele e para combater doenças intestinais, retenção de líquido e infecções, por exemplo.

Propriedades do funcho

As propriedades presentes no funcho, tanto nas suas folhas, como nas sementes possuem ação anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, carminativo, vermífuga, digestiva, diurética e expectorante. Isso se dá graças às vitaminas A, C e do complexo B, além de ser rica em sais minerais, como, cálcio, zinco, ferro, potássio e fósforo.

Outros componentes como o anetol, flavonoides, ácido rosmarínico, saponinas, cumarinas e taninos, são substâncias ideais para amenizar problemas digestivos, insônia, espasmos musculares e muitos outros benefícios.

As partes utilizadas da planta

As partes do funcho mais usadas para fazer o chá são: as sementes e as folhas, podem ser secas ou frescas. Independente do que será usado para infusão, todos os compostos serão extraídos, porém é nas sementes que há uma maior concentração dos nutrientes e, especialmente do aroma.

Todas as partes do funcho costumam ser utilizadas. Porém, devido ao aroma marcante das sementes, elas geralmente são usadas para a preparação de pratos doces, como biscoitos e bolos. As plantas e os talos são ideais para o preparo de carnes e peixes, em outros pratos salgados, como, molhos, as sementes também podem ser adicionadas.

Diferenças entre o funcho e a erva-doce

É muito comum confundir o funcho com a erva-doce, pois são ervas muito aromáticas e que podem ser utilizadas no preparo de pratos doces e salgados. Ademais, ambas costumam ser aproveitas desde os talos até as folhas.

No entanto, elas possuem detalhes que as diferenciam, por suas cores, frutos e espessura das suas folhas. As flores do funcho são amarelas, as folhas são finas e as sementes são grandes e compridas, enquanto que as de erva-doce são brancas, os frutos pequenos e arredondados e a folhagem é larga e espessa.

Ingredientes e preparo do Chá de funcho

Para fazer o chá será preciso os seguintes ingredientes:

- 200 ml de água;
- 1 colher de chá ou 5g a 7g das folhas verdes ou sementes de funcho.

Modo de preparo:
Em uma panela ferva a água, apague o fogo e coloque o funcho. Tampe o recipiente e deixe em infusão por aproximadamente de 10 a 15 minutos. Aguarde ficar em uma temperatura própria para o consumo e pode beber o chá de 1 a 3 vezes ao dia.

Benefícios e para que serve o chá de funcho

Xícara de chá.

A presença de vitaminas, sais minerais, oxidantes e outras substâncias, fazem do chá de funcho extremamente benéfico para saúde e serve para combater infecções, especialmente no estômago e no intestino.

Além disso, ele proporciona alívio nas dores abdominais e cólicas menstruais e muitos outros benefícios. Para entender melhor, como o chá de funcho atua no organismo, confira a seguir.

Melhora a digestão e reduz dores abdominais

As propriedades encontradas no chá de funcho possuem muitos benefícios para a saúde, principalmente, por melhorar a digestão e reduzir as dores abdominais. A planta age no organismo eliminando os gases, o excesso do líquido, além de ajudar na absorção dos nutrientes de alimentos mais pesados que causam incômodo.

Segundo alguns estudos, o chá de funcho também pode auxiliar em casos de diarreia ou constipação, náusea, desintoxicação do fígado e na eliminação de vermes intestinais. Contudo, se estiver fazendo o uso de algum medicamento para doenças gastrointestinais, o médico deverá ser consultado. Além disso, o tratamento não deve ser substituído pelo funcho.

Combate infecções

O chá de funcho possui ativos capazes de combater infecções provocadas por vírus, bactérias e fungos. Isso porque na sua composição estão presentes substâncias antibacterianas, fungicidas e anti-inflamatórias que mantém o sistema imunológico protegidos contra gripes e vermes e outros tipos de patógenos que podem atacar o organismo.

É benéfico no tratamento da insônia

A ansiedade, o estresse e as preocupações do dia a dia tendem a trazer dificuldades para ter uma boa noite de sono. Por isso, tomar o chá de funcho pode ser benéfico no tratamento da insônia, pois na planta e nas sementes existem compostos que agem no organismo como um relaxante muscular.

Logo, ao beber o chá, de preferência 1h a 40 minutos de ir para a cama, os músculos, principalmente, do abdômen tendem a relaxar, provocando sonolência.

É benéfico no tratamento de dores menstruais

Por conter propriedades antiespasmódicas e relaxantes, o chá de funcho é benéfico no tratamento de dores menstruais, pois relaxa os músculos abdominais e a contração do útero, provocada pela liberação da prostaglandina. Assim, além de aliviar as dores, elimina a retenção de líquido e os gases que também causam muito incômodo nesse período.

Massagear a região abdominal e pélvica, com o óleo essencial de funcho também é uma forma muito eficiente para diminuir a cólica. Ao colocar o óleo nas mãos friccione bem até que fique levemente quente, pois o calor aumenta a circulação sanguínea, aliviando as dores no local.

Hidrata

Para quem tem dificuldades de beber a quantidade ideal de água, geralmente é em torno de 2 litros por dia. O chá de funcho é uma ótima opção, pois hidratada, além de ter um sabor muito agradável. Ademais, o chá é uma fonte de vitaminas e nutrientes que auxiliam o corpo a se manter sempre saudável e livre de infecções e bactérias.

Mas, lembre-se: a água é um líquido imprescindível para sua saúde. Tenha sempre uma garrafinha próximo ou ao longo do dia, programe seu despertador para te lembrar de tomar pequenos goles, mesmo que não sinta sede. Logo, aliando a outras bebidas, você evita também que surjam problemas no sistema urinário.

Possui antioxidantes

Muito benéfico para a saúde, o chá de funcho possui antioxidantes, como os flavonoides e alcaloides, que combatem os radicais livres presentes no organismo. Dessa forma, os antioxidantes presentes no funcho atuam na renovação das células, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças graves, como o câncer.

Alivia o mau hálito

Além de ser muito saboroso, o chá funcho possui propriedades antimicrobianas que aliviam o mau hálito, eliminando as bactérias da boca e tratando doenças estomacais, que muitas vezes, causam a halitose. Para essa finalidade o chá pode ser consumido ao acordar ou sempre que sentir necessidade.

Mastigar as sementes de funcho também pode ser uma alternativa para combater esse mal que gera muito incômodo no dia a dia, pois além trazer um hálito refrescante, ajuda a deixar a boca protegida contra os microrganismos que geram a doença.

No entanto, é muito importante manter a higienização bucal em dia e caso o problema persista procure um dentista para avaliar se não há outro problema.

Outras maneiras de consumir ou utilizar o funcho

Xícara de chá.

Em decorrência dos muitos benefícios encontrados no funcho, essa planta passou a ser largamente estudada pela indústria farmacêutica e cosmética.

Por isso, hoje já existem outras maneiras de consumir e utilizar essa erva, seja através da tintura de funcho, cápsulas com extratos da planta ou óleo essencial extraído de suas sementes. Confira a seguir, a finalidade e como usar o funcho de diferentes formas. Continue a leitura.

Óleo essencial de funcho

O óleo essencial de funcho é uma alternativa para quem deseja usá-lo na pele para evitar o ressecamento, além de auxiliar na drenagem linfática, feridas e melhorar o aspecto das cicatrizes. Na aromaterapia, ele é utilizado para acalmar e equilibrar as emoções.

Para a saúde, o óleo essencial de funcho serve para prevenir doenças cardíacas, gastrointestinais, cólicas menstruais e diarreia. O consumo depende da finalidade, contudo em geral, o indicado é tomar de 2 a 5 gotas misturadas com óleo de coco ou azeite, até 3 vezes ao dia.

Tintura de funcho

A tintura de funcho é uma maneira de consumir a erva e é indicado para aumentar o apetite, além de tratar o excesso de gases, o desarranjo intestinal e a má digestão. Você pode tomá-lo de 1 a 3 ml, de uma a três vezes ao dia, diluído em 50 ml de água.

No entanto, por conter álcool na sua composição, a tintura de funcho não deve ser ingerida por mulheres que não pretendem ter filhos, pois pode perder o efeito do anticoncepcional. Além disso, alcoólatras, diabéticos e pessoas que têm refluxo não devem fazer o seu uso.

Cápsulas

Por fim, outro modo de utilizar o funcho é através de cápsulas. São facilmente encontradas em farmácias ou em lojas de produtos naturais. Geralmente a dosagem é de 500mg e o recomendado é ingerir 1 cápsula 3 vezes ao dia, depois das principais refeições. Evite mastigar ou abrir, pois o gosto tende a ser desagradável, sempre beba com algum líquido.

Cuidados e contraindicações do consumo do chá de funcho

Xícara de chá.

Assim como outras plantas medicinais, o consumo do chá de funcho possui contraindicações, além de alguns cuidados que precisam ser tomados, antes da sua ingestão. Da mesma forma que essa erva traz inúmeros benefícios, ela também pode piorar uma condição já existente, se ingerida em grande quantidade.

Além disso, para quem tem predisposição para desenvolver alergias, sobretudo de cenouras, o funcho pode não ser uma boa opção. Por isso, veja a seguir em qual caso o chá dessa planta não é recomendado. Confira abaixo.

Crianças e bebês

O chá de funcho geralmente é administrado em crianças e bebês para amenizar cólicas e eliminar os vermes intestinais. Porém, a ingestão do funcho deve ser com cautela, pois na sua composição está presente o estrago, uma substância que consumida em excesso pode aumentar as contrações musculares, além de trazer outros males para saúde.

Alérgicos a cenouras

O funcho pertence à família Apiaceae, assim como a cenoura, o aipo, a artemísia e outros vegetais. Dessa forma, se você for alérgico a cenouras, principalmente, não é indicado consumir o chá dessa planta. Por isso, antes da ingestão de qualquer planta medicinal, procure um médico e faça exames para saber se não possui nenhuma alergia alimentar.

Quem possui úlceras ou gastrite

O consumo do chá de funcho é contraindicado para quem possui úlcera ou gastrite. Além disso, pessoas que sofrem com doenças hepáticas, síndrome do intestino irritável, colite, doença de Crohn, não devem fazer o seu uso.

O funcho também não é indicado em casos de doenças neurológicas como o Parkinson e a epilepsia. Isso porque, o chá dessa erva pode intensificar essas comorbidades, além de não ser recomendado a interação com outros medicamentos, para não diminuir a sua eficácia.

Gestantes

O chá de funcho não deve ser consumido por gestantes, pois tende a estimular o aumento de estrogênio, além de provocar fortes contrações uterinas, o que pode levar ao aborto. Vale ressaltar que a tintura de funcho também não é indicada, já que na sua fórmula contém álcool, fazendo com que seja prejudicial para a saúde do bebê.

O chá de funcho engorda ou emagrece?

Xícara de chá.

O uso fitoterápico do chá de funcho tem como um de seus benefícios estimular o apetite, fazendo com que a pessoa que não sente fome ou o seu peso seja muito abaixo do ideal, sinta vontade de comer. No entanto, alguns ativos presentes nas sementes ajudam a eliminar retenção de líquido, prisão de frente e no acúmulo de gases.

Sendo assim, o funcho também tem a função de emagrecer, uma vez que, o inchaço abdominal diminui e o trânsito intestinal é regulado. Porém, não há estudos que comprovem a sua eficácia na perda de peso. Além disso, para obter resultados reais, é preciso aliar a uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos.

Por fim, o chá de funcho não deve ser consumido sem orientação médica, especialmente, se estiver fazendo uso de medicação, seja para essa finalidade ou não. Ademais, o seu consumo em grande quantidade para agir com um diurético e laxante, não é recomendado, pois pode haver a perda em excesso nutrientes e sais minerais importantes.

Autor deste artigo

Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.