Carta 18 A Lua do Tarot: visual, influências, combinações e mais!

Carta 18 A Lua do Tarot: visual, influências, combinações e mais!

A carta da Lua indica o mistério. Por estar associada ao subconsciente, a Lua chama atenção para alguma informação importante que passou despercebida.


Você sabe o significado do arcano 18 no Tarot?

Carta 18 no tarot

O significado do arcano 18, a carta da Lua, é o mistério. Por estar associada ao subconsciente, a Lua chama atenção para alguma informação importante que passou despercebida. A Lua representa também mudanças de humor, instabilidade e insegurança, muitas vezes causas por ansiedade ou medo.

Ela rege a intuição, imaginação, os segredos e mistérios e alerta que aquilo que se apresenta na sua vida não é o que parece, sendo necessário confiar nos próprios instintos para discernir o real do ilusório.

Esta carta também pode significar algo feito às escondidas, alertando que é necessário agir ou será descoberto. Ademais, indica atrasos em tomadas de decisões, bem como dúvidas. Neste artigo, apresentamos um panorama geral sobre este poderoso arcano.

Partindo dos conceitos básicos do Tarot e sua história, passearemos sobre seu funcionamento, benefícios e trazemos todos os significados associados à energia da carta da Lua em diferentes Tarots. Continue lendo para desbravar o véu de mistério que envolve esta carta.

O que é o Tarot?

Cartas do tarot

O Tarot é um jogo de cartas que se originou na Europa. Inicialmente conhecido como trionfi e, mais tarde, por tarocchi ou tarock, o baralho de Tarot era utilizado apenas como jogo. Como mostraremos em sua história a seguir, eu uso como feramente oracular é mais recente. Confira.

História do Tarot

O Tarot surgiu no século 15 em diferentes partes da Europa. Inicialmente, ele era utilizado apenas como um jogo e foi somente no século 18 que ele começou a ser utilizado para fins divinatórios.

Em 1781, o maçom francês chamado Antoine Court de Gebelin publicou uma análise detalhada do Tarot, na qual ele associava o simbolismo das cartas com a tradição esotérica provenientes dos segredos dos sacerdotes egípcios.

De acordo com a intepretação de Gebelin, os segredos dos antigos egípcios foram perpetuados por Roma e incorporados à Igreja Católica.

Dez anos após a análise de Gebelin, o ocultista francês Jean-Baptiste Alliete lançou o primeiro baralho de Tarot destinado para a divinação. Desde então, o Tarot se tornou uma ferramenta oracular conhecida no mundo inteiro.

Benefícios do Tarot

Os benefícios do Tarot podem ser observados em diferentes áreas da vida. De maneira geral, ler as cartas de Tarot funciona como uma ferramenta de autoconhecimento, que te auxiliará a focar e compreender aspectos importantes da sua vida. Além disso, usar o Tarot trará os seguintes benefícios para a sua vida:

  • Obtenção de conselho para entender e superar problemas, melhorando, assim, a qualidade de vida e de seus relacionamentos;

  • Aquisição de uma perspectiva mais clara sobre a própria vida e as circunstâncias em que você se encontra;

  • Auxílio em focar aspectos essenciais da vida, focando em melhorá-la através da resolução de problemas;

  • Paz interior, uma vez que funcionam como uma ferramenta de autoconhecimento;

  • Clareza na tomada de decisões;

  • Gestão de assuntos relacionados ao coração, finanças, saúde e espiritualidade.
  • Como funciona o Tarot

    O Tarot funciona através de tiragens. Basicamente, embaralhe-se as cartas, cortando-as em pequenos grupos usando a mão esquerda e se concentrando numa pergunta. Então, as cartas são dispostas sobre uma superfície para serem interpretadas.

    As imagens dispostas nas cartas dão acesso à intuição e é a partir delas que as mensagens são interpretadas. É importante considerar também a posição da carta e a sua relação com o tema da consulta e com as cartas que estão dispostas juntas a ela.

    Um mito relacionado ao Tarot é que ele é usado exclusivamente para prever o futuro. O que o Tarot faz, na verdade, é servir de guia para que o cartomante interprete as mensagens de acordo com as energias do momento.

    Como são as cartas do Tarot

    As Cartas do Tarot moderno são baseadas nos Tarots veneziano e piemontês e consistem num grupo de 78 cartas, divididos em dois grupos principais: os arcanos maiores e os arcanos menores.

    Os arcanos maiores são formados por 22 cartas ricamente ilustradas. Este conjunto de cartas possui simbolismos que revelam a jornada da nossa alma nos ciclos de encarnação.

    Já os arcanos menores compreendem em 56 cartas, dividida em quatro grandes grupos e cada um deste é regido por um naipe e elemento da natureza: paus (fogo), copas (água), espadas (ar) e ouros (terra). Em contraste com os arcanos maiores, os arcanos menores revelam cenas cotidianas e por isso estão associados ao dia a dia do consulente.

    Arcano 18 em diversos Tarots

    Carta 18 no tarot e seus efeitos

    Apesar de o Arcano 18 possuir um simbolismo arquetípico universal, ele é comumente representado com simbologias adicionais a depender do tipo de Tarot em que ele se encontra. A seguir, mostraremos sua simbologia em diferentes baralhos como o Tarot Egípcio, o Tarot Mitológico e o Tarot de Waite. Confira.

    Arcano 18 do Tarot Egípcio

    No Tarot Egípcio, o Arcano 18 apresenta chacais, os animais sagrados de Anúbis, o deus ligado ao submundo e à morte. Neste arcano, os chacais estão relacionados à natureza animalesca dos humanos.

    Na carta da Lua, vê-se também duas torres que demarcam o pilone egípcio, localizado no limiar entre a vida e a morte. Nestas torres estão os deuses Osíris e Quespisiquis, deus da lua e protetor contra os espíritos malignos.

    O sarcófago de Osíris está no rio Nilo e existe um escaravelho entre as águas do rio e suas margens, sugerindo que a mente está tentando emergir das águas turvas. A paisagem está seca e estéril, mas é apenas um momento de dormência, em breve a natureza despertará novamente.

    Arcano 18 no Tarot Mitológico

    No Tarot Mitológico, o Arcano 18 é representado pela Deusa Hécate, deus da magia dos cães e das encruzilhadas na mitologia grega. Representada com sua tripla face, Hécate está diante de uma fonte de água por detrás de Cérbero, o cão de três cabeças protetor do submundo. Esta deusa está coroada com as três fases da lua.

    Igual ocorre em muitos Tarots, um crustáceo tenta emergir das águas da fonte. O ambiente nesta carta é escuro e misterioso, e somente a luz emitida pela coroa de Hécate é capaz de trazer discernimento na escuridão.

    Arcano 18 no Tarot de Marselha

    No Tarot de Marselha, o Arcano 18 mostra uma lua crescente e um sol com rostos. Ambos não estão olhando diretamente para nós. Por estar na fase crescente, a Lua indica que algo não está totalmente revelado e que é preciso tempo para enxergar a sua verdadeira e completa face.

    Abaixo da Lua estão dois animais, interpretados como cães, lobos ou até mesmo um cão e um lobo, representado o nosso lado selvagem e animalesco. Ambos uivam para a lua e estão se alimentado dos raios que ela emite.

    É importante notar que ambos os animais possuem cores adicionais, remetendo à máxima do Taoísmo, na qual cada extremidade carrega um pouco da outra.

    Arcano 18 no Tarot de Rider Waite

    No Tarot de Rider Waite da carta da lua revela uma lua crescente na frente do sol, como num eclipse, posicionada entre duas torres que representam um presságio do objetivo final. Os raios lunares são gotas de orvalho que indicam a fertilidade.

    Sob a lua, vê-se um lobo e um cão doméstico uivando, enquanto um caranguejo emerge da água, o lar da mente subconsciente.

    Essa tríade de animais é extremamente importante para a interpretação da carta: o lobo representa a força poderosa do instinto, ao passo que o cão revela a domesticação dele. Já o caranguejo indica o surgimento de fatos escondidos no subconsciente ganhado luz para o consciente, além de encontro esperado com a terra firme sob os pés.

    Conhecendo a carta A Lua

    Escultura da carta A Lua no Tarot

    A carta da Lua é uma das cartas mais enigmáticas do tarô. A figura central desta carta é a Lua crescente, fato este que indica que existem eventos que acontecerão para que o ciclo lunar seja concluído. Para compreender seus mistérios, descrevemos sua iconografia e significados abaixo.

    Descrição visual da carta A Lua

    A carta da lua revela uma lua crescente na frente do sol, como num eclipse, posicionada entre duas torres que representam um presságio do objetivo final. Os raios lunares são gotas de orvalho que indicam a fertilidade.

    Sob a lua, vê-se um lobo e um cão doméstico uivando, enquanto um caranguejo emerge da água, o lar da mente subconsciente. Essa tríade de animais é extremamente importante para a interpretação da carta: o lobo representa a força poderosa do instinto, ao passo que o cão revela a domesticação dele.

    Por sua vez, o caranguejo indica o surgimento de fatos escondidos no subconsciente ganhado luz para o consciente, além de encontro esperado com a terra firme sob os pés.

    Significado da carta 18

    A carta 18 significa que nem tudo é o que aparenta ser. Os significados da carta da Lua envolvem uma aura de mistério e imaginação. Você decidiu seguir um caminho às escuras, sem atentar para os perigos à espreita.

    Uma vez que a sua visão está distorcida e o seu julgamento comprometido pela penumbra desta carta, é preciso ficar atento às ilusões que permeiam o seu jogo. A sua imaginação pode ganhar asas sob os raios do luar e por isso se torna cada vez mais complicado de saber o que é real.

    Ademais, a Lua nos lembra que é preciso estarmos cientes de nossa intuição para que a usemos como uma ferramenta de cura e de sobrevivência.

    Significado da carta 18 invertida

    O significado da carta 18 invertida é liberdade e desprendimento. É indício de que o fim dos seus problemas está próximo. Se você luta contra ansiedade, depressão ou sofre de desilusão amorosa, a carta indica que a situação finalmente está prestes a melhorar.

    A Lua mostra que tudo na sua vida é uma fase e que é preciso enfrentar os seus problemas e Lua servirá de guia no seu caminho mais escuro. Outros principais significados da carta da lua invertida são:

  • Falta de energia, doença;

  • Pesadelos, terrores noturnos;

  • Segredos, atos ilícitos ou comprometedores;

  • Caos, impotência diante dos ritmos externos;

  • Incerteza, dificuldade em encontrar a verdade;

  • Vampiros de energia, demandas sem limites, oportunismo;

  • Criança carente de amor materno;

  • Depressão, estagnação.
  • Interpretação no plano espiritual

    No plano espiritual, a Lua traz consigo revelações de imagens da alma do consulente. Muitas vezes afogadas pela natureza dúbia dessa carta, as imagens aparecerão como relances de um sonho, em que não é possível discernir realidade da ilusão.

    Como num delírio extasiante e essencialmente sedutor, essa carta envolve o tema da questão de maneira quase mágica, ludibriando tudo que está sobre seu toque como uma encantadora de almas.

    A Lua não permite vislumbrar além do seu véu, quando o humano e animal se confundem num só, reforçando ainda mais a dubiedade que paira junto com a névoa trazida por ela. Esta carta estrutura o subconsciente e indica que é necessário buscar nele as revelações sobre as imagens da alma que tanto procura.

    Interpretação no plano mental

    No plano mental, a Lua é a carta do subconsciente. Por isso, ela pode indicar que a sua mente pode pregar peças em você quando você se encontra no período regido pela meia luz desta carta. É um período de dúvidas, incerteza e preocupação.

    Você talvez tenha dificuldades de discernir o que é real do que é ilusório, por isso, dê um passo atrás se necessário para compreender o que se passa.

    Experiências passadas, instabilidade emocional e variações de humor e de comportamento podem ser percebidos quando a carta da Lua surge. É importante buscar as respostas dentro de si, mas esteja preparado para dar um salto uma escuridão.

    Interpretação no plano físico

    No plano físico, a carta da Lua indica para possíveis fraudes, enganos e incertezas. Não é o momento adequado para ganhos materiais e por isso esteja atento para propostas. Evite fazer investimentos, pois a natureza de incerteza desta carta aponta para possível perda de dinheiro.

    Além disso, esteja atento para a sua visão. A Lua traz consigo um ambiente turvo e escuro e por isso é possível que você possa precisar de ajuda para entender o que está à sua volta. Cuidado ao sair na rua, pois você estará mais suscetível a acidentes devido à baixa visibilidade.

    Diferentes aspectos da carta 18 A Lua

    Aspectos da carta A Lua

    A Lua é a carta dos mistérios e dos segredos e por isso muitas vezes ela é considerada uma carta ruim. Apesar disso, ela não é uma carta negativa em si, já que pende mais para a incerteza. Continue lendo se deseja conhecer os aspectos positivos e negativos desta carta.

    Aspectos positivos da “A Lua”

    Os aspectos positivos da lua estão relacionados à indicação do segredo. Além disso por refletir o sol, ela mostra que, mesmo nos momentos mais escuros, a escuridão sempre abrirá caminho para a luz. Outros aspectos positivos da carta da lua são:

  • Intuição aguçada, conexão com o inconsciente, magia e poderes psíquicos;

  • Retorno da criatividade;

  • Conexão com a sua natureza feminina e intuitiva;

  • Cuidado materno;

  • Busca por inspiração baseado na fantasia, no mistério e desconhecido;

  • Ida ao reino dos sonhos para se livrar de uma situação ruim;

  • Reflexo de como os sonhos podem ser espelhados na realidade;

  • Presença de habilidades artísticas ou pessoa visionária;

  • Fé e deslumbramento que existe somente sob os raios da lua;

  • Possibilidade de enxergar à meia luz o que o Sol impede de ver.
  • Aspectos negativos da “A Lua”

    Muitos dos aspectos negativos da carta da Lua estão relacionados ao medo de lidar ou de compreender partes de si mesmo. No entanto, se você os iluminar com os raios da lua, você perceberá que não são tão ruins assim. Além disso, outros aspectos negativos da Lua estão:

  • Medo, ansiedade, segredos, desinformação, confusão, paranoia e sabotagem;

  • Decepção amorosa, problemas emocionais e instabilidade mental;

  • Ilusão, percepção de parte da verdade que pode ser enganosa;

  • Medos imaginários, dificuldade de perceber a realidade;

  • Incerteza, mistério e pesadelos.
  • A Lua no Tarot do amor e relacionamentos

    Quando a Lua surge numa tiragem de amor e relacionamentos, é provável que você esteja enfrentando problemas de comunicação. É possível que você ou o seu parceiro não esteja sendo claro ou sincero e que existam questões mal resolvidas entre ambas as partes.

    Parte dos conflitos que vocês passam como discussões são resultantes desta falta de comunicação. Se você é solteiro e a carta da Lua aparece em seu jogo, é sinal de que alguém que está tentando se aproximar de você não é realmente quem aparenta ser.

    É possível que essa pessoa tenha se aproximado de você para tirar vantagem ou que esteja usando uma máscara que só cairá quando o relacionamento bem depois do início do relacionamento.

    A Lua no Tarot do trabalho e finanças

    A Lua no trabalho e na vida financeira é presságio de indecisão e decepção. No ambiente de trabalho, foque no que realmente sente invés de dar ouvido aos outros, pois ouvir a intuição é a chave.

    Se você está desempregado, esta carta significa que ainda não chegou a hora de você encontrar o emprego que deseja. A carta da Lua pede para que você tenha cuidado com a sua situação financeira.

    Se você deseja iniciar um investimento ou aceitar uma proposta de negócios, é melhor esperar a mudança da lua antes de tomar uma decisão para evitar possíveis problemas. Ao assinar contratos, leia as entrelinhas, pois pode haver algum detalhe que passou despercebido que pode comprometer as suas finanças.

    A Lua no Tarot da saúde e espiritualidade

    No campo da saúde e espiritualidade a Lua indica que é importante prestar atenção à sua saúde, especialmente no que diz respeito à sua mente. Temas como ansiedade, depressão e, em casos mais extremos, esquizofrenia, podem ser indicados com esta carta.

    Além disso, a Lua mostra que parte de sua saúde é afetada pela sua mente e suas doenças são predominantemente psicossomáticas.

    No que diz respeito à espiritualidade, é momento de se conectar com a sua intuição e seu lado feminino. Estas duas áreas, quando bem trabalhadas, poderão trazer o conforto e a iluminação espirituais que tanto procura.

    A Lua no Tarot Mitológico

    No Tarô Mitológico, a Lua está relacionada à deusa lunar Hécate, associada às encruzilhadas, à magia e aos cães, elementos estes presentes na maioria das versões deste Tarot. Hécate é conhecida por ajudar aqueles que chamam por ela para tomar decisões.

    Especialmente considerando que a lua é uma carta dos mistérios e das indecisões, Hécate e seus cães podem ser chamados para proteger durante a sua jornada no desconhecido trazido pela carta da Lua.

    A Lua na Astrologia

    A carta da lua é regida pela Lua e pelo elemento água, regente dos signos de Câncer e Peixes e que estão presentes nos elementos visuais da carta. Por isto, estes signos estão ligados a este arcano.

    Na astrologia, a Lua é símbolo da intuição, sensibilidade e mistérios. Ademais, a Lua é o reino do subconsciente e vastidão e complexidade do mundo interior. Piscianos e cancerianos são conhecidos pela sua imaginação elevada e espírito criativo, aspectos importantes da carta da Lua.

    Peixes rege a décima segunda casa do zodíaco que governa o escapismo, a privacidade e o idealismo, ao passo que câncer é regente da quarta casa, marcada pela intuição. Numa tiragem, a Lua pode representar, portanto, alguém destes signos.

    Combinações com a carta A Lua

    Combinações da carta A Lua

    Nesta seção, apresentamos combinação com a carta da lua. Em tiragens, a Lua geralmente se alinha com outras cartas para denunciar eventos que estão acontecendo debaixo do seu nariz ou no nível do subconsciente e estão despercebidos. Confira suas principais combinações a seguir.

    A Lua e O Mago

    Quando a Lua está combinada com o Mago, é sinal de mistério no ambiente de trabalho. Além disso, é indício de criatividade e da indústria criativa.

    A Lua e A Sacerdotisa

    A Lua e a Alta Sacerdotisa combinadas trazem indícios de segredos sobre o tema da pergunta. Além disso, elas podem indicar gravidez.

    A Lua e O Carro

    A combinação da carta da Lua e do Carro indica uma viagem pelo mar. Além disso, é indício de uma jornada criativa ou até mesmo de viagem astral.

    A Lua e A Justiça

    A Lua e a Justiçam mostram que o processo de busca pela verdade pode ser devagar e longo. Esteja atento para não deixar as ilusões encobrirem o bom senso do seu julgamento e utilize sua intuição para encontrar a verdade que procura.

    A Lua e O Mundo

    A Lua combinada com o Mundo indica fobia social e ansiedade. Confie na intuição e se apegue à energia da lua para se livrar do que te aflige.

    A Lua e A Força

    A combinação da carta da Lua com a Força indica um estímulo para continuar lutando pelos seus objetivos. Em breve, a fase mudará e você conseguirá alcançar o que deseja.

    A Lua e A Roda da Fortuna

    A Lua e A Roda da Fortuna mostram que a roda finalmente girará a seu favor. Além disso, elas confirmam que você estava certo sobre o que previa sobre o tema da tiragem.

    A Lua e O Enforcado

    A Lua e o Enforcado revelam que em tempos de incerteza e confusão, é importante esperar para obter as respostas que você procura. Ouça seus sonhos e a sua intuição para então obter outra perspectiva sobre a situação e, assim, entendê-la.

    A Lua e O Diabo

    A combinação da Lua com a carta do Diabo mostra que existe uma pessoa falsa na sua vida que está tentando tirar vantagem de você. Tenha bastante cuidado com as pessoas que estão próximas a você.

    A carta A Lua do Tarot sugere que tem algo oculto em minha vida?

    Carta 18 no tarot, A Lua

    Sim. Este arcano possui uma energia misteriosa bastante intensa, sugerindo que existe algo oculto em sua vida. Assim como o caranguejo que emerge do olho d’água presente nesta lâmina, mistérios ou até mesmo segredos que estavam até então guardados estão prestes a vir à tona, gerando uma forte carga emocional.

    Somados a este cenário estão os outros elementos duplos em sua iconografia: duas torres, dois corpos celestes e dois animais, que revelam a dualidade de tudo. Estes símbolos mostram que existem duas possibilidades na situação atual e que há dificuldade em discernir o que é o quê.

    A Lua te avisa que é chegada a hora de perceber essa ilusão envolvente para que você finalmente possa ter acesso à verdade que está encoberta por esta sombra de mistério.

    Lembre-se que a lua pode te guiar através da escuridão, mas é preciso que você ouça a sua voz interior para que consiga transitar por esta fase tenebrosa e, finalmente, o verdadeiro caminho ser revelado.

    Autor deste artigo

    Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

    Últimos posts


    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

    Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

    Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

    Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

    Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

    Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.