Símbolos astrológicos: Sol, Lua, Marte, Vênus, Júpiter e mais!

Símbolos astrológicos: Sol, Lua, Marte, Vênus, Júpiter e mais!

Você já se perguntou por que os símbolos astrológicos tem aquelas formas peculiares e o que elas representam? Se você tem essa curiosidade, clique aqui!


Quais são os símbolos astrológicos?

Símbolos astrológicos.

Você já deve ter reparado nos símbolos diferentes dentro do mapa astral, cada um representando coisas diferentes, como um astro ou um signo. Nesse artigo, vamos apresentar a você quais são esses símbolos, o que significam e sua importância para a vida dos indivíduos.

Esses símbolos foram criados há muito tempo e nenhum de seus desenhos é aleatório. Cada linha e forma tem um significado que expressa características específicas. Através do estudo dos símbolos astrológicos, somos capazes de compreender a influência dos astros sobre a nossa vida e a energia que emana dos signos.

Assim, esse conhecimento é uma importante ferramenta para compreendermos mais sobre nós mesmos, nos tornando mais hábeis a atingir a nossa melhor forma. A seguir, você encontrará essas informações e mais sobre cada um dos símbolos, sejam eles planetários ou representantes dos signos. Confira!

Símbolos dos astros

Símbolos dos planetas.

Muito tempo atrás, os símbolos planetários foram criados a partir da astrologia e da alquimia. Desde então, têm sido utilizados e transformados ao longo dos milênios. Ao contrário do que muito penam, eles não foram criados de forma aleatória.

Ao analisá-los com atenção, pode-se perceber que quatro formas são bastante recorrentes e semelhantes dentro de muitos. Essas formas são simples: círculo, semicírculo, cruz e seta; mas carregam significados complexos. Continue a leitura e compreenda como essas formas se encaixam em cada astro específico!

Sol

O símbolo que representa o Sol é formado por um circulo que representa o espírito e um ponto localizado no centro. Esse ponto, por sua vez, significa a posição do sol em relação aos demais planetas. Ademais, dentro da Astrologia, o Sol é o que nos guia para o nosso propósito principal na vida.

Da mesma maneira que o Sol é a fonte de energia primária do nosso sistema solar, o Astro-Rei também é aquele que alimenta o nosso espírito e ilumina a nossa consciência.

Lua

A Lua é representada por dois meio-círculos, formando a imagem de uma lua crescente. Dessa forma, indica fortemente a receptividade e a sensibilidade às demais pessoas. Como um astro que tanto recebe quanto reflete a luz do Sol, toda a receptividade envolvida também simboliza nossa intuição, nossos sonhos e nosso subconsciente.

Mercúrio

Mercúrio tem tudo a ver com a consciência. O crescente sinaliza a aptidão para compreender os sinais do inconsciente e uni-los ao que já temos consciência. Dessa forma, somos mais sensíveis e enxergamos o mundo e as situações com mais clareza.

Ademais, o círculo indica o intelecto, que pode ser tomado pela arrogância, quando muito tensionado. Por outro lado, também revela pessoas muito idealistas, se o ponto mais acentuado for o crescente. A cruz abaixo do círculo, por sua vez, costuma a falar das coisas mundanas. Dessa forma, quando é muito acentuada, representa uma motivação materialista ao se comunicar, bem como frieza e manipulação.

Vênus

O planeta Vênus estabelece a maneira como nos vemos nos outros e como os outros se veem em nós mesmos. Ele abrange as ideias do superconsciente coletivo e une com as realidades conscientes, baseando nossos sentimentos e estímulos.

Além disso, Vênus também é visto como irmão da Terra, um complemento ou parceiro. Por isso, os símbolos desses planetas são extremamente semelhantes. Enquanto o símbolo de Vênus é composto por uma cruz sob um círculo, o símbolo da Terra é composto por uma cruz sobre o círculo.

Marte

Na simbologia de Marte, a seta indica a atividade dinâmica, enquanto o círculo se trata da força de vontade individual. Quando equilibrados, a seta e o círculo, estabelecemos uma troca de vitalidade com o mundo de forma saudável. Assim, desenvolvemos confiança e disciplina para atingirmos nossos objetivos.

De outra forma, no símbolo com a seta mais acentuada, mostramos ser mais egoístas e impulsivos, desperdiçando muita energia em paixões. Quando o círculo está mais acentuado, nos mostramos arrogantes e egoístas.

Júpiter

Quando a cruz e o crescente de Júpiter estão em equilíbrio, o planeta nos fornece maior capacidade de perceber e explorar o verdadeiro potencial das circunstâncias para aprender com elas e evoluir nossa realidade. Dessa forma, conseguimos utilizar todo o aprendizado e os princípios, sem esquecer da consideração pelas demais pessoas.

Quando há desequilíbrio, com a cruz sendo superior ao crescente, podemos desenvolver mais fascínio pela aventura, sem manter o pé no chão. Mas, de outra forma, com o crescente prevalecendo a cruz, podemos nos tornar muito mais materialistas e superficiais, esquecendo outros aspectos sensíveis e importantes da vida.

Saturno

Formado por uma cruz e um crescente, o símbolo de Saturno diz respeito à nossa compreensão com base em experiências passadas, nos proporcionando maturidade e capacidade de viver coletivamente, com responsabilidade e paciência.

No entanto, quando há desequilíbrio e a cruz de Saturno está mais acentuada, podemos nos tornar pessoas insensíveis e frias. Enquanto isso, quando o crescente está mais acentuado, nossa mente fica fechada a novas ideias, ficamos presos no passado e abandonamos completamente a individualidade.

Urano

Urano trabalha com ambos os lados do cérebro - lógica e raciocínio rápido. Ele desencadeia diversos benefícios, como formação de ideias, espontaneidade e solução rápida para problemas, trabalhando de forma imperceptível no nosso subconsciente e mandando sinais para o superconsciente.

Além disso, a eletricidade de urano, quando não é bem direcionada, tratada e controlada, pode mostrar ações que não são saudáveis, sendo elas destrutivas e explosivas. Logo, toda essa energia tem influência sobre nossas ações e nosso futuro.

Netuno

O equilíbrio entre a cruz e o crescente em Netuno nos permite transformar os sonhos em realidades. Com muita determinação, disposição e paciência, abrimos espaço para novas criações artísticas ou invenções tecnológicas.

Entretanto, quando a cruz é superada pelo crescente, podemos nos perder no idealismo, sem conseguir desenvolver ou praticar muito além. De outra maneira, quando a cruz supera o crescente, temos tanto medo do desapontamento que sequer manifestamos nossas ideias.

Plutão

No símbolo de Plutão, o circulo do espírito dentro do crescente indica a receptividade a outras realidades e mundos. Diante disso, a astrologia diz que o planeta é o que nos dá poder de fazer mudanças grandes e profundas na vida.

De outra forma, quando a cruz do símbolo supera o crescente, tendemos a deixar a personalidade transformadora de energias de lado. É exibido, então, um lado mais egoísta e cada vez mais ambicioso por poder.

Terra

O símbolo que representa a Terra trata-se de um circulo dominado por uma cruz, muito semelhante ao símbolo de Vênus. Nesse caso, da Terra, a cruz da matéria e da vivência humana está sobreposta ao círculo da essência, como se estivesse limitando as ações do espírito.

Símbolos dos signos

Símbolos dos signos astrológicos.

Os símbolos dos signos do zodíaco podem ser interpretados da mesma forma que os dos planetas. Quando observados, podemos relacionar o fluxo de energia com o fluxo da água. Cada signo apresenta suas particularidades, sendo divergentes entre si.

Mas, basicamente, 3 aspectos dessa dinâmica estão presentes em suas propriedades, sendo eles: 1) o fluxo da água em sua pressão normal; 2) a aceleração dessa pressão devido a declives da correnteza; e 3) a pressão da água de forma mais violenta que forma redemoinhos. A seguir, veja como cada uma dessas características está presente em cada um dos signos!

Áries

Encontramos, no signo de Áries, a representação do curso da água que jorra, atinge o auge e depois se precipita num movimento contínuo para baixo. Da mesma forma, a energia de Áries é assertiva, determinada e potente. Assim, dá abertura à coragem e à impulsividade em suas ações, mas, acima de tudo, à afirmação do Ser.

A energia expansiva de Áries pode perder todo o seu potencial de liderança, determinação e disposição, quando desequilibrada, sendo tomada por arrogância, teimosia e falta de foco. Assim, para que Áries utilize de seu poder de realizar e inovar em toda sua potencialidade, é necessário que esteja em equilíbrio.

Touro

A energia de Touro está conectada à matéria, voltada ao que é sólido e verdadeiro. Isso faz com que sua vibração seja mais pesada. Portanto, o símbolo de Touro representa a energia como um redemoinho, provocado por uma pressão violenta, mas também permitindo ao homem o uso da energia gerada.

O equilíbrio da energia de Touro traz estabilidade, autocontrole, propósitos bem esclarecidos e confiança. Enquanto isso, a instabilidade da energia revela características mais sombrias e distantes da plenitude, como possessividade, ciúme e teimosia.

Gêmeos

O signo de Gêmeos, por sua vez, possui uma energia nervosa e inconstante, que vai de um ponto a outro, rapidamente. A água (energia) é canalizada em determinada direção pela interferência da aptidão humana. A bruta energia de Gêmeos, quando direcionada adequadamente para certo propósito, pode ser muito bem aproveitada.

Assim, Gêmeos é dotado de uma personalidade versátil e uma mente ágil. A velocidade de seu raciocínio permite que vá de uma ideia a outra rapidamente. Essa característica também faz com que o tédio surja com facilidade e é para evitar as dispersões e obter melhor aproveitamento da energia.

Câncer

A partir do signo de Câncer, podemos relacionar a energia do signo com a água, como se ali estivessem representadas tanto a elevação da água quanto a revolta dela. Câncer compreende com facilidade o dever de seguir em frente. Não luta inconformado em relação ao fluxo da vida e nem se prende ao passado.

Quando sua energia está instável, a boa memória canceriana não é utilizada para aprendizado, mas para a própria ruína, apegando-se ao passado e fantasiando sobre ele. Enquanto isso, a estabilidade da energia traz o melhor da personalidade à tona.

Além disso, Câncer possui um instinto cuidador e protetor. Seus indivíduos são persistentes, tenazes, fortes, intuitivos, sensíveis e nostálgicos. A importância de buscar equilíbrio na energia é para que não se tornem manipuladores, dominadores ou sensíveis demais. Sem o equilíbrio, suas relações serão contaminadas por chantagens emocionais e muito romantizadas.

Leão

A energia de Leão é forte, profunda e determinada. Dessa forma, é justamente representada em seu símbolo, como um redemoinho que se forma em meio à correnteza no seu auge. Depois, eleva-se e recai no rio. Diante desse contexto, a pessoa é quem está no ponto central, representando sua própria luz e seu calor.

Então, Leão é seu próprio Sol. Dotado de uma energia independente, mas sem ser egoísta, compartilha seu calor com os demais, iluminando a vida daqueles que o cercam. Sua presença é marcante e cheia de determinação e poder.

No entanto, o desequilíbrio da energia impede o aproveitamento dessa luminosidade e da expansão do ser, revelando egocentrismo, preguiça e intolerância. Para que Leão faça bom proveito do que há de melhor em si, deve trabalhar no equilíbrio da própria energia.

Virgem

No signo de Virgem, a água fica lenta por conta de obstáculos na superfície, representa de forma quase explícita o aspecto de Virgem que acaba atrasando um processo que poderia ser mais rápido e eficaz, se o signo não fosse tão crítico com detalhes.

Então, podemos levar em consideração a moral da fábula A Tartaruga e a Lebre, em que a pressa é inimiga da perfeição. Logo, a dificuldade de lidar com a pressão é grande. Por essa razão, esses pontos devem ser analisados e usados para uma causa nobre e válida, pois, caso contrário, pode gerar um nível de ansiedade elevado.

No entanto, quando a energia de Virgem está em equilíbrio, é alcançado um nível elevado de autoconhecimento e autocontrole, sabendo identificar onde e quando deve-se usar seu senso crítico de forma mais sólida.

Libra

Em Libra, tendo a balança como símbolo, já deixa claro sua personalidade democrática e dependente, visando os dois lados na busca pelo o que é justo. Mas nem sempre os nativos são verdadeiros consigo mesmos, pois podem acabar anulando os sentimentos, quando tentam relevar todas as opiniões possíveis à sua volta.

Por outro lado, por serem analíticos quanto a conceitos alheios, conseguem acabar evitando desentendimentos, oferecendo a possibilidade da razão ou a falta de ela ser ambígua. Logo, o espírito pacifista se mostra presente, podendo transformar opiniões diferentes em acordos permanentes.

Escorpião

Escorpião tem uma energia extremamente potente e forte. Como a água na correnteza que chega com toda a velocidade, ele enche e explode em direção à seta, assim como o desenho de seu símbolo. Contudo, é facilmente perceptível que há muita profundidade, paixão e intensidade na energia escorpiana.

Bem equilibrada, a energia de Escorpião exerce uma função engenhosa na Terra. Com curiosidade e encanto genuíno pela vida, Escorpião encontra e aproveita as oportunidades que a vida oferece para amadurecer, aprender e se conectar com as demais pessoas.

Enquanto isso, quando se encontra instável, demonstra negligencia em relação a seus talentos, deveres e até afetos. Ademais, cede a caprichos e desejos sem medir as consequências. Muitas vezes, pode não enxergar muito além do momento, sendo extremamente impulsivo e irresponsável.

Sagitário

Em busca do verdadeiro propósito, Sagitário passa por cima da matéria até que alcance seu objetivo. Sua energia representa a rapidez com que a água se desloca em sua direção inicial. Portanto, tem gosto pelas mudanças, pelas inovações e pela verdade.

No entanto, quando não há equilíbrio ou muita luz para sua exercer o melhor que tem a oferecer e ser, a pessoa se torna impaciente, inconvenientemente curiosa e muito vitimista. Tanto quando fala quanto quando pensa sobre si mesma, há demasiado exagero em relação à pena que atribui ao próprio ser.

Além disso, Sagitário sempre buscará por justiça, pelo conhecimento e pela espiritualidade. Repleta de fé, a energia desse signo transcende o ego e objetivos mundanos como a busca pelo poder. A sua entrega ao que acredita ser maior do que si próprio, a espiritualidade e o que é do alto fazem com que alcance sozinho um nível superior de harmonia e paz espiritual.

Capricórnio

A energia de Capricórnio é gerada pelo próprio movimento: de queda, como uma água caindo de uma alta cascata. É uma energia luminosa, pragmática e séria. A responsabilidade é uma das características que mais dizem sobre esse signo.

Utilizando tudo o que vê, ouve e aprende em prol do próprio benefício, Capricórnio atinge alto nível de maturidade com o tempo. Revela-se, então, dono de uma personalidade muito consciente e forte, que tende a conseguir tudo aquilo que deseja.

Quando sua energia não está na melhor forma, acaba por revelar-se insensível, hipócrita e dominador. Então, deixa de ser guiado pelo coração, e a mente comanda todas suas atitudes e emoções, dando maior abertura para os medos. Além disso, o signo deixa de se mostrar empático aos que estão ao seu redor.

Aquário

Como uma água revolta, mas que ainda busca por instabilidade, o símbolo Aquário representa um fluxo acelerado, com toda a potencialidade da energia provocado pela queda. Imprevisível, abrindo caminho repentinamente para mudanças criativas e livre do convencionalismo, a energia de Aquário mostra-se revolucionária.

Dessa forma, o signo também representa diferentes perspectivas sobre as coisas e o inesperado. Como é dotado de uma energia excêntrica e descentralizada, não se adapta bem a estruturas muito rígidas. Tende a buscar sempre a beleza, a verdade e a justiça do mundo.

Então, quando em desequilíbrio, essa energia pode se mostrar egocêntrica ou muito desanimada, bloqueando toda a criatividade. Bem como pode deixar de perceber as possibilidades de mudança e se confinar dentro de uma mente muito fechada. Preso dentro da própria cabeça, Aquário se afasta da própria essência e do que há de melhor em si.

Peixes

Peixes representa mudança no fluxo da água a partir da queda. Ainda assim, prossegue seu percurso em direção ao mar. A partir disso, identificamos em Peixes o desejo de se liberar num ritmo infinito repleto de amor e solidariedade, libertando esses sentimentos que costumam ser reprimidos.

A energia de Peixes é carregada de sensibilidade, intuição e criatividade. Porém, quando está desequilibrada, tendemos as nos sentir e a nos mostrar extremamente melancólicos, autopiedosos e vitimistas.

Por que conhecer os símbolos astrológicos é importante?

Símbolos dos signos do zodíaco.

Como você pôde ver ao longo desse artigo, os símbolos astrológicos não são apenas desenhos aleatórios. Eles trazem consigo representações que podem nos auxiliar no processo de autoconhecimento. A partir deles, podemos compreender aspectos das nossas emoções, personalidades e relações no mundo.

Além disso, podemos adquirir melhor entendimento do nosso papel nesse mundo. Assim, esse conteúdo pode ser não apenas interessante, mas também muito relevante. Agora que você tem acesso a todo esse material, pode usá-lo como apoio para compreender a si mesmo melhor e atingir a sua melhor versão. Procure pelo equilíbrio e desfrute de uma vida plena e agradável!

Autor deste artigo

Bacharelanda em letras que ama escrever desde que se lembra. Acredito que devemos aproveitar cada segundo da vida, sempre buscando o pelo melhor dela e de nós mesmos. Pelo mesmo motivo, estou sempre me mantendo ocupada com a vida pela qual sempre sonhei, aprendendo e ensinando todos os dia.

Palavras-chave relacionadas


sol planetas signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.