O que é Ascendente? Como descobrir, o que define, nos signos e mais!

O que é Ascendente? Como descobrir, o que define, nos signos e mais!

O Ascendente interfere diretamente na sua personalidade. Ele também possui relação direta com os signos do Zodíaco e como influenciam. Quer saber mais? Confira!


Significado geral do Ascendente no Mapa Astral

mapa astral

No momento em que nascemos, o sol estava iluminando uma certa região do universo e isso indica exatamente as energias do signo daquela hora, dia e mês. Isso é chamado de signo solar. Já o signo ascendente é o signo solar que estava nascendo no horizonte na mesma hora.

O signo ascendente é o dono da primeira casa no Mapa Astral e também o responsável pela personalidade do indivíduo e suas características. Oposto ao signo solar, que dá a possibilidade de controlar as particularidades, o ascendente está gravado no indivíduo e é muito difícil controlar alguns aspectos dele.

O signo ascendente é considerado o segundo ponto mais relevante na Astrologia e no Mapa Astral. Quer saber mais sobre ele? Confira!

O que define um ascendente, o nascimento, máscara e o sol

mapa astral

Um dos conceitos mais misteriosos da Astrologia é o de ascendente. Boa parte das pessoas já ouviu falar sobre esse termo, porém, poucas sabem o que realmente é. Existem diversas dúvidas que rondam esse conceito e elas serão respondidas nos tópicos a seguir. Confira!

O que define um ascendente

O signo que aparece no horizonte no momento exato em que nascemos é o nosso signo ascendente. Com isso, além da sua data de nascimento, você precisa saber o horário e local onde nasceu para descobrir o seu. Esse componente do Mapa Astral revela a forma como você se comporta, se defende, seus primeiros impulsos e suas reações diante de desafios.

O signo ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes mesmo delas te conhecerem de fato. A forma mais certeira de descobrir o seu é calculando a latitude e a longitude do seu local de nascimento, o que só pode ser feito por um astrólogo. Somado a isso, você precisa descobrir o planeta que o rege.

Ascendente e o nascimento

No momento em que uma pessoa nasce, existe um signo no horizonte ao leste, nascendo junto dela, a ele damos o nome de signo ascendente. Ele imprime uma marca no estilo de vida da pessoa, na personalidade e na forma como ela dá início às coisas, por exemplo, fazer amizades, iniciar uma faculdade, entre outros.

O ascendente revela as circunstâncias do nascimento de alguém e como elas vão influenciar o comportamento do indivíduo pelo resto da vida. Por exemplo, se o momento em que você nasceu foi positivo para a sua família e todos estavam confiantes, você irá manifestar essa confiança e otimismo ao iniciar novos projetos e coisas.

Ascendente como uma “máscara”

É possível dizer que o ascendente é como uma máscara, porém, não em um sentido negativo e sim como uma roupagem. O signo ascendente é o que você aparenta ser, é a impressão que um indivíduo tenta transmitir e que transmite. Por exemplo, suponhamos que o seu ascendente é Leão, você pode parecer caloroso ou arrogante.

Outro exemplo, seu ascendente é Virgem, você deseja ser visto como uma pessoa cuidadosa e prática, porém, as pessoas podem te considerar esforçado, inteligente e até mesmo crítico. A imagem que é transmitida está em conformidade com o uso que você faz dela.

Ascendente refletindo a busca

O ser humano está sempre em busca das características do signo ascendente. É por essa razão que ele interfere tanto na nossa personalidade. Quando alguém está a procura de algo, acaba se assemelhando aquilo que está buscando. Tendo isso em vista, se alguém busca segurança e estabilidade, acabará se tornando alguém seguro e estável.

É por isso que o ascendente transforma a personalidade. Psicologicamente falando, o signo ascendente está associado a um tipo de padrão estimado pelos pais na época em que o filho nasceu. Com isso, se o momento em que os pais viviam era de mudança, o filho irá buscar fazer isso durante a vida, ou seja, inovar, transformar.

Ascendente e sol

Existe muita confusão a respeito da relação entre o Sol e o Ascendente. Fato é que você é o Sol, porém, a roupa que você usa é o Ascendente. Vamos supor que você seja do signo de Virgem, com isso, por natureza, você é uma pessoa prática e analítica. Contudo, o seu ascendente está em Sagitário.

Por isso, sua imagem pessoal é de uma pessoa expansiva e extrovertida, mesmo que você seja muito autocrítico em determinados momentos.

Quando existe uma diferença muito grande entre o Sol e o Ascendente, geralmente você passa uma imagem ligeiramente diferente do que é. Quando o Sol tem mais harmonia com o signo do Ascendente, não existe tanta tensão entre a imagem, que é o Ascendente, e o que de fato você é, no caso, o Sol.

Descobrir o ascendente e entender como ele influencia

mapa astral

Descobrir o seu signo ascendente não é algo tão simples. Entre as formas de identificá-lo, existe a de calcular a latitude e a longitude do seu local de nascimento. Os tópicos a seguir, vão te ensinar como descobrir o ascendente e como ele influencia sua personalidade!

Como descobrir o meu ascendente

Para calcular o ascendente, você precisa levar em consideração dois fatores: a hora em que você nasceu e a latitude e a longitude do seu local de nascimento. Por se tratar de um cálculo complexo, não é possível calcular o ascendente com perfeição usando tabelas e cálculos simples, porque a margem de erro dessas coisas é muito elevada.

Somente um astrólogo pode calcular o ascendente com precisão, ou um programa de computador. Para realizar esse cálculo, os planetas do setor astrológico do ascendente devem ser levados em consideração, assim como o planeta que rege o signo ascendente. Este corpo planetário é chamado de “senhor” do Mapa Astral.

Características reveladas pelo ascendente

O ascendente corresponde à forma como o indivíduo se enxerga, sua autoimagem, e tudo aquilo que ele é, ou seja, é a pessoa em essência. O ascendente revela as qualidades que são reconhecidas e aceitas pelo indivíduo, os traços de sua personalidade que a pessoa se orgulha de mostrar ao mundo.

O signo ascendente revela traços da sua personalidade e comportamento, por exemplo, a forma como você se veste, o jeito de cuidar da aparência, suas expressões faciais, como se movimenta, como se expressa, a maneira como se relaciona com os outros e sua cosmovisão. Resumindo, características da sua personalidade que te orgulham.

Como o ascendente influencia

O ascendente é, de forma resumida, a forma como você e as outras pessoas te enxergam. Por exemplo, quem é de Áries pode acabar se tornando uma pessoa um pouco mais nervosa do que as outras, porém, se o ascendente de alguém é Peixes, as pessoas irão enxergá-lo como alguém mais acessível, além de ser romântico.

O contato dos planetas com o ascendente trazem modificações na personalidade do indivíduo, por exemplo, a presença do signo ascendente em Gêmeos gera pessoas com boa capacidade de comunicação e versáteis, porém, se o planeta Saturno estiver em Gêmeos, essa pessoa será mais séria e cautelosa em sua comunicação.

O Eixo Ascendente/Descendente na Astrologia

O signo Ascendente e o signo Descendente estão localizados em lados opostos da carta natal e se posicionam um em frente ao outro, no mesmo eixo da roda do Zodíaco. O Ascendente corresponde à Primeira Casa, enquanto que o Descendente à Sétima Casa. O signo ascendente está no horizonte mais a oeste, ou seja, no ocidente, no momento do seu nascimento.

Já o signo descendente se encontra um pouco abaixo do horizonte leste, ou seja, no oriente, no mesmo momento do seu nascimento. O eixo Ascendente/Descendente pode governar Casas opostas, porém, na Astrologia, ao invés de dividir, conecta e relaciona duas metades que aparentemente são opostas, tornando-as uma.

Como o descendente influencia

O Descendente inicia na Sétima Casa, que é a responsável por governar os relacionamentos. É o exato oposto do Ascendente, signo que fica do lado contrário na carta astral. Refere-se àquilo que alguém considera que não é, as qualidades que rejeita, reprime, nega, ignora ou simplesmente recusa a reconhecer em sua personalidade.

O Descendente é o oposto de tudo com o que o indivíduo se identifica, aquilo que o deixa irritado, que discorda e que o incomoda. O signo descendente faz parte da personalidade da pessoa, por isso, na Astrologia, ele é um aspecto importante na interpretação do Mapa Astral. Você pode até tentar negar, mas aquelas características fazem parte da sua personalidade.

Ascendente nos signos

signos do zodiaco

O ascendente mostra de que forma você age, sua defesa, impulsos e como reage diante dos problemas. É a primeira impressão que você causa nas pessoas. A presença do ascendente nos signos também interfere diretamente na personalidade de alguém. Saiba mais sobre como ele age sob cada signo, a seguir!

Ascendente em Áries

Pessoas que têm o seu signo ascendente em Áries geralmente são mais sinceras, independentes, proativas e autoconfiantes. Possuem uma capacidade notável de liderar e isso as torna impacientes para alcançar resultados e até mesmo agressivas. O principal defeito delas é não concluir projetos já iniciados, o que impede e atrasa o progresso.

Apesar disso, não falta energia para recomeçar novamente os projetos. Para viver este ascendente de forma equilibrada é necessário aprender a ter paciência, tanto com as pessoas quanto com o tempo necessário para alcançar um determinado objetivo. A paciência é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, ela é necessária.

Ascendente em Touro

Pessoas que são regidas pelo ascendente em Touro geralmente costumam levar a vida com bastante cautela. A necessidade que essas pessoas têm de prazer e o charme natural delas são características marcantes para quem os conhece, bem como a teimosia para lidar com situações que exijam uma mudança na própria atitude.

Além disso, pessoas que tem o ascendente em Touro dão a impressão de serem mais calmas e pacíficas. Podem ficar furiosos, mas geralmente não demonstram. Têm dificuldade em expressar sentimentos complexos e possuem um senso prático, além de gostar de entender o que deve ser feito antes de iniciar.

Ascendente em Gêmeos

Indivíduos que possuem ascendente em Gêmeos geralmente são muito julgados pelas pessoas que os rodeiam, por conta da sua necessidade de falar de si mesmas. Porém, o espírito curioso dessas pessoas as torna muito abertas a qualquer situação e facilmente adaptáveis. Suas características principais são a inteligência e a sede de mudança.

Quem tem o ascendente em Gêmeos sempre faz uma piada, em qualquer situação, até mesmo nas mais inconvenientes. Geralmente aparentam ser pessoas simpáticas, porém, falam mais do que ouvem e não gostam de conversar sobre assuntos pesados ou emotivos. Além disso, elas sabem fugir de assuntos que não convêm.

Ascendente em Câncer

A presença do ascendente em Câncer leva ao fortalecimento da ligação com a família aumentando a necessidade de amor maternal. Isso faz com que essas pessoas sejam mais amorosas, doces e amigáveis. Seus principais defeitos são originados pela ligação emocional excessiva, o que faz com que essas pessoas sejam muito carentes e desconfiadas.

Pessoas que possuem o ascendente em Câncer precisam se sentir seguras e à vontade para irem em busca de suas conquistas, por isso, tendem a tornar o ambiente de trabalho mais familiar, seja levando um bolo ou simplesmente transformando os colegas de trabalho em uma grande família.

Ascendente em Leão

Essas pessoas geralmente atraem a atenção. Indivíduos que possuem o ascendente em Leão, signo regido pelo sol, geralmente possuem uma personalidade chamativa e são autoconfiantes. Essas características podem fazer com que escondam demais o que sentem, principalmente se isso causa aflição na alma delas.

Pessoas que nascem com o ascendente em Leão geralmente possuem um senso de liderança bastante apurado e conseguem conquistar a admiração dos que estão à sua volta em pouco tempo. Elas podem até mesmo ter uma personalidade discreta, porém, sempre acabam chamando atenção e atraindo olhares de admiração.

Ascendente em Virgem

O ascendente em Virgem faz com que as pessoas que o possuem vivam em busca da perfeição, seja na própria casa ou nos relacionamentos. Geralmente são bastante interessadas pelo trabalho, prestativas e estão sempre com vontade de aprender algo novo. Elas também se preocupam muito com o próprio aperfeiçoamento e com a qualidade de vida.

Pessoas com o ascendente em Virgem geralmente procuram viver de forma organizada, isso não quer dizer que elas de fato são organizadas, porém, prezam por isso. Dificilmente algo sai do planejado na vida delas. Além disso, essas pessoas gostam de viver uma vida rotineira para se sentirem bem. Sem isso, elas não conseguem iniciar nada.

Ascendente em Libra

O ascendente em Libra gera pessoas simpáticas, diplomatas e apaziguadoras. Elas também são conhecidas pelo bom gosto que possuem, humanidade e empatia para as áreas de beleza e das artes. Além disso, elas também estão sempre buscando a harmonia e o equilíbrio em todas as suas ações.

Contudo, essas características fazem com que seja difícil tomar decisões, pois todas as coisas possuem dois lados, um positivo e outro negativo. Geralmente costumam se vestir bem e com um vestuário adequado para cada ocasião. Procuram sempre fugir do confronto, o que pode ser bom, desde que os assuntos importantes não sejam evitados e que suas preferências não fiquem em segundo plano.

Ascendente em Escorpião

Os que nascem com o ascendente em Escorpião geralmente se dedicam bastante ao que fazem, são sensuais e capazes de ter uma percepção apurada do mundo e das pessoas que os cercam. Essa característica, no entanto, torna-os pessoas mais reservadas e que necessitam se manter no poder, seja em situações cotidianas ou nos relacionamentos.

A presença do ascendente em Escorpião traz um certo ar de mistério para as pessoas, fazendo com que elas sejam imprevisíveis e discretas. Elas também são pessoas com quem se pode desabafar, pois te ajudam a enxergar verdades que ninguém conta. Estão sempre em busca de aprofundamento em algo.

Ascendente em Sagitário

Quando o ascendente está neste signo as pessoas se tornam versáteis, otimistas e com um grande espírito de aventura. Indivíduos regidos pelo ascendente em Sagitário geralmente gostam de uma vida ao ar livre e prezam muito pela própria liberdade, porém, costumam ser muito francas quanto ao que pensam, o que pode torná-las ofensivas nos relacionamentos.

Pessoas com o ascendente em Sagitário precisam ter a sensação de que os caminhos delas estão abertos para novas possibilidades e experiências para se sentirem motivadas. Geralmente são bastante espontâneas e isso faz com que às vezes falte um pouco de delicadeza e tato em suas colocações.

Ascendente em Capricórnio

Essa é uma das personalidades mais ambiciosas de todo o Zodíaco, porém, também é uma das mais positivas. Ligadas ao plano sensorial, pessoas que possuem esse signo ascendente prezam pelo visual e não admitem coisas erradas. A prudência excessiva com que elas agem faz com que elas sejam aparentemente frias.

Pessoas com o ascendente em Capricórnio tendem a ser mais sérias e aparentam ser bastante corretas, além de zelar por suas reputações, o que às vezes gera uma preocupação demasiada. Geralmente são bastante dedicadas ao que se propõem e se cobram bastante para entregar mais do que é esperado.

Ascendente em Aquário

Tudo o que expressa modernidade, originalidade e inovação cresce aos olhos de quem possui o ascendente em Aquário. A postura política e preocupada com os problemas do mundo torna essas pessoas rebeldes e teimosas. Por mais que a pessoa tenha um Mapa Astral repleto de qualidades conservadoras, se o ascendente está em aquário, não há como saber o que esperar dela.

As pessoas que possuem este ascendente geralmente têm preferências diferentes, inclusive quanto ao visual. Elas se sentem atraídas pelo excêntrico e por coisas que estão fora do seu círculo de convivência. Geralmente são abertas ao diferente e questionam tudo, porém, têm dificuldade de mergulhar a fundo em questões emocionais.

Ascendente em Peixes

A compaixão, empatia e sensibilidade manifestada por essas pessoas são suas melhores características, mas isso também as torna pessoas mais frágeis diante de determinadas situações e com tendência a se refugiar demais nos próprios sonhos. Pessoas com o ascendente em Peixes precisam de significado para as suas vidas.

Elas gostam de viajar nas próprias ideias, compartilhar sonhos e também possuem um olhar que reflete isso, profundo, tranquilo e com um toque sedutor. Elas são naturalmente altruístas e sempre se dispõem a ajudar. Geralmente gostam da espiritualidade e de experiências transcendentais, precisam de espaço para filosofar e aproveitar a natureza.

É verdade que o ascendente prevalece após os 30 anos?

pessoa pensando

Existem muitas histórias em torno do signo ascendente. A principal delas é a tese de que ele “ganha força” ou “rege” o indivíduo depois dos 30 anos de idade. Isso não é verdade, o ascendente nos acompanha desde o nosso nascimento e está presente desde sempre no Mapa Astral. Por isso, não faz sentido apresentar essas características somente depois dos 30 anos.

Contudo, o que pode acontecer em alguns casos é o indivíduo se identificar mais com as características dele do que do signo solar, o que é perfeitamente normal, porém, para uma boa jornada de autoconhecimento, o ideal é equilibrar as energias apresentadas pelos dois.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


ascendente signos casas

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.