Tipos de meditação: Conheça os principais e mais dicas de como fazer!

Tipos de meditação: Conheça os principais e mais dicas de como fazer!

Existem diversos tipos de meditação que trazem calma, concentração, autoconhecimento e mais. Leia o artigo completo e descubra a técnica ideal para você!


Conheça as principais formas de meditação!

pessoa meditando

As práticas meditativas proporcionam uma sensação de calma e equilíbrio interior, assim, os desafios cotidianos se tornam menos desgastantes. Por isso, meditar é uma ferramenta eficaz para se conhecer, afastar pensamentos negativos e ascender espiritualmente.

Por mais que a meditação tenha relação com a espiritualidade, algumas pessoas utilizam a prática apenas para aumentar o foco, sendo que existem diversos estudos que comprovam sua eficácia para concentração e saúde.

Dessa forma, a meditação é livre para qualquer pessoa, mas é fato, existem muitos tipos de meditação, sendo assim, com certeza existe aquela que se encaixa melhor no seu perfil. Leia este artigo completo e descubra qual a meditação ideal para incorporar na sua rotina!

Entendendo mais sobre a meditação

pessoa meditando

A meditação, em sua essência, está ligada ao hinduísmo, taoísmo e budismo, dessa forma, não é possível afirmar sua origem. Em todo caso, é uma prática que proporciona paz, calma e equilíbrio. Veja a seguir mais informações sobre sua origem, definição e muito mais.

Origem

A meditação é uma prática muito antiga, por isso, não se sabe ao certo o local de sua origem. Muitos acreditam que seu surgimento está ligado ao budismo, porém os relatos mais antigos da meditação foram encontrados na filosofia Vedanta do hinduísmo.

Nessa lógica, a meditação foi propagada para diferentes povos e culturas. No budismo e no taoísmo, a meditação é datada em 500 a.C., já no hinduísmo existem relatos associados à meditação desde 1.500 a.C.

Além disso, a palavra “meditar” significa “ponderar”, mas também está associada à “meditare”, que do latim quer dizer “voltar-se para o centro”. Dessa forma, fazer da meditação um hábito ajuda a reconhecer a própria essência.

Definição

A meditação pode ser definida como uma prática que proporciona calma, paz, relaxamento e equilíbrio. Além do mais, ajuda a manter o foco e a concentração, a fim de realizar suas atividades de forma consciente.

No Ocidente, pode ser interpretado como um período de reflexão, porém no Oriente a meditação é enxergada de maneira mais profunda, ligada à espiritualidade. Por isso, as filosofias e religiões orientais defendem a prática como uma jornada de autoconhecimento para alcançar equilíbrio e plenitude.

Por melhor que possa parecer essa definição, na prática, meditar tende a ser difícil. Isso porque o mundo está cada vez mais veloz, gerando estresse e ansiedade. Assim, muitos dizem que não conseguem meditar, mas isso é normal. No começo pode não ser fácil, mas seus benefícios são recompensadores.

Benefícios

Com tantos estímulos vindos de fora, é comum que muitas pessoas se esqueçam de olhar para dentro. Como consequência disso, alimentam uma vida de falsos desejos, ou melhor, motivações do ego.

Quando os verdadeiros anseios são deixados de lado, muitas escolhas incoerentes podem ser feitas, resultando em frustrações e arrependimentos. É certo que todas as pessoas passam por isso e aprendem com os erros. Mas melhor que aprender é evitar que eles aconteçam.

A meditação ajuda a compreender as motivações internas, assim, é possível cultivar atenção plena para estar cada vez mais consciente de suas escolhas e ações. Além disso, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, como também, manter conexão com a espiritualidade.

Prática

A prática, geralmente, consiste em sentar-se de pernas cruzadas em um local calmo e arejado, porém nada impede que seja feita deitado. Para meditar é preciso ter paciência, pois pode ser que num primeiro momento seja desconfortável.

Por isso, é importante começar realizando a prática em poucos minutos. Muitas pessoas aconselham a tentar meditar por no mínimo cinco minutos, pode parecer pouco, mas para quem nunca meditou é suficiente para entrar em contato com a técnica.

Além disso, é possível aprender um método específico e realizar de forma livre, mas também existe a possibilidade de buscar por meditações guiadas. Lembre-se de preparar o local, colocando uma música agradável e quem sabe acender um incenso.

Tipos de meditação

pessoa meditando

Com o tempo, a meditação se tornou uma técnica muito difundida entre diversos povos e culturas. Assim, atualmente, existem diversos tipos de meditação, sendo alguns deles com foco espiritual e outros não. Confira a seguir os tipos de meditação.

Meditação Mindfulness

Mindfulness, também conhecida como atenção plena, é a prática de estar cada vez mais no momento presente. Dessa forma, pensamentos e distrações são deixados de lado, buscando estar mais consciente.

Nessa lógica, os pensamentos e ações estão em perfeita sintonia. Conseguir ter atenção plena proporciona resultados positivos no curto e longo prazo. Por isso, a meditação Mindfulness é benéfica tanto para a vida pessoal quanto profissional.

Além disso, contribui para o controle do estresse e da ansiedade, reduz riscos de insônia, melhora a memória, aumenta a criatividade, entre outros benefícios. A meditação Mindfulness não precisa ser feita apenas em um horário específico, pode ser realizada ao longo do dia, sempre que você sentir que perdeu o equilíbrio.

Meditação Transcendental

A meditação Transcendental é bem diferente das técnicas que priorizam manter a atenção plena. Ao contrário dessas práticas, essa meditação visa se afastar da mente ativa e racional para experimentar um estado puro de consciência.

É uma prática utilizada para encontrar um nível profundo de pensamento e conexão com o silêncio. Assim, o indivíduo pode mergulhar de volta em sua essência e cultivá-la em estado de vigília.

É uma experiência fundamental para o equilíbrio do corpo e mente, por isso, em momentos de confusão mental, essa meditação pode ser ideal. A meditação Transcendental ajuda a trazer clareza e alcançar um estado de intenso relaxamento.

Meditação Vipassana

A Meditação Vipassana consiste em buscar um caminho de autotransformação por meio da observação. Dessa forma, é possível afastar-se de pensamentos negativos e crenças limitantes, assim, alcançando a libertação.

Para isso, é preciso haver conexão entre o corpo e mente, isso porque não são aspectos separados, mas, sim, desalinhados. Através do aumento de consciência e libertação das ilusões é que alguém consegue alcançar o autocontrole e a paz.

O curso de meditação Vipassana requer compromisso e seriedade, isso porque são 10 dias consecutivos de imersão meditativa. Portanto, a Vipassana é um caminho de autoconhecimento e transformação, por meio da auto-observação.

Meditação Raja Yoga

Existem diversas práticas distintas no Yoga, sendo uma delas o Raja Yoga, com foco na meditação para alcançar tranquilidade e saúde. O Raja Yoga auxilia no processo de autoconhecimento e conexão espiritual, além disso, possibilita mudanças de atitudes.

Os praticantes do Raja Yoga tendem a relembrar diversos aspectos sobre si mesmos, assim, começam a fazer escolhas de forma consciente. Além do mais, o Raja Yoga auxilia a contemplar o silêncio e nos momentos de intensa reflexão.

Outro ponto é que o termo Raja Yoga pode ser traduzido como “conexão mais elevada”, sendo assim, qualquer pessoa pode acessar esse estado. Essa modalidade do yoga é dividida em diferentes etapas, sendo elas yamas, niyamas, asanas, pranayama, dharana, dhyana e samadhi, a última etapa é chamada estado de supraconsciência.

Meditação Zazen

A meditação Zazen é o principal tipo de meditação dentro do Zen budismo. O termo “za” significa sentar-se, enquanto que “zen” indica o estado de meditação profunda. A prática não está ligada apenas ao não pensar, na verdade, vai muito além. Portanto, essa meditação é capaz de proporcionar um relacionamento íntimo com tudo o que existe.

Para fazer Zazen é preciso sentar-se de frente para uma parede a uma distância de 1 metro, em posição de lótus, mantendo em suas mãos o mudra cósmico (posição de mãos em que os polegares se tocam e uma palma descansa sobre a outra). O tempo de meditação costuma variar entre 20 a 50 minutos.

Meditação Acem

Um tipo de meditação que não tem qualquer vínculo religioso é a meditação Acem. Suas bases são semelhantes à meditação transcendental, além de um dos passos ser mentalizar algo positivo.

É indicado fazer duas sessões por dia, de cerca de 30 minutos cada uma, porém para iniciantes o conselho é reduzir o tempo. Assim, a prática ficará mais fácil e prazerosa no início. Além disso, repita um mantra durante a meditação e interiorize essas palavras, posteriormente, repita o mantra mentalmente.

Meditação Guiada

A meditação guiada, como o nome já diz, é orientada por um professor ou condutor da prática. Esse tipo de meditação pode ser feito tanto em grupo como individual, além disso, pode ser realizada presencialmente ou à distância.

Ao procurar por meditação guiada na internet é fácil encontrar diversos conteúdos, inclusive gratuitos. Uma meditação guiada é considerada de fácil acesso, isso porque não precisa ter amplo conhecimento sobre o assunto, já que tem alguém para oferecer todo auxílio. Sendo assim, é uma ótima opção para iniciantes.

Meditação Metta

Um tipo de prática meditativa extremamente profunda é a meditação Metta, o foco da prática é cultivar o amor e propagar a compaixão. Assim, desenvolvendo empatia e encontrando felicidade e paz em pequenos detalhes.

Para realizar a meditação certifique-se que não será incomodado, para isso procure um local calmo e sem ruídos. Concentre-se em um ponto fixo, isso ajuda a manter o foco por mais tempo. Outra opção é mentalizar algo positivo. Confira abaixo uma lista de frases usadas na meditação Metta:

Que eu seja feliz;
Que eu não sofra;
Que eu encontre as verdadeiras causas da felicidade;
Que eu supere as causas do sofrimento;
Que eu supere toda ignorância, carma negativo e negatividades;
Que eu tenha lucidez;
Que eu tenha a capacidade de trazer benefício aos seres;
Que eu encontre nisso a sua felicidade.

Meditação Dzogchen

A meditação Dzogchen tem como foco atingir a iluminação para o bem-estar de todos os seres. Nessa lógica, a prática é dita como extremamente profunda e avançada, a fim de alcançar níveis mais sutis da mente.

A palavra “dzogchen” quer dizer grande completude, um caminho para encontrar a iluminação. Todas as qualidades de um Buda estão contidas na consciência pura, dessa forma, a meditação Dzogchen é uma poderosa ferramenta para alcançar esse estado.

Meditação Qi Gong

Uma técnica muito antiga, a meditação Qi Gong passou a ser disseminada com maior força em meados do século XX. A prática consiste em realizar exercícios físicos e respiratórios para integração entre corpo e mente.

O foco da técnica é encontrar a energia sutil do corpo e restabelecer o equilíbrio, tanto físico quanto emocional. Alguns benefícios de realizar a meditação Qi Gong são a regulação da circulação sanguínea, do sistema digestório e respiratório, como também alívio do estresse e dispersão de sentimentos negativos.

Meditação Sudarshan Kriya

Existe um tipo de meditação específico para encontrar o ritmo natural da respiração e alinhar corpo, mente e emoções. A chamada meditação Sudarshan Kriya tem como benefício eliminar estresse, emoções negativas e fadiga, ainda proporciona maior foco e, consequentemente, sabedoria.

A partir da meditação Sudarshan Kriya o praticante tem a oportunidade de ficar mais calmo e relaxado. Além disso, é importante ressaltar que as emoções estão diretamente ligadas à respiração, ou seja, o ritmo respiratório varia de acordo com as sensações e sentimentos. Por isso, alinhar a respiração é também encontrar equilíbrio emocional.

Dessa forma, a Sudarshan Kriya é uma técnica muito eficaz para aumentar o nível de consciência e mudar a forma como lida com os sentimentos, assim, consequentemente as ações se modificam, proporcionando uma vida mais coerente e equilibrada.

Meditação Taoísta

A filosofia taoísta defende que a meditação é uma ferramenta poderosa para encontrar paz interior. Praticar a meditação taoísta permite libertar-se de percepções e identificações externas, para entrar em um universo interior de silêncio e harmonia.

Ao tornar a respiração natural, o praticante é capaz de alinhar corpo e mente. Para isso, é preciso sentar em um local, de preferência, sem barulhos. Apesar da técnica taoísta ser simples, é indicado procurar um mestre para transmitir os ensinamentos pessoalmente.

A meditação consegue levar o corpo e mente a estados de intenso descanso, por isso, é importante para repor a energia. Dessa forma, se feita regularmente, proporciona grandes transformações.

Meditação do Autoconhecimento

Autoconhecimento e meditação sempre andam juntos, dessa forma, a meditação do autoconhecimento auxilia a deixar de ser guiado por circunstâncias externas, assim desenvolvendo a responsabilidade por si mesmo.

Dessa forma, a tomada de decisões passa a ser consciente, proporcionando mais momentos de felicidade. Portanto, a meditação ajuda a reconhecer o seu lugar no mundo, consequentemente fazer escolhas passa a ser uma tarefa mais fácil.

Se você compreende o que há por dentro, é capaz de entender também o que está fora, nessa lógica, a meditação facilita a lidar com os impasses do dia a dia. Portanto, a prática meditativa visa alcançar realização espiritual e expansão da consciência.

Além disso, possui vários benefícios como alívio do estresse, ansiedade e depressão, proporcionando bem-estar, principalmente, quando praticada regularmente. Além do mais, melhora o foco, para viver cada vez mais no momento presente.

Meditação com Mantras

Os mantras estão ligados à libertação, dessa forma, a união de meditação e mantras resulta em uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e expansão da consciência. Muitas pessoas não conseguem apenas focar na respiração, nesses casos a meditação com mantras é extremamente eficaz para direcionar a atenção.

Os mantras são palavras de poder, sua frequência é capaz de afastar emoções negativas, mantendo a clareza de pensamentos. Ao repetir um mantra várias vezes, a mente tende a se concentrar cada vez mais, assim, realizando essa prática diariamente, as tarefas cotidianas também ficam mais fáceis.

Um mantra muito popular é “OM”, acredita-se que esse som existia antes da criação da matéria, por isso, está relacionado com a criação do universo. Assim, entoá-lo proporciona conexão com o Todo.

Meditação Cristã

A meditação cristã tem como fundamento admirar a presença e aspectos de Deus, como também de Jesus Cristo. A prática consiste em elevar o pensamento ao divino, por isso, não é necessário estar em posição específica, ou seja, pode ser feita da maneira que preferir, o mais importante é manter a atenção e concentração.

Também é indicado focar em um ponto fixo, que neste caso, é a presença de Deus, para isso, a força das palavras podem ajudar a guiar a prática. Além do mais, meditar ajuda a elevar o pensamento e encontrar uma verdade interior.

Meditação Ho’oponopono

Ho’oponopono é uma técnica de meditação que visa desenvolver o perdão, proporcionando uma limpeza mental e energética. Para realizá-la é feita uma oração, assim, a mente pode relaxar. Para que a meditação Ho’oponopono tenha eficácia, é preciso buscar amor próprio e autoestima.

Nessa lógica, amando a si mesmo é possível acessar estados elevados de consciência, como também manter conexão com o todo. A meditação ainda ajuda a manter equilíbrio físico, mental e espiritual, bem como promove bem-estar e leveza.

Dicas para fazer a sua meditação

pessoa meditando

Para que a prática meditativa seja prazerosa é preciso seguir alguns passos, assim, poderá evitar imprevistos e dores de cabeça. Nesse sentido, escolher um bom horário, um local calmo e uma posição agradável são pontos importantes para que corra tudo bem durante a meditação. Confira a seguir essas e outras dicas.

Defina um bom horário

Não existe o melhor horário para meditar, mas sim um horário certo para cada pessoa. Dessa forma, avalie na sua agenda qual é a melhor parte do dia para encaixar a prática. Lembre-se que é preciso se concentrar, por isso, não deve haver interrupções, portanto, escolha um horário calmo e tranquilo.

Muitas pessoas preferem meditar de manhã, mas não existem regras, se para você o melhor horário é antes de dormir não tem problemas. Um ponto importante é criar o hábito de meditar todos os dias no mesmo horário, isso porque é mais fácil de manter a prática na sua rotina.

Escolha um lugar tranquilo

A escolha do lugar para meditar é de extrema importância, nessa lógica, deve ser um espaço calmo e agradável. Se você tentar meditar em um lugar com muita gente ou com muitos barulhos, é provável que vai se distrair.

Além disso, o cérebro associa o lugar à prática meditativa, por isso, prefira realizar a meditação sempre no mesmo local. Além do mais, você pode deixar alguns objetos da sua preferência nesse espaço, como, por exemplo, incensos e cristais.

Encontre uma posição confortável

Encontrar uma posição confortável é essencial para conseguir manter-se relaxado, por isso, não se prenda a regras. É comum ver pessoas meditando em posição de lótus, porém para iniciantes essa postura pode ser muito desconfortável.

Dessa forma, algumas pessoas preferem meditar sentadas, com os pés firmes no chão ou até mesmo deitadas. Portanto, você pode meditar em posição de lótus ou não, então, sinta-se livre para experimentar e descobrir a melhor forma para você.

Use também roupas confortáveis

Para fazer qualquer tipo de meditação é ideal escolher roupas confortáveis, isso porque fica mais fácil alcançar sensações agradáveis durante a prática. Na meditação é preciso prestar atenção na respiração e manter o foco, sendo assim, com uma roupa desconfortável essa tarefa se tornaria mais difícil.

Por isso, a roupa interfere diretamente no processo meditativo. Dessa forma, procure sempre escolher peças largas e com tecidos leves e suaves. Se for realizar alguma meditação que envolva movimentos, prefira roupas que facilitem a mobilidade.

Concentre-se na sua respiração

É preciso haver concentração no momento da meditação, principalmente, na sua respiração, assim, os pulmões podem ser completamente enchidos. No começo, controlar a respiração pode ser difícil, mas o mais importante é que seja confortável.

De forma alguma a meditação deve ser um momento desconfortável. Para aumentar o foco, uma dica é contar as inspirações e expirações, estabelecendo uma certa meta no início. Posteriormente, deixe a respiração fluir naturalmente. Lembre-se, mais importante que seguir instruções é, na verdade, descobrir a melhor forma para você.

Faça da meditação um hábito

Fazer da meditação um hábito resulta em grandes transformações. A meditação ajuda a reduzir estresse, ansiedade, melhorar o foco, relaxar, lidar com diversos problemas de saúde e muito mais. Dessa forma, tanto em longo prazo como em curto prazo, a prática só tem a agregar na sua vida.

Além disso, observar os pensamentos auxilia no processo de autoconhecimento, por isso, meditar diariamente traz mudanças práticas. Assim, viver em equilíbrio, aos poucos, torna-se mais fácil.

Como escolher o tipo de meditação ideal?

pessoa meditando

O tipo de meditação ideal é aquele com o qual você se identifica, ou seja, se o seu propósito é manter a atenção plena, a meditação Mindfulness pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu foco é ascender espiritualmente, a vivência de vários dias com meditação Vipassana pode ser uma boa escolha.

Dessa forma, para descobrir o melhor tipo de meditação é preciso conhecer a si mesmo, assim, poderá optar por aquela que ressoa com você. Talvez você não tenha ideia de qual meditação deveria praticar, mas não tenha medo de experimentar. Lembre-se que testando você amplia suas experiências e conhecimentos.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


terapias cultura

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!