O que é biomagnetismo? Conheça mais sobre essa terapia alternativa!

O que é biomagnetismo? Conheça mais sobre essa terapia alternativa!

O biomagnetismo é uma terapia holística que através de uma técnica com imãs combate vírus e bactérias do organismo. Acesse e entenda!


O que é biomagnetismo?

Mulher fazendo terapia de biomagnetismo

Por mais que tenha semelhança com tratamentos tradicionais, o biomagnetismo não está ligado à medicina. Ele tem o propósito de manter o bem-estar das pessoas e um certo equilíbrio bioenergético.

Também é conhecido como "homeostase" e é utilizado internacionalmente. A terapia é feita através da utilização de ímãs que quando são colocados em determinadas partes do corpo ajudam a combater anomalias.

Os imãs são capazes de neutralizar e acabar com o ácido presente no organismo. Por isso, serve para desintoxicar. Ele também faz com que uma pessoa libere traumas psicológicos e que estão presentes no corpo.

Portanto, sua ação está voltada não só para o autocontrole interno, mas também para o pH (potencial de hidrogênio). Se deseja saber mais sobre as funcionalidades do biomagnetismo, leia o artigo!

Curiosidades sobre biomagnetismo

Mulher fazendo terapia de biomagnetismo

Sendo um procedimento indolor, o biomagnetismo não precisa de nenhum tipo de máquina para os tratamentos. As primeiras sessões são essenciais para entender quais são as partes do corpo que necessitam de atenção e precisam de equilíbrio. Geralmente duram aproximadamente uma hora.

Não se tratando de casos graves, alguns dos resultados já são detectados na segunda sessão. Para aqueles que contam com um grau de complexidade maior (doenças crônicas), só é possível localizar com cinco sessões.

Como o imã é um objeto essencial para esse procedimento, ele pode gerar repulsão natural ou artificial. O pH alcalino deve ser de 7,35-7,45. Quando não está nessa otimização, pode ocorrer doenças. Dê continuidade na leitura do artigo para saber mais sobre a origem, descoberta, aplicações, etc.

Como funciona o biomagnetismo?

Quando ocorre o acúmulo desequilibrado do pH, isso faz com que sejam notados sintomas e outras condições desconfortáveis. Com a utilização do biomagnetismo e do imã, é possível restaurar tudo aquilo que está desordenado no corpo humano. Sendo assim, a renovação de todos os micro-organismos como os vírus, fungos e parasitas que se reestruturam.

O tratamento não é tão fácil como muitos imaginam. Para ser eficaz, é preciso fazer o uso de forma precisa e correta. Utilizando os imãs, eles atingem áreas específicas do corpo e em alta intensidade. Com o equilíbrio do pH o corpo pode se regularizar e gerar a cura. Os patógenos não sobrevivem num corpo com células saudáveis.

A cicatrização se dá através do alto nível do pH. É a partir do bem-estar que ele atinge o seu nível máximo de eficiência. Antes de começar o tratamento, os micro-organismos patogênicos causam a distorção pelo alto índice de acidez dos órgãos. Por conta deles que o sistema bioenergético é sustentado.

São muitos os resultados positivos que o biomagnetismo pode oferecer. Entre eles, o estímulo funcional do sistema imunológico, o aumento da oxigenação e circulação, além da normalização de algum tipo inflamação interna.

Origem do biomagnetismo

O biomagnetismo surgiu através de um efeito que foi estudado pelo cientista americano Albert Rou Davis em 1930. Décadas depois, Walter C Rawls Jr fez experimentos com o uso de imãs no sistema biológico e isso começou a ser utilizado como método para diagnosticar doenças específicas.

Em 1970 um cientista da NASA chamado Richard Broeringmeyer notou que alguns astronautas tinham um encurtamento em uma de suas pernas e isso vinha das missões no espaço. Com muitas pesquisas, ele descobriu que com a utilização de um campo magnético era possível solucionar o tal problema causado nos profissionais.

A partir de sua origem, o procedimento começou a ser reconhecido e utilizado como forma de localizar os pontos de energia presentes no corpo humano e que podem causar doenças. Os imãs são utilizados de forma passiva e não eletrificados. São aplicados nas mais diversas áreas de um corpo como se tivessem a sua atuação voltada para um escaneamento biomagnético.

Se está sentindo cansaço e dores no corpo, isso pode ser a síndrome de uma determinada deficiência do campo eletromagnético. Não deixe de procurar por um profissional e busque compreender a causa dessa rigidez. Muitos não dão a verdadeira importância para esses indícios de precariedades e eles podem se intensificar.

A descoberta do biomagnetismo

Em 1980 os estudos sobre o biomagnetismo começaram a ser mais profundos por conta de Isaac Goiz Duran. Ele descobriu os verdadeiros princípios do magnetismo e biomagnetismo, dando seu nome como um dos verdadeiros pioneiros do procedimento. Hoje, essa técnica é utilizada no México, Estados Unidos, Equador, Chile, Argentina, Itália, Espanha, Portugal e é também conhecida no Brasil.

Segundo ele, os estados metabólicos podem ser recuperados de forma saudável a partir do uso de campos magnéticos e de média intensidade. Sendo assim, produzidos de 1.000 a 4.000 Gauss. Fazendo as aplicações em pares em determinadas partes de um corpo, o nome que se dá é Pares Biomagnéticos.

Essa funcionalidade é denominada como uma biofeedback, onde a magnitude se complementa indicando à homeostase. As descobertas de Duran não param por aqui. Em 1993 ele descobriu que os campos magnéticos podiam ser utilizados através da força mental e isso ficou altamente conhecido como Bioenergia. Na década de 90 ele também descobriu a Tele Bioenergética.

A cura foi feita pela primeira vez a distância e o tratamento recuperou a força mental do paciente. Com mais de 26 anos desde que ele descobriu o Par Biomagnético, é possível incluir cerca 350 Pares Magnéticos que localizam e curam muitas doenças.

Benefícios do biomagnetismo

Entre as eficácias do tratamento com biomagnetismo, estão as melhorias na dor ciática, lombar, de enxaqueca, azia, respiração, asma, tosse crônica, entre outras. As sessões podem ajudar até na doença de Lyme. Sendo assim, esse tratamento pode levar mais tempo.

Se antes essas pessoas precisavam ficar confinadas por conta da fibromialgia, elas agora podem levar a vida na normalidade. Como cada caso é diferente do outro, as pessoas que utilizam esse método enxergam diferenças e melhorias.

Até para quem não está doente o biomagnetismo pode ser bem útil. Qualquer pessoa pode apresentar um pH desequilibrado e inflamado de acordo com a acidez e baixo grau do corpo.

Por isso, iniciar as sessões pode evitar uma dor de cabeça no futuro. O método pode detectar e corrigir tudo aquilo que não está em perfeita harmonia no corpo humano. Não existem contraindicações para fazer o uso do biomagnetismo. Mas, é necessário ficar atento.

Pessoas que usam insulina, marca-passo ou até mesmo algum tipo dispositivo no corpo, podem fazer o tratamento, mas sem o uso do imã. Isso se dá pelo fato de que os imãs podem descarregar ou até mesmo prejudicar uma outra esfera do corpo. Na melhor das hipóteses, procurar por um profissional qualificado é o indicado.

Aplicações do biomagnetismo

As aplicações com o biomagnetismo servem para equilibrar as alterações do pH, eliminando os sintomas e prevenindo o desenvolvimento de muitas doenças. A partir das aplicações, os patógenos vão sendo eliminados e facilitando a recuperação de determinadas áreas que foram afetadas. Os imãs contam com cargas tanto positivas como negativas. Ambas têm o propósito de igualar o pH.

Normalizando o sistema orgânico, o biomagnetismo também restaura e desintoxica inflamações, liberando cargas emocionais que estão dentro do corpo. Através do auxilio dele o equilíbrio bioenergético celular se reintegra, não sendo invasivo ao corpo.

As sessões são feitas incialmente com uma revisão do histórico e laudo do indivíduo. Durante todo o acompanhamento será evidenciado todas as alterações e isso vai até a última sessão.

Uma avaliação de cinesiologia será feita para analisar quais são os desequilíbrios dentro do corpo. Logo após a identificação o profissional irá colocar os pares de imãs numa intensidade de 1.000 Gauss.

Depois que todos forem colocados nos locais específicos, ele precisam ficar sobre o corpo do indivíduo por um período específico. Esse período é determinado de acordo com a latitude geográfica dependendo do lugar que o método está sendo feito. Criando um equilíbrio necessário para os patógenos, o corpo irá começar a retirar todos eles.

A importância do pH do nosso corpo

Manter o corpo saudável é importante porque o pH precisa estar equilibrado. Sendo assim, é através do biomagnetismo que é possível mantê-lo com a acidez e alcalinidade em perfeita harmonia. Quando o pH está acima de 7, provavelmente está protegendo o corpo de várias doenças.

Quando ocorre o acúmulo dele, o corpo pode gerar síndromes e sintomas desagradáveis. Fazendo a restauração do pH é possível deixá-lo equilibrado para criar defesas naturais para que o micro-organismo fique sob controle de acordo com vírus, parasitas, fungos e bactérias.

Com o equilíbrio dele é possível restaurar os músculos, pulmões, pâncreas, articulações, etc. A neutralidade é ideal para manter o pH sadio. Com o alcalino em equilíbrio o corpo está pronto para se manter de forma saudável e eficaz. Os patógenos são potencializados em todos os tipos de doenças.

Antes de iniciar o método, a presença deles estava distorcendo os níveis necessários de alcalinidade, sendo que é tudo isso que sustenta o bioenergético. Portanto, a cicatrização só começa quando o pH atinge um nível determinado para manter o corpo humano de forma organizada, gerando o bem-estar.

Atenção! Biomagnetismo é uma terapia alternativa

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o biomagnetismo não é algo sobrenatural ou místico. Sendo assim, ele serve como uma terapia alternativa. A utilização do imã existe há muitos séculos e sempre como um método ativo na cura ou prevenção de alguma doença. Foi em 1980 que o biomagnetismo foi regularizado pelo doutor mexicano Isaac Goiz Duran.

Com isso, todos os dados foram de uma complexa experimentação necessária. Muitos profissionais ao redor do mundo aplicam de forma cuidadosa e aprimorada o biomagnetismo. Entre eles, psicólogos, médicos e terapeutas biomagnetistas.

Todos enxergam que o método serve como uma segunda opção para tratar muitos problemas de saúde. Por conta da utilização de técnicas invasivas e com substâncias químicas, é indiscriminado. É importante dar ênfase nesse tipo de terapia porque muitos dos métodos tradicionais não agem da mesma forma que ele no corpo humano.

Alguns servem apenas para esconder determinadas complicações, fazendo com que algumas doenças fiquem escondidas nos corpos. Quanto ao número de terapias que são necessárias para a solução de determinadas doenças, isso vai variar de paciente para paciente.

Sendo assim, tudo é de acordo com o nível de complexidade de cada pessoa. Quando o equilíbrio for atingido, a recomendação é a cada 3 ou 4 meses. Portanto, será o especialista que dirá se o indivíduo alcançou o bem-estar ou não.

Há contraindicações ou efeitos colaterais no biomagnetismo?

Não existem contraindicações ou efeitos colaterais referentes ao biomagnetismo. O que é possível sentir logo após as sessões são dores ou exaustão entre um e dois dias. Isso se dá porque as terapias causam a desintoxicação necessária para se livrar das doenças que foram detectadas.

Sendo assim, é basicamente a mesma coisa que ir à academia nas primeiras semanas. A pessoa só se sentirá confortável quando manter uma rotina. Para aliviar esses sintomas é preciso ter um bom sono e descanso por dois dias. Além do mais, ingerir líquidos e comer os alimentos certos e saudáveis são os métodos precisos para de se livrar desses incômodos.

Seguindo essas orientações, as toxinas e inflamações vão deixando o corpo rapidamente. Se a pessoa está repleta de campos magnéticos que são produzidos pelas células e pelos outros sistemas, ela irá atingir o seu próprio e necessário equilíbrio. Sendo assim, ficará com o bom funcionamento do seu corpo.

Muitos profissionais ressaltam que o tratamento é efetivo e pode ser aplicado também em idosos e recém-nascidos. Ele só não é recomendado para aqueles que estão fazendo radioterapia, quimioterapia ou pessoas que usam marca-passo e que estão grávidas.

Biomagnetismo é o mesmo que terapia magnética?

Mulher fazendo terapia de biomagnetismo

Não. O biomagnetismo não tem semelhança alguma com a terapia magnética. Sendo assim, esse tipo de terapia serve apenas para lesões estabelecidas em dois sentidos: o Polo Sul como analgésico e o Polo Norte como anti-inflamatório.

Utilizado com a finalidade de baixa intensidade, é recomendado entre 100 e 500 Gauss. Além do mais, o período de aplicação é por um longo tempo, e isso se dá pelos dias e horas, nos locais específicos que necessitam de tratamento. A diferença entre eles é basicamente a magnetoterapia e biomagnetismo.

O biomagnetismo e os pares bioenergéticos fazem parte do campo de fenômenos vibracionais. Não são ligados à medicina, porque não cumprem com o papel de cura de doenças que necessitam de medicamentos adequados e autorizados. Variando entre 15 a 90 minutos, a especificação também depende da localização do indivíduo e se ela está em relação ao equador.

Aqueles que estão aptos para praticar e aplicar o biomagnetismo precisam ser licenciados. Eles não podem diagnosticar ou indicar questões psicológicas e médicas. Assim como também não podem afirmar, tratar, prevenir ou curar os sintomas apresentados.

A função desses profissionais está voltada para o aconselhamento do uso de bioenergias e biofeedback. Portanto, só são autorizados a indicar soluções benéficas e terapêuticas para as necessidades dos pacientes.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura terapias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.