Oração de Santa Luzia: conheça algumas orações que podem ajudar!

Oração de Santa Luzia: conheça algumas orações que podem ajudar!

Você sabia que Santa Luzia é considerada a protetora dos olhos? Confira a seguir algumas orações dessa querida santa, que podem lhe ajudar.


Qual a importância da oração de Santa Luzia

Mãos em oração com um terço.

Santa Luzia é um grande exemplo de humildade, devoção e generosidade. Ainda em vida, ela fez voto de castidade e doou todos os seus bens a quem de fato precisava. Grande exemplo de ser humano, as orações a ela podem lhe auxiliar em seu caminho, lhe dando luz e o discernimento necessário para percorrer o seu trajeto.

Além disso, Santa Luzia também é conhecida por ser a protetora dos olhos. Esse “título” se deu pelo fato dela ter arrancado os seus e entregado para aqueles que lhe perseguiam, por conta de sua crença. Assim, entendeu-se que Luzia preferiu não enxergar nunca mais, do que renegar sua fé.

Desse modo, você pode recorrer a ela se você ou alguém próximo estiver com problemas de visão, ou algo do tipo. Santa Luzia possui orações poderosíssimas, que poderão lhe ajudar nisso. Acompanhe a seguir um pouco mais de sua história, e conheça suas orações.

Conhecendo Santa Luzia de Siracusa

Mãos em oração em cima de uma bíblia.

Nascida na Itália, na região de Siracusa, em meados do século III, Luzia pertenceu a uma família rica, que lhe deu uma excelente formação cristã. Fato esse que fez com que a jovem fizesse um voto de castidade perpétuo.

Grande exemplo de generosidade, deu tudo que tinha aos pobres. Na sequência você poderá conferir essas histórias em maiores detalhes. Veja.

Origem

Luzia sempre foi um exemplo de luz, desde muito jovem. Como vinha de uma família italiana de boas condições, pode ter uma boa educação cristã. Seu amor a Cristo, fez com que ela fizesse um voto de virgindade perpétuo, no entanto, com a morte de seu pai, Luzia quase precisou quebrar essa promessa.

O fato se deu, pois a jovem descobriu que sua mãe queria vê-la casada, no entanto, o pretendente era um pagão. Com sua mãe gravemente doente, Luzia pediu um tempo para analisar. E foi então que dirigiu-se junto com sua mãe, até o túmulo da mártir Santa Águeda. A cura da doença de sua progenitora seria para Luzia, a confirmação de seu não casamento. Assim, o milagre aconteceu e Luzia entendeu ali o que Deus pretendia para ela.

História

Após a cura da doença de sua mãe, Luzia vendeu tudo o que tinha, e deu aos pobres. No entanto, ao recusar seu antigo pretendente, o mesmo a denunciou para as autoridades, falando que ela era cristã. E assim, a jovem começou a sofrer com perseguições e torturas.

Primeiro tentaram atentar contra a sua virgindade, levando-a a um prostíbulo. Mas com o poder de sua oração, nenhum homem conseguiu tocá-la. Sem sucesso, tentaram queimá-la, mas as chamas do fogo se mostraram impotentes diante dela.

Novamente sem sucesso, aplicaram um castigo imensamente cruel, e lhe arrancaram os olhos, os entregando em um prato. Porém, milagrosamente, nasceram outros dois no local, no mesmo minuto. Por fim, a jovem não resistiu a espada, e acabou decapitada no ano de 303.

Características visuais de Santa Luzia

Na imagem de Santa Luzia podemos ver uma sequência de objetos cheios de muitos significados. A bandeja com seus olhos é uma representação de sua fidelidade a Cristo. Afinal, durante as perseguições que sofreu, Luzia teria arrancado seus olhos, para que não quebrasse seu voto de castidade e não renegasse a Deus.

Já sua túnica na cor vermelha, é o símbolo de seu martírio. Ao arrancar seus olhos, outros ainda mais lindos nasceram nela no mesmo instante. A fita amarela é uma representação de sua vitória diante a corrupção humana.

A palma em suas mãos é outra representação de seu martírio, e o verde indica a vida que ela alcançou a pós a morte. Por fim, seu véu branco significa sua pureza.

O que o Santa Luzia representa?

Santa Luzia é a verdadeira representação de amor a Cristo sobre todas as coisas. A jovem foi capaz até mesmo de arrancar os seus olhos, para que não descumprissem sua promessa de castidade, e evitasse assim o seu casamento.

Além disso, Santa Luzia sempre foi um grande exemplo de generosidade. Capaz até mesmo de vender tudo que tinha, para entregar aos mais necessitados. Diante uma vida toda de devoção a Deus, e ajuda ao próximo, Luzia certamente deixou muitos ensinamentos em terra, mostrando para seus fiéis o verdadeiro sentido da vida.

Martírio

Após ser acusada de ser cristã e praticar atos religiosos proibidos na época, por seu ex-pretendente, as autoridades passaram a perseguir Luzia. A jovem foi julgada e condenada, e por levar sua castidade muito a sério, a primeira tortura foi a de levá-la a um prostíbulo.

Ao chegar lá, Luzia começou a rezar, e nem dez homens juntos conseguiram a levantar do chão. Isso despertou a ira do governador, que mandou matá-la. Foi então que jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, no entanto, mais uma vez, nada aconteceu a ela. No entanto, o martírio de Santa Luzia, não acabou por aí.

Na sequência, a autoridade ordenou que lhe arrancassem os olhos. Mas o que eles não esperavam, é que no mesmo instante nasceriam outros. Cheio de raiva, o governou ordenou que a matassem. Luzia não resistiu a espada afiada, e acabou sendo decapitada.

Devoção

Por volta do ano de 1040, um General grego chamado Mariace, levou o corpo de Santa Luzia para Constantinopla, a pedido da Imperatriz Teodora. Algum tempo depois, em 1204, os cruzados venezianos conseguiram recuperar o corpo, que foi então levado para Veneza.

Lá ele se encontra até hoje, na Igreja de São Jeremias, onde é venerado até os dias atuais, por fiéis do mundo todo, que vem visitar esse local sagrado. Por conta ainda de sua história de ter arrancado os próprios olhos, Santa Luzia também possui uma grande devoção de fiéis que acabam tendo doenças na visão. Com muita fé, eles recorrem a ela pedindo a intercessão pela graça da cura.

Algumas orações de Santa Luzia de Siracusa

Mãos em oração em cima de uma bíblia.

Santa Luzia é uma santa muito popular na Igreja Católica. Sua história de fé e amor a Cristo sobre todas as coisas, sempre encantaram muito os fiéis. Assim, quando o assunto são orações, Santa Luzia possui inúmeras especiais.

E não poderia ser diferente, afinal ela possui uma legião de fiéis por todo o mundo. Confira a seguir algumas das orações a Santa Luzia.

Oração 1 à Santa Luzia

“Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé. Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo. E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé.

Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós (Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção). Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos. Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós. Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: “os olhos são a janela da alma” (cf. Lc 11,34).

Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, dai-me luz e discernimento. Santa Luzia, rogai por nós. Amém.”

Oração 2 à Santa Luzia

“Creio em ti, Santa Luzia, dos cegos a padroeira. Creio em ti, Santa Luzia, das boas novas mensageira. Rogo a ti, ó Santa Luzia, que me dês boa visão para que eu possa ver as maravilhas da criação. Ó minha Santa Luzia, Luzia santa querida, as maravilhas da criação são os milagres da vida.

Eu quero ver esses milagres. Eu quero ver essa magia. Eu quero luz nos meus olhos. Eu quero ver, Santa Luzia. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Oração 3 à Santa Luzia

“Vem Santa Luzia, de noite e de dia, trazei-me essa luz, dos braços da cruz. Se a nuvem de sangue é de água formada, pelo Cristo será desmanchada. Por Santa luzia, vais ter alegria, de ver que essa luz, que no céu se produz.”

Oração 4 à Santa Luzia

“Santa Luzia, consagrada a Deus com o voto de castidade, enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto. Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses e, por isso, fostes martirizada. Alcançai-me de Deus a firmeza em meus bons propósitos. Protegei-me contra todo o mal dos olhos (peça com fervor sobre seus problemas nos olhos).

Fazei que eu use da minha vista somente para olhar o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força para superar qualquer contrariedade, principalmente a que estou passando agora (diga a Santa Luzia todos os seus problemas). Mantenha viva a minha fé em Jesus Cristo, nosso único senhor, Ele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo, por todos os séculos e séculos. Amém!”

Oração de Santa Luzia para cura dos olhos

“Ó Deus, a vós recorro por intermédio de Santa Luzia, virgem e mártir, padroeira de todos os que sofrem de doenças dos olhos, afastai, ou curai as doenças que prejudicam nosso olhar. Dai-nos olhos atentos às vossas maravilhas, as necessidades e aos sofrimentos de nossos irmãos. Que a bênção de Santa Luzia ajude a contemplar a vossa glória, presente na criação e na eternidade. Amém.”

Oração de Santa Luzia para iluminar caminhos

“Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido).

Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. Santa Luzia rogai por nós! Amém."

Oração de Santa Luzia na Umbanda

Dentro da Umbanda, Santa Luzia possui um sincretismo com Ewá. Assim, vamos por parte. Primeiramente, Santa Luzia, foi segundo o catolicismo, uma jovem virgem e mártir, que morreu em 304, após sofrer duras perseguições, apenas pelo fato de ser cristã. Por ter arrancado seus olhos em devoção a Cristo, Santa Luzia é conhecida até hoje como a protetora dos olhos.

Já Ewá, segundo a Umbanda, domina a vidência, dom esse que teria sido atribuído pelo deus de todos os oráculos. Por conta disso, dentro dessa religião, ela também é considerada como a protetora dos olhos. Tanto Santa Luzia, quanto Ewá, são padroeiras dos oftalmologistas, e também de todos aqueles que possuem problemas de visão.

Assim, confira a seguir a oração destina a Ewá, dentro da Umbanda:

“Senhora do céu rosado, senhora das tardes enigmáticas; senhora das nuvens carregadas, esteira do arco-íris. Senhora das possibilidades das vantagens e dos caminhos do encantamento e da beleza, da alegria e da felicidade. Senhora das brumas dissipe as nuvens dos meus caminhos; ó poderosa princesa.

Invoque as forças dos ventos a meu favor, que a chuva me cubra de prosperidade, que sua coroa cubra meu destino; ó princesa-mãe do oculto. Que eu seja o seu filho perdido e bendito e em suas graças; que a névoa que existe hoje em meus passos seja límpida no amanhã! Que assim seja!”

Terço de Santa Luzia

Início - Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém.

Nas três primeiras contas reza-se:

“Sagrados Corações de Jesus, Maria e José, olhai para os merecimentos de Santa Luzia de Siracusa que derramou seu sangue por amor a vós na terra e que vos ama eternamente no céu.”

Oração Inicial

“Oh, corações de Jesus, Maria e José, prostrados aos vossos pés nós vos oferecemos os oferecimentos do martírio de Santa Luzia de Siracusa, que derramou seu sangue por vosso amor defendendo com heroica coragem e amor abrasador o vosso nome e a vossa fé católica.

Pelo amor que ela teve a vós e pelo seu sangue derramado, nós vos pedimos, oh, corações unidos atendei os nossos pedidos e fazei que apreciemos corretamente as lições que nos dão a vida da vossa serva, Santa Luzia de Siracusa, a fim de cumpramos a vossa santíssima vontade aqui na terra, para que sejamos dignos de louvar-vos juntamente com ela na glória do céu. Amém.”

1º mistério

Contemplamos Santa Luzia recebendo o batismo, aprendendo com amor os mistérios da santa fé católica e aprendemos dela a meditar a palavra de Deus, as mensagens dos sagrados corações e a vida dos santos, para sermos como ela, verdadeiros católicos e grandes santos para a maior glória de deus.

Meditação: mensagem de santa luzia

“Amados irmãos meus, eu, Lucia de Siracusa, Luzia, vossa irmã, vossa protetora, venho hoje novamente para vos abençoar, para dar-vos a paz e também para dizer-vos: Segui-me pelo caminho da santidade, procurando todos os dias dar a todo o mundo um verdadeiro testemunho de cristãos autênticos, de católicos sinceros e fervorosos e de verdadeiros filhos de Deus e da Virgem Imaculada, para que assim como eu fui vós também sejais uma luz intensa, brilhante para este mundo que caminha nas trevas.

Sede luz! Sede a luz para este mundo que caminha nas trevas procurando todos os dias rezar, orar com mais intensidade, profundidade e amor para que então, crescendo na doce intimidade com o senhor e com a virgem imaculada, vossa vida possa iluminar-se, tornar-se radiante como um sol.

Para que todos aqueles que não conhecem ainda o senhor olhando para vós, olhando para a paz que reina em vós, olhando para a alegria, para o amor divino que há nas vossas almas possam então também querer a paz, possam eles também querer seguir a cristo, seguir a virgem imaculada pela estrada da santidade que é a via da felicidade sobre a terra. (Santa luzia nas aparições de Jacareí, dezembro/2012)

Conta Grande

Sagrados Corações de jesus, Maria e José, olhai para os merecimentos de Santa Luzia de Siracusa que derramou seu sangue por amor a vós na terra e que vos ama eternamente no céu.”

Contas pequenas (10x)

Corações de Jesus, Maria e José, atendei as nossas súplicas pelos merecimentos do martírio de Santa Luzia de Siracusa. Santa luzia de Siracusa rogai a Deus por nós e dai-nos a paz.

2º mistério

Contemplamos Canta Luzia tendo a aparição de Santa Águeda no túmulo dela em Catânia, consagrando-se totalmente a Jesus e à sua Mãe Santíssima para ser somente deles para sempre. E aprendemos dela a amar a deus e à sua Mãe Imaculada de todo o nosso coração e a ele servir de com amor por toda a nossa vida.

Meditação: mensagem de Santa Luzia

“Sede a luz, iluminando este mundo com a vossa palavra, que ela seja como a minha: corajosa, firme, verdadeira, destemida, impertérrita na defesa da verdade, na defesa da glória de deus, na defesa da sua casa, na defesa dos seus interesses e de tudo aquilo que é do senhor, para que assim a vossa palavra tornando-se uma espada de dois gumes corte dos dois lados, ou seja, debele os inimigos de Deus.

Reduzindo-os à inércia e ao mesmo tempo faça com que as almas boas estejam estimuladas, incentivadas e emuladas (empenhadas) ainda mais a se santificarem e a se tornarem cada vez mais agradáveis ao senhor. (Santa Luzia nas aparições de Jacareí, dezembro/2012).

• Repete-se as contas grande e pequenas

3º mistério

Contemplamos santa luzia vivendo continuamente na oração, na divina caridade e sendo denunciada como católica ao prefeito Pascásio diante do qual defendeu corajosamente o nome de Jesus e da santa fé católica e aprendemos dela o amor à oração e a defendermos sempre por palavras e obras a santa fé católica e as santas mensagens dos sagrados corações nas suas aparições em Jacareí.

Meditação: mensagem de Santa Luzia

“Sede a luz, pelas vossas atitudes, pelos atos da vossa vida procurando com a prática provar com os atos que amais a cristo, que amais a virgem imaculada, para que de todo o vosso proceder irrepreensível saia uma mística luz de verdade, de autenticidade, de sinceridade e de santidade.

Que faça com que todos os homens reconheçam a existência de Deus, a grandeza de seu amor e ao mesmo tempo conhecendo a verdade sejam libertados das escravidões deste mundo, da escravidão de satanás e do pecado que nada mais é a escravidão à mentira de que, fora de deus, longe de deus o homem pode ser feliz.

A mentira de satanás, a obra de satanás consiste nisso fazer o homem pensar que colocando outras coisas no lugar do senhor ou amando-as fora do senhor o homem pode ser feliz. Com isso satanás arrastou multidões e multidões de almas ao longo dos séculos para o fogo eterno de onde nunca mais sairão e onde sofrerão a ponto de quebrar os dentes por toda a eternidade.” (Santa luzia nas aparições de Jacareí, dezembro/2012).

• Repete-se as contas grande e pequenas

4º mistério

Contemplamos Santa Luzia martirizada, primeiramente sendo queimada viva, depois puxada por soldados e carros de bois e finalmente tendo os seus olhos cruelmente arrancados por ordem do malvado Pascásio, guardando ela heroicamente a fé e o amor a Jesus. E aprendemos dela o verdadeiro amor a deus, a virtude da paciência, a fidelidade a ele nos sofrimentos da nossa vida.

Meditação: mensagem de Santa Luzia

“Eu vos convido, vos convido a virdes após mim pelo caminho da verdade tornando-se luz para todos aqueles que jazem nas trevas. Cuidai da vossa alma meus amados irmãos porque o corpo já tem destino certo, será posto no túmulo, em menos de uma semana estará completamente comido pelos vermes e pouco tempo depois dele nada mais restará se não ossos e pó.

Vinde após mim caminhando, portanto, no caminho da oração e da santidade porque quando se morre deste mundo nada mais se leva do que a oração e o amor. O aviso está muito próximo e quando ele acontecer os pecadores arrancarão os cabelos da sua cabeça, muitos se atirarão nos precipícios, enquanto que outros se atirarão na fogueira mais próxima que deles estiver.

Porque verão todo o tempo da sua vida passada sem deus ofendendo a deus e trabalhando contra deus com seus maus exemplos, pecados, maus pensamentos, palavras e ações. Por isso eu vos convido, a vos converterdes já, imediatamente, hodie (hoje) como ontem vos disse santo expedito, para que assim a vossa vida naquela hora não seja motivo de remorso, desespero e tragédia para vós, mas sim seja motivo de alegria, felicidade e de vos rejubilardes, exultardes no senhor.” (Santa luzia nas aparições de Jacareí, dezembro/2012).

• Repete-se as contas grande e pequenas

5º mistério

Contemplamos Santa Luzia morrendo com o golpe de espada, derramando o seu sangue virginal por amor a Deus, a Virgem Imaculada e à santa fé católica. E aprendemos dela o amor às virtudes cristãs, o verdadeiro amor ao senhor que se prova com obras e a preferirmos antes morrer que ofender a deus.

Meditação: Mensagem de Santa Luzia

“Oh grande castigo será pior do que ser cortado mais de cem vezes pelo fogo, será tão terrível que aqueles que sobreviverem chamarão incessantemente a morte e por outro lado a morte será o seu martírio, porque do fogo e dos sofrimentos desta terra serão lançados no fogo eterno que nunca mais se apagará.

Por isso, convertei-vos, não por medo dos castigos, mas por amor ao Senhor, pelo temor santo de magoá-lo e ofendê-lo, que esse seja o móvel da vossa conversão para que assim ela seja agradável ao senhor.

Eu, Lúcia, Luzia, vos amo tanto! Amo tanto este lugar, amo tanto o Marcos, porque ele me ama muito, o amor do coração dele me atrai, me chama e me prende a este lugar, por isso aqui derramo tantas e tão copiosas graças e sobre vós todos, a quem já dei muitas bênçãos, a quem ando a realizar grandes graças, ainda muita mais realizarei se vós com docilidade, obediência e amor fizerdes o que eu vos digo. Por isso, segui-me pela estrada da santidade sendo como eu, luzes, Lucias, para o mundo inteiro.” (Santa luzia nas aparições de Jacareí, dezembro/2012)

• Repete-se as contas grande e pequenas

Oração Final

Oh, santa luzia mártir do amor, nós vos suplicamos, apresentai os vossos merecimentos unidos as nossas súplicas aos corações de Jesus, Maria e José a quem nos dirigimos em nome dos vossos méritos, a fim de que eles atendam as nossas preces e se dignem conceder-nos as graças que pedimos por meio de vós, juntamente com a coroa da vida eterna.

Que o vosso sangue derramado por vosso amor aos sagrados corações, oh, Santa Luzia de Siracusa, destrua as forças do inferno no mundo e nos livre de todos os males. Pelos merecimentos de Santa Luzia de Siracusa oh corações de Jesus, Maria e José, salvai o mundo da perdição ameaçadora. Amém.

Novena de Santa Luzia

Repita as orações a seguir por 9 dias consecutivos.

Orações iniciais
Sinal da cruz
Pelo sinal da Santa Cruz, livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Reza-se o Creio, o Pai Nosso, Três Ave Maria e o Glória ao Pai.

Oração a Santa Luzia para todos os dias da Novena
“Ó Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé. Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus Cristo.

E Deus, com milagre extraordinário, devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude de fé. Santa Luzia, protetora, eu recorro a Vós”.
(Coloque a mão nos seus olhos e faça a sua intenção)

“Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos. Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Mas, acima de tudo, Santa Luzia, seguindo teu exemplo, conservai os olhos da minha alma, na fé pelos quais, pela fé, com a alma iluminada eu posso ver a Deus e seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a vós. Santa Luzia, iluminai a minha alma com os olhos da fé, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: ‘os olhos são a janela da alma’ (cf. Lc 11,34)

Santa Luzia, que eu possa aprender contigo a firmeza da fé e sempre recorrer a Vós. Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé. Santa Luzia, dai-me luz e discernimento. Santa Luzia, rogai por nós. Amém”.

Orações finais
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre, amém! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado.

Outras informações sobre Santa Luzia de Siracusa

Pessoa orando.

Com inúmeros fiéis por todo o mundo, a querida Santa Luzia possui muitas celebrações em sua homenagem. Santa de extrema popularidade no catolicismo, seus devotos demonstram todo o seu amor por ela, através de festejos. Conheça a seguir alguns deles, assim como algumas curiosidades sobre essa amorosa santa.

Celebrações de Santa Luzia pelo mundo

Dentre algumas celebrações no exterior para Santa Luzia, pode-se citar o festejo que ocorre na Suécia, como um dos mais importantes. Essa festa tradicional ocorre por lá em todo dia 13/12, dia de Santa Luzia. O festejo é composto por procissões, corais, comidas e bebidas típicas.

Nessa data, é comum ver esse tipo de celebração por toda a Suécia. Um fato interessante sobre a festa, é que um grupo de pessoas costuma ir a escolas, lojas, hospitais, entre outros, cantando músicas em louvor a Santa Luzia, e distribuindo pães de açafrão e biscoitos de gengibre.

Em outros países como, Escandinávia, Portugal, Estados Unidos e outros, também são realizados festejos em homenagem a essa santa.

Celebrações de Santa Luzia no Brasil

No Brasil, uma das maiores festas em homenagem a Santa Luzia, acontece no município que leva o nome da santa, no estado de Minas Gerais. A festa chama-se Jubileu de Santa Luzia, e é um patrimônio imaterial.

As comemorações começam na véspera do dia 13/12, com 13 noites de novenas, orações, penitências e muita devoção a Santa Luzia, padroeira do município. Além disso, Santa Luzia também é padroeira de cidades dos estados do Maranhão, Paraíba, Bahia, Paraná, Goiás, entre outros. Por todas essas localidades, ocorrem inúmeros festejos.

Fatos interessantes sobre Santa Luzia

Um fato curioso sobre a história de Santa Luzia, é que para proteger suas relíquias de invasores muçulmanos, no ano de 1039, um general bizantino as enviou para a região de Constantinopla, para que não fosse saqueadas.

As relíquias conseguiram ser trazidas de volta para o Ocidente, por conta de um rico veneziano, que era devoto da santa. O homem pagou alguns soldados da cruzada de 1204, e eles conseguiram trazer de volta a urna funerária de Santa Luzia.

Santa Luzia, a protetora dos olhos!

Olhos de uma mulher.

Você aprendeu no decorrer desse artigo, que Santa Luzia ganhou o “título” de protetora dos olhos, após sofrer um cruel ataque, apenas pelo fato de ser cristã. Durante os episódios de seu martírio, a jovem teve os olhos arrancados. Mas é claro, que o Deus a quem ela tanto amou e viveu por Ele, não a deixaria só.

No mesmo instante, novos olhos nasceram no mesmo local, despertando assim ainda mais a ira do governador da época. A jovem acabou sendo morta, depois de sua decapitação. No entanto, sua vida continuou nos céus. Repleta de luz, bondade e generosidade, Santa Luzia deixou seu legado para os seus fiéis do mundo todo.

Diante do milagre que vivenciou tendo seus olhos de volta, hoje os devotos recorrem a ela, pedindo intercessão por curas de doenças na vista. Essa querida santa tem o poder de pedir junto ao pai, pela graça que você tanto almeja. Portanto, se tem passado por algum problema desse tipo, não deixe de pedir pela cura a Santa Luzia, com muita fé.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


orações religiões

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!