Para que serve a terapia quântica? Benefícios, theta healing e mais!

Para que serve a terapia quântica? Benefícios, theta healing e mais!

Saiba tudo sobre as indicações e benefícios da terapia quântica! Aprenda nesse artigo o que é aromoterapia, cromoterapia e muito mais!


O que é a terapia quântica?

Pessoa recebendo acupressão

Terapia quântica é o conjunto de métodos utilizados em tratamentos voltados para problemas tanto físicos quanto mentais. Classificada como alternativa, a terapia quântica não substitui tratamentos da medicina convencional, mas busca a ampliação do autoconhecimento e da consciência focando nas causas das enfermidades e não somente os efeitos.

O nome determinado para este tipo de terapia alternativa faz referência à ciência quântica (teoria quântica, física quântica e mecânica quântica), que aborda ocorrências associadas às partículas subatômicas, a quantização e vibração das energias e suas aplicações na matéria.

Para a terapia quântica a solução de patologias físicas e emocionais se dá através da autocura. É resultado da harmonia das vibrações e a conectividade entre as diferentes partes do corpo como um todo. Acompanhe conosco neste artigo os princípios da terapia quântica, seus benefícios e se ela realmente funciona.

Princípios da terapia quântica

Grupo de idosos realizando qigong

O princípio essencial da terapia quântica é que o corpo humano é capaz de se reestabelecer por conta própria. Isso se dá por processos de percepção mais amplos e precisos sobre o funcionamento do organismo, assim como a manipulação das energias e a equalização da vibração das mesmas.

Trata-se de um conjunto de técnicas que não causam efeitos colaterais e não são de forma alguma invasivas ou agressivas ao corpo humano.

Veja a seguir os fundamentos, a abordagem e as indicações da terapia quântica. Veremos também neste artigo os benefícios desta terapia alternativa.

Fundamentos

A terapia quântica, como o próprio nome já diz, fundamenta-se nas ciências quânticas que na atualidade são cada vez mais abordadas e estudadas por cientistas mundo afora.

Trata-se fundamentalmente na promoção do bem estar físico e mental através do equilíbrio das frequências vibracionais do corpo humano. O autoconhecimento também é uma das premissas importantes sobre a qual a terapia quântica se baseia.

Apesar de ainda ser encarada como sendo uma forma de abordagem mística, cada vez mais a terapia ganha espaço e reconhecimento devido aos resultados práticos obtidos.

Abordagem

A terapia quântica em seus diferentes métodos tem uma abordagem voltada ao sentido vibracional das energias que formam a matéria do corpo e da alma.

Tais energias regem o funcionamento biológico e também influenciam a psique humana, estando ligadas diretamente a processos psicológicos espirituais de um indivíduo. É, desta forma, um instrumento de curas tanto fisiológicas quanto espiritual.

Através de técnicas e instrumentos, é feito um alinhamento magnético e energético tanto do corpo físico quanto do espiritual, sendo assim uma abordagem totalmente inovadora em termos de terapias e curas.

Indicações

Pela característica de abranger o corpo físico e espiritual como um todo, as indicações da terapia quântica são ilimitadas. Sendo aplicada com diferentes métodos e técnicas, costuma ser bastante eficaz na melhoria do bem-estar relacionada à qualidade do sono, diminuição do stress e da fadiga mental.

No aspecto psicológico, é indicada na melhoria de processos psicológicos envolvendo o sentimento de raiva e medo, assim como auxilia em curas de depressão, no aumento da velocidade de raciocínio e da memória.

As indicações quanto a problemas no corpo físico também são variadas, sendo indicadas desde emagrecimento, amenização de alergias e problemas respiratórios, e até em diminuição de dores e rigidez muscular, sendo inclusive indicada para melhoria de performances desportivas.

Benefícios

Por ser um método que desperta o potencial natural que o corpo humano tem de se regenerar, a terapia quântica traz uma série de benefícios.

A equalização energética que as técnicas da terapia quântica proporcionam resulta em uma melhor organização em nível molecular da matéria, beneficiando, assim, o funcionamento de órgãos vitais e suas funções biológicas.

Estes benefícios se expandem para além do corpo físico, pois alteram também, de forma significativa, a postura do indivíduo perante as situações cotidianas.

O autoconhecimento também é abordado nas terapias quânticas na identificação do que necessita ser alterado ou reestabelecido internamente, seja em âmbito psicológico ou físico.

Métodos de terapias quânticas

Óleo essencial para aromaterapia

Por ser bastante abrangente, a terapia quântica se divide em inúmeros métodos que são utilizados em áreas específicas da natureza humana.

Vamos a seguir detalhar como funcionam e para que servem técnicas mais populares como a acupressão, a aromaterapia, cromoterapia e a meditação, e até métodos nem tão conhecidos como o biofeedback, a terapia do som, o theta healing e o qigong.

Acupressão

Considerada um método de terapia quântica, a acupressão assemelha-se muito com a acupuntura. A diferença é que ao invés da utilização de agulha, é realizada pressão utilizando as mãos, os polegares, cotovelos e pés.

É realizada uma pressão firme em pontos específicos por períodos curtos de tempo, liberando-os logo após.

Esta técnica é popular na China e seus benefícios são o relaxamento muscular, aumento da endorfina e auxílio na circulação. Pode também incluir alongamentos e deslizamento por toda extensão dos meridianos da acupuntura.

Aromaterapia

Esta modalidade de terapia quântica faz uso de um dos sentidos primários do ser humano: o olfato. Através da utilização de essências naturais, áreas específicas do cérebro são ativadas e estimuladas, sendo cada essência de plantas específicas para diferentes objetivos buscados pela aromaterapia.

Deve ter um acompanhamento de um profissional que tenha conhecimento sobre óleos essenciais, e seus benefícios são o aumento da imunidade, redução do stress, ansiedade e depressão, assim como redução de problemas respiratórios como a asma e bronquite.

Biofeedback

Modalidade criada na década de 60 nos Estados Unidos, o biofeedback é considerado uma técnica de medicina comportamental. Tem como objetivo permitir o indivíduo a se autoregular, sendo capaz de controlar processos fisiológicos como, por exemplo, a pressão arterial e batimentos cardíacos.

Através de um equipamento eletrônico, a pessoa é condicionada a controlar funções que são involuntárias no corpo. Tem por objetivo ajudar na cura de diversas condições patológicas como, por exemplo, a arritmia cardíaca, incontinências urinárias, ansiedades, crises de pânico e distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e obesidade.

Cromoterapia

Na cromoterapia, as ondas emanadas por diferentes cores como o vermelho o verde e o azul atuam a nível celular no corpo humano. Auxiliam no equilíbrio entre a mente e o corpo, e cada cor é indicada para diferentes funções. Além de lâmpadas, podem ser utilizados alimentos ou roupas coloridas

É utilizada em tratamentos contra a pressão alta e depressão, e também para amenizar problemas de pele e acalmar recém-nascidos. Trata-se de uma modalidade bastante difundida de terapia quântica, sendo utilizada em muitas cidades pelo sistema público de saúde.

Técnica de liberdade emocional

Esta técnica de terapia quântica se fundamenta na ideia de que a energia magnética que flui em nosso corpo está intimamente relacionada ao nosso estado psicológico e mental. A maioria dos problemas de saúde física ou mental está relacionada ao bloqueio da fluidez de nossas energias magnéticas.

Leva-se em conta os pontos meridianos da acupuntura tradicional que também são relacionados à energia magnética. São realizados de 8 a 10 batidas nestes pontos específicos, como se martelasse tais locais com o dedo. Todos estes toques, em combinação com frases que remetam ao problema, resultam na melhoria ou cura dos mesmos através da liberação do fluxo magnético.

Reflexologia

Muito popular na cultura oriental, a reflexologia faz uso de pressão em determinados pontos da sola do pé que refletem em outras áreas do corpo pelas ligações nervosas que a área possui.

Primeiramente, o profissional de reflexoterapia realiza pressões por toda a extensão da sola dos pés para identificar quais os pontos que necessitam cuidados. A partir disso, é realizada uma pequena massagem na região onde foi identificado o problema, o que gera alívio em dores e tensões musculares.

Esta modalidade de terapia quântica auxilia, por exemplo, no tratamento de labirintite, problemas hormonais, sinusites e enxaquecas, além de ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Terapia do som

Como a ciência moderna vem provando, o som tem propriedades que alteram a organização estrutural da matéria, e tratando-se do ser humano não é diferente. A terapia do som utiliza-se de ondas sonoras para equalizar as frequências cerebrais dos dois hemisférios do cérebro (direito e esquerdo), além de ser potencializador da emissão de ondas alfa pelo cérebro.

Esta técnica é milenar e é utilizada de diversas formas, seja através de melodias ou instrumentos, como taças tibetanas, flautas e muitos outros.

É utilizada para aumento de poder cognitivo e alívio de ansiedades, depressões e zumbido no ouvido, por exemplo.

Theta Healing

Theta healing é uma modalidade de terapia quântica que, através de meditação e autoconhecimento profundo, busca a quebra de crenças, comportamentos e padrões cerebrais negativos ou desarmoniosos.

Esta técnica leva em consideração que tais padrões negativos muitas vezes encontram-se em nosso DNA e tem por objetivo permitir o praticante a acessar tais padrões e transformá-los em algo positivo.

O nome theta refere-se a uma determinada onda cerebral que facilita o acesso a estes padrões negativos contidos em nosso DNA.

Através de sessões de meditação e acompanhamento de um terapeuta especializado nesta técnica, o theta healing demonstra-se eficaz na quebra de inúmeros padrões negativos como por exemplo insegurança, traumas, medos, limitações em relação a relacionamentos, remorso e rejeição.

Qigong

Qigong é uma técnica milenar chinesa que reúne uma série de exercícios físicos e de meditação e respiração. Tem por objetivo melhorar o fluxo energético por todo o corpo e é bastante popular nos dias atuais na China.

Através dos movimentos contidos na prática do Qigong, o praticante aprende a controlar sua respiração, o que causa alívio em tensões e ansiedades.

Existem duas modalidades de Qigong, a estática e a dinâmica. Na estática, o foco é na mente e é baseada em meditações guiadas e exercícios de visualização, que ajudam em processos de cura e no equilíbrio entre corpo e mente.

Já a dinâmica, combina os movimentos físicos em conjunto com a respiração, auxiliando a manutenção das articulações e dos ossos.

Meditação

Temos na meditação a técnica humana mais antiga de concentração profunda e autoconhecimento. Seja em total silêncio ou guiada por mantras ou melodias, a meditação nos leva para um estado de consciência elevada e de paz interior.

Ao se relacionar às terapias quânticas, a meditação deverá ser realizada tendo em mente que somos seres formados por energia, e que esta energia está em constante vibração e conexão com o universo.

A diferença que se dá entre a meditação normal e a quântica é o entendimento da conectividade que nos encontramos como seres encarnados, porém parte viva do universo em constante vibração.

Praticando a meditação sob este prisma quântico, somos capazes de atingir um nível de autoconhecimento e paz interior que com certeza será eficaz em processos de autocura ou de enfrentamento de situações complicadas que nos deparamos.

As terapias quânticas realmente funcionam?

Terapia do som sendo realizada em mulher

Um dos fatores importantes quando falamos das terapias quânticas é a total ausência de efeitos colaterais nocivos e uso de medicação. Isso por si só já é um fator positivo e encorajador para se iniciar em alguma das diversas modalidades encontradas na terapia quântica.

Seja para amenizar padrões mentais negativos ou para aliviar dores físicas e até mesmo espirituais, as terapias quânticas se demonstram eficazes, sendo, inclusive, reconhecidas pela ciência tradicional em muitos casos, como, por exemplo, a cromoterapia, a aromaterapia e a terapia do som. Assim, vemos que elas realmente funcionam como verdadeiros remédios para a humanidade.

Quem busca entender ou praticar tais terapias deve ter como princípio o autoconhecimento e a consciência de que somos seres quânticos, partes vivas do universo em constante vibração. Desta forma, o potencial destas terapias em suas variadas técnicas pode ser realmente alcançado e utilizado para seu próprio bem.

Autor deste artigo

Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!

Palavras-chave relacionadas


terapias energias

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!