Significado da raposa: simbologia, totem, tatuagem e mais!

Significado da raposa: simbologia, totem, tatuagem e mais!

A raposa é o totem da beleza, proteção e sabedoria. Seus mitos incluem a doação do fogo aos seres humanos, a geração de alimentos e a beleza da aurora boreal.


Qual é o significado da raposa?

Raposa em um campo gramado.

A raposa significa beleza, boa sorte, esperteza, espírito independência, malícia e proteção. Assim como os outros animais que fazem parte da família dos canídeos, as raposas são animais de espírito brincalhão.

Sua simbologia está presente em culturas ao redor do mundo, pois sua distribuição é larga, englobando todos os continentes do mundo, com exceção da Antártida. No Brasil, existem três espécies de raposa que estão ligadas também ao folclore e superstições, bem como às culturas dos povos originários deste país.

Neste artigo, você aprenderá sobre o simbolismo da raposa, passeando por diversas culturas, com seus mitos e lendas pertencentes a basicamente todo o globo. Estão incluídos também sua relação com o xamanismo, com o baralho cigano, seu uso como tatuagem e muito mais. Prepare-se para se conectar com a energia desse belo e incompreendido animal.

Simbologia da raposa

Raposa andando em uma rua.

A simbologia da raposa está relacionada à cultura em que ela aparece. No entanto, como mostraremos a seguir, algumas características dela são consideradas universais, como é o caso da inteligência, independência, diversão, beleza, proteção boa sorte e astúcia. Aprenda detalhes a seguir.

Inteligência

A raposa é um símbolo de inteligência. Através das eras, seu caráter ligado ao pensamento rápido e ao intelecto foi estabilizado como universal. Devido à sua habilidade impressionante de escapar de seus inimigos, a raposa é considerada um bicho altamente inteligente.

Infelizmente, devido a esta habilidade, ela continua a ser caçada já que é tida como um troféu de inteligência superior para quem a capturou. Ao contrário do que muitos pensam, caçar ou maltratar raposas não é sinal de esperteza: isso atrai grande má sorte ou até maldições para quem a causou mal.

Ao ver uma raposa, você deve reafirmar a sua natureza inteligente, sem feri-la, para que seu poder seja manifestado em sua vida.

Independência

As raposas são animais predominantemente solitários. Diferente de seus parentes próximos como o lobo e o cão, elas preferem caçar de maneira independente. No entendo, isso não significa que elas não prezam por laços com outras raposas.

Casais de raposas costumam passar a vida juntos, e o macho sempre traz a caça para dividir com seus filhotes e companheira. Seus filhotes, inclusive, se mantêm juntos dos pais até aprenderem a caçar sozinhos. Por este motivo, não é tão incomum encontrar famílias de raposas andando em conjunto na natureza.

Avistá-las, especialmente no período de chuva, é um sinal de boa sorte. Por isso, recorra à energia da raposa sempre que desejar desenvolver sua independência e autonomia.

Diversão

Assim como os cães domésticos e outros animais, as raposas são animais que prezam pela diversão. Não é incomum ver raposas roubando bolas e outros brinquedos para poderem brincar entre si.

Sua reputação divertida faz com que muitas pessoas tentem tocá-las em seu ambiente natural, mas isso deve ser evitado, pois, mesmo sendo animais amistosos, eles são selvagens e, consequentemente, imprevisíveis.

Sempre que desejar trazer maior senso de diversão e os sentimentos positivos que sentimos quando estamos nos divertindo, peça ajuda a este espírito animal para manifestar estas características em sua vida.

Beleza

A raposa é um animal de beleza ímpar. Sua pelagem é sempre bela, variando entre tons alaranjados e dourados, no caso das raposas que vivem regiões mais áridas, até o branco da raposa das neves.

Devido à sua beleza deslumbrante, sua pele muitas vezes é cobiçada para feitura de casacos de pele, uma indústria extremamente cruel que não só causa problemas ambientais, como traz consigo uma maré de energia negativa para quem as usam, devido à energia da morte e da crueldade que fica impregnada nelas.

Para atrair a beleza da raposa para o seu mundo, basta apenas contemplar este ser em seus ambientes naturais ou admirá-los em processos meditativos. Você pode chamá-la como espírito animal para conceder sua beleza.

Proteção

A pelugem da raposa tem uma função que vai muito além da beleza: proteção. As raposas habitam diversas áreas inóspitas para humanos, como desertos e geleiras e para se protegerem das intempéries, a sua pele é essencial.

E é justamente por isso que as raposas são vistas como símbolos de proteção física, como também espiritual. Além disso, existe outra característica importante que sustenta a natureza protetora da raposa: a territorialidade.

Raposas defendem seus espaços com unhas e dentes e estão dispostas a tudo para proteger aqueles que amam, usando também para esta finalidade seu instinto e inteligência. Use sua energia quando quiser defender seus limites e aqueles que ama.

Boa Sorte

As raposas são símbolos de boa sorte, pois elas possuem habilidades que maximizam as oportunidades. Seu corpo permite com que sejam flexíveis, capazes de se esconder em pequenas fendas para se esconder de inimigos ou esperar o momento de capturar sua presa e isso garante seu sucesso em suas empreitadas.

Sua dieta onívora também auxilia para sua boa sorte, pois assim ela consegue se alimentar de frutas e pequenos animais, quando a carne está escassa. E esse poder de estar pronto para as oportunidades que trazem também boa sorte às raposas.

Por isso, chame pelo seu espírito quando quiser se preparar para as oportunidades que podem aparecer na sua vida, da mesma maneira que uma raposa o faria.

Astúcia

A astúcia é uma característica comumente associada a raposas. Isto ocorre, pois a raposa é um animal extremamente sensitivo, do tipo que consegue pegar no ar influências e vibrações, antecipando ataques dos seus inimigos e perigos iminentes.

Sua perspicácia, acaba livrando-a de situações desastrosas de maneira sagaz, baseando-se em sua beleza e destreza naturais.

Devido a este poder de ler bem as situações, interpretando-as de maneiras instintivas e com base na própria experiência, o espírito da raposa é geralmente chamado para conceder estas características para aqueles que as desejam.

O totem da raposa ensina

Raposa em um campo gramado.

Um totem contém os poderes do animal que ele representa. Ao entrar em contato com o totem da raposa, você aprenderá lições importantes sobre superação de obstáculos, bem como no desenvolvimento de destreza e de habilidades para se safar de possíveis enrascadas na vida. Mais detalhes são dados a seguir.

Superar os obstáculos

O pensamento analítico e inteligência do totem da raposa a permite superar facilmente obstáculos. Isto acontece devido a sua natureza altamente protetora e intuitiva, que não se espalha pelo domínio daquilo que pertence a ela, como também seu senso de autopreservação.

Como demonstramos, a sagacidade da raposa é uma característica inata deste animal. Sua alta adaptabilidade, somada à sua inteligência, a auxilia a evitar obstáculos e a superá-los de maneira efetiva. Chame pelo espírito deste animal sempre que se encontrar em situações difíceis e ele logo mostrará o caminho para a superação.

Ter esperteza

A raposa é um animal naturalmente esperto. Esta esperteza, garante não só a sua sobrevivência, como também o desenvolvimento de suas habilidades. Se a raposa é o seu animal guardião, você aprenderá a lidar com seus instintos e usar sua sagacidade para analisar todos os eventos que ocorrem à sua volta.

Isto permitirá que você supere os desafios e use o seu intelecto e intuição apurados para neutralizar a negatividade e escapar de todas as armadilhas que são postos diante do seu caminho. Você também será capaz de utilizar a sua beleza alinhada com sua esperteza para não só combater os males que te assolam, como também para alcançar aquilo que deseja.

Desenvolver habilidades

Quando você se conecta com o totem da raposa, você passa a desenvolver habilidades ligadas a este fabuloso animal. Dentre estas habilidades, destacam-se:

• Pensamento analítico para superar obstáculos, prever situações ruins e ler as intenções das pessoas;
• Proteção física, emocional, financeira, energética e espiritual para si e aqueles que ama;
• Boa sorte para aproveitar as oportunidades da vida;
• Beleza interna e externa;
• Flexibilidade para encarar os desafios e enxergar neles oportunidades de crescimento;
• Leveza para encarar a vida sob uma perspectiva positiva, com mais diversão.

Lembre-se de possuir um pequeno talismã de raposa em casa para representar a energia desse animal em sua vida e atraí-la.

Significado da raposa em diferentes culturas

Raposa deitada nas raízes de uma árvore.

A raposa está associada a mitos e histórias de diferentes culturas. Como qualquer símbolo, a simbologia da raposa varia de acordo com a cultura em que está inserida. Por isso, apresentamos nesta seção seus significados na bíblia e em diversas mitologias da Europa, África, Ásia e Américas.

A raposa na Bíblia

Na Bíblia, as raposas são mencionadas de maneira metafórica em algumas passagens. Geralmente, essas passagens são negativas, mas note que elas não dizem que o animal é um ser maligno, e sim a tratam como um ser que pode comprometer a agricultura dos povos da época.

Como um exemplo de passagem, em Cantares de Salomão 2:15, lê-se: “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Presentemente, especialmente devido a popularidade das raposas, metáforas envolvendo raposas de maneira negativa estão em desuso, pois se reconhece os atributos maravilhosos deste lindo animal.

A raposa na mitologia grega

Na mitologia grega, a raposa está presente em várias fábulas de Esopo, a mais famosa dela é “A raposa e as uvas”, que contém uma moral importante sobre inveja: pessoas invejosas tendem a criticar algo que não conseguem ter.

No mito da Raposa de Têumesso, ela era uma besta enorme enviada pelo deus Dionísio, para devorar as crianças da cidade de Tebas. Isto correu como uma forma de castigo que o deus enviou para os tebanos devido à sua insolência.

De acordo com o mito, o rei de Tebas, Creonte, decidiu combater a raposa com seu cão mágico, Lélape. Vendo a batalha acontecer, Zeus intercedeu e transformou os animais em duas constelações: Cão Maior (Lélape) e Cão Menor (raposa de Têumesso).

A raposa na África

Na África, diferentes etnias e povos africanos veem a raposa de maneira diferente. Os Dogon, por exemplo, povo da região central de Mali na África Ocidental, concebem a raposa como um deus brincalhão, que também atua como um mensageiro.

Na porção ao Sul do continente africano, o povo Tswana possui um provérbio em que a raposa figura como elemento central. Ele diz “somente as raposas sujas de lama sobrevivem”. Este provérbio se refere à natureza sagaz da raposa, lembrando que muitas vezes é necessário colocar a mão na massa você mesmo, para que você consiga melhorar de vida.

A raposa na mitologia celta

Na mitologia celta, a raposa é uma figura central no mito de Dia Griene, filha do Sol. Segunda a história, o deus do submundo sequestrou Dia e a levou para o seu reino. Após suplicar pela sua liberdade, o deus do submundo concedeu sua soltura, mas ela só poderia voltar para a terra na forma de uma raposa.

Nos países de origem celta, a raposa é vista como um animal com características positivas e negativas, sendo esta última em menor medida. No entanto, após a conversão para o cristianismo, a raposa passou a ser vista de maneira negativa devido às metáforas bíblicas.

A raposa na mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, a raposa está presente na figura da ‘fylgja’, um ser sobrenatural que acompanha uma pessoa desde seu nascimento. A palavra ‘fylgja’ significa ‘acompanhante’, e estes espíritos são uma espécie de animal guardião de diferentes espécies, uma delas é a raposa.

Ainda no norte da Europa, desta vez na Finlândia, um país escandinavo, a raposa é descrita como um ser brincalhão e astuto, mas dificilmente representa algo maligno. Em algumas histórias, a raposa é capaz de derrotar lobos e ursos, devido a sua inteligência.

Além disso, os finlandeses do norte acreditam que as raposas conjuram a aurora boreal à medida que correm pelos montes cobertos de neve. A palavra em finlandês para aurora é ‘revontulet’ e significa “fogos de raposa”.

A raposa na Mesopotâmia

Na Mesopotâmia, uma antiga civilização que existiu no Oriente Médio. A raposa está presente na mitologia suméria através do mito de Enki, em que suas águas trazem vida a uma terra estéril. Nele, a raposa é usada para chamar a deusa Ninhursag.

Ninhursag é a deusa mãe das montanhas e uma das sete grandes divindades da Suméria. Por ser um dos animais sagrados desta deusa, a raposa surgia como um mensageiro dela, sendo uma espécie de elo entre o divino e os seres humanos.

A raposa no folclore japonês

No folclore japonês, a raposa é um ser dotado de poderes sobrenaturais capaz de se metamorfosear em seres humanos. Em japonês, a palavra para raposa é ‘kitsune’ e ela ganha mais poderes sobrenaturais e sabedoria à medida que envelhece.

As ‘kitsune’ também possuem o poder de criar fogo e relâmpagos, além de poderem entrar nos sonhos das pessoas, pois elas possuem a habilidade de desdobrar ao bel-prazer o tempo e o espaço. Na cultura japonesa, a raposa é vista como um importante combatente para derrotar as forças do mal.

A raposa no Peru

No Peru, a raposa era um animal sagrada para o povo Moche, que habitou o norte do país entre os séculos I e VII. Nesta cultura deste povo originário, a raposa era um guerreiro que possui o dom da estratégia para encarar batalhas. Assim, a raposa jamais usaria sua força física para lutar e sim seu intelecto.

Por isso, muitos resquícios arqueológicos deste povo contêm frequentemente representações de raposas em sua arte que foi preservada.

A raposa para os nativos estadunidenses

Nas nações nativas estadunidenses, a raposa está presente nas culturas de povos como os Apache, Miwok, Achumawi e os Blackfeet. Nelas, a raposa é um deus da criação, doador do fogo para a humanidade.

Na mitologia Miwok, uma raposa prateada se juntou a um coiote para criar o mundo e ensinar as pessoas a sobreviverem nele. Além destes povos originários, o povo Meskwaki era sempre associado à figura da raposa e por isso são reconhecidos até hoje como “o povo da raposa”.

A raposa para os nativos canadenses

Os povos nativos canadenses vêem a raposa de maneira predominantemente positiva. Para o povo Dogrib, a raposa é sagrada, pois foi o animal que salvou este povo. Neste mito, não havia alimento para as pessoas que estavam a morrer de fome. Uma raposa apareceu, entrou na tenda de fumaça e disse que o povo deveria esperar do lado de fora com suas lanças.

Após entrar na tenda de fumaça, a raposa balançou sua cauda felpuda, espalhando a fumaça e provocando um barulho de trovão. De repente, saiu um rebanho de caribus de dentro da tenda que foi o suficiente para alimentar o povo durante este tempo difícil.

A raposa como tatuagem

A tatuagem de raposa é um símbolo extremamente positivo. Ela significa que você é uma pessoa autoconfiante, dotada de sabedoria. Sua tatuagem atrai também a inteligência da raposa para escapar de perigos e situações ruins, bem como sua proteção contra todo e qualquer mal.

Além disso, a raposa é um símbolo de beleza, jovialidade e diversão. Por isso, ela também é utilizada para manifestar a beleza física no seu corpo, além de irradiar um espírito de jovialidade e de diversão. Além disso, lembre-se que a raposa é um ser autônomo e independente e tatuá-la pode imbuir seu corpo com esta energia.

A raposa no baralho cigano

A raposa é a carta de número 14 do baralho cigano. Seus significados estão associados à agilidade, atenção, cautela, esperteza, inteligência, traição a armadilhas. Quando ela surge em seu jogo, preste atenção para as pessoas ao redor e analise bem as situações, pois ela indica que algo vai acontecer e você precisa estar preparado para não sofrer um baque muito intenso.

Cuidado com pessoas mentirosas, trapaceiras e dissimuladas e esteja com os olhos bem abertos para não cair em nenhuma armadilha.

Embora muitas pessoas interpretem essa carta de maneira negativa, ela é uma carta positiva, pois, quando sabemos que algo ruim pode acontecer, podemos agir para evitar que os desdobramentos deste evento ruim afetem nossa vida. Faça seu planejamento e esteja atento.

A raposa no xamanismo

No xamanismo, a raposa é considerada o totem da esperteza. Isto ocorre porque muitas vezes elas invadem casas e levam o que desejam, escapando sem serem notadas. O encontro com uma raposa para o xamanismo é sinal de que é importante prestar atenção aos acontecimentos e pessoas à sua volta.

Com a ajuda da sabedoria da raposa, você será capaz de perceber que áreas da sua vida precisam ser aprimoradas, para que você possa aumentar suas defesas e ter mais discernimento com relação às pessoas que estão no seu ciclo de convivência pessoal e profissional, por exemplo.

Além disso, você estará mais ciente das escolhas que faz para sua vida, com a sabedoria essencial para guiar suas escolhas e ações.

Qual é o significado espiritual da raposa?

Raposa em um campo gramado.

O significado espiritual da raposa está ligado à sua inteligência e destreza. Este animal é agraciado com habilidades analíticas, capazes de livrar seu corpo e espírito de energias de perigos físicos, mentais e espirituais.

Sua natureza sagaz, concede a ela uma boa sorte, já que ela consegue enxergar as oportunidades que surgem em seu caminho, aproveitando-as ao máximo. Num mundo em que a violência e o terror estão inseminados na cabeça das pessoas, a raposa é a energia de cura capaz de trazer proteção e graça.

Ela combate, de maneira elegante, seus males, trazendo consigo o fogo para iluminar a ignorância, o trovão para afugentar maus espíritos e trazer o alimento, e, principalmente, a aurora para lembrar ao mundo que existem cores belas e vibrantes além de sua paleta sombria de tons de cinza, a qual estamos constantemente expostos.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


animais cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.