O que significa sonhar com afogamento? No mar, filho, criança e mais!

O que significa sonhar com afogamento? No mar, filho, criança e mais!

Sonhar com afogamento mostra o lado emocional da psique, indicando a renovação de algum ciclo ou a importância de deixar os traumas no passado. Leia e entenda!


O que significa sonhar com afogamento?

Mãos simbolizando afogamento.

Quando a água se apresenta nos sonhos, ela carrega a simbologia do lado emocional da psique. Por isso, sonhar com afogamento sugere que você está, literalmente, se afogando em seus sentimentos, que podem estar reprimidos ou confusos. É um sonho que demonstra a importância de parar de ser levado pela emoção e pensar de maneira racional.

Esse sonho indica também a superação de momentos complicados e renascimento. Mudanças estão por vir e sua reação no sonho é que vai indicar se elas serão grandiosas ou não. Sonhar com afogamento mostra a necessidade de equilibrar as emoções, deixando o que não acrescenta mais de lado para abraçar uma nova fase em sua vida.

Todas as leituras que podemos ter do sonho com afogamento estão relacionadas com os detalhes e circunstâncias que aparecem, assim como com os sentimentos que ele desperta. Veremos neste artigo algumas formas que o sonho pode ter aparecido e como interpretar cada uma delas. Confira!

Sonhar com afogamento em diversos lugares

Alguém se afogando.

O afogamento presente em sonho pode simbolizar muitas coisas diversas, a depender do estado da água e de onde ela é. Por isso, sonhar que se afoga em uma piscina possui uma leitura muito diferente de sonhar que se afoga em um lago, por exemplo.

Você verá a seguir de forma detalhada como os lugares do afogamento em sonho podem auxiliar na interpretação e o que podem simbolizar para a vida desperta. Continue a leitura!

Sonhar com afogamento em uma piscina

Sonhar com afogamento em uma piscina indica uma grande mudança em sua vida. A água parada da piscina mostra que sua vida precisa de movimento, fluidez e algo não está deixando isso acontecer, provavelmente um evento emocional, como medo, ansiedade ou resistência à mudança.

No entanto, esse sonho pede para que encare a mudança de frente, pois ela será fundamental para sua caminhada. Se você se afogava e morria durante o sonho, pode ser que essa transformação seja mal recebida e acabe tomando um viés negativo. Mas, caso você tenha se salvado do afogamento, ela será bem enfrentada e trará muitos benefícios.

Sonhar com afogamento no oceano

Se você se afogava no oceano em seu sonho, duas leituras podem ser extraídas a depender da maneira que o mar se apresenta. Se ele está bravo, é sinal que você está agindo contra seus sentimentos e intuição, sob influências ou pressões externas. Por isso, é importante rever o que está errado antes que isso cause questões desagradáveis.

Se em seu sonho o mar estava calmo, é indício de que você possui clareza acerca de suas emoções e busca agir de acordo com elas. Isso o levará a realizações grandiosas, só basta que você mantenha o equilíbrio entre razão e emoção, harmonizando suas escolhas e nunca tomando atitudes por pressão ou de forma impulsiva.

Já se no sonho você é deixado em alto mar por alguém ou por um navio e acaba se afogando, é sinal do medo que você possui de ser abandonado, ou de que você possui um trauma relacionado a isso que está atrapalhando o andamento de sua vida.

Procure compreender suas sensações e, se preciso, busque ajuda psicológica para enfrentar as questões delicadas.

Sonhar com afogamento em uma banheira

Você está se sentindo sufocado caso tenha sonhado que se afogava em uma banheira. É possível que esteja enfrentando um momento complicado do qual não consegue sair, ou para o qual não vê resoluções. No entanto, manter a desesperança só vai te afundar ainda mais. Por isso, procure agir com calma e pensar em uma questão por vez, não se sobrecarregue.

É natural passar por momentos de crise, mas a forma como se comporta nela pode ditar a facilidade em sair dela ou não. Por isso, não se desespere e sempre pondere muito sobre o que é possível fazer, sempre há alguma resposta. Se preciso, não tenha medo de pedir ajuda, não tente resolver tudo sozinho.

Sonhar com afogamento em um rio

Se você se afogou em um rio em sonho, é sinal que você sente que não está conseguindo dar conta de tantas responsabilidades e questões importantes da sua vida. Você está esmorecendo e perdendo a esperança acerca das circunstâncias da sua rotina.

Esse sonho pede calma, pois ninguém nasce com manual de como seguir a vida, é necessário ir trilhando um passo por vez. Você possui recursos para sair dessa situação, só basta que mantenha a tranquilidade e a positividade para que veja as portas que se abrem e as aproveitem.

Sonhar com afogamento em um carro que afunda

Sonhar com afogamento em um carro que afunda mostra o insucesso de algum empreendimento ou plano, ou ainda um desvio no caminho para alcançar os objetivos. É importante rever seus planos e ações, para entender o que está fracassando e se existe algo a acertar para mudar essa tendência.

Se não existem alternativas ao declínio desses planos, não se desespere. A vida é feita de ciclos e é importante entender quando algo não está dando pé, para colocar seu tempo em outra coisa que venha a dar melhores resultados. A palavra-chave desse sonho é renovação.

Sonhar com afogamento em um barco que afunda

É preciso atenção ao seu caminho, caso tenha sonhado com afogamento em um barco que afunda. Você entende que sua vida não está no rumo que você gostaria, mas não faz nada para mudar ou não sabe o que fazer. Esse sonho indica que é preciso sair da sua zona de conforto, que aqui é representada pelo barco - não é à toa que ele está afundando!

Não resista às mudanças, elas serão muito importantes para direcionar sua vida para seus objetivos e metas. Ficar na estagnação só gera mais estagnação. Esse sonho pede ação e abandono das crenças limitantes, desenvolvendo a autoconfiança. Só alcança seus sonhos quem arrisca.

Sonhar com afogamento em uma lagoa

Se afogar em uma lagoa durante o sonho indica a necessidade de rever suas prioridades, pois é muito provável que você esteja focando demais na área produtiva da vida e negligenciando o lazer e o descanso. A lagoa é símbolo da tranquilidade, por isso se você se afoga nela, é sinal de que você está recusando a serenidade, tranquilidade e calmaria.

A vida obriga, na maioria das vezes, a ser objetivo e estar o tempo todo produzindo e trabalhando. No entanto, é muito necessário saber dosar as responsabilidades e o lazer. Procure não trazer os problemas do trabalho para dentro de casa e preze pela convivência sadia com seus familiares e amigos.

Sonhar com afogamento em desastre natural

Se você sonhou com afogamento em desastre natural, como um tsunami, enchente e outros desastres envolvendo água, é sinal de que você será atingido por uma torrente de sentimentos das quais não poderá fugir e que possivelmente não será causada por você - por isso trará um sentimento de impotência muito grande.

Mantenha-se firme e com a cabeça no lugar, buscando apoio emocional para passar por essa fase, estar perto de quem ama e se preciso, pedir ou procurar ajuda. Se você sobreviveu ao afogamento, esses problemas serão solucionados em breve, afinal o pior já passou. Caso tenha morrido no sonho, uma transformação grandiosa se aproxima, em geral muito positiva.

Sonhar com afogamento em sangue

Se afogar em sangue durante o sonho indica uma ferida emocional profundamente dolorosa. Pode ser que você a esteja carregando há algum tempo, deixando-a curar sozinha, mas isso não está acontecendo e esse trauma está influenciando em sua vida. Esse sonho pede para que busque ajuda para resolver essa situação.

Se essa ferida emocional se trata de um trauma do passado com o qual você não consegue lidar, procure um apoio profissional psicológico, isso vai ajudar a aliviar a carga. Mas, caso essa ferida se trate de uma mágoa com alguém e que você consegue enfrentar, perdoe e siga a sua vida, não deixe que a mágoa seja um peso em sua bagagem de vida.

Sonhar com afogamento na lama

Sonhar que se afoga na lama é no mínimo desesperador, devido à densidade que a lama possui, tornando ainda mais difícil de se livrar do que de um afogamento em água. Esse sonho indica que existem problemas que você pode ter adiado a resolução e agora tomam dimensões ainda maiores.

Sonhar com afogamento na lama é sinal de que é hora de agir e resolver o que está pendente o quanto antes, pois indica que em breve será impossível sair dessa situação. Procure entender o que pode ser feito e não protele mais. Se preciso, peça ajuda para a resolução.

Sonhar com afogamento em uma onda

Se afogar em uma onda durante o sonho mostra condições e situações em sua vida que não dependem de você, são incontroláveis. Você vai sentir o impacto, mas não poderá fazer nada acerca disso. Essa sensação de estar sendo impactado pelas situações e não poder resolver é desesperadora, mas é preciso manter a calma para voltar à superfície e respirar.

Esse sonho ainda levanta alertas sobre as suas relações pessoais, pois essas circunstâncias conturbadas podem estar sendo causadas por alguém próximo. Por isso, evite esperar demais dos outros, principalmente de pessoas que estão demonstrando ser bem diferentes do que você imaginava. Reveja suas relações de confiança.

Sonhar com afogamento de alguém

Alguém se afogando.

A simbologia do sonho com afogamento está relacionada com a pessoa que se afoga, por isso, mesmo quando se sonha que vê outra pessoa se afogando, as interpretações dizem respeito ainda ao sonhador, atreladas aos simbolismos da pessoa que está presente. Vamos entender como podem ser interpretadas as pessoas que aparecem no sonho se afogando, assim como as variações, como o ato de salvar essa pessoa do afogamento. A seguir!

Sonhar com afogamento de alguém

Sonhar com o afogamento de alguém que você não consegue distinguir quem é mostra que nem sempre podemos resolver tudo para todos. Isso é uma verdade custosa de ser aceita, pois quando se preza por alguém, se quer ver essa pessoa bem e feliz, aconselhar e até mesmo resolver os problemas dela. No entanto, na maioria das vezes, só depende dela a resolução.

Você precisa entender que o importante é estar presente, ajudar no que for possível e se a pessoa pedir, aconselhar da melhor forma. Isso já é o suficiente, não se martirize caso veja que seus amigos não escutam ou não querem melhorar. Esse sonho mostra seu desgaste em se sentir de mãos atadas, mas também pede para que não tente abraçar o problema dos outros para si.

Sonhar que você se afoga

Se você sonhou que se afogava, é possível que esteja diminuindo a percepção de suas próprias competências. Se você está enfrentando um problema, esse sonho mostra que você possui tudo o que precisa para resolvê-lo, só basta manter a calma e agir, assim como em um afogamento se aconselha se acalmar e nadar até a superfície - o pânico só agrava a situação.

Caso não esteja enfrentando nenhum problema, esse sonho indica que você precisa agir para alcançar os seus sonhos, eles não virão até você se não existir uma busca real. Não se paralise pelo medo de não dar certo ou de errar, esses são passos importantes para o crescimento e colocam suas ideias em movimento e amadurecimento. Confie em si mesmo.

Sonhar com afogamento de criança

Sonhar com afogamento de criança mostra o peso que a responsabilidade da vida adulta está causando em você. Você se sente obrigado a deixar de lado algumas crenças ou sonhos infantis, na dureza da rotina do dia-a-dia. Esse momento pode gerar endurecimento na sua conduta, mas não deixe o lado divertido e despojado ser negligenciado.

Ainda, esse sonho mostra a sensação de vulnerabilidade e fragilidade frente aos acontecimentos. Por vezes, você sente que sua criança interior, cheia de medos e receios acaba tomando as rédeas da sua vida e você regride no caminho aos seus objetivos, negando as mudanças e preferindo a zona de conforto.

Busque analisar e curar essas feridas, é natural temer o desconhecido, mas ele pode ser tão maravilhoso quanto é temível. Permita-se viver coisas novas e extraordinárias. Se preciso, procure auxílio psicológico para curar sua criança interior.

Sonhar que salva criança de afogamento

Se você salvava uma criança do afogamento em seu sonho, é sinal de que você precisa reencontrar sua essência e salvar sua criança interior. É natural que conforme se cresce, a vida exija a praticidade e produtividade compulsória, o que denigre os sonhos e aspirações da criança que se foi.

No entanto, a essência de cada um é mais pura na infância, e é importante não esquecer de quem se é. Busque o autoconhecimento, realize seus sonhos de infância e faça a criança que habita em você feliz. Não se perca na rotina pesada do dia-a-dia, lembre-se da sua personalidade e do que sua alma deseja lá em seu âmago.

Sonhar com afogamento de um amigo

Sonhar que vê um amigo se afogando mostra o quanto você preza pela segurança e proteção das pessoas ao seu redor. Porém, é importante saber equilibrar isso, senão você vai viver sua vida em constante ansiedade, pois não se pode controlar as pessoas e o que acontece à elas.

Esse sonho demonstra a importância de trabalhar a energia de posse em você. Não traga os problemas alheios para você, permita que cada um seja dono da própria vida e destino. Claro, se importar com as pessoas próximas é um ato verdadeiro de amizade, mas não é benéfico querer dar conta de tudo e abraçar o mundo. Relaxe e deixe que as pessoas lidem com as próprias questões.

Sonhar que é afogado por alguém

Sonhar que é afogado por alguém mostra sua insegurança frente às outras pessoas. Pode ser que sua intuição esteja apontando para alguém do seu convívio que não merece sua confiança, nesse caso esteja atento e afaste-se por um tempo. Mas, uma segunda leitura sugere que esse sentimento tem raízes na sua própria insegurança e é infundado.

Procure não julgar ninguém, nem agir com as pessoas de forma brusca por estar em uma fase frágil. Procure se fortalecer e fortalecer sua confiança, tomando precauções para que ninguém te prejudique. De uma forma ou de outra, evite falar de seus planos e realizações para todo mundo e proteja sua energia.

Sonhar com afogamento de bebê

Um bebê se afogando em sonho indica a preocupação que você possui na vida desperta com seus filhos, caso possua. É muito natural esse sonho vir para os pais que estão lidando com a liberdade de seus filhos e se preocupando com seu bem-estar. Não se preocupe se for esse o caso, é somente um reflexo do seu cuidado e estima.

Mas, se você não possui filhos, esse sonho pode demonstrar excesso de responsabilidades e a pressão que a vida adulta gera. É importante equilibrar o lado prático com o lazer, sem negligenciar nenhum dos lados e mantendo saudável sua relação com as exigências da vida adulta.

Sonhar que salva bebê de afogamento

Se você salvava um bebê do afogamento em seu sonho, muito provavelmente está se sentindo sobrecarregado de responsabilidades. A rotina da vida adulta está te cercando cada vez mais e você pensa que a sua essência e alegria pode ser perdida por conta disso. No entanto, é natural no processo de maturidade sentir essa culpa.

O importante é saber equilibrar a responsabilidade e a descontração, sem abrir mão do lado puro e alegre da sua criança interior, tampouco negando o crescimento e a evolução da vida adulta. Harmonizar esses aspectos demanda tempo, mas com calma e planejamento tudo tende ao sucesso.

Sonhar com afogamento do filho

Sonhar com o afogamento do seu filho pode ser reflexo do afligimento que você tenha com ele na vida desperta. É muito comum que esse sonho ocorra nos pais, que estão, na maioria das vezes, preocupados com a segurança dos filhos. Procure não ficar ansioso demais com isso, afinal eles também precisam de liberdade para viver felizes.

Caso você sonhe com o afogamento de um filho, mas não possua um, a figura do filho se relaciona com seus projetos e empreendimentos. Você está preocupado demais com isso, seja pelo motivo que for. Procure se tranquilizar e agir com racionalidade e menos com a emoção, caso esteja enfrentando problemas profissionais.

Sonhar que salva alguém de afogamento

Se você salvou alguém do afogamento em seu sonho, significa que você possui todas as ferramentas para mudar o seu destino e alcançar o que deseja, só basta agir. Esse sonho indica que ficar em sua zona de conforto não o levará a nada, por isso a atitude em resgatar sua própria vida só depende de você.

Comece aos poucos, eliminando hábitos e atitudes que não condizem com o que você deseja alcançar. A energia de movimento em sua vida irá ser muito benéfica e irá abrir as portas de várias oportunidades, só basta que esteja pronto para recebê-las.

Sonhar que você afoga alguém

Você pode estar tentando reprimir algum sentimento caso tenha sonhado que afogou alguém. Se a pessoa que aparece sendo afogada é sua conhecida, muito provavelmente esse sentimento se refere a ela. Esse sonho demonstra a importância de analisar e entender o que causa essa repressão, para que seja resolvida.

Se você não identifica ou não sabe quem era a pessoa, é sinal para que cuide com a forma que age com as pessoas. Você pode estar sendo grosseiro ou rude e isso está afetando seu convívio com os demais. Pratique a tolerância e cuide para não acumular estresse demais do cotidiano. Busque uma forma de aliviar essas emoções pesados.

Sonhar com afogamento de cachorro

O sonho com afogamento de cachorro é um reflexo de sua preocupação com alguém ou alguma coisa que julgue frágil. Você deseja a todo custo proteger, zelar e cuidar de perto. No entanto, este sonho demonstra que pode ser uma preocupação exagerada, uma vez que o cão geralmente consegue nadar e poderia salvar a si mesmo.

Procure controlar a sua ansiedade e estresse, você teme demais pela segurança das pessoas e dos empreendimentos. Mas, na maioria das vezes, só estar presente e prestativo já é o suficiente, cercar de cuidados e zelo em demasia pode sufocar e causar o efeito contrário.

Sonhar com afogamento de gato

Se um gato se afogava em seu sonho, é sinal que você precisa deixar para trás as emoções e energias negativas. Cuidado para não trazer para sua vida energias nocivas que você mesmo produz, olhando a vida com negatividade e reclamando em demasia. Procure praticar a gratidão e ser mais otimista em sua caminhada.

Ainda, é importante procurar o equilíbrio da ansiedade e preocupação, essas sensações podem estar te impedindo de evoluir e de alcançar seus sonhos. Fortaleça sua autoconfiança e neutralize as emoções e pensamentos negativos. Se necessário, não hesite em buscar ajuda psicológica para isso.

Sonhar com afogamento de cavalo

Se você sonhou com afogamento de cavalo, é sinal que está sendo sobrecarregado no trabalho ou em casa. Você sente que todas as responsabilidades recaem sobre você e logo o estresse acumulado pode prejudicar até a sua saúde. Analise onde você pode agir para contornar essa situação o quanto antes.

Ninguém consegue se manter em uma rotina frenética por muito tempo sem sofrer uma crise de nervos. Procure evitar passar por esse desgaste emocional, gerindo as funções e distribuindo de forma a tornar sua carga mais leve. Não se esqueça de tirar um tempo para descansar e relaxar.

O que significa ter sonhos frequentes com afogamento?

Alguém se afogando.

Sonhar frequentemente com afogamento, seja seu ou de outras pessoas, indica problemas emocionais. Você pode ter passado por um grande trauma que carrega de longa data e que não para de surgir e interferir em sua vida cotidiana. É interessante buscar auxílio psicológico para aliviar essa carga e se livrar de um peso tão dolorido.

Como forma de se proteger de novas decepções, você se priva de viver mudanças benéficas, perde oportunidades de alcançar seus sonhos e de conhecer pessoas que poderiam ser importantes na sua caminhada. Esse sonho recorrente pede para que saia da zona de conforto e enfrente as chances que a vida te proporciona de peito aberto.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


ações pesadelos espaços

Artigos relacionados


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


O que significa sonhar com empréstimo? De dinheiro, roupa, objeto e mais!

O que significa sonhar com empréstimo? De dinheiro, roupa, objeto e mais!

Sonhar com empréstimo é sinal de preocupação com as finanças e desequilíbrio nos relacionamentos. Clique aqui e o que fazer!


O que significa sonhar com carniça? De boi, galinha, porco e mais!

O que significa sonhar com carniça? De boi, galinha, porco e mais!

Sonhar com carniça traz mensagens sobre problemas que não estão sendo enfrentados. Quer saber mais sobre seu sonho? Confira nosso artigo!


O que significa sonhar com pântano? Escuro, seco, verde e mais!

O que significa sonhar com pântano? Escuro, seco, verde e mais!

Sonhar com pântano é um sinal de renovação da vida, mas também de desafios. Veja aqui mais de 15 interpretações para esse sonho e sabia como agir!


O que significa sonhar com concreto? Fresco, mole, na laje e mais!

O que significa sonhar com concreto? Fresco, mole, na laje e mais!

Neste artigo, abordaremos os sonhos com concreto e o que eles têm a ver com os relacionamentos. Se você já sonhou com esse material, confira os significados!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.