Significado dos sonhos: fundamentos, sonhos mais comuns e mais!

Significado dos sonhos: fundamentos, sonhos mais comuns e mais!

Quer saber tudo sobre os sonhos e como de fato eles funcionam? Clique aqui e saiba os diferentes tipos de interpretação dos sonhos e muito mais!


Você conhece os principais significados dos sonhos?

Ilustração mulher com linhas azuis e fundo preto.

Talvez os sonhos sejam um dos aspectos mais comuns, mas ao mesmo tempo fascinantes, dos seres humanos. Pela sua natureza de certa forma corriqueira, surreal e por muitas vezes bizarra, os sonhos são constantemente questionados e estudados quanto aos seus significados, origens e suas aplicações na experiência humana.

Por milênios, os sonhos são interpretados de diferentes formas por todas as civilizações espalhadas pelo globo, que os interpretavam como mensagens divinas, tendo um enfoque predominantemente sobrenatural acerca de seus significados.

Atualmente, a visão mais difundida a respeito dos sonhos e seus significados segue a linha de pensamento Freudiana, que encara os sonhos como expressão do subconsciente.

Cientificamente falando, hoje existem estudos que demonstram a importância dos sonhos em processos cerebrais e fisiológicos específicos, o que traz ainda mais importância na busca de um entendimento maior sobre eles.

Embarque nesta jornada através do mundo dos sonhos e entenda mais a respeito deles. Veremos também quais são os tipos de interpretação dos sonhos, se eles são exclusividade dos seres humanos assim como seus diferentes significados e como eles podem refletir nossos sentimentos.

Entendendo os sonhos

Mulher de burca pensativa.

Os sonhos sempre permearam o imaginário humano e seus significados variavam de acordo com os aspectos religiosos e culturais de cada sociedade. Eles eram majoritariamente encarados como sinais premonitórios até meados do século 19, sendo inclusive assunto para elaboração de publicações que buscavam explicar o significado de diferentes tipos de sonhos específicos.

Estas publicações, chamadas “chaves dos sonhos", ainda permaneciam presas à visão medieval sobre eles, com um forte sentido sobrenatural e de caráter premonitório.

Podemos dizer que somente a partir do ano de 1900 que os sonhos passaram a ser estudados de uma forma mais científica e realista através da publicação do famoso livro “A interpretação dos sonhos” do psicanalista Sigmund Freud.

Apesar deste estudo mais científico a respeito dos sonhos, o caráter de previsão do futuro ainda é muito difundido dentre as religiões de fundamento judaico-cristã, sendo inclusive citada em textos sagrados como a Bíblia e na Torá (escritura sagrada do judaísmo).

Outro campo estudado em relação aos sonhos refere-se às etapas cerebrais de vigília e do sono. Este estudo chama-se onirologia e analisa os hormônios relacionados a cada etapa do sono, identificando as áreas cerebrais que foram ativadas ou desativadas durante um sonho.

Foi a partir disso que se identificou a fase do sono em que sonhamos, e isso só foi possível a partir de meados do século XX com o advento do eletroencefalograma. Chamado REM (Rapid Eye Movement) ou MOR (Movimento Ocular Rápido), esta etapa do sono consiste em uma alta atividade cerebral e é quando os sonhos ocorrem em maior intensidade.

Os sonhos e a psicanálise

Sigmund Freud causou uma verdadeira revolução no pensamento psicanalítico, e em relação aos sonhos não foi diferente. Pela primeira vez, a humanidade começa a encarar os sonhos e seus significados de uma forma mais realista, tendo como norte os processos que se dão entre consciente e subconsciente.

O pensamento Freudiano tem nos sonhos o resultado de cargas emocionais que o cérebro traduz em imagens, objetos e situações. Seria uma espécie de aviso, de comunicação entre o subconsciente e consciente sobre aspectos muitas vezes dolorosos que o cérebro evita processar de forma consciente.

Outro pensador que contribui bastante para trazer luz ao entendimento dos sonhos foi o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung. Ele é famoso pela criação de conceitos da psicologia como o inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade e complexo.

Para Jung, considerado o pai da psicologia analítica, os sonhos ultrapassam o sentido meramente informativo. Seria um meio que a mente encontra de organizar ideias, muitas vezes fantasiosas, com objetivo de elaborar um pensamento.

Independente do pensador acerca dos sonhos, a simbologia dos detalhes que nele se encontram são importantes para se entender seus avisos e significados, e a forma como cada indivíduo se relaciona com os símbolos de cada sonho é peça-chave para esse entendimento.

Como interpretar um sonho?

A interpretação dos sonhos necessariamente vem de encontro à relação do indivíduo com os objetos e símbolos encontrados em cada sonho específico.

Antes de qualquer tentativa de se desvendar o sentido de algum sonho, devemos levar em consideração nosso estado emocional atual. Também é de grande importância atentar-se aos detalhes tentando lembrar o máximo possível do sonho e, principalmente, os sentimentos e emoções que ele provocou.

Dessa forma, teremos condições de entender mais sobre algum sonho em específico, suas raízes emocionais e a razão pela qual o subconsciente se comunica através das imagens e situações que o sonho traz.

Tipos de interpretação dos sonhos

Pessoa com uma bola de cristal brilhante.

Antes de tentar interpretar um sonho, devemos saber diferenciar aqueles que foram resultados de fatores externos dos que possuem real significado. Durante o sono, sons ambientes podem influenciar o sonho, por exemplo.

O período da noite no qual ocorrem os sonhos mais significativos é entre 2 e 7 da manhã, onde a etapa REM ocorre com maior intensidade. São nestes sonhos que são encontrados os significados mais importantes e cada detalhe é essencial para a interpretação.

Dentre os tipos de interpretação dos sonhos, temos os do tipo factual, inspirador, de realização, reconciliação, de caráter compensatório, de aviso e precógnito. Acompanhe, a seguir, mais informações sobre cada tipo de interpretação dos sonhos.

Factual

Como o próprio nome já diz, o tipo factual de interpretação de sonhos vem de encontro com a afirmação de algum fato. Na visão de Jung, os sonhos factuais são mecanismos cerebrais com a intenção de criar ideias para enfrentamento de problemas ou situações do dia a dia.

Já Freud, tem esses sonhos como revelações de fatores suprimidos no subconsciente. Por esta razão, é importante a análise de cada mínimo detalhe que se possa lembrar do sonho.

Inspirador

Os sonhos inspiradores são como um norte para se seguir o melhor caminho ou tomar a melhor decisão, seja em relação ao trabalho, situações de vida e em relações.

Além do mais, esses sonhos são uma forma do subconsciente indicar o que fazer em determinado momento. Pode também ser fonte de criação de novas ideias que podem transformar a vida de um indivíduo.

Realização

Os sonhos de realização trazem um sentido de cumprimento daquilo que almejamos e que na prática ainda não conseguimos realizar. É uma forma de compensar as frustrações de empreendimentos mal sucedidos ou ainda não realizados.

Reconciliação

Não há ser humano sob a face da terra que não tenha se desentendido ou rompido relações com alguém. Sob esse prisma, o sonho de reconciliação traz à tona que tais rompimentos, de certa forma, incomodaram nosso subconsciente e agora, através de um sonho de reconciliação, busca amenizar as nossas desilusões perante alguém.

Compensatório

O tipo compensatório é muito similar ao sonho de realização. É uma forma de recompensa de algo que almejamos, seja em qual aspecto da vida for. É como se o subconsciente nos presenteasse com aquilo que sentimos falta ou há muito se almeja.

Aviso

Já os sonhos de aviso vêm como verdadeiros alertas sobre algum ponto específico em nossas vidas. Através de imagens, o subconsciente alerta sobre aquilo que pode causar mal, seja em situações profissionais, familiares e amorosas.

Geralmente, os sonhos de aviso são nítidos e organizados. Seus detalhes são fundamentais para entender a natureza do aviso e como evitar o perigo que pode se aproximar. Inclusive, é de vital importância a análise do sonho levando-se em consideração os mínimos detalhes que se possa lembrar. Dessa forma, a natureza do aviso ficará mais clara, o que irá facilitar o seu entendimento.

Precógnito

O sonho precógnito não é necessariamente uma previsão do futuro, mas sim de coisas ou fatos que acreditamos de forma inconsciente que irão acontecer.

Este sonho vem muito de encontro aos nossos medos sobre o futuro e, se for ruim, deve-se prestar muita atenção aos detalhes para que se possa amenizar medos específicos. Se for um sonho bom, é um indicativo que está tomando as decisões e atitudes corretas.

Diferentes significados dos sonhos

Bebê engatinhando.

Os sonhos são experiências individuais e não há fórmula para a sua interpretação. Devido a subjetividade do subconsciente humano, as teorias sobre suas simbologias são apenas um guia para as interpretações. Cabe ao indivíduo sonhador buscar em si mesmo os significados, levando sempre em conta a relação deles com suas emoções mais profundas.

Atente-se aos detalhes de cada sonho e quais emoções eles te causaram. Assim, você poderá entendê-los melhor. Confira a seguir os possíveis significados de sonhos que são comumente relatados, desde sonhar com aranha, com bebê e com bicicleta até sonhar com sangue, sapo e com traição.

Significado de sonhar com aranha

Tem-se na aranha uma simbologia de poder feminino. Também traz um senso maternal e sonhar com aranha está relacionado com inseguranças que podem estar prejudicando alguma área de sua vida.

Por outro lado, a aranha pode representar um poderoso aviso sobre comportamentos autodestrutivos. Os significados de sonhar com aranha podem variar de acordo com os detalhes do animal, como tamanho e cor, assim como se foi atacado por ela e qual parte do corpo foi picada.

Significado de sonhar com bebê

Sonhar com bebê não é necessariamente um aviso sobre maternidade e seus significados podem ser complexos e bem variados, portanto, atenha-se aos detalhes específicos do sonho. De um modo geral, sonhar com bebê traz um sentido de pureza, renovação da vida e alegria de viver.

Pode ser um indicativo também de que novas ideias precisam de atenção, assim como um bebê precisa de cuidados. Para além, vulnerabilidade é ainda uma representação desse sonho num sentido de ingenuidade e inocência que a figura do bebê representa.

Significado de sonhar com bicicleta

Sonhar com bicicleta traz um forte sentido de liberdade e equilíbrio. Sinaliza que você está satisfeito com o rumo tomado por sua vida e que, com esforço e equilíbrio, irá alcançar seus objetivos. Pode simbolizar também que há necessidade de equalizar certas coisas em sua vida em prol de planos e empreendimentos futuros.

Novamente, ressalta-se a necessidade de se atentar aos detalhes do sonho, pois isto irá implicar no real sentido do mesmo. Se, por exemplo, você sonhar que andava de bicicleta, mas olhando para trás, sinaliza que algo do passado ainda prende sua atenção e te impede de seguir adiante.

Significado de sonhar com cabelo

De uma maneira generalizada, sonhar com cabelos tem a ver com questões ligadas à saúde. A natureza do aviso varia bastante levando-se em consideração seus detalhes. Se sonhou que seus cabelos caíam ou estavam ralos, pode ser um aviso de problemas de saúde a curto prazo.

Mas se sonhou com cabelos volumosos e abundantes, sinaliza vigor de saúde física. A variação do estilo de cabelo e penteado também influenciam no significado e podem trazer avisos em áreas como a vida afetiva, por exemplo.

Significado de sonhar com cachorro

Ver a imagem de um cachorro em um sonho simboliza lealdade, proteção e amizade. Indica também boas perspectivas no campo social e afetivo, além de fortes amizades.

Sonhar com cachorro traz um sentido muito positivo, mas as variações do sonho podem trazer valiosos alertas quanto a falta de cuidado perante entes queridos e até mesmo falsidade em amizades que você considera verdadeiras.

Significado de sonhar com casamento

Sonhar com a união de duas pessoas sinaliza mudanças e que uma nova fase de sua vida se aproxima. Talvez seja hora de você se comprometer em algum projeto ou meta e o sonho vem como aviso para isso.

Essas mudanças, representadas no sonho com casamento, podem ser ruins e isso dependerá dos detalhes de como se deu o sonho. Pode indicar também que há uma necessidade de se equalizar questões antagônicas que porventura existem na sua vida. Nesse caso, o matrimônio do sonho representa a junção de duas partes em harmonia, em algum aspecto específico de sua vida.

Significado de sonhar com carro

Ver um carro em sonho, geralmente, refere-se à tomada de decisões e definição de objetivos. O senso de liberdade, controle e velocidade que o carro carrega devem ser levados em consideração na interpretação do sonho.

Dependendo do contexto e dos detalhes do sonho, pode significar falta de atitude em relação a empreendimentos, relacionamentos e objetivos buscados. Busque relembrar como se deu esse sonho, seus detalhes e a forma como você interagiu com o carro no sonho.

Significado de sonhar com cobra

Sonhar com cobra é um forte alerta para várias questões da vida, seja em qual área for. De um modo geral, sonhar com esse animal de forte simbolismo traz avisos urgentes e seus significados vão variar bastante de acordo com os detalhes do sonho.

Se sonhar que foi atacado por cobra, o local onde ocorreu a picada pode ser a pista para entender seu sentido. Se no sonho você foi picado na boca, por exemplo, sinaliza que você deve prestar atenção quanto a forma que tem se comunicado.

Por mais que possa parecer negativo, sonhar com cobra também pode sinalizar coisas boas. A cobra também é sinônimo de renovação e de saúde, sendo inclusive um dos símbolos da medicina.

Significado de sonhar com confusão

Sonhar com confusão pode ser desagradável e, de um modo geral, não é um bom sinal. O ato de brigar traz sentimentos negativos de raiva, mágoa, competição e incompreensão. Sinaliza que alguns desses sentimentos necessitam mais de sua atenção.

Por outro lado, esse sonho pode ter um sentido mais positivo, sendo um alerta do subconsciente quanto ao desenvolvimento pessoal e ego. Talvez seja o momento de repensar os rumos tomados e o sonho com confusão vem nesse sentido.

As variações dos detalhes e do contexto do sonho irão ditar seus significados, portanto, fique atento e tente lembrar de tudo.

Significado de sonhar com criança

Sonhar com criança, de um modo geral, tem um significado otimista, sendo relacionado às boas perspectivas sobre o presente. A figura da criança, em sua representação de esperança, alegria e pureza, também pode ser interpretada com bons olhos no que se refere ao futuro próximo.

Esse sonho é repleto de significados mais específicos, variando de acordo com cada pessoa e situação retratada no sonho. Sonhar com criança diz muito sobre maturidade e desenvolvimento pessoal, sendo assim, é importante prestar atenção em como você tem lidado com seus valores e vivências pessoais.

Significado de sonhar com dente

Existe uma infinidade de interpretações sobre sonhar com dente, sendo considerado um dos tipos de sonho que mais possui significados. De um modo positivo, pode-se relacionar à beleza e autoestima. Boas sensações e alegria de viver também são características positivas de se sonhar com dente.

Sob uma visão não tão positiva, sonhar com dente pode estar relacionado a problemas de saúde, assim como necessidade de amadurecimento e crescimento em alguma área de sua vida.

Significado de sonhar com dinheiro

Sonhar com dinheiro é sinal de bons presságios, pois algo bom irá chegar a você. Seja um objetivo a ser alcançado, um ganho financeiro ou melhoria profissional.

Por outro lado, sonhar com dinheiro pode indicar necessidade de cautela quanto à forma com que se tem lidado com a questão financeira. Tanto o lado positivo quanto o negativo de sonhar com dinheiro devem ser interpretados, levando-se em conta os detalhes do sonho e o contexto de vida de quem sonhou.

Significado de sonhar com escorpião

Sonhar com escorpião não é um bom sinal. Esse é um animal traiçoeiro, sua picada é extremamente dolorosa e, neste sentido, sonhar com esse animal pode ser um aviso sobre uma traição que lhe causará muita dor.

Outro aspecto importante sobre esse sonho é quanto a sentimentos internalizados, pois o escorpião traz também um sentido de reflexão sobre sentimentos profundos e negativos que possam atrapalhar a evolução de um indivíduo.

O sentido de autoproteção também é uma das características que este sonho carrega e pode ser um aviso para o sonhador ficar atento e se proteger de algo que lhe fará mal.

Significado de sonhar com famoso

Sonhar com famoso tem uma forte referência ao reconhecimento profissional. É considerado um bom presságio e indica crescimento em curto espaço de tempo.

Sinaliza também que suas qualidades têm chamado a atenção de pessoas a sua volta de uma maneira inspiradora. Seus esforços estão sendo reconhecidos e não serão em vão. Sonhar com famoso também traz um senso de responsabilidade pois, como uma celebridade, seu exemplo pode influenciar pessoas de seu convívio.

Significado de sonhar com fezes

Apesar de parecer desagradável, sonhar com fezes de um modo geral traz bons significados. É considerado um sonho que traz boa sorte e abundância para o futuro.

Por outro lado, pode significar que existem coisas que precisam ser eliminadas. Assim como o organismo elimina as fezes, há algo internalizado que necessita ser retirado de sua vida. Outro aviso que esse sonho pode carregar se refere a tudo aquilo que de alguma forma rejeitamos, mas que precisamos encarar.

Significado de sonhar com fuga

Sonhar com fuga é um alerta bem claro sobre situações difíceis que não conseguimos lidar. De uma forma não consciente, a mente alerta com esse sonho que existem questões que necessitam ser enfrentadas.

Muitas vezes, passamos por problemas de tamanha complexidade e magnitude que simplesmente evitamos até de pensar a respeito. Faça uma análise geral de como anda a sua vida e se alguma questão séria ou grave necessita ser enfrentada e resolvida.

Significado de sonhar com gato

Sonhar com gato pode ter referência sobre o atual estado emocional do sonhador, sendo interpretado como sinal de insegurança e ansiedade. Desconfiança quanto a pessoas de sua estima é outra interpretação de um sonho desse tipo. Uma inquietação, reflexo do medo de se estar sem ação perante sua vida, é mais uma simbologia possível.

Significado de sonhar com gravidez

Sonhar com gravidez muitas vezes não é necessariamente um presságio de algum nascimento na família ou em seu círculo social mais próximo. Esse sonho é sinal que boas e grandiosas mudanças estão a caminho.

Assim como o bebê representa o novo, esse sonho traz um sentido de renovação e expectativas bastante positivas.

Significado de sonhar com jacaré

A simbologia acerca de jacaré em sonho pode ser positiva ou negativa, de acordo com o contexto. De um modo geral, refere-se à dificuldade de lidar com pessoas ou até mesmo um sinal de que é necessário cuidado com as pessoas a sua volta.

Por outro lado, o jacaré também pode ser interpretado como sinal de força, fertilidade, sobrevivência e, dependendo dos detalhes do sonho, pode ser sinal de que irá conseguir superar problemas futuros em sua vida.

Significado de sonhar com morte

Apesar de ser a única certeza da vida, a morte assusta. Quando encontrada em sonho, pode ser aterrorizante. Mas, se teve um sonho assim, fique tranquilo, pois a simbologia também pode ser positiva.

Sonhar com morte pode representar que algo internalizado foi resolvido e morreu. Pode indicar também que você necessita “matar” algum sentimento que de alguma forma lhe causa mal. Outra interpretação sobre sonhar com morte pode ter a ver com a necessidade de fechar algum ciclo e seguir adiante.

Significado de sonhar com peixe

Tendo forte simbolismo quanto aos aspectos sentimentais do ser, o peixe traz um sentido de expressão dos mais profundos sentimentos. Aquilo que estava internalizado surge e faz necessário que seja processado.

De um modo geral, sonhar com peixe demonstra que o indivíduo está conseguindo entrar em contato com suas próprias emoções ou então que alguma delas necessita ser mais trabalhada.

Significado de sonhar com piolho

A primeira coisa que vem à mente quando se trata de piolho é o incômodo que este parasita causa. Sonhar com piolho é um aviso para se repensar sobre os papéis que as pessoas próximas exercem em sua vida. Assim como o piolho incomoda, o sonho alerta que há algo fora do lugar no quesito relações e isso precisa ser repensado.

O sentido positivo de se sonhar com piolhos ocorre quando, no sonho, você se livra deles. Isso simboliza que você terá capacidade de se livrar de relações que te causam mal, mas que de forma consciente você não percebe.

Significado de sonhar com queda

Sentimento de vulnerabilidade e desamparo é o significado geral de um sonho com queda. Indica que você, inconscientemente, encontra-se em uma situação complicada de se lidar. Seja em qual for a área de sua vida, algo lhe incomoda e traz insegurança.

Decepções em relação a alguma pessoa, perda de confiança em algum projeto ou até mesmo algum ideal consolidado podem ser outras interpretações deste sonho. Seus significados mais específicos vão variar de acordo com a forma que se deu a queda no sonho, assim como seus detalhes.

Significado de sonhar com sangue

Sem sangue, não há vida. Devido a sua importância, sonhar com sangue merece uma atenção especial. A natureza do aviso é forte e os detalhes não devem ser desprezados. Se, por exemplo, sonhar que está sangrando, isso sinaliza que você deve evitar conflitos com pessoas de seu convívio.

Da mesma forma, o sangue pode ser considerado símbolo de sacrifício. Então, um sonho com sangue pode indicar que serão necessários muitos esforços para se conquistar algo ou superar algum momento de sua vida.

Significado de sonhar com sapo

Sonhar com sapo é uma referência da relação entre razão e emoção. A ambiguidade de ambientes onde o sapo vive (terrestre e aquático) traz uma reflexão sobre a forma como somos divididos entre as nossas emoções e os aspectos mais racionais da existência.

Outra interpretação vem de encontro ao caráter mutável que o sapo carrega. Assim, transformações poderão acontecer na sua vida.

Significado de sonhar com traição

A traição por si só já é uma experiência traumática ao ser humano e sonhar com isso simboliza, de um modo geral, experiências traumáticas sendo extravasadas pelo subconsciente. Por mais que possa gerar desconfianças perante as pessoas de nosso convívio, sonhar com traição refere-se mais a nós mesmos do que aos outros.

Há alguma emoção internalizada que necessita de atenção. Pode ainda ser um sinal de problemas de autoestima e que, de alguma forma, o sonhador tem traído sua própria essência.

Outras informações sobre os sonhos

Mulher dormindo na cama.

O fascínio que o sonho causa no ser humano resulta em uma infinidade de curiosidades e detalhes não tão conhecidos sobre eles. A ciência moderna tem cada vez mais dedicado estudos específicos acerca dos sonhos, o que aumenta ainda mais o interesse sobre o assunto.

A seguir, veremos, por exemplo, se as pessoas sonham todas as noites e se sonhar é exclusividade dos seres humanos. Veja também se os sonhos acontecem em qualquer fase do sono, quais são os fatores que podem influenciá-los e algumas dicas para se lembrar mais de cada sonho.

As pessoas sonham toda noite?

Independente da idade, uma coisa é certa: Todos os seres humanos sonham. A maior parte deles ocorre na fase REM, onde há uma intensa atividade cerebral e relaxamento completo do corpo.

Levando-se em conta que temos de cinco a seis ciclos de sono, formados pelas fases 1, 2, 3 e sono REM, acredita-se que, em média, o ser humano sonha 05 ou 06 vezes por noite.

Sonhar é uma exclusividade dos seres humanos?

A neurociência cada vez mais estuda os mecanismos dos sonhos e comprovou-se que eles não são exclusividade dos seres humanos. Aves e outros mamíferos também passam pela fase REM durante o sono, o que indica que também são capazes de sonhar.

Acredita-se que é através do sono que experiências vividas durante o dia são processadas, gerando memórias e treinando o cérebro a absorver o que foi experimentado ao longo do dia. Nos animais, o sonho possivelmente tem esta função cerebral.

Os sonhos acontecem em qualquer fase do sono?

O sono se divide em 5 diferentes etapas distintas. Essas 5 etapas juntas são chamadas de ciclo de sono e é repetida cerca de 5 vezes por noite.

Na primeira fase, o sono é mais leve e podemos ser acordados facilmente. É onde se iniciam as primeiras sensações do sono. Na sequência, ocorre uma redução de batimentos cardíacos e da temperatura do corpo. Trata-se da segunda etapa do ciclo do sono, dura de 5 a 15 minutos e é onde os músculos relaxam e torna-se difícil de acordar a pessoa.

A terceira etapa consiste em um aprofundamento maior e, na quarta etapa, o indivíduo encontra-se em completo relaxamento muscular. Nessa, atingimos o sono profundo. Depois disso, a pessoa retorna à etapa 3, depois à etapa 2 e então adentra a fase REM do sono.

Os sonhos podem ocorrer em todas as fases do ciclo de sono, mas as experiências mais significativas, as quais lembramos com maiores detalhes, ocorrem na fase REM.

Quais os fatores podem influenciar nos sonhos?

Partindo do pressuposto de que os sonhos têm um caráter subconsciente, o estado emocional influencia direta e intensamente sobre eles. Tudo aquilo que a mente tem dificuldade de processar de maneira consciente irá ditar a intensidade e o tipo de cada sonho.

Além disso, é senso comum que os sentidos sensoriais do corpo influenciam os sonhos como, por exemplo, barulhos e cheiros do ambiente em que dormimos, especialmente na etapa REM do sono, onde ocorrem maior parte dos sonhos. A oxigenação cerebral também pode influenciar nesse processo e varia de acordo com a posição em que se dorme.

Aconselha-se dormir em ambientes silenciosos, escuros e em posições que proporcionem boa respiração para, assim, permitir um relaxamento total durante o sono profundo.

Dicas para lembrar dos sonhos

Talvez mais importante do que o sonho em si, seja a capacidade de lembrar deles com detalhes, pois são neles que moram os importantes significados. Não há fórmula específica para se lembrar dos sonhos, porém, algumas dicas são valiosas.

Tente fazer anotações das memórias de algum sonho assim que acordar. As lembranças mais fortes e mais detalhadas geralmente ocorrem logo que acordamos e, ao longo do dia, gradualmente esquecemos grande parte. Ter o hábito de anotar tudo que se lembra sobre um sonho auxilia bastante na compreensão de seu significado.

Caso queira sonhar com algo em específico, a dica é se concentrar no assunto antes de dormir. Dessa forma, o subconsciente é sugestionado a sonhar sobre determinado tema. Outra sugestão é tentar acordar o mais naturalmente possível. Assim, o ciclo do sono não é interrompido, o que ajuda a ter mais nitidez sobre o que foi sonhado.

Como os sonhos podem refletir nossos sentimentos?

Mulher de braços abertos no meio de uma rua - liberdade.

Tratando-se de sonhos ainda há muito a ser descoberto. Por milênios, a humanidade cultua o mundo dos sonhos, mas é recente a postura mais séria da comunidade científica a respeito deles e de que forma contribuem para importantes processos cerebrais.

Quanto aos seus significados, cada vez mais a humanidade caminha para uma visão difundida de que os sonhos, na realidade, são uma espécie de estrada ou caminho que liga o consciente ao subconsciente.

Ao longo de nossa vida, somos bombardeados por informações sobre as mais variadas formas sensoriais, e o processamento das mesmas é feito através dos sonhos.

Nossos medos, inseguranças, propósitos de vida, relação com outros indivíduos e até mesmo nossas alegrias e desejos ocultos são transmitidos para a mente consciente através dos sonhos. É a forma que o cérebro encontra de tentar resolver assuntos, sentimentos e questões mais intimistas, trazendo à tona tudo aquilo que, por algum motivo, permaneceu escondido em nosso subconsciente.

A experiência dos sonhos, antes de tudo, é uma viagem de autoconhecimento, uma janela para dentro de si mesmo. Seja qual for o sonho que você teve, busque lembrar os pequenos e estranhos detalhes e faça uma reflexão de como aquilo se relaciona ou se aplica ao seu atual contexto de vida.

Autor deste artigo

Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!

Palavras-chave relacionadas


animais objetos ações pessoas

Artigos relacionados


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação: significado, pessoas, celebridade e mais!

Sonhar com excitação indica mudanças que o sonhador precisa fazer em sua vida. Para saber mais e conhecer todas as revelações, clique aqui!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!