Pau Santo: como usar, benefícios, composição, história e mais!

Pau Santo: como usar, benefícios, composição, história e mais!

Saiba tudo sobre a madeira conhecida como Pau Santo e seus benefícios, como purificador energético, afrodisíaco, anti-estresse e muito mais!


Para que serve o Pau Santo?

palo santo

Extraída da árvore Bursera Graveolens, considerada uma das plantas mais aromáticas da natureza, a madeira do Pau Santo, ou Palo Santo em espanhol, é utilizada há milênios pelos povos de raiz Inca da América Latina.

Seu incrível aroma o tornou muito empregado como incenso natural e os componentes químicos, encontrados nesta planta, possuem diversas propriedades medicinais.

Entenda, neste artigo, mais sobre o pau santo, quais são seus componentes químicos e os benefícios de sua utilização. Veja também as formas de utilização e seu uso pode causar algum mal.

Entendendo melhor o Pau Santo

palo santo

De aroma marcante e característico, o Pau Santo tem ganhado bastante popularidade tanto para uso como incenso quanto em forma de óleo essencial na aromaterapia e em tratamentos terapêuticos. Saiba, a seguir, como é a árvore da qual é extraído o pau santo, como ele é feito e qual é a sua história.

Árvore

Medindo por volta de 18 metros de altura, a Bursea Graveolens é nativa do Equador, Bolívia, Peru e parte do Mato Grosso. Sua copa alongada, é formada por folhas pequenas de coloração verde escura e suas flores são brancas possuindo 5 pétalas. A floração ocorre nos meses de dezembro a fevereiro e seus frutos (pequenos filamentos secos que envolvem as sementes) amadurecem em julho.

A madeira da Bursea Graveolens é bastante dura sendo empregada na fabricação de peças que demandam alta resistência. É dessa madeira que se extrai o guaiacol, um óleo essencial de forte aroma utilizado na fabricação de perfumes e também em uso medicinal.

Como é feito

A extração do Pau Santo ocorre após a árvore morrer, o que torna o processo sustentável e não agressivo à natureza. Para se obter um Pau Santo de qualidade é necessário extrair a madeira de troncos que já tenham morrido e que permaneceram de 3 a 6 anos curando na natureza.

Em sua forma de incenso são utilizadas pequenas lascas da própria madeira, queimando e deixando em brasa uma das pontas. Já o óleo essencial, é extraído da madeira e utilizado em massagens e demais tratamentos que a aromaterapia abrange.

História

Acredita-se que o primeiro uso do Pau Santo foi feito por civilizações sul-americanas nativas. Tais civilizações de regiões do Equador, Peru, Bolívia e parte do Brasil, descobriram essa madeira de aroma relaxante e suave passando a utilizá-la em cerimônias religiosas.

Para os povos Incas, a fumaça do Pau Santo afastava maus espíritos e energia negativas. Era utilizada para defumação de guerreiros antes das batalhas e para limpeza energética das tribos.

Existem indícios de que o Pau Santo também era utilizado pela cultura indiana em cerimônias de casamento e alguns povos daquela região ainda possuem a tradição que o casal recém-unido deve plantar uma árvore dessa para atrair boas energias.

Componentes químicos do Pau Santo

palo santo

A característica relaxante e terapêutica do Pau Santo está relacionada à grande quantidade de limoneno, terpineol e menthofuran encontrados na planta. Confira a seguir o que cada uma dessas substâncias proporciona ao corpo humano e porque elas fazem essa planta ser tão especial e procurada.

Limoneno

O Limoneno é uma substância química orgânica e atribui-se a ela, o aroma característico das frutas cítricas, onde é encontrada em grande quantidade.

As propriedades terapêuticas do Limoneno são inúmeras como: ação antioxidante e anticancerígena, melhoria dos níveis de gordura no sangue, perda de peso e um poderoso antidepressivo.

Mais de 60% de Limoneno é encontrado no Pau Santo, seja em sua forma de óleo essencial ou da madeira em si, como incenso. É também atribuído ao Limoneno o poder de limpeza energética de ambientes e é considerado um estimulante e eficiente redutor da ansiedade.

Terpineol

Conhecido por seu poder antibacteriano, o Terpineol é bastante utilizado em tratamentos contra acne e demais infecções da pele.

Esta substância também combate fungos e vírus além de aumentar a imunidade através do fortalecimento dos glóbulos brancos. Outra propriedade terapêutica do Terpineol é a capacidade de inibição de processos inflamatórios do corpo humano.

Em sua forma de incenso é capaz de trazer equilíbrio a mente além de ser um tônico que aumenta a vitalidade e energia.

Menthofuran

O Menthofuran, última substância encontrada em maior quantidade no Pau Santo, é um poderoso descongestionante e também é utilizado como antiviral. Seu uso é também relacionado à melhoria do foco e concentração, auxiliando em uma maior clareza de pensamentos e tomadas de decisões.

Benefícios do Pau Santo

palo santo

Os benefícios do Pau Santo são inúmeros, pois ele é utilizado para limpeza energética, alívio do estresse e também como repelente natural contra insetos. Veja a seguir maiores detalhes sobre esses benefícios, assim como a utilização do Pau Santo como afrodisíaco e antidepressivo.

Limpeza energética

Acredita-se que o Pau Santo tem a capacidade de higienizar as energias dos ambientes e da aura do indivíduo. Para limpeza energética, o Pau Santo deve ser utilizado em sua forma de incenso, ou seja, queimando-se uma das pontas da lasca de sua madeira. Por ter uma queima lenta, deve-se continuar colocando fogo na madeira mantendo-a queimando por cerca de 30 segundos antes de apagar.

Uma vez liberando a fumaça da madeira, caminhe pelo ambiente que deseja purificar levando a fumaça a todos os cantos do ambiente. Mantenha pensamentos positivos e mentalize bons desejos. Para purificar a si mesmo repita o processo de queima e espalhe a fumaça dos pés à cabeça, permanecendo de pé durante o processo.

Caso a fumaça acabe durante a purificação, repita o processo de queima e continue a espalhar a fumaça. Ao terminar a purificação, coloque o Pau Santo em uma tigela de metal e deixe a brasa apagar naturalmente.

Alivia estresse

Por possuir grandes quantidades de Limoneno, Terpineol e Merthofuran, o Pau Santo tem um grande poder anti-estresse. Tais substâncias são conhecidas por auxiliar no aumento de foco mental tendo propriedades antidepressivas e relaxantes.

O uso do Pau Santo no combate ao estresse se mostra eficaz tanto no seu uso sob forma de óleo essencial quanto na forma de incenso através da queima das lascas da madeira.

Repelente natural

Tanto na forma de incenso quanto de óleo essencial, o Pau Santo é um excelente repelente natural. Isso se dá pela concentração de mais de 60% de Limoneno na composição de seu óleo essencial. Tal substância tem eficácia comprovada contra insetos sendo inclusive utilizada na fabricação de repelentes em escala industrial.

Afrodisíaco

Apresentado sob a forma de óleo essencial ou incenso, o Pau Santo tem o poder de diminuir tensões entre casais. Ao ser utilizado em momentos íntimos é um auxiliar poderoso para aumento da libido através do relaxamento e da sensação revigorante que seu aroma proporciona ao ambiente.

Além disso, o Pau Santo é capaz de dissipar energias densas que possam atrapalhar a interação do casal na hora do sexo.

Antidepressivo

O aroma peculiar do Pau Santo, por si só, já é um grande auxiliar para a melhoria do bem-estar físico e mental. Além disso, a combinação de Limoneno, Terpineol e Merthofuran age de forma surpreendente contra os sintomas físicos e mentais que a depressão acarreta. Isso se dá pelas propriedades encontradas nessas 3 substâncias que tornam o Pau Santo tão especial e eficaz.

Vale também ressaltar que em muitos casos os processos depressivos são originários de desequilíbrios energéticos em ambientes e na aura do indivíduo. Desta forma, ao ser utilizado como purificador energético, o Pau Santo pode ser um grande aliado no combate às causas de diversos tipos de depressão.

Como usar o Pau Santo

A utilização do Pau Santo pode ser sob a forma de incenso ou através de seu óleo essencial. A forma mais popular de sua utilização é queimando diretamente as lascas de sua madeira. Por ser totalmente natural, a queima da madeira se dá de forma lenta.

Deve-se queimar uma das pontas da lasca do Pau Santo até que se forme uma brasa e, depois disso, é necessário apagar o fogo, o que irá resultar em uma espessa e aromática fumaça. Recomenda-se espalhar essa fumaça por todo o ambiente procurando sempre mentalizar pensamentos positivos. As energias densas ou negativas irão se dissipar e o aroma do Pau Santo irá inundar o ambiente por várias horas.

Quanto ao uso sob forma de óleo essencial, deve-se buscar um produto de qualidade cuja extração tenha sido feita de forma correta. É importante lembrar que a qualidade dos óleos essenciais é diretamente relacionada à sua forma de extração, portanto busque adquirir um produto com certificação de qualidade.

Os benefícios da utilização do óleo essencial de Pau Santo são diversos e vão desde alívio de problemas respiratórios sob a forma de inalação até o uso em banhos de assento para tratar ou prevenir infecções dos canais urinários.

O Pau Santo pode fazer mal?

palo santo

De um modo geral, a utilização do Pau Santo não traz malefício algum ao indivíduo, porém alguns cuidados devem ser tomados. Se você tiver problemas de ordem respiratória, evite a utilização do Pau Santo sob a forma de incenso ou inalação, e opte pela utilização sob a forma de óleo essencial.

Verifique se não ocorre nenhuma reação alérgica e tenha sempre o cuidado de buscar produtos de boa procedência, mesmo que isso signifique pagar um preço um pouco mais caro pelo produto.

Ao utilizar o Pau Santo tenha sempre em mente que este verdadeiro milagre sob a forma de madeira, é utilizado por milênios e por povos de rica cultura espiritual como os Incas.

Seja para aliviar dores físicas, como repelente, afrodisíaco ou para limpeza energética, há nesta madeira milagrosa um dos grandes presentes da natureza para a humanidade.

Autor deste artigo

Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia cultura terapias

Artigos relacionados


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!