A lua ideal para cortar o cabelo: veja a influência das fases e mais!

A lua ideal para cortar o cabelo: veja a influência das fases e mais!

Quer saber qual é a melhor fase da lua para cortar o cabelo? Aprenda neste artigo como aproveitar a influência desse satélite no cuidado com os seus fios!


O que as fases da lua tem a ver com cortar o cabelo?

Imagem de cabelo ruivo sendo cortado

A lua é um satélite que tem um grande poder sobre a Terra, pois devido a sua força gravitacional, é possível afetar as marés, a agricultura e até mesmo nós seres humanos, que somos compostos por cerca de 70% de água. É aí que as fases da lua podem atuar sobre o corte ou os cuidados com os nossos cabelos.

Muitas pessoas não acreditam, por exemplo, que a lua crescente auxilia no crescimento do cabelo e muito menos que a lua cheia pode trazer brilho e volume para os fios, porém, apesar de não ter um estudo que comprove sua influência. As fases da lua podem atuar, sim, para que suas madeixas fiquem mais saudáveis e cheias de vida.

Neste artigo, você verá como utilizar da melhor forma o calendário lunar no cuidado com o seu cabelo e o momento certo para fazer algum procedimento capilar. Continue lendo para saber mais.

A influência da lua no cuidado com o cabelo

Imagem de fases da lua

A lua possui uma forte influência no cuidado com o cabelo, devido ao efeito gravitacional sob a Terra. A seguir, será abordado de forma mais aprofundada como as fases da lua podem afetar diretamente no cumprimento, no brilho e maciez e até mesmo influenciar no uso de produtos para o seu cabelo. Confira.

No cumprimento

A fase da lua que pode atuar no cumprimento dos seus fios é a lua crescente, pois como o nome já diz, ela auxilia no crescimento do cabelo. Portanto, é o período mais apropriado para realizar algum procedimento específico, como por exemplo, fazer uma transição capilar ou caso você queira tirar alguma química, pois os fios tendem a crescer rápido.

Além disso, se você utiliza o cronograma capilar, vale a pena fazer tratamentos que são focados em fortalecimento, para ajudar o seu cabelo a crescer forte e saudável.

No volume

Para dar volume aos seus fios, a fase da lua cheia pode ser um ótimo momento para que você trate o seu cabelo com produtos que ajudarão a revitalizar e aumentar a massa capilar, pois nessa fase a absorção de produtos de nutrição e hidratação são maiores e mais potentes para o seus fios.

Para quem é adepto do cronograma capilar, a Lua cheia pode ser uma excelente fase para recuperar o cabelo, caso esteja danificado ou fazer uma técnica nova, já que os fios ficam mais resistentes a produtos químicos.

No brilho e maciez

Se os seus cabelos estão sem vida e opacos, a fase da lua nova é a fase perfeita para realizar tratamentos que vão deixar o seu cabelo com mais brilho e maciez. Esse período é ótimo para fazer hidratações que promovem força, reparação e renovação capilar. Além disso, caso você queira mudar a cor dos seus fios, essa época favorece a transformação.

Na saúde do cabelo

Para manter a saúde do seu cabelo em dia, a lua minguante é um bom momento para cuidar das suas madeixas. Esse período é ótimo para fazer algum tratamento que trará um resultado mais prolongado, como, por exemplo, se você deseja pintar o seu cabelo ou utilizar algum produto para permanecer mais tempo no seu cabelo.

No uso de produtos

As fases da lua podem influenciar diretamente no uso de produtos, pois dependerá do efeito que você deseja para o seu cabelo. Caso o seu objetivo seja deixar crescer os fios, a lua crescente é o período propício para utilizar produtos que aceleram o crescimento do cabelo. Já para dar volume, a lua cheia potencializará qualquer tratamento para esse fim.

No entanto, se a sua vontade for de transformar o seu visual, mas sem danificar os seus cabelos, a lua nova é um período excelente para isso. Porém, se você quer apenas manter os seus fios alinhados e sem grandes mudanças, a lua minguante é uma boa fase para fazer tratamentos que terão um efeito mais duradouro.

O efeito das fases da lua no corte de cabelo

Imagem de fases da lua

É muito comum olhar no calendário para saber em qual fase da lua estamos para realizar um corte, pois se você deseja deixar o seu cabelo crescer é indicado cortar em uma determinada fase. Já se você quer fazer um corte para mudar radicalmente, é importante se programar. Confira a seguir qual lua é mais indicada no corte do cabelo e qual o efeito irá trazer para os seus fios.

Lua nova

Se o seu objetivo é fazer uma transformação radical, a lua nova é a melhor fase para cortar os cabelos, pois garante que seus fios cresçam mais saudáveis e macios. Caso o seu cabelo esteja ralo, muito fino ou caindo demais, cortar o cabelo nessa época é ideal para fortalecer o bulbo capilar e assim surgir fios novos mais fortes.

Lua crescente

Se você está com projeto de deixar o seu cabelo crescer e de forma rápida, a lua crescente é a mais indicada, pois cortar o cabelo nesse período irá acelerar o crescimento. Além disso, caso você queira fazer um corte diferente e porventura não gostar, não tem problema, já que o seu cabelo tende a crescer mais rápido.

Lua cheia

A lua cheia é a fase propícia se você quer ter cabelos mais volumosos e encorpados. Caso a sua juba esteja rala e sem vida, aproveite esse momento para ir ao salão e fazer um bom corte. Assim, os seus fios irão crescer mais grossos e brilhosos. Contudo, se você não se sentir à vontade para ter cabelos mais cheios, sugiro que se programe melhor.

Lua minguante

A sua intenção é reduzir o volume do seu cabelo? Então a fase da lua minguante é o momento certo para fazer um corte, pois dará o efeito de que o seu cabelo está mais fino e com pouco volume. Além disso, nessa fase a tendência é que o seu corte dure muito mais tempo, pois retarda o crescimento do seu cabelo.

A melhor lua para cada efeito desejado

Homem cortando cabelo comprido

Para que você tenha o efeito desejado no seu cabelo é preciso saber qual a melhor fase da lua para se programar e ir ao salão sem medo do resultado. A seguir, você verá qual é o melhor momento para fazer uma mudança no visual ou não fazer grandes mudanças, mas sem deixar os cuidados com o seu cabelo de lado. Continue a leitura.

Mudar completamente o visual

A lua nova com certeza é a melhor fase para mudar completamente o visual, pois, é nessa época que geralmente você se sente mais empolgado para iniciar algo novo na sua vida e, com a aparência dos seus cabelos não é diferente.

Se você quiser cortar, pintar ou fazer qualquer outro procedimento, saiba que as suas madeixas ficarão mais sedosas, saudáveis e essa lua auxiliará no crescimento deixando o seu cabelo mais resistente.

Crescimento e vida para o cabelo

Pensando em crescimento e vida para o cabelo, a melhor fase, sem dúvidas, é a lua crescente, pois se você apenas quer cortar as pontinhas para seus fios crescerem ainda mais ou quer o seu cabelo natural de volta. Esse é o momento ideal para recuperar os seus fios, pois com um bom corte poderá crescer mais forte e saudável.

Aposte também em tratamentos que ajudarão suas madeixas crescerem mais rápido, como é caso, do cronograma capilar. Porém, não é a fase correta, para fazer progressivas ou tintura, pois se o seu objetivo é que esses procedimentos durem mais, faça em outra fase lunar.

Volume e força para os fios

Se você deseja ter volume e força nos fios, a lua cheia é a mais apropriada, pois no período em que ela está mais evidente no céu ela traz mais força e brilhos para o seu cabelo. Sendo assim, se você quer ter uma juba mais volumosa e cheia de vida, vale a pena cortar o cabelo nessa fase.

Os tratamentos químicos também são uma boa pedida, pois devido à resistência que a lua cheia traz para os fios é possível fazer procedimentos mais ousados, é claro, desde que você faça todos os testes antes para não danificar seu cabelo.

Uma mudança tímida

A lua minguante é a fase mais indicada para apenas para fazer uma mudança tímida, ou seja, nada de fazer travessuras no seu cabelo, pois nesse período tende a ficar mais ralo e sem volume. No entanto, se você quiser colorir seus fios para durar mais tempo, é o momento certo.

Além disso, se você não pode ir sempre ao salão, mas percebeu que seu cabelo está caindo ou quer menos volume, cortar nessa fase poderá desacelerar o crescimento e deixará o seus fios mais leves e finos.

Qual é a melhor lua para cortar o cabelo?

Imagem da lua cheia

Como vimos neste artigo, cada fase da Lua pode trazer um efeito diferente para o seu cabelo. Portanto, a melhor lua para cortar o cabelo será definida por você, pois a sua escolha trará o resultado que você deseja para as suas madeixas.

Sendo assim, fique sempre atento ao calendário, para que você se programe quando quiser cortar ou fazer algum tratamento específico no seu cabelo, com o intuito de crescer, aumentar ou perder o volume, ou quem sabe, renovar completamente o seu visual.

Espero que este artigo tenha te ajudado a esclarecer os efeitos da lua sobre o seu cabelo e que, de agora em diante, você faça a melhor escolha para ter o resultado que realmente espera. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou apenas esquecido, consulte sempre esse texto para nunca mais errar com os cuidados dos seus fios.

Autor deste artigo

Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.