Qual o significado espiritual do rato? Confira este e outros mais!

Qual o significado espiritual do rato? Confira este e outros mais!

Ratos são animais que causam diferentes sentimentos nas pessoas. Descubra neste artigo o que este animal significa quando se trata de espiritualidade!


Conheça o que representa o animal rato!

Rato.

O rato é um animal que tem convivido em grande parte junto aos humanos. Apesar de ser pequeno e esguio, ele é um animal criativo, independente e capaz de sobreviver até mesmo nos mais difíceis ambientes, adaptando-se a ele.

Por isso, o simbolismo e os significados do rato estão ligados ao poder de alcançar qualquer coisa na vida, independentemente de quão pequeno você pode se sentir. No entanto, é importante se lembrar de que nem tudo é positivo quando se trata do significado dos ratos: em muitas culturas, os ratos assumem não somente características positivas, mas também negativas.

Por exemplo, em algumas culturas, o rato é um símbolo de doença em sujeira, ao passo em que, em outras, ele é considerado um mensageiro entre o Céu e a Terra. Devido a estas diferentes concepções sobre este pequeno roedor, este artigo apresenta uma visão geral sobre estes belos animais, resgatando seus significados ao redor do mundo. Confira!

Principais significados do rato

Rato na natureza.

Uma vez que o significado do rato varia de cultura a cultura, apresentamos, neste momento inicial do nosso artigo, seus principais significados ao redor do mundo. Partindo do significado espiritual do rato, passamos pelo seu simbolismo na Bíblia, no Xamanismo, estendendo-os para os âmbitos do animal espiritual e do animal totem. Entenda mais sobre este fascinante bichinho a seguir!

Significado espiritual do rato

O significado espiritual do rato está associado à adaptabilidade e à flexibilidade. Uma vez que eles são presas de muitos predadores, precisam aprender a reconhecer os perigos facilmente para poderem sobreviver.

Por isso, os ratos podem aparecer como um sinal de que você deve prender a se adaptar às crises, em vez de esperar que sejam as circunstâncias externas que se adequem para você. O rato também está associado aos novos começos e a uma mensagem trazida pelo divino.

Além disso, o rato também mostra que você está olhando para os pequenos detalhes, mas se esqueceu de observar o todo.

Significado do rato na bíblia

Na Bíblia, o rato é visto como um animal imundo e impróprio para o consumo humano. Ele aparece em várias passagens bíblicas, como é o caso em Levítico 11:29, Isaías 66:17 e Samuel 6:4-5.

De maneira geral, a visão cristã sobre os ratos os concebe como pragas, como é o caso do que aconteceu quando Moisés prenunciou as pragas no Egito, quando os ratos destruíram os estiques de grãos e as casas de muitos cidadãos.

Devido à forte influência bíblica no mundo ocidental, muitas ideias que conhecemos sobre os ratos e seus significados são negativas. No entanto, vale lembrar que nem toda a cultura vê o rato como alto negativo. Os próprios egípcios, por exemplo, acreditavam que os ratos eram uma criatura divina que deveria ser respeitada.

Significado do rato no xamanismo

Quando se trata de Xamanismo, o rato é um símbolo de um ser capaz de muitas proezas, independentemente de seu tamanho. Por isso, esses animais são vistos como criaturas corajosas, ágeis e persistentes, que podem obter êxito em muitas áreas em que outros animais não conseguem.

O rato também simboliza uma visão um pouco limitada do mundo, baseada nos detalhes. Em alguns povos indígenas norte-americanos, eles simbolizam bruxaria ou representam um clã, como é caso do povo Hopi.

Rato como animal espiritual

Um rato se apresenta como animal espiritual para indicar que você deve repensar o modo como tem se comportado. Você está agindo de maneira arrogante ou centrado em si, de modo que este animal surge para equilibrar a sua vida com sua energia suave.

Ele também está associado a temas como fertilidade, servindo de prelúdio para a chegada de um bebê ou até para representar temas como prosperidade e abundância. Além disso, o rato como espírito animal pode surgir para aumentar suas habilidades criativas, te guiando no caminho rumo à inspiração e trazendo uma nova perspectiva.

Rato como animal totem

O rato como animal totem traz a habilidade de enxergar bem e prestar atenção, atentando para os detalhes de tudo o que o circunda. Por isso, pode descrever tudo o que acontece nos mínimos detalhes, tornando as pessoas com este animal espiritual capazes de recriar tudo com exímia habilidade. Além disso, o rato é ótimo para perceber o perigo.

Se o rato é o seu animal totem, você é alguém calmo, tímido e observador, porém agitado em seus próprios sentimentos. Por isso, você prefere se manter mais às escuras do anonimato do que se expor diretamente na luz. No entanto, haverá momentos em que procurará incessantemente por aventura e se lançará para explorar o mundo.

Mensagens espirituais do rato

Rato em caixa de papelão.

Como todo o animal, os ratos estão associados a energias específicas, muitas das quais podem estar disponíveis através de mensagens espirituais. Mas que mensagens são estas? Para entender melhor este tema e responder a esta pergunta, traremos, a seguir, os detalhes que você precisa para compreender a energia destes pequeninos seres. Acompanhe!

Capacidade de adaptação

Os ratos são animais que possuem uma capacidade de adaptação incrível. Por isso, eles podem surgir na sua vida para indicar que você possui dentro de si os recursos e a imaginação que precisa para encontrar uma solução para o dilema no qual tem vivido.

Por ser extremamente inteligente e trabalhador, o rato conseguirá enxergar bem o que acontece, de modo que ele poderá se projetar facilmente para bem longe de qualquer perigo que o assola. Se você está numa situação muito difícil de suportar e não encontra nenhuma saída para ela, trabalhe com a energia do rato, pois ele trará a solução que você tanto precisa.

Fertilidade

O rato é um grande símbolo da fertilidade, estando associado também ao potencial de reprodução. Isto ocorre porque uma fêmea é capaz de engravidar até 10 vezes ao ano. Por isso, estes roedores são considerados seres capazes de promover a fertilidade, já que podem produzir 140 filhotes ao longo de um ano.

Por isso, se você vê um rato, é possível que ele simbolize um período de fertilidade e abundância. Quando se trata de temas familiares, ele pode indicar, inclusive, a chegada de um bebê ou o início de uma fase mais próspera na sua vida.

Lembre-se de que a fertilidade do rato pode ser também simbólica, representando até o grande sucesso de um projeto ou uma recompensa financeira.

Conexão com a terra e o submundo

Uma vez que o rato é um animal que possui predominantemente hábitos noturnos e é capaz de cavar buracos na terra para fazê-los de lar, o rato estabelece, assim, uma conexão com a terra e o submundo. Por isso, os ratos são ligados ao ocultismo e, muitas vezes, com práticas como a bruxaria. Dependendo das suas crenças, a aparecimento de um rato pode trazer para você uma mensagem positiva ou negativa.

Independentemente da sua crença, no entanto, o rato simboliza uma conexão com a terra e seus ciclos. Por isso, é momento de se conectar com ela para alcançar centramento, calmaria e estabilidade.

Trabalho não recompensado

Os ratos possuem o hábito de correr de um lado para o outro, às vezes, sem nenhum motivo aparente. Por isso, eles trazem a mensagem de que você pode estar se esforçando demais e gastando seu tempo em uma atividade ou trabalho que não está te dando retorno.

Veja o aparecimento deste pequeno roedor como uma possibilidade, para que você esteja atento ao que acontece ao seu redor. Reflita sobre no que você está investindo seu tempo e sua energia e decida se é o momento de abandonar o barco e se dedicar a algo que traga mais resultados para si.

Cuidado com recursos e finanças

O rato também simboliza a necessidade de ter mais cuidado com os recursos e finanças. Em muitas tradições folclóricas, esses animais estão associados ao poder de armazenar o que precisa. Por isso, use as habilidades dos ratos para começar a armazenar dinheiro ou outros recursos que precisa, para que você não fique sem saída quando alguma coisa inesperada acontecer.

Além disso, ver um rato simboliza que você deve usar os recursos (alimentos, dinheiro etc.) de maneira consciente, para que não fique sem tê-los à mão quando precisar deles. Seja esperto e estratégico com o que gasta e consome, pois seus recursos não são infinitos. Caso contrário, você poderá passar por dificuldades no futuro.

Doenças e ameaças

Em muitas culturas, os ratos estão associados a sujeira, doenças e ameaças. De fato, eles podem proliferar muitas doenças, como é o caso da leptospirose, e, por isso, acabam sendo tão temidos. Por isso, quando um rato aparece, ele pode simbolizar doenças ou até mesmo morte, já que são transmissores de doenças perigosas.

Um sonho com um rato roendo uma roupa, por exemplo, simboliza morte, que pode ser interpretada tanto como morte física quanto morte metafórica. O rato também pode aparecer para mostrar que você está cultivando um hábito ruim que poderá atrapalhar a sua vida. Portanto, repense sua vida e veja do que você precisa se livrar para melhorá-la.

Outros significados do rato

Rato na natureza.

Para expandir mais o conhecimento sobre o simbolismo do rato, trazemos, nesta seção, outros significados deste pequenino animal. Nela, tocaremos em temas como o rato na Umbanda, no Hinduísmo, na cultura Oriental e em continentes como a África e a Europa.

Finalmente, concluímos com o significado de ratos em casa, sonhos e tatuagens com estes animais. Confira!

Rato na Umbanda

O significado do rato na Umbanda está associado à esperteza e à destreza, já que ele é um animal que consegue se mover rapidamente para escapar de inimigos e cumprir suas metas. Uma vez que o rato tem a habilidade de acumular alimentos para se manter, ele é um animal que simboliza sorte e riqueza.

Além disso, esses animais são ligados a temas como determinação, inocência, conservação e adaptação, atuando também como símbolos de fertilidade e limpeza energética. O rato também é um símbolo de impureza, por isso, esteja atento para outros sinais quando se encontrar com este roedor, pois, assim, você compreenderá sua mensagem.

Rato no Hinduísmo

No Hinduísmo, o rato, também chamado de Mushika ou Akhu, é o símbolo do ego e representa a mente com os seus desejos, seu orgulho e seu individualismo. O deus com cabeça de elefante, Ganesha, é comumente representado em cima de um rato justamente para representar o ego que foi conquistado e dominado.

Ganesha é o senhor do intelecto e, por isso, esta figura lembra que uma pessoa intelectual deve se manter sob controle, não deixando o seu ego interferir na clareza da mente, especialmente na tomada de decisões.

Rato na Cultura Oriental

No Oriente, os ratos simbolizam diversas áreas das relações humanas, podendo estar associado a virtudes ou a defeitos. Na China, o rato representa fertilidade devido à quantidade imensa de filhotes que uma mesma fêmea pode dar à luz durante um ano. Além disso, o rato é sinal de esperteza, fofura e inteligência.

Em períodos antigos, o rato era cultuado na China como uma divindade capaz de trazer sucesso e prosperidade para as pessoas. No horóscopo chinês, ele é um dos signos do zodíaco, mostrando uma pessoa criativa e que pode se adaptar facilmente às diversas circunstâncias da vida.

Rato na Cultura Africana

No continente africano, o rato é geralmente associado a um ser bobo e arrogante. Em um conto infantil, um rato é representado como um ser infantil, que pensa ser o mais poderoso animal da savana.

Nele, ele parte numa jornada para encontrar um elefante para provar suas habilidades e força, encontrando animais no caminho. Ao encontrar o elefante, o rato acha que o assustou, mas, na verdade, o elefante só ficou assustado devido às condições climáticas da savana.

No Egito, o rato simboliza destruição, já que ele costuma se alimentar de grãos e pães. Na Nigéria, um rato pode ou costuma ser utilizado em rituais para causar mal às pessoas.

Rato na Europa Medieval

Durante o período medieval, o rato era utilizado como uma cura para a calvície na Irlanda. Ele era considerado também um símbolo de bruxaria, ligado ao demônio e promovedor de pragas. Estava comumente associado à disseminação de doenças como a peste negra, que dizimou grande parte da população europeia.

Acreditava-se que os ratos eram animais familiares das bruxas, que concediam a ela poderes sobrenaturais em troca de serem alimentados com o sangue de sua dona.

Rato na Roma Antiga

Na Roma Antiga, os romanos eram muito fascinados pelos ratos e, por isso, era muito fácil de encontrar pequenas imagens deste pequeno animal por todo o mundo romano antigo. Elas eram utilizadas para proteger locais, especialmente aqueles em que a comida era armazenada, para impedir que esta fosse destruída por estes pequenos roedores famintos.

O poeta romano Ovídio também associava o deus Apolo à figura do rato, uma vez que ele era tido como o protetor das plantações, impedindo que estes animais as destruíssem.

Rato na Grécia Antiga

Para a mitologia grega, o rato era visto como um animal sagrado devido à sua habilidade de se adaptar às diferentes condições de vida. Além disso, ele era usado para compreender o clima, já que o seu aparecimento geralmente previa certas condições climáticas. Na Ilíada, um épico grego, existem referências ao rato como um símbolo do deus Apolo.

A associação dos ratos com Apolo ocorrem porque o deus, quando estava de mau humor, lançava uma praga com estes animais para destruir as plantações como uma forma de punição.

Significado de rato em casa

De maneira geral, quando ratos aparecem em casa, este não é um bom sinal. Eles surgem para indicar que existe muita desorganização ou uma mudança que está prestes a vir. É importante que você preste atenção aos detalhes. Se ratos aparecem na sua casa e a sua casa está limpa, sem entulhos, é sinal de que algo obscuro está sendo lançado para você.

No entanto, ao contrário do que se fala, matar o rato não é a solução. O ideal é, com cuidado, tentar capturá-lo e libertá-lo na natureza, no mínimo 300 m de distância da sua casa, para ele não conseguir encontrar o seu caminho de volta até ela.

Matar ratos traz fome e prediz dificuldades financeiras e doenças. Mantenha sua casa sempre limpa para eles não te visitarem.

Significado de sonhar com rato

Sonhar com ratos é um sinal positivo na maioria das vezes, pois prediz que você não se deixa abater pelas coisas facilmente e se mantém firme para alcançar seus objetivos. Se o rato te ataca, no entanto, se prepare, pois algo não tão agradável está indo até você.

Se vê um rato correndo para lá e para cá no seu sonho, esteja atento para rever suas atitudes, pois você está desperdiçando seu tempo, dinheiro e energia num projeto que não vai para frente.

Caso o rato do sonho tenha sido branco, prepare-se para dificuldades que surgirão até você encontrar o sucesso. No entanto, se você viu muitos ratos brancos, o sonho anuncia criatividade. Sonhos com rato preto, contudo, significam doença. Se a sua casa estava infestada por ratos no seu sonho, este é um sinal de riqueza.

Significado da tatuagem de rato

A tatuagem de rato assume diversos significados de acordo com a cor e o design dele. De maneira geral, tatuagens de rato simbolizam fertilidade, inocência, timidez e lealdade. Elas significam a expressão do seu verdadeiro eu diante do mundo, trazendo também as energias ligadas a esperteza, diversão, curiosidade, amizade e sinceridade.

O rato também pode encarnar simbolismos como o de olhar para detalhes, modéstia e fertilidade, quando tatuado em sua pele.

Afinal, o significado do rato é positivo ou negativo?

Rato subindo cerca.

De maneira geral, a mensagem do rato nos ensina sobre comunicação, já que ele significa temas como adaptabilidade, recursos, foco, criatividade e conservação. Mesmo com seu simbolismo espiritual variando de acordo com a cultura, estas são as lições positivas que são recorrentes.

Por isso, mesmo que você interprete a mensagem trazida pelo rato na sua vida como algo negativo, existe sempre um outro lado da história que, muitas vezes, se mantém ocultado. O bom de tudo é que você pode utilizar a energia do rato para percorrer os diversos caminhos até encontrar a verdadeira essência da mensagem que ele quer te trazer.

Agradeça ao que você tem e aprenda a aproveitar a vida e o que vem nela com a ajuda do simbolismo deste animal. Assim, você poderá encontrar um caminho que te guiará para uma grande jornada com muitas conquistas, pois os ratos trazem para os humanos a oportunidade de refletir sobre a vida e encontrar o que é preciso para encarar as diversidades e viver da melhor maneira possível.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


animais

Artigos relacionados


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

Nesse artigo, veja 18 tipos de sonhos com ostras e seus significados precisos. Confira com bastante atenção, pois o seu sonho pode estar aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.