Preceito na Umbanda: resguardo, primordial, ocasional e mais!

Preceito na Umbanda: resguardo, primordial, ocasional e mais!

Você sabe o que são os preceitos presentes na Umbanda? Descubra o que querem dizer e qual é a sua importância para preparar uma gira da maneira certa.


O que é o Preceito na Umbanda?

Preceitos da umbanda

Muitas religiões e crenças possuem preceitos específicos para atingir alguma graça, elevar a energia, se conectar com o plano superior e os sinais que ele envia. Na Umbanda, há os preceitos que são abstenções voluntárias para positivar ou negativar o ser, como também há aqueles que devem ser cumpridos pelos médiuns.

Esses preceitos são divididos em três grupos que você conhecerá ao continuar a leitura desse artigo.Com eles, quem está realizando a gira, ou seja, os médiuns, e quem está sendo atendido pode ter obrigações a cumprir para garantir maior proteção e elevação de energia. Confira todos os detalhes!

Preceito primordial

Preceito primordial na Umbanda

O preceito primordial é aquele que se torna obrigatório e indispensável para os médiuns que se preparam para os trabalhos espirituais e mediúnicos das sessões dos terreiros. Ele possui diversas restrições e abstenções que têm que ser cumpridas para que a pessoa possa ter seu corpo mais limpo e puro para realizar o seu trabalho e atender a todos com qualidade e eficiência.

Há diversos preceitos primordiais e cada terreiro ou centro espírita pode adotá-los de acordo com as crenças, costumes, trabalhos a serem realizados e necessidades que devem ser cumpridas. Entenda mais sobre eles nos tópicos abaixo:

Resguardo de sexo

Fazer resguardo de sexo é também um resguardo de energias. O ato sexual exige uma troca muito intensa de energias entre aqueles que o fazem, portanto, até que a pessoa possa se restabelecer e voltar para a sua própria energia, demora um longo período. O indicado é que, pelo menos, por 8 horas antes dos trabalhos mediúnicos não seja realizada nenhuma prática sexual.

Assim, a mistura energética não atrapalha a conexão entre o médium e o guia espiritual e o seu trabalho pode ser executado sem interferências ou misturas de energias que não pertencem àquela pessoa.

Alimento de origem animal

O alimento de origem animal, mais precisamente a carne e que depende do abate, traz consigo todo o sentimento de medo, angústia, dor e sofrimento. Por isso, essa é uma das abstenções citadas como primordiais na Umbanda, para que essas energias não se misturem com energias boas e puras e interfiram no trabalho espiritual que será realizado.

Há também a questão desses alimentos e até mesmo de bebidas aterrarem a pessoa pelas energias que carregam consigo, fazendo com que o médium tenha que lidar com um conflito muito forte de energias dentro de si, tornando mais difícil para trabalhar e realizar as práticas do terreiro, por isso é indicado ficar pelo menos 24 horas sem ingerir alimento de origem animal.

Maus pensamentos

Manter a saúde e o corpo saudáveis é primordial, mas os pensamentos e o psicológico também devem estar em boas condições, pois são eles que carregam e movimentam grande parte das energias do corpo humano, atraindo situações, sentimentos e realizações. Portanto, para que um médium trabalhe de forma leve e fluída com sua energia é preciso afastar os maus pensamentos.

Para conquistar esse feito de afastar os maus pensamentos é preciso se firmar, fazer uma preparação de “descompressão”, se desligar do mundo e dos problemas por alguns instantes antes de iniciar a prática, trazer para os pensamentos a cura e a saúde que deseja emanar para cuidar de quem precisa e, assim, se manter positivo.

Roupa branca

A cor branca está muito relacionada com Oxalá, regente da fé na Umbanda, e por isso é tradicionalmente comum ver pessoas utilizando roupas brancas para trabalhar em terreiros e realizar suas práticas. A roupa branca é terapêutica, auxilia no trabalho do médium e, por isso, quando em exceção das festas e comemorações, são sempre utilizadas nas práticas.

Esse é um modo de contribuir para que o médium consiga se concentrar, atrair bons pensamentos, energias e fluidos, aproximando-os do criador do mundo. É válido ressaltar que essas roupas e as indumentárias só devem ser utilizadas nos rituais e trabalhos, sendo estritamente proibido o uso no dia a dia.

Banho de descarrego

Cada um dos médiuns possui um banho de descarrego próprio, que auxilia na limpeza, conexão, elevação da energia e tem a correlação com o seu Orixá maior, por isso é necessário que o banho seja tomado antes do início das práticas e trabalhos.

Quanto mais próximo do horário da gira do terreiro, melhor. Isso porque auxilia no ritual de início, na conexão e na transição. Mas se por motivos maiores não for possível, até 12 horas antes é válido ter o banho tomado. Então, para aqueles que trabalham, é possível tomar o banho destinado antes de ir para o escritório e depois ir cumprir suas obrigações espirituais.

Pontualidade

As giras tem um horário marcado para começar, antes mesmo dos médiuns chegarem aos seus postos para começar os atendimentos e cuidados. Então, a pontualidade é um preceito primordial, que demonstra respeito por todos os envolvidos, inclusive os guias que se preparam no plano espiritual para trabalhar aqui na Terra.

Entrega

Estar presente de corpo, mente e espírito é um dos preceitos primordiais. Por isso, entregar-se a uma gira ou trabalho espiritual é muito importante, sem outros compromissos marcados, hora para ir embora ou outras preocupações. Essa é uma prática que faz toda a diferença no atendimento dos guias, na concentração e na fluidez da energia.

Para aqueles que são médiuns, é preciso pensar que as entidades e os guias realizam alguns rituais e práticas, podendo sujar e/ou as roupas que está vestindo e seu o cabelo. Esse também é um detalhe importante para a entrega e o desapego da preocupação.

Preceito opcional

Preceito opcional da Umbanda

Preceitos opcionais são aqueles que servem como exceção para alguns médiuns, de acordo com o seu preparo para o trabalho espiritual, ou ao seu Orixá maior, nesse caso são realizadas restrições que podem ser vistas no dia a dia e inseridas na rotina dessa pessoa.

Portanto, alguns dos médiuns devem realizar, além de todos os tópicos do preceito primordial, essas outras preparações que podem ser indicadas por sua Mãe de Santo, chefe do terreiro ou orientador espiritual de acordo com as necessidades constatadas.

Não é comum ver as pessoas que vão para serem atendidas aderindo aos preceitos opcionais, mas alguns os realizam por vontade própria, para elevar sua própria vibração. Conheça os preceitos opcionais ao continuar a leitura:

Alimento de origem animal

Alguns médiuns não podem consumir nenhum tipo de alimento que possua origem animal, ou seja, leite, ovos, manteiga, queijo, entre outros, devem ser evitados 24 horas antes da gira acontecer. Isso pode acontecer para intensificar ainda mais a pureza do corpo físico e a conexão com as entidades, como também por uma restrição de seu Orixá maior.

Banho de descarrego

Assim como os alimentos de origem animal podem ser vinculados ao Orixá maior do médium, o banho também pode possuir ervas e outras composições que sejam específicas para abrir e intensificar essa conexão.

Determinados tipos de giras e/ ou trabalhos espirituais que serão realizados também podem precisar de banho de descarrego mais intensos. Banhos esses que podem ser solicitados para depois do final da gira, para limpar e abrir os caminhos de quem esteve presente.

Firmeza do anjo

A firmeza do anjo da guarda é um ritual simples para realizar antes da abertura dos trabalhos, e serve para levar ainda mais proteção para os médiuns, os assistidos (pessoas que realizam consultas com os guias) e a equipe que auxilia em toda a gira.

Apesar de praticado por muitos terreiros e centros espíritas, há pedidos especiais para trabalhos que são mais densos ou para médiuns que lidam com casos mais sérios e pesados, que acumulam energias densas e negativas. Por isso, é solicitada a ajuda do anjo da guarda por meio de uma vela branca acesa.

Preceito ocasional

Rosas branca e roxa iluminadas com luz artificial

Quando falamos de preceito ocasional, é um pedido de emergência, que pode ser solicitado até mesmo para depois da finalização do trabalho espiritual. Serve para auxiliar o médium e a pessoa que está sendo atendida por ele, podendo ser realizado por ambos ou apenas por um dos envolvidos.

Esses preceitos possuem diversos motivos para acontecerem, mas dentre eles, os principais são a maior concentração na resolução do problema, melhorar e aumentar a conexão e fé, e limpar as energias densas que podem ter se acumulado por diversos motivos, além de proporcionar o bem-estar. Para conhecê-los melhor e entender os seus significados, continue lendo os tópicos abaixo:

Firmeza do anjo

Em alguns casos mais pesados ou que envolvem situações de baixa de energia, obsessão e envolvimento de pessoas que desejam o mal, a firmeza do anjo da guarda é solicitada tanto para o médium quanto para a pessoa que está sendo atendida.

Para realizar essa firmeza, muitos terreiros indicam apenas o acendimento de uma vela branca e uma oração do Pai-Nosso, mentalizando proteção e livramento de problemas. Esse ritual pode ser solicitado com frequência ou apenas para a realização da sessão ou para a finalização de um ciclo.

Silêncio

Assim como em outros templos e igrejas, o terreiro necessita de regras e ordem para que a gira flua da maneira certa e os médiuns possam trabalhar com qualidade, por isso, em muitos lugares é exigido o voto de silêncio de quem vai para ser atendido ou acompanhar o trabalho espiritual. Dessa forma, todos se concentram e melhoram a sua conexão com o Divino.

Orixá Tempo

O Orixá Tempo é representado pela árvore Iroko e, quando invocado a aparecer em um gira de umbanda, significa que os médiuns precisam de uma solução para um problema que está difícil de resolver ou uma situação muito delicada que exige a intervenção de um ser superior que tenha sabedoria para resolver as adversidades o mais rápido possível.

Iroko é também representante da ancestralidade, por ter sido a primeira árvore plantada na Terra e que deu início e passagem a todos os outros Orixás, por isso, quando algo ultrapassa o poder dos outros guias, ele é chamado para a resolução. Pode-se dizer que é o líder de todos os espíritos das árvores sagradas.

Divino Nazareno

Para que a gira ou trabalho espiritual aconteça de forma tranquila, com boas energias e seja fluido, é necessário mentalizar o Divino Nazareno e pedir-lhe sabedoria, auxílio do Astral Superior e que Ele guie todos os médiuns para que cuidem de quem precisa de ajuda.

Também é mentalizado e solicitado ao Divino Nazareno a revogação dos preceitos normais e a benção para seguir com a gira normalmente. Isso é um sinal de respeito e uma forma de proteção para todos que estarão presentes.

Banho de descarrego

No caso do banho de descarrego no preceito ocasional é quando é destinado para o tratamento de um dos assistidos. Para isso acontecer existem diversos motivos: limpeza energética, proteção, afastar olho gordo, inveja e quebrante. E, cada preparo exige ingredientes diferentes, de acordo com o caso de cada pessoa.

Para que serve o Preceito na Umbanda?

Umbanda e seus preceitos

Os preceitos da Umbanda servem para guiar os médiuns e quem trabalha auxiliando na abertura e fechamento da gira nos rituais corretos, para a limpeza da energia, as boas condições do corpo, da mente e, principalmente, do espírito, conservando bons pensamentos e boas energias para o momento de atender a quem foi buscar ajuda.

Existem três tipos de preceitos que se encaixam em diferentes situações e circunstâncias. O importante é buscar entender qual é o papel de cada um deles e demonstrar respeito quando, e se, forem solicitados a você. É um sinal de respeito. Entenda melhor sobre cada um deles ao ler o artigo completo!

Autor deste artigo

Criadora de conteúdo curiosa e apaixonada por escrever sobre diversos temas e assuntos.

Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.