Significado da cor índigo: saiba mais sobre essa cor e como usá-la!

Significado da cor índigo: saiba mais sobre essa cor e como usá-la!

Saiba mais sobre a importância do azul índigo, quando usado em artigos de decoração, cromoterapia e água solarizada. Haverá um despertar da intuição!


Saiba tudo sobre a cor azul índigo!

Pedra cor índigo.

A cor azul índigo faz um despertar significante dos pensamentos, auxiliando no equilíbrio do corpo e da mente. Ela foi criada de uma forma natural, sendo utilizada por povos muito antigos. Com um significado místico, de cura espiritual e física, ambientes decorados com o azul índigo são muito acolhedores.

Por estes motivos, trouxemos um artigo repleto de informações para que você busque formas de autoconhecimento e equilíbrio. Logo, neste artigo, você vai descobrir a origem e a história do azul índigo, bem como seus benefícios e aplicações. Ainda, saberá qual Signo combina com essa tonalidade, com a função de potencializar as suas características positivas. Tenha uma excelente leitura!

Conhecendo mais sobre a cor azul índigo

Fruta cor índigo.

Quer saber mais sobre a origem e o significado da cor azul índigo? Então, é nesta seção que você vai descobrir as principais particularidades, incluindo as diferentes tonalidades. Inclusive, no texto a seguir, você saberá qual é o tom certo para utilizá-lo com objetivos místicos ou espirituais.

Como é a cor azul índigo?

Mesmo fazendo parte dos tons frios, a cor azul índigo pode deixar qualquer espaço mais aconchegante. Ela possui diversas variações, fazendo parte do leque das sete cores do arco-íris, entre a cor azul e violeta. Entretanto, mesmo parecendo um azul anil, apresenta quatro tons em sua paleta. Para as questões espirituais, a mais utilizada é a cor índigo elétrico, com um brilho e saturação elevados. Essa cor é mais vívida, situada entre a cor primária azul e a violeta.

Ainda, a cor índigo profundo também possui um brilho maior que o índigo pigmentado, ficando atrás do índigo elétrico, confundindo-se mais com a cor violeta, chamada de "Blue violet". Outro tom mais utilizado nas pinturas das telas artísticas, presente na maioria dos lápis de cor, é conhecido como "Web Color Indigo". Depois, vem o tom mais escuro, chamado de azul da meia-noite ou "midnight blue."

Origem

Conforme é possível perceber já no nome "índigo", a sua origem se deu na Índia, visto que a palavra é originada do latim, que significa indiano. Há afirmações de que a cor foi usada pela primeira vez aproximadamente em 4000 a.C, chegando na Europa por volta do séc. XVIII. A produção dos corantes se dava com a utilização de plantas, principalmente as da espécie indigofera.

Contudo, ainda há outra espécie das plantas que produzem essa coloração, quando feitas de forma natural, encontradas também na Índia e na Ásia, chamada de Indigofera tinctoria. Desde o começo da sua comercialização, seus tecidos eram considerados populares, proporcionando fixação e durabilidade.

Significado

Cada cor carrega um significado místico, mas o azul índigo apresenta uma estreita relação com as questões que envolvem a espiritualidade, principalmente sobre assuntos sobre a intuição e a magia. Além disso, essa cor é uma auxiliar importante para fazer com que o ambiente se torne um lugar para trazer muita concentração, sendo ótimo para fazer reflexões com meditação ou trabalhar.

Cor da confiança, credibilidade e criatividade. Você já percebeu que ela está em muitas joias e mobílias retrô, pois o azul índigo também remete-se à simbologia da riqueza e da grandiosidade.

Fatos interessantes na história

A cor índigo foi descoberta por Isaac Newton, quando ele nominou as sete cores do arco-íris, por volta da década de 1960. Nesse processo, Newton utilizou um feixe de luz do sol e conseguiu formular e nomear as sete cores do arco-íris, sendo elas vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Na Bíblia, a cor índigo é citada quando um arco-íris aparece para Noé como uma mensagem de que Deus está ao seu lado. É o surgimento do fenômeno depois do dilúvio que anuncia o seu aparecimento, trazendo o significado de seu amor em cada cor do arco-íris. Logo, há crenças afirmando que a cor violeta simboliza o trono de Deus, o azul significa o céu, já o índigo, o universo.

Quando usar o índigo?

O índigo pode ser usado em ambientes que apresentam uma energia mais negativa, pois vai equilibrar, proporcionando um sentimento de paz. Por exemplo, nas bibliotecas e escritórios, essa decoração vai trazer uma sensação de acolhimento e tranquilidade, bem como estimulará a criatividade.

Nas roupas, o índigo pode ser usado quando surge sentimentos de inferioridade ou obsessão, pois ajudará a neutralizá-los. Além disso, será possível descobrir os principais benefícios de cura e proteção espiritual sobre essa cor ao longo desse artigo.

Cuidado com o excesso de azul índigo

Os excessos são prejudiciais em todas as etapas da vida. Isso não seria diferente com a cor azul índigo. Tudo dependerá do seu gosto pessoal, mas usar somente um tom mais profundo dessa cor em todas as paredes de um ambiente pode deixá-lo escuro, resultando em um efeito contrário. Afinal, é preciso saber equilibrar as cores para gerar uma harmonia, tendo os resultados esperados.

Portanto, quando essa cor é utilizada em demasia, poderá trazer uma sensação de que está muito autoconfiante, com a crença de que domina tudo e todos. Portanto, cuide de todos os detalhes.

Benefícios da cor azul índigo

Tecido cor índigo.

Os diversos benefícios da cor índigo serão explorados na sequência. Então, continue a leitura para saber como essa cor ajuda no relaxamento do corpo e da mente, oferece calma e tranquilidade, bem como ajuda nos problemas de medo e timidez, autoconhecimento. Além disso, você sabia que ela é utilizada no tratamento de problemas de visão e audição? No texto a seguir, há detalhes importantes sobre isso.

Relaxamento para o corpo e mente

Quem estiver se sentindo muito estressado, sobrecarregado com muitas tarefas e, além disso, sofrer com indecisões, pode usar o índigo para aliviar esses problemas, obtendo um relaxamento para o corpo e a mente. Logo, ela é ideal para quem sente alguma ansiedade, preocupação e agitação.

Dessa forma, a cor azul índigo oferece uma sensação de equilíbrio em qualquer emoção que transmita um peso, trazendo alívio nos ombros de quem a usa para tomar decisões com mais serenidade e paciência. Quando começar a utilizá-la, faça meditações e busque as respostas em sua calmaria.

Oferece calma e tranquilidade

A calma e a tranquilidade são outros benefícios que a cor índigo oferece. Com tantos problemas e pressão do dia a dia, em trabalho ou relacionamentos, todos precisam de mais paciência para enfrentar os desafios. Nesse caso, respirar fundo, contanto até dez ajuda e muito, mas, quando feito de uma maneira completa com o uso da cor certa, o seu resultado traz grandes chances de ser mais efetivo.

Desta forma, se estiver se sentindo impaciente e agindo de uma forma ríspida com as pessoas, experimente o uso da cor índigo. Assim, verá que o seu semblante ficará mais tranquilo e receptivo.

Conforto para problemas como medo e timidez

O azul índigo é mesmo muito especial. Além de trazer os benefícios de calma, relaxando o corpo e a mente, ajuda muito quem está passando por problemas, sendo eles o medo ou a timidez. Na maioria das vezes, não tem como fugir de apresentações no trabalho ou no colégio.

Contudo, os relacionamentos também podem ser prejudicados quando alguém tem muito medo de se expressar. Logo, para que tudo ocorra conforme o esperado, manter a concentração no que vai dizer é essencial, mas você pode concordar que a timidez faz tudo isso virar um verdadeiro sacrifício.

Desta maneira, nesses momentos, o mais indicado é recorrer ao uso do azul índigo, além de, obviamente, preparar-se, estudando sobre o tema a ser apresentado. Assim, a cor ajudará para que os sentimentos de autoconfiança surjam, trazendo uma estabilidade e segurança a quem usá-la.

Ajuda no processo de autoconhecimento

O autoconhecimento se faz importante para que todos os benefícios já citados se realizem. Desta forma, não tenha receio de usar o azul índigo para acelerar esse processo. Fazendo meditações com ambientes decorados com essa cor, deixará as suas ideias mais esclarecidas.

Sendo assim, não descarte a importância de conhecer a si mesmo, adquirindo a consciência dos seus atos passados para entender a melhor forma de reagir no futuro, já que o índigo é muito propenso para o despertar da consciência, livrando quem o usa de ciclos prejudiciais, como hábitos repetitivos.

Tratamento de problemas de visão e audição

Os problemas de visão e audição podem ser tratados com o uso do azul índigo. Entretanto, são feitos por especialistas em cromoterapia. O tratamento tem base na energização que essa cor proporciona aos olhos ou aos ouvidos, tornando-se alternativo para quem o deseja, por se tratar de uma cura natural. Logo, para desfrutar desses benefícios, é preciso procurar um especialista na área, que saberá fazer as aplicações com as luzes de forma correta. Aliás, você saberá mais sobre a cromoterapia na sequência.

Aplicações da cor azul índigo

Tecido cor índigo.

Na sequência, você vai saber as diversas possibilidades da aplicação da cor azul índigo, conhecendo a sua relação com o Chackra Frontal e com os Signos do zodíaco, bem como a cromoterapia, as massagens estéticas, como usar a água solarizada azul índigo e a sua aplicação no Feng Shui. Saiba mais!

Azul índigo e o Chakra Frontal

O Chakra Frontal fica localizado no meio da testa, entre as sobrancelhas. Conhecido como terceiro olho, é responsável pela intuição, bem como exerce a função da imaginação e da criatividade. Quando está em desequilíbrio, traz alguns sinais. Entre eles, os principais são: depressão, insônia, apatia, pesadelos, bem como ao apresentar dificuldade para focar nas atividades e tristeza.

Para amenizar esses sintomas, fazer o uso da meditação é o mais indicado. Entre muitas terapias, imaginar o azul índigo enquanto medita é uma boa saída para curar esses problemas. Você pode visualizá-lo em várias ondas ou no formato que a sua criatividade permitir, por pelo menos dez minutos.

Azul índigo e os Signos

As cores carregam muitas influências sobre o zodíaco. Para equilibrar as emoções, principalmente controlar exageros e possessividade, os cancerianos podem usar e abusar dessa cor, até mesmo para dar um chega pra lá na timidez e insegurança nos relacionamentos. Ainda, quem é do Signo de Leão também pode utilizá-la, aguçando a intuição.

Já os sagitarianos podem aderir essa cor para terem mais prosperidade. Da mesma forma, os signos como Capricórnio e Peixes podem usar o azul índigo para enfatizarem a organização, agindo com calma e serenidade nas suas decisões.

Azul índigo e a cromoterapia

A cromoterapia com o azul índigo é uma boa saída para aliviar diversos problemas, sendo um processo de cura natural para quem tem insônia, dores de cabeça e precisa relaxar mais. O tratamento precisa ser feito com um profissional especializado e consiste na aplicação da luz nos locais que apresentam desconforto. Logo, as luzes podem mudar de cores para fazer uma sequência estipulada.

Ainda, além de acalmar e trazer a paz mental e espiritual, o uso desse tipo de terapia potencializa um efeito cicatrizante, amenizando as dores, até mesmo limpando a pele acneica. Outra função do tratamento se dá em aliviar hemorragias, tratando e curando os órgãos internos.

Azul índigo e massagens estéticas

Como a luz azul índigo intensifica o processo anti-inflamatório, ela é muito utilizada nas massagens estéticas. Desta forma, quem precisa modelar o corpo ou diminuir as celulites, pode recorrer ao tratamento que é feito sob a luz índigo no ambiente, acompanhado de outros procedimentos.

A luz e a massagem possibilitarão muita calma e tranquilidade. Enquanto traz benefícios estéticos, entrega uma leveza e relaxamento sem igual a quem recebe. Por isso, quem tem uma rotina atarefada não deve descartar a possibilidade de procurar um profissional especializado para experimentar, desfrutando de momentos de introspecção e paz interior.

Azul índigo na água solarizada

Como o próprio nome já diz, essa água traz a cor potencializada com a energia do sol. Além de ficar bem hidratado, você vai equilibrar os Chakras, deixando a sua intuição mais forte, sentindo-se mais leve ou deixando um ambiente mais calmo. Saiba como fazer a seguir.

O preparo é simples. Caso não encontre uma garrafa azul índigo, pode fazer com uma transparente. É importante que o material seja de vidro. Mas, para que tenha efeito, preencha a garrafa com água e a envolva com um papel dessa cor. Deixe-a na luz do sol por até duas horas, enquanto estiver bem calor. O consumo da água deve ser feito em quatro dias se conservado na geladeira, sem congelar ou ferver.

Azul índigo e o Feng Shui

Quando usada na decoração, a cor azul índigo no Feng Shui é muito apreciada. Isso se deve ao fato de que ela traz a sensação de paz, calmaria, amizade, equilíbrio, amor e segurança. Ademais, os móveis mais clássicos possuem tal coloração, apresentando um requinte de prosperidade para quem os utiliza.

Os especialistas que aplicam essas técnicas costumam aplicá-las na parte sudeste das casas, utilizando-as principalmente em locais de estudo para estimular a concentração e criatividade. Logo, ela pode estar presente em almofadas, móveis, quadros e pinturas na parede.

Como se aproximar da cor azul índigo

Blusa cor indígo.

É importante saber utilizar a cor azul índigo para deixar o ambiente com uma energia aconchegante, acalmando a mente e o corpo, estimulando ideias novas e prosperidade. Desta forma, você vai saber no texto a seguir como se aproximar da cor azul índigo com pedras e cristais, decoração e iluminação de ambientes, bem como a utilização de roupas e alimentos. Logo, a natureza surpreende com o que dispõe.

Pedras e cristais

As pedras e os cristais são importantes potencializadores de energias, bem como equilibram e limpam o corpo, a mente e qualquer ambiente em que estejam. Elas podem trazer sorte, prosperidade e harmonia. Contudo, quando possuem uma variação do azul índigo, os seus efeitos de concentração, serenidade e paz são notáveis.

Logo, é possível usar as pedras de lápis lazúli na cor índigo para trazer a iluminação aos pensamentos, aumentar a intuição e curar problemas de saúde. As pedras sodalita ou azurita também trazem essa tonalidade, enfatizando a inspiração e a criatividade.

Decoração de ambientes

Na decoração de ambientes, é possível misturar o azul índigo com outras cores. Para quem tiver dúvidas, a combinação da tonalidade com o branco é uma boa pedida, visto que harmonizará muito bem o seu lar. Já as casas de praia ficam muito aconchegantes com os tons de bege ou areia misturados ao índigo.

Da mesma forma, a cor marrom deixará o ambiente sofisticado, dando aquele ar de retrô de aconchego. Ainda, a cor vermelha também combina com o índigo, trazendo um equilíbrio e requinte. E para quem não acredita, o índigo e o tom verde amarelado são lindos aliados, quando seus detalhes estão presentes em uma almofada ou quadros, assim como o laranja e o amarelo, dando um tom moderno.

Iluminação em ambientes

A iluminação em ambientes na cor azul índigo traz um efeito terapêutico. Desta forma, é fácil fazer a instalação de uma luminária para propagar essa cor. O azul índigo é indicado para relaxar, fazendo com que convide o sono para chegar de uma forma mais rápida e natural, pois tem o poder de acalmar a mente e os pensamentos negativos. Assim, sua utilização no quarto de dormir será bem-vinda.

Roupas

As variações das roupas que utilizam o tecido jeans são da cor azul índigo - as peças que são queridinhas inseparáveis de muitas pessoas. Além disso, essa cor ajuda a trazer a tranquilidade, diminuindo as tensões e os excessos.

Logo, pode ser utilizada em diversas situações para equilibrar o emocional. Da mesma forma que a combinação utilizada para a decoração de ambientes, é possível usar essas roupas com a cor branca, vermelha. Para um look mais moderno, aposte no índigo e laranja.

Alimentos

Para buscar o equilíbrio desejado, preste atenção na cor dos alimentos. Eles são importantes fontes de energia que se refletem no estado do seu corpo, em sua aparência. Contudo, também ajudam a equilibrar os fatores emocionais. Por isso, para complementar a terapia com a cor azul índigo, pode abusar das frutas dessa tonalidade, que incluem a ameixa, amora, uva, blueberry, açaí ou qualquer vegetal dessa cor.

Natureza

Você já descobriu que o azul índigo tem origem de uma planta, sendo repleta de efeitos místicos e curativos. Além disso, a natureza presenteia muitos com a cor do céu, que a maioria também chama como um céu azul de anil. Quando ele estiver com essa cor, aproveite para meditar na energia.

Mas, outras belezas que a natureza proporciona estão nos pássaros azul índigo. A tonalidade é incrível, lembrando o quanto a natureza é delicada e deve seguir sendo preservada. Os pássaros chamados de indigo bunting são encontrados na América do Norte, com um tom mais escuro, bem como o grosbeak azul. Depois, há cogumelos dessa cor, que fazem parte da espécie Lactarius índigo.

Ainda mais um detalhe, pois a natureza não para de surpreender. Sim, existe cobras dessa cor. Elas são chamadas de cobras indigo oriental, apresentando uma cor azul escura.

O azul índigo é a cor da intuição e da consciência!

Pó cor índigo.

Conforme foi possível perceber neste texto, a cor índigo azul proporciona um despertar da consciência, aflorando a intuição. Representante do mistério, da magia e do bem-estar, usar essa cor trará muitos benefícios, quando não utilizada de forma exagerada. Com isso, essa tonalidade é muito indicada para quem está se sentindo depressivo, ansioso, estressado. Ou seja, com as emoções desequilibradas.

Caso esteja com muitos pesadelos ou com insônia, decorar ambientes dessa cor ou buscar uma terapia com profissionais especializados vai auxiliar para amenizar os seus problemas. Como um presente da natureza, usada desde os povos mais antigos, essa cor combina com a paz. Portanto, o autoconhecimento que proporciona é indispensável para evoluir nas vivências espirituais e materiais.

Palavras-chave relacionadas


cores

Artigos relacionados


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

Sonhar com bacia revela questões emocionais, influências negativas alheias e dores que precisam ser encaradas. Veja mais significados!


O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

Você sabia que sonhar com cabelo preto possui relação a um estado de espírito envolvido em muita energia? Confira em nosso artigo mais sobre o assunto!


Sonhar com cabelo curto: Preto, loiro, vermelho, branco, liso e mais!

Sonhar com cabelo curto: Preto, loiro, vermelho, branco, liso e mais!

Sabia que sonhar com cabelo curto revela transformações em vários setores da sua vida? Veja mais sobre as interpretações por trás desse sonho em nosso artigo!


Sonhar com queda de cabelo: Na mão, tufo, branco, cabelo cortado, e mais!

Sonhar com queda de cabelo: Na mão, tufo, branco, cabelo cortado, e mais!

Você sabia que sonhar com cabelo caindo simboliza perdas, doenças e estresse? Confira essa e outras interpretações desse sonho em nosso artigo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!