Massagem ayurvédica: origem, tratamentos, benefícios, abhyanga e mais!

Massagem ayurvédica: origem, tratamentos, benefícios, abhyanga e mais!

A massagem ayurvédica pode tratar problemas físicos e mentais. Conheça mais sobre essa prática!


O que é a massagem ayurvédica?

Mulher recebendo massagem ayurvédica

A massagem ayurvédica é uma técnica milenar que compõe o sistema de medicina tradicional da Índia (Ayurveda). Esse método foi expandido para o restante do mundo devido seu efeito promissor para alívio de doenças físicas e mentais. É um tratamento que auxilia na melhora da circulação sanguínea, elimina toxinas, reduz estresse, ajuda a lidar com problemas emocionais, dentre muitos outros pontos positivos.

Por isso, essa prática é muito importante para manter o equilíbrio entre corpo e espírito. Diferente da medicina ocidental que acredita que as doenças devem ser tratadas de forma local, a Ayurveda vê o indivíduo como um ser completo com suas próprias particularidades. Desse modo, vários pontos de tensão no corpo podem gerar o surgimento de doenças e desconfortos.

Existem diversos tipos de massagens na medicina ayurveda e cada uma delas é indicada para um quadro específico. Confira abaixo as características de cada um desses tipos, bem como os fundamentos e as vantagens dessa prática.

Fundamentos da massagem ayurvédica

Óleos são usados na massagem ayurvédica

A massagem ayurvédica existe a milhares de anos, proporcionando muitos benefícios. Alguns são pontuais, como a melhora na aparência da pele, e outros que podem ser sentidos pelo paciente logo após uma sessão, como bem-estar e vitalidade. Confira abaixo sua origem, como é a prática e os demais benefícios.

Origem da massagem ayurvédica

Alguns documentos indicam que o surgimento tanto da Ayurveda, assim como o da massagem ayurvédica, foi a cerca de 5000 anos atrás. Já outros dizem que foi a cerca de 7000 anos atrás. Independente da data exata pode-se notar que esse conjunto de técnicas e conhecimentos é muito antigo.

Em sânscrito Ayurveda significa ciência da vida. Um dos conceitos presentes é que o ser humano é composto por 5 elementos, sendo eles o ar, fogo, água, terra e éter, esse último corresponde a alma. Cada um desses componentes vai determinar as condições energéticas dos seres.

Por conta de sua eficácia foi difundida para todo o mundo. Por isso, é comum ver psicólogos e fisioterapeutas indicando essa terapia ou até mesmo aplicando. Entretanto, pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que tenha conhecimentos prévios.

Benefícios da massagem ayurvédica

É normal ver indivíduos que passaram por uma sessão de ayurveda se abrir sobre seus sentimentos. Isso ocorre porque essa prática alivia as tensões corporais e físicas, proporcionando equilíbrio e estado de bem-estar para o paciente, fazendo com que ele se sinta confortável para compartilhar suas emoções.

Por conta da rotina corrida e excesso de informações, as pessoas tendem a ficar sobrecarregadas, e a ayurveda consegue restaurar a condição de plenitude. Entretanto, os incômodos podem retornar se não houver práticas de auto observação diárias.

Dentre os benefícios que a aplicação da ayurveda permite estão o alívio da tensão muscular, equilíbrio de energias, prevenção de doenças, relaxamento, rejuvenescimento da pele, diminuição da gordura corporal, fortalecimentos do sistema imunológico, dentre muitos outros proveitos.

A massagem ayurvédica na prática

A massagem traz paz para aqueles que recebem o tratamento. Desse modo, a sessão é um momento de limpeza e dispersão das tensões. Mas, por mais relaxante que possa ser, não é uma massagem leve.

Os movimentos utilizados são fortes e intensos. Justamente por isso que é possível aliviar as dores e incômodos. Porém, isso pode variar dependendo da técnica utilizada. Ademais, favorece a circulação sanguínea e dispersa substâncias tóxicas presentes nos tecidos e músculos.

Doshas da massagem ayurvédica

Técnica com óleos da massagem ayurvédica

Os doshas são conjuntos de traços biológicos de três tipos chamados de vatha, kapha e pitha. Todas as pessoas apresentam esses três doshas, porém sempre existe o predomínio de um deles. Descubra a seguir as características de cada dosha e qual você se enquadra.

Vatha

O dosha vatha é aquele que proporciona movimento. Está relacionado ao elemento ar e éter, promovendo uma força motivadora para aqueles que têm esse dosha como o principal. Além disso, está ligado a propagação de impulsos nervosos, respiração, batimento cardíaco, entre outras funções.

Pessoas com a prevalência desse dosha apresentam algumas características físicas como pele seca e gélida, estrutura magra e longínqua, cabelos finos e ressecados, liberam pouco suor, são ágeis e também distraídas. A criatividade é aguçada, por isso, é comum que essas pessoas optem pela área artística ou áreas que possam explorar a criatividade.

Além do mais, quando em equilíbrio são pessoas dispostas e proativas que buscam novas experiências. No entanto, quando em desequilíbrio a pessoa pode ficar ansiosa e com excesso de pensamentos negativos por conta de preocupações.

Sua localização mais incidente é o intestino grosso, podendo gerar problemas digestivos quando desequilibrado. Quem tem esse dosha como central, deve preferir comidas quentes e doces, também sabores salgados e ácidos e uma alimentação mais natural.

Kapha

O dosha kapha é regido pelos elementos de água e terra. Favorece a união, nutrição e suporte físico e emocional. Proporciona lubrificação das articulações e favorece o sistema imunológico. É comum perceber que pessoas que têm a prevalência desse Dosha são fortes fisicamente e até mesmo emocionalmente.

São pessoas corpulentas, com quadril e ombros largos, calmas, carismáticas e amorosas. Por conta da característica de pouca movimentação estão propícios à obesidade, por isso é essencial manter uma alimentação saudável. Os alimentos que contribuem com esse dosha são sabores picantes e amargos.

Pitha

O dosha pitha está ligado aos elementos fogo e água. Pessoas com predomínio desse dosha são inteligentes, bem como intuitivas e sensatas para tomada de decisões. Isso porque existe a relação de pitha com a digestão e transformação, favorecendo o autoconhecimento, emoções e pensamentos intelectuais.

Porém em desalinho, podem se mostrar agitados e impacientes, como também podem sofrer com indigestão, pele irritada e insônia. São pessoas simpáticas e ambiciosas que apresentam características como pele e cabelos macios e sedosos, apetite elevado, sentem muito calor, estatura média, ganham e perdem peso facilmente, assim como músculos.

Pitta se localiza no duodeno, sendo responsável por digerir alimentos, manter a temperatura corpórea em equilíbrio, regular o metabolismo e demais funções. A automassagem pode ser uma prática importante para equilibrar esse dosha e aliviar as tensões. Além de tudo, preferir alimentos refrescantes, naturais e amargos é uma dica valiosa.

Tipos de massagem ayurvédica

Massagem ayurvédica nos pés

Existem diversos tipos de massagens e cada uma delas utiliza técnicas distintas. Dessa forma, existem procedimentos que são ideais para determinados casos, como é a massagem própria para gestantes, e outros que são indicados para um dosha específico. Conheça a seguir a massagem abhyanga, shiroabhyanga, garbhyni e muito mais.

Massagem ayurvédica do tipo abhyanga

A massagem abhyanga tem o intuito de atingir todas as partes do corpo com o auxílio de óleos. Indica-se seu uso quando o dosha vatha está em desequilíbrio, mas pode ser utilizada em demais casos. É um tratamento capaz de promover a estabilidade completa.

Os óleos que podem ser utilizados são inúmeros, mas sempre são aplicados em temperatura morna. O óleo mais comum nessa prática é o sésamo, porém também é comum ver o uso de óleo de amêndoas, girassol, entre outros.

Outro fator interessante é que a pressão exercida nas demais massagens não ocorre na abhyanga. Isso porque é mais uma oleação do que uma massagem propriamente dita. Esse método é muito eficaz para o cuidado da saúde mental, afastando angústias e harmonizando sentimentos.

Massagem ayurvédica do tipo pinda sweda

Indicada tanto para o dosha vatha, como para o dosha pitha, a massagem pinda sweda favorece a circulação sanguínea e promove a digestão mais saudável. Além disso, a pele também fica mais bonita, viçosa e nutrida. A pessoa também tende a se sentir mais disposta, renovada e rejuvenescida.

É um tratamento que utiliza compressas quentes de arroz, ervas e leite. Eles são colocados em trouxinhas e aplicados por todo o corpo. Dessa forma, consegue deixar as articulações mais maleáveis e remover edemas. É indicada para quem sofre de paralisias, reumatismo, osteoartrite, entre outras doenças.

Massagem ayurvédica do tipo shiroabhyanga

A massagem do tipo shiroabhyanga é feita na cabeça, ombro e uma parte das costas. É indicada para pessoas que apresentam dores nessas regiões. Após uma sessão a pessoa fica mais disposta, e ao mesmo tempo relaxada, aumentando o fluxo de prana, sua energia vital.

Também auxilia na produção de hormônios como a melatonina e serotonina, que são responsáveis por proporcionar sensação de bem estar. Além de tudo, essa massagem também pode retardar a calvície.

Massagem ayurvédica do tipo padabhyanga

Padabhyanga é a massagem dos pés. A ayurveda tem como ideologia que existe a absorção de energia da terra por meio dos pés, por isso essa massagem é muito importante. Os pés são responsáveis pela estrutura de todo o corpo, desse modo, para que haja êxito na conclusão das atividades diárias é necessário manter a saúde nesta região.

A indicação é fazer a massagem no final do expediente de trabalho, ou antes de dormir. Dessa forma, poderá aliviar o estresse. Os benefícios dessa prática são hidratação profunda dos pés e tornozelos, redução do cansaço e ansiedade, melhora do sono, aumento da circulação e diminuição do desânimo, auxiliando em casos de depressão.

Massagem ayurvédica do tipo garbhyni

A massagem garbhyni é própria para gestantes. Ela utiliza movimentos suaves que promovem relaxamento, permitindo uma gravidez mais saudável, já que a gestação pode ser um momento conturbado para algumas mulheres. Ela é benéfica para diminuição da tensão muscular, mental e também auxilia no sistema circulatório e linfático.

Por isso, qualquer futura mãe que tenha interesse em buscar um período gestacional mais harmônico pode optar por essa massagem a partir do terceiro mês de gravidez. De todo modo, é importante consultar um médico para saber se existe alguma contraindicação.

Massagem ayurvédica do tipo kumara abhyanga

Assim como tem uma massagem ideal para as gestantes, também existe uma técnica que é reservada aos bebês: a massagem kumara abhyanga. Essa massagem também pode ser feita em mulheres durante a gravidez, e isso contribui para a conexão entre mãe e filho. Além disso, auxilia na saúde emocional da mulher.

O bebê usufrui da massagem utilizando óleos e passa por um tipo de defumação, conhecida como dhumapa. Esse tratamento é muito semelhante a shantala, popularmente conhecido nos países ocidentais.

Massagem ayurvédica do tipo udwartana

Ideal para a redução de peso, a massagem udwartana deixa os músculos mais resistentes, regula a oxigenação corporal, reduz celulites e elimina toxinas. Além disso, é indicado para mulheres em pós-parto. A massagem é feita em todo o corpo, fazendo uso de óleos vegetais e ervas em pó ou em pasta.

Massagem ayurvédica do tipo utsadana

A massagem utsadana é mais uma indicada para auxiliar o dosha vatha. Por meio da esfoliação leve é capaz de renovar a saúde da pele e torná-la mais forte e bonita. É visível que após uma sessão de utsadana a pele fique com aspecto viçoso e macio. Para fazer a técnica é utilizada pasta ou lepa, ou seja, uma mistura de ervas, óleos e minerais.

Massagem ayurvédica do tipo garshana

Garshana é uma massagem indicada para equilibrar o dosha kapha, mas também pode ser aplicada em outros doshas. Auxilia na diminuição de peso, fortalecimento dos músculos, nutrição da pele, liberação de toxinas e pode ser eficaz até em casos de rinite e sinusite.

A técnica é feita com sal, cânfora e luvas de seda. Também pode ser feita com o auxílio de uma escova, assim como, é aplicado mel orgânico nas regiões mais críticas. A cânfora ajuda a secar a gordura, isso porque tem propriedades que ajudam na circulação sanguínea. É indicado fazer o procedimento pela manhã e depois tomar um banho para retirar as impurezas.

Massagem ayurvédica do tipo marma abhyanga

Para realizar o método marma abhyanga, primeiro identificam-se os locais onde a energia está desequilibrada. Logo após, é aplicado um óleo especial. A acupressão (pressão em pontos específicos com os dedos das mãos) é feita principalmente na cabeça e nos pés, aliviando dores e proporcionando relaxamento. Além disso, esse tratamento também beneficia o sistema imunológico e linfático.

Dúvidas comuns sobre a massagem ayurvédica

Técnica com óleos da massagem ayurvédica

Algumas dúvidas surgem quando o assunto é a massagem ayurvédica. Dão comuns questionamentos sobre preços, cuidados após a massagem e se existe alguma contraindicação. Para não restar nenhuma questão, descubra a seguir mais sobre esses temas.

Qualquer pessoa pode usufruir da massagem ayurvédica?

Não são todas as pessoas que podem realizar a massagem ayurvédica. Existem contra indicações em casos de câncer, tumores, fragilidade capilar e trombose. Também em caso de prisão de ventre, lesões na pele, febre e resfriado também é aconselhado não aplicar a massagem. Em todo caso, o ideal é perguntar ao médico, evitando maiores problemas.

Quais as indicações pós-massagem?

Após a massagem ayurvédica, é preferível que o paciente permaneça em repouso por 15 minutos, o ideal é permanecer em estado meditativo, sem conversas. Depois disso, deve-se esperar cerca de 2 horas para tomar um banho, também é indicado optar por refeições leves. Seguir essas recomendações é essencial para melhor eficácia da prática.

Quanto custa uma sessão de massagem ayurvédica?

O preço de uma massagem ayurvédica pode variar de acordo com cada profissional e estabelecimento. Mas geralmente encontram-se preços que variam de R$ 100,00 a R$ 300,00. Podendo ser mais caro ou mais barato, dependendo da técnica escolhida.

Para mais, também é possível adquirir pacotes com várias massagens, sendo ideal para quem quer experimentar os benefícios da prática por mais tempo. Os pacotes variam de R$ 500,00 a R$ 700,00.

A massagem ayurvédica pode ajudar em casos de depressão?

Mulher relaxada com massagem ayurvédica

A massagem ayurvédica é capaz de ajudar pacientes com quadros depressivos. Isso ocorre porque alivia o estresse e, logo, consegue deixar a mente mais leve. Desse modo, a pessoa tende a se sentir mais disposta, com mais energia, afastando o desânimo e pensamentos negativos.

Por isso, em casos de depressão é recomendável procurar por essa técnica. Sabe-se que a depressão é uma doença muito complicada, seja para a pessoa que está sofrendo, seja para as pessoas que convivem com o indivíduo, por isso, toda ajuda e método curativo é bem vindo.

A massagem também é eficaz para o alívio de várias outras doenças, tanto físicas como desconfortos mentais, equilibrando o corpo e as energias como um todo. Além de tudo, promove o equilíbrio dos doshas, afastando a incidência de diversos incômodos. Por isso, buscar a massagem ayurvédica é extremamente enriquecedor.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

Saiba agora quais são as 14 orações mais poderosas para emagrecer e use a ajuda divina para obter o corpo (e saúde) que tanto sonha! Acesse e descubra!


Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio demonstra como está a sua energia no momento e alguns aspectos da sua personalidade. Saiba todos os detalhes neste artigo!


O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

A terra preta é cheia de nutrientes que são ótimos para plantio, por isso, sonhar com terra preta pode significar fertilidade. Veja abaixo.


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!