Anis Estrelado: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

Anis Estrelado: para que serve? Benefícios, propriedades e mais!

O Anis Estrelado é uma potente planta oriental que traz inúmeros benefícios para a saúde. Conheça suas propriedades e aprenda a usar em seu favor!


O que é o Anis Estrelado?

Um Anis estrelado.

O Anis Estrelado é considerado uma especiaria de origem asiática, mais precisamente da China e do Vietnã. As sementes da planta tem um formato de estrela, e é delas que se extrai as propriedades por meio de chás, óleos, receitas culinárias e até seu licor.

O sabor da planta é bem característico e por isso ela é bastante procurada para integrar receitas e bebidas. Mas não para por aí. As propriedades medicinais fazem com que o Anis Estrelado seja uma ótima fonte de minerais e antioxidantes, capaz de prevenir doenças e auxiliar na manutenção do sistema imunológico.

Neste artigo você vai saber tudo que precisa sobre o Anis Estrelado, como suas propriedades, os benefícios, e até como fazer banhos, chás e o licor. Confira.

Mais sobre a Anis Estrelado

Anis estrelado.

O Anis Estrelado é uma semente em formato de estrela, que tem diversos benefícios para a saúde do ser-humano e pode ser consumido de diferentes maneiras, cada qual de forma a extrair um benefício.

Essa especiaria é bastante cultivada no continente Asiático, mais precisamente na China, sendo relativamente difícil de encontrar no Brasil. Ainda assim, seu sabor e suas propriedades medicinais vem se popularizando e cada vez mais é possível encontrar pratos, óleos e até medicamentos que tem por base sua composição.

Entenda um pouco mais sobre o Anis Estrelado nos tópicos a seguir, como suas propriedades, sua origem, os efeitos colaterais e muito mais.

Propriedades da Anis Estrelado

O Anis Estrelado possui propriedades medicinais que fazem desta uma planta muito rica em benefícios para saúde e largamente utilizada para prevenção de doenças, principalmente no Oriente. Seu aroma especial também faz com que seja utilizado na culinária, principalmente em sopas, caldos, pães e frutos do mar.

Dentre as propriedades especiais do Anis Estrelado, estão as vitaminas do Complexo B, o ácido xamínico e o Anetol. Todos esses são componentes químicos capazes de combater doenças diversas no corpo-humano, servindo de base de importantes remédios comercializados no mundo. Sua ação antioxidante também é eficiente para prevenir doenças graves, como o câncer.

Origem do Anis Estrelado

O Anis Estrelado tem origem no continente Asiático e hoje em dia é muito cultivado na China, mas também é natural do Vietnã e Sibéria. Cientificamente, é conhecido por Illicium verum, mas recebe também os nomes de anis estrelado, anis da China, anis da Sibéria, badiana ou funcho da China.

Importante dizer que há uma espécie japonesa que fisicamente é bastante parecida, o Anis Estrelado Japonês. Contudo, esta é altamente venenosa e se deve tomar muito cuidado para evitar confusão. No ocidente a comercialização não é tão comum, sendo mais fácil encontrar o Anis Estrelado em lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais

Não há nenhuma indicação de que o anis-estrelado apresenta efeitos colaterais por sua ingestão, principalmente quando usado na culinária. No caso de chás e óleos, pode ser que o corpo reaja com náuseas ou alergia, se aplicado diretamente na pele.

Isso acontece pois o princípio ativo do Anis Estrelado de fato é um pouco forte, e pode até causar pressão baixa, sendo indicado evitar atividades que exijam muita atenção após seu consumo, como dirigir. No entanto, não há nenhum efeito colateral para além disso que possa de fato prejudicar a saúde pelo consumo.

Contraindicações

O anis estrelado é contraindicado para as pessoas que possuem sensibilidade ou alergias a causas desconhecidas, assim como para gestantes, lactantes, bebês e crianças.

Não há estudos comprovando algum mal que sua ingestão possa causar, no entanto, para essas pessoas que são mais vulneráveis por definição é preciso evitar a exposição. Para os demais, não há contraindicações.

Benefícios do Anis Estrelado

Pote de Anis estrelado.

Em relação às propriedades medicinais do Anis Estrelado, é certo que essa planta tem muitos benefícios à saúde do ser-humano, e, além de não ter contraindicações, pode ajudar a curar ou a prevenir diversas doenças comuns no dia-a-dia, além de manter em dia a imunidade.

Assim, manter o hábito de ingerir o Anis Estrelado é uma ótima forma de cuidar de sua saúde de maneira natural.

A seguir você encontra uma análise dos benefícios medicinais do Anis Estrelado para entender melhor as propriedades dessa planta curativa, como o efeito fungicida, repelente natural, fortalecedor da imunidade e muito mais. Confira.

Fungicida

O Anis Estrelado possui um componente chamado Anetol, cujos efeitos já foram estudados em laboratório e foi comprovado que tem ação contra fungos variados. Dentre eles, o fungo causador da candidíase, muito comum entre as mulheres.

Além disso, o Anetol também tem eficácia comprovada contra os fungos Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides, que também causam doenças fúngicas. Assim, o Anis Estrelado é a fonte de cura para esse tipo de contaminação e por isso sua ação fungicida.

Bactericida

O Anetol contido no Anis Estrelado, que auxilia no combate a fungos, também é eficiente contra as bactérias que podem causar doenças ao ser-humano. Assim, infecções como a urinária, de pele e a gastroenterite podem ser combatidas com as propriedades do Anis Estrelado.

Além disso, não é apenas o Anetol que contribui para o efeito bactericida. Além dele, o Anis Estrelado possui a cetona, aldeído e álcool anísicos que também auxiliam no combate das patologias que podem afetar o sistema imunológico.

Melhora a imunidade

O Anis Estrelado também possui ação antioxidante, assim como outras plantas aromáticas. Isso significa que suas propriedades evitam que as toxinas e radicais livres se instalem no corpo humano, promovendo uma verdadeira limpeza que mantém a saúde em dia.

Essa dinâmica beneficia diretamente o sistema imunológico, que está sempre saudável e pronto para combater impurezas e eventuais doenças. No longo prazo, a ação antioxidante previne doenças graves, como câncer e doenças do coração.

Repelente natural

Há comprovação científica também de que o efeito do Anis Estrelado é capaz de afastar insetos, ou seja, que tem ação inseticida e funciona como um repelente natural.

Para isso, o mais indicado é o óleo essencial, que possui uma concentração alta dos componentes do Anis Estrelado e, se diluído em outros óleos, como óleo de coco ou óleo de amêndoas, pode ser passado diretamente na pele para evitar os mosquitos e outros insetos.

Auxilia na digestão e combate aos gases

Sobre o combate aos gases, não há comprovação científica de que o Anis Estrelado de fato tenha efeitos medicinais, no entanto, esta é uma verdade bastante difundida na cultura popular.

Assim, após refeições pesadas, o ideal é tomar uma xícara de chá de Anis Estrelado, pois ele evita o acúmulo de gases, a prisão de ventre e facilita a digestão.

Auxilia em tratamentos de doenças respiratórias

O Anis Estrelado é de onde se extrai também o ácido xiquímico, a base da composição do comprimido Tamiflu, mundialmente comercializado para o combate à gripe e doenças do sistema respiratório, mais especificamente contra os vírus Influenza A e B.

Por isso, a utilização do Anis Estrelado também é bastante eficiente contra as doenças respiratórias, tendo sido apontado como uma forma preventiva durante a pandemia da Covid-19 para contenção dos danos causados pelo Coronavírus.

Efeito analgésico

Também por conta do efeito do ácido ximínico contido no Anis Estrelado, o consumo da planta é capaz de oferecer um efeito analgésico do Anis Estrelado. Por isso, ele é indicado para gripes, resfriados e doenças respiratórias em geral.

É importante entender, contudo, que o consumo deve acorrer nas primeiras 48 horas de contágio. Após esse período, é provável que a doença já tenha evoluído e o Anis Estrelado não tem concentração suficiente para conter a evolução. Ainda assim, não é dispensada a consulta a um médico, o Anis Estrelado apenas serve como um paliativo nesse caso.

Bom para o cérebro

Outro benefício do Anis Estrelado é que ele também beneficia as células cerebrais, fazendo bem também a saúde desse importante órgão. Isso acontece porque o Anis Estrelado possui grande quantidade de vitaminas do Complexo B, que atuam diretamente nas células cerebrais.

Assim, o consumo constante de Anis Estrelado além de auxiliar na imunidade do corpo de uma forma geral, também aumenta a vitalidade do cérebro, garantindo uma vida longa e saudável a esse importante órgão vital, evitando doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer.

Melhora o hálito

Além de todas as propriedades medicinais do Anis Estrelados, que beneficiam diretamente a saúde do ser-humano, esta poderosa planta ainda é indicada para melhorar o hálito. Assim, ao consumir o chá ou qualquer bebida e até comida com Anis Estrelado, há uma melhora significativa dos odores da boca.

Isso acontece justamente por seu efeito antioxidante e seu aroma perfumado, que desde a boca já impede o depósito de toxinas e libera sua composição de forma agradável.

Chá de Anis Estrelado

Chá de Anis estrelado.

A forma mais comum e mais fácil de ingerir o Anis Estrelado é por meio do chá da planta. Além de obter suas propriedades medicinais, o chá também tem um gosto bastante agradável, que pode ser realçado com limão, mel e outras especiarias, sendo ideal para uma pausa entre as refeições.

A seguir você acompanha os passos importantes para fazer o chá de Anis Estrelado, como os ingredientes, como fazer e as indicações. Confira.

Indicações

A forma mais pura de se ingerir o Anis Estrelado para se beneficiar de suas propriedades é por meio do chá. Assim, o chá é indicado para aumentar a imunidade e proteger de doenças como gripes e resfriados, combater doenças fúngicas, como a candidíase e demais propriedades medicinais, como doenças respiratórias.

O chá ainda auxilia no cuidado da pele e possui sabor que favorece o hálito após o consumo.

Ingredientes

Para fazer o chá de Anis Estrelado, você vai precisar de 2g de Anis Estrelado para cada 250ml de água. Se precisar de mais chá, é só multiplicar as quantidades.

Você também pode usar outros ingredientes como limão, mel, e até pedaços de frutas, como maçã ou frutas vermelhas para realçar o sabor do chá.

Como fazer

Após ferver a água, você deve desligar o fogo e colocar o anis estrelado no recipiente, deixando repousar de 5 a 10 minutos. É importante manter este recipiente tampado, para evitar perda do calor e acelerar o processo.

Você também pode colocar um pedaço de limão ou uma colher de chá de mel para realçar o sabor do chá, assim como frutas variadas, como maçã, laranja, e o que você preferir. Nesse caso, coloque juntamente ao Anis Estrelado para que o sabor se construa por inteiro.

Licor de Anis Estrelado

Vários copos de licor de Anis estrelado.

Uma forma muito agradável de consumir o Anis Estrelado também é por seu licor. A bebida alcólica da planta tem um sabor bastante incomum, traz todo o perfume e conserva as propriedades benéficas da planta medicinal.

A seguir você acompanha os passos e os ingredientes para fazer o licor de Anis Estrelado, assim como as indicações para seu consumo. Confira.

Indicações

O licor de Anis Estrelado tem um sabor único e relativamente forte. Por isso, é mais indicado para ser consumido sozinho, sem misturar com outros sabores de bebidas e até com comidas.

Importante dizer que mesmo na forma de licor, o Anis Estrelado conserva suas propriedades, e por isso esta é uma sugestão de consumo prazeroso e ao mesmo tempo saudável da planta. Contudo, por se tratar de uma bebida alcóolica, é sempre bom evitar o exagero. O ideal é que a ingestão seja para degustação.

Ingredientes

A receita do licor de Anis Estrelado leva 4 xícaras de chá de água, 2 xícaras de chá de cachaça ou de outro destilado que seja de sua preferência, 20 unidades de Anis Estrelado e 1 xícara de chá de açúcar.

Essa é uma receita em que você obtém uma quantidade média de licor de Anis Estrelado. Se desejar aumentar a quantidade, é só fazer isso proporcionalmente. Ou seja, para cada 2 xícaras de água, 1 xícara de cachaça, e assim sucessivamente.

Como fazer

Para fazer o licor de Anis Estrelado, primeiro você deve cozinhar o Anis, o açúcar e a água em fogo baixo por dez minutos. Após, você deve colocar os ingredientes em uma garrafa juntamente com a cachaça ou a bebida alcoólica de sua escolha.

Em seguida, essa mistura deve permanecer em repouso por 20 dias, para que ocorra o processo de maceração. Depois desse período você deve coar todo o líquido do recipiente e estará pronto o seu licor de Anis Estrelado.

Banho de Anis Estrelado

Sal de banho de Anis estrelado.

Por ser uma planta de origem oriental e também associada ao planeta Júpiter e ao elemento ar, o banho de Anis Estrelado é bastante eficiente para a limpeza espiritual, garantindo a energização do corpo, e a melhora dos sentidos.

Confira a seguir os aspectos relacionados ao banho de Anis Estrelado, como as indicações, os ingredientes e até como fazer esse banho.

Indicações

O banho de Anis Estrelado é bastante indicado para afastar o mau olhado, e atrair boas vibrações. Isso acontece pois por meio do banho é possível afastar as impurezas e as energias mais densas. O Anis Estrelado é da natureza de Júpiter e do elemento ar, e possui características espirituais que fazem com que seu banho seja também energizante.

Por isso, fazer o banho de Anis Estrelado de 15 em 15 dias garante o fluxo de energias positivas e afasta as más energias. É importante também mentalizar o que se deseja conquistar e se nutrir de boas vibrações enquanto se faz o banho, para que esse processo possa se realizar de forma completa e efetiva.

Ingredientes

Para fazer o banho de Anis Estrelado, você vai precisar de um punhado da planta, aproximadamente 10g e 4 litros de água.

Se desejar, pode adicionar outras especiarias que intensificam o poder curativo do banho de Anis Estrelado, como salsinha e alecrim. Essas são apenas sugestões, você pode incluir o que lhe fizer bem, apenas tome cuidado para não adicionar algo que seja mais forte que o Anis Estrelado, é importante que ele seja protagonista nesse caso.

Como fazer

Ferva os 4 litros de água com o Anis Estrelado por cerca de 5 minutos. Após esse período, desligue o fogo e coe o banho todo. Aguarde mais um tempo para que a mistura esteja em uma temperatura agradável e despeje sobre todo o corpo, desde o pescoço, após o seu banho completo.

Não enxague, é importante que as propriedades do Anis Estrelados permaneçam em contato com a pele por um tempo. Se você quiser adicionar mais ingredientes ao banho, atente-se apenas ao momento de colocar na água. O Anis Estrelado é uma semente, e por isso aguenta mais que folhas, por exemplo. Se for adicionar folhas, coloque apenas 2 minutos antes de desligar o fogo.

Preciso de orientação médica para usar o Anis Estrelado?

Saco de Anis estrelado.

O Anis Estrelado não apresenta nenhuma contraindicação e pode ser usado em receitas, banhos e chás sem a consulta prévia de um médico. Apenas é preciso atenção nos casos de hipersensibilidade, ou gestantes, lactantes e crianças, que por definição já são mais vulneráveis e podem ter efeitos adversos inesperados.

Contudo, seu efeito pode ser bastante forte, não sendo recomendado uso maior que uma colher de chá no caso de ingestão de chá. É possível sentir sonolências e baixa de pressão, pois em altas quantidades o Anis Estrelado pode ser tóxico.

Mesmo assim, a utilização do Anis Estrelado, seja para a alimentação, absorção das propriedades medicinais ou espirituais, por meio dos chás e banhos, não apresenta riscos para a saúde. Tome cuidado com doses exageradas, o que se aplica a tudo na vida, mas não deixe de aproveitar os benefícios dessa planta milenar e curativa.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.