Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Azul para o banheiro, preto para o quarto de dormir. Descubra por que é tão importante escolher as cores de acordo com os ambientes da sua casa no Feng Shui.


Você sabe como usar as cores do Feng Shui na sua casa?

Prateleira de mesa branca com baguá e pedra seixo, sala branca com grande janela panorâmica, design de interiores com um conceito zen, ideia de modelo feng shui

As cores são uma das maneiras mais fáceis de aplicar os princípios do Feng Shui na sua casa. Por estarem conectadas com muitos princípios das escolas taoístas, as cores possibilitam o equilíbrio das energias de um ambiente. Através delas é possível alterar a energia de um local, por meio do simples ato de pintar uma parede ou adornar um ambiente com novos objetos.

Além disso, já que os seres humanos são altamente visuais, e a visão nada mais é que jogo de cores e luz, que tal aproveitar as energias das cores para atrair e inspirar aquilo que você deseja ter em sua vida?

Este artigo trará um arco-íris de possibilidades, apresentando os diferentes papeis que as cores assumem na harmonização do seu lar por meio do Feng Shui. Uma vez que existem diferentes abordagens para os significados e usos das cores do Feng Shui, apresentamos neste artigo os princípios basilares para que você possa escolher as cores adequadas para a sua casa e este momento específico da sua vida.

Mostramos sua relação com os elementos, com os diferentes pontos da sua casa e maneiras de aplicar o seu conhecimento de maneira simples e eficaz. Vamos, então, dar um passeio pelas diferentes tonalidades e pintar a sua vida com suas energias. Confira.

Entendendo o Feng Shui

Feng shui. Ciclo de criação: fogo, terra, metal, água, madeira

Antes de apresentarmos o significado das cores com dicas para melhorar a energia do seu lar, é importante entender os princípios básicos da prática conhecida mundialmente por Feng Shui. Além de introduzirmos este conceito, mostramos como essa prática funciona e damos dicas importantes para que você as aplique, como mostramos a seguir.

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui é uma prática milenar de origem chinesa. Usando sistemas e princípios do Taoísmo, o Feng Shui assume uma perspectiva filosófica, a partir do qual é possível compreender o nosso lugar no mundo, bem como nossa conexão com o Universo.

Ao contrário do que se pensa, Feng Shui não trata exclusivamente do design de interiores ou do projeto de arquitetura de um edifício. Ele mostra como é possível se conectar com a natureza por meio de seus elementos.

A Palavra Feng Shui significa “água” e “vento” em chinês, os dois dos principais elementos necessários para a vida. Uma vez que cada vez mais as pessoas têm perdido sua conexão com a natureza, o Feng Shui vem para resgatar essa essência, trazendo mais qualidade de vida.

Como funciona a harmonização pelo Feng Shui?

A harmonização através do Feng Shui é dada por meio do planejamento dos ambientes com base em alguns princípios. Dentre eles, estão os cinco elementos (Terra, Fogo, Metal, Madeira e Água), os conceitos de Yin e Yang e o fluxo da energia Qi que, quando alinhados, criam um espaço aconchegante e equilibrado.

O princípio do Yin e Yang é utilizado para conceber a luz natural na sua casa. Através dele, é possível melhorar o fluxo do QI pessoal, que traz benefícios em diferentes áreas como o sono e o ciclo circadiano.

O Yang está ligado à maior luminosidade, ao passo que o Yin se relaciona com a meia-luz e a escuridão. Além dessa noção, você pode utilizar as cores e os elementos, como descrevemos a seguir.

Relação entre as cores e os elementos da natureza

No Feng Shui, as cores podem ser classificadas de acordo com os elementos, as direções e o tipo de energia que você quer se alinhar e equilibrar. De acordo com a tradição, cada elemento está associado a um conjunto de cores específicas, que auxiliam a harmonizar o ambiente. Apresentamos as cores dos elementos abaixo:

• Terra: bege, creme, marrom claro e ocre. Rege o autocuidado e os limites;
• Metal: branco, dourado, prateado, cinza e tons metálicos. Rege a beleza, felicidade e precisão;
• Água: azul, preto e tons que remontam ao oceano. Rege a sabedoria e conexão com o mundo;
• Madeira: verde e marrom. Rege o crescimento, a cura e vitalidade;
• Fogo: vermelho, laranja, fúcsia e vermelhão. Rege a paixão, visibilidade e inspiração.

Como usar as cores?

Para usar as cores, é preciso entender os seus elementos. Por isso, como passo inicial, cheque a lista acima e veja a regência de cada elemento para entender a energia que você deseja atrair. Após encontrar a energia, escolha a cor mais adequada para a sua vida.

Ao escolher as cores, é importante que você se detenha a um elemento por vez. Isto é, embora o azul combine bem com o verde, eles possuem elementos diferentes, então evite combinações com estas cores.

Como o Feng Shui trata de fluxo de energia e harmonização, suas soluções são temporárias. Consequentemente, você pode alternar as cores escolhidas após um certo período, a depender das suas necessidades. Então, use as cores para pintar as paredes, selecionar os objetos de decoração ou os móveis. No caso de não saber onde começar, use sua intuição.

Onde usar?

Agora que você já sabe a energia e sua cor correspondente, você deve estar perguntando onde usá-la. Por isso, apresentamos uma lista de possibilidades por onde você pode começar:

• Nas paredes dos cômodos e ambientes da sua casa;
• Em objetos ou acessórios. Por exemplo, você pode comprar uma capa para a sua almofada, um quadro novo ou simplesmente customizar os objetos que você já possui;
• Nos móveis, dando uma repaginada em seu visual com uma ou mais camadas de tinta;
• Nos vasos de plantas ou até mesmo trazendo flores na cor escolhida para adornar a sua casa;
• Em cristais, certificando-se de espalhá-los pela casa (só cuidado extra se tiver pets ou crianças em casa, está bem? E não esqueça que certos cristais são sensíveis à umidade ou a alta incidência de luz).

Então, mãos à obra.

Outras dicas para aplicar o Feng Shui em um ambiente

Quando aplicar o Feng Shui nos ambientes da sua casa, você pode utilizar uma ferramenta conhecida como Baguá, uma espécie de mapa em formato de mandala. Você pode utilizar o Baguá como um ponto de partida para melhorar o fluxo de energia dos ambientes, aplicando as técnicas milenares do Feng Shui.

Se desejar, você pode decorar a sua casa com cristais, para mudar o astral. Se não souber qual utilizar, você pode adquirir um prisma de cristal multifacetado próprio para aplicação de Feng Shui nos ambientes.

O efeito desse item é belíssimo quando ele é tocado pelos raios do sol. Além disso, você pode também pensar em como atrair o elemento com o qual você está trabalhando para a sua casa. O elemento Fogo, por exemplo, pode ser atraindo pelo simples ato de acender velas.

Significado das cores no Feng Shui

Quarto com interior elegante e o símbolo do Yin Yang. Filosofia Feng Shui

Para colorir mais a sua vida, apresentamos os significados de diferentes cores no Feng Shui. Além disso, relacionamos suas energias e dicas sobre ambientes mais adequados para elas. Confira.

Amarelo

O amarelo representa entusiasmo, cordialidade e felicidade. Por estar associado ao sol, o amarelo também traz luz, dissipando a escuridão de qualquer ambiente.

Embora essa cor seja mais suave que a intensidade do vermelho, é importante utilizar o amarelo de maneira equilibrada, pois seu uso exagerado pode desencadear crises de ansiedade em pessoas ou animais que são expostas a esta cor por muito tempo.

É uma cor indicada para o quarto dos filhos, bem como para os ambientes em que a família se reúne, já que é uma cor alegre e inspiradora. O Amarelo está ligado à energia Yang.

Azul

O azul é o tom da calma. Associado à energia Yin, esta cor cria uma atmosfera relaxante, que atrai as energias do sol e do mar e produz um efeito calmante para aquietar a mente, o espírito e o corpo, promovendo, assim, a cura.

O azul escuro representa sabedoria, e todos os tons de azul estão ligados à energia da sabedoria, ao cultivo e de si mesmo e da aventura, lembrando que existe um desejo de explorar o mundo à sua volta. Por representar o elemento Água, esta cor se adequa muito bem a ambientes como o banheiro.

Lembre-se de jamais usar o azul para pintar o teto da sua casa, pois ele simboliza inundação. Pode ser usado para promover o crescimento espiritual e permitir a expansão interior.

Verde

Verde é a cor que representa a esperança, o crescimento, a saúde e o renascimento. Regida pelo elemento Madeira, o verde estabelece uma relação direta com a natureza, trazendo esta energia para o seu lar.

No Feng Shui, ela possui um efeito calmante, trazendo energias de cura para a sua vida. Para melhor se beneficiar de energia dessa cor, use suas diferentes tonalidades para criar efeitos e profundidades diferentes. O Verde está ligado à energia Yin.

Roxo

O roxo é a cor que simboliza a consciência espiritual. Quando usada, ela promove cura física e mental e está muitas vezes associada à realeza. Devido à sua alta vibração, ela deve ser usada no Feng Shui com bastante moderação.

Essa cor é indicada para ambientes de desenvolvimento espirituais como salas de meditação e de cura. Devido à sua intensidade, escolha seus tons mais claros. O Roxo é uma das cores associadas à energia Yin.

Vermelho

O vermelho é a cor da fama e da reputação. Seu uso acende a paixão, abre o coração para o mundo e inspira a ação. Além disso, o vermelho traz a energia da virtude e da verdade. Sua vibração intensa está ligada à verdade, felicidade, abundância e alegria e por isso é uma cor comumente utilizada no ano novo chinês.

Apesar dos seus benefícios, é importante utilizá-la com moderação, pois ela pode promover estados de inquietação e servir como gatilho para ansiedade. É muito indicada para ser utilizada na cozinha, já que está ligada ao elemento fogo, mas deve ser evitada em ambientes como a sala de estar. Sua energia é a Yang.

Rosa

Use a cor rosa quando desejar atrair amor e parcerias. Sua energia está alinhada com a cura do coração, encorajando a ternura, a compreensão e convidando um novo relacionamento para a sua vida. É uma cor que vibra com a energia Yin e deve ser utilizada em ambientes como o quarto ou a sala de estar.

Cinza

O cinza é uma cor associada às viagens. Quando utilizada, ela atrai a atenção de pessoas prestativas, que trarão apoio e servirão como auxiliadores na sua jornada. Por estar associado às viagens, ele deve ser utilizado para promover o descobrimento de novos lugares e ideias.

Assim, pode ser utilizado em ambientes próximo à entrada da sua casa, bem como em escritórios e locais de estudo. Representa a energia Yin.

Preto

O preto é a cor ligada à carreira e à jornada da vida. Considerada a cor que mais vibra na energia Yin no Feng Shui, o preto traz sofisticação e mistérios das profundezas de seu elemento, a Água. Ao utilizá-lo, você trará mais força e profundidade para os espaços, além de aumentar a sua proteção e poder.

O preto também tem o poder de mostrar o caminho que você deve seguir na vida, especialmente pelo fato de ele expandir o seu conhecimento e contribuir para a expansão do seu círculo de convivência.

Por ser regido pela água, jamais pinte seu teto de preto, já que ele pode simbolizar inundação ou problemas causadas por enchentes. É a cor mais adequada para o quarto, já que está associado a energia Yin. No entanto, evite usá-lo exageradamente.

Branco

Branco é a cor da pureza. Ele representa a confiança e o equilíbrio. Quando utilizado, ele convida a felicidade para o seu lar, clareando os efeitos das suas ações e auxiliando no cumprimento de suas metas.

Por ser constituída de todas as sete cores do arco-íris, o branco é a cor mais segura de ser utilizada em ambientes e se adequa a todos os espaços. Ele é também a cor com maior energia Yang no Feng Shui.

Informações interessantes sobre as cores no Baguá

Imagem do mapa Baguá, conceito do Feng Shui

O Baguá é um mapa dividido em 9 setores: norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste e centro. Cada uma de suas partes é chamada de Guá (ou Zhen em chinês) e está atribuída a um elemento específico e governa diferentes aspectos da sua vida.

É preciso prestar atenção a estas áreas ao realizar projetos, reformas ou atrair mais harmonia para o seu lar. Confira.

Guá do trabalho e carreira

O Guá do trabalho e carreira está no setor norte. Seu elemento é a água e sua energia está ligada ao emprego, à sabedoria e profissão. No Feng Shui, esse ambiente pertence à tartaruga negra e está representada pelo filho do meio.

Quando o setor norte está em desequilíbrio, seus moradores podem desenvolver problemas na próstata, nos ouvidos e rins. Equilibre-o através das cores azul e preto, a simbologia do número um e formas de onda.

Guá da sabedoria e espiritualidade

O Guá da Sabedoria se chama Gen. Ligado ao elemento Terra, seu número é o 8 e sua direção é o Nordeste, ele deve ser instaurado no local em que o conhecimento é adquirido em sua casa. Ele ajuda a promover suas habilidades e destreza em tudo o que você faz.

Ative-o utilizando sua cor, o azul escuro, seu elemento ou a sua forma, o quadrado. Se desejar, utilize uma pedra grande e pesada para decorar este ponto de sua casa. A pedra pode ser parte de um móvel ou ser um elemento de decoração.

Guá da família

O Guá da Família se chama Zhen, localizado na porção leste da sua casa. Além de estar ligado à família, este Guá traz novos começos e está intimamente ligado à madeira e energia Yang. Ele deve ser utilizado para dar apoio e sustento à sua família, especialmente quando estiver envolvido em uma nova empreitada.

Por estar relacionado ao primeiro filho, uma casa em que o ponto Leste não está ativado provavelmente não terá uma criança nela. Seu desequilíbrio pode provocar problemas nos braços, pernas, língua, vesícula e fígado.

Ative-o principalmente na primavera, ou utilizando seu elemento, sua cor (azul-esverdeado, verde escuro e azul claro) em sua forma colunar ou retangular. Se preferir, deixe um dragão no canto leste de sua casa.

Guá da prosperidade

O Guá da Prosperidade se chama Xun, ligado também à energia da abundância. Sua cor é o roxo, a cor da realeza, sua forma é retangular e seu elemento é a madeira. Localizado na região sudeste da sua casa, ele deve ser ativado para atrair abundância, prosperidade e fortuna. Além disso, ele também trabalha com a energia da generosidade e do autovalor.

É a direção da filha mais velha e, se os moradores da casa apresentarem problemas nas pernas, quadris ou doenças como artrite, é sinal de que esta área está em desequilíbrio. Para equilibrá-lo, utilize seu elemento, cor ou forma. Se desejar, deixe uma drusa de ametista na área.

Guá do sucesso

Li é o Guá do sucesso. Sua energia é vibrante, como o elemento fogo, seu regente. Esse Guá está presente na porção Sul da sua casa, se relaciona com a cor vermelha e tem como forma sagrada o triângulo.

Deve ser trabalhado quando se deseja atrair fama, sucesso e criar a sua reputação, já que ele vibra com estas energias. Ative-o através da sua simbologia correspondente (cor, forma e elemento). Se desejar, decore a parte sul da sua casa com velas, para harmonizar este setor.

Guá do relacionamento

O Guá do relacionamento se chama Kun. Nele, serão formadas as parcerias e a força do amor será promovida. Localizado na parte sudoeste da sua casa, este Guá simboliza a mãe ou a madrasta, pois está associado à matriarca do lar. Por esta associação, ele governa o amor e as relações.

Quando está em desequilíbrio, doenças da boca, do estômago e dores musculares podem aparecer. Sua cor é o rosa e o marrom, e ele está associado ao elemento terra, bem como às formas quadradas. Equilibre-o utilizando sua simbologia (cor, elemento, forma) na direção sudoeste. Se desejar, deixe uma bola de cristal, um cristal de quartzo rosa ou um pato mandarim nessa direção.

Guá da criatividade

O Guá da Criatividade se chama Dui. Sua energia está ligada à criação, às crianças, à criatividade e conclusão. Sua cor é o branco, e está associado à energia do elemento metal. Este Guá está localizado na porção oeste da casa. Ative-o através de formas circulares, da sua cor ou decorando este setor com itens metálicos.

Guá dos amigos

O Guá dos amigos se chama Qian. Ele está associado a pessoas prestativas e a viagens. Sua cor é o cinza, seu elemento é o metal, sua forma é redonda e circular e sua direção é a noroeste. Essa posição é excelente de ser trabalhada quando você precisa encontrar com pessoas que possam te ajudar em sua jornada.

Para equilibrá-lo, basta apenas decorar sua casa com sua simbologia (elemento, forma e cor). Uma alternativa é decorar sua casa com sinos ou sinos dos ventos de metal para vibrar na porção noroeste da sua casa.

Guá do centro e saúde

O Guá do centro e saúde se chama Tai Qi. Como o próprio nome sugere, ele se encontra na parte central da sua casa. Regido pelo elemento terra, sua forma é quadrada e suas cores variam desde os tons terrestres como o marrom até tons de amarelo e laranja.

Por estar presente no centro do Baguá, ele afeta diretamente todas as áreas da sua vida, influenciando principalmente sua saúde seu bem-estar.

Qualquer mudança no centro da sua casa pode ter um efeito poderoso na sua vida, então é preciso ter bastante cuidado ao promover mudanças nesta área. Ative-o através de sua cor, forma e seu elemento. Uma possibilidade é deixar um tapete quadrado da cor deste Guá para equilibrá-lo.

No Feng Shui, cada área de sua vida é regida por uma ou mais cores!

Planta baixa do Feng Shui e divisão dos quartos de acordo com o Feng Shui.

Como mostramos, as cores são artifícios essenciais no Feng Shui. Por estar associada a diferentes elementos e direção, cada cor apresenta um simbolismo próprio que se relaciona não somente com áreas específicas de seu lar, como também com diferentes áreas da sua vida.

Uma vez que as cores são, sem dúvida, uma parte essencial da vida, já que estão em todos os lugares, é importante que você se atente ao modo como interage com elas, para que você possa escolhê-las não somente em termos de gostos pessoais ou usando como critérios apenas as suas tonalidades.

É essencial que você considere também os seus desdobramentos na sua vida. Ao escolhê-las, tenha em mente também as direções às quais estão associadas no Baguá para que assim você possa utilizá-las como os elementos de um mapa cromático que te guiará para verdadeiros tesouros. Assim, você viverá com mais equilíbrio, sorte e prosperidade em todos os âmbitos da sua vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


feng shui cores

Artigos relacionados


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

O que significa sonhar com bacia? Cheia, vazia, furada, suja e mais!

Sonhar com bacia revela questões emocionais, influências negativas alheias e dores que precisam ser encaradas. Veja mais significados!


O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

O que significa sonhar com cabelo preto? Cacheado, liso, na boca e mais!

Você sabia que sonhar com cabelo preto possui relação a um estado de espírito envolvido em muita energia? Confira em nosso artigo mais sobre o assunto!


Sonhar com cabelo curto: Preto, loiro, vermelho, branco, liso e mais!

Sonhar com cabelo curto: Preto, loiro, vermelho, branco, liso e mais!

Sabia que sonhar com cabelo curto revela transformações em vários setores da sua vida? Veja mais sobre as interpretações por trás desse sonho em nosso artigo!


Sonhar com queda de cabelo: Na mão, tufo, branco, cabelo cortado, e mais!

Sonhar com queda de cabelo: Na mão, tufo, branco, cabelo cortado, e mais!

Você sabia que sonhar com cabelo caindo simboliza perdas, doenças e estresse? Confira essa e outras interpretações desse sonho em nosso artigo!


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!