Árvore da Vida: Descubra a origem, histórias e mais deste símbolo!

Árvore da Vida: Descubra a origem, histórias e mais deste símbolo!

A árvore da vida é um símbolo presente em diversas culturas e religiões. Descubra agora porque a árvore da vida é o símbolo da existência!


Árvore da Vida é repleta de histórias e significados!

Árvore da vida nórdica.

A árvore da vida é um símbolo importante presente em diversas culturas e religiões. Por meio do conhecimento expresso em torno dessa representação, é possível entender o ciclo da vida como um todo, e com isso fazer descobertas para a vida individual se tornar mais harmônica. Além disso, ela é um símbolo ligado à superação de obstáculos.

Ao perceber a trajetória natural da existência por meio dessa árvore, um indivíduo tende a buscar forças para seguir firme em busca do crescimento material e espiritual. A árvore da vida também tem relação com felicidade, sabedoria e equilíbrio. Para saber mais sobre esse símbolo, confira abaixo as informações mais importantes sobre a árvore da vida!

Significado da Árvore da Vida

Quadro da árvore da vida.

A árvore da vida tem vários significados. Por meio deles é possível ter compreensão e instrução. Confira a seguir como esse símbolo se relaciona ao ciclo da vida, à vitalidade, à força, à resiliência, e muito mais!

Ciclo de vida

Um dos significados da árvore da vida são os ciclos. É importante lembrar que o ser humano faz parte da natureza. Durante o fim da Idade Média, na Europa, surgiu o antropocentrismo, ideia que coloca o ser humano como ser dotado de inteligência, e por isso, capaz de determinar as ações da vida em toda Terra.

Entretanto, essa perspectiva é um tanto separatista e acabou colocando o ser humano acima dos outros seres. Sendo assim, é comum ter a noção de homem e natureza de forma separada. Por outro lado, sabemos que não é bem assim, está tudo conectado. Assim, é possível visualizar a semelhança entre os ciclos da natureza e o do ser humano.

Assim como as árvores que surgem por meio de uma semente, e se desenvolvem com o tempo, gerando frutos, um humano também passa por esses processos, é o ciclo natural da vida. Quando uma pessoa consegue se desenvolver e dar frutos, ela enfim poderá gerar novas sementes. E isso contribui para uma vida mais harmônica entre todos os seres.

Símbolo de vitalidade

A árvore da vida também está relacionada à vitalidade. É um símbolo que representa os ciclos da vida, e demonstra que para fazer esta caminhada é necessário ter energia. É normal passar por processos complicados em diversas questões, todas as pessoas passam por isso. Mas é necessário sempre buscar equilíbrio e crescimento.

Esse símbolo carrega a seguinte mensagem: para que um ser consiga se desenvolver, ele precisa ter vitalidade. É importante sempre lembrar a real importância da jornada na Terra, para conseguir desempenhar o papel de agente transformador, buscando dar frutos, e servindo aos demais indivíduos.

Força

Outro significado que a árvore da vida carrega é a relação com a força. Os indivíduos devem se esforçar para seu despertar, buscando sempre o crescimento espiritual e material. E tudo isso exige força, as complicações diárias podem tirar uma pessoa do eixo, por isso, é fundamental ter firmeza para continuar seguindo em busca do desenvolvimento pessoal.

É crucial saber equilibrar as atenções para a vida material e espiritual. Não adianta direcionar energia para apenas uma dessas questões. O lado material está conectado ao servir, ou seja, agir não somente em benefício próprio. E para que isso possa fluir corretamente, as questões individuais e internas devem ser trabalhadas.

Resiliência

O símbolo da árvore da vida está conectado à resiliência, que é a capacidade de lidar com as próprias questões e superá-las. Quando um ser compreende o ciclo natural da vida, representado por essa árvore, ele é capaz de ter forças para lidar com as dificuldades. Mesmo muitas vezes enfrentando impasses injustos, justamente pelo egoísmo e desconexão humana.

Se o ciclo natural da vida é se desenvolver, como uma árvore, os obstáculos no caminho trarão crescimento. Entendendo essa lógica, a pessoa encontra razões para continuar firme em busca dos seus objetivos. É normal surgir frustrações no meio do caminho, consequentemente a vontade de desistir, deixando assim, os sonhos em segundo plano.

Por essa razão, é crucial não se deixar abater por crenças limitantes. Essas ideias fazem com que o indivíduo saia da trilha de buscar aquilo que ele realmente quer viver, não se considerando capaz. A capacidade de ser resiliente entra justamente aí, fazendo com que a busca pelo desenvolvimento seja possível, mesmo em meio aos problemas.

Fecundidade

A árvore da vida traduz a jornada do indivíduo, por demonstrar o caminho que deve ser percorrido em busca do crescimento, associando-se também à fecundidade. Na biologia a fecundidade é descrita como a capacidade de se reproduzir, apontando para a reprodução de novos indivíduos, já na jornada humana o sentido é mais amplo.

Nesse sentido, o termo "fecundidade" não se traduz apenas como um novo indivíduo que o ser humano pode gerar. Assim, ele também é capaz de gerar ideias, projetos, planos, e muitas outras coisas. Portanto, nesse caso a fecundidade da árvore da vida está atrelada à criatividade, pensamentos aflorados, produção, e colocar projetos em prática. Sempre pensando em fazer algo benéfico para as outras pessoas.

Ligação entre a Terra, o céu e o submundo

A árvore da vida também tem ligação com o céu, a Terra e o submundo. As folhas, que crescem para cima, representam o céu, e a busca por iluminação. Já as raízes, têm o crescimento para baixo, expressando conexão com o submundo. Tudo isso proporciona uma ligação correspondente à criação do mundo.

Significado de sonhar com a Árvore da Vida

Sonhar com a árvore da vida é um lembrete para não se esquecer da conexão com todo o universo. Quando uma pessoa não está se sentindo bem pode se esquecer dos laços importantes que criou com outras pessoas, sofrendo sem necessidade. Assim, é necessário perceber as boas companhias que tem por perto e valorizá-las.

Origem e história da Árvore da Vida

Imagem da árvore da vida com duas fênixs.

A árvore da vida esteve presente ao longo da história na cultura de diferentes povos, moldando suas crenças religiosas. Veja abaixo mais informações sobre o surgimento dessa árvore e sua representação na vida Celta, no Antigo Egito, no budismo, entre outras perspectivas.

Surgimento da Árvore da Vida

A origem da árvore da vida é desconhecida, existem registros do símbolo desde os povos assírios. Para esses povos o símbolo estava ligado a deusa Ishtar, deusa da fertilidade, e divindade mais prestigiada entre eles.

Além disso, a árvore da vida também estava presente na cultura de outros povos, como os fenícios, persas, gregos, maias, astecas, celtas, indianos, e muitos outros.

Árvore da Vida Celta

A relação da árvore na vida Celta é bastante complexa, e exige bastante estudo para conseguir compreender tudo que eles pensavam sobre esse símbolo. Isso porque cada árvore tinha um significado distinto para os Celtas, eles também faziam essa associação com a astrologia, ligando árvores a um signo específico.

Para eles, uma árvore era a representação de generosidade da energia feminina. Além disso, eles acreditavam que elas tinham almas. Por essa grande importância espiritual das árvores eram realizados rituais e demais eventos em bosques. Porém, nem todas as árvores e bosques eram considerados sagrados.

Os Celtas ainda criaram caracteres alfabéticos para representar as árvores que eram consideradas sagradas. Eles sempre apreciavam e reverenciavam a mãe natureza. Assim, essa conexão foi capaz de proporcionar mais harmonia para esse povo. O significado das árvores para eles estava ligado tanto à renovação e quanto ao renascimento.

Árvore da Vida na Cabala

Cabala é um estudo esotérico dos assuntos místicos do judaísmo. A árvore da vida nessa perspectiva é dividida em dez partes, sendo essas relacionadas ao universo (o todo) ou a consciência (o indivíduo). Para compreender o universo é necessário analisá-la de cima para baixo, enquanto que para compreender como deve ser a jornada individual, analisa-se de baixo para cima.

Sendo assim, ela contém a explicação de tudo. Tanto da questão espiritual de ligação com o divino, quanto de conexão com as questões de todos os seres individualmente. Essa árvore descreve o caminho para o ser humano alcançar um estado elevado de consciência.

Para entender como funciona essa árvore, é importante saber que ela é dividida em quatro partes. Em duas partes, acredita-se que Deus age diretamente, sendo essas o mundo da criação e o mundo da emanação. Já no mundo da formação Deus não age diretamente, e por fim, o mundo da ação está ligado ao reino material.

Além de tudo, essa representação tem três colunas, a da esquerda está conectada à energia feminina, enquanto que a da direita à energia masculina. Ainda possui a coluna do centro, que simboliza o equilíbrio entre essas duas energias.

A severidade é o lado feminino, aquele que contém a criança (força repressora). A misericórdia é o masculino, é a força da explosão, sendo o oposto do feminino. Essas duas energias são sempre complementares.

Árvore da Vida na Bíblia

Na bíblia a árvore da vida acompanhava a árvore que continha o fruto proibido no jardim do Éden. Portanto, nesse jardim existiam duas árvores. A árvore da vida representava garantia eterna, e ficava localizada no centro do jardim. Quando Adão e Eva desobedeceram às ordens de Deus, e comeram o fruto da árvore do bem e do mal (árvore do fruto proibido), foram impedidos de permanecer no jardim.

Isso quer dizer que, Adão e Eva tinham a permissão de Deus para comer o fruto da árvore da vida. Porém, se deixaram levar pelo pecado. Não tiveram obediência e comunhão com Deus. Algumas pessoas interpretam essa história de modo literal, enquanto outras entendem de forma simbólica. Desse modo, representa a busca humana por poder, e não pela vida.

Árvore da Vida na cultura Nórdica

Na cultura Nórdica a árvore da vida recebe o nome de yggdrasil. É considerada a árvore da vida eterna que fica localizada no centro do universo. Ela ocupa essa posição, pois liga os nove mundos cósmicos.

Ela possui raízes que se conectam com o mundo sombrio, o tronco que se conecta com o mundo material, e a parte mais alta chamada de Asgard, onde vivem os deuses. Além disso, os frutos de yggdrasil contêm explicações sobre a humanidade. Por isso, permanecem guardados.

Árvore da Vida no Antigo Egito

No Antigo Egito a árvore da vida tinha ligação com nove deuses, bem como, simbolizava o plano divino e o mapa do destino. Quem comesse seu fruto poderia desfrutar da vida eterna, e da consciência com o plano divino. Isso não era oferecido aos mortais, exceto em alguns rituais.

O escrivão do submundo (Thoth) escrevia os nomes dos faraós na folha da árvore, para que sua vida e seu nome pudessem ser eternizados. Outra informação é que na tentativa de matar o deus do renascimento (Osíris), seu caixão recebeu o alicerce dessa árvore no rio Nilo.

Árvore da Vida no budismo

No budismo a árvore da vida é conhecida como Bodhi, é uma figueira onde Buda conseguiu a iluminação. Ele permaneceu em meditação por sete semanas até conseguir alcançar um estado elevado de consciência.

O símbolo de Bodhi representa a parte do ser humano que continua pura. Para se conectar com esse lado é necessário manter práticas constantes de ligação com a espiritualidade. Desse modo, é possível alcançar felicidade, longevidade e sorte.

Árvore da Vida na cultura chinesa

Para a religião taoísta, presente na cultura chinesa, a árvore simboliza o ciclo da vida. O ser humano quando quer realizar algo tem uma intenção, que é a semente, quando ele começa a percorrer esse caminho, gera uma ação, criando hábitos, logo, a árvore está crescendo. O modo de viver desse ser é modificado ao longo do tempo, dando frutos, que é o carma, simbolizando causa e efeito.

Não existe mistério da vida para os taoístas, a caminhada segue essa trajetória, podendo alcançar uma vida mais tranquila e harmônica. Lembrando que o ciclo pode ser virtuoso, quando as ações são positivas, e vicioso, quando as ações são negativas. Além de tudo, existe a história que o pêssego da árvore da vida é capaz de proporcionar imortalidade, porém isso ocorre a cada 3000 anos.

Árvore da Vida e os persas

Entre os persas a árvore da vida era chamada de Haoma e ela era capaz de promover a imortalidade. Eles acreditavam que as sementes dessa árvore eram dispersadas por uma criatura mítica.

Por isso, a árvore continha a semente do mundo. A árvore da vida nesse contexto tem ligação com o renascimento do espírito natural, proporcionando autoconhecimento e consciência a todos os seres.

Árvore da Vida no islamismo

Para o islamismo a árvore da vida também simboliza a imortalidade, e está exposta no alcorão como árvore do Éden. Mas é muito comum encontrar esse símbolo sendo disseminado pela cultura islâmica por meio de peças decorativas, na arquitetura e demais manifestações artísticas.

A árvore da vida no Islã aparece de forma semelhante à bíblia. Adão e Eva foram proibidos por Alá de comer o fruto do pecado. Ao desobedecer perderam a condição de imortalidade concedida pela árvore. Eles consideram que o paraíso é o lugar onde os humanos plantam suas sementes e o inferno é onde o fogo se alastra, em consequência das ações erradas no mundo.

Representações Árvore da Vida

Gravura de uma árvore da vida.

Com o tempo, a árvore da vida também foi adaptada para a cultura pop, seja por ser um símbolo muito bonito, seja por descrever a ligação entre o céu e a terra. Saiba mais sobre a representação desse símbolo em tatuagens, pingentes, entre outras.

Tatuagem da Árvore da Vida

Quando se escolhe ter a árvore da vida para sempre na pele, por meio de uma tatuagem, a pessoa carrega um símbolo de crescimento espiritual e terreno. Essa árvore tem o significado de superação de problemas, força, conexão com a espiritualidade e busca pela iluminação.

As opções de tatuagens são muitas, variando traços finos, grosso, mistura de símbolos, e muito mais. Aqui a criatividade pode ser explorada para encontrar uma arte que promova identificação.

Pingentes da Árvore da Vida

É comum ver a procura por pingentes da árvore da vida, isso se dá pela beleza da peça, mas também pelo seu significado.

Quem carrega esse pingente traz consigo o símbolo da força e crescimento. Desse modo, a pessoa pode sempre se lembrar de que é necessário ser persistente nos objetivos. Sem perseverança não é possível colher os frutos representados pela árvore da vida, sendo assim, o pingente atua como lembrete muito positivo.

Quadros da Árvore da Vida

Os quadros de árvore da vida, além de serem lindos itens decorativos, também atuam como um lembrete. Ao ter um objeto com esse símbolo, a pessoa tende a se lembrar da conexão entre a vida material e espiritual, bem como, da sua trajetória de vida. Assim, torna-se mais fácil buscar o equilíbrio, e ter persistência.

A Árvore da Vida é o símbolo da existência!

Pintura de uma árvore em um fundo branco.

A árvore da vida é o símbolo da existência, afinal, ela descreve todos os passos do ciclo de vida na Terra. Ela também simboliza a conexão entre o material e espiritual, e em alguns contextos está ligada ao equilíbrio entre as energias masculinas e femininas. Além disso, é um símbolo presente em diversas religiões, mas com definições muito semelhantes.

Em todos os casos representa a imortalidade e a trajetória de vida terrena. Dessa forma, esse símbolo é útil para compreender a questão espiritual, sendo assim, atingir maior compreensão. Bem como, ter mais determinação na vida material, proporcionando mais abundância e harmonia.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!