Qual o significado da borboleta amarela? Veja isso e mais informações!

Qual o significado da borboleta amarela? Veja isso e mais informações!

A borboleta amarela é um símbolo da transformação das diferentes fases da vida. Ela representa prosperidade, alegria e mudanças positivas.


Você sabe o significado por trás de uma borboleta amarela?

Borboleta amarela pousando em uma flor.

A borboleta amarela significa alegria, prosperidade, renovação e mudanças de vida. Quando ela surge na sua vida, indica que mudanças positivas estão em curso e que você não deve resistir a elas.

Como toda borboleta, ela é um símbolo da metamorfose e da natureza passageira dos ciclos da vida. Elas aparecem como um sinal de esperança que apontam para uma fase mais plena. A cor amarela simboliza riqueza e abundância trazida pelos raios do verão e, assim como estes raios, a borboleta te envolverá com uma influência positiva e transformadora.

Neste artigo, você entenderá os significados mais íntimos deste grandioso ser mensageiro que está mais presente na parte mais iluminada do ano, entre a primavera e o verão.

Além de apresentarmos seu simbolismo, incluímos também fatos interessantes sobre este animal poderoso relacionados aos sonhos, à tatuagem, sua mitologia e mensagens espirituais. Prepare-se para embarcar nessa viagem transformadora.

Simbologia da borboleta amarela

Borboleta amarela pousando em uma flor.

A borboleta amarela possui uma simbologia positiva. Seu significado está associado à alegria, prosperidade, renovação e às mudanças de vida. Além disso, ela chama atenção para que você seja menos controlador, como mostramos a seguir.

Alegria

A borboleta amarela simboliza a alegria. Ela age como mensageira do Divino, para lembrar que existe um pequeno ato de alegria e de felicidade até mesmo nos pequenos movimentos de suas mágicas asas.

Por estar associada à primavera, a borboleta traz consigo a energia de dias mais claros e afetuosos, repletos com sentimentos positivos e longe da escuridão trazida pelas tempestades. Se você esteve passando por uma situação difícil, a borboleta amarela mostra que a alegria finalmente encontrou o seu caminho.

Prosperidade

A energia da prosperidade está presente na cor da borboleta amarela. Associada à energia do Sol, governante astral de tudo o que reluz, inclusive o ouro, a borboleta amarela surge como um sinal de que a energia da prosperidade está passando pelo seu caminho.

Ela chama atenção para que você esteja aberto às mudanças, pois, ao fazer isso, o seu caminho será mais rico e próspero. Como o ciclo de vida da borboleta é curto, ela chama atenção de que esta fase de prosperidade também será breve. Por isso, aproveite-a ao máximo.

Renovação

A renovação é outra simbologia da borboleta amarela. Com o bater de suas asas, ela traz consigo o frescor da primavera, com a promessa de uma vida mais florida e abundante. Sua mensagem é de que o velho deve ser deixado para trás para que o novo possa tomar conta e a renovação acontecer.

Ela simboliza uma nova fase de vida, mais próspera e feliz, porém, como tudo na vida, ela lembra que tudo é passageiro e que possui um ciclo finito.

Mudanças na sua vida

Não importa como esteja a sua vida, a borboleta amarela traz a lembrança de que em breve ocorrerão mudanças. De maneira geral, a borboleta amarela é sempre um indício de mudança positiva que está se aproximando.

É chegado o momento de finalmente sair do casulo em que você esteve aprisionado para encarar o mundo sob uma nova perspectiva, com mais graça, beleza e leveza.

Seja menos controlador

Como indicadora de mudanças que estão a caminho, a borboleta amarela lembra de que é importante ser menos controlador, pois há coisas que não podem ser controladas. Por ser um símbolo de transformação, a borboleta aponta para um momento de metamorfose. Mesmo que você resista a essa mudança, ela irá acontecer e resistir a ela só dificultará o processo.

Muitas vezes, as pessoas acabam se apegando até mesmo a coisas ruins por terem um certo nível de familiaridade e, consequentemente, controle sobre estas situações. A borboleta amarela mostra que é momento de se desapegar de questões passadas e abraçar a nova fase que está prestes a acontecer na sua vida.

Mais informações sobre o significado da borboleta amarela

Borboleta amarela pousando em uma planta.

Agora que você leu os principais significados da borboleta amarela, você aprenderá sobre o seu simbolismo nos sonhos, o que acontece quando uma borboleta amarela aparece dentro de casa, além do significado da tatuagem e dos mitos e superstições. Confira.

Significado da borboleta preta e amarela

A borboleta preta e amarela significa que uma mudança positiva acontecerá em breve. Além disso, ela indica que algo importante será mudado, mas que você não pode impedir essa mudança de acontecer. Este tipo de borboleta significa o fim de um ciclo na vida para que, a partir dele, seja possível recomeçar.

Esta mudança contará com o encerramento de uma etapa negativa, podendo ser o fim de um relacionamento com uma pessoa tóxica, ou o fim de uma situação ruim que te aprisiona e te impede de ser feliz. Aguarde, pois a mudança positiva está a caminho.

Sonhar com borboleta amarela

Sonhar com borboleta amarela significa prosperidade. No entanto, já que o ciclo de vida de uma borboleta é curto, a prosperidade que surgirá em sua vida será passageira. Além disso, você passará por uma transformação com algo relacionado à sua própria personalidade para que diferentes áreas da sua vida possam melhorar.

Por isso, aproveite essa mudança e essa prosperidade momentânea para usar seu dinheiro para viajar e descansar, pois, dessa maneira, você estará preparado para quando a mudança acontecer, podendo enfrentá-la com todo o seu potencial energético.

Borboleta amarela dentro de casa

Quando uma borboleta amarela entra dentro de casa e voa perto de você, é sinal de que você está prestes a receber boas notícias. Isto pode ser um convite para um evento social como festa ou show ou que você está prestes a desfrutar de melhores condições financeiras, mesmo que elas sejam breves.

Borboletas quando entram em casa também significam felicidade, alegria, esperança e mudanças positivas, que incluem novo relacionamento, ajuda inesperada, a chegada de uma criança e fim de uma fase desagradável da sua vida. Esteja atento aos detalhes de seu voo: as borboletas são mensageiras espirituais e você está recebendo uma mensagem importante.

Tatuagem de borboleta amarela

A tatuagem de borboleta amarela representa felicidade. Na Escócia e na Irlanda, por exemplo, borboletas amarelas são sinais de paz de espírito. Por isso, elas são tatuadas em partes do corpo que representam o direcionamento dessa energia. Outro significado importante da borboleta amarela é a prosperidade.

A borboleta também é um símbolo universal de transformação. Quando tatuada no peito, por exemplo, ela traz mudanças na área do amor e dos relacionamentos. Por isso, ter uma tatuagem de borboleta no seu corpo é uma maneira de não só adorná-lo com mais beleza, como também atrair energias positivas para a sua vida.

Superstições com borboleta

Existem muitas superstições relacionadas às borboletas ao redor do mundo. Algumas das principais são:

• Ver borboletas representam uma vida saudável e países como China;
• No Japão, quando uma borboleta pousa sobre um biombo de bambu, você receberá a visita da pessoa que você mais ama;
• Borboletas contêm os olhos de deus e por isso são consideradas suas espiãs;
• Na Rússia, lendas contam que borboletas são bruxas disfarçadas;
• Ver uma borboleta de noite significa mudança de perspectiva;
• Matar borboletas traz azar, afasta dinheiro e atrapalha a vida amorosa durante o ano todo;
• Se uma borboleta azul entrar na sua casa de noite, é sinal de notícia de morte;
• Se um marinheiro ver uma borboleta amarela enquanto está no mar, ele morrerá.

Mitos sobre as borboletas

Mitos sobre as borboletas ocorrem com muita frequência. Em muitas culturas dos povos originários norte-americanos, a borboleta representa o espírito. Uma lenda diz que se você sussurrar seus desejos para uma borboleta, eles serão levados para o Grande Espírito para que eles se tornem realidade.

A borboleta está presente no mito de Eros e Psique. Em alguns mitos de povos do norte da Europa estão retratados que os sonhos eram resultados da alma da borboleta vagando através dos mundos. No México, acredita-se que uma revoada de borboletas monarcas representa os espíritos dos ancestrais que estão de volta para visitar seus parentes vivos na época do ‘Día de los Muertos’ (Dia dos Mortos).

Importância ecológica da borboleta

A borboleta possui extrema importância ecológica. Estudiosos a usam como modelo para estudar o impacto causado pelas mudanças climáticas no planeta. As borboletas são polinizadores importantes para a agricultura: cerca de 90% das plantas precisam da ajuda de polinizadores para se reproduzirem.

Além disso, elas possuem a função ecológica de alimentar pássaros e outros pequenos animais como lagartos e aranhas. Devido à sua importância ecológica, cientistas temem que se as borboletas desaparecerem, muitos ecossistemas entrarão em colapso, afetando, inclusive, a vida humana na terra.

Outros significados das borboletas

Borboleta amarela pousando em uma flor.

A borboleta é um símbolo presente em diversas culturas e seu significado geral está associado à metamorfose. No entanto, existem significados que são bastante específicos de culturas e religiões diferentes. Continue lendo para entender seu significado no espiritismo, cristianismo, na psicanálise e em vários lugares do mundo.

Simbologia geral das borboletas

De maneira geral, as borboletas estão associadas à transformação. Ela mostra que é possível contornar as adversidades da vida, transformando-se como parte do processo natural do crescimento para alcançar uma versão melhor e mais bela de si mesmo.

Além disso, a borboleta simboliza o renascimento, a esperança e a bravura. Por isso, ver uma borboleta é um sinal positivo de que algo está prestes a mudar e que forças poderosas estão te observando para garantir que as mudanças ocorram na sua vida da melhor maneira possível.

A borboleta indica, portanto, que você se deixe envolver com a energia de transformação para que sua vida possa mudar.

Significado no Espiritismo

No Espiritismo a borboleta é o símbolo da renovação e transformação. Para os espíritas ela representa o processo de reencarnação, indicando o estágio de mudança da matéria e a transformação que está presente quando a alma encontra um novo corpo para iniciar uma nova etapa no ciclo de encarnação.

A borboleta também é sinal de que a alma de uma pessoa se libertou de seu casulo, o corpo, e seguiu para uma nova vida.

Significado no Cristianismo

No Cristianismo, o significado da borboleta está relacionado à ressurreição de Cristo. Ela representa resiliência, mudança, esperança e a vida que triunfa sobre as adversidades, incluindo a própria morte. É um símbolo de reflexão sobre as mudanças e os ciclos da própria vida.

Significado no Feng Shui

De acordo com o Feng Shui, o significado da borboleta é amor e liberdade. Por isso, elas são usadas para decorar qualquer ambiente em lares, para atrair a energia da sua natureza simbólica para sua vida, trazendo mais amor e liberdade.

Além disso, a borboleta também representa a transformação e é usada para manifestar mudanças nesta realidade. Sua energia positiva é capaz de transformar o astral de ambientes e auxiliam a trazer mudanças positivas para a vida.

Significado na Psicanálise

Na Psicanálise, a borboleta significa renascimento. Seu significado também está atrelado à ideia de transformação e da alma humana, já que ela está presente no mito grego de Psique, a personificação da alma humana.

A borboleta é vista também como o sopro da vida e da alma, representando, durante seu processo de transformação, o desatar de nós do passado para que a alma possa prosseguir para seu voo pela eternidade do pós-vida.

O significado da borboleta é tão importante para a psicanálise, que muitas vezes, estudantes de Psicologia a usam para simbolizar esta área do conhecimento.

Significado na cultura Maia e Asteca

Os antigos Maias acreditavam que as borboletas eram os espíritos de seus ancestrais que estavam visitando seus parentes para averiguar se eles estavam bem. Por isso, as borboletas eram tratadas com respeito e cuidado, pois, caso contrário, os espíritos ancestrais poderiam buscar vingança na própria família.

Na mitologia Asteca, a borboleta era a representação da deusa Iztpapalotl, considerada a borboleta obsidiana, que governa a purificação e o rejuvenescimento por meio do sacrifício.

O deus Quetzalcoatl, a serpente alada, também está associada à borboleta, pois ele veio ao mundo na forma de casulo e se tornou uma borboleta como símbolo da perfeição. Além disso, o deus do fogo, Xiuhtecuhtli era representado como uma borboleta.

Significado na cultura Sino-Vietnamita

Na cultura Sino-Vietnamita, englobando países como China e Vietnã, a borboleta simboliza liberdade, amor conjugal, beleza e a alma. No entanto, borboletas também simbolizam aspectos negativos ou mais sombrios como é o caso da morte, da vulnerabilidade da vida, a natureza passageira da felicidade e até mesmo a vaidade feminina.

Outro significado importante é o tema universal da transformação, que exige um processo difícil, mas cujo resultado traz mais beleza e luz para o mundo. A borboleta está associada ao crisântemo, pois ambos se transformam em diferentes épocas do ano.

Significado na Mitologia Grega

A borboleta significa a alma humana na mitologia grega, pois este belo animal está associado ao mito de Eros e Psique. Psique é a personificação da alma humana e é representada por uma mulher com asas de borboleta ou até mesmo uma borboleta.

Quando ela está junto com seu amor, Eros, eles são representados rodeados por borboletas, simbolizando o seu amor transformador.

Significado na Mitologia Irlandesa

Na mitologia e no folclore irlandeses, as borboletas são consideradas as almas dos mortos que estão partindo do mundo físico para o outro mundo. Este conceito é comum a várias culturas devido ao processo de transformação natural da metamorfose deste inseto.

A borboleta é também o símbolo da transformação e da criação e um ditado popular irlandês conta que “as borboletas são as almas dos mortos que estão esperando para passar pelo purgatório”.

A borboleta também está associada ao mito de Midir dos Tuatha de Danann. Ele se apaixona por Étaín, que é enfeitiçada pela sua primeira esposa, a transformando numa poça d’água, verme e depois em uma borboleta.

Significado em outros países

Em muitas culturas asiáticas, a borboleta é símbolo de amor e de paz. No Japão, as borboletas estão relacionadas aos significados de transformação e metamorfose. Além disso, elas estão conectadas aos espíritos que partiram recentemente e por isso estão presentes em muitos brasões tradicionais de família.

Na África Subsaariana, em especial no maior país dessa região, o Congo, a borboleta é sinal de mudança social e da puberdade feminina. Por isso, o simbolismo da borboleta faz parte de muitas canções tradicionais, histórias e danças.

As pessoas do Congo também acreditam que a jornada do homem na terra segue o mesmo ciclo da borboleta, se transformando até a sua morte. Na Escócia, ver uma borboleta amarela perto de uma pessoa morta significa que ela gozará de felicidade eterna.

Como agir ao ver uma borboleta amarela?

Borboletas amarelas.

Ao ver uma borboleta amarela, você deve agir da maneira mais positiva possível, pois uma mudança positiva está a caminho. Parte da sua vida está prestes a se transformar e o fim de uma fase ruim está prestes a acabar.

Como o processo de transformação natural da borboleta, essa mudança é inevitável. Por isso, não resista a ela e aja naturalmente para que seus efeitos sejam percebidos mais facilmente.

Por tratar de um período positivo breve, você poderá também aproveitar todo o potencial deste momento para curtir a vida. Visite amigos, coma seu prato favorito, mas não esqueça de relaxar, pois você precisa estar em sua plenitude para que as mudanças não ocorram de maneira dolorosa.

Mudar existe aceitação e desapego e é esta a mensagem que a borboleta amarela está te trazendo: entregue seu ser para o poder da mudança, para deixar o casulo que te aprisiona e alçar voos numa versão mais bela de você mesmo.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


animais

Artigos relacionados


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

O que significa sonhar com ornitorrinco? Filhote, gigante, na água e mais!

Neste artigo trazemos 13 tipos de sonhos com ornitorrinco, e outros cinco tópicos sobre características gerais dessa classe de sonhos. Leia e saiba o que fazer!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico: sagui ou mico-estrela, mico-leão-dourado e mais!

Sonhar com mico fala sobre mudanças, acontecimentos importantes e caminhos intensos a serem seguidos pelo sonhador. Veja mais!


O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

O que significa sonhar com ostras? No mar, no mercado, com pérola e mais!

Nesse artigo, veja 18 tipos de sonhos com ostras e seus significados precisos. Confira com bastante atenção, pois o seu sonho pode estar aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.