O que é o chakra coronário ou Sahashara chakra? Como equilibrar e mais!

O que é o chakra coronário ou Sahashara chakra? Como equilibrar e mais!

Descubra características importantes do chakra coronário e como buscar seu equilíbrio!


Significado do chakra coronário, ou Sahashara chakra

Símbolo do chakra coronário feito em dourado, com fundo violeta.

O chakra coronário está relacionado à conexão com o todo, ou seja, é a experiência transcendental de se sentir parte do universo. Muitas vezes, a pessoa pode pensar que é uma parte separada do mundo por não conseguir ter essas percepções.

O alinhamento desse chakra torna possível a integração do corpo físico, mental, emocional e espiritual com o cosmo, e é onde se encontra a sua importância. Por meio deste chakra, cada pessoa pode obter um olhar mais positivo perante à vida e seguir confiante em cada passo e escolha.

Isso ocorre porque seu alinhamento traz uma compreensão de mundo que o indivíduo não tinha antes. Sendo assim, a pessoa torna-se capaz de seguir em busca de um propósito aliado à mudança que ela quer para o mundo, já que a percepção de união com o todo foi alcançada.

Quer saber mais? Confira a seguir as principais características sobre esse chakra e como você pode alinhá-lo!

Características do chakra coronário

Mulher deitada enquanto mãos repousam em frente à sua cabeça, simbolizando a transmissão de energia para o chakra coronário.

Cada chakra tem características individuais, ou seja, mantras e cores específicas. Confira abaixo todos esses pontos, sua localização, função, qual o órgão regente, e em quais áreas da vida o chakra coronário atua.

Mantra e cor

O mantra utilizado para o chakra coronário é o OM. Por meio desse ritual, é possível se conectar com todo o universo. Quando pronunciado, ele emite a mesma frequência presente em tudo que existe na natureza. Sendo assim, é um poderoso mecanismo para concentração e reconexão

As cores que se relacionam com o chakra coronário são violeta, branco e dourado. O violeta é a cor que representa a espiritualidade e está ligada a transformações importantes. Já o branco, como costumam dizer, representa a paz, e é uma cor que transmite calma e pureza. Por fim, o dourado tem relação com a abundância e está ligado à riqueza material e à prosperidade profissional.

Localização e função

O sahashara se localiza no topo da cabeça, tendo associação com a glândula pineal. Além de proporcionar conexão com o cosmo e melhor percepção dos acontecimentos à sua volta, quando alinhado, também tem a função de possibilitar que as atividades diárias tenham execução mais efetiva.

Isso ocorre pois ele proporciona uma série de benefícios, como memória mais aguçada, sabedoria para tomada de decisões, melhor compreensão das próprias atitudes e até mesmo das atitudes alheias. Porém, quando desalinhado, pode causar o efeito contrário.

Órgãos que rege

O chakra coronário é regido pelo cérebro. Dessa forma, ele atua em todas as nossas funções, uma vez que opera no movimento, pensamento, memória, fala e diversas outras. Desse modo, o alinhamento desse chakra abre a percepção para diversos assuntos, influenciando no desenvolvimento espiritual e material.

Glândulas e sentido de rotação

A glândula que se liga ao chakra coronário é a pineal, com função de produzir o hormônio melatonina, responsável pela regulação do sono. Quando interligada a outras glândulas, é capaz de proporcionar um estado de equilíbrio físico e mental.

O chakra coronário geralmente gira no sentido horário, mas pode girar em ambos os sentidos, e sua rotação supera a velocidade dos demais chakras superiores. Ao girar no sentido horário, o chakra coronário promove a saída de energia do corpo para o ambiente, enquanto que, em sentido anti-horário, ele absorve a energia do plano para dentro do corpo.

Áreas da vida em que atua

O chakra coronário pode atuar em diversos âmbitos da vida, já que, quando alinhado, é capaz de proporcionar sabedoria. Dessa forma, ele é favorável à vida profissional, pessoal e espiritual.

Em contraponto, quando há desalinho, a pessoa pode cair em diversas armadilhas. A falta de clareza perante as situações resulta em escolhas erradas e falta de propósito. É provável que a pessoa se sinta perdida. Essa situação ainda pode desencadear consequências mais severas, com pensamentos negativos e até mesmo um quadro de depressão.

Funcionamento do chakra coronário

Mulher com o semblante tranquilo enquanto tem as duas mãos aos lados do corpo, em posição de equilíbrio, o que é essencial para o chakra coronário.

É necessário entender o que ocorre quando há equilíbrio e desequilíbrio do chakra coronário. Dessa forma, será possível identificar se ele está em desalinho ou não. Para ficar ligado nesses pontos, descubra a seguir como se dá o funcionamento deste chakra.

Em equilíbrio

O alinhamento do chakra coronário pode trazer vários pontos positivos, como melhor qualidade de memória, seja para lidar com questões profissionais, estudos ou até mesmo as atividades diárias. O apetite e o humor também tendem a se equilibrar, proporcionando uma vida mais plena e feliz.

Além disso, por despertar mais sabedoria, a pessoa tende a optar pelos caminhos certos para realização de projetos. Com todas as áreas da vida caminhando em equilíbrio, ocorre o aumento de disposição e felicidade. Por fim, também favorece a sensibilidade, de forma a aguçar a intuição. Sendo assim, reconhecer os desejos internos se torna algo mais fácil.

Em desequilíbrio

Quando não alinhado, o sahashara chakra, ou chakra coronário, tende a trazer uma série de resultados negativos. Em desequilíbrio, pode gerar pensamentos autossabotadores, confusão mental e dificuldade para fazer escolhas.

Além disso, esse desalinho proporciona um olhar desfavorável à vida, podendo a pessoa até considerar não haver nada de positivo na existência. Esse pensamento pode desencadear alguns problemas psicológicos, como transtornos depressivos e fobias.

Como equilibrar o chakra coronário?

Pessoa em posição de lótus, feita na ioga para a manutenção do chakra coronário.

Sendo de extrema importância manter o equilíbrio do Sahashara chakra, confira como é possível alinhá-lo através da meditação, yoga, terapias energéticas, afirmações, cristais, entre outras práticas.

Meditação

Existe uma meditação específica para equilibrar o chakra coronário. Ela consiste em fazer uma posição de mãos acima do estômago, unindo os dedos anelares e entrecruzando os demais. Você pode optar por fechar os olhos e mentalizar coisas boas, sempre se concentrando ao topo da cabeça, onde está localizado o sahashara.

Sem que haja pressa, faça essa meditação quando realmente tiver um tempo para permanecer nesse estado. A prática é um mecanismo poderoso para trazer paz e proporcionar clareza. Por isso, deve haver concentração absoluta durante sua realização.

Além disso, é importante que os outros chakras estejam em equilíbrio para fazer esse exercício. Existe uma ordem de chakras que deve ser respeitada para conseguir o alinhamento de todo o corpo e mente, que você pode conferir aqui.

Exercícios de respiração

Um exercício bastante eficaz é utilizar as pedras e cristais durante as meditações, bem como o mantra que correspondente a cada chakra. Para aproveitar os benefícios das pedras, você pode utilizá-las como colar, pulseira, entre outros acessórios. Também é possível colocar a pedra diretamente no ponto ao qual o chakra está presente no seu corpo.

Além disso, você pode experimentar fazer uma meditação de olhos abertos, tendo a ponta do nariz como seu ponto fixo de concentração. Essa técnica é ideal para estimular o terceiro olho, responsável pelo aumento da sensibilidade e intuição. Lembre-se sempre de prestar atenção na sua respiração.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Existem algumas posições nas práticas de yoga que são ideais para equilibrar o chakra coronário. Uma delas é a halasana, que além de estimular esse chakra, favorece o sono. A postura do escorpião também é importante para quem busca trabalhar esse chakra, além de ser uma posição que fortalece diversas áreas do corpo, expande o diafragma e tonifica abdômen e pernas.

Outra posição relevante é a matsyasana. Ela proporciona uma respiração profunda e aumenta a quantidade de sangue próximo à glândula pineal. A invertida sobre a cabeça também e outra posição que aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça, de forma a ajudar a estimular o Sahashara.

Terapias energéticas

Uma terapia essencial para quem procura equilibrar não somente o chakra coronário, como todos os outros, é a Cromoterapia. Essa técnica consiste na emissão de ondas eletromagnéticas por meio das cores, sendo uma prática capaz de identificar se as energias estão em desalinho, de forma a proporcionar o equilíbrio e, consequentemente, a paz de espírito.

Outra terapia satisfatória é o Reiki, que consiste em utilizar a imposição de mãos para proporcionar o equilíbrio energético. Nela, o profissional responsável por administrar a técnica transmite energia de cura próximo aos chakras desalinhados do seu paciente.

Afirmações

É possível perceber quando se perde a conexão com as energias ao redor. A pessoa tende a estar voltada ao racional, com pensamentos negativos e dificuldade de encontrar uma saída. Algumas afirmações positivas podem ser suficientes para proporcionar o equilíbrio do seu chakra coronário.

Pesquisar por afirmações sempre que sentir que está perdendo equilíbrio é uma opção, mas você também pode deixá-las salvas para tê-las a mão quando necessário. Anotar em um papel ou diário também é uma boa dica, dessa maneira, terá sempre por perto palavras que podem te trazer para a conexão com o cosmo.

Você pode repetir frases como “eu sou parte do todo”, “estou conectado com a natureza e posso ouvir seus sinais”, “aprecio e respeito minha essência", “eu vivo no momento presente”. Ao mesmo tempo, não é necessário utilizar apenas frases fixas. Você também pode elaborar frases capazes de transmitir sua conexão com o universo.

Incensos, ervas e óleos essenciais

Utilizar incensos, ervas e óleos em suas práticas meditativas, ou apenas para reconexão, favorece o ambiente, proporcionando equilíbrio ao chakra coronário. As essências dos óleos movimentam o lado positivo de cada um, enquanto que a fumaça do incenso fornece conexão entre o mundo físico e espiritual.

As ervas também podem trazer harmonia e momentos de paz. Cada erva é capaz de trazer um estado de espírito diferente. O alecrim, por exemplo, afasta pensamentos negativos, enquanto que a lavanda é importante para aguçar a intuição. Os incensos e óleos também podem ser escolhidos de acordo com a sua intenção.

Pedras e cristais

As pedras e cristais eram utilizadas por antigas civilizações por pertencerem à natureza e possibilitarem a união com o universo. Por isso elas são utilizadas para equilibrar as energias dos chakras, de forma a existirem tipos específicos para cada ponto a ser alcançado.

As pedras e cristais que se relacionam com o sahashara chakra, ou chakra coronário, são quartzo, ametista, pirita e diamante. O quartzo é um cristal que proporciona cura e alinhamento energético, além de também possibilitar a ligação do indivíduo com seu interior. Já a ametista favorece o entusiasmo, pelo seu poder de afastar energias negativas.

A pirita está ligada às questões materiais, por ter a propriedade de gerar sucesso financeiro e profissional, diante do seu poder de resolução de impasses. Já o diamante simboliza a persistência, de forma a favorecer em diversos campos da vida.

Conselhos sobre o chakra coronário para o dia a dia

Mulher com as mãos juntas em frente ao corpo enquanto a luz do sol a atravessa, mostrando meditar, prática que ajuda a alcançar o equilíbrio do chakra coronário.

Alguns conselhos são cruciais para auxiliar no equilíbrio do chakra coronário. Confira a importância de promover a conexão com a natureza e com o divino, ter uma alimentação saudável, examinar seus pensamentos e muitos outros fatores que podem te ajudar a buscar a harmonia.

Conecte-se com seu eu divino

Por meio do chakra coronário é possível alcançar o nirvana, uma sensação de contato com o lado espiritual, em que o indivíduo entende não existirem barreiras entre ele e o restante do mundo.

É fundamental compreender que não é a todo momento que essa sensação estará presente, e ela se dará em alguns ciclos de percepção e presença. Independente se você já descalcificou ou não esse chakra, é fundamental perceber que a busca pelo nirvana é contínua.

Através do equilíbrio deste chakra, em união com o alinhamento dos outros pontos energéticos, você poderá alcançar a evolução da alma. Isso enquanto sempre assimilando o que acontece com seu corpo físico, e utilizando os fatos como um aprendizado para o crescimento constante.

Conecte-se com a natureza

Como o Sahashara alinhado promove um estado de elevação espiritual, é comum o relato de sentir a conexão com a natureza. O importante é captar que essa conexão sempre existiu, mas apenas não era percebida, em razão de um desequilíbrio energético com o restante do cosmo.

Ao entender que não é apenas corpo físico, é comum que as pessoas se tornem mais gratas e amorosas. Esse fato ocorre por conta da compreensão de união, ou seja, de que fazer mal para o outro é fazer mal a si mesmo. Isso está relacionado com a ideia de karma, porém sem que seja levado em conta apenas o conceito, mas a possibilidade de presenciar essa experiência de forma clara.

Desse modo, você pode fazer algumas movimentações para promover essa reconexão com a natureza e, consequentemente, com a sua essência. Procure ter momentos de calmaria em meio ao campo, seja em um parque, praia ou cachoeira. Esse deslocamento funciona de forma essencial para o alinhamento energético e para a paz de espírito.

Examine a qualidade dos seus pensamentos

Se você estiver focando apenas em coisas negativas, é provável que esteja em constante desalinho. Sendo assim, investigar os seus pensamentos é de extrema importância. Muitas vezes, os pensamentos não são identificados por conta do cotidiano corrido, não havendo um tempo para entendê-los.

Isso, além de desencadear uma série de percepções ruins e muitas vezes mal interpretadas sobre as situações, ainda pode ocasionar intrigas. Quando os pensamentos não são compreendidos, é possível que uma pessoa esteja apenas reagindo aos estímulos que chegam até ela, e não respondendo, permanecendo em piloto automático.

Esse comportamento pode trazer uma série de consequências negativas, tanto para a pessoa, como para quem convive com ela. Dessa forma, investigar os pensamentos para manter a qualidade dos mesmos é fundamental. Isso facilitará o estabelecimento de um ambiente mais harmônico consigo mesmo e com todas as pessoas com quem convive.

Comprometa-se com uma prática espiritual

Não adianta alinhar o chakra coronário em um determinado momento, e depois acreditar que já alcançou a iluminação. Como já dito antes, o estado de nirvana é alcançado em períodos de tempo, e o aprendizado é constante. As situações difíceis continuarão ocorrendo em sua vida, e caberá a você analisar a melhor maneira para vencer as dificuldades.

Sendo assim, ter uma prática espiritual diária pode trazer muitos benefícios. Um momento de reconexão com o espírito, para não se esquecer de que você não é apenas corpo físico, e não está aqui somente em benefício próprio. Você está em constante troca com os outros seres.

Essa reconexão pode ser por meio de uma meditação, uma prática de yoga, ou quem sabe um tempo para observar a natureza. São inúmeras as práticas para manter o equilíbrio, e você deve selecioná-las de acordo com a sua preferência e com o que cabe na sua rotina. O mais importante é não deixar de se conectar.

Amplie seu conhecimento

Mesmo que você já entenda o funcionamento do chakra coronário e até já tenha conseguido alinhá-lo, seu conhecimento ainda pode ser ampliado. Existem milhares de informações em torno da espiritualidade e desenvolvimento pessoal. Se restringir apenas ao que já sabe pode ser um erro.

Além disso, mais importante do que tornar o conhecimento mais vasto, é colocá-lo em prática. De nada adianta saber como posso buscar equilíbrio e não trazer isso para a realidade material. Por isso, sempre busque se aprofundar mais e adequar sua compreensão para o cotidiano.

Simplifique sua vida

A descalcificação do chakra coronário pode deixar a vida muito mais simples e leve. Não se trata de uma mágica, mas torna perceptível a compreensão para resolução de problemas, proporcionando mais amorosidade e tornando visível a vida como ela realmente é.

Os problemas cotidianos podem tirar as pessoas do eixo. Muitas vezes, eles podem ser resolvidos até de maneira simples, mas uma solução não é encontrada por falta de entendimento.

Mesmo que seja uma questão muito complexa de ser resolvida, ainda assim, é possível encontrar compreensão e momentos de paz. O Sahashara chakra possibilita essa sabedoria. Por isso, não deixe de buscar seu alinhamento.

Alimente-se bem

A alimentação é um fator que também traz diversos benefícios para o corpo, mente e espírito. É essencial estar atento ao que está sendo consumido, pois existem alimentos nocivos, e que podem proporcionar a queda de energia.

Biologicamente, isso já é explicado: os alimentos alteram o funcionamento do corpo, proporcionando bem estar ou desânimo. Em relação ao espírito, sabe-se que o equilíbrio alimentar influencia a energia que cada pessoa recebe e emana ao todo. Por isso, muitas pessoas que buscam elevação espiritual preferem uma dieta restritiva.

Não é necessário que você faça cortes drásticos no seu cardápio, mas é importante que você tenha uma alimentação adequada à sua realidade e aos seus limites. Fique atento e veja se você está se alimentando de maneira equilibrada e saudável, ou se está apenas se deixando levar pelos prazeres carnais.

Escute músicas com boas vibrações

As músicas também podem favorecer seu equilíbrio energético. Ela provoca sensações boas ou ruins, que são interpretadas pelo nosso cérebro, sendo sentida por meio da estrutura física e psíquica.

Músicas espiritualizadas tendem a proporcionar calmaria, já que, além do ritmo a composição, também podem trazer positividade. Além disso, você pode optar por músicas instrumentais, aderindo às suas práticas meditativas. Não é necessário restringir seu gosto musical, pois, acima de tudo, você deve escutar aquilo que te faz bem.

Medite em silêncio

Procure espaços calmos e silenciosos para meditar. Fazer uma prática silenciosa pela manhã pode ser muito efetiva, já que é um momento que tudo está mais calmo. Entretanto, se não for possível, saiba que não existe horário ideal para se conectar consigo mesmo e com o todo.

Existem diversas práticas meditativas e cada uma delas utiliza técnicas distintas de respiração, com pontos fixos de concentração, olhos fechados ou abertos, em posição sentada ou deitada. Nesse caso, é necessário pesquisar e testar para encontrar a melhor opção para você e o seu corpo.

Equilibrar o chakra coronário pode trazer mais harmonia e bem-estar?

Pessoa em meio à terapia energética, enquanto mão deposita uma pedra em meio à sua testa, para manutenção do chakra coronário.

Sem dúvidas, equilibrar o chakra coronário pode trazer muitos benefícios e proporcionar clareza e calmaria. Sendo assim, coloque em prática os diversos meios de reconexão, procure por terapias alternativas e não se esqueça de que o crescimento e busca pelo desenvolvimento espiritual deve ser feito de forma frequente.

Autor deste artigo

Apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, tem grande interesse por temáticas relacionadas à espiritualidade, filosofia, psicologia e artes.

Palavras-chave relacionadas


meditação chakras mantras

Artigos relacionados


O que é o Chakra Plexo Solar? Conheça tudo sobre o terceiro chakra!

O que é o Chakra Plexo Solar? Conheça tudo sobre o terceiro chakra!

O terceiro chakra influencia como cada pessoa interage com o mundo. Em equilíbrio, impulsiona a autoestima, auto realização e motivação. Acesse e saiba mais!


O que é Mindfulness: origem, benefícios, como praticar e mais!

O que é Mindfulness: origem, benefícios, como praticar e mais!

O mindfullness pode ser descrito como uma técnica de combate ao estresse. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


O que é yoga? Benefícios da prática para o corpo, origem e outros!

O que é yoga? Benefícios da prática para o corpo, origem e outros!

Entenda o que é yoga e quais os benefícios de sua prática para o corpo, mente e sexualidade. Conheça neste texto todos os tipos de yoga.


Reiki: o que é, como funciona, princípios, benefícios, níveis e mais!

Reiki: o que é, como funciona, princípios, benefícios, níveis e mais!

Já ouviu falar do Reiki? Entenda como funciona a técnica de imposição de mãos para aplicação da energia universal na harmonização e equilíbrio da saúde.


Como abrir o terceiro olho: meditação, poderes, o chakra e mais!

Como abrir o terceiro olho: meditação, poderes, o chakra e mais!

Saiba como abrir o terceiro olho! Meditação, poderes intuitivos e todos os benefícios que este poderoso chakra pode fornecer para sua vida!


Últimos posts


Combinação de Touro e Sagitário: no amor, amizade, trabalho e mais!

Combinação de Touro e Sagitário: no amor, amizade, trabalho e mais!

A combinação de Touro e Sagitário pode ser desafiadora. Saiba como essa dupla se comporta no amor, na amizade, no trabalho e mais!


Simpatia para ele ficar louco por mim: obcecado, com amarração e mais!

Simpatia para ele ficar louco por mim: obcecado, com amarração e mais!

Se está procurando uma simpatia para ele ficar louco por você, está no lugar certo! Confira nesse texto, diversos tipos de rituais para te ajudar.


O que é o Chakra Plexo Solar? Conheça tudo sobre o terceiro chakra!

O que é o Chakra Plexo Solar? Conheça tudo sobre o terceiro chakra!

O terceiro chakra influencia como cada pessoa interage com o mundo. Em equilíbrio, impulsiona a autoestima, auto realização e motivação. Acesse e saiba mais!


10 simpatias para ganhar na loteria: do arroz, feijão, cebola e mais!

10 simpatias para ganhar na loteria: do arroz, feijão, cebola e mais!

Você sabia que existem desde simpatias com folhas de louro, até simpatias com alimentos em geral, que prometem lhe trazer mais sorte? Confira a seguir.


Banho de camomila: para que serve, para bebê, assento e mais!

Banho de camomila: para que serve, para bebê, assento e mais!

Aprenda neste artigo tudo sobre o banho de camomila e aproveite todos os benefícios que essa planta traz para o seu corpo físico, mental e espiritual!