O que são os 7 chakras? Conheça cada função, localização, cores e mais!

O que são os 7 chakras? Conheça cada função, localização, cores e mais!

Quer entender o que são os chakras e como harmonizá-los para ter mais alegria e paz interior? Acesse o nosso Guia Completo!


Origem e significado da palavra chakra

Mulher meditando para alinhar seus chacras

A palavra chakra ou chacra tem origem no sânscrito e significa roda. Os chakras são centros de energia que ajudam a regular e equilibrar todo o seu corpo. Você é pura energia e os chakras são como as engrenagens que fazem com que tudo corra de forma fluida.

Eles são os principais pontos de energia do seu corpo e ficam alinhados à sua coluna vertebral, executando funções vitais para o funcionamento do corpo e sua ligação com o que está em volta. Enumerando do que está mais abaixo no corpo até o mais elevado, você tem o chakra básico, o sacro (umbilical), do plexo solar, o chakra cardíaco, o frontal e o coronário.

Porém, se apenas um dos sete chakras for bloqueado ou girar em um ritmo diferente dos outros, você sentirá as consequências. Dores que não fazem sentido, cansaço, falta ou excesso de libido e até doenças podem surgir desse desequilíbrio. Nesse artigo você entenderá a fundo a cada um dos chakras e como equilibrá-los para ter uma vida mais saudável.

Primeiro chakra: Chakra básico, ou Muladhara chakra

Mulher fazendo a posição de lótus para alinhar o chacra básico

O primeiro chakra, também conhecido com chakra base, raiz ou Muladhara, é responsável pelo aterramento, ou seja, ele conecta a energia do seu corpo com a terra. Além disso, o chakra raiz é a ligação entre o seu divino e o mundo material, devendo sempre estar em equilíbrio. O significado de Muladhara é raiz (Mula) e apoio (Dhara) e ele é fundamental para o equilíbrio do seu corpo.

Seu elemento básico é a terra e é representado por um quadrado simples ou, se preferir, pela lótus de 4 pétalas. Assim como o chakra coronário, ele fica em uma das extremidades do seu corpo, sendo o ponto energético de maior ligação com o material, ou seja, é fundamental para o devido equilíbrio com todos os outros chakras, que são voltados para frente do corpo.

Ele é encarregado por conectar seu corpo com a energia da Terra e irradiar sua energia pessoal, que se encontra concentrada na base do chakra, mais especificamente no cóccix. O pompoarismo se mostra extremamente eficaz na ativação do chakra base quando ele está muito lento, reduzindo a energia e libido, tanto feminina quanto masculina.

Localização e função

Localizado na região do períneo, ele é o único chakra que fica voltado para a base do corpo - ou seja, os pés. Mais especificamente, você pode percebê-lo bem na base da sua espinha dorsal, no cóccix. Ele fica entre o ânus e os órgãos genitais, bem na base do seu corpo.

Sua principal função é servir de ligação com a energia da terra e ajudar no equilíbrio e bom funcionamento dos outros chakras. É também quem faz o elo entre o mundo material, tangível e o espiritual ou plasmático, dando a consciência de individualidade, em outras palavras, do Eu.

Órgãos que rege

Como está localizado na base do seu corpo, relaciona-se às glândulas suprarrenais, peças importantes na produção de adrenalina no seu corpo. Isso explica a correlação do chakra base com o impulso - seja criativo, sexual ou de vida. Todos os órgãos reprodutores, a pélvis e membros inferiores são responsabilidade do chakra base.

Áreas da vida em que atua

Sim, esse chakra está relacionado à sua libido, prazer e funcionamento dos órgãos reprodutores. Todavia, o chakra base alcança muito além da sexualidade, atuando em diversas outras áreas. Além de instigar a luta pela sobrevivência, busca do alimento e conhecimento, ele também está relacionado à realização pessoal, longevidade e até sua capacidade de ganhar dinheiro!

Mantra e cor

De cor predominantemente vermelha, segundo as teorias modernas, ou dourado intenso, segundo antigos orientais. O mantra ideal para estimular o chakra raiz é o LAM. Para isso, basta sentar-se com a coluna ereta, fechar os olhos e respirar conscientemente até acalmar corpo e mente. Somente então comece a entoar o mantra, contando 108 vezes, considerada a quantidade ideal para ativar a energia.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Existem algumas ásanas - ou posturas da Yoga - que ajudam a equilibrar o chakra básico e devem ser feitas sempre depois de um exercício respiratório. Para isso, preste atenção total ao seu corpo e respiração durante a prática. Você pode optar por fazer a postura Padmasana (Lótus), Balasana ou Malasana.

Além disso, existem algumas outras que também são muito interessantes para a harmonização do chakra base, como a Uttanasana, Tadasana – Postura da Montanha, Virabhadrasana II – Guerreiro II, Sethubandasana – Postura da Ponte,Anjaneyasana, Saudação ao Sol e Shavasana.

Segundo chakra: chakra umbilical, ou Swadhistana chakra

Mulher localizando chacra umbilical

O chakra umbilical é responsável pela vitalidade, energia sexual e imunidade. Swadhisthana significa cidade do prazer, em sânscrito, porém outras vertentes a interpretam como fundamento de si próprio. Porém, todos concordam que ele está relacionado ao feminino e à maternidade, ajudando também no equilíbrio do funcionamento dos órgãos reprodutores.

Relacionado ao elemento água, o chakra é representado pela mandala ou flor de lótus com 6 pétalas. Esse chakra é o principal responsável pela conexão sexual durante o ato em si e pode armazenar energias da pessoa com a qual teve relações. Se por um lado isso pode gerar mais interação e troca de sensações, por outro, armazena parte do corpo de dor da outra pessoa - o que pode não ser assim tão bom.

Por isso, é importante que a afinidade seja muito mais do que física quando se opta pelo sexo, já que há uma grande troca energética no processo. Além disso, se for possível, é bom fazer uma limpeza energética depois do ato, seja com cristais, meditação ou até mesmo um banho de folhas. Quanto maior a ligação entre os centros de energia dos parceiros, maior a conexão e entrega, mas também maior a chance de se contaminar.

Localização e função

O chakra sacro está localizado exatamente a 4 dedos abaixo do umbigo, na raiz dos órgãos reprodutores. Para medir com precisão, você pode deitar no chão e deixar a coluna o mais ereta possível, empurrando a lombar para baixo, alinhando as pernas com os ombros e colocando os braços ao lado do corpo. Então, meça os quatro dedos abaixo do umbigo e perceba a energia do chakra.

Sua função principal é de administrar a vitalidade em todo o corpo, além de estar ligado a estímulos primários, como por exemplo, as reações diante situações estressantes, medo e até mesmo ansiedade. Quando desequilibrado, pode estimular a queda da imunidade e psicopatias dos mais diversos tipos.

Contudo, é importante observar que esses sintomas podem estar relacionados com outros distúrbios correlatos, incluindo o mau funcionamento de outros chakras, como o coronário, que também atua nesse campo.

Órgãos que rege

O chakra sacro tem relação com as glândulas sexuais, rins, sistema reprodutor, circulatório e bexiga. Está relacionado ao controle de fluidos no corpo e à gestação, mantendo a nutrição do líquido amniótico durante a permanência do feto. Está relacionado, também, à liberação da testosterona, progesterona e estrogênio.

Áreas da vida em que atua

Como ainda está próximo da base do corpo, que é relacionada a aspectos mais densos, o chakra umbilical tem influência em áreas como a alegria, paixão, prazer e criatividade. Se estiver desequilibrado, pode causar impotência sexual - feminina ou masculina, falta de ânimo no dia a dia, redução do prazer e baixa autoestima. Por outro lado, se estiver hiperativo, pode causar vícios e compulsões diversas, inclusive sexuais.

Mantra e cor

A cor do chakra umbilical é predominantemente laranja, mas pode ser também roxo ou vermelho, a depender das circunstâncias em que você se encontra e o tipo de energia no ambiente. Seu mantra é o VAM e para entoá-lo basta sentar-se confortavelmente, se acalmar e repetir o mantra, contando 108 vezes, quantidade ideal para ativar a energia.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

As melhores posturas para harmonizar o chakra sacro são a Padmasana (postura de lótus), Virabhadrasana II (postura do guerreiro II), Parsvakonasana (postura do ângulo lateral estendido), Parivritta trikonasana (postura do triângulo com rotação de tronco), Garudasana (postura da águia) e Marjariyasana (postura do gato).

Lembre-se de manter a respiração constante e o campo vibracional elevado, podendo praticar também outras posturas, como a Eka pada adho mukha svanasana (postura do cachorro olhando para baixo, mas com uma perna), Salamba Kapotasana (postura do pombo-rei), Paschimottanasana (postura da pinça) e Gomukhasana (postura da cabeça de vaca).

Terceiro chakra: chakra plexo solar, ou Manipura chakra

Mulher deitada alinhando os chacras

Manipura significa cidade das joias, em sânscrito, e é o nome dado ao terceiro chakra do corpo humano. Normalmente, ele é mais conhecido como plexo solar, em diversas culturas e crenças. Completamente relacionado à raiva, ao estresse e ao controle das emoções mais densas em geral, ele deve estar sempre em equilíbrio. Dessa forma, você pode vir a evitar problemas gastrointestinais, psicológicos, neuro-degenerativos e cardíacos.

Seu elemento é o fogo, e é representado por uma mandala ou flor de lótus de 10 pétalas, precisando ser sempre harmonizado, para evitar problemas. Mesmo na correria do dia a dia, vale a pena parar alguns minutos para fazer uma meditação - da forma que achar melhor - ou até mesmo a respiração consciente. Estas são duas ações que ajudam a harmonizar todo chakra, principalmente o plexo solar, que lida com tantas emoções densas.

Pessoas muito sensíveis a energias externas e que não aprenderam ainda a proteger o plexo solar devidamente, tendem a desenvolver problemas digestivos. Desde uma simples formação de gases, causando dores no estômago e até no peito, até mesmo dores, acidez e azia. Com a repetição da exposição, esse cenário pode evoluir facilmente para uma gastrite, sendo necessário um tratamento, não apenas físico, mas também energético.

Localização e função

É importante saber a localização do plexo solar corretamente, caso vá realizar algum processo de autocura ou harmonização. Para isso, deite-se no chão, com a coluna ereta, pernas alinhadas com os ombro e lombar encostada ao máximo no chão. Então, encontre o lugar correto, que fica no abdome, localizado na região lombar, contando dois dedos acima do umbigo.

O plexo solar tem a função de instigar a força de vontade, a ação e o poder pessoal. Ele retém emoções não processadas como raiva, rancor, mágoa e tristeza. Consequentemente, acaba acumulando energias não benéficas, o que desarmoniza esse chakra, que é o que normalmente mais precisa de atenção e tratamento.

Órgãos que rege

O chakra plexo solar está ligado ao pâncreas, regendo todo o sistema digestório, além do fígado, baço e intestino. Da mesma forma que o estômago é a base para a distribuição dos nutrientes para o corpo, o plexo solar é responsável por disseminar a energia dos alimentos para outros centros de energia.

Áreas da vida em que atua

Totalmente ligado à emoção de euforia e ansiedade, ele também pode ter impacto na forma como a pessoa vê a si própria. Por exemplo, um chakra do plexo solar muito acelerado pode levar a pessoa a comportamentos narcisistas - quando ficam focadas somente em si. Já sua falta de atividade pode levar à tristeza intensa e até depressão, em casos de bloqueio.

Mantra e cor

Sua cor é a amarela dourada, verde escura ou até vermelha, a depender da situação em que a pessoa se encontra. O mantra usado para equilibrar esse chakra é o RAM. Ele deve ser repetido 108 vezes, com o corpo e mente tranquilos, em uma posição ereta e confortável.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Para praticar Yoga corretamente, o ideal é contar com o apoio de um profissional qualificado, mas é claro que é possível iniciar a prática em casa e ajudar a harmonizar os chakras. As melhores posturas para desbloquear ou balancear o chakra do plexo solar são Parivrtta Utkatasana – Postura da cadeira com rotação de tronco e Adho Mukha Svanasana – Postura do cachorro olhando pra baixo.

Porém, também existem outras posturas que ajudam a equilibrar esses pontos de energia, como Paripurna Navasana – Postura inteira do barco, Parivrtta Janu Sirsasana – Postura da cabeça no joelho com torção, Urdhva Dhanurasana e a Postura do arco voltado pra cima.

Quarto chakra: chakra cardíaco, ou Anahata chakra

Mulher acessando o chacra cardíaco

Em sânscrito, Anahata quer dizer o som não produzido. É também chamado de chakra cardíaco ou do coração, e é extremamente importante. Ele está relacionado com o perdão e às relações amorosas em geral, sejam românticas ou não. Além disso, ele é o ponto de ligação entre a energia do chakra base e do coronário.

O elemento que representa esse chakra é o ar, tendo como grafismo uma mandala ou flor de lótus de 12 pétalas. Os sentimentos de gratidão e abundância são provenientes desse ponto de energia, que representa também o corpo astral, tão utilizado em processos de projeção e importante conexão do físico com o imaterial.

Localização e função

Localizar esse chakra é realmente simples e não há necessidade de se deitar no chão, caso já seja mais experiente. Basta sentar-se confortavelmente com a coluna ereta. O chakra cardíaco localiza-se no tórax, entre a quarta e quinta vértebras, bem ao centro.

Além de ser o elo entre os chakras inferiores e superiores, ele também está relacionado ao altruísmo e outras formas de amor. Quando esse centro de energia está muito fraco, pode ser que o corpo esteja com problemas cardíacos ou até mesmo respiratórios.

Órgãos que rege

Certamente ele é quem rege o coração, mas também está relacionado a outras partes do tronco, como os pulmões. Ademais, o chakra cardíaco está ligado aos membros superiores (braços e mãos), funcionando com um grande centro de controle.

Áreas da vida em que atua

A principal função do chakra cardíaco é ser responsável pela forma como você expressa suas emoções, além de ser um canal de ligação entre o que é físico e espiritual. Também, por estar no centro, ajuda a balancear as energias dos outros chakras, desde os inferiores aos mais sutis. Está relacionado também aos episódios de depressão, falta de paciência, pontadas no coração sem explicação e até taquicardia.

Mantra e cor

A cor que representa o chakra cardíaco é verde, porém também pode ser amarelo ouro, quase dourado. Seu mantra é o YAM e pode ser repetido 108 vezes, para surtir efeito, lembrando sempre de estar harmonizado e tranquilo durante o processo.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Durante a prática da Yoga, é importante que você preste atenção à sua respiração, sempre inalando e expirando corretamente, inclusive durante os movimentos. As melhores posturas da Yoga para harmonizar o chakra cardíaco são Trikonásana, Maha Sakti Asana, Prasarita Padottanásana, Matsyendrásana, Ustrásana, Dhanurásana, Balásana e Shavásana.

Quinto chakra: chakra laríngeo, ou Vishuddhi chakra

Mulher com desequilíbrio no chacra laríngeo

Vishuddhi significa o purificador, em sânscrito, o que se relaciona diretamente com a função do chakra laríngeo. Afinal, ele está ligado à capacidade de se comunicar e expressar seus sentimentos, evitando que eles sejam reprimidos, suprimindo ainda mais o chakra do plexo solar e cardíaco. Falando do aspecto físico, ele está ligado à tireoide, que também tem um papel purificador.

O chakra laríngeo tem como principal elemento o éter, sendo representado por uma mandala ou flor de lótus de 16 pétalas. Se desalinhado pode influenciar no desenvolvimento de doenças como herpes, dores nas gengivas ou nos dentes (sem causa aparente) e até problemas na tireoide.

Quando você não expressa o que está sentindo - principalmente emoções negativas, tende a sentir dor ou incômodos na garganta, por causa do bloqueio desse centro de energia.

Localização e função

Localizado na garganta, o chakra laríngeo está ligado à sua capacidade de se comunicar com clareza, além de relacionar-se à criatividade e concretização de projetos. Se estiver bem alinhado, torna mais acessível a psicofonia - capacidade mediúnica de disponibilização da voz para os desencarnados. Também facilita o desenvolvimento da clariaudiência, que é a capacidade de ouvir sons de outras dimensões, como espíritos ou seu anjo da guarda.

Órgãos que rege

Esse chakra está totalmente relacionado à tireoide e paratireoide, e consequentemente, ao controle hormonal relacionado a elas. Por causa disso, também interfere nos ciclos menstruais ajuda a manter o sangue purificado. A boca, garganta e vias aéreas superiores estão também sob a regência desse chakra.

Áreas da vida em que atua

Com forte atuação sob a capacidade de se comunicar, o chakra laríngeo relaciona-se à verbalização dos sentimentos e pensamentos. Também é importante na mediunidade, funcionando como um filtro para as energias, antes que cheguem ao coronário.

Mantra e cor

A cor predominante do chakra laríngeo é o azul celeste, lilás, prata, branco e até róseo, dependendo da situação energética do momento. Seu mantra é o HAM e, como os outros, deve ser entoado 108 vezes para atingir o potencial esperado, sempre com a mente e corpo tranquilos.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Todos os movimentos da Yoga devem ser feitos com cautela e atenção, estando no momento presente. Prepare o ambiente, acenda um incenso e faça algumas posturas da Yoga que podem ajudar a realinhar o chakra laríngeo, como a Rotação de cabeça, Bhujangasana – Postura da Cobra, Ustrasana, Sarvangasana – Postura da Vela, Halasana, Matsyasana – Postura do Peixe, Sethubandasana e Viparita Karani.

Sexto chakra: chakra frontal, terceiro olho ou Ajna chakra

Mulher localizando o chacra frontal

Ajna em sânscrito significa centro de controle, o que faz todo sentido. Também conhecido como chakra frontal ou terceiro olho, o Ajna é o centro do discernimento e da intuição. Está relacionado ao processamento das informações e formação do conhecimento, além da imaginação. O chakra frontal controla todos os outros centros de energia do seu corpo, sendo vital mantê-lo em harmonia.

Seu elemento é a luz e sua mandala ou flor de lótus é representada por duas pétalas, que também se relacionam aos dois hemisférios do cérebro. Quando se trata de cura à distância, esse é um chakra fundamental, sendo a porta de entrada para o imaterial e fazendo a função de olhos, mesmo quando não se pode ver.

Localização e função

O chakra frontal também é muito fácil de localizar e você pode usar um espelho e uma régua, caso considere necessário. Fique de frente para o espelho e coloque a régua alinhada no final de cada sobrancelha, acima da raiz do nariz. O Ajna chakra fica localizado na linha das sobrancelhas, ao centro delas e acima do nariz.

Sua principal função é controlar os outros chakras, associando-se ao processo lógico, aprendizagem, capacidade de observação e formação dos ideais. Certamente, sua função mais conhecida é a de intuição, que se torna mais aguçada quando o chakra está em equilíbrio.

Órgãos que rege

O chakra frontal rege principalmente os olhos e o nariz, porém as glândulas pituitárias e a hipófise também estão ligadas a ele. Consequentemente, tem influência sobre a produção de hormônios importantes como a endorfina, prolactina, ocitocina ou do hormônio do crescimento.

Áreas da vida em que atua

Totalmente relacionada à intuição, o chakra frontal funciona como um condutor para aquela voz que te impede de fazer algo que te coloque em risco. Além disso, quando em desalinho, pode gerar problemas como falta de controle da quantidade de pensamentos percebidos, falta de organização e foco. Bem como está relacionado à sinusite, pânico, dor de cabeça e transtornos psicológicos.

Mantra e cor

A cor principal do chakra frontal é o azul índigo, branco, amarelo ou verde. Seu mantra é o OM e deve ser entoado 108 vezes, ou como achar mais adequado à sua prática medidativa. Porém, é importante que tenha feito ao menos uma respiração consciente antes, para ajudar no processo e ter melhores resultados.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

Durante a respiração, na prática das posturas adequadas para o Ajna, se concentre na inalação do prana e, ao expirar, deixe ir também as energias que não servem mais. As melhores posturas para o chakra frontal são Natarajasana, Utthita hasta padangusthasana, Parsvottanasana, Adho mukha svanasana, Asva sancalanasana, Baddha konasana, Sarvangasana (postura da vela), Matsyasana e Balasana.

Sétimo chakra: chakra coronário, ou Sahasrara chakra

Mulher localizando o chacra coronário

Em sânscrito, Sahashara significa lótus das mil pétalas, forma como é representada - como uma coroa no alto da cabeça. É o mais importante de todos os chakras e facilita a conexão com a sabedoria divina.

Seu elemento é imaterial, como não poderia deixar de ser, sendo compreendido como o pensamento. Sua representação é feita pela mandala ou flor de lótus de 1000 pétalas, apesar do Sahashara ter somente 972. Enquanto o chakra base é voltado para o solo, o coronário é voltado para o alto. Já os outros 5 chakras são voltados para a frente do corpo.

Localização e função

O chakra coronário está localizado no alto da cabeça e suas 972 pétalas de luz assemelham-se a uma coroa, por isso o nome. Estando voltado para o alto, ele está mais conectado a energias sutis e é uma porta de entrada para o prana, em grande quantidade.

Sua principal função é a de reconexão com o divino, com a sabedoria. Também está muito ligado à mediunidade e intuição. Além disso, é responsável por compreender a própria existência, integrando-se ao todo. Ele deve ser sempre protegido, evitando a absorção de energias mais densas ou que não façam bem ao seu equilíbrio.

Órgãos que rege

Fundamentalmente, o chakra coronário rege o cérebro, mas também influencia na produção de diversos hormônios importantes. Entre eles estão a melatonina e a serotonina, que têm papel importante sobre a sensação de felicidade, controle do sono, fome e muito mais. Está ligado também à glândula pineal, que funciona como um portal entre o que é material e o intangível.

Áreas da vida em que atua

O chakra coronário atua sob tudo o que está relacionado ao seu cérebro, ou seja, todo o seu corpo, de forma direta ou indireta. Se ele estiver desbalanceado podem surgir fobias, doenças neurodegenerativas e depressão. Ele também está relacionado às projeções astrais e expansão da consciência, atuando fortemente no desenvolvimento da fé.

Mantra e cor

A principal cor do chakra coronário é violeta, mas pode também ser visto na cor branca e dourada. Com relação ao mantra, o ideal é o silêncio e total conexão com o divino, porém, se você precisa de um som para te ajudar no processo pode usar o mantra universal, OM.

Melhores posturas de yoga para harmonizar este chakra

As melhores posturas para harmonizar o chakra coronário são Halasana, Vrschikasana (postura do escorpião), Sirshasana (invertida sobre a cabeça), Sarvangasana e Matsyasana (compensação). Lembre-se de manter uma postura de gratidão com a vida e os ensinamentos, não apenas durante a prática, mas ao longo da vida. Além disso, compartilhe o conhecimento adquirido.

Harmonizar os 7 chakras pode trazer mais alegria e bem-estar?

Pedras equilibradas simbolizando os chacras

Como você pôde observar, todos os chakras estão ligados a aspectos físicos e psicológicos, onde qualquer desequilíbrio pode gerar reações físicas e emocionais. Consequentemente, quando estão harmonizados, você terá uma melhor qualidade de vida, com mais alegria e bem-estar.

Porém não é uma tarefa tão simples, manter os chakras sempre alinhados e em harmonia requer esforço diário, a princípio, mas depois se torna uma tarefa automática, como respirar.

Para conseguir conquistar esse equilíbrio, você deve ter atenção a alguns pontos importantes. Primeiro de tudo, faça uma limpeza profunda na aura e nos chakras, com ervas, cristais, meditação ou outra forma que achar mais adequada.

Em seguida, aplique ou remova a energia em cada um, pode ser através do reiki, cura prânica ou afins. Claro que o ideal é procurar um profissional de confiança para fazer os procedimentos ou estudar bastante.

Depois, tem que se proteger das más energias que vêm de fora, seja com oração, amuleto, patuá, ou outros. Porém, o mais importante é o que está em sua mente e seu coração. Preste atenção ao que está sentindo e procure nutrir bons pensamentos, para não contaminar a própria energia. Então, que tal começar a cuidar mais dos seus centros de energia e ser saudável por inteiro?

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar chakras meditação

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!