Filhos de Oxalá: Saiba se você é um e quais são as suas características!

Filhos de Oxalá: Saiba se você é um e quais são as suas características!

Conheça as principais características dos filhos de Oxalá, Orixá que é considerado o sábio, sereno e pai de todos e saiba como saber se também é seu filho.


Você sabe como são os filhos de Oxalá?

Mãe de santo na Umbanda

Eles são a tranquilidade em pessoa, mas não tente discutir com os filhos de Oxalá, pois podem alternar entre teimosia pura e horas de argumentação, a fim de provar seu ponto. Gostam de tudo bem elaborado e no lugar certo, seja em sua casa, no ambiente de trabalho e até nas relações diversas ao longo da vida.

Os filhos de Oxalá possuem características bem marcantes, associadas a seu pai, que é reconhecidamente o Orixá dos Orixás. Trazem consigo uma sabedoria nata e suas palavras e ações fazem com que pareçam – desde pequenos – muito mais velhos do que realmente são.

Entenda quem é Oxalá nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, quais são as características principais dos seus filhos e outras informações importantes.

Oxalá no Candomblé e na Umbanda

Mães de santo no candomblé

Umas das diferenças entre as religiões afro-brasileiras é a quantidade de deidades em seus panteões particulares. A depender da Nação do Candomblé, alguns Orixás não são reverenciados. O mesmo acontece na Umbanda, que tem uma quantidade menor de deidades que o Candomblé.

Porém, Oxalá é um dos grandes Orixás, sendo reverenciado tanto no Candomblé quanto na Umbanda. Entenda um pouco melhor essa relação, quem é Oxalá, suas linhas de guias e principalmente como saber se é filho desse sábio Orixá.

Quem são os orixás?

Sejam os filhos de Oxalá, Iansã ou Iemanjá, todos têm suas deidades – os Orixás - contempladas por praticamente todas as Nações do Candomblé e certamente também pela Umbanda. Porém, há alguns Orixás que não estão inclusos em todas elas, por causa da origem e credo de cada grupo.

Isso porque, a origem dos Orixás se dá na África, onde havia várias Nações e cada uma tinha um Deus ou Deusa como adoração, seu Orixá. Ao serem capturados e forçados a trabalhar em uma sociedade católica, eles tiveram que esconder seus credos e foram forçados a se batizarem. Porém, entre eles havia a troca de conhecimentos e partilha de experiências.

Os cultos passaram a incluir todos os Orixás das pessoas que eram escravizadas, para representar a cada um deles, gerando assim um novo olhar sobre o panteão africano, seu conhecimento e a troca de experiências. Como resultado, tiveram origem as religiões afro-brasileiras, com origem no amor e crença em diversos Orixás, cada um à sua maneira.

Quem é Oxalá?

Apesar das religiões oriundas da matriz africana terem suas diferenças, os filhos de Oxalá podem ser recebidos em todas as Nações do Candomblé e também na Umbanda, pois todos respeitam e reverenciam esse Orixá. Também chamado de Obatalá, Orixalá, Orixa-Nla, Oxa-Popô e outros nomes, Oxalá é o Orixá funfum, aquele que veste branco.

Criado diretamente por Olorum, Deus maior do panteão africano, Oxalá é irmão de Oduduá, seu maior rival. Apesar das tentativas de ser passado para trás, Oxalá é justo e paciente, mantendo a calma em meio à sua liderança. Ele é o pai maior, não por comandar os outros, pois são todos independentes, mas porque são filhos dele e de Iemanjá, em sua grande maioria.

É também o olho que tudo vê, aquele que tem o conhecimento e por isso não corre mais. Assim como acontece com outros Orixás, ele é conhecido por sua versão jovem e a sábia, chamados respectivamente de Oxaguian e Oxalufan. Seus filhos têm características bem marcadas e geralmente são pessoas muito queridas pelos seus.

Como saber se sou filho de Oxalá?

Os filhos de Oxalá têm características bem marcadas, com uma personalidade tranquila e sábia, podendo ter traços mais parecidos com Oxaguian ou Oxalufan. Porém, para saber se é filho de um Orixá, é preciso ter muito conhecimento sobre si primeiro, entendendo a forma como age diante das situações da vida.

Além disso, é importante entender como as pessoas percebem a sua natureza, se mais tranquila ou agitada, por exemplo. Depois disso, é fundamental conhecer as características dos Orixás e avaliar se há alguma semelhança, pois é uma questão de afinidade energética.

Existem alguns Orixás que guiam seu caminho, seja o de cabeça (que é denominado de pai ou mãe), o adjunto (também chamado de Orixá de frente, que abre caminhos) como também o ancestral (que já nasceu com você e vai te acompanhar em todas as vidas).

Para conhecer seu adjunto e o de cabeça vai ser preciso consultar um médium na Umbanda ou os búzios no Candomblé. Apesar de ser útil conhecer e ouvir sua intuição, só dá para ter certeza através da confirmação de um canalizador, como os citados acima.

O que são as linhas de guias?

As linhas de guias são também chamadas somente de guias ou fio de contas. Funcionam como um amuleto de proteção, bem como para unir o filho de Santo ao seu pai ou mãe de cabeça. Normalmente é preparado de forma ritualística, mas também pode ser comprado pronto.

Sua composição deve ser de pedras, sementes, bambu, porcelana, conchas, madeiras ou outros produtos naturais e nunca plástico, pois perde boa parte da sua utilidade. A quantidade de contas é geralmente entre 147 e 151, mas vai depender da orientação na hora da produção.

Só quem pode fechar a linha de guia é aquele que irá utilizar, pois dessa forma cria-se um vínculo energético com o amuleto. A limpeza pode ser feita na água do mar, cachoeira ou em uma infusão de ervas. Os filhos de Oxalá devem usar guias brancas, geralmente de jade nessa cor, talvez intercalada com cristais, sempre de acordo com a orientação devida.

Características dos filhos de Oxalá

Filha de Oxalá sendo vaidosa

Algumas características são muito claras nos filhos de Oxalá, porém outras podem ser também confundidas com outros Orixás. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas e observe que estão relacionadas ao próprio temperamento do Orixá.

Calmos

Normalmente, os filhos de Oxalá têm o temperamento mais calmo, podendo ser às vezes difícil compreender de onde vem tanta mansidão. O mundo pode estar desabando, a casa pegando fogo e ainda assim eles estarão lá, plenos, liderando e resolvendo cada situação com uma serenidade no rosto difícil de explicar.

Essa calma pode ter maior ou menor intensidade, a depender do Oxalá que rege a cabeça da pessoa. Isso porque o mais jovem, chamado de Oxaguian, é mais impetuoso, provido de vontade e atitude. Já o mais velho, Oxalufan, pode não ser tão tranquilo às vezes, cedendo à reclamação e caprichos.

Queridos

Os filhos de Oxalá tendem a serem muito queridos por onde passam, fazendo muitas amizades verdadeiras e principalmente alcançando uma grande quantidade de admiradores. Isso acontece não apenas pelo seu jeito calmo e carismático, mas também pela sua postura diante da vida e o respeito com as outras pessoas.

Apesar de não serem afeitos a muitas festas e agitação, gostam sim de estarem cercados de pessoas que consideram boas, sempre nutrindo suas amizades de forma aberta e proativa. Também são ótimas companhias para uma conversa mais profunda acerca de temas espirituais ou sociais.

Vaidosos

Gostam muito de se arrumar e estarem elegantes, apesar de não ostentarem luxo. Os filhos de Oxalá são modestos, mas vaidosos, sempre com uma postura altiva e que passa um ar de realeza, mesmo com as vestes mais simples. Talvez seja algo no olhar ou na forma com que andam e falam, mas estão certamente sempre elegantes.

Por outro lado, também podem exagerar na vaidade e exacerbar o ego de uma forma nada saudável, até se colocando acima de outras pessoas. Apesar de serem justos, pode ser que tenham certa dificuldade em pedir desculpas e podem insistir em um ponto – numa discussão, por exemplo – apenas para não dar o braço a torcer.

Sonhadores

Como os filhos de Oxalá vivem muito ligados a energias mais sutis da matéria, eles têm uma grande tendência a serem sonhadores natos. Isso é bom quando usam essa facilidade para visualizar seus sonhos e desenhar cada passo e etapa, transformando esse sonhar em planejamento.

Por outro lado, tendem ao escapismo através do sonho acordado, fazendo com que seu tempo seja reduzido em produtividade ou até mesmo prejudicando suas relações pessoais. Por isso, é importante que saibam como focar e colocar para o mundo a grandeza que vive dentro deles.

Dedicados

Dedicação é uma das principais características dos filhos de Oxalá, podendo estar relacionada a um projeto, trabalho ou pessoa. Aliás, em um relacionamento, eles são muito apegados e farão o possível e impossível para fazer dar certo e ver a outra pessoa feliz.

Essa dedicação pode trazer muitas conquistas e vitórias para sua vida, porém é importante saber onde depositar essa energia, pois podem acabar em um relacionamento tóxico ou fazendo tudo para agradar e deixar o outro feliz, esquecendo até mesmo de si.

Justos

A justiça é uma das características desse poderoso Orixá, então também são justos, mesmo que em escala diferente, os filhos de Oxalá. Eles não aceitam presenciar ou saber de atos injustos, se aborrecem muito com os noticiários e são os moderadores em diversas situações, seja na família ou no trabalho.

Além disso, não aceitam agir com falta de justiça, independente de quem seja, pois acreditam na lei como forma de ordenar e fazer com que as coisas funcionem. E quando erram, ficam realmente mal, principalmente pela grande dificuldade em pedir desculpas, buscando reparar o erro com atitudes e não palavras.

Perfeccionistas

O perfeccionismo dos filhos de Oxalá faz com que procurem sempre deixar tudo na mais perfeita ordem, sejam os processos de uma determinada tarefa no trabalho ou até mesmo as coisas dentro de casa, podendo pecar por excesso de limpeza e cuidado.

Tendem a completar suas tarefas com maestria e serem modelos em suas áreas, porém, quando em desequilíbrio, podem ficar com medo de não conseguir o nível de qualidade esperado e postergar tarefas importantes, não iniciando ou abandonando projetos no meio.

Líderes da família

Normalmente as filhas e filhos de Oxalá tendem a ser os líderes natos, inclusive dentro do seu núcleo familiar. Elas e eles podem encabeçar a decisões, ajudando todos a crescerem de forma mais equilibrada e feliz através da sua sabedoria e tranquilidade.

São como aquelas grandes matriarcas e patriarcas que estão sempre disponíveis para ouvir os problemas e encontrar soluções para cada questão. Também não medem esforços para chamar a atenção quando encontram algum erro e ajudar a resolver da melhor forma para todos.

Reclamões

Os filhos de Oxalá tendem a ser muito reclamões, com queixas frequentes sobre a vida, sociedade ou até mesmo sobre o tapete fora do lugar. Isso acontece principalmente quando estão em desequilíbrio, pois normalmente são gratos pela vida e procuram ver as coisas de forma positiva e serena.

Além do desequilíbrio no seu campo energético, outra causa para essa grande quantidade de reclamações é a presença mais ativa do Orixá mais velho, Oxalufan, pois esse tende a ter muito menos paciência que sua versão mais jovem, Oxaguian.

Teimosos

Outra característica que é muito mais marcante nos filhos de Oxalá Oxalufan é a teimosia. Nele, a insistência em um determinado comportamento, pensamento ou opinião é quase irritante, principalmente se tiver que ser corrigido. Porém, também o Oxalá Oxaguian pode ser muito teimoso, apesar de mais tranquilo e fácil de conversar.

Outras informações sobre os filhos de Oxalá

Filho e filha de Oxalá

Com as informações já citadas, certamente você já tem uma ideia se há muitas semelhanças ou não entre sua personalidade e o arquétipo dos filhos de Oxalá. Mas se ainda estiver em dúvida, existem algumas informações mais precisas que podem te ajudar a ter uma ideia mais clara acerca do tema.

Entenda melhor como é o comportamento do homem e da mulher cujo pai é Oxalá, como eles agem no amor, na profissão e possíveis problemas de saúde que possam vir a desenvolver ao longo do tempo.

O homem de Oxalá

Calmo, ele leva mais tempo para tomar uma decisão, medindo todos os prós e contras, podendo ser considerado lento. Costuma não se envolver muito em paixões como o futebol ou política, mas quando o faz, quer estar certos a todo custo.

Não gostam de muito barulho e bagunça, evitam brigas ao máximo e são donos de uma moral inabalável, sendo incapazes de trair ou contar uma mentira sem serem notados. Extremamente inteligentes, são cuidadores natos e observam a tudo e todos, mantendo seus pensamentos para si.

A mulher de Oxalá

Assim como os homens, as filhas de Oxalá não são muito de tomar a iniciativa, levando um certo tempo para se decidirem quanto ao que querem realmente. Procuram ao máximo ajudar quem está ao seu redor a crescer, mas são bem rigorosas com o esforço e resultados – tanto delas quanto dos outros.

Sinceras, são incapazes de trair ou mentir, buscando pessoas em que possam também confiar, apesar de levar certo tempo para isso, já que podem ter passado por experiências negativas nesse campo. Inteligentes, cuidadoras e observadoras, elas se tornam o coração da família, a quem todos recorrem para pedir ajuda.

Filhos de Oxalá no amor

A timidez é um fator marcante na vida dos filhos de Oxalá, pois podem ter certo receio, analisar demais ou ficar inseguros para se aproximar de alguém do seu interesse. Não são de namorar tanto, tendo poucos e longos relacionamentos pela vida, sempre com o objetivo de constituir família e ser feliz.

Quando já estão em um relacionamento, fazem de tudo pelo parceiro, incentivando e torcendo por ele, demonstrando o amor abertamente. Sabem dialogar, mas tendem a serem teimosos em alguns pontos, precisando de tempo para pensar e agir corretamente.

Filhos de Oxalá na profissão

Normalmente, os filhos de Oxalá tendem a ter sucesso em posições que exijam certo grau de habilidade diplomática, equilibrando forças opostas ou até mesmo resolvendo problemas complexos, desde que não exijam resultados imediatos.

São inteligentes, carismáticos e ponderados, sem o exagerado brilhantismo, mas com uma postura de líder por autoridade. Precisam sentir que fazem parte de algo maior e encontrar o sentido no seu trabalho, para que possa ter melhores resultados.

Filhos de Oxalá na saúde

A timidez dos filhos de Oxalá faz com que não conversem muito sobre seus sentimentos. Aliando isso ao fato de que às vezes eles podem agir e processar as emoções mais lentamente, pode acabar somatizando algumas emoções em forma de doença.

Normalmente, a saúde é mais frágil no que tange os problemas cardíacos, circulatórios, nos rins, de visão e aqueles ligados ao trato gastrointestinal, como a gastrite nervosa por exemplo. Também são alvos fáceis da ansiedade, depressão e outras correlatas.

Filhos de Oxalá são pessoas de grande capacidade de liderança?

Filhas de Oxalá em cargos de liderança

Os filhos de Oxalá são líderes natos, tanto pela sua capacidade de se comunicar com cuidado e empatia, quanto pela sua natural tendência a ser alguém que procura ajudar a todos, aconselhando e fazendo com que consigam dar o melhor de si em um projeto ou na própria vida.

Se você encontrou características dos filhos de Oxalá muito similares às suas, então vale a pena procurar conhecer melhor o Orixá, bem como a si, procurando ligar os pontos. Além disso, consultar um médium ou os búzios também pode ajudar. Claro que não é necessário sabe, mas certamente vai ajudar a compreender melhor suas atitudes e como equilibrar.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza