Runa Tiwaz: Confira aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Tiwaz: Confira aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Tiwaz é uma runa que representa justiça, vitórias e os caminhos a se seguir. Confira seus principais aspectos nesse artigo!


Você sabe o que representa a Runa Tiwaz?

Runa Tiwaz.

A Runa Tiwaz representa esforço, sucesso e valores, e integra o Futhark, o alfabeto antigo utilizado pelos povos nórdico-germânicos durante o Período de Migração. Por estar associada ao deus Tyr, o deus nórdico das batalhas, Tiwaz traz consigo a energia do bem-estar, da lei, da ordem e da justiça.

De maneira geral, a energia desta runa está associada à firmeza e à perseverança como as chaves para alcançar o sucesso em suas empreitadas. Além disso, ela chama atenção pela necessidade de estar atento aos interesses dos mais necessitados e pode indicar questões relacionadas à justiça, a procedimentos legais e até ao sacrifício.

Tiwaz é a runa que ajuda no processo de superação. Como demonstraremos neste artigo, existem muitos segredos envoltos na origem e na história de Tiwaz, que tem sido usada mais recentemente como um elemento de magia e instrumento de divinação. Continue lendo e saiba mais!

Entendendo a Runa Tiwaz, Teiwaz, Tir ou Tyr

Runa Tiwaz com outras runas em altar.

A Runa Tiwaz está atestada em inscrições e em artefatos arqueológicos originários principalmente da Escandinávia. Tiwaz representa a arma do deus Tyr e é também chamada de outros nomes, como Teiwaz, Tir ou até mesmo Tyr, pois variam de tradição a tradição. A seguir, confira os principais aspectos históricos e simbólicos dessa runa!

Origem e história

A origem das runas é envolta de debates. Existem dois tipos de explicação: a científica, baseada em fatos históricos, artefatos arqueológicos e evidências linguísticas, e a versão mitológica. De acordo com a primeira, as runas são consideradas variantes de sistemas de letras itálicas antigas.

Já a visão mitológica revela que as runas e seus poderes se tornaram conhecidos pela humanidade por meio do deus Odin, que se sacrificou na árvore da vida, para poder ter acesso à sua sabedoria ancestral. Este mito original está descrito no poema nórdico antigo conhecido como Havamál, “Os provérbios do Altíssimo”, em português.

Formato e representação da Runa Tiwaz

O formato de seta da Runa Tiwaz representa uma lança, a arma do deus da vitória e da guerra, Tyr. Anteriormente, este possuía a mais alta posição entre os deuses nórdicos e era representado pelo céu, pela lei, pela bravura e pela guerra.

Seu formato também está associado ao símbolo do planeta Marte, também sendo representado por Tyr, uma vez que ambos estão associados à guerra e a batalhas. A Runa Tiwaz integra o terceiro Aett, o último conjunto de oito runas que compõem o Futhark. Este conjunto é nomeado como o Aett de Tyr.

No âmbito psicológico, Tiwaz representa conflitos, estando intimamente ligada à honra e à coragem, ambas as virtudes pertencentes aos atributos do deus da guerra.

Significado da Runa Tiwaz

Tiwaz encoraja sua bravura e pode fornecer o ímpeto necessário para contornar obstáculos e situações difíceis que se apresentam. Quando surge numa leitura, ela indica processos de litígio e assuntos legais.

Igualmente, Tiwaz também pode significar que energias positivas estão circulando o consulente, além de afirmar, com sua lança, a direção a ser seguida. Quando surge numa leitura juntamente com a Runa Raido, ela é um sinal de que haverá um desfecho positivo de alguma situação ruim.

Sob o ponto de vista espiritual, Tiwaz traz consigo o arquétipo de guerreiro, indicando batalhas. Ela também está intimamente ligada com a energia sexual e a fertilidade masculina, podendo ser interpretada como um homem.

Aspectos positivos

Os aspectos positivos de Tiwaz estão intimamente ligados à justiça. Esta runa auxilia no equilíbrio natural, de modo que você obterá um resultado justo e condizente com os seus próprios esforços. Ao aparecer numa leitura, Tiwaz mostra que os padrões positivos podem resultar numa grande realização e, por isso, é um símbolo da vitória sobre as adversidades.

No campo espiritual, Tiwaz representa um guerreiro espiritual de integridade e honra. Ela também indica soberania, ordem, sacrifício e discernimento na tomada de decisões. Mas também pode revelar equidade e estabelecimento da paz.

Outros aspectos positivos sobre ela são: autossacrifício, estratégia, honestidade, imparcialidade, lealdade, pensamento analítico, racionalidade e triunfo.

Aspectos negativos

Os aspectos negativos de Tiwaz compreendem questões ligadas aos desequilíbrios do pilar que sustenta os céus, especialmente na noção do caos que está associado a este ambiente.

Como o reflexo invertido no espelho, Tiwaz mostra injustiças e parcialidade, geradas por uma posição autoritária e tirana. Por isso, é necessário que se mantenha o zelo pela justiça, para que, assim, o equilíbrio possa ser restaurado.

A partir disso, você poderá se reestabelecer e receberá um julgamento justo. Caso o poder tenha subido à sua mente, poderá ter sua decisão amparada por um senso de justiça mais apurado.

Outros aspectos negativos dessa runa são: paralisia mental, excesso de análise, indecisão, injustiça, desequilíbrio, tirania, derrota e excesso de sacrifícios.

Diferentes interpretações da Runa Tiwaz

Runa Tiwaz.

Como um símbolo de guerra e de luta, a Runa Tiwaz pode estar associada a diferentes interpretações que envolvam esforços e conflitos, além de poder indicar questões relacionadas a homens. Por este motivo, há diferentes desdobramentos de significados nas interpretações de leituras que envolvam saúde, vida pessoal e financeira, ou relacionamentos. Confira os principais a seguir!

Runa Tiwaz na saúde e vida pessoal

Na saúde, Tiwaz indica necessidade de pôr sua energia em movimento. É momento para praticar esportes e se envolver em atividades físicas, a fim de se beneficiar do poder dessa runa. Ela pode indicar também batalha para reestabelecer sua saúde, após um período de doença.

Na posição natural, indica libido, força física, puberdade e aumento dos níveis de testosterona. Invertida, indica desequilíbrio do sistema imunológico e hormonal masculino, com baixa de testosterona, anemia e doenças do sangue.

Já na vida pessoal, Tiwaz indica energia para enfrentar batalhas e o ímpeto necessário para vencê-las. É um período de busca por equilíbrio e o momento de se preparar para a vitória que chegará em breve. Invertida, ela indica crise pessoal.

Runa Tiwaz na vida amorosa

Para a vida amorosa, Tiwaz indica união de forças. No entanto, pode revelar também autoridade e, por isso, é importante questionar quem define o tom de sua relação.

Neste tipo de leitura, é comum que haja problemas sobre a questão da equidade do casal: é possível que um esteja se sacrificando pelo outro. Existe, no entanto, fidelidade e lealdade. É provável que a runa indique necessidade de estreitar os laços do casal.

Na posição invertida, ela afirma que o relacionamento está desequilibrado, causado por prepotência de uma das partes envolvidas e por falta de confiança. Por isso, é necessário repensar as situações no relacionamento.

Caso esteja solteiro, a Runa Tiwaz indica conquistas amorosas, principalmente na presença de um homem em sua vida.

Runa Tiwaz na vida profissional e financeira

A Runa Tiwaz representa estabilidade e a ordem para avida profissional e financeira. De maneira geral, ela indica sacrifício e responsabilidades que irão gerar novas oportunidades. Mas também a habilidade de ser justo e o potencial de agir de maneira adequada para alcançá-las.

Nas finanças, ela afirma que é momento de sacrificar gastos em excesso. No trabalho, Tiwaz indica o movimento de energias numa perspectiva de luta e a necessidade de usá-las corretamente.

Além disso, Tiwaz mostra uma posição de autoridade e de liderança, podendo representar um chefe ou até o papel que você precisa assumir em seu ambiente de trabalho. Na posição invertida, significa crise e contratos quebrados.

Runa Tiwaz invertida

A Runa Tiwaz, quando invertida, é um alerta de que é chegado um momento decisivo, em que as mudanças estão a caminho.

No entanto, é importante que você tenha coragem o suficiente para correr riscos. Caso contrário, não será capaz de alcançar o seu potencial máximo e não se beneficiará da posição positiva e grandiosa que está a caminho.

De maneira geral, é importante estar atento para medos e inseguranças, principalmente causados por problemas de autoestima baixa. A Runa Tiwaz manda uma mensagem para que meça suas próprias forças e que as use com o intuito alcançar os seus objetivos.

É momento de erguer a cabeça e de não se lamentar pelas feridas do passado. Prepare-se para as futuras batalhas.

Como interpretar a Runa Tiwaz

Runa Tiwaz em meio a outras runas.

A runa Tiwaz incorpora a natureza do deus Tyr, a principal força de ordem no multiverso da árvore da vida. Ela traz consigo a importância das qualidades espirituais e judiciais, a fim de apaziguar conflitos gerados, especialmente aqueles que envolvem posições de autoridade, trazendo conselhos e desafios. Para saber como interpretar essa runa, acompanhe a leitura a seguir!

Conselhos da Runa Tiwaz

Por representar a força divina que serve de pilar para sustentar os céus e proteger a humanidade, um dos conselhos da Runa Tiwaz é que você preste atenção na sua vida e reveja sua posição nas batalhas que enfrenta.

É necessário que lute com empenho e que esteja preparado para os desafios que estão a caminho. Como o próprio deus fez, é possível que você tenha que renunciar uma parte de si, para poder alcançar um bem maior.

Nesse sentido, lembre-se de não ser movido apenas pelas suas próprias ambições, como também atentar-se às necessidades das outras pessoas. Pondere sempre a natureza desta runa, que se refere não somente às batalhas, mas ao desejo por justiça social.

Desafios da Runa Tiwaz

Tiwaz incorpora em si a energia do deus Tyr, cuja força possui uma natureza regulatória passiva. Isso se exemplifica pelo fato de ele sacrificar sua própria mão nas presas do lobo Fenrir, para impedir a destruição dos Aesir, durante o mito presente no crepúsculo dos deuses, conhecido por Ragnarök.

É o momento de rever suas prioridades e de repensar sua posição de autoridade nas esferas da vida em que circula. Muitas vezes, a sede pelo poder é capaz de cegar e de provocar injustiças, e esta runa aponta para o caminho da igualdade e da liderança.

Outras informações sobre a Runa Tiwaz

Símbolo de Tiwaz em meio a círculo de runas.

Tiwaz é o símbolo do sucesso, que exige sacrifícios para que você obtenha êxito em suas empreitadas. É o momento de investir em si e de ser capaz de correr riscos. A seguir, confira como utilizá-la em rituais de leitura e mais outros segredos desta runa poderosa!

Como funcionam as runas nos rituais de leitura

As runas nos rituais de leituras funcionam trazendo imagens ou conceitos ligados a cada elemento talhado em seus símbolos. Cada uma possui um valor fonético e um significado específico, e é essencial que você os aprenda, para utilizá-las como oráculo.

A palavra runa, em si, é bastante mágica e pode significar mistério, segredo ou sussurro. Em conjunto, elas trarão imagens de situações que se referem à pergunta feita durante a leitura.

Embora muito da simbologia dela possua uma raiz histórica, boa parte dos significados que utilizamos não são atestados historicamente, pois foram desenvolvidos pelo sistema esotérico ocidental. Por isso, é importante não somente ler suas origens, mas também suas interpretações modernas, pois foi recentemente que ganharam popularidade como um sistema oracular.

Como fazer as runas e a toalha

Para fazer as runas, utilize um material de origem natural, preferivelmente madeira, sementes ou pedras. Por ser um sistema de escrita antigo, elas não possuem curvas, pois eram geralmente esculpidas em madeiras ou em metal.

Para confeccioná-las, use uma faca afiada, se quiser talhá-las em madeira ou em sementes, e uma lima de aço, se quiser esculpi-las em metal. Caso não deseje talhá-las, você pode utilizar tinta para pintar os símbolos no material escolhido. Dê preferência a cores como preto, branco, dourado ou vermelho.

Para fazer a toalha para divinação rúnica, escolha um tecido natural, de cor branca, preta ou violeta, pois estas estão ligadas aos poderes psíquicos. Desenhe um círculo, ou, para leituras mais detalhadas, os reinos da árvore Yggdrasil.

Como se preparar e como fazer a leitura

A preparação para a leitura de runas exige tempo, concentração e espaço adequado. Embora você possa utilizá-las como prática oracular em qualquer dia e horário, noites de lua cheia são mais adequadas, especialmente em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Possuir o elemento fogo próximo ao local de leitura é essencial, pois ele representa a luz que ilumina e escuridão do desconhecido (velas brancas são adequadas). Você pode queimar ervas sagradas para a consulta, como a Artemísia ou a Losna, ou acender um incenso para práticas divinatórias, como o incenso da lua.

Em seguida, ponha a toalha rúnica sobre sua mesa de leitura e faça as perguntas. Retire as runas referentes a cada uma e interprete-as.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo

Como qualquer oráculo, o que determina se o resultado é positivo ou negativo depende de muitas variáveis. Inicialmente, preste atenção ao significado de cada runa, considerando a pergunta realizada e sua relação com ela.

Em seguida, note sua posição, pois existem variações de significado de acordo ela. Assim como acontece em sistemas como o Tarot, uma runa invertida não necessariamente indica algo ruim. Da mesma maneira, uma runa na posição natural também não é sempre um sinal positivo, pois tudo depende do contexto.

Lembre-se também de olhar para a relação das runas entre si. Por serem utilizadas como um alfabeto, elas podem indicar letras e formarem palavras. Use sua intuição e terá as respostas que procura.

A Runa Tiwaz representa vitória após muitos desafios!

Runa Tiwaz sobre pedra.

Tiwaz é o símbolo da justiça e da ordem. Por estar associada ao deus Tyr, sua presença no jogo é uma indicação clara de vitória após desafios.

Esta runa envia a mensagem de que, por mais que as demandas sejam constantes e intensas, você possui a energia essencial para passar pelas tormentas e para aproveitar a paisagem, depois que elas forem embora.

Por meio do pensamento racional e do discernimento, será capaz de contornar toda e qualquer adversidade, fazendo com que sua vida seja gracejada com honra pelas ações corretas. Apesar de toda a luta exigir estratégias e sacrifícios, você está disposto a se livrar de uma parte de si que abrirá espaço para que possa forjar, no calor da batalha, a vida calma e próspera que tanto desejou.

Dessa forma, como uma lança, a Runa Tiwaz aponta para o caminho do sucesso. Siga-o e a vitória será garantida!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.