Terapia EFT: como funciona a técnica, como aplicar, origem e mais!

Terapia EFT: como funciona a técnica, como aplicar, origem e mais!

Você sofre com problemas físicos e emocionais? Sabia que a Técnica EFT pode ser a solução? Entenda nesse artigo como a técnica pode te ajudar!


Conheça a EFT: A acupuntura emocional sem agulhas

Homem sentado em um sofá com tablet na mão

Com tantos problemas, tanto no mundo quanto na nossa vida, correrias do dia-a-dia, trabalho, família, fica difícil se desdobrar tanto e não ter nenhum abalo no nosso emocional não é mesmo?

Devido à quantidade de pessoas em busca de tratamentos e formas que melhorem a nossa saúde, em busca de eliminar tensões e estresses, uma técnica foi criada e promete eliminar bloqueios emocionais, a terapia EFT.

Poucas pessoas já ouviram falar sobre ela. Criada nos EUA e com base na medicina chinesa, a EFT procura a liberação das energias negativas, causadoras do comprometimento das nossas emoções. Interessante, certo? Então, confira abaixo tudo sobre essa terapia e o como funciona sua interação com o nosso corpo.

Para que serve a EFT, ou Emotional Freedom Technique

Uma mulher com objetos nas mãos realizando terapia em outra mulher deitada

Após o criador da técnica, Gary Craig, entender que a alteração dos fluxos de energia do nosso corpo era interrompidas por emoções negativas vivenciadas na vida, Craig criou uma sequência única que corrige esse problema e reequilibra nossas energias.

Uma sequência de batidas leves com a ponta dos dedos, em determinados pontos, trabalha a conexão mente-corpo com algumas frases de liberação emocional. Dessa forma, ele encontrou o tratamento para diversos problemas.

Trata a ansiedade

Caso sua ansiedade esteja em um nível muito alto, é interessante procurar um profissional EFT especializado. Sendo assim, a terapia terá mais êxito.

As ferramentas de psicologia energética, como a Técnica EFT, reduzem a ansiedade ao corrigir o problema no sistema bioelétrico do nosso organismo. Nesse caso, a EFT é uma forma de "reprogramar" os nossos circuitos.

Especialistas acreditam que a ansiedade e o estresse causam efeitos muito parecidos no cérebro. Ao sentir ansiedade, o cérebro desencadeia uma resposta cheia de adrenalina e cortisol, exatamente a resposta do estresse. Por esse motivo, a ansiedade pode ser tratada pela Técnica EFT, mas através de um profissional qualificado.

Auxilia na cura da depressão

Pesquisas comprovam que a Técnica EFT aumenta nossas emoções positivas, significativamente. A esperança e o prazer estão entre as emoções positivas. A depressão é um acúmulo de emoções negativas que tomam conta do seu cérebro.

Com a Técnica EFT pode-se limpar as energias negativas e aumentar, a cada sessão, as energias positivas. Entretanto, por ser algo mais complicado, a depressão precisa ser tratada por um profissional que pode te ensinar técnicas para soluções pontuais.

EFT serve para emagrecer

O processo de emagrecimento é muito difícil e doloroso, para algumas pessoas. A EFT tenta melhorar esse processo, ao tratar os motivos das compulsões alimentares e todas as emoções negativas que nos levam a descontar os problemas na comida.

Depressão, ansiedade, rejeição, vergonha, entre diversas outras causas que influenciam o corpo negativamente. Tudo isso leva o indivíduo à obesidade e tudo pode ser tratado pela EFT.

Algumas pessoas descobriram outros problemas que nem sabiam que existiam e que atrapalhavam sua melhora, durante o tratamento. Por isso, é tão importante o tratamento com quem entende do assunto.

Ajuda a combater alergias

Existem diversas causas que podem levar alguém a ter uma crise alérgica. Entretanto, o que diversos profissionais defendem é que todas essas causas são provenientes de reações de defesa do corpo, causando emoções negativas que desequilibram nossas energias.

Alergia tem sintomas que são originados devido ao sistema imunológico debilitado. O corpo combate um agente invasor que representa um perigo , portanto, deve ser expulso. Ao tratar a alergia com EFT, você trata emoções que abalam seu físico e vice-versa. Dessa forma, você regula seu sistema imunológico e suas defesas.

Curar medos e fobias

Qualquer medo ou fobia está incluído automaticamente no tratamento da Técnica EFT. A Técnica tem como base, tratar todas as emoções negativas que possam interferir no seu físico e emocional. A base do medo são traumas que influenciaram negativamente nossas vidas.

Já a fobia difere apenas uma repulsão, ela nos tira do controle, debilita e limita nossas vidas. Assim como os medos, as fobias estão ligadas a traumas do passado que as pessoas podem saber quais são ou não. Durante o tratamento, a EFT identifica e trata cada um desses traumas.

EFT diminui a dor física

Ao pensar em dor física, fica difícil imaginar como a EFT pode ser eficaz, mas ao ampliar a visão da situação, percebemos que toda dor física causa uma dor emocional no corpo, como consequência. É aí que a Técnica EFT age, acelerando a recuperação da parte física machucada.

Ao sanar toda dor e trauma, temos um corpo saudável e pronto para focar na lesão. A depender do tipo de dor física, se é algo grave ou mais simples, a própria pessoa pode resolver o problema e aplicar a técnica, até os iniciantes conseguem, caso seja algo simples.

EFT serve para dormir melhor

A insônia, dificuldade em dormir e todos os males que nos atormentam a noite, são derivados do acúmulo de problemas e situações que causam um estresse enorme em nosso cérebro. Inclusive a ansiedade, que não deixa o corpo relaxar.

Para isso, a Técnica EFT bem aplicada consegue resolver a insônia e oferecer uma noite tranquila. Afinal, acordar após dormir melhor durante a noite consegue melhorar todo o nosso dia. Caso sua insônia seja persistente, procure um profissional especializado na técnica.

Combater a baixa autoestima

A baixa autoestima tem diversos fatores que a causa, envolvendo emoções negativas derivadas de traumas, bullying, rejeições, etc. ou resposta do corpo a alguma doença ainda não encontrada ou não solucionada.

Para limpar o corpo daquilo que o “envenena” por dentro, a Técnica EFT combate as emoções negativas e ajuda as pessoas a verem com clareza o mundo à sua frente. Em casos de doenças, EFT trabalha com a medicina, ajudando o corpo a ter uma melhor resposta de recuperação durante o tratamento. Lembrando que, para casos mais graves, é necessário a ajuda de um profissional especializado em EFT.

Curar mágoas e promover o perdão

A mágoa e o rancor são respostas negativas a acontecimentos que te atacam de alguma forma. Para a maioria das pessoas, é comum se machucar com a atitude de outra pessoa e guardar para si aquela dor. Entretanto, essa dor se converte em mágoa, machucando o nosso corpo e a nossa alma.

A Técnica EFT ajuda a entender que esse rancor machuca e que, através do perdão, podemos nos livrar da dor. O pensamento positivo também é primordial para a recuperação da sua alma. Afaste tudo de negativo e tenha em mente que o perdão faz bem a você também.

Serve para atrair prosperidade

Uma vida feliz, calma e confortável, sem preocupações ou qualquer tipo de estresse. Esse cenário é tão utópico, mas podemos chegar a ter algo parecido no mundo real. A lei da atração fala que devemos pensar positivamente para atrair boas energias, mas para isso precisamos nos livrar da negatividade que temos em nosso corpo e mente.

A Técnica EFT nos ajuda a manter a mente limpa de emoções negativas, a afastar a ansiedade e o estresse que nos rodeia. Dessa forma, estamos cada vez mais perto de uma vida plena e cheia de prosperidade.

Recupera o sentido da vida

Quem perde a vontade de viver ou que não consegue ver a felicidade no dia a dia, está repleto de emoções negativas que nublam sua visão. Muitas vezes, apenas terapia e medicamentos não ajudam.

A Técnica EFT, aliada às terapias e aos remédios, consegue desintoxicar o organismo e tirar aquilo que impede de ver toda a felicidade à sua volta. Viver é difícil, ter uma rotina em nosso mundo é estressante. O importante é que possamos manter em mente tudo de positivo, energias boas e nos rodear daquilo que nos faz bem.

Como funciona a EFT, ou Técnica de Liberação Emocional

Duas mulheres sentadas com vários objetos à sua volta

Agora que se sabe todos os benefícios que a Técnica de Liberação Emocional pode proporcionar aqueles que precisam, chegou a hora de falarmos como funciona essa técnica.

Para aplicá-la, existem pontos pré-definidos e formas de ativar esses pontos, com o objetivo de limpar nosso organismos e proporcionar boas energias. Confira como solucionar os problemas físicos e emocionais através da EFT.

A energia vital: o QI e sua relação com problemas emocionais e físicos

Segundo a ideologia oriental, mais precisamente China e Índia, vê o organismo como um todo, composto por corpo, mente e espírito. E, por todo esse corpo, circula o fluxo de energia que corre livremente por todos os canais existentes, canais esses denominados de meridianos.

Na Índia, essa energia se chama Prana, muito falada entre os praticantes de Yoga. Já na China, essa mesma energia denomina-se Chi ou Qi. Quando existem problemas físicos e emocionais, o Qi é interrompido e prejudicado.

Para que o fluxo de energia do nosso corpo seja restabelecido, é necessário aplicar a Técnica EFT nos canais, ou meridianos, para liberar a energia negativa e equilibrar o todo.

Meridianos da EFT ou da acupuntura

Com a globalização, pode-se conhecer mais sobre a acupuntura e difundir essa técnica medicinal pelo Ocidente. Apesar de ainda ser relutante a aceitação da técnica.

Com base na acupuntura e na técnica aplicada na Medicina Oriental, percebeu-se que os pontos de contato poderiam também ser utilizados como um canal direto entre o toque e o sistema do nosso organismo.

Esses mesmos pontos, também chamados de meridianos, são correntes de energia que percorrem todos os nossos sistemas (elétrico, digestivo, etc.). Caso não haja problemas, ela flui perfeitamente e conduz o bom funcionamento do organismo.

Ao surgir perturbações no nosso equilíbrio emocional, os meridianos são afetados e passam a ter problemas no fluxo de energia. É nesse momento que a eficácia da Técnica EFT é provada, como técnica de Acupuntura Emocional.

Os pontos de EFT e sua atuação no fluxo da energia vital

A técnica EFT utiliza alguns pontos principais, ou meridianos, para atuar no fluxo de energia vital. No início eram muitos pontos, com o tempo foram aprimorados e reduzidos a 9 pontos primordiais:

Ponto do karatê: Reduz a tristeza e preocupação. Auxilia a tranquilizar e revigorar a mente, abre caminhos para a felicidade e conecta o presente, renunciando o passado.

Ponto do topo da cabeça: Reduz autocrítica, falta de foco, ansiedade, insônia, tristeza e depressão. Auxilia na conexão espiritual, discernimento, clareza. Também acalma a mente e melhora o ânimo.

Ponto entre as sobrancelhas: Reduz a irritação, inquietude, traumas e dores de cabeça. Auxilia na harmonia e na paz.

Ponto ao lado dos olhos (osso da cavidade ocular): Reduz a febre, problemas de visão, ressentimento, ira e o medo de mudanças. Auxilia na clareza e compaixão.

Ponto embaixo dos olhos (continuação da cavidade ocular): Reduz medo, amargura e aversão a coisas. Auxilia na satisfação, quietude e segurança.

Ponto entre nariz e boca: Reduz problemas e alterações no sistema nervoso, constrangimentos, culpa e vergonha. Auxilia na autoestima, compaixão, alívio da dor e clareza da mente, além de reanimar o espírito.

Ponto entre boca e queixo: Reduz vergonha e confusão. Auxilia na autoestima, confiança e clareza.
Ponto da clavícula: Reduz medo, insegurança, indecisão e problemas sexuais. Auxilia na paz interna, confiança e firmeza sexual.

Ponto embaixo da axila: Reduz medo do futuro e culpa. Auxilia na confiança, esperança e harmonização do Qi.

Existem ainda outros pontos usados esporadicamente:

Ponto Gama (encontrado na parte de cima da mão): Reduz depressão, tristeza e solidão. Auxilia na leveza, esperança e ânimo.

Ponto Embaixo do Mamilo: Reduz tristeza e emoções fora de controle. Auxilia na felicidade e serenidade.

Ponto do Polegar: Reduz intolerância, preconceito e desprezo. Auxilia na humildade e simplicidade.

Ponto do Indicador: Reduz a culpa e auxilia na autovalorização.

Ponto do Dedo Médio: Reduz ciúme, bloqueios sexuais e arrependimento. Auxilia na descontração, tolerância, liberalidade e na libertação do passado.

Ponto do Mindinho: Reduz a ira e a cólera. Auxilia no amor e no perdão.

Como aplicar a terapia EFT

Uma mão segurando a outra mão

Ao criar a Técnica EFT, Craig encontrou infinitas possibilidades. Para transformar essa quantidade em algo praticável, ele conseguiu reduzir os 361 pontos a apenas alguns pontos primordiais e outros extras.

Só assim seria possível transformar a técnica em algo fácil de ser aplicado por iniciantes, quando necessário. Essa técnica se chama Tapping e, através de batidas leves nos pontos determinados, é possível estimular e desfazer o bloqueio para que a energia circule livremente.

Entretanto, primeiro deve-se entender do que você necessita e procurar os pontos que podem te ajudar, não apenas aplicar a técnica em todos. Além de buscar a dimensão desse problema, a depender possa ser necessário a ajuda de um profissional especializado.

Identifique o que você quer tratar

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar o problema que deseja ser tratado. Busque sintomas, sentimentos que não são comuns em você. Dores constantes também são problemas, como dores de cabeça ou alguma dor muscular.

Ansiedade, depressão, alergias. Reúna tudo o que você sente diferente em você, não se preocupe se está certo ou errado, apenas anote o que você sente. O profissional se baseará em suas anotações para saber como começar o tratamento.

"Meça" a intensidade do problema

Outro ponto importante é medir o que você sente. Isso nem sempre é fácil, mas busque descrever a evolução do problema, se necessário. Se as dores pioraram, qual a diferença de intensidade do início até agora.

Em caso de problemas sentimentais, busque saber se o sentimento continua o mesmo ou se piorou e até evoluiu para outra coisa. Um exemplo é a ansiedade, que pode agravar e piorar, até desenvolver uma crise de pânico. Todas essas informações auxiliam no tratamento que será realizado. Busque ser o mais verdadeiro possível.

Preparação para aplicar a EFT estimulando os pontos

Antes de começar, você precisa ter em mãos todos os problemas que serão tratados e a intensidade deles. Depois, relaxe.

Essa é a parte mais importante. Limpe sua mente, relaxe o corpo e, apesar dos problemas, mantenha na mente apenas energias positivas. É fundamental que você tenha a mente aberta para receber o tratamento.

Como a EFT devolve ao corpo o fluxo correto de energia, parte do tratamento depende totalmente de você. Esteja disposto, aceite que aquelas emoções negativas precisam ir embora para o seu próprio bem.

Sinta-se livre e leve, concentre-se no agora, na técnica e deixe fluir tudo o que te prende. Escreva frases que falam o que você precisa colocar para fora, frases curtas. Repita as frases durante a estimulação dos pontos.

Rodadas para aplicar a EFT

Com o problema definido, a intensidade dele e as frases que serão repetidas, chegou a hora de saber como aplicar a EFT. A Técnica é aplicada em rodadas, que são definidas a quantidade de vezes de acordo com o seu problema.

Você seguirá a sequência dos 9 meridianos informados mais acima: Ponto do karatê, Ponto do topo da cabeça, Ponto entre as sobrancelhas, Ponto ao lado dos olhos (osso da cavidade ocular), Ponto embaixo dos olhos (continuação da cavidade ocular), Ponto entre nariz e boca, Ponto entre boca e queixo, Ponto da clavícula, Ponto embaixo da axila.

Siga essa sequência e o número de vezes para resolver o problema. Serão feitas algumas batidas em cada ponto, a mesma quantidade em cada um, a depender da intensidade do problema. Lembre-se de repetir as frases e manter o pensamento positivo durante todo o processo.

Avalie novamente a intensidade do problema

Após o tratamento, avalie como está o seu problema. A avaliação ocorrerá desde o primeiro tratamento, independente de quantas sessões serão necessárias, você avaliará cada uma delas ao final.

Essa é a forma de saber a resposta do seu corpo durante o processo e se é necessário realizar ajustes. Para aqueles que fazem o tratamento sozinhos, a avaliação dirá também se precisa procurar um profissional especializado.

Pode acontecer do problema ser mais grave do que se pensa e a própria pessoa não ser suficiente para solucioná-lo, demandando a presença do profissional. Essa avaliação é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Se necessário, repita as rodadas até que o problema tenha sido neutralizado.

Origem e história da terapia EFT

Uma mulher com as mãos na cabeça de outra mulher que está deitada

A terapia EFT (Emotional Freedom Techniques, em inglês ou Técnica de Liberação Emocional, em português) foi criada por Gary Craig, engenheiro americano, que adaptou a técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento), criada por Dr. Roger Callahan, em 1979.

Criada nos EUA e com base na medicina chinesa, a EFT uniu o conhecimento de dois mundos, Ocidental e Oriental, em busca da liberação das energias negativas, causadoras do comprometimento das nossas emoções.

Influência da acupuntura

Na medicina tradicional Chinesa, usam-se pontos como canais de contato com os órgãos do corpo e seus subsistemas. Esses pontos são usados na acupuntura ou acupressura. Segundo a acupuntura, através desses pontos podemos entrar em contato com o fluxo de energia, chamado de “Chi” ou “Qi”, com a nossa energia vital.

Por não ter uma base na anatomia humana da cultura Ocidental, houveram problemas quanto a entrada e admissão da técnica na Medicina Tradicional do Ocidente. É fundamental ressaltar o importante papel da acupuntura em abrir caminhos para a aceitação de diversas outras técnicas parecidas, já que sua eficácia foi comprovada em inúmeros casos.

Estudos de George Goodheart

Estudos comprovam que apenas na década de 60 que os EUA começaram a investigar a prática da acupuntura e os benefícios que podemos usufruir para problemas psicológicos, dando início a acupuntura emocional. Antes, a acupuntura era usada apenas para problemas físicos.

É aqui que entra o Dr. Goodheart, que estudou a acupuntura a fundo e introduziu um novo método desenvolvido por ele mesmo, a Cinesiologia Aplicada. Essa nova técnica consiste na substituição de agulhas por pressões dos dedos. Depois de algumas aplicações ele percebeu uma melhora nos resultados, introduzindo assim o que seria, no futuro, a Técnica EFT.

John Diamond e a Cinesiologia Comportamental

Após os avanços do Dr. Goodheart, o psiquiatra John Diamond continuou avançando na mesma linha de estudos e, na década de 70, criou a Cinesiologia Comportamental.

No método de Diamond, eram utilizadas frases ou pensamentos positivos (auto-afirmações) durante as sessões de acupuntura com pressões dos dedos, a fim de tratar os problemas emocionais. A Cinesiologia Comportamental deu origem a Psicologia Energética, a base da Técnica EFT.

Roger Callahan, a TFT e o caso de Mary

Após os estudos de Goodheart e Diamond abrirem os caminhos para terapias que tratam problemas emocionais, um psicólogo americano, Roger Callahan desenvolveu um protocolo ou método para aplicação nos pontos meridianos na década de 80.

Tudo surgiu, inesperadamente, devido a paciente Mary, que já se tratava há dois anos devido a uma gigantesca fobia de água. Mary não podia nem entrar em uma banheira que a fobia aparecia.

Ao falar que sentia um frio na barriga quando a fobia ganhava vida, por curiosidade, o Dr. Callahan aplicou batidas embaixo do olho Mary, meridiano do estômago, segundo a acupuntura. Não só o frio no estômago havia passado, como a fobia de água, os pesadelos e dores de cabeça também haviam sumido. Para provar o que aconteceu, Mary foi direto mergulhar em uma piscina.

Por causa do caso de Mary, o Dr. Callahan se aprofundou nos estudos e desenvolveu diversas séries de sequências de batidas, uma para cada tratamento específico e chamou de Técnica TFT ou Thought Field Therapy (Terapia do Campo do Pensamento, em português). Callahan descobriu o uso perfeito da técnica e a experiência marcou o início da nova era da psicologia.

O surgimento da EFT moderna e os estudos sobre a terapia

Foi então que Gary Craig, engenheiro americano e aluno do curso de Callahan, criou um algoritmo ou série de batidas de aplicação universal.

Os resultados foram ainda melhores que o método complexo de Callahan, Craig tinha em mente propagar a prática de forma simples e acessível ao máximo de pessoas possível. Dessa forma, surgiu a Técnica EFT moderna. Hoje, a técnica é vista como terapia natural e alternativa e ganha cada vez mais espaço dentro dos estudos que buscam a cura física e emocional.

A EFT funciona para fortalecer o emocional?

Um homem sentado observando uma mulher também sentada com celular na mão

É indiscutível os avanços da Técnica EFT para a cura dos problemas físico e emocional. Com resultados cada vez melhores e mais rápidos que a terapia tradicional, a técnica vem ganhando espaço entre as pessoas.

É importante frisar que a Técnica EFT é uma consequência do fluxo de energia do indivíduo, nesse caso a pessoa tem grande participação no processo de cura.

Entretanto, após analisar o processo e os resultados, percebemos que a Técnica também ajuda no fortalecimento emocional do indivíduo, pois precisamos de autoconhecimento para saber as dores que nos afligem e através desse processo conhecemos e entendemos o que sentimos e o que precisamos.

Esse processo fortalece nosso emocional e passamos a rejeitar e ter cuidado com as emoções negativas que podemos nos afligir. A Técnica EFT tem muito a crescer na medicina ocidental.

Autor deste artigo

Sou redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo temas esotéricos e escrever sobre o que se gosta é incomparável.

Palavras-chave relacionadas


terapias cultura

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números