Significado das cartas do baralho cigano: origem, naipes e mais! Veja!

Significado das cartas do baralho cigano: origem, naipes e mais! Veja!

Quer aprender tudo sobre o baralho cigano? Clique aqui e entenda sua origem, significado e como jogar.


Índice

Qual o significado das cartas do baralho cigano?

Cartas do baralho cigano

O baralho cigano, ou Tarot cigano, é um dos oráculos mais conhecidos no ocidente. Os oráculos são sistemas mágicos e mitológicos que consultam as divindades ou energias superiores para a obtenção de respostas e para a previsão de acontecimentos futuros.

As cartas do baralho cigano podem fornecer dois significados e usos distintos: um adivinhatório e outro terapêutico.

Quando usadas para o sentido adivinhatório, as cartas do baralho cigano podem servir para que você encontre respostas para questões difíceis na sua vida, além de permitir previsões sobre seu futuro imediato e uma leitura mais consciente sobre o seu presente.

Para a finalidade terapêutica, as cartas do baralho cigano focam em auxiliar você a encontrar as causas de suas angústias e aflições. Ela tem uma finalidade preparatória e pedagógica sobre as escolhas que você toma para a sua vida, te impulsionando para uma vida de sabedoria e autossuficiência.

Continue lendo para saber mais sobre o baralho cigano, desde sua origem, até o funcionamento e o significado de cada uma das cartas que fazem parte dele.

Fundamentos do baralho cigano

Carta da Lua no baralho cigano

O baralho cigano é formado por apenas trinta e seis cartas, divididas em quatro grupos com nove cartas. Cada grupo é representado por um naipe do baralho e cada naipe do baralho representa um elemento da natureza e um plano de existência. Veja a seguir mais detalhes sobre a origem e funcionamento do baralho cigano.

Origem do baralho cigano

O baralho cigano, como quase todo jogo de adivinhação com cartas, é uma derivação do Tarot de Marselha. Não existe um consenso sobre a origem do Tarot, mas alguns pesquisadores apontam que as primeiras versões do oráculo tenham surgido na Itália durante o século XV e que, posteriormente, o baralho foi introduzido na região Sul da França, onde ganhou fama e repercussão.

O Tarot de Marselha leva esse nome em homenagem à cidade francesa, Marseille. Foi nessa cidade que inúmeros modelos de Tarot foram criados, espalhando-se para diversas outras cidades do mundo. É muito provável que nesse contexto histórico tenha ocorrido os primeiros contatos entre o povo cigano e a cultura esotérica dos tarôs.

Conforme o povo cigano ganhou conhecimento sobre o Tarot, mais esse jogo de cartas ganhou importância para a sua cultura e para a prática da adivinhação, ao lado das leituras das mãos.

Baralho cigano na prática

Para a preparação de uma leitura de baralho cigano você precisará de uma toalha branca quadrada, nas medidas de 70 cm x 70 cm. Sobre a toalha, você deverá desenhar uma estrela de Davi no centro (uma estrela de seis pontas).

Após embaralhar todas as cartas por pelo menos um minuto, você fará seis cortes idênticos, com seis cartas em cada monte. Todas as trinta e seis cartas são utilizadas. Cada monte deverá ficar sobre uma das pontas da estrela de Davi. A partir daí o jogo poderá ser iniciado.

Interpretação do baralho cigano

Cada ponta da estrela de Davi fornece a interpretação de um aspecto da sua vida e deve ser lida seguindo uma ordem correta. A primeira leitura deve ser da ponta central superior, que irá te fornecer respostas sobre o seu plano espiritual. A segunda leitura será da ponta central inferior, que lhe dará informações sobre o seu plano material.

Após a leitura das pontas superiores e inferiores centrais, a próxima leitura será da ponta superior direita, responsável por fornecer uma visão sobre o seu presente atual. Em seguida, a ponta superior esquerda deverá ser lida para uma análise do seu futuro próximo.

Por fim, a ponta inferior direita indica aspectos do seu inconsciente, enquanto a ponta inferior esquerda indica aspectos do seu plano consciente. A leitura das cartas deve seguir essas sequências, respectivamente.

Benefícios do baralho cigano

Por possuir menos cartas, a leitura do baralho cigano torna a adivinhação mais realista e direta, relacionando às previsões com a forma com que o ser humano se relaciona consigo mesmo, com o ambiente e com o próximo.

Ainda que o baralho cigano seja muito procurado para previsões sobre o amor e relacionamentos, o seu repertório de adivinhações pode se estender para qualquer tipo de pergunta, como estudos, trabalho, família e amigos.

Se você está procurando uma maneira de obter autoconhecimento e bem-estar, a leitura do baralho cigano poderá ser uma grande aliada para a sua jornada material e espiritual.

Baralho cigano e o Tarot de Marselha: Divergências

Existem inúmeras diferenças entre o baralho cigano e o Tarot de Marselha. A principal delas está na quantidade de cartas. Enquanto o baralho cigano possui trinta e seis cartas, o Tarot de Marselha possui setenta e oito.

As cartas do Tarot de Marselha se dividem entre arcanos menores e arcanos maiores. Os arcanos menores correspondem às cinquenta e seis cartas do baralho convencional: as cartas numéricas, que vão do Ás ao 10, e os quatro personagens, valete, cavaleiro, rainha e rei. Totalizando catorze cartas que se repetem em quatro naipes diferentes: ouro, copas, espadas e paus.

Os arcanos maiores são os trunfos do Tarot de Marselha, contados do número zero ao número vinte e um. Cada arcano maior é responsável pela representação de uma cena, ao passo em que os arcanos menores oferecem detalhes sobre esse acontecimento, de acordo com seu naipe e sua numerologia.

Essas divisões não existem no baralho cigano. Do mesmo modo, não são muito comuns as leituras do baralho cigano através dos números e dos naipes. Por possuir uma quantidade de cartas menor, o baralho cigano não possui referências para os números 2, 3, 4 e 5. Cada naipe é composto pelo Ás, pelos números 6, 7, 8, 9 e 10, e pelo valete, rainha e rei.

Desse modo, muitas simbologias diferem entre os dois jogos, embora existam algumas cartas com significados em comum, como o sol, a lua, as estrelas e a morte, por exemplo.

Baralho cigano: os quatro naipes

Quatro naipes do baralho cigano

Embora as cartas do baralho cigano sejam popularmente conhecidas pelos seus símbolos e representações, cada uma delas corresponde a um naipe do baralho: ouro, paus, espadas e copas. A seguir, você encontrará o significado e as principais características de cada um desses naipes para a cultura cigana.

Baralho cigano: Ouro

O naipe de Ouro no baralho cigano representa o elemento terra e o plano de existência material. As nove cartas que compõem esse naipe são: a carta 02 (Os obstáculos); a carta 08 (O caixão); a carta 10 (A foice); a carta 12 (Os pássaros); a carta 22 (Os caminhos); a carta 26 (O livro); a carta 31 (O sol); a carta 33 (A chave) e a carta 34 (O peixe).

Em síntese, todas as cartas do naipe de Ouro possuem um sentido neutro ou favorável. Isso significa que se acompanhadas de elementos com boas energias (como a água) essas cartas trazem bons presságios. Do contrário, se acompanhadas por elementos negativos (como o fogo), podem indicar perdas e momentos ruins.

Baralho cigano: Paus

O naipe de Paus no baralho cigano representa o elemento fogo e o plano de existência da criatividade. As nove cartas que compõem esse naipe são: a carta 06 (As nuvens); a carta 07 (A cobra); a carta 11 (O chicote); a carta 14 (A raposa); a carta 15 (O urso); A carta 21 (As montanhas); a carta 23 (O rato); a carta 25 (O anel) e a carta 36 (A cruz).

Esse naipe é responsável por todas as energias negativas e previsões ruins de uma leitura. A gravidade de uma situação futura pode ser estimada a partir da quantidade de cartas negativas e neutras (elementos ar e terra) que aparecem juntas. Se o elemento fogo estiver cercado pelo elemento água isso indicará a superação das adversidades.

Baralho cigano: Espadas

O naipe de Espadas no baralho cigano representa o elemento ar e o plano de existência da mentalidade. As nove cartas que compõem esse naipe são: a carta 03 (O navio); a carta 09 (As flores); a carta 13 (A criança); a carta 19 (A torre); a carta 20 (O jardim); a carta 27 (A carta); a carta 29 (A cigana); a carta 30 (Os lírios) e a carta 35 (A âncora).

Geralmente, todas as cartas do naipe de Espadas possuem um sentido neutro ou favorável. Isso significa que se acompanhadas de elementos com boas energias (como a água) essas cartas trazem bons presságios. Do contrário, se acompanhadas por elementos negativos (como o fogo), podem indicar mudanças ruins e traições.

Baralho cigano: Copas

O naipe de Copas no baralho cigano representa o elemento água e o plano de existência dos sentimentos. As nove cartas que compõem esse naipe são: a carta 01 (O cavaleiro); a carta 04 (A casa); a carta 05 (A árvore); a carta 16 (As estrelas); a carta 17 (A cegonha); a carta 18 (O cachorro); a carta 24 (O coração); a carta 28 (O cigano) e a carta 32 (A lua).

O naipe de Copas é carregado por energias positivas e bons presságios. Se as cartas desse naipe estiverem acompanhadas pelas cartas dos elementos terra e ar, a sua previsão pode indicar transformações favoráveis, felicidade e conquistas materiais e espirituais. Caso estejam rodeadas pelo elemento fogo, isso pode apontar para o fim próximo da sua prosperidade.

Baralho cigano: Significado das cartas

Mulher abrindo baralho cigano

O baralho cigano possui trinta e seis cartas ao todo. Cada uma das cartas pertence a um naipe (Ouro, Copas, Espadas e Paus), a um elemento da natureza (ar, água, terra e fogo) e a um plano existencial (mental, sentimental, material e criativo). Confira a seguir o significado detalhado de cada uma das cartas do baralho cigano!

Significado da Carta 1: O Cavaleiro

Simbologia: Coragem
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

O cavaleiro representa a carta da coragem no baralho cigano. Trata-se de uma carta com significado positivo, pois ela te avisa sobre os obstáculos desconhecidos que estão pelo seu caminho e da necessidade de coragem para não recuar.

Dessa forma, o cavaleiro traz a realização dos seus objetivos e desejos como algo possível, desde que você lute para alcançá-los.

Significado da Carta 2: O Trevo

Simbologia: Espiritualidade
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A segunda carta do baralho cigano é a carta do trevo ou do obstáculo. Ela representa todos os perigos e dificuldades existentes para que você alcance seus objetivos. Geralmente, os impedimentos que esta carta prevê não são uma ameaça para o seu futuro, desde que você tenha sabedoria para lidar com eles.

Quando o trevo aparece em sua previsão, você deve entender que a superação das suas dificuldades necessita de ajuda no plano espiritual, exigindo de você um cuidado com as suas forças interiores.

Significado da Carta 3: O Navio

Simbologia: A viagem
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A terceira carta do baralho cigano é a carta da viagem, representada pelo navio. Trata-se de uma carta que indica mudanças e a necessidade de reavaliar as suas escolhas. Ela está intimamente associada às transformações e também às correções que você precisa se atentar em sua vida.

As transformações previstas pela carta do navio estão sempre relacionadas às viagens que terão um forte impacto emocional para você.

Significado da Carta 4: A Casa

Simbologia: O lar
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A quarta carta do baralho cigano é a carta do lar, representada pela casa. Nas previsões, essa carta representa a sua própria residência, como também seus parentes e amigos. Seu sentido é sempre favorável, pois indica o apoio e a proteção que você terá para obter sucesso na sua jornada, material ou espiritual.

Desse modo, mesmo que esteja acompanhada de cartas ruins, a casa sempre indicará um momento de prosperidade para você.

Significado da Carta 5: A Árvore

Simbologia: O progresso
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A quinta carta do baralho cigano é a carta do progresso, representada pela figura da árvore. Esta carta está vinculada à fertilidade, por isso traz consigo as virtudes de saúde e progresso. A árvore possui uma relação muito forte com seu papel social e de como você lida com o dar e receber.

Acompanhada por boas cartas, a árvore trará abundância, fartura e progresso para você. Do contrário, ela pode indicar perdas e doenças.

Significado da Carta 6: As Nuvens

Simbologia: A tristeza
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A sexta carta do baralho cigano é a carta da tristeza, com a representação das nuvens. Trata-se de uma carta desfavorável para a sua previsão, indicando uma fase de confusão e incertezas no seu interior. As nuvens anunciam um período de turbulência em vários aspectos da sua vida, o que te impedirá de resolver seus problemas.

Nunca tome nenhuma decisão precipitada nesses momentos, pois as circunstâncias vão te exigir calma e ponderação para conseguir superar a tristeza.

Significado da Carta 7: A Cobra

Simbologia: A traição
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A sétima carta do baralho cigano é a carta da traição, representada por uma cobra. Em qualquer situação, esta carta sempre trará energias negativas, visto que alerta para o perigo das traições, discórdias e perdas. Existem pessoas com más intenções à sua volta.

Você precisará de sabedoria para reconhecer os perigos que podem estar próximos de você, atrelados tanto às pessoas como também às situações desfavoráveis.

Significado da Carta 8: O Caixão

Simbologia: A morte
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A oitava carta do baralho cigano é a carta da morte, representada pelo caixão. Esta carta representa o fim, mas ela não tem relação com a sua morte física, tampouco com um acontecimento ruim. Trata-se de uma carta de transformações e da necessidade que você terá de colocar um fim ou de interromper algum processo na sua vida.

Quando fizer isso, você alcançará a libertação e permitirá que novos acontecimentos floresçam na sua caminhada. Mudanças importantes virão, deixando para trás os obstáculos.

Significado da Carta 9: As Flores

Simbologia: A felicidade
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A nona carta do baralho cigano é a carta da felicidade, representada pelas flores ou por um ramalhete. Esta é uma das cartas mais positivas para a sua previsão, trazendo amor e altruísmo. Ela é capaz de proporcionar bem-estar e simboliza também a prática do bem para nós mesmos e para os demais.

As flores podem trazer também outras virtudes ligadas à fecundação e a criação, seja de novas ideias, seja também de novos seres.

Significado da Carta 10: A Foice

Simbologia: O mensageiro
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existência: Material

A décima carta do baralho cigano é a carta do mensageiro, representada pela foice. Quando essa carta aparece em sua previsão ela indica que algo será interrompido. Tal ruptura é algo positivo, pois estava impedindo a evolução ou o crescimento de algo importante para a sua vida.

Acontecimentos bruscos ocorrerão com você, nos quais deverá renunciar a algo para acontecerem as transformações necessárias para o seu processo de evolução material e espiritual.

Significado da Carta 11: O Chicote

Simbologia: A contradição
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A décima primeira carta do baralho cigano é a carta da contradição, simbolizada pelo chicote. Como se trata de um instrumento de poder e violência, o chicote anuncia discórdias e disputas. Ela pode representar todas as adversidades da sua vida e a capacidade que elas têm em nos causar aborrecimentos e angústias.

Assim como o chicote que machuca sob o comando da mão do usuário, esta carta nos mostra que as ações boas ou más só dependem de nós mesmos para acontecer.

Significado da Carta 12: Os Pássaros

Simbologia: O Tempo
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A décima segunda carta do baralho cigano é a carta do tempo, representada pelos pássaros. Trata-se de uma carta que avisa sobre as coisas que estão por vir, indicando o tempo que será necessário para que os eventos futuros se concretizem.

Por ser uma carta neutra, ela sofre influências positivas e negativas. Quando positiva, ela indica que tudo que você deseja terá seu tempo certo para acontecer. No sentido negativo, ela aponta para o surgimento do cansaço e do esgotamento que precisam ser superados com força de vontade.

Significado da Carta 13: A Criança

Simbologia: A esperança
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A décima terceira carta do baralho cigano é a carta da esperança, representada por uma criança. Esta carta traz uma mensagem de otimismo, tal como uma criança com disposição para viver livre de preconceitos e de medos, buscando alcançar seus objetivos.

A criança também remete à ingenuidade. Nesse sentido, a carta pode te alertar para não tomar atitudes impensadas ou até mesmo para que você tome cuidado para não ser enganado por outras pessoas.

Significado da Carta 14: A Raposa

Simbologia: A cautela
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A décima quarta carta do baralho cigano é a carta da cautela, representada por uma raposa. Esse animal está associado à trapaça, a traição e a vilania. Por isso, a carta da cautela é uma carta negativa, relacionada às promessas e aparências que podem parecer ser o que não são.

Esta carta é um alerta para você tomar cuidado com a intenção de algumas pessoas que estão esperando o momento certo para agir de forma desleal com você. Ela também pode alertar para armadilhas que devemos nos desviar pelo caminho.

São momentos que vão nos exigir cuidados e inteligência. Pessoas ou situações traiçoeiras podem ser frutos de relacionamentos, ou de atitudes erradas que tomamos no passado.

Significado da Carta 15: O Urso

Simbologia: A inveja
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A décima quinta carta do baralho cigano é a carta da inveja, representada por um urso. Esta carta adverte para o perigo de amigos falsos ou pessoas invejosas e interesseiras que apenas querem tirar vantagem de você.

Caso o urso apareça em suas previsões, você deverá tomar cuidado não só com as pessoas, mas também com algumas situações que podem acabar te sabotando. Caso essas influências negativas estejam prejudicando a sua vida, exercite o cultivo de pensamentos positivos para enfrentá-las.

Significado da Carta 16: A Estrela

Simbologia: O êxito
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A décima sexta carta do baralho cigano é a carta do êxito, representada pelas estrelas. Ela é um sinal de que você está no caminho certo para ter sucesso em tudo aquilo que esteve planejando. É o momento de união entre a sua proteção divina com os bons ventos que trazem a sua sorte.

A estrela é uma carta que favorece atitudes e relacionamentos frutíferos para a sua vida. Experimente cuidar mais da sua imagem, mantendo seu brilho e autoestima sempre intensos.

Significado da Carta 17: A Cegonha

Simbologia: A mudança
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A décima sétima carta do baralho cigano é a carta da mudança, representada por uma cegonha. Essa ave é o símbolo de uma nova vida, de imprevistos e de surpresas se aproximando. A cegonha traz novidades e oportunidades para a sua vida, para que você experimente o novo em todos os sentidos.

Nesse sentido, você não precisa temer as novidades, mas apenas seguir sua vida libertando-se de todas as amarras e preconceitos. Tais oportunidades podem ser boas ou ruins dependendo das cartas que a acompanham na previsão.

Significado da Carta 18: O Cachorro

Simbologia: A lealdade
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A décima oitava carta do baralho cigano é a carta da felicidade, representada por um cachorro. Esse animal está associado à lealdade e ao companheirismo, indicando que você está acompanhado ou pode vir a conhecer pessoas que demonstrarão muita fidelidade a você sem exigir nada em troca.

O cachorro pode ser referência a algum familiar, amigos ou protetores divinos. É preciso demonstrar gratidão a essas pessoas e a todas as situações favoráveis que passaram por sua vida.

Significado da Carta 19: A Torre

Simbologia: A intimidade
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A décima nona carta do baralho cigano é a carta da intimidade, representada pela torre. Esta carta está associada ao nosso lado espiritual. Ela pede para que você se esqueça por um momento do lado material e busque a elevação espiritual concentrando-se no que procura para fortalecer o seu interior.

A torre aponta para a necessidade de reflexão sobre suas atitudes consigo mesmo e com os outros, visto que a sua elevação dependerá da sua força de vontade.

Significado da Carta 20: O Jardim

Simbologia: A família
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A vigésima carta do baralho cigano é a carta da família, representada pelo jardim. Ela simboliza o nosso jardim particular, interior e pessoal. Carrega as consequências daquilo que realizamos em nosso jardim: se plantamos boas sementes, semeamos bons frutos; se plantamos sementes ruins, colheremos frutos ruins.

O jardim é uma carta que avisa para você a hora de assumir as rédeas da sua vida, trazendo para si a responsabilidade por seus atos e vontades, assim como arcar com as consequências que podem haver em suas escolhas.

Significado da Carta 21: A Montanha

Simbologia: O inimigo
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A vigésima primeira carta do baralho cigano é a carta do inimigo, representada pela montanha. Esta carta transmite força, equilíbrio e perseverança para transpor as adversidades, mas te exigirá consciência para conhecer os seus limites.

A montanha também é uma carta da justiça e da realidade. A justiça chegará até você e as pessoas próximas, sem que haja discriminações.

Significado da Carta 22: O Caminho

Simbologia: O caminho
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A vigésima segunda carta do baralho cigano é a carta do caminho, representada por uma encruzilhada. Ela se refere a tudo que está escrito no seu destino e que não pode ser alterado. Por outro lado, esta carta também representa o livre-arbítrio das escolhas que você já tomou em sua vida.

Apesar das suas escolhas parecerem um caminho reto, a carta dos caminhos te lembra da possibilidade de alterar a sua rota, de fazer curvas, de voltar ou parar. Ela reforça que as escolhas dependem unicamente de você.

Significado da Carta 23: O Rato

Simbologia: A perda
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A vigésima terceira carta do baralho cigano é a carta da perda, representada pelo rato. Esta carta representa enfraquecimento e perda de energia provinda de desgastes físicos e mentais ou desilusões com o mundo e com as pessoas. O rato prevê situações de aborrecimento, como roubos ou perdas.

Nesse sentido, cuide mais de seus bens e tenha mais cautela com aqueles que podem roubá-lo ou até mesmo tirar algo de você.

Significado da Carta 24: O Coração

Simbologia: O sentimento
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A vigésima quarta carta do baralho cigano é a carta do sentimento, representada por um coração. Trata-se de uma carta que indica emoção, amor e devoção por pessoas ou atividades queridas. A carta do coração traz a necessidade de acreditar que se pode melhorar as coisas através do cultivo dos sentimentos mais puros.

O coração pode apontar para sentimentos fortes extremos, desde o amor e a paixão até mesmo ao ódio e vingança.

Significado da Carta 25: O Anel

Simbologia: A união
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A vigésima quinta carta do baralho cigano é a carta da união, representada pelo anel. Trata-se de uma carta que transmite os valores de parceria e união na sua vida, mostrando que só é possível evoluir na vida quando juntamos as forças e estendemos as mãos uns aos outros.

Nas suas previsões, o anel pode significar tanto relacionamentos amorosos, como também contratos profissionais e alianças com pessoas com as mesmas ideologias que as suas.

Significado da Carta 26: Os Livros

Simbologia: O segredo
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A vigésima sexta carta do baralho cigano é a carta do segredo, representada pelos livros. Esta carta se vincula à necessidade de sabedoria, conhecimento e crescimento pessoal através do estudo, do trabalho e da reflexão. Os livros também podem indicar um segredo que será revelado sobre a questão colocada durante a previsão.

O segredo atrelado a esta carta pode ser tanto favorável, como desfavorável, dependendo das energias das cartas que a acompanham.

Significado da Carta 27: A Carta

Simbologia: A notícia
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A vigésima sétima carta do baralho cigano é a carta da notícia, representada por uma carta. Quando essa carta aparece, ela pede para que você use a sua capacidade de comunicar-se para adquirir mais conhecimentos e para ajudar o próximo.

A depender das cartas que a acompanharem, a notícia que está por vir pode tanto ser boa, como ruim.

Significado da Carta 28: O Cigano

Simbologia: O homem
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A vigésima oitava carta do baralho cigano é a carta do homem, representada pela figura de um cigano. Isoladamente, essa carta não possui significado nenhum. Se você for um homem, essa carta representa você durante uma consulta, exigindo que você preste atenção a todas as outras cartas que a acompanham.

Se você for uma mulher, o cigano indica um homem em específico na sua vida, podendo ser o seu pai, o seu filho, marido, namorado, amigo ou qualquer outro homem que poderá aparecer no seu futuro.

Significado da Carta 29: A Cigana

Simbologia: A mulher
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A vigésima nona carta do baralho cigano é a carta da mulher, representada pela figura de uma cigana. Assim como a carta do homem, isoladamente, essa carta não possui significado nenhum. Se você for uma mulher, essa carta representa você durante uma consulta, exigindo que você preste atenção a todas as outras cartas que a acompanham.

Se você for um homem, a cigana se relaciona com alguma mulher em particular na sua vida, podendo ser sua esposa, sua mãe, sua filha, namorada, amiga ou qualquer outra mulher poderá aparecer no seu futuro.

Significado da Carta 30: Os Lírios

Simbologia: A virtude
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A trigésima carta do baralho cigano é a carta da virtude, representada pelos lírios. Esta carta simboliza o seu encontro com a paz e com a serenidade interior. Do mesmo modo que a natureza, a vida do ser humano tem o seu percurso natural de ser. Sendo assim, permita-se viver a vida plenamente, pois essa carta aponta para momentos de felicidade.

Os lírios possuem uma energia positiva muito forte, podendo transmitir essa força para as cartas vizinhas durante uma previsão.

Significado da Carta 31: O Sol

Simbologia: A força
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A trigésima primeira carta do baralho cigano é a carta da força, representada pelo sol. É uma carta que proporciona crescimento, felicidade e energia positiva. O sol traz iluminação sobre o que estava tomado pela escuridão, possibilitando uma visão mais ampla sobre as coisas da vida.

Esta carta favorece o entendimento e o esclarecimento sobre discussões, brigas e desentendimentos recentes, permitindo um momento de crescimento e iluminação divina.

Significado da Carta 32: A Lua

Simbologia: A glória
Naipe: Copas
Elemento: Água
Plano existencial: Sentimental

A trigésima segunda carta do baralho cigano é a carta da glória, representada pela lua. Trata-se de uma carta que aponta para os seus méritos alcançados pelo trabalho ou por boas ações que você está colhendo os resultados. A lua exige que você preste mais atenção a sua sensibilidade, a sua intuição, visto que assim terá mais domínio sobre o seu eu interior.

A lua pode ser afetada negativamente por outras cartas, podendo alertar para que você não vida em um mundo ilusório devido a angústias ou de medos contidos.

Significado da Carta 33: A Chave

Simbologia: O sucesso
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A vigésima terceira carta do baralho cigano é a carta do sucesso, representada por uma chave. Esta carta esconde a solução que você procura ou mesmo a resposta para os seus problemas, mas ela não te oferece a resposta em si. Ela apenas pode indicar qual caminho você deve seguir ou se as decisões que você tomou até agora estão certas ou não.

Nesse sentido, o sentido da carta da chave depende totalmente das cartas vizinhas, exigindo que você tenha coragem para seguir sua vida sem medo de errar, materializando seu sucesso.

Significado da Carta 34: O Peixe

Simbologia: O dinheiro
Naipe: Ouro
Elemento: Terra
Plano existencial: Material

A trigésima quarta do baralho cigano é a carta do dinheiro, representada pelo peixe. Esta carta está relacionada aos bens materiais, como patrimônio e dinheiro. Traz abundância material, lucros e o fim das dívidas.

O sentido da carta do peixe pode sofrer influência das cartas em sua volta. Você pode conseguir ter sucesso nos empreendimentos, mas caso seu sentido seja negativo você poderá fracassar em alguns projetos.

Significado da Carta 35: A Âncora

Simbologia: Os negócios
Naipe: Espadas
Elemento: Ar
Plano existencial: Mental

A trigésima quinta carta do baralho cigano é a carta dos negócios, representada pela âncora. Ela significa a segurança em vários aspectos: nos projetos, nos trabalhos, nos relacionamentos, nas ideias e nos lugares. Além disso, a âncora também indica que você está firme e decidido sobre seus valores e atitudes.

Contudo, se esta carta estiver rodeada por cartas negativas, há uma probabilidade de você ficar inseguro e instável em seus projetos.

Significado da Carta 36: A Cruz

Simbologia: O destino
Naipe: Paus
Elemento: Fogo
Plano existencial: Criativo

A trigésima sexta e última carta do baralho cigano é a carta do destino, representada pela cruz. Trata-se de uma carta de energias negativas, apontando para o sofrimento, visto que se relaciona com situações difíceis que você terá que passar. A cruz também pode simbolizar a proteção enquanto os maus momentos durarem.

A cruz exige que você siga os caminhos da razão, da fé e da força interior. Se conseguir, a carta poderá designar a conquista da liberdade para se livrar daquilo que te impedia de seguir com a sua vida.

As cartas do baralho cigano podem prever qualquer coisa?

Mulher lendo combinação de cartas no baralho cigano

As previsões do baralho cigano podem ser muito completas, mas não são absolutas. De modo geral, as previsões do baralho cigano analisam nosso plano espiritual, material, consciente e inconsciente. Além disso, eles analisam nosso presente e o futuro próximo. Previsões a longo prazo não são ideais para esse tipo de baralho.

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


baralho cigano

Artigos relacionados


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

Baralho de Lenormand: entenda as cartas do baralho cigano e mais!

O Baralho de Lenormand é conhecido popularmente como o baralho ciganos. Com apenas 36 cartas, ele é ideal para obter respostas rápidas para assuntos cotidianos.


Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

Carta 25 do baralho cigano – O Anel: mensagens, combinações e mais!

O Anel é a carta 25 do baralho cigano. Seu significado está relacionado aos relacionamentos, compromissos, as promessas e ciclos. Clique para saber mais!


Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

Carta 26 do baralho cigano – Os Livros: mensagens, combinações e mais!

A carta Os Livros simboliza o conhecimento, educação formal e a inteligência. Além disso, ela também significa segredos.


Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

Carta 5 do baralho cigano – A Árvore: mensagens, combinações e mais!

A Árvore é a carta que traz as noções de segurança e estabilidade, falando sobre a saúde, suas raízes, ou até sobre comodismo. Clique para entender tudo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.