Significado de sonhar com Xangô: ver o Orixá, seu machado e mais!

Significado de sonhar com Xangô: ver o Orixá, seu machado e mais!

Sonhar com Xangô se relaciona com justiça em sua vida? Confira o significados de sonhos com este Orixá para diversos cenários, com diferentes objetos e emoções.


O que significa sonhar com Xangô?

Estátua do orixá Xangô.

Xangô é o Orixá da justiça e da racionalidade, sendo considerado o criador das leis, representando a mente racional por trás da moral e ética. Inclusive, apesar de outro Orixá, chamado de Ogum, ser o executor dessas leis, Xangô também poderá cobrar acerca do que você fez ou não.

Deste modo, Xangô é o Orixá que representa a justiça divina, caracterizada pela lei do retorno. Sabendo-se disso, sonhar com essa entidade significa que você busca por justiça ou que está em dúvida sobre como agir da maneira mais ética perante uma situação.

Mesmo assim, há outros significados para sonhos com Xangô, com diferentes interpretações, caso você tenha sonhado que o viu, que interagiu com ele ou com coisas que remetam a Xangô. Continue lendo o artigo para saber mais!

Sonhos em que você vê Xangô

Homem vestido de Xangô dançando.

Ao sonhar que vê Xangô, os significados deste sonho variarão conforme o estado emocional que esse Orixá transmite, representando seus pensamentos, sentimentos e receios. Por isso, seu inconsciente pode projetar a possível reação de outra pessoa, com base no que você acha que ela interpretou de alguma atitude sua.

Desse modo, é importante entender o significado desses sonhos em que se vê esse Orixá, para a melhor compreensão de suas próprias emoções. Confira os simbolismos de sonhar com Xangô bravo, sorrindo, chorando, fugindo ou dançando!

Sonhar que vê Xangô bravo

Na religião Iorubá, é muito raro ver Xangô bravo, já que este é um Orixá que pondera muito sobre suas decisões e que é extremamente justo. Geralmente, Xangô fica bravo em momentos de guerra, como no itã, em que ele bate seu machado na pedra, aniquilando os inimigos com raios.

Mesmo assim, a entidade poupa os prisioneiros e executa os comandantes, por notar que os soldados apenas estavam cumprindo ordens. Ou seja, mesmo bravo, Xangô é justo.

Então, sonhar que vê Xangô bravo indica que você precisa retomar a racionalidade para uma decisão, mesmo que esteja irritado no momento. Desse modo, não irá se precipitar, o que auxiliará na tomada de uma decisão equilibrada.

Sonhar que vê Xangô sorrindo

Sonhar que vê Xangô sorrindo significa que você está passando por uma reforma interna, seja no âmbito espiritual ou em relação à sua personalidade. Desse modo, está redirecionando sua vida e se encontra aberto para ter atitudes mais justas, trabalhando em seu senso de ética e tendo atitudes mais coerentes.

Desse modo, você representa o Orixá da justiça como estando contente, para reforçar seu próprio comportamento e te incentivar a continuar trilhando um bom caminho. Por isso, é importante manter pensamentos direcionados para o bem e não ter a intenção de prejudicar outras pessoas.

Sonhar que vê Xangô chorando

Ao sonhar que vê Xangô chorando, sua mente revela que você está frustrado com a atitude de alguma pessoa pela qual tem carinho, já que achou que ela agiu injustamente. Desse modo, você se sente muito desolado e começa a questionar a integridade do amigo em questão e sua própria relação com ele.

Essa quebra de paradigmas, através da injustiça que essa pessoa cometeu, pode fazer com que você seja muito rigoroso no julgamento das atitudes desse indivíduo.

Porém tome cuidado para não ser muito rígido e exercite a misericórdia, mesmo que você corte relações com essa pessoa, pois todo o ser humano comete injustiças e não cabe a nenhuma pessoa julgar isso, fora dos limites da lei.

Sonhar que vê Xangô fugindo

Há um itã muito famoso em que o Orixá Ogum desafia Xangô para uma competição de quem recolhe mais búzios. Xangô perde essa disputa, quando Ogum chama a própria morte para assustar o adversário, que foge e deixa sua sacola de búzios desprotegida, para Ogum pegar.

Baseado nesse itã, pode-se interpretar que sonhar que vê Xangô fugindo significa que um ciclo está se encerrando, representado pela morte de algum antigo hábito. Desse modo, você passará por uma fase em que é importante reavaliar seus comportamentos, para que eles sejam saudáveis e produtivos.

Sonhar que vê Xangô dançando

Sonhar que vê Xangô dançando revela que essa é a fase ideal para colocar seus planos em prática, já que você está sintonizado com a energia de Xangô. Por isso, é também um bom momento para tomar decisões importantes e resolver dilemas de ordem moral ou ética, já que essa é uma fase com predomínio da racionalidade.

Ao colocar esses planos em prática, seja cauteloso em sua implementação, estudando todos os fatores envolvidos. Afinal de contas, uma das características mais marcantes de Xangô é a racionalidade e frieza para tomar as melhores decisões.

Sonhos em que Xangô interage com você

Mulher tomando banho de ervas.

A interação com Xangô em um sonho é sempre muito intensa, emocionalmente falando, para a pessoa que conhece esse Orixá. Inclusive, sonhos em que essa entidade interage com você estão amplamente relacionados a atitudes, para que pondere e execute comportamentos que sejam éticos e que te ajude a trilhar o melhor caminho.

Dessa forma, veja a seguir o principais significados dos sonhos em que há a interação entre você e Xangô!

Sonhar que incorpora Xangô

Sonhar que incorpora Xangô significa que, em breve, você terá uma atitude misericordiosa diante de alguém que cometeu uma injustiça, o que não significa que irá defendê-lo. Essa atitude exigirá muita paciência e racionalidade de sua parte, sendo uma missão complicada.

Por isso, você poderá ser contra essa pessoa, mas não cometerá nenhum ato vingativo a ela. Essa misericórdia atuará em seu favor, conforme a explicação baseada no carma, que diz que quem faz recebe de volta.

Sonhar que Xangô te castiga

Ao sonhar que Xangô te castiga, sua mente mostra que você cometeu uma injustiça e que precisa se redimir por ela, retribuindo alguma atitude boa à sociedade. Essa atitude pode ser muito pequena, como ajudar um idoso a atravessar a rua, pois o que vale é a sua intenção.

Além disso, é importante que você consiga identificar qual foi a injustiça que cometeu e se ela foi de grande ou pequena dimensão. Ao identificar a intensidade, tente se retratar com uma boa atitude proporcional à sociedade.

Sonhar que Xangô te adverte

A advertência de um Orixá como Xangô pode gerar muita angústia para a pessoa que teve esse sonho. Porém sonhar que essa divindade te adverte significa que você passa por um dilema e que Xangô representa a sua consciência, para que se lembre de tomar a atitude mais justa.

Desse modo, este não é um sonho de repreensão e você não precisa ficar nervoso por ter sonhado com uma advertência desse Orixá. Afinal de contas, sua própria reflexão é a causadora dessa advertência simbólica, não sendo nenhuma ameaça de origem sobrenatural.

Sonhar que Xangô conversa com você

Sonhar que Xangô conversa com você revela necessidade de amparo, devido a uma grande pressão para que tome uma decisão importante. Assim, no sonho, você recorre ao símbolo máximo de racionalidade e justiça para resolver essa questão.

Por conta de tal sobrecarga, é importante que cuide de sua saúde psicológica e que evite, quando puder, submeter-se a situações estressantes durante essa fase da vida. Assim, terá maior racionalidade diante dos desafios.

Sonhar com Xangô te chamando

O chamado de Xangô é o sinal para que você atue na vibração deste Orixá e que trabalhe em prol do amor e da caridade.

Por isso, sonhar com Xangô te chamando indica que, em breve, você terá de ajudar um amigo mais próximo ou um parente, o que ensinará a essa pessoa a importância de agir com retidão e benevolência.

Sonhar que Xangô te dá banho de erva

O banho de erva é uma tradição milenar que atua em prol da limpeza espiritual, sendo muito utilizada no continente Africano e no Brasil.

Sabendo-se disso, sonhar que Xangô te dá banho de erva significa que você está passando por uma transformação benéfica em sua vida, com renovação e remoção de sentimentos negativos de dentro de si. Portanto, não se preocupe com os avisos do sonho e aproveite.

Sonhar que Xangô está te benzendo

Sonhar que Xangô está te benzendo significa que você é protegido no plano espiritual e terreno. Em outras palavras, há boas pessoas e entidades que caminham ao seu lado e te apoiam.

Por isso, se você teve esse sonho, cultive suas amizades e valorize as relações que tem. Expresse seu amor como forma de gratidão por todo o apoio.

Sonhar com coisas relacionadas a Xangô

Evento de Umbanda.

Com uma simbologia mais complexa, sonhar com coisas relacionadas a Xangô, em geral, revelam concepções de mundo e, consequentemente, de autoconhecimento. Por se tratar de aspectos culturais, cada um desses símbolos é representado por diferentes arquétipos, que guiam a interpretação onírica.

Assim, você entenderá o que significam sonhos com oferenda a Xangô, além de compreender aqueles em que há a imagem, o machado, a festa e a pedra desse Orixá. Cada um desses sonhos possui diferentes significados e revela aspectos importantes do modo como você se relaciona com o ambiente que te rodeia. Confira!

Sonhar que faz oferenda a Xangô

Ao sonhar que faz oferenda a Xangô, seu inconsciente revela que você almeja escolher o melhor caminho a ser trilhado e que pretende evoluir como ser humano. Essa evolução poderá se aplicar a diversas esferas da vida, como nas relações, no trabalho, no amor próprio e na saúde física e mental.

Para isso, é muito importante que você esteja disposto a rever conceitos anteriores e que não se sinta atacado, quando alguém fizer uma crítica construtiva. Entretanto, é importante que saiba quando alguém apenas quer te ofender, para que você não seja abalado pelas palavras alheias.

Sonhar com imagem de Xangô

A representação da imagem de Xangô remete ao desejo por igualdade. Por isso, sonhar com imagem de Xangô dessa entidade significa que você quer que a justiça seja feita e que está cansado de ver pessoas com mau caráter e que não mereciam sucesso terem prosperidade e outras vantagens.

Mas tenha cuidado ao desejar o mau a alguém, mesmo ao clamar que a justiça deverá ser feita. Afinal de contas, o machado de Xangô corta para os dois lados, o que indica que as injustiças cometidas por você também serão julgadas. Por isso, ter misericórdia é um caminho muito bom de ser trilhado, na maioria das situações.

Sonhar com ponto de Xangô

Assim como em um famoso ponto desse Orixá, em que ele brada na aldeia para fazer justiça, sonhar com o ponto de Xangô significa que, em breve, surgirá um desafio e que você terá que o resolver do modo mais justo. Por isso, é importante que mantenha a retidão em sua conduta, para agir de modo ético.

A simbologia do ponto desse Orixá está diretamente relacionada à sintonia direta da vibração de Xangô, com toda a sua força e poder. Desse modo, se você sonhou com ponto dessa entidade, tente se conectar a essa energia, para ter firmeza em suas decisões e coragem para fazer o certo.

Sonhar com machado de Xangô

Sonhar com machado de Xangô significa que você está passando por uma evolução no modo como lida com seus problemas. Desse modo, você será mais equilibrado em suas ações, trabalhando para fazer justiça e sendo mais racional no que decide.

Nesse cenário, é importante que se desprenda de dogmas e que não seja fanático por quaisquer ideologias. Afinal de contas, uma das principais características de Xangô é a imparcialidade, que, apesar de ser impossível de alcançar, poderá ter padrões semelhantes em julgamentos do cotidiano.

Sonhar com festa de Xangô

A simbologia da festa de Xangô remete à celebração pelo fato de a pessoa ter conseguido superar uma demanda ou chegado ao fim de um dilema resolvido com sucesso. Nesse cenário, se você sonhou com festa de tal entidade, este sonho representa alívio e alegria perante o sucesso.

Logo, sonhar com festa de Xangô significa que um grande desafio foi superado, mesmo que você ainda não tenha se dado conta disso, já que o dilema pode ter sido resolvido inconscientemente. Desse modo, há leveza e desprendimento de um fardo que te incomodava há muito tempo.

Sonhar com pedra de Xangô

Muitas pessoas possuem dúvidas acerca de qual é a pedra de Xangô e qual é sua simbologia no sonho. Apesar de estar muito associado ao Jaspe Marrom, esse Orixá possui o vínculo mais forte ainda com a pedra de raio, tida como armamento, quando arremessada por ele.

Assim, sonhar com pedra de Xangô significa que você tem que ser mais flexível em suas atitudes, evitando ter comportamentos controladores e sabendo que não deve ser muito rígido consigo mesmo. Afinal de contas, essa rigidez se refletirá nos outros, fazendo com que você seja ríspido.

Sonhar com Xangô tem relação com justiça?

Estátua da justiça.

Como Orixá responsável pela criação das leis e pelo cumprimento delas, juntamente com o executor de leis Ogum, Xangô é representante máximo da justiça na religião Iorubá. Por isso, sonhar com ele tem relação com justiça, desde a preocupação em cumprir corretamente, até em esperar que os outros também a cumpram.

Além disso, sonhar com Xangô também se reflete na busca pela força e racionalidade, para lidar da melhor maneira com os desafios que possam surgir em sua vida. Por isso, sonhos com esse Orixá são altamente esclarecedores e surgem em momentos muito importantes de sua vida.

Autor deste artigo

É vivendo que nos tornamos a própria obra. Sou escritor e acredito que a escrita nos auxilia a extrapolar os limites do mundo concreto, então embarque nessa transcendência e mergulhe na leitura!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números