Carta 10 de Espadas no Tarot: Amor, trabalho, combinações e dicas!

Carta 10 de Espadas no Tarot: Amor, trabalho, combinações e dicas!

Saiba mais a respeito do que a carta 10 de Espadas do Tarot pode revelar no amor, no trabalho e em suas melhores combinações!


O que significa a carta 10 de Espadas no Tarot?

Carta do Tarot 10 de Espadas na grama.

O 10 de Espadas é uma carta que deixa boa parte das pessoas intimidadas. Isso não acontece de forma infundada, mas porque suas mensagens tendem a ir para um lado mais negativo. Assim, esse arcano menor é responsável por falar a respeito de tudo o que não está funcionando na vida do consulente e por intensificar a certeza de que as coisas não estão ocorrendo como deveriam.

Apesar dessa energia caótica, o 10 de Espadas não deve ser olhado de uma forma exclusivamente negativa. A partir desses pontos, o indivíduo conseguirá colocar as situações em perspectiva e, então, mudar o que não pode permanecer como está.

Ao longo desse artigo, aspectos relativos ao 10 de Espadas serão discutidos, considerando os fundamentos e as suas aplicações em várias áreas da vida. Continue a leitura para saber mais!

Fundamentos da carta 10 de Espadas no Tarot

Pessoa tirando cartas de Tarot

Sem dúvidas, o 10 de Espadas é intimidante desde a imagem estampada na carta, que mostra um homem com lâminas cravadas no corpo. Além disso, devido aos seus tons escuros, ela denota desesperança.

Em geral, as mensagens trazidas por esse arcano não amenizam o impacto gerado pela ilustração e denotam a chegada de um período de caos para a vida do consulente. Entretanto, essa bagunça será geradora de mudanças, de forma que o 10 de Espadas não pode ser encarado de forma totalmente negativa.

Devido à importância que a história e a iconografia de uma carta têm para a leitura de Tarot, a próxima seção do artigo vai se dedicar a falar a respeito disso em maiores detalhes. Prossiga com a leitura para descobrir mais.

História da carta 10 de Espadas

De acordo com a história do 10 de Espadas, essa é uma carta que anuncia a amargura do fim. Além disso, as possibilidades de retorno não se fazem presentes na vida de quem encontra esse arcano do seu jogo de Tarot.

Entretanto, o mar calmo presente na carta denota que a esperança não está completamente perdida. Quando se olha para o céu, é possível perceber alguns raios de sol, indicando que ele surgirá em breve e avisando que todo o sofrimento é temporário.

Para se ter um recomeço é necessário se ter um fim. Portanto, as dificuldades no caminho de quem encontra o 10 de Espadas são as sementes de sua vitória no futuro.

Iconografia do 10 de Espadas

O 10 de Espadas mostra um homem com espadas cravadas no seu corpo. Devido à posição das armas, que se localizam todas às costas da figura masculina, a carta carrega uma simbologia de traição muito forte. Além disso, ela pode representar os enganos de uma determinada consulta sobre a sua vida.

Além do mais, o céu escuro presente no 10 de Espadas mostra que não existe uma saída para a situação complexa. Assim, o sentimento de dor e de perda se torna muito grande para as pessoas que encontram esse arcano em um jogo de Tarot.

Significado do 10 de Espadas no Tarot

Cartas de Tarot postas em volta de uma vela sobre a mesa.

O 10 de Espadas é uma carta que não traz mensagens fáceis. Em geral, ela fala sobre dificuldades de se expressar e sobre um sentimento de dor que está instaurado em sua vida. Assim, quem o encontra em um jogo de Tarot se sente desiludido com tudo.

Porém é importante lembrar que, a partir do momento em que essa carta aparece numa leitura, ela funciona como um motor. Logo, toda a negatividade presente no 10 de Espadas fará com que você perceba o que precisa ser modificado e, assim, será mais fácil se mexer para conseguir alterar a sua realidade.

A seguir, os significados dessa carta dentro do Tarot serão explorados em maior profundidade. Continue a leitura do artigo para saber mais a respeito!

Necessidade de mudança

O 10 de Espadas é uma carta que tem como característica intrínseca a necessidade de mudanças. Assim, ela fala bastante sobre o encerramento de ciclos, para que novas possibilidades surjam na vida do consulente.

Dessa forma, mesmo que a vida de quem encontra o 10 de Espadas não esteja seguindo o rumo desejado, a presença dessa carta no jogo serve para pontuar que nem tudo foi em vão e que novos caminhos surgirão no horizonte.

Vida de ilusões

É possível afirmar que o 10 de Espadas traz alguns alertas sobre ilusões. Isso acontece especialmente com os consulentes cujas as vidas não estão exatamente como eles gostariam. Então, uma vez que esse arcano menor aparece, o recado é bastante claro: evite viver em fantasias.

Além disso, a carta também é um alerta para que você não se coloque sempre como uma vítima das situações. É importante ter em mente que todos temos agência sobre o nosso próprio destino e que, embora nem tudo possa ser controlado, é possível escolher, sim, alguns rumos.

Momentos de dificuldades

Em geral, quando o 10 de Espadas aparece em um jogo de Tarot, ele indica que a vida do consulente está atravessando momentos de dificuldade. Dessa maneira, tudo parece o colocar a uma distância considerável dos seus sonhos, o que gera sentimentos de frustração.

Porém, o 10 de Espadas também é uma carta que fala a respeito da importância do conhecimento e que destaca como este pode ser uma ferramenta para nos ajudar a escapar das dificuldades. Logo, procure pensar sobre os seus problemas de uma forma racional e você conseguirá encontrar um meio de começar a solucioná-los.

Você está superestimando seus próprios problemas

Vale pontuar que, muitas vezes, as pessoas que encontram o 10 de Espadas em um jogo de Tarot estão passando por uma fase tão complexa que tendem a superestimar os próprios problemas. Dessa forma, não é incomum que estes sejam menores do que os indivíduos visualizam.

Isso deve ser evitado para que o consulente consiga superar essa fase e enxergar o que o futuro reserva. Os impedimentos continuarão a existir, caso recebam uma importância maior do que merecem. Então, esteja atento para não cair na tentação de inflar as suas dificuldades atuais.

Possíveis acidentes

Em linhas gerais, o 10 de Espadas é uma carta que fala sobre fracassos. Eles podem ser gerados a partir de acidentes, mas não exatamente do tipo que causa danos físicos. Logo, podem estar ligados a projetos que falharam e que fizeram com que o consulente se sentisse derrotado e sem forças para continuar.

Entretanto, é necessário aproveitar esse acidente e usar o que você aprendeu com a situação para não permitir que o mesmo erro venha a se repetir. Como o resultado negativo já está diante de si, tudo o que pode ser feito é usar a experiência para mudar o futuro.

10 de Espadas no Tarot no amor

Casal de homem e mulher deitados em cama formando um coração com suas mãos.

A tendência à negatividade do 10 de Espadas é mantida quando se fala a respeito do amor. Isso tende a ser potencializado para as pessoas que estão envolvidas com alguém. Assim, o consulente que encontra esse arcano no seu jogo deve esperar por instabilidades.

Vale ressaltar que essa é uma carta que pede reflexão sobre o que se espera de um relacionamento. No caso dos solteiros, ainda que o 10 de Espadas indique um bom momento para a conquista, também pede cautela no que se refere a envolvimentos mais profundos.

Portanto, ao longo da próxima seção do artigo, serão abordados maiores detalhes sobre as mensagens que essa carta do Tarot traz a respeito do amor, tanto para quem está comprometido quanto para quem está solteiro!

Relacionamento instável

Para quem está em um relacionamento, as mensagens do 10 de Espadas não são positivas. A carta indica que um período de instabilidade está para chegar e que ele vai fazer muito mal para você e para o seu parceiro.

Dessa forma, pode ser que uma das partes acabe precisando repensar se deseja mesmo levar o vínculo adiante. Isso precisará ser feito com racionalidade e pensando com clareza a respeito das vantagens e desvantagens de continuarem juntos.

Assim, caso vocês percebam que o relacionamento não está fazendo bem, a carta indica que é melhor romper para encontrar um amor que se encaixe nas necessidades de cada um.

Momento para repensar sobre o amor

A energia caótica do 10 de Espadas indica que esse é o momento de repensar relacionamentos, mesmo aquelas que já vêm de longa data. Entretanto, se você não está envolvido com ninguém, a mensagem da carta se refere à reflexão a respeito daquilo que tem esperado do amor.

Embora o seu coração esteja em uma fase positiva para os envolvimentos, isso pode acabar desandando, caso você seja precipitado. É muito importante que use os conselhos da carta e que realmente faça uma reflexão sobre os seus desejos, para evitar cair em armadilhas.

Há maiores prioridades par aos solteiros

Em geral, o 10 de Espadas tende a ser mais ameno para as pessoas que estão solteiras. Assim, encontrar essa carta em um jogo de Tarot é um indício de que a sua capacidade de conquista estará em alta e de que você pode acabar se envolvendo com alguém em um futuro próximo.

Entretanto, não entre em um compromisso sem ter a cabeça devidamente organizada. Embora isso possa parecer um verdadeiro sacrifício, quando tudo o que se quer é entrar em um novo romance, a longo prazo, o conselho será valoroso. Isso porque te ajudará a encontrar alguém com o qual você pode, de fato, construir uma história.

10 de Espadas no Tarot no trabalho

Mulher sorridente em frente ao edifício de seu trabalho.

Quando pensado no âmbito da carreira, o 10 de Espadas mantém o seu caráter desafiador. Assim, é possível que o consulente se sinta desanimado no seu ambiente de trabalho e que comece a pensar a respeito da possibilidade de perseguir novos rumos.

Mas as mensagens da carta também falam sobre os riscos que novos projetos representam ao consulente. Portanto, o principal sentimento que se pode ter é a calma. Não é incomum que as pessoas que encontrem o 10 de Espadas em um jogo de Tarot se sintam desanimadas e essa é uma energia que elas não deveriam levar para novos ambientes.

Caso você queira saber mais sobre as mensagens do 10 de Espadas aplicadas à carreira, leia a próxima seção do artigo, que oferece maiores detalhes a respeito dessa área da vida!

Fim de ciclo no trabalho

Umas das mensagens do 10 de Espadas para o trabalho fala a respeito do fim de um ciclo. Isso não necessariamente significa uma demissão, mas sim que algo na sua carreira será devidamente encerrado. Assim, se está pensando em perseguir novas oportunidades, encontrar essa carta pode ser o impulso que faltava.

Mas, se você está satisfeito com o seu trabalho atual, será necessário encontrar meios para não se desmotivar e, principalmente, para não deixar que os demais percebam que você não está mais tão interessado no que faz do jeito que estava, antes.

Projetos mal-sucedidos

O consulente que encontra o 10 de Espadas em um jogo de Tarot deve ter atenção redobrada aos seus projetos. Caso ele tenha algum em andamento, as chances de que algo dê errado e que ele seja encerrado de uma forma inesperada são grandes.

Entretanto, é importante citar que esse também não é um momento indicado para iniciar alguma coisa. É possível afirmar que o 10 de Espadas é uma carta que sugere desafios e eles vão se apresentar em qualquer projeto que você decida começar agora. Portanto, se for inevitável seguir adiante com algum planejamento, a cautela deve imperar.

Desânimo para procurar um novo emprego

Para aqueles que estão desempregados, o 10 de Espadas fala a respeito da necessidade de pensar, antes de perseguir novos rumos. O desânimo para procurar um novo emprego vai surgir exatamente daí. Além disso, como você estará à flor da pele, pode acabar sendo percebido por recrutadores durante entrevistas.

Então, esse cenário tende a prejudicar suas chances de conseguir um novo posto de trabalho. Logo, caso seja viável para você, o conselho da carta é esperar um pouco, antes de seguir na busca por trabalho, para evitar passar uma energia negativa ao seu novo ambiente.

10 de Espadas no Tarot invertida

Cartas do naipe de Espadas no Tarot espalhadas em superfície branca.

Na sua posição invertida, o 10 de Espadas tende a trazer algumas mensagens que podem ser consideradas ambíguas. Isso acontece porque, ao mesmo tempo em que a carta mantém a sua negatividade, ela também faz alertas a respeito da tempestade se dissipando.

Portanto, comunica ao consulente que os dias de sol estão perto de chegar em sua vida. Além disso, na sua posição invertida, esta fala muito sobre memórias e passado, especialmente ressaltando a importância de conseguir deixar experiências de outras fases da vida para trás.

Logo, isso ressalta a ideia de que o 10 de Espadas é uma carta que provoca movimento. A seguir, serão explorados maiores detalhes a respeito das mensagens desse arcano, quando ele aparece em posição invertida. Continue a leitura para saber mais!

Questões mal resolvidas do passado

Em linhas gerais, o 10 de Espadas invertido é uma carta que fala a respeito da dificuldade do consulente para lidar com o seu passado.

Assim, a presença desta em um jogo de Tarot aponta para alguém que tem uma série de questões que ainda não foram resolvidas e com as quais não consegue lidar de forma eficiente. Exatamente por não perceber uma saída para os seus problemas, essa pessoa se torna resistente às mudanças e faz com que a situação se prolongue.

Portanto, quem encontra essa carta invertida está recebendo uma mensagem sobre a importância de encarar a vida de frente, ainda que seja difícil. Somente assim será possível recomeçar.

Melhoras na vida pessoas e profissional

Quando aparece na posição invertida, o 10 de Espadas traz mensagens sobre melhorias na vida do consulente. Elas acontecerão tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Assim, os obstáculos estão começando a ser superados e os caminhos estão se tornando mais claros.

Logo, isso é um indicativo de que você não está mais lutando contra as forças negativas que se fazem presentes em sua vida. Então, uma fase mais alegre está te esperando, na qual deve se lembrar de que é merecedor disso por ter conseguido vencer tantos desafios.

Você está sabendo lidar com seus problemas

Uma das mensagens do 10 de Espadas invertido é que o consulente pode estar se perdendo em meio aos seus problemas e não conseguindo pensar em soluções objetivas. Assim, a carta pede calma e informa que as suas energias precisam ser renovadas.

Além disso, é possível que o indivíduo ainda esteja pensando sobre algo que acabou de forma negativa ou que deixou marcas que moldaram a sua maneira de ver o futuro. Logo, o conselho é procurar por formas de curar essas mágoas, o que pode ser feito tanto através de ajuda profissional quanto de ajuda espiritual.

Momento propício para alegria e diversão

Apesar de toda a carga caótica e negativa do 10 de Espadas invertido, existe uma leitura divertida para essa carta e que indica alegrias no futuro do consulente. Nesse sentido, esse arcano menor do Tarot surge para informar o fim da turbulência e para anunciar que dias mais ensolarados estão próximos.

Isso acontecerá uma vez que você conseguir se desapegar de memórias negativas que já não têm mais qualquer utilidade para a sua vida. Então, o seu olhar para o futuro e para si mesmo será mais esperançoso.

Combinações da carta 10 de Espadas no Tarot

Pessoa retirando carta em consulta ao Tarot.

As combinações do Tarot podem alterar de forma significativa nas mensagens trazidas pelas cartas. Isso se repete no caso do 10 de Espadas e serve para trazer ao consulente um alerta a respeito da negligência, algo que está presente em sua vida de forma muito forte.

Assim, essa negligência pode estar acontecendo tanto em questões de autocuidado quanto nos relacionamentos interpessoais, sendo uma fonte de estresse. Tudo isso está somando uma carga muito pesada e negativa.

Dessa forma, para demonstrar um pouco mais sobre isso, a próxima seção do artigo vai se dedicar a falar sobre as combinações do 10 de Espadas, considerando os piores e os melhores cenários.

Combinações positivas

O 10 de Espadas tem na carta A Imperatriz uma das suas combinações mais positivas. Assim, quando essa dupla aparece, isso alerta para uma possível negligência do consulente com as suas próprias necessidades.

Isso pode estar acontecendo uma vez que você está deixando a negatividade de sua atual fase dominar sua vida. Além disso, pode se justificar, também, pelo seu envolvimento com o desejo de outras pessoas, o que fez com que perca de vista os seus próprios objetivos.

Dessa forma, procure validar os seus sentimentos e tome decisões mais ativas, especialmente no sentido do autocuidado.

Combinações negativas

Uma das piores combinações para o 10 de Espadas é a carta A Temperança. O consulente que encontra esse par no jogo de Tarot confrontará, em breve, o pior lado de sua personalidade. Dessa forma, pode ser que você venha se sentindo constantemente mau humorado e fora do eixo.

Esses sentimentos, por sua vez, podem estar sendo motivados pela presença de uma pessoa que já fazia parte de sua vida. Portanto, o melhor conselho que se pode dar para quem encontra o 10 de Espadas junto com A Temperança é manter a distância dessas pessoas.

Um pouco mais sobre a carta 10 de Espadas no Tarot

Cartas do naipe de Espadas do Tarot embaralhadas sobre mesa.

Assim como as demais cartas do Tarot, o 10 de Espadas conta com desafios e com dicas para quem a encontra em um jogo. Dessa forma, é importante que elas sejam conhecidas pelo consulente.

Isso acontece especialmente quando se fala a respeito de cartas com uma conotação negativa, como é o caso desse arcano. Saber os desafios e conhecer as formas de lidar com ele pode ajudar a não criar um cenário de desespero frente às várias mudanças sugeridas pela presença do 10 de Espadas no jogo.

Portanto, essas questões serão abordadas em maiores detalhes na próxima seção do artigo. Confira!

Desafios da carta 10 de Espadas no Tarot

O grande desafio das pessoas que encontram o 10 de Espadas no seu jogo de Tarot é encontrar formas de lidar com a dor. Por vezes, este arcano aponta para tantas desilusões ao mesmo tempo que parece impossível ver algum tipo de luz no fim do túnel.

Devido a isso, é possível que as pessoas se sintam tentadas a se colocar em uma posição de vítima. Essa postura de autopiedade vai acabar dificultando bastante para que o consulente consiga perceber que o 10 de Espadas conta com uma mensagem poderosa sobre movimento e mudança.

Dicas para lidar com os efeitos do 10 de Espadas

A principal dica para lidar com os efeitos que o 10 de Espadas tem na vida de uma pessoa é nunca se colocar como “o coitadinho” das situações do seu cotidiano. Isso pode parecer fácil a princípio, mas, quando tudo está falhando ao mesmo tempo, a tentação é muito grande.

Assim, é necessário pensar a longo prazo e se lembrar a todo o tempo que as mensagens do 10 de Espadas não são somente negativas. A energia de transformação desta carta pode ser exatamente o que você precisa para conseguir chegar aonde deseja. Então, aproveite.

O 10 de Espadas no Tarot poderá trazer coisas boas?

Cartas de Tarot roxas postas em volta de vela sobre mesa.

Embora o 10 de Espadas seja uma carta intimidante para grande parte das pessoas, ele pode trazer alguns bons presságios. A grande dificuldade está em conseguir perceber sua presença.

Esse arcano menor promove uma série de mudanças, especialmente em questão que não estão mais funcionando de forma adequada. Mas essas transformações nascem a partir da ruptura, do choque e do caos provocados pela carta.

Portanto, o que o 10 de Espadas faz é destruir para reconstruir. Assim, os seus velhos hábitos e rotinas precisarão ser quebrados, um a um, para que possa chegar aonde deseja. Sem esses embates, você ficaria estagnado. Então, no fim, essa carta do Tarot possui um lado positivo no meio de toda a confusão que causa.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.