Filhos de Xangô: Saiba se você é um e quais são as suas características!

Filhos de Xangô: Saiba se você é um e quais são as suas características!

Conhece as características dos filhos de Xangô? Confira como identificar um, desde o porte físico até a personalidade!


Você sabe como são os filhos de Xangô?

Homem vestido de Xangô dançando em praia.

Os filhos de Xangô são altivos, carismáticos, rígidos e, acima de tudo, são justiceiros por natureza. Por isso, se um filho de Xangô vir alguém sendo injusto, ele fará de tudo para retomar esse equilíbrio da justiça.

Os nascidos desse orixá são pessoas que costumam se destacar em tudo o que fazem, representando verdadeiro um mistério para muitos. A seguir, confira as características dos filhos de Xangô e entenda mais sobre as pessoas que vibram na energia desse orixá!

Xangô no Candomblé e na Umbanda

Estátua do Orixá Xangô.

Na Umbanda e no Candomblé, Xangô é um Orixá poderoso associado à justiça divina, sendo a representação da lei do retorno. Desse modo, ele possui características ligadas à racionalidade, à retidão e até a uma certa rigidez.

A seguir, você poderá ver que todas essas características estão presentes nos filhos de Xangô, além de muitas outras, como ser namorador, ambicioso e carismático. Confira!

Quem são os Orixás?

Primeiramente, os Orixás são divindades que tiveram sua origem na África e que foram trazidos ao Brasil, durante o período da escravidão. Esses seres divinos representam interpretações ligadas às forças da natureza e ao ser humano, com cada um deles tendo diferentes características.

Inclusive, vale destacar que os Orixás também representam a ancestralidade, sendo um componente cultural muito importante.

Quem é Xangô?

Antes de se tornar Orixá, Xangô foi um ser humano que teve sua existência comprovada. Ele foi o quarto rei de Oió, na Nigéria, sendo considerado pela população como um homem justo e imparcial.

Desse modo, trouxe prosperidade ao reino e era amado por seu povo, que confiava em seu juízo. Posteriormente, tornou-se Orixá, sendo o símbolo máximo do cumprimento da justiça divina.

Xangô é o orixá da justiça, estando associado ao fogo e à pedra. Ele possui diversas esposas (dentre elas, Oxum, Iansã e Obá), o que reflete a característica namoradora de seus filhos. Além disso, ele possui como cores: o marrom, para representar sua associação com rochas, o vermelho, para sua forma ativa, e o branco, para a paz.

O seu dia da semana é Quarta-Feira, tendo o 12 como número associado a ele. Sua saudação é Kaô Kabecilê, que significa “venham saudar o rei”. Além disso, seu símbolo máximo é o Oxé, que representa um machado de duas pontas, simbolizando a imparcialidade e a justiça desse orixá. Xangô é o agente da lei do retorno, sendo firme e justo em suas ações.

Como saber se sou filho de Xangô?

Para saber se você é filho de Xangô, a primeira opção é jogar nos búzios, no qual se verifica quais são seus Orixás no Candomblé. Além disso, a outra alternativa é ir a um médium, para que, com o apoio de alguma entidade, ele consiga verificar quais são os Orixás que te acompanham, na Umbanda.

Mesmo assim, você poderá ter maior entendimento sobre ser um influenciado desse Orixá ou não, ao ver as características dos filhos de Xangô.

O que são as linhas de guias?

As linhas de guias da Umbanda explicam as vibrações energéticas pelas quais as entidades trabalham, conforme suas características. Existem sete linhas de guia na Umbanda, sendo elas as de Iemanjá, Oxalá, Oxóssi, Ogum, Iori, Iorimá e do próprio Xangô.

Inclusive, a linha de guia de Xangô é composta principalmente por caboclos e pretos velhos, que são entidades altamente evoluídas.

Características dos filhos de Xangô

Homem ambicioso pulando de uma montanha para outra.

Xangô é o cumpridor da lei, estando diretamente relacionado à justiça. Os filhos dessa entidade são justiceiros por natureza, altamente racionais e seguem diversas das características do Orixá. Dessa forma, entenda a fundo sobre a personalidade dos filhos de Xangô e conheça um pouco mais sobre esse arquétipo fascinante a seguir!

Justiceiros

Se você viu alguém cometendo alguma injustiça perto de algum filho de Xangô, prepare-se para a reação. Afinal de contas, os filhos dessa entidade prezam muito pela justiça e são extremamente rígidos com suas próprias atitudes, o que se reflete no julgamento das ações de outras pessoas.

Além disso, um filho de Xangô sempre será voluntariamente justo, racionalizando suas emoções para proceder com maior honestidade possível, mesmo que diante de adversidades. Por isso, é muito difícil ver um filho deste Orixá cometendo alguma injustiça.

Carismáticos

Com uma postura altiva, marcada por muita firmeza no andar, o filho de Xangô chega no ambiente como se fosse um rei. Ele costuma ser muito engraçado e é uma pessoa extremamente sincera, ganhando facilmente a confiança dos outros.

Desse modo, filhos de Xangô são carismáticos e conquistam a admiração de quem está ao seu redor. Mesmo que sejam mais diretos na comunicação e não deem voltas em suas conversações, principalmente no ambiente de trabalho, conseguem atrair a amizade de muitos.

Francos

A sinceridade é um dos principais atributos dos filhos de Xangô e, também, um dos motivos para que algumas pessoas não gostem deles. Afinal de contas, certos indivíduos interpretam errado suas falas, como se os filhos dessa entidade fossem secos e insensíveis, por conta de sua comunicação ser feita em poucas palavras.

Por isso, é importante que os influentes de Xangô aprimorem sua comunicação, evitando mal-entendidos. É útil que o cultivem o diálogo, dando oportunidade para que a outra pessoa exprima o que ela acha e sente sobre o tópico.

Namoradores

Os filhos de Xangô também são conhecidos por serem namoradores, dificilmente se prendendo a uma pessoa em específico. No entanto, são sempre muito transparentes em sua conduta, como é de se esperar de um filho do Orixá da justiça.

O mais complicado é que, durante um relacionamento monogâmico, o nascido de Xangô terá que passar por muitas tentações, devido ao fato de atraírem a atenção das pessoas ao seu redor.

Ambiciosos

A ambição é um dos pilares dos filhos de Xangô, já que sempre anseiam pelo crescimento nas áreas profissionais e acadêmicas. Afinal de contas, por sempre se verem em uma posição de destaque e terem uma autoestima muito fortalecida, eles costumam se ver como merecedores de coisas boas, o que aumenta muito sua ambição para as ter.

Vale destacar que o filho de Xangô jamais irá prejudicar alguém por maldade, apenas para atingir seus fins, já que ele preza mais pela justiça do que pela ambição. Por isso, é esperado que os nascidos desse Orixá não tentem tirar vantagem de alguma situação ilícita para ganhar mais dinheiro.

Aproveitam as coisas boas da vida

Filhos de Xangô apreciam muito o que há de bom na vida, gostando de ver os pequenos progressos diários e de aproveitar os momentos do dia a dia. Apreciam o afeto de pessoas próximas e gostam de receber elogios, sendo admirados pelos seus feitos.

Caso adote a flexibilidade consigo mesmo e não se cobre tanto, o filho de Xangô potencializará esses momentos, conseguindo aproveitar muito mais as pequenas vitórias da vida. Para isso, ele deve reconhecer os bons momentos, sem se culpar por estar os vivendo.

Comilões

Não é segredo que filhos de Xangô comem bastante. Eles sempre conhecem um bom lugar para comer, pois adoram o que há de melhor, mesmo que sejam muito rígidos com suas finanças e que gastem bem pouco.

Inclusive, o estômago e o intestino do filho de Xangô são dois órgãos muito sensíveis ao seu emocional, ficando ambos desregulados, ao passar por alguma crise. Muitas vezes, prisões de ventre podem ocorrer, quando essas pessoas se encontram desarmonizadas.

Possuem nervos à flor da pele

Os filhos de Xangô se estressam muito facilmente, sendo altamente irritáveis, apesar de evitarem ao máximo agir por impulso. Desse modo, são propensos a problemas cardíacos, tendo um risco mais elevado para a hipertensão.

Por isso, é importante que os influenciados desse orixá cuidem de suas emoções, para que elas não o consumam por dentro, tornando suas vidas mais desgastantes e pesadas. Para cuidar da área emocional, é bom que não sejam tão rígidos consigo mesmos, como se estivessem aconselhando algum amigo próximo.

Inflexíveis

A rigidez na própria conduta é uma das características principais dos filhos de Xangô, que são muito disciplinados em relação à criação de rotinas no trabalho ou de exercícios físicos. Pode ser difícil de perdoarem a si mesmos e aos outros, o que demanda muita flexibilidade deles.

Por isso, o filho desse Orixá costuma projetar essa rigidez em todos, tendo altas expectativas de que conseguirão corresponder aos seus ideais éticos e de competência, o que gera frustração. Filhos de Xangô devem tomar cuidado para não ficarem amargurados por conta da frustração, exigindo maior administração de suas emoções.

Outras informações sobre os filhos de Xangô

Silhueta de várias pessoas em tons coloridos.

Além das características presentes na personalidade do filho de Xangô, há também outras informações importantes para se ter em conta acerca de quem é nascido deste Orixá.

Tendo isso em conta, entenda como são os filhos de Xangô no amor, na profissão e na saúde, além de entender melhor como são as personalidades dessas pessoas em cada gênero!

O homem de Xangô

A fisionomia de um homem de Xangô é muito nítida, já que, devido ao fato de ele possuir grande apetite, possui propensão a ganhar mais peso. Desse modo, possuem maior quantidade de gordura corporal e ossos largos, apesar de também poderem ter uma postura mais ereta e serem magros.

Homens de Xangô são pessoas com ombros bem definidos, geralmente tendo uma estatura mais baixa e olhares profundos. Por isso, não é usual ver indivíduos desse Orixá muito altos, apesar do fato de que esses homens costumam manter uma postura altiva e dominante.

A mulher de Xangô

É interessante notar que uma mulher de Xangô possui traços mais masculinos, com um modo de andar mais firme e com ritmos mais intensos do que o que é categorizado como feminino na sociedade. Elas também mantêm o hábito de ter um excelente gosto para moda, sempre apreciando boas vestimentas, sejam elas na populares ou não.

Mulheres de Xangô são mais expressivas e possuem forte tendência para seguir carreira na área comercial, por conta do alto carisma e da honestidade, o que facilita a formação de vínculos. São mais comunicativas e conseguem manter uma rotina com maior facilidade, sendo altamente disciplinadas.

Filhos de Xangô no amor

No amor, os filhos de Xangô são sinceros e namoradores, sendo altamente sedutores e conquistando muitas pessoas que estão ao seu redor, graças aos seus altos níveis de autoestima e de carisma. Sempre existe uma alguém que está interessado em um filho de Xangô.

Eles costumam ter várias relações, mas, quando se encontram em um relacionamento monogâmico, dificilmente traem, mesmo que tenham uma forte tentação. Isso se deve ao senso de justiça e ética altamente presentes no filho de Xangô.

Filhos de Xangô na profissão

Profissionais como advogados, juízes e comerciantes estão altamente ligados a Xangô e, se não forem justos, colherão consequências muito ruins. Os filhos desse Orixá na profissão são muito éticos, com uma certa tendência centralizadora.

Inclusive, o filho de Xangô gosta de ter a última palavra nas decisões, o que pode fazer com que eles entrem em discordância com os colegas de trabalho, tendo uma conduta lida como ríspida. Por isso, é importante que esses indivíduos sejam flexíveis em relação à tomada de decisões, acatando opiniões dos outros, também.

Filhos de Xangô na saúde

Os filhos de Xangô são propensos a ter determinados problemas de saúde. Eles possuem tendência à obesidade, devido ao hábito de comerem em excesso. Por isso, é importante que o indivíduo filho de Xangô mantenha uma certa disciplina na dieta, caso comece a engordar muito.

Além disso, também possuem propensão à hipertensão, devido ao fato de serem muito rígidos em sua conduta, o que gera estresse no seu cotidiano. Também podem ter problemas cardiovasculares, principalmente em função da ingestão excessiva de colesterol.

Filhos de Xangô são justiceiros por natureza?

Estátua do símbolo da justiça.

Os filhos de Xangô são justiceiros por natureza e é natural que eles procurem sempre agir com honestidade no dia a dia, além de exigir que as outras pessoas também tenham condutas justas. Por isso, são bem pragmáticos e rígidos, pois querem evitar o desequilíbrio ou a possibilidade de cometerem de alguma injustiça na vida.

Inclusive, por prezarem muito pela equidade, os filhos de Xangô podem acabar se frustrando com condutas de outras pessoas e se culpam profundamente, quando veem que eles mesmos agiram errado.

Desse modo, ao fazer algo inapropriado, é comum e importante que o indivíduo filho desse Orixá tente se redimir dessa atitude. Após analisar friamente suas emoções, ele sempre tenta fazer o que é certo.

Autor deste artigo

É vivendo que nos tornamos a própria obra. Sou escritor e acredito que a escrita nos auxilia a extrapolar os limites do mundo concreto, então embarque nessa transcendência e mergulhe na leitura!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números