Mapa astral védico: como interpretar, significado das casas e mais!

Mapa astral védico: como interpretar, significado das casas e mais!

Conheça seu mapa astral védico: o que é, como interpretar e o que fazer para equilibrar seu carma.


O que é o mapa astral védico?

Símbolos da astrologia védica

O mapa astral védico é o mapa utilizado na astrologia tradicional hindu, conhecida por Jyotisha. A palavra Jyotisha significa luz, associando-se à luz das estrelas e do universo capazes de iluminar o destino de uma pessoa para o autoconhecimento.

No Ocidente, é mais comum conhecermos a astrologia indiana pelo nome de astrologia védica, referência aos Vedas, um conjunto importante de textos sagrados do Hinduísmo que incluem as explicações sobre os astros e sua influência na vida das pessoas.

Como em qualquer mapa astral, o mapa astral védico funciona a partir da data de nascimento de uma pessoa, oferecendo informações muito mais detalhadas e precisas do que o nosso horóscopo ocidental.

Neste artigo vamos apresentar várias informações a respeito do mapa astral védico, e sobre como fazer a interpretação de cada detalhe. Confira a seguir o que este método pode dizer sobre a sua vida.

Fundamentos do mapa astral védico

Consulta com profissional em astrologia védica

O mapa védico é composto por diversos elementos, em que cada um permite a leitura de um aspecto diferente da vida de uma pessoa. Os elementos mais importantes desse mapa incluem os Rasi (os doze signos do zodíaco); os Nakshatras (as 27 ou 28 mansões lunares); os Dasas (períodos planetários que revelam o estado do ser); os Grahas (nove corpos celestes usados na astrologia védica) e os Bhavas (as doze casas do mapa astral).

Abaixo explicaremos um pouco sobre como funciona a astrologia védica, como ela é diferente da astrologia ocidental, com que a maioria das pessoas está acostumada, e te ajudaremos a calcular o seu próprio mapa astral védico!

Como funciona a astrologia védica?

Como em qualquer horóscopo, a criação do seu mapa astral é o primeiro passo para uma leitura. Para tanto, é necessário informar o dia, a hora e o local do seu nascimento. Você deve se atentar também às mudanças que podem ocorrer na construção de um mapa pela metodologia do Sul ou do Norte da Índia.

Caso seja a primeira vez que você entra em contato com a astrologia védica, dê preferência ao modelo de mapa védico do Sul, no qual a leitura é mais fácil devido ao posicionamento fixo dos signos.

A posição dos planetas (Grahas) decidem o que irá acontecer com você em sua vida, enquanto os movimentos desses planetas (Dasas) indicam quando esses eventos estão predestinados a ocorrer em sua vida.

Diferenças entre astrologia védica e a ocidental

Ainda que os dois mapas astrais sejam divididos em doze partes correspondentes entre ambos, o método de medição ocidental usa o zodíaco tropical (na qual a posição do sol é utilizada para a medição do movimento dos planetas), ao passo em que o mapa védico recorre ao zodíaco sideral (que considera a posição das estrelas para a medição do movimento dos planetas).

Por consequência, as constelações têm uma forte influência para a leitura do mapa védico, o que não ocorre no mapa astral que estamos acostumados.

A segunda diferença importante entre a astrologia védica e ocidental são os astros considerados na leitura dos mapas. Na astrologia hindu são utilizados nove corpos, ao passo que na astrologia ocidental são utilizados dez corpos celestes.

Como calcular seu mapa védico?

Para calcular seu mapa védico, você tem duas opções. Uma delas seria através da consulta com um astrólogo védico, que além de calcular seu mapa astral também te oferecerá uma leitura adequada do seu horóscopo.

Você também pode calcular seu mapa védico através de um site que realiza todos os cálculos para você. Dentre eles, a melhor opção para calcular seu mapa védico pode ser obtida pelo Drik Panchang.

Drik Panchang - calcule seu mapa védico

https://www.drikpanchang.com/jyotisha/kundali/janma-kundali.html

Neste link você poderá calcular o seu mapa védico com precisão. Tenha em mãos a data, horário e local de seu nascimento.

Significado das casas, ou Bhavas, do mapa védico

Fases de um eclipse lunar

Embora os sistemas de medição difiram, tanto o mapa védico como o mapa ocidental são divididos em doze partes, com uma angulação de 30º em cada parte. Cada uma dessas partes do mapa védico é chamada de Bhava, que é basicamente o que entendemos por casas no nosso horóscopo.

Cada signo ocupa uma das casas no momento em que você nasceu. Isso significa que, dependendo do signo que rege aquela casa, um dado aspecto da sua vida terá uma característica própria. A seguir, falaremos sobre as características determinadas por cada uma das doze casas.

Casa 1 – Corpo (ascendente): Tanu Bhava

A primeira casa, Tanu Bhava, é a casa do seu signo ascendente. Ela representa o “eu”, seu corpo em todos os sentidos: fisiologia, constituição, natureza, caráter, temperamento, fama, felicidade, saúde e força física. As principais partes do corpo regidas por essa casa são o cérebro e a cabeça.

Ela está associada à apresentação do “eu”, em como os outros te veem. Quando regida por um planeta favorável essa casa pode indicar inúmeras conquistas, como riquezas, status social, casamentos duradouros, fertilidade e longevidade. Se regida por um planeta desfavorável, ela pode indicar fraqueza, doenças, infertilidade, prejuízos materiais e más influências para si mesmo.

Casa 2 – Bens: Dhana Bhava

A segunda casa, Dhana Bhava, é a casa correspondente aos bens e à riqueza. Ela representa sua família e todos os bens materiais existentes: joias, alimentos, propriedades, roupas, formação, sustento familiar e viagens. As principais partes do corpo regidas por essa casa são os olhos, rosto, boca e língua. 

Ela está ligada à forma como o “eu” sobrevive, de que forma obtemos nossa subsistência, como podemos obter nossos bens e como nós lidamos com eles. Quando governada por um planeta favorável, ela pode indicar autossustento, autossuficiência, economia, conforto e abundância. Caso seja governada por um planeta desfavorável, pode indicar perdas financeiras, variações constantes de renda, desemprego e falência.

Casa 3 – Irmãos: Sahaja Bhava

Além de representar os irmãos mais novos e a vizinhança, a terceira casa, Sahaja Bhava, é responsável por reger a nossa iniciativa, empreendedorismo, aprendizado, escrita, oralidade e comunicação. As principais partes do corpo influenciadas por esta casa são: garganta, pescoço, mãos, braços e orelhas.

Ela está profundamente relacionada aos vínculos nutridos com irmãos, família e cônjuge, bem como os benefícios e malefícios derivados dessas relações. Se for regida por um planeta favorável, pode indicar bem-aventurança, riquezas e inteligência. Do contrário, se for regida por um planeta desfavorável, pode indicar desavenças familiares, traições, doenças na família, marginalidade e ignorância.

Casa 4 – Mãe: Bandhu Bhava

A quarta casa, Bandhu Bhava, é a casa da mãe, felicidade, sentimentos, amigos íntimos, casas, veículos, animais, virtudes morais e boa conduta. As principais partes do corpo regidas por esta casa são o peito, coração e pulmão.

Trata-se de uma casa associada ao cuidado materno, ao conforto e ao ambiente familiar. Caso essa casa seja regida por um planeta favorável, você terá conforto, uma boa relação materna, boa educação, justiça, comportamento liberal e tolerante, altruísmo e riquezas materiais. Os planetas desfavoráveis nessa casa podem trazer vícios, indignidade, doenças, violência, criminalidade, incapacidade física e indecência.

Casa 5 – Filhos: Putra Bhava

A quinta casa, Putra Bhava, é a casa dos filhos. Esta casa também é responsável pela inteligência, criatividade, memória, devoção aos deuses, virtudes, artes e autoridade. O estômago e o coração são as principais partes do corpo sob o controle dessa casa.

Esta casa está intimamente relacionada com a sua prole. Os planetas favoráveis nesta casa podem te proporcionar uma grande satisfação com seus filhos e herdeiros, respeito, admiração, governança e ética. No entanto, os planetas desfavoráveis nesta casa podem trazer a morte prematura dos filhos, problemas respiratórios, indignação, frustração e pensamentos negativos.

Casa 6 – Inimigos: Ari Bhava

A sexta casa, Ari Bhava, é uma das três casas mais delicadas do mapa védico. Ela representa os inimigos, ansiedades, preocupações, obstáculos, doenças, dívidas, ferimentos, prisões, brigas e sofrimento. É a casa que rege o umbigo e os intestinos.

Trata-se de uma casa associada aos problemas que você enfrentará em sua vida. Independente do planeta que rege essa casa, ela praticamente não trará nenhuma previsão positiva. Dessa forma, ela pode indicar inúmeras doenças, como varíola, reumatismo, gripes, problemas urinários e também pode indicar a morte ou adoecimento de pessoas próximas, como filhos, pais e cônjuges.

Casa 7 – Cônjuge: Yuvati Bhava

A sétima casa, Yuvati Bhava, é a casa do cônjuge e do casamento. Essa casa representa o sexo, os parceiros, fertilidade, sexualidade, desejos e comércio. A região do cólon, testículos, ovários e útero são as partes do corpo sob a regência desta casa.

Ela está vinculada ao amor e ao trabalho, podendo prever se um casamento trará riquezas ou não para o casal. A regência de planetas favoráveis na sétima casa pode apontar para o sucesso na carreira e nos negócios após o casamento, além de relações duradouras, estáveis e mudanças de país. Quando regida por planetas desfavoráveis, ela aponta para traições, brigas constantes e instabilidade.

Casa 8 – Ponto de Vulnerabilidade: Randhra Bhava

A oitava casa, Randhra Bhava (ou Ayu Bhava), é a casa da vulnerabilidade e da morte, e uma das três casas mais delicadas do mapa védico. Ela está relacionada ao tempo de vida, transformação, transcendência, sexo, doenças, acidentes e mistérios da vida. O pênis e a vulva são os órgãos regidos por essa casa.

A posição dos planetas nessa casa pode revelar as condições da sua morte, os acidentes que você sofrerá na vida e demais imprevistos ligados ao trabalho e aos seus bens. Os pontos de vulnerabilidade também podem pertencer aos familiares e aos cônjuges.

Casa 9 – Espiritualidade: Dharma Bhava

A nona casa, Dharma Bhava, compreende nossa espiritualidade e a essência de toda a natureza. Ela possui uma forte relação com a fé, religião, moralidade, meditação e viagens. As coxas e os quadris são as partes do corpo sob a regência dessa casa.

Essa casa possui uma relação muito especial com as nossas vidas passadas. Se regido por planetas favoráveis, a pessoa será agraciada com boa sorte, formação avançada e incríveis habilidades de escrita e oração. Regências desfavoráveis são indicativas de criminalidade e corrupção.

Casa 10 – Atividades: Karma Bhava

A décima casa, Karma Bhava, é a casa das atividades e profissões. Seu significado compreende os negócios, carreira, reputação, prestígio, posição na empresa, poder de governar ou de administrar. Os joelhos e a coluna são as partes do corpo regidas por essa casa.

Trata-se de uma casa que aponta a direção que você vai, na vida, na carreira, e na fama. Regências favoráveis nesta casa trazem sucesso para os negócios, satisfação familiar e amorosa, idealismo, vida longa e felicidade. Se negativas, as regências dessa casa trarão covardia, stress, preocupações e falência.

Casa 11 – Ganhos: Labha Bhava

A décima primeira casa, Labha Bhava, é a casa da renda e dos ganhos. Indica a realização dos seus sonhos, a realização dos seus desejos, ambições de vida, boas notícias, amizades e prosperidade. Essa casa rege as panturrilhas e tornozelos.

Essa casa possui uma forte ligação com seus irmãos mais velhos. Se regida por astros favoráveis, ela pode indicar riqueza material compartilhada e conquistada por você e por seus irmãos. Caso os astros desfavoráveis comandem essa casa, ela também indicará riqueza, entretanto obtida através de meios injustos.

Casa 12 – Perdas: Vyaya Bhava

A décima segunda e última casa, Vyaya Bhava, é a casa das perdas e do fim. Ela compreende as despesas, desperdícios, renúncias, desapegos, caridade, migrações, solidão, morte e iluminação. Os pés são a parte do corpo regida por esta casa.

Há uma forte conexão entre essa casa e a impessoalidade. Trata-se de uma casa delicada para o mapa védico, associada tanto a trabalhos com pouco reconhecimento e muita dedicação, como também a atividades luxuriosas e vícios. Também é possível identificar a divindade a ser adorada por uma pessoa através dessa casa.

Medidas corretivas de acordo com o mapa védico

Quartzo vermelho

O mapa védico se diferencia dos demais mapas pela inclusão das vidas passadas como parâmetros para compreender as consequências boas ou ruins que acontecem em nossa vida presente. Previsões negativas como doenças, perdas e sofrimentos felizmente podem ser atenuadas através de medidas corretivas do carma. Veja a seguir algumas possibilidades.

Meditação

A meditação é uma das maneiras mais eficientes para eliminar seu carma negativo. No entanto, não se trata de uma atividade tão simples quanto parece. Para que esse processo ocorra com eficiência, é necessário que você possua muita experiência com práticas meditativas, sendo capaz de alcançar estágios profundos de concentração e elevação.

Mantras

Muitos mantras podem ser cantados para reduzir nosso carma negativo. Entre eles, o mais indicado é o mantra “Om Varjarasattva Hum”, um mantra de purificação capaz de eliminar o carma pesado ao longo do tempo. Para que ele tenha efeito, experimente recitá-lo em voz alta vinte e uma vezes, diariamente.

Yoga

A prática do Karma Yoga (ou carma-ioga) é uma excelente medida corretiva para reduzir o carma negativo do seu mapa védico. Basicamente, essa prática está relacionada às ações desinteressadas, uma doação de si para as práticas altruístas, sem pensar nos resultados e nos seus ganhos com aquilo. Faça as coisas pelo bem que elas causam ao mundo e não pelo bem que podem fazer para você.

Pedras

Muitas pedras e cristais podem ser úteis para o equilíbrio e melhoria das nossas energias. Quando o assunto é o carma negativo, pode-se incorporar na sua vida duas pedras muito importantes para a eliminação desse carma: o quartzo vermelho e a astrofilita.

O quartzo vermelho é um cristal associado à cura e à proteção. Sua principal característica é a capacidade de nos fazer superar angústias, medos ou traumas, reduzindo as forças negativas que regem nossa vida.

A astrofilita é a pedra que traduz o propósito da astrologia védica: a iluminação e o autoconhecimento. Esse mineral permite uma abertura de si para o mundo, estimulando a sua sensibilidade para questões da alma e, em simultâneo, te protegendo das energias negativas do passado.

Medicina ayurvédica

A medicina ayurvédica é uma medicina tradicional com mais de sete mil anos. Segundo ela, os seres humanos são constituídos por combinações de elementos, denominados Doshas. Ao nascer, as proporções entre os três tipos de Doshas estão em equilíbrio. Durante nossa vida, passamos por inúmeros eventos que desequilibram as proporções dos Doshas, ocasionando doenças e mal-estar.

Reequilibrar os três Doshas pode significar a eliminação do carma e das energias negativas. Nesse sentido, práticas de massagem ayurvédica podem trazer inúmeros benefícios para você.

O conhecimento do mapa astral védico pode auxiliar no desenvolvimento pessoal?

Símbolo da flor da vida

O conhecimento do mapa astral védico pode te fornecer inúmeros detalhes sobre a sua vida e seu destino que o nosso horóscopo não é capaz. Se tiver a oportunidade, consulte-se com um astrólogo védico experiente para que você consiga decidir o que é mais favorável para o seu desenvolvimento pessoal.

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


signos

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!