A morte no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

A morte no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

A carta A morte tem um nome amedrontador, mas no Tarot ela é o oposto do que pensamos. Confira o significado desta carta e como ela pode transformar sua vida.


O que significa a carta A morte no Tarot?

Carta A Morte em meio a outras cartas de tarot

A Morte é algo que assusta a todos nós, humanos. Talvez por ser algo que não se tem como evitar e nos traz sentimentos negativos de tristeza e fim; a verdade é que tentamos evitá-la a todo custo. Entretanto, no Tarot, esse arcano maior tem um significado diferente do que conhecemos. A carta da Morte é uma carta positiva, que não indica a morte física, mas sim mudanças, renovação, renascimento.

Se essa carta sair durante a sua consulta de Tarot esteja preparado, pois sua vida passará por uma transformação gigante. Confira mais sobre a carta A Morte e saiba perceber as futuras mudanças em sua vida.

Fundamentos da carta A morte

Carta A Morte ao lado de vassourinhas

No Tarot, a carta A Morte é representada pelo número 13 e faz parte dos arcanos maiores. Marcada por transformações, esta carta tem um significado positivo quando se estuda sua simbologia.

Representante de mudanças, A Morte é um desprendimento necessário do passado para que o presente e o futuro passem por renovações, renascimento. Porém, antes de sabermos mais do seu significado, devemos conhecer sua história e seu simbolismo.

História

A figura da Morte tem sido representada durante anos, nas mais diversas formas, mas uma coisa é comum entre todas elas: quando a Morte aparece, traz o fim de um ciclo e mudanças drásticas no cenário ou na vida de uma pessoa.

Van Rijnberk, autor do livro Le tarot - histoire iconographie ésotérisme (do francês, O Tarot - história, iconografia, esoterismo), estudou as partes da carta A Morte separadas e fez a ligação do número 13, que representa a carta, com um ditado muito popular na Idade Média: “Quando 13 pessoas se sentam à mesa, uma delas morrerá em breve”.

Este ditado, que transformou-se em superstição, remete há muito tempo atrás, começando na época dos imperadores e passando inclusive pelo quadro Última Ceia de Leonardo Da Vinci, no qual 12 discípulos sentaram com Jesus e um deles o matou, provando que o ditado também teve influências cristãs.

A Bíblia e os livros de história fazem inúmeras citações da Morte. Ela sempre aparece quando alguma mudança importante acontecerá, quando um ciclo tem fim e outro se inicia. Diversas outras crenças e religiões a retratam de formas parecidas.

Por este motivo, no Tarot, A Morte é muito mais do que apenas o fim, foge da idealização de algo ruim. Nas cartas, ela é a mensageira de coisas boas, necessárias e revolucionárias até.

Iconografia

A carta A Morte é representada por um esqueleto revestido por um tipo de pele e parece navegar, usando sua foice como remo, em um mar de corpos onde aparece a cabeça de uma mulher e a de um homem coroado.

Para quem inicia no estudo do esoterismo, ou até a pessoa que busca se consultar com o Tarot, essa carta amedronta pela forma que foi desenhada, mas o que importa é a mensagem que ela transmite. Segundo o simbolismo, A morte tem um significado de grandes transmutações, renascimento. Mostra que para se ter algo novo é necessário pôr fim ao que se foi, seja ele o passado ou algum momento da sua vida.

O número 13, analisado simbolicamente, representa a unidade após o duodecimal ou o número 12, a dezena que ocorre logo após o fim de um ciclo. Nós temos 12 ponteiros no relógio que completam um ciclo de 60 minutos, temos 12 discípulos, 12 signos.

O número 13 representa a morte necessária de algo para que ocorra um renascimento e um novo ciclo se inicie, e esse número representa perfeitamente A Morte.

Os arcanos maiores

Existem 22 arcanos maiores no baralho do Tarot e, quando saem durante uma consulta, representam as lições espirituais que você deve aprender para seguir sua vida. As outras cartas, os arcanos menores, representam os eventos que acontecem agora.

Começando com a carta O Louco e finalizando com O Mundo, cada Arcano tem um significado. Se você tira O Mundo, significa que aprendeu a lição e fechou o ciclo. Até chegar nela, cada Arcano te conduzirá a um aprendizado importante.

Conhecida em alguns Tarot's como “A carta sem nome” por medo de pronunciar seu nome verdadeiro, A Morte, carta do fim de um ciclo para o renascimento de outro, é o ponto de virada da sua vida. Você precisa aprender a soltar o que te prende e seguir em frente. Sempre que um Arcano Maior aparecer, preste bastante atenção na mensagem.

Carta relacionada ao signo de Escorpião

Considerada a combinação mais temida do Tarot do Zodíaco, A Morte + Escorpião é uma dupla poderosa. Esses dois dão um novo significado a palavra mudança, em que um aumenta as forças do outro para que tudo ocorra bem.

A morte apresenta a circunstância e Escorpião ensina como aceitá-la, um mostra que é preciso deixar para trás e o outro mostra como é a sensação de liberdade. É a partir dessa constante mudança que o renascimento acontece e tudo se renova.

Escorpião é um signo do elemento água e, apesar de ser livre, fica abalado com transformações físicas e emocionais. A morte veio para ensinar, mas o aprendizado pode ser doloroso algumas vezes. Antes de sorrir, os escorpianos precisam aprender a entender e passar pelas dores da vida. Após a fase ruim, vem um novo começo, repleto de oportunidades e um mundo para desbravar.

Significados da carta A morte

Carta A Morte ao lado de baralho de tarot

Existem diversos significados interligados à carta A Morte. Na maioria das vezes, os significados mudam de acordo com o conjunto de cartas que saem durante sua leitura.

Entretanto, existem as principais respostas do Tarot para esta carta, as que saem de forma mais constante e que demonstram a essência base da carta A Morte, e esses significados estão longe de ser algo sobre morte de verdade. Confira o que a carta A Morte pode dizer para você.

Mudanças repentinas

Ao nos desprendermos da visão negativa da imagem em si, a carta A Morte passa a significar a vida, renascimento, aquele momento em percebemos que o velho precisa ir embora para dar lugar ao novo. Nessa linha de pensamento estão as mudanças repentinas na vida. Nem sempre estamos prontos ou gostamos de mudanças, mas elas precisam acontecer para que possamos evoluir como pessoa.

Esse processo de desprendimento pode sim ser doloroso, pois estamos apegados ao que já foi, mas se você analisar, vai perceber que talvez o velho seja mais danoso do que um futuro promissor. Aceite a mudança e entenda que esse processo é necessário.

Criação e destruição

Para que ocorra um renascimento, é preciso que algo seja destruído e criado com uma nova visão, um novo olhar mais maduro e pronto para dar início ao novo ciclo. Assim acontece com a carta A Morte. A destruição aqui não significa morte ou a perda de alguém, essa destruição está ligada ao fim do ciclo, ao passado que precisamos deixar para trás. Pode ser dolorosa, mas é necessária.

Portanto, a criação e destruição fazem parte do processo do renascimento e da libertação do seu no eu, pronto para uma nova caminhada.

Fim de ciclos

Após o processo de destruição do momento doloroso de dizer adeus a algo que, muitas vezes, apesar de você amar ou ter um apego emocional, te faz mais mal do que bem, você conclui essa fase da vida e finaliza o ciclo.

Nós, como pessoas mutáveis, passamos por diversos fins de ciclo ao longo da vida. Sempre que estamos prontos para amadurecer, para iniciar uma nova caminhada ou quando aprendemos a lição daquele ciclo, mostramos que finalizamos uma etapa e agora estamos prontos para seguir em frente, prontos para um novo ciclo.

E, por mais que não saibamos a hora do fim do ciclo, sentimos que a mudança está para vir. Mesmo que não queiramos, sentimos o momento de organizar os pensamentos e seguir.

Desapego e abertura para o ano novo

Existem pessoas apegadas a tudo na vida: ao passado, às pessoas que já não estão mais ao nosso lado, às memórias, entre outros. Essas sofrem muito mais quando chega a hora de virar a página.

E, como tudo tem o outro lado, existem outras pessoas que são mais desapegadas, espíritos livres, que sentem o momento do amadurecimento, sabem quando chega a hora de finalizar um ciclo e começar um novo. Nesse grupo se encaixa os que são representados pela carta A morte, os escorpianos.

O signo de escorpião vive a vida intensamente com tudo que ela pode oferecer, mas são desapegados e sempre prontos para o momento de um novo ciclo em sua vida, muitas vezes eles mesmos iniciam esse novo ciclo, por sentirem que o antigo não mais lhe proporciona aprendizados ou energias boas.

Todo esse desapego e fim de um ciclo gera abertura para o novo ano. Começar um ano novo junto com um novo ciclo, carregar as lições aprendidas e deixar para trás o que deve ficar para trás é uma das melhores sensações do crescimento humano.

Visão espiritual e transcendental

A visão espiritual e transcendental traduz perfeitamente o significado da carta A Morte. Essa visão prova que a carta não é vista como algo doloroso ou trágico, mas como uma passagem de ciclo de forma positiva.

Levando o significado da morte real para o mundo espiritual, temos a morte como uma forma de passagem pelos limites da vida. O autoconhecimento, processo que desenvolvemos durante a vida, nos ajuda a transcender as barreiras que nos prendem e chegarmos a um novo ciclo.

A carta A morte representa a libertação do nosso ser das coisas materiais, e até sentimentais, que nos prendem e impedem o nosso amadurecimento. Deixe “morrer” o que não te agrega para que nasça aquilo que te completa.

A morte no amor

Carta A Morte em meio a outras cartas de tarot

A carta A Morte, assim como as diversas cartas que compõem o Tarot, tem um significado diferente a depender do intuito da leitura ou do conjunto de cartas que saem para você.

O significado geral da carta é renascimento, fim de um ciclo e início de outro. Esses permanecem e podem ser completados de acordo com sua situação atual e com o pedido da consulta. Confira o que a carta A Morte pode te dizer em relação ao amor.

Para comprometidos

Se você está em um relacionamento, a carta A Morte não terá um significado positivo. Esta carta representa o fim e o início de um novo ciclo, respectivamente, por isso, em um relacionamento ela te avisa que chegou a hora de acabar com seu parceiro ou parceira.

Provavelmente, seu relacionamento não te faz mais tão bem como antes. Vocês não conseguem se entender, brigam constantemente e seus objetivos não estão mais alinhados como um casal.

O conselho é ter certeza se não tem mais nada que possa ser feito. O diálogo é a chave de tudo, então tenha uma conversa para falar tudo que está sentindo, tudo que espera e mostrar que está aberto a tentar melhorar o relacionamento. Se tem certeza que já fez tudo o que podia, então chegou a hora de finalizar esse ciclo.

Esse momento é inevitável depois de todo esforço feito. Será triste e difícil para alguns que ainda creem em uma possível solução, mas se tudo já foi tentado, chegou a hora. A vulnerabilidade dos sentimentos será uma consequência, mas pense que esse é um momento de evolução para um ciclo melhor e mais positivo.

Para solteiros

Para os solteiros, a carta A Morte traz notícias positivas. Um novo amor entrará em sua vida no novo ciclo em que você se encontra. Você amadureceu e aprendeu as lições do passado, chegou a hora de ser feliz.

Entretanto, tenha cuidado para não se apaixonar por qualquer pessoa. Use todo o seu autoconhecimento e procure neste novo amor as qualidades que você procura no ser amado. Converse, observe e entenda a pessoa.

Aproveite o momento e confie na sua escolha, mas priorize sempre você. Não projete ideais ou vontades no outro, lembre-se que essa pessoa não veio para ser moldada, mas para juntos construírem uma linda história.

A morte no trabalho e vida financeira

Carta A Morte em meio a velas

O trabalho e a situação financeira, quando pensamos na carta A Morte, torna-se um momento preocupante para quem recebe a carta, mas calma. Lembre sempre que as leituras são mutáveis, uma mesma carta pode significar várias coisas a depender das outras cartas que saem na consulta.

Aqui, vamos falar sobre a carta A morte no significado individual, ou seja, o que ela fala sobre essas duas situações.

Para empregados

Se você recebeu a carta A morte na leitura de Tarot e está empregado, talvez tenha chegado aquele momento que você sempre batalhou para conseguir, a tão sonhada promoção.

Ou também você pode estar querendo mudar de emprego, ir a um outro lugar que te valorize mais ou almeja um cargo mais alto que esteja disponível em outra empresa. Para qualquer uma das revelações, tudo dará certo. Essa carta traz energias positivas para os empregados. Indica o começo de uma nova etapa na vida profissional.

Para desempregados

Para os desempregados, a carta A Morte significa que coisas boas estão por vir. Há grandes chances de que um emprego surja, mas você precisa lutar para conseguir o que deseja. Se empenhe, corra atrás, não fique esperando que o emprego venha até você.

Você sabe do que é capaz, então mostre para os outros. Não tenha medo, se esforce e tente melhorar o âmbito profissional, seja buscando emprego em diversas áreas ou conseguindo um emprego que te valorize. Aprenda coisas novas. Você consegue, basta acreditar no seu potencial.

Situação financeira

A parte financeira sempre é uma área delicada e nas previsões da carta A Morte não seria diferente. Se você pediu conselhos financeiros e esta carta sai no baralho, significa que momentos sombrios estão vindo por aí.

Logicamente que as demais cartas que saem podem modificar essa leitura, mas A Morte diz que você precisará rever seus gastos com coisas desnecessárias, enxugar ao máximo para conseguir passar por esse aperto. Não será eterno, mas prepare-se para este momento.

Combinações com a carta A morte

Carta A Morte em meio a outras cartas de tarot

Existem diversas combinações que podem ser feitas com a carta A Morte e seria difícil falar de todas elas, por isso, foram escolhidas algumas das combinações mais comuns que saem nas leituras de Tarot.

Combinações positivas para a carta A morte

A própria carta A Morte tem seus lados positivos, mas quando combinada com algumas cartas, esse lado fica ainda melhor.

A combinação A Morte + O Imperador é um pouco contraditória, pois A Morte fala sobre mudanças e O Imperador sobre estabilidade e segurança. Entretanto, a união das duas nos faz entender que a mudança é inevitável, mas devemos aceitá-la de cabeça erguida, com a certeza de que você está pronto para o que vier.

Já a combinação A Morte + A Força é agradável e positiva. A Força traz o significado de um final perfeito para um problema muito complicado e, ao encontrar a mudança da carta A Morte, essa combinação mostra que você tem uma força incrível e vai superar este problema de forma triunfal, vai acabar com o que suga suas energias.

A terceira e última combinação positiva é A Morte + A Roda da Fortuna. Ambas as cartas significam mudança, então essa é ainda mais inevitável. Não se tem como escapar das duas, mas você pode aceitar essa mudança e saber que o que estiver te fazendo sofrer irá acabar. Aqui temos uma previsão de alívio e descanso.

Combinações negativas para a carta A morte

Infelizmente, todo lado bom tem seu lado ruim e algumas combinações não são muito positivas para quem as recebe. A combinação A Morte + O Julgamento é complicada. Separadas, a carta O Julgamento é uma carta que indica ressurreição, o momento em que estamos prontos para dar adeus ao que passou e começar um novo ciclo.

Entretanto, quando combinada com A Morte, significa que algo importante está chegando ao fim e provavelmente doerá, mas você precisa entender e aceitar. Passe pelo “luto” e desperte para um novo começo.

Já a combinação A Morte + A Torre é uma combinação negativa um pouco mais leve. As duas indicam uma mudança decisiva na sua vida, algo que irá perdurar por muito tempo.

Pode parecer negativo, mas se analisar pelo lado positivo da coisa, você entenderá que mudanças virão de qualquer forma e este dirá que chegou o momento que você tanto anseia, de poder abrir mão do que te prende. Vai doer, pois mudanças são difíceis sempre, mas vai te preparar para a próxima jornada.

Um pouco mais sobre a carta A morte

Carta A Morte misturada com outras cartas de tarot

Além dos assuntos mencionados até agora, A Morte tem muito o que falar ainda. Aqui estão reunidos alguns tópicos que saem em leituras ou são pedidos pelas pessoas. Pode ser que a resposta que você procura esteja aqui. Confira o que mais a carta A Morte pode significar.

A morte na saúde

Calma, não precisa pensar que a carta A Morte, na saúde, indica literalmente morte. Lembre sempre que o cerne da carta é a mudança e a transformação. Aqui é um ponto positivo recebê-la em sua leitura.

A Morte vem te dizer que você precisa deixar alguns hábitos que fazem mal para o seu corpo e ser otimista sobre o caminho que precisa trilhar. Mude a dieta, faça exercícios físicos, cuide do seu sono, priorize você. É difícil concretizar essa mudança, mas pense que é para o seu próprio bem e siga em frente.

Carta invertida

Quando a carta A Morte está com a cabeça para cima, significa a mudança e transformação na sua vida. Mostra que, por mais doloroso que seja, você está aberto a mudanças. Entretanto, quando esta carta está invertida, algo não vai bem. Você está relutando em aceitar a mudança.

Tentar ganhar das transformações sem querer largar o passado não vai funcionar, é apenas desperdício de energia. O passado chegará ao fim e você precisará aceitar. Quanto mais resiste, mais doloroso e sofrido será.

Pense em você e largue certos hábitos que te prendem ao que passou, isso está te impedindo de evoluir, perdendo oportunidade e deixando sua vida estagnada. Nesta posição, A Morte te pede para seguir em frente e aceitar as transformações que a vida tem para te oferecer. Quando abrir os olhos, você entenderá a importância de largar o que te prende.

A morte na tiragem do sim ou não

Algumas pessoas pedem conselhos ao Tarot, conselhos com respostas diretas, sim ou não. Cada carta tem sua resposta.

No caso da carta A Morte, a resposta é não. Você precisa transformar a sua vida, mudar essa área ou situação que tem em mente. Para todo novo ciclo, é necessário abrir mão do passado e estar livre para novas oportunidades. Existem coisas na vida que não podemos controlar e a evolução é uma delas. Aceite.

Desafios da carta A morte

O que a carta A Morte propõe é extremamente desafiador para nós, humanos. Não estamos acostumados a abrir mão de algo para ter outra coisa, por mais que seja melhor do que o anterior. Mudanças repentinas, deixar o passado para trás são atos dolorosos para quem vive nas lembranças e é apegado a momentos. Transformação, renovação e renascimento são palavras bastante desafiadoras.

Trocar de emprego e confiar no que ainda está por vir. Deixar um relacionamento para trás, por mais que faça mal, enquanto ainda tem sentimentos. Entender que certas pessoas não mais seguirão com você na nova jornada. São algumas das situações que vivemos com esta carta. Apenas acredite no futuro, ele te espera.

Dicas

Somos seres que precisam ser mutáveis e transformáveis para sobreviver ao mundo em si. Viver não é fácil, então acredite em seu potencial. Se algo estiver difícil, então pense no futuro, coisas melhores virão.

Saiba que tudo isso é necessário. Precisamos evoluir como pessoa, como ser físico e espiritual, e, para isso, precisamos saber a hora de seguir. Em tudo o que acontecer, pense em você.

A carta A morte pode indicar um bom momento para praticar o autoconhecimento?

Carta A Morte em fundo cinza

Para aceitar e entender as transformações e mudanças propostas pela carta A Morte, você precisa entender a si mesmo. Saber a hora de seguir em frente, saber quando algo não te faz bem e precisa ficar no passado, é uma tarefa difícil quando não nos conhecemos.

Por isso, tente ouvir mais você mesmo, tente saber seus gostos e vontades, analisar o que é melhor para a sua vida e o que não mais se encaixa nela. Esse processo é longo, é uma construção com o tempo e com as mudanças que virão.

Mas, no momento em que você se conhecer, você saberá o que te faz bem e o que não faz, seja em amizades, trabalho, família, amor, saúde, etc. Para tudo na vida, se conheça. A partir do autoconhecimento você se encontrará no mundo.

Autor deste artigo

Sou redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo temas esotéricos e escrever sobre o que se gosta é incomparável.

Palavras-chave relacionadas


cartomancia tarot combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.